13.880 € para 160 kms de autonomia (mais o preço do carregador).Continua a ser um produto exclusivo mas juntando à lista de motas que a empresa vende, parece-me que está a começar a ir bem:"Zero started up in 2006, very early considering the slow development of electric motorcycles industry and struggled to stay alive for years. They basically kept a stable line up between 2014 and 2020 and just in February 2020 they introduced a new model, the SR/S.While distributing in 30 countries, the sales are concentrated in USA and Europe. In 2020 the company performed the best annual sales ever, with near 4.000 sales, with relevant increase both in USA (+19%) and in Europe (+33%)."Aqui: https://www.motorcyclesdata.com/2021/04/08/zero-motorcycles/
A ~12.000€ e admitindo que possa estar errado, ainda não seria um 'game changer'.
A 12000€ poderá ter sucesso para aqueles que emocionalmente procuram exatamente algo como uma Zero.Se juntarmos o racional, custa-me a crer que as elétricas desse segmento tenham sucesso a preços desses.
Se for pela poupança é para esquecer, o que se paga a mais para a mota dá para a vida inteira de gasolina.
...também não deixa de ser verdade que no caso do nosso país ainda não existe uma abrangência de postos de carregamentos de V.E. comparável a muitos outros, nem existe uma desejável maior homogeneidade na sua distribuição.
Uma moto a combustão com as specs que indiquei anda nos 9/10K. Não acho que uma opção eléctrica dentro desses requisitos por mais 2K seja despropositado.
Assim de cabeça, olhando para o que se vê mais na rua, no segmento das naked há a MT07, CB650, Z650 e SV650, todas consideravelmente abaixo dos 9000€.
Citação de: ThatsMe em Agosto 02, 2021, 17:15:14, 17:15Assim de cabeça, olhando para o que se vê mais na rua, no segmento das naked há a MT07, CB650, Z650 e SV650, todas consideravelmente abaixo dos 9000€.Quando apontei para os 10/12K como um valor honesto, idealizei algo na orientação da SRF ao nível de equipamento.Mesmo nível de construção. Mesmo nível de suspensões e travões. Apenas menos performance. Mantendo a autonomia.Não considerei algo mais "budget" como a oferta que indicas.Mas sim... optando por algo com uma construção mais simples e equipamento mais básico faria sentido baixar para 9/10K no limite.
Considerando por exemplo que uma Tracer 700 enquadra-se nessas specs e custa cerca de 9K.E que algo eléctrico com estas características custaria 12K:Se considerarmos a gasolina 95 ao preço médio actual de 1.75EUR/L:12K-9K = 3K = 1714 litrosSe considerarmos médias comedidas 5L/100:1714L - 34280kmNão me parece que 34280km seja assim tanto.Aliás, na minha scrambler (que também tem specs idênticas e gasta bem mais que 5L/100) fiz isso menos de 2 anos.Mas acredito que haverá quem só dá umas voltas de fim de semana possa ser uma década ou mais.Nesses caso, concordo que não compensa.Mas para quem ande muito, com custos de 1EUR por 100km diria que rapidamente se amortiza a diferença e passa a compensar.E nem vamos considerar custo das revisões, cuja diferença será considerável.Não vejo a abrangência de postos de carregamentos como um problema.Vejo sim pelo custo dos mesmos! Já que por 2 EUR de electricidade pagas alguns 4 pelo uso do posto e prai outros 4 em impostos... Só numa perspectiva de carregamentos em casa é que faz sentido as contas atrás.E lá está... espaço para carregar em casa é algo que também não está ao alcance de todos.