Autor Tópico: A Sym não quer ficar para trás: Eis a nova Maxsym TL  (Lida 11760 vezes)

Novembro 11, 2017, 23:15:27, 23:15
Responder #50

TMXR

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« Última modificação: Novembro 01, 2018, 21:45:17, 21:45 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 12, 2017, 07:09:40, 07:09
Responder #51

António Teles

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Caro TMaxer, esse rolo fotográfico/cartão de memória deve estar valiosíssimo,reconheço agora que mesmo não sendo apreciador SYM, esta apresenta-se muito simpática.
Obrigado pela partilha
A ver se paro quieto?! 🏍

Novembro 12, 2017, 22:04:56, 22:04
Responder #52

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A minha única reclamação vai para o facto de em nenhuma das fotos se ver a face da jovem de corpo tão elegante...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Bem...depois de este pequeno slide, voltemos às motos.

A TL...pelo menos em fotos, está muito bem conseguida.

Não sei quando poderá sair no mercado, mas de certeza que vai ser mais barata que a AK550.
Imaginando esta a custar mais €1.000 que a MaxSym 600, não será difícil antever que muitos maxiscootards a coloquem pelo menos como hipótese.

As minhas desculpas pela comparação, mas numa avaliação que faço - apenas pelas fotos - esta dá 15 a 0 à BMW C400X.

Mas SYM...da próxima vez tentem fazer um design um pouco diferente do que já existe no mercado.
É que até as jantes azuis, como na T-Max 530, não se furtaram a fazer igual.  :lolol:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 12, 2017, 22:50:09, 22:50
Responder #53

Luis Salgueiro

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Só tenho uma coisa a dizer : O design é bastante apelativo ! Aquele zip ao meio a abrir ..deve de dar vida aos mortos !  :tornarseanjinho:

Novembro 13, 2017, 12:28:14, 12:28
Responder #54

HBeiras

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E mesmo assim não é grande espingarda.....


Novembro 14, 2017, 09:36:13, 09:36
Responder #55

carlospira

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Só tenho uma coisa a dizer : O design é bastante apelativo ! Aquele zip ao meio a abrir ..deve de dar vida aos mortos !  :tornarseanjinho:

Luis, aos mortos, aos vivos, aos semi-vivos, aos moribundos !!!! ;D ;D ;D ;D

Está espectacular em design mesmo.

Mesmo assim, gosto mais da nova Kymco da mesma gama de CC. ( parece ser mais confortável )

Boas curvas

 :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  34 mil  para já...

Novembro 15, 2017, 21:03:57, 21:03
Responder #56

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Qual delas??  :)
A Xciting 400 ou a AK550??

Eu talvez coloque esta mais a competir com a Xciting... ;)

Mas considero que esta TL tem um ar mais hi-tech e mais dinâmico.
Porém só os testes dirão de sua justiça....quando surgirem.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Outubro 29, 2018, 18:38:12, 18:38
Responder #57

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Segundo já está a ser avançado, esta MaxSym TL que teve por cá tópico há uns tempos, avançará muito em breve.

Estão a ser divulgadas diversas fotos do produto final e que entrará em comercialização.










"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Outubro 29, 2018, 18:47:36, 18:47
Responder #58

pjmartinho

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...

...

A "vantagem" das scooters é serem simples e práticas... esta usa corrente :zangadoplus:

Lá que é engraçada, isso é (embora seja quase uma cópia da T-Max... ou não fosse oriunda do país da cópias)

Outubro 29, 2018, 19:06:51, 19:06
Responder #59

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Sim, o design tem uma "colagem" evidente.

Já agora, o artigo de hoje na Solo Motos

Destaco esta parte que me despertou curiosidade:

"(....)De la parte ciclo destaca la horquilla delantera en posición invertida y, sobre todo, el innovador sistema de suspensión posterior. Se trata de un monoamortiguador descentrado, desplazado hacia el lateral izquierdo y con una serie de bieletas de progresividad (seis concretamente) que prometen confort en carreteras rotas y bacheadas y efectividad cuando el piso se encuentre en perfecto estado y la conducción se convierta en deportiva.(....)"
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Novembro 01, 2018, 18:47:08, 18:47
Responder #60

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O painel de instrumentos...



Esta MaxSym TL será maxiscooter para que preço??  :pensador:

7.000€-8.000€???
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Novembro 02, 2018, 13:32:31, 13:32
Responder #61

saraiva

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    E a mim que me importa?
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Esta MaxSym TL será maxiscooter para que preço??  :pensador:

7.000€-8.000€???

Dado que é para combater a Yamaha TMAX (11.450 €) e a KYMCO AK 550 (10.249 €), eu diria algo entre os 9.000 e 10.000
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 02, 2018, 13:38:36, 13:38
Responder #62

Clemente Vicente

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e eu diria e digo que é mais um cancro da SYM  " Navio Afundado " !!! 

Aliás...deve de ser a segunda versão

 :convivio:
« Última modificação: Novembro 02, 2018, 13:41:34, 13:41 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 02, 2018, 13:43:04, 13:43
Responder #63

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Será mesmo para se intrometer com essas?

Não estou a ver a SYM a colocar este modelo por preço a rondar esses números.

Talvez +10% que uma MaxSym 600. Agora €9.000 a €10.000...hum. Não sei caro, saraiva. O tempo o dirá. :pensador:



e eu diria e digo que é mais um cancro da SYM  " Navio Afundado " !!!

 :convivio:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Novembro 02, 2018, 13:53:01, 13:53
Responder #64

Clemente Vicente

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e eu diria e digo que é mais um cancro da SYM  " Navio Afundado " !!!

 :convivio:



Não é ou good,...bla,bla,bla.....

eu digo mais, deviam de vir todas as Chinesas com um aviso de alerta, "Carece de qualidade " que é para ninguém se sentir enganado .

 :convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 02, 2018, 13:55:48, 13:55
Responder #65

saraiva

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    E a mim que me importa?
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e eu diria e digo que é mais um cancro da SYM  " Navio Afundado " !!!

 :convivio:



Não é ou good,...bla,bla,bla.....

eu digo mais, deviam de vir todas as Chinesas com um aviso de alerta, "Carece de qualidade " que é para ninguém se sentir enganado .

 :convivio:

Cada um obtem a qualidade equivalente ao preço que paga.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 02, 2018, 14:03:45, 14:03
Responder #66

Clemente Vicente

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e eu diria e digo que é mais um cancro da SYM  " Navio Afundado " !!!

 :convivio:



Não é ou good,...bla,bla,bla.....

eu digo mais, deviam de vir todas as Chinesas com um aviso de alerta, "Carece de qualidade " que é para ninguém se sentir enganado .

 :convivio:

Cada um obtem a qualidade equivalente ao preço que paga.

Completamente de acordo !  :topicclosed:

 :convivio:
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Novembro 02, 2018, 14:08:09, 14:08
Responder #67

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Eu não quero ser "advogado" da SYM nem nada que se pareça, mas esta é da ilha de Taiwan...  :)

Ok...entendo a ligação e o contexto de conversa com a China, mas digamos que não será a mesma coisa que a comparar com muita coisa vinda de Hong Kong.

O mesmo se passa com a Kymco, ao mencionar-se que é "Chinesa".

Daquilo que a minha memória me permite alcançar, creio ter lido em tempos que até gostavas dessa marca.
Posso estar errado, mas é o que me lembro.

Já agora e porque se fala de "navios afundados", devo dizer que o luxuoso e enorme navio de cruzeiros Costa Concordia, também afundou...

Isto para fazer a analogia de que grandes marcas de motociclos e conhecidas (japonesas ou europeias) também dão azares. A história é vasta em muitas situações. Mesmo de um passado recente... :)
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Novembro 02, 2018, 14:12:45, 14:12
Responder #68

Clemente Vicente

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é verdade..

das Chinesas ou da lha de Taiwan, que é tudo a mesma coisa, a melhor delas todas até hoje é a Kymco

mas mesmo assim não se pode comparar   :nempenses: com as de Hong-kong 

 :topicclosed:

 :convivio:
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Novembro 11, 2018, 16:39:29, 16:39
Responder #69

TMXR

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Novembro 11, 2018, 19:00:44, 19:00
Responder #70

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pelo que vejo, tem bom aspecto. Bem composta e com um certo volume.   :nice:

A opção por transmissão final por corrente é que....deixa ver. ;)

Não é inédito, como sabemos.
Vai situar-se acima da MaxSym em termos de preço, de certeza. Resta saber quando acima...  :)
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Novembro 11, 2018, 19:09:47, 19:09
Responder #71

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provavelmente muito perto do preco da Kymco 550  :nice:
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Novembro 11, 2018, 19:37:52, 19:37
Responder #72

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Novembro 11, 2018, 19:41:53, 19:41
Responder #73

Diogo Capitão

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provavelmente muito perto do preco da Kymco 550  :nice:

Vai custar 7.200euros em italia  :scooter:

Novembro 11, 2018, 19:48:45, 19:48
Responder #74

2low

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A minha única reclamação vai para o facto de em nenhuma das fotos se ver a face da jovem de corpo tão elegante...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Bem...depois de este pequeno slide, voltemos às motos.

A TL...pelo menos em fotos, está muito bem conseguida.

Não sei quando poderá sair no mercado, mas de certeza que vai ser mais barata que a AK550.
Imaginando esta a custar mais €1.000 que a MaxSym 600, não será difícil antever que muitos maxiscootards a coloquem pelo menos como hipótese.

As minhas desculpas pela comparação, mas numa avaliação que faço - apenas pelas fotos - esta dá 15 a 0 à BMW C400X.

Mas SYM...da próxima vez tentem fazer um design um pouco diferente do que já existe no mercado.
É que até as jantes azuis, como na T-Max 530, não se furtaram a fazer igual:lolol:

Geralmente copia-se o que é bom ou referência…
A T-MAX é desde à muito uma referência nas scooters desportivas se é assim que se podem chamar.
É certo que no mercado foram surgindo outras opções com performances ligeiramente superiores mas também mais caras.
Venha de lá outra concorrente, e desta vez, certamente para bem de todos os interessados neste tipo de scooters, pela probabilidade de vir com um preço bastante competitivo poderá fazer mexer nos preços das concorrentes directas se esta Sym vier a ser grande protagonista de vendas, que deverá ser!

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 12, 2018, 09:44:22, 09:44
Responder #75

SJP

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Pode ser da iluminação mas aqueles plásticos em redor do painel  :-\

De resto mais um clone da Tmax com um preço mais baixo. Confesso que gosto mais desta do que da AK. Vamos ver como se comporta na estrada.

Já estou a ver um mega comparativo, numa revista francesa que costumo comprar, Tmax, Sym, AK, BMW….. :diabolico:

Novembro 12, 2018, 10:24:35, 10:24
Responder #76

Diogo Capitão

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Pelo preço de uma t-max compra-se duas destas  :confetti:

Novembro 12, 2018, 10:33:07, 10:33
Responder #77

Clemente Vicente

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Pelo preço de uma t-max compra-se duas destas  :confetti:


Pois...duas até dá para substituir peças de uma para outra, como tb a vender a peças até rende mais dinheiro   :lolol:

 :bandeiraportugal:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 12, 2018, 16:29:03, 16:29
Responder #78

saraiva

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    E a mim que me importa?
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Os chineses até que têm bom gosto.. Bem bonitas as fotos.

O afinador saiu porque era mais caro, quase de certeza. É muito possível a Sym trabalhar como o sistema target cost (Define o preço que o mercado vai pagar (7.500 eur por exemplo) define a margem que quer à porta da fábrica (50% por exemplo) e acha o target cost : 3.750.

Portanto tem de partir do prototipo para a produção com este parâmetros.

Agora parece-me que caso os plásticos não se removam facilmente vai ser muito difícil tratar da corrente.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 17, 2019, 18:17:42, 18:17
Responder #79

Lourenço

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Outubro 17, 2019, 18:48:05, 18:48
Responder #80

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Fizeste bem em colocar o ponto de interrogação (?).

É que já passaram seguramente uns 3-4 anos desde que apareceram as primeiras notícias desta TL500...e nada.

Por este andar, mais uns tempos e o projecto por aí precisaria de actualização.  :)

Mas pronto, pelo que se vê nesse vídeo é se lê no link que deixaste, parece que é mesmo desta.  :nice:
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Dalai Lama

Outubro 17, 2019, 19:02:54, 19:02
Responder #81

Lourenço

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Eu gostava era de conseguir ter menos sentido critico e não reparar na falta de preparação destes ensaiadores/jornalistas que não sabem a diferença entre uma tomada e uma ficha usb e manifestam claramente pouca fluência oral talvez proporcional ao conhecimento dos temas que abordam.

Este é um novo motor ou já existe noutros modelos?

Outubro 17, 2019, 19:31:39, 19:31
Responder #82

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A marca não tem nenhuma maxiscooter com motor bicilindrico, coisa que esta de facto tem pelo que já li.

Recordo que mesmo as MaxSym 400 e 600 eram monocilíndricas, pelo que será um passo inédito da marca neste campo, ao propor uma maxiscooter bicilindrica.

A indicação 500 é que se pode considerar talvez um pouco excessiva, já que será uma 465cc.
Mas pronto, é algo muito habitual em muitas marcas.
Não vejo grande problema nisso se a máquina corresponder às expectativas.  :nice:
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Dalai Lama

Outubro 18, 2019, 07:47:16, 07:47
Responder #83

mneves

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Sei que este modelo ja ca anda com matrícula portuguesa ....
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Outubro 18, 2019, 07:59:22, 07:59
Responder #84

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isso porque estão a fazer a apresentação aos jornalistas no Caramulo.  :nice:

Estão por cá umas quantas unidades a circular e com este fim, segundo já li.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 21, 2019, 17:45:14, 17:45
Responder #85

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A previsão de preço, pelo que li....é de 7.490€.

Este preço pode variar conforme o mercado Europeu onde é comercializada, mas para Portugal já se fica com esta referência.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 22, 2019, 12:44:54, 12:44
Responder #86

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Já se sabem grande parte das especificações técnicas do modelo e também que terá, em França, um preço de lançamento de 7.999€.

Os pneus serão os Maxxis, que me parece ser marca que já nas MaxSym 400 e 600 também usavam, ainda que este seja um modelo mais recente.


Engine
Type   Inline twin, 4 stroke, liquid cooling, 8 valves
Displacement   465 cm3 (65 x 70 mm)
Power   40.8 hp at 6.750 rpm
Couple   42.5 Nm at 6,250 rpm
Ignition   Electronic
Lubrication   -
Food   Electronic injection
Transmission
Clutch   Automatic dimmer
Gearbox   -
Final transmission   By chain
Cycle part
Frame   NC
Length   2.215 mm
Width   800 mm
wheelbase   1.543 mm
Ground clearance   NC
Saddle height   795 mm
Weight   223 kg in working order
Front suspension   41 mm inverted telescopic fork, NC travel
Rear suspension   Mono adjustable damper, NC travel
Hunting angle   NC
Wheel hunting   NC
Front brake   Double disc 275 mm, radial callipers with 4 pistons, ABS
Rear brake   Disc of 275 mm, stirrup
wheels   15 inches
Front tire   120 / 70-15 56H
Rear tire   160 / 60-15 67H
Refill
Tank   12,5 liters
color   Matt black, matt blue
Price   7,999 euros (introductory price on the first 100 models)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Outubro 22, 2019, 16:20:51, 16:20
Responder #87

mneves

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Outubro 22, 2019, 21:24:47, 21:24
Responder #88

JoãoPVCarvalho

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41Cv, apenas mais 10 que a minha Kymco SuperDink para mais 200cc e quase 30kg de peso é curto, 12,5l de capacidade do depósito parece pouco para uma 500.
De resto se tiver a mesma pinta da Cruise Sym e a rondar os 8k€, vai dar luta à concorrência.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 22, 2019, 22:14:05, 22:14
Responder #89

Lourenço

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Ensaio da Motoservices (tradução qualquer com Google tradutor e retoques)
https://www.motoservices.com/essai-scooter/sym-maxsym-tl-500-enfin-un-tmax-killer.htm

Sym Maxsym TL 500: finalmente um assassino Tmax? | TEST
Status: Disponível
Data de lançamento França: outubro de 2019
Construtor: Sym
Distribuidor: Moteo France
Preço (a partir de): € 7999
Cilindrada: 500 cm3
Categoria: Scooter desportiva
Licença: A2 (licença de motocicleta 35 kw)
Sym, o fabricante taiwanês, queria acertar em cheio. Ele demorou um pouco, mas nos deu uma maxi scooter esportiva que poderia ter tudo para enfrentar o Tmax.

O Tmax não precisava disso. A versão mais recente proposta pela Yamaha, disponível em três versões, não conhece o sucesso das versões anteriores. Os números estão lá. É praticamente uma catástrofe para o rei dos maxiscootores. E não é Sym que vai consertar os negócios da Yamaha com o Maxsym TL 500. De qualquer forma, no papel, mesmo que o fabricante taiwanês nunca o afirme, o seu recém-nascido tem tudo de um " Tmax killer ". Resta saber se, na estrada, ele pode realmente competir.

SYM MAXSYM TL 500: DESIGN - ACABAMENTO
O design é claramente um dos pontos fortes do Maxsym TL. De facto, a Sym criou uma máquina com linhas agressivas que lembra a referência do segmento. Especialmente em seu uniforme azul opaco. Mas quem vai reclamar? E então, é difícil não apreciar os belos ajustes dos plásticos que não se movem um milímetro. É uma sensação de força que emana desta scooter quando é manuseada. Existem apenas os piscas dianteiros, o suporte da placa e, especialmente, o silenciador de escape que podem parecer grandes demais.

SYM MAXSYM TL 500: ERGONOMIA
Aqui, novamente, a semelhança com o Tmax é impressionante. E é uma aposta segura que muitos ainda preferem o proposto pelo Sym à versão mais recente do japonês. O selim é apenas ligeiramente mais baixo (795 mm). São só 5 mm e, no entanto, é muito mais fácil pousar os pés no chão, graças à forma mais recuada do assento e dos degraus. Pena que isso é em detrimento da proteção. De facto, os pés estão um pouco expostos ao clima. Quando esticamos as pernas, temos metade da sola que excede. Isso também é verdade para o resto do corpo, globalmente. A frente é finalmente bastante estreita e o para-brisa (ajustável com ferramentas em duas posições) desvia muito corretamente o ar acima do capacete em posição alta, mas não é suficiente para proteger os braços e os ombros. Nada que cause danos ao conforto, dito isto.

SYM MAXSYM TL 500: CONFORTO
O conforto é inegavelmente outro destaque do Maxsym TL. A posição de condução que pode ser facilmente ajustada movendo os pés ou as nádegas no assento é relaxante. Existe uma qualidade muito boa de sela e suspensão. O amortecimento, frente como traseiro é quase irrepreensível: é tão progressivo quanto eficaz. A incrível montagem "multilink" no mono-amortecedor também não existe para divertir a galeria: às vezes se tem a impressão de rolar sobre uma almofada de ar. Incluindo a dois!

SYM MAXSYM TL 500: INSTRUMENTAÇÃO - CONTROLES
Lado da instrumentação, poderia ser melhor. É certo que ele consiste em um ecrã TFT colorido, mas nem sempre é fácil ler as informações em andamento, para não falar quando elas não estão presentes. O número de km / litro instantâneo é bom, apesar de preferirmos que ele esteja em l / 100 km e, acima de tudo, é impossível encontrar a média de consumo! E quanto à conectividade? Você pode conectar seu smartphone a uma porta USB oculta no compartimento de armazenamento do lado direito, mas esperaria encontrar pelo menos o número de alguém que telefona ou o remetente de SMS. Mesmo que isso realmente não seja indispensável, é "tão 2020". E o interruptor de contacto antiquado (e com o obturador à prova de ladrões para os taiwaneses), um Forza 300 ou XMax 300 abandonaram (com mais ou menos sucesso) a favor de um sistema-chave mãos-livres desde às vezes vários anos. Por outro lado, algo que deveria atrair os geeks, a moda na Ásia é a instalação de dashcams nos veículos de duas rodas, pequenas câmeras que filmam continuamente para a frente e para trás para servir como evidência caso acidente, a SYM originalmente planejou dois locais para as colocar graciosamente. Um na frente, entre o logotipo SYM e o para-brisa e o outro logo acima da placa do veículo. Inteligente.

SYM MAXSYM TL 500: MOTOR
Este é inegavelmente um ponto forte desta scooter: ela nos fez esperar um pouco, mas o bicilindrico em linha arrefecido a líquido (equipado com um terceiro cilindro projetado para reduzir vibrações como no ... o Tmax!) É, em geral, um sucesso. Não vibra, produz um som bonito, um pouco gutural e proporciona boas sensações. E, no papel, é bastante eficiente, pois, apesar de sua capacidade cúbica de 465 cm3, desenvolve uma potência de 30 kW (40,8 hp) a 6750 rpm e um torque de 42,5 Nm a 6250 rpm. É um pouco menos de torque e um pouco mais poderoso que o primeiro Tmax (2001) que tinham 499 cm3 na época.

SYM MAXSYM TL 500: NA CIDADE
Uma bicicleta: é a primeira coisa que vem à mente quando você anda os primeiros metros na Maxsym TL. Ao conter a distância entre eixos em 1543 mm, Sym conseguiu oferecer uma boa agilidade à sua scooter com um pneu traseiro de 160 mm. Por outro lado, é um pouco pesado, pois em ordem de marcha, seu peso é 223 kg, mas como o centro de gravidade é baixo e o peso é dividido em 50/50 frente e atrás, não incomoda. Poderia ter sido o caso quando estacionado no suporte central, mas a cinemática está bem feita e qualquer um se safa facilmente. Outro ponto muito bom, o suporte lateral aciona um freio de estacionamento automático. Pode parecer um gadget, mas aqueles que precisam ouvir um sinal sonoro de estacionamento em uma superfície inclinada todos os dias vão adorar. Pena que se deve reiniciar o motor a seguir, um sistema do tipo Stop & Start automático seria ótimo e, de repente, uma vez o suporte lateral acionado, não conseguimos mover a scooter. Muitos são aqueles que o deixam aberto para impedir uma queda. Os retrovisores, que oferecem uma visibilidade muito boa e não vibram, não são muito amplos. Nós esgueiramo-nos facilmente. Especialmente porque a carenagem não é das mais largas, incluindo atrás. Por outro lado, se o motor, uma vez ligado, não respirar um pouco mais do que aqueles que tínhamos e que não tinham ainda 1000 km, você não será o primeiro a arrancar no verde. Especialmente para dois.

SYM MAXSYM TL 500: FORA DA AGLOMERAÇÃO
Uma vez fora do ambiente urbano, descobrimos o outro lado do Maxsym TL. Se o primeiro foi bom, o segundo é ainda mais agradável. É entre 30 e 80 km / h que o cilindro duplo em linha oferece mais satisfação. As reprises são excelentes e são acompanhadas por um som que não poderia ser mais emocionante. Depois, é um pouco mais trabalhoso, mas ainda atinge muito rapidamente sua velocidade máxima de 139 km / h anunciada pela Sym (o ponteiro é muito mais otimista). A dois, depois dos 30 km / h, você quase não sente o passageiro. É apenas na saída de curva em subida que sentimos o motor lutando. O resto do tempo, as reprises estão lá e a velocidade de autoestrada (130) atinge-se praticamente com a mesma simplicidade que sem passageiro. Mas é o comportamento deste Maxsym que mais surpreende. O chassi é sólido, a suspensão bem calibrada, nos aproximamos da perfeição. Fácil de colocar na curva e sem problemas, não exige críticas em termos de precisão. O garfo paga bem a grande frenagem. É realmente apenas se alguém se comporta como um lenhador que se sente a traseira a desagarrar e se torna um pouco móvel. Além disso, as pinças radiais de 4 pistões são muito eficientes. O freio traseiro é menos. Não porque falta energia, mas porque o ABS é muito sensível. E isso, apesar de uma marca de pneus que tinha tudo para incentivar a cautela: Maxxis. Somente aqui, o Supermaxx S3 foi desenvolvido especificamente para esta scooter e a força é observar que eu fui convencido a andar na Michelin Pilot Road 4 SC, como pudemos observar na scooter exposta no dia anterior na conferência de imprensa tanto a aderência foi boa. Infelizmente, não choveu muito durante o teste, mas algumas passagens no bosque fizeram com que delicadas chuvas fortes não caíssem no dia anterior, não revelando grandes lacunas. Em suma, nos divertimos testando este Maxsym TL que, a nosso ver, poderia ter sido mais completo.

SYM MAXSYM TL 500: O MELHOR DA SYM
É inegável, o Maxsym é um sucesso. O taiwanês fez uma excelente cópia. É uma scooter quase perfeita em termos de comportamento e seu motor proporciona uma sensação muito boa, mesmo que não permita os mais rápidos arranques. Algo que temos a certeza, os compradores de maxi-scooters necessariamente esperam. Caso contrário, compre um GT que ofereça mais proteção e capacidade de carga. Falta evocar o preço fixado em 7999 € para as primeiras 100 scooters vendidas na França. Parece já um pouco alto em comparação com a concorrência, difícil de deixar de notar, entendemos rapidamente que o Tmax (de 11499 €) não está ao nosso alcance, mas poderíamos imaginar enfrentar o Forza 300 ( 5899 €) ou Xmax 300 (5999 €) para o Xmax 400 (6999 €) até o muito próximo, Kymco Xciting S400i, cujo preço é fixado em 6299 €. Cheira a comparação!

Os +
Design Esportivo
Eficiência dinâmica
Reprises eficazes
Som de escape
conforto

Os -
Proteção melhorável
Arranques ligeiramente suaves
Transmissão em corrente
preço

DESEMPENHO
Vmax
139 km / h
Conso
4.2 l / 100km
autonomia
280 km

A NOTA (em 5)
motor 4
comportamento 4
estilo 4
preço 3
equipamento 4
TOTAL
19/25

Outubro 22, 2019, 22:32:48, 22:32
Responder #90

pjmartinho

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...
DESEMPENHO
Vmax
139 km / h

Conso
4.2 l / 100km
autonomia
280 km
...

Não li a noticia do link mas, foi apresentada como uma "T-Max Killer".

Com esta velocidade máxima, pergunto qual a T-max que "mata"?? Só se a T-Max estiver parada.

De qualquer forma, no nosso país, poderá ser um sucesso de vendas pois tem um design bonito com um preço de 70% do preço duma T-Max, com o mesmo nível de equipamentos.

Outubro 22, 2019, 22:42:28, 22:42
Responder #91

Lourenço

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Pois, de facto o preço desta máquina, 8.000€ preço de lançamento, não ficará demasiado próximo de uma Integra mesmo a 9.950€, por exemplo, ponderando o que a integra oferece a mais?

Outubro 22, 2019, 22:51:12, 22:51
Responder #92

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os 41cv acho pouco....

Nesse caso também achas os cerca de 45,9cv da TMax 530 curtos??  :)

São mais 5cv, num motor que tem +65cc.

Comparativamente falando, a diferenca não me parece excessiva para que se possa achar a potência...curta. Na minha opinião, claro.

Isto não significa que na prática e em contexto de condução até se revelem de facto curtos, claro. Mas os números apresentados, para um motor de 465cc, não envergonham.
Aqui há não muito tempo, em anteriores gerações da TMax (500cc), não andava longe dos ~43cv.


41Cv, apenas mais 10 que a minha Kymco SuperDink para mais 200cc(....)

Também não exageremos... :)
É uma diferença de 144cc. :nice:
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Outubro 22, 2019, 23:12:16, 23:12
Responder #93

TMXR

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Está a meio caminho entro uma x max 400 e uma tmax 500

Em termos de ciclista a acho que tentaram ir atrás da Tmax


A velocidade máxima e baixa mas mais do que suficiente para uma scooter

O grande + será o preço da mesma forma que foram os 2500€ De uma sym gts 125 quando uma x max 125 custava 4500


Acho a scooter engraçada e em grande passo em frente para a sym


A Yamaha errou nesta geração da Tmax, foram analisar as demografias dos compradores que acharam que os quarentões queriam uma scooter mais clássica quando na minha opinião era o contrário... entrtanto no segmento premium apareçam outras ofertas muito interessantes, com conceitos mais modernos e menores custos de manutenção.

Apesar de gostar muito da Tmax, penso que 50 cv e 600cc já estão borderline com a eficácia, consumo e manutenção. E 12 mil € por uma scooter e uma perfeita loucura

 A Yamaha deveria repensar este conceito e manter a Tmax mas surgir com um novo produto no mercado para esta gama de mobilidade urbana
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 23, 2019, 08:00:40, 08:00
Responder #94

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Olho para as fotos que tiraste no Salão de Milão em 2017 e depois olho para o modelo que agora inicia comercialização e fico com pena de haver ali algumas coisas que se perderam.

Bem sei que é normal nos protótipos, mas os piscas no protótipo estavam bem melhor integrados, ao invés de ficarem ovalizados.

As ópticas também me parecem ter perdido aquele ar mais afilado que tinham.

E depois o escape que....não tem nada a ver no antes e depois.

Mas pronto, isto acaba por ser normal e entre os protótipos e o produto final "perdem-se" sempre umas coisas.

A TL, ainda assim, é uma maxiscooter interessante e cativante pelo olhar. Veremos como será a prestação comercial e se os cerca de 8.000€ convencem, ou não.

Poderia era ter ficado ainda mais agressiva, como estava em 2017.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 23, 2019, 08:50:17, 08:50
Responder #95

VCS

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Se a diferença de preço para a TMAX for essa de que se fala, talvez venda por aqui, que é um mercado que até vende poucas TMAX, comparando com Itália, Espanha (mesmo descontando a dimensão dos respectivos mercados)...
Pessoalmente acho estas maxi-scooters demasiado grandes e pesadas, mas percebo que possam fazer sentido em certos contextos.
Também prefiro uma maxi 500 2 cilindros, do que um monocilíndrico de 600 (como a antiga Sym), que dificilmente será suave.

Outubro 23, 2019, 08:50:34, 08:50
Responder #96

mneves

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Eles querem aproximar da tmax, ja nem falo da ak pois esses apostaram tudo em fazer algo bom,embora eu acho alguns plasticos da tmax melhores o resto so com tempo,logo acho a tl com pouca cavalagem e como os motores nem sempre vêm tão eficientes como outros logo acho mal,uma xmax 400 anda la perto,uma xciting idem ,esta vai ter um poico mais de binario ,melhor disparo mas vai se ver aflita com outras.
Mas parece que a xmax 400 vai sair devido ao sucesso da 300 mais equilibrada, entretanto aparece a bmw ,está renhido
membro numero 16

Outubro 23, 2019, 09:54:32, 09:54
Responder #97

TMXR

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Olho para as fotos que tiraste no Salão de Milão em 2017 e depois olho para o modelo que agora inicia comercialização e fico com pena de haver ali algumas coisas que se perderam.

Bem sei que é normal nos protótipos, mas os piscas no protótipo estavam bem melhor integrados, ao invés de ficarem ovalizados.

As ópticas também me parecem ter perdido aquele ar mais afilado que tinham.

E depois o escape que....não tem nada a ver no antes e depois.

Mas pronto, isto acaba por ser normal e entre os protótipos e o produto final "perdem-se" sempre umas coisas.

A TL, ainda assim, é uma maxiscooter interessante e cativante pelo olhar. Veremos como será a prestação comercial e se os cerca de 8.000€ convencem, ou não.

Poderia era ter ficado ainda mais agressiva, como estava em 2017.  :)


Sim... da mesma forma que as 125 ja ha alguns tempos tinham pormenores que lhe dava um ar de qualidade acima do praticado tais como LEDs e pinturas matte  :nice:
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Outubro 23, 2019, 14:44:47, 14:44
Responder #98

JoãoPVCarvalho

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Os 41cv acho pouco....

Nesse caso também achas os cerca de 45,9cv da TMax 530 curtos??  :)

São mais 5cv, num motor que tem +65cc.

Comparativamente falando, a diferenca não me parece excessiva para que se possa achar a potência...curta. Na minha opinião, claro.

Isto não significa que na prática e em contexto de condução até se revelem de facto curtos, claro. Mas os números apresentados, para um motor de 465cc, não envergonham.
Aqui há não muito tempo, em anteriores gerações da TMax (500cc), não andava longe dos ~43cv.


41Cv, apenas mais 10 que a minha Kymco SuperDink para mais 200cc(....)

Também não exageremos... :)
É uma diferença de 144cc. :nice:
Ainda assim...
Comparando com a minha que na verdade só tem 321cc e oferece 30cv Eu esperava que esta Sym tivesse mais perto dos 50cv, não creio que em estrada desiluda mas face à concorrência é uma menos valia.
Em relação à qualidade de construção estou convencido que tanto a Sym como a Kymco já demonstraram que estão ao nível das Nipónicas.
Mas depois vem o preço que faz muita gente abdicar de 7 ou 8 cavalos sem qualquer dificuldade.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

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Outubro 23, 2019, 16:26:58, 16:26
Responder #99

SJP

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Já foi testada pelos franceses…. boa qualidade de construção, confortável, boa ciclística, mas com um motor algo curto….

As normas antipoluição estão a estrangular os motores…..um 450cc com 40cv só chega aos 140...., _pensador_

Claro que após a rodagem vai andar mais mas…..

o teste https://www.motoservices.com/essai-scooter/sym-maxsym-tl-500-enfin-un-tmax-killer]www.motoservices.com/essai-scooter/sym-maxsym-tl-500-enfin-un-tmax-killer.htm]https://www.motoservices.com/essai-scooter/sym-maxsym-tl-500-enfin-un-tmax-killer

Ainda, relativamente à qualidade, só com o passar dos anos e dos kms se pode verificar...existem Tmax 500 por aí a rolar...a minha tem 4 anos e 55.000km. Os plásticos não estão baços, e o vidro ainda não está amarelo. Por outro lado o descanso central  apresenta alguma ferrugem e os braços dos retrovisores também perderam o brilho. Mecanicamente nada a apontar.