Autor Tópico: Honda CBR500R (2016)  (Lida 3179 vezes)

Setembro 10, 2016, 12:07:32, 12:07
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Honda CBR500R (2016)







A CBR500R inclui o fiável motor de dois cilindros em linha de 500 cc – mas combina um estilo da carroçaria agressivo com uma afinação pensada para reforçar o espírito e desempenho desportivo Além disso, está disponível apenas com carta de condução A2.

A CBR500R herda o estilo elegante e o desempenho otimizado da Fireblade.
Como resultado, o perfil acutilante da CBR500R possui uma presença agressiva na estada e um estilo aerodinâmico melhorado. Mas não é apenas o aspeto – o motor de dois cilindros paralelos, refrigerado a água, de 500 cc, foi afinado para oferecer uma entrega constante de potência, a transmissão possui relações de engrenagem mais desportivas e a suspensão foi otimizada para uma sensação mais firme e ágil na estrada.

Design renovado
A CBR500R apresenta até uma nova imagem, mais desportiva e esguia – encurtámos a traseira e esculpimos a carroçaria para passar facilmente o fluxo de ar da parte dianteira para a traseira, resultando num melhor desempenho aerodinâmico.

Passagens de mudanças
Navegue pelo trânsito da cidade em total conforto com o sistema melhorado de mudança de velocidades da CBR500R – este garante passagens de caixa muito mais suaves, com um padrão de mudanças mais desportivo em todo o regime de rotações.

Alavanca do travão ajustável
Utilize as definições de ajuste em cinco níveis na alavanca do travão para atingir exatamente a posição da manete certa para as suas mãos. Assim, ficará livre para se concentrar na viagem.

Luzes dianteiras e luz traseira de LED
As novas e deslumbrantes luzes dianteiras e traseiras de LED da CBR500R desenham um perfil destemido à noite. Mas não se trata apenas de estilo – estas luzes garantem que tem uma grande presença na estada, assim como uma visibilidade melhorada.

Forquilhas dianteiras ajustáveis
Em passeio pela cidade ou a grande velocidade na autoestrada? Personalize a sua suspensão dianteira em função do seu destino com o regulador de pré-carga da CB500F para um máximo conforto.



Ficha Técnica:

DIÂMETRO X CURSO (mm)   67 x 66,8 mm
ALIMENTAÇÃO   Injecção electrónica PGM-FI
TAXA DE COMPRESSÃO   10,7:1
CILINDRADA (cm3)   474
TIPO DE MOTOR   Bicilíndrico paralelo, Refrigeração líquida
POTÊNCIA MÁXIMA   48 CV (35 kW) / 8.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO   43 Nm/7.000 rpm
ARRANQUE   Elétrico
6 velocidades
TRAVÕES FRENTE   Disco único ondulado, 320 mm, pinça de 2 pistões
TRAVÕES RECTAGUARDA   Disco único ondulado, 240mm, pinça de 1 pistão
SUSPENSÃO - FRENTE   Forquilha telescópica convencional, 41 mm de diâmetro, com ajuste de pré-carga
SUSPENSÃO - RECTAGUARDA   Mono-amortecedor Pro-Link, com afinação da pré-carga, braço oscilante de tubos em aço de secção quadrada
RODA - TAMANHO - FRENTE   17 x MT3,5
PNEUS - FRENTE   120/70ZR - 17M/C
PNEUS - RECTAGUARDA   160/60ZR - 17M/C
RODA - TAMANHO - RECTAGUARDA   17 x MT4,5
RODA - TIPO - FRENTE   Multi-raios, alumínio fundido
RODA - TIPO - RECTAGUARDA   Multi-raios, alumínio fundido
TIPO DE SISTEMA ABS   2 canais
BATERIA   12 V-8,6 AH
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO   25.5°
DIMENSÕES (mm)   2.080 x 750 x 1.145 mm
QUADRO   Em aço, tipo diamante
DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros)   16,7 litros (inclui reserva)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL   3,4l/100km (29,4 km/l)
DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm)   140 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg)   194 kg
ALTURA DO ASSENTO (mm)   785 mm
TRAIL (mm)   102 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)   1.410 mm
TRANSMISSÃO FINAL   Por Corrente
Húmida, multi-discos

Informação e dados técnicos obtidos em: http://www.honda.pt/   
Imagens obtidas em: https://www.gilamotor.com;  http://www.motorrad-bilder.at;  http://www.hondaprokevin.com
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 10, 2016, 13:39:01, 13:39
Responder #1

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A razão para essa potência explica-se por via de um factor muito simples...

...está limitada de fábrica aos 48cv para poder ser conduzida em diversos países da UE com a carta A2.  :nice:

Quem diz esta, diz também a CB500F e a CB500X. 

Já se se perguntar se é possível este bloco bicilindrico (que deriva da CBR600) apresentar mais potência...a resposta deverá ser sim.
Mas há que saber fazê-lo.  ;)

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Dalai Lama

Setembro 10, 2016, 15:15:04, 15:15
Responder #2

rodrigues

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A razão para essa potência explica-se por via de um factor muito simples...

...está limitada de fábrica aos 48cv para poder ser conduzida em diversos países da UE com a carta A2.  :nice:

Quem diz esta, diz também a CB500F e a CB500X. 

Já se se perguntar se é possível este bloco bicilindrico (que deriva da CBR600) apresentar mais potência...a resposta deverá ser sim.
Mas há que saber fazê-lo.  ;)

Só vem limitada pela programação do CDI porque nos Países onde não existe essa limitação tem 50,4 cv como no Brasil por exemplo.

Sabendo como se reprograma o CDI ganha-se 2 cv.

O bloco da CB500X e F é completamente novo, somente tem componentes internos que derivam da CBR600 e 1000RR
« Última modificação: Setembro 10, 2016, 15:26:50, 15:26 por rodrigues »

Setembro 10, 2016, 15:40:22, 15:40
Responder #3

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Exacto e por essa razão referi que a limitação ocorria apenas em países da União Europeia, por forma a ir ao encontro da categoria de carta - A2.   :nice: :nice:

Esta CBR500R é aquilo a que se chama de entry level ou até mesmo medium level para as motos de cariz Sport...se bem que também há quem diga que essa expressão - entry level - começa logo nas 125cc.

A uma CBR125R ou uma YZF125R eu p.ex. prefiro chamar-lhes beginner level para o mundo das Sport.   :nice: :nice:
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Setembro 10, 2016, 15:45:23, 15:45
Responder #4

rodrigues

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Se fizermos bem as contas o motor da CB é dos mais potentes do mercado na relação cilindrada potência, senão vejamos.

50,4 cv ( de fábrica ) para 471 c.c. dá 107 cv para um 1000 c.c. sem transformação nenhuma.

A relação cilindrada potência é das melhores do mercado.

Dividindo a cilindrada pela potência obtemos os seguintes resultados, sendo a mais baixa a de melhor rendimento.

Falando claro está do rendimento bruto do motor sem contar com a relação peso potência, neste caso fica a perder, refiro-me á qualidade dos 471 c.c. capazes de debitar 50,4 cv.

Nc750  - 13,8

Vstrom 650 - 9,5

CB500X ou F  - 9,3



 

Setembro 10, 2016, 20:30:31, 20:30
Responder #5

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Velasquez, a mim parecem ambos os assuntos bem on-topic.  :nice: :nice:

O nome CBR é de facto muito forte...e se tiver mais um "R" à sua frente, então a "loucura" é mesmo total em termos de desempenho e prestações.

Nesta 500, a marca pegou no nome e num design fabuloso, mas tornando-a mais user-friendly.

Porém, acho que a tal loucura vai regressar em breve com uma futura CBR 300-350R, que se diz que contará com uma boa potência para a cilindrada que tem.
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