Os limites de velocidade fixados na Europa
(excepto A.E. ou "vias reservadas")
Julgo que não havia cá nada do género deste tópico...
Uma análise (ditada pela imagem acima) que ilustra a velocidade máxima legal permitida nos países da Europa, em estradas que não incluem A.E. ou "vias reservadas".
Em Espanha e como devem estar ao corrente - já que tem sido bastante divulgado - houve agora uma redução em 10km/h face ao que o Código da Estrada Espanhol permitia, ou seja, de 100 para 90km/h para os veículos ligeiros e de 90 para 80km/h para os pesados, para já em 7.000Kms de vias.
Em Espanha foi tomada esta decisão, segundo avançam, por um motivo prinicpal: Segundo um relatório de 2017 do Observatório Nacional de Segurança Rodoviária, citado pelo El País, 1013 pessoas perderam a vida no ano passado em estradas secundárias, o que representa 77% de todas as vítimas mortais nas estradas em Espanha.
Claro que isto é como tudo e poderá haver argumentos que duvidam disto, tomando a iniciativa como estando camuflada no sentido de levar a maior receita em multas, já que os condutores vão manter os mesmos ritmos que tinham antes durante algum tempo, pelo que isto levará a que os vários radares "disparem" ainda mais vezes.
Mas reparem nas assimetrias existentes nalguns países, nomeadamente no caso que se encontra num dos extremos do limite de velocidade...a Suécia, com 70Km/h máximo permitido.
Bem sabemos que a velocidade está entre um dos principais factores que leva a acidentes, mas reparem como chega a haver uma diferença de 30Km/h entre o máximo permitido na Suécia e o permitido em vários outros países onde é de 100Km/h.