Autor Tópico: O início neste mundo  (Lida 1458 vezes)

Junho 16, 2021, 15:00:04, 15:00
Lida 1458 vezes

Tojas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 36
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT-07
  • Localidade: Maia
Olá a todos !!

Começam hoje, finalmente, as minhas aulas de condução de moto (Cat. A) e com isso começa também, cada vez mais, a ansiedade na escolha da minha primeira moto que, diga-se de passagem, não está a ser fácil.

Posto isto, gostava também de ir lendo as vossas opiniões em relação aos modelos que, neste momento, mais me cativam para começar a definir realmente que estilo de moto quero.
Posso dizer que gosto de tudo um pouco mas claramente, neste momento, a minha escolha irá recair numa naked ou numa trail, sendo que no meu top 4 só existe uma trail.

1. BMW G310r
2. KTM 390 Adventure
3. KTM 390 Duke
4. Yamaha Fazer 600 de 2008 (esta aqui aparece no meu top 4 porque a comprar compro ao meu tio que sei que a trata lindamente, está super bem estimada e conseguia um excelente negócio).

Este top 4 é feito com base em todas as motos que me sentei e gostei da posição e com base na estética. Ainda não experimentei nenhuma mas ao longo do tempo fui eliminando várias opções à medida que me ia sentando e não me sentia bem.

PS: A Fazer aparece em 4º lugar porque tendo em conta a minha experiência, tenho algum receio de começar logo com uma montada daquelas, apesar de adorar a moto. Seria sem dúvida o meu top 1 se sentisse que teria à vontade para ela.
Vou tirar a carta numa CB650R e à partida vou ganhando o à vontade numa moto desta cc mas, mesmo assim, tenho sempre receio em que a minha 1ª moto seja uma 600 (que anda muito bem).

Aceitam-se sugestões, dicas, concelhos e opiniões.  :read.calm:

Abraço malta


Junho 16, 2021, 15:13:31, 15:13
Responder #1

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Antes de mais, bem-vindo a este maravilhoso mundo!
Quanto à minha opinião sobre as tuas escolhas: a bmw acho demasiado cara para o que é. Vais em pouco tempo sentir que não chega. Faz tudo mas falta potência para autoestrada e serra. Fica atrás da concorrência a nível de equipamento, principalmente quando comparada com a KTM!
Quando às KTM, não te enganes, são motos que têm muito binário em baixas e pode ser um pouco brusca para quem tem pouca experiência. De resto, tem equipamento que envergonha muitas motos de cilindradas maiores, tal como, ligação Bluetooth, ABS da roda de trás desligavel, embraiagem deslizante, vários modos de condução, painel LCD bem grande e completo, linha de travões com malha de aço, um set de suspensões brutal (embora não tenha ajustes na da frente), etc.
A juntar à tua lista, e isto sem saber se vais comprar nova ou usada, incluía a MT03 e a Z400, sendo que a minha escolha seria entre a Kawasaki ou KTM.
Uma óptima escolha pode ser a CB500f, que usada com poucos anos é muito boa para iniciantes.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Junho 17, 2021, 09:01:49, 09:01
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá e bem vindo.
Boa sorte.

Esclarece-me:
Quem tira a carta de condução pode já conduzir uma 600cc de 2008. Penso que existirá uma limitação. Confirma isso.

Quanto ao resto, na CB650R vais ter noção da potência entregue com a suavidade de um 4 cilindros muito diferente das "nervosas" KTM por exemplo.
No entanto irás sentir uma diferença entre cilindradas. 390cc para a "domesticada" CB650R.

Conduzir mota seja ela de que cilindrada for implica sempre mais "cabeça" do que a potência das mesmas.

Vai tudo do que queres fazer com ela: é para andar todos os dias? No meio do trânsito? É só ao fim-de-semana? Umas voltinhas com os amigos ou uma viagem mais longa?

Tens que ir avaliando e experimentar se possível. E aquela que te chamar mais ao coração é essa.

Por vezes aquela que imaginamos a conduzir não é a escolhida depois de experimentarmos outra.

Junho 17, 2021, 09:59:03, 09:59
Responder #3

cris_santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 102
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli 302 S
  • Modelo Motociclo: Naked
  • Localidade: Ponte da Barca
 :welcome: amigo que sejas bem vindo a este cantinho

Eu penso que tenhas dito que estás a tirar a categoria A. Já tens experiência a andar de mota noutras categorias ou vais acrescentar a categoria A à carta de carro.

A mota é aquela em que te sentes inclinado mas tenta primeiro sentar ver bem a posição que aches confortável e imperial fazeres um test drive.

De resto boas curvas ....  :bejeca:
Cris Santos

Junho 17, 2021, 10:01:46, 10:01
Responder #4

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Bem vindo ao forum!!!

 :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Junho 17, 2021, 16:42:22, 16:42
Responder #5

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Bem vindo! Compra a moto do teu tio - é que nem hesites!!!!
É moto e anda o que tu quiseres, só tens de controlar o punho e a adrenalina inicial das primeiras semanas.

As outras, ficam ao mesmo preço e são "motitas".
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 17, 2021, 16:47:18, 16:47
Responder #6

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Antes de mais, bem vindo.

Não teria qualquer dúvida em ir para a Fazer (assumindo que está efetivamente bem cuidada).
Sem querer menosprezar, em comparação todas as outras são... Um remedeio.

Pode ter 100cv, mas só anda o que quiseres. O controlo está no punho direito e na cabeça.
Nunca me sentiria "realizado" numa 310GS, sabendo que podia ter uma Fazer que provavelmente até custa bem menos.

Não consigo recomendar uma 300cc quando existe a opção de comprar algo maiorzinho, exceptuando casos de uso 100% citadino... Mas aí nem uma 300cc recomendo, nesses casos 125cc é o melhor.

Junho 17, 2021, 18:08:02, 18:08
Responder #7

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 223
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Fiquei receoso de dar meu palpite antes, mas entre uma FAZER 600, bem cuidada e outras monocilindros, não tem nem o que pensar.....
FAZER 600 é o que é....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Junho 17, 2021, 19:16:25, 19:16
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Vai depender bastante do que pretendes fazer do motociclismo - os teus gostos.

Atendendo que de certeza que todos os teus amigos e conhecidos aderiram ou vão aderir às motos da moda (adventure), indo para a Fazer600 podes às vezes ficar arredado de passeios "comunitários", a não ser que arranjes depois uma 2ª mota...
Mas de todas as tuas indecisões, seria a Fazer que eu escolheria mas apenas por ser aquela que eu conseguiria usufruir mais tempo, à vontade uns 5/7 anos, quando começava a saber a pouco...
Sobre a Fazer, se for o tal modelo S2 que vai para quase 100cv, pode parecer muito endiabrada mas julgo ser uma ideia errada:
- existem motos de 600/650/700/750 que até determinada velocidade mexem-se bem melhor que ela
- a Fazer é leve e é um 4 cilindros "linear" que estupidamente vai de 50 a 250 (na realidade deve ser ~230) em 6ª, algo que consigo fazer com a minha Triumph de 1050cc  :tornarseanjinho:
- os quase 100cv trazem essa "vantagem" perante o que era a concorrência à época, velocidade de topo numa 600cc e alguma capacidade de em conjunto com a caixa de velocidades algo longa a partir da 3ª/4ª velocidade tornando essa condução mais linear mas sempre "na esgalha"  :D :yeah:
Sobre as outras, são "motinhas" comparada com esta e para um mesmo andamento vão andar sempre em esforço porque és tu que tens de ser o travão à tua adrenalina!  8)

Acaba lá de tirar a carta, aproveita para apreciares essa CB650R e verifica como te dás com ela, se te sentires à vontade... ficas com meio caminho andado para tomares a decisão certa!
 ;) 8)

nota: lidei de perto com uma Fazer600 dessas...



« Última modificação: Junho 17, 2021, 19:23:18, 19:23 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 17, 2021, 21:16:57, 21:16
Responder #9

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Ainda por cima, sendo essa Fazer 600 do teu tio, já sabes o que contar... não será um tiro no escuro. 
 Bem mais moto do que qualquer uma das outras da lista.
 :sportbike:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Junho 18, 2021, 07:25:57, 07:25
Responder #10

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Eu iria para a Fazer 600, sem dúvida.
Por tudo o que já aqui foi dito, é uma mota melhor e se é bom negócio, é de aproveitar.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Junho 18, 2021, 08:10:17, 08:10
Responder #11

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Vou com a "manada", fica com a Fazer.
É moto que não te vais "enjoar" ao fim de uns meses, conheces o dono, dizes que está bem cuidada... não vejo sequer onde está a tua duvida.

Não gosto muito de aconselhar os condutores com pouca experiencia mas, neste caso, acho que ficas muito melhor servido com a Fazer.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 18, 2021, 09:18:50, 09:18
Responder #12

Tojas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 36
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT-07
  • Localidade: Maia
Bem, obrigado a todos pelas vossas opiniões.

Claramente a Fazer 600 é mais moto em relação a todas as outras, portanto concordo com vocês.

Acho que a minha pouca (ou nenhuma) experiência faz com que eu pense que talvez seja demasiado começar com uma moto destas.
Vamos vendo, vou ter de fazer o exame numa 650cc portanto vamos ver como me porto nela e depois nessa altura talvez já tenha capacidade de perceber se tenho kit de unhas para a Fazer.

Agora resta ir treinando nas aulas.

Obrigado a todos !!

Junho 18, 2021, 10:26:13, 10:26
Responder #13

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Bem, obrigado a todos pelas vossas opiniões.

Claramente a Fazer 600 é mais moto em relação a todas as outras, portanto concordo com vocês.

Acho que a minha pouca (ou nenhuma) experiência faz com que eu pense que talvez seja demasiado começar com uma moto destas.
Vamos vendo, vou ter de fazer o exame numa 650cc portanto vamos ver como me porto nela e depois nessa altura talvez já tenha capacidade de perceber se tenho kit de unhas para a Fazer.

Agora resta ir treinando nas aulas.

Obrigado a todos !!

Se circulares com a 600, á mesma velocidade do que as restantes da tua lista, podes ter a certeza que vais bem mais seguro....
Agora tens perceber que isso é bicho que quando espicaçado, vai para velocidades muito acima do limite... isso é tão valido para um recem encartado, como para alguém que julgue ter mais experiencia. 
Se for para enrolar punho á moda de "street Rossi" ou "campeão do Cabo da Roca", o mais seguro mesmo  é o passe social, que agora até esta mais em conta.. :toma:

 Um cuidado extra com a tua curva de aprendizagem e muita postura defensiva e não tem que correr mal...
  :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Junho 18, 2021, 11:22:38, 11:22
Responder #14

Tojas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 36
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT-07
  • Localidade: Maia


Se circulares com a 600, á mesma velocidade do que as restantes da tua lista, podes ter a certeza que vais bem mais seguro....
Agora tens perceber que isso é bicho que quando espicaçado, vai para velocidades muito acima do limite... isso é tão valido para um recem encartado, como para alguém que julgue ter mais experiencia. 
Se for para enrolar punho á moda de "street Rossi" ou "campeão do Cabo da Roca", o mais seguro mesmo  é o passe social, que agora até esta mais em conta.. :toma:

 Um cuidado extra com a tua curva de aprendizagem e muita postura defensiva e não tem que correr mal...
  :convivio:
[/quote]

Pois, percebo o que quer dizer e sem dúvida que para mim faz toda a diferença em ter estas opiniões de malta que já tem bastante andamento nisto das 2 rodas. É como dizem, ter juízo, controlar o punho direito e as coisas correm bem.

Vamos indo e vamos vendo