Autor Tópico: Honda CL500 (novo modelo 2023)  (Lida 3093 vezes)

Novembro 08, 2022, 15:15:41, 15:15
Lida 3093 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Honda CL500
(novo modelo 2023)





A Honda CL500 é a mais recente geração de motos retro que se inspira numa linhagem que podemos traçar até aos anos 60 e 70 do século passado.

Foi apresentada como uma das grandes estrelas do espaço da Honda no Salão de Milão EICMA (e tem argumentos para tal, diga-se!!), lado a lado com a também nova XL750 Transalp.

Esta nova CL500 brilha por si só, apresentando-se como uma opção de inspiração scrambler, de guiador largo e sistema de escape com ponteira lateral elevada. Com saída dupla... :nice:



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 09, 2022, 08:18:41, 08:18
Responder #1

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Muito curioso neste modelo. Será que o escape não transmitirá calor ao pendura?

João Santos

Novembro 09, 2022, 09:45:28, 09:45
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que poderiam ter sido um pouco mais "imaginativos".

Mantiveram o farol traseiro da CMX, os piscas, o painel de instrumentos e os espelhos. Vi alguns vídeos no youtube e existe um enorme espaço (à semelhança da CMX) entre o depósito e o quadro.

Tinham tantas boas ideias do que estar a "forçar" a máquina numa scrambler

https://www.hondashop.com.au/honda-cmx500-bobber-update/

Ou então ficava assim:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=9439.msg116149#msg116149
« Última modificação: Novembro 09, 2022, 09:46:30, 09:46 por JViegas »

Novembro 09, 2022, 10:33:45, 10:33
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por aquilo que percebi, haverá vários acessórios para a personalizar.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 09, 2022, 11:07:32, 11:07
Responder #4

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Parece ser uma moto virada para os hipsters, partindo de um caixote de peças que têm lá nas prateleiras, com pouca coisa específica para esta CL. E o que é específico não é prático, como o depósito pequeno ou o escape scrambler.
Não é moto para mim, mas acho bem que a façam, variedade é sempre bem vinda.

Novembro 09, 2022, 13:58:26, 13:58
Responder #5

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Em termos visuais, não fica muito distante de uma Rebel 500.
Ultimamente os designers da Honda andam preguiçosos  :-X

Novembro 09, 2022, 16:49:20, 16:49
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebo a menção feita atrás quanto à partilha de alguns componentes (o que não é de estranhar no sector e mais ainda em modelos aqui com sensivelmente as mesmas proporções e o mesmo motor), mas a nível de design - especialmente quando vistas lado a lado - a Rebel e a CL500 parecem diferentes q.b.

É a minha opinião claro  :nice: mas parece haver aqui um design suficientemente distante e claramente sem dar azo a confusão entre uma e outra.  :)



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 11, 2022, 09:55:25, 09:55
Responder #7

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena

Novembro 11, 2022, 12:33:37, 12:33
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
que medo.... :stuck_out_tongue:

Eu diria quase trambolho mas é mais por causa do escape que é bem gordo e depois tem uma tampinha talvez mal desenhada...(desproporcional ao tamanho da ponteira escape)

Percebo a menção feita atrás quanto à partilha de alguns componentes (o que não é de estranhar no sector e mais ainda em modelos aqui com sensivelmente as mesmas proporções e o mesmo motor), mas a nível de design - especialmente quando vistas lado a lado - a Rebel e a CL500 parecem diferentes q.b.

É a minha opinião claro  :nice: mas parece haver aqui um design suficientemente distante e claramente sem dar azo a confusão entre uma e outra.  :)





O quadro em redor do motor parece ser o mesmo, até pela disposição do motor e restantes componentes mecânicos mas o "subquadro" ou "quadro traseiro" onde tem o assento é diferente e parece ser soldado no próprio quadro.
No entanto parece que o conjunto guiador, forquilha, suspensão frente ser o mesmo, com ângulo idêntico a partir do quadro.
Igualmente parece que o farol é o mesmo faltando apenas a tampa de embelezamento em redor do mesmo - farol despido...
Voltando ao escape, parece que a Honda tentou dar um aspecto de "SCRAMBLER" mas uma scrambler é ligeiramente diferente no que toca ao escape, não é apenas a "panela" quase deitada cá atrás e de um dos lados... 
O braço oscilante até pode ser o mesmo mas na Rebel fica escondido.

A Honda a ser novamente Honda...
Agora que estava a ser ligeiramente diferente com a Hornet e a Transalp...

A parte aborrecida é que historicamente a Honda até tem uma história invejável em termos de desenvolvimento e inovação, coisa que no futuro se irá salientar talvez pela negativa quanto a estas políticas de "TBS - tetris build system using parts in stock"...
Um pequenito artigosito sobre Scrambler: https://www.toadandco.com/blogs/blog/ride-on-the-origin-of-scrambler-motorcycles
« Última modificação: Novembro 11, 2022, 14:37:04, 14:37 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 31, 2023, 19:45:05, 19:45
Responder #9

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Abril 19, 2023, 21:30:59, 21:30
Responder #10

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Junho 05, 2023, 21:50:57, 21:50
Responder #11

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
E aqui está um pequeno test ride à esta máquina.
Espero que gostem e ainda estou a aprender a fazer reviews... a ver se aprendo alguma coisa  ;)  :toma:

&t=35s

Janeiro 29, 2024, 19:10:07, 19:10
Responder #12

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve