Autor Tópico: Violência de um embate a 50km/h...  (Lida 1491 vezes)

Dezembro 11, 2016, 23:17:50, 23:17
Lida 1491 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Violência de um embate a 50km/h...


Actualmente, um embate frontal a 50km/h provoca ao condutor e passageiro que se desloquem dentro de um automóvel dos mais recentes...relativamente "poucos danos físicos".

E digo relativamente, não menosprezando o facto de que qualquer dor física ou traumática é de ter em conta, mas sim dando a entender que - felizmente - é muito grande a proteção presentemente conseguida pelo grau de deformação programado das estruturas, os airbags com deflagração adaptativa ou os cintos com pre-tensores.

Porém, numa mesma situação, à mesma velocidade e contra um mesmo objecto, infelizmente as consequências físicas são muito mais severas quanto se conduz um motociclo. 
As razões são por demais óbvias e em que a tónica está na quase total exposição de um condutor de um motociclo quando se dá um embate... 

O que resulta da dinâmica de um choque nessas circunstâncias, tem normalmente consequências muito pouco animadoras e onde...quanto muito, serão os equipamentos de proteção a minimizar um pouco os efeitos da desaceleração e do próprio embate físico, que se faz na realidade com enorme violência e sem nada para amortecer o corpo como aquilo que se consegue num automóvel.

Para se perceber o quão grave pode ser um embate a 50Km/h aos comandos de um motociclo, deixo aqui um vídeo que foi colocado a circular o ano passado e que estudava os efeitos em dois dos modelos de scooters 125cc mais vendidos na Bélgica.




Seja por nossa culpa enquanto condutores de motociclos ou então de outros que não tenham respeitado p.ex. um sinal de Stop ou semáforos, estará sempre do lado de quem circula em 2 rodas a maior probabilidade para que de um embate resultem danos de enorme gravidade...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama