Autor Tópico: Pensamentos a duas rodas  (Lida 1448 vezes)

Fevereiro 16, 2020, 14:42:29, 14:42
Lida 1448 vezes

erz010

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 5
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Lisbon
Ora bem, depois de me ter apresentado venho até aqui expor as minhas ideias / dúvidas.

A minha experiência em duas rodas é 0 embora a vontade seja mais do que muita. Como é um objectivo, este ano vou tirar a carta.

Contudo, a minha actual situação levou-me a ter uma ideia que não me parece tão tonta quanto isso mas quero a vossa sincera opinião.

Estou, neste momento, a viver no Pendão e a trabalhar no Colombo, não havendo perspectivas da situação mudar. São 16km. Com o carro a fazer um consumo de 6,6L e 42€ de estacionamento/mês, ocorreu-me a ideia de comprar uma scooter. Para esta deslocação (e mais algumas voltas que possam surgir, como o ginásio ou ir até ao centro) mas também para ir ganhando prática em duas rodas.

É porquê uma 125? Porque a ideia passará por, numa primeira fase, como já referi, eu ganhar experiência e afins e, posteriormente, passar a scooter para a minha senhora, uma vez que ela está a trabalhar no aeroporto e no que a tempo diz respeito, seria como dia para a noite.

Posto isto, as dúvidas:

- Fará sentido ou estou a pôr a carroça à frente dos bois?

- É preferível tirar a carta primeiro e pensar na mota depois?

Partindo da perspectiva que a ideia faz sentido, no mundo das 125 o que aconselham? Algo novo ou usado?

Contando com capacetes, casacos, luvas e derivados... Um orçamento de 3000€ dará para algo ou será preciso juntar mais alguma coisa?

Agradeço desde já as vossas opiniões, comentários e sugestões!

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk


Fevereiro 16, 2020, 15:29:54, 15:29
Responder #1

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Uma scooter 125 faz esse caminho na boa! As 125 só são curtas na autoestrada, embora as melhores consigam manter os 90/100 km/h.
Se consultares os diários de bordo vês que há muito pessoal até a atravessar a ponte 25 de abril e dão-te uma ideia do que escolher!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Fevereiro 16, 2020, 15:49:21, 15:49
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vou deixar-te algumas hipóteses para teres em consideração, mas atenção que acho que deverás juntar um pouquito mais do que o plafond que indicas (isto pressupondo compra de uma maxiscooter nova + capacete + algum equipamento).

Os preços indicados não têm em consideração eventuais despesas de legalização!


Daelim XQ1 125   € 3.495,00

Daelim XQ1 125 D   € 3.495,00

Piaggio Medley 125   € 2.990,00

Sym Joymax Z 125   € 3.899,00

Sym CruiSym 125   € 4.299,00

Honda Forza 125   € 5.075,00

Yamaha X-Max 125   € 4.995,00




Ou num estilo algo diferente....


Peugeot Django 125 Evasion   € 2.999,00

Vespa GTS 125 Super   € 5.498,00  :o

Daelim Besbi 125   € 2.149,00

Existem mais hipóteses do que estas 10 que indiquei, mas já dará para teres uma ideia do que existe e da enorme diferença de preços nas 125cc.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 16, 2020, 21:19:53, 21:19
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Se a tua ideia é ficar na scooter 125 uma nova ou pouco usada será o melhor, envies um pouco mais cara.
Se pensas tirar a carta inevitavelmente irás subir e aí compra uma barata para não perder muito na retoma.
A Scooter 125 dá para tudo o que pretendes, com economia, se subires não terás tanta economia. É uma questão que deves avaliar.
Podendo ser criticado por isso, o equipamento de proteção numa scooter com essas características não precisa ser o de uma mota que atinge grandes velocidades, assim para equipamento mínimo conta com 350€ (casaco+capacete+luvas) em low cost.
Se comprares scooter podes obter da parte da loja algum deste equipamento na negociação
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 16, 2020, 22:42:29, 22:42
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para o companheiro erz010 não ficar "assustado", a coisa até se poderá fazer com um pouco menos.

Nada como estar atento às promoções de lojas online.
E temos por cá vários exemplos no fórum, num determinado tópico.

Assim por alto, talvez uns 120€ ou pouco mais pelo capacete, numa boa promoção.

Para o casaco talvez se consiga um Alpinestars na mesma ordem de valores do capacete.

E luvas...estando atento aos sites de equipamentos e acessórios, sinceramente acho que na casa dos 30€ já compras algo minimamente aceitável para andares na tua futura 125cc.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 25, 2020, 09:26:45, 09:26
Responder #5

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Para o companheiro erz010 não ficar "assustado", a coisa até se poderá fazer com um pouco menos.

Nada como estar atento às promoções de lojas online.
E temos por cá vários exemplos no fórum, num determinado tópico.

Assim por alto, talvez uns 120€ ou pouco mais pelo capacete, numa boa promoção.

Para o casaco talvez se consiga um Alpinestars na mesma ordem de valores do capacete.

E luvas...estando atento aos sites de equipamentos e acessórios, sinceramente acho que na casa dos 30€ já compras algo minimamente aceitável para andares na tua futura 125cc.  :)

Casaco textil: https://maximo-moto.com/gb/inicio/spyke-urban-gt-chaqueta-.html#/40-alpha_size-s_size/47-color-black  - 55€

Capacete: https://www.outletmoto.com/en/helmet-ls2-ff396-ft2-single-mono-p-2610.html - 89€

Luvas: https://www.motoblouz.es/guantes-dxr-ttr-negro-86734-v.html#  - 31.90€

Botas: https://maximo-moto.com/gb/inicio/shua-hum-botas-de-moto-impermeables.html#/47-color-black/48-shoes_size-36  - 49€ . Nas botas, se não gostares de dar muito nas vistas, podes optar por estas, ao mesmo preço: https://maximo-moto.com/gb/inicio/shua-marshal-botas.html#/49-shoes_size-34/103-color-brown ( tenho umas destas, são um pouco duras ao inicio, mas com o tempo ficam mais macias ).

Um total de 225€, isto escolhendo equipamento sem ser topo de gama, e com quase todos os tamanhos ainda disponiveis, mas já oferecendo um nivel medio de proteção.

Esticando o orçamento para os 350€ falados mais atrás, podes fazer um upgrade ao capacete e/ou ao casaco.

Capacete: https://www.outletmoto.com/en/helmet-scorpion-exo-710-air-line-p-4076.html  - 129€, passa o valor total para os 265€

Casaco: https://www.outletmoto.com/en/alpinestars-faster-air-summer-jacket-p-4335.html  - 115€, passa o valor total para os 315€ ou: https://maximo-moto.com/gb/inicio/spyke-kaver-gp-chaqueta.html#/31-size-46/64-color-white_black_red - a 119€ ( mas é de cabedal ), que passa para os 319€.

Esticando um pouco mais, na peça mais importante: https://www.motoblouz.es/casco-caberg-duke-ii-smart-105032-v.html - 166€, que vai elevar a fasquia para os 366€ mas que, na minha opinião e visto que a moto de eleição é uma scooter para fazer maioritariamente circuito urbano, é preferivel a um capacete integral e tem homologação P/J ( a tal que permite circular com a queixeira aberta ou fechada ).

Tambem aconselho a compra de umas calças ( existem versões de jeans com proteções e reforços de kevlar e aramida, a bons preços ) mas não precisa ser tudo de uma só vez, se fores como eu... voltei ás motos há 2 anos e só agora estou a acabar de comprar o equipamento todo, faltando ainda um segundo capacete. Talvez lá mais para o verão...

Nota: estas sugestões são, naturalmente, para a estação que se aproxima. Como já foi dito várias vezes, um só casaco ( e isto aplica-se a quase todo o equipamento, tirando o capacete que faz todas as estações do ano ) não vai dar para o ano inteiro ( torna-se demasiado quente ou demasiado frio consoante as estações do ano ).
Nota1: isto são meras sugestões, tirando as botas que mencionei ( o meu cunhado comprou umas de turismo iguais, experimentei e até gostei bastante, e comprei eu umas das outras ), não tenho experiencia com nenhum dos outros artigos. Nestas lojas, e em muitas outras, existem opções mais baratas e mais caras dos artigos que exemplifiquei, fica ao critério e bolso de cada um fazer a sua escolha. Em relação ás lojas, já comprei em todas, todas aceitam Paypal ( a Outletmoto aceita inclusivamente pagamento por multibanco mas o Paypal é mais seguro ), nenhuma demora muito tempo na entrega ( a mais rápida foi a MaximoMoto, com encomenda feita numa sexta-feira á tarde e encomenda entregue numa terça-feira de manhã, mas as outras tambem não costumam demorar muito ).
Nota2: a XLMoto, que engloba agora a 24MX e a Motobuykers, tambem tem artigos de gama média a preços muito aceitaveis... apesar de terem aumentado os preços todos, quando comparados com os da extinta Motobuykers.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 12, 2020, 21:27:22, 21:27
Responder #6

Jorge Andrade

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Zx10r
  • Localidade: Figueira da foz
Boas por mim comprava uma em segunda mão sem sombras de dúvidas...quanto ao equipamento, bem, tens preços de toda a ordem mesmo (ainda ontem ou anteontem vi uma publicidade do LIDL de capacetes a 70 euros...qualidade/segurança certamente pecará por aí ou talvez não)...mas compras capacetes secalhar por cento e poucos euros ou mesmo 100 euros...LS2 tem uma boa relação preço qualidade...LS2 FF325 STROBE 109€...como disse à de tudo.
Já agora de que zona és!?

Março 13, 2020, 09:34:42, 09:34
Responder #7

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Não sou muito atento ao mercado das scooters, mas por norma as 125cc não costumam estar caras e com bons km em cima?

Eu iria atrás daquelas compras a prestações com 0% juro. Aquilo que passarias a poupar em parque já dava para pagar cerca de metade da mensalidade de uma scooter nova.

Depois, se quiseres passas para a tua mulher, se quiseres vendes, como disse, tenho ideia que desvalorizam bem pouco.