Autor Tópico: Honda Dominator? (NX500) A CB500X vai "morrer"?  (Lida 1574 vezes)

Novembro 07, 2023, 11:07:38, 11:07
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JViegas

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Novembro 07, 2023, 12:22:54, 12:22
Responder #1

mivla

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Será que vão por a CB500X mais offroad?

Tive a ver o site e parece exatamente a mesma mota... penso que será apenas rebranding
« Última modificação: Novembro 07, 2023, 12:27:22, 12:27 por mivla »

Novembro 07, 2023, 12:27:27, 12:27
Responder #2

2low

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Não me parece ser uma "morte" mas sim um ajuste, passando de um aspecto mais a parecer uma "pequena NC" (talvez um conceito cada vez mais em desuso ou gasto) para passar a ser uma "Baby Transalp" (que tem tido mais procura).

Pessoalmente parece uma alteração inteligente, posicionando talvez melhor a moto ao que o mercado exige, até pela concorrência que a CB500X tem tido, uma concorrência que tem apresentado cada vez mais argumentos! E se a Honda não mudasse isso... Falta perceber é se a Honda ainda vai a tempo!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Novembro 08, 2023, 10:05:02, 10:05
Responder #3

JViegas

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Pessoalmente acho que poderiam ter ido mais longe com o modelo...

Vejo uma frente da Transalp com a traseira de uma CB500X... para quê?

Chamam-lhe "new experience"...  :smiley:

Háaa e agora há a...

... CB500 Hornet


A sério?
Mais um mix de modelos?




Novembro 09, 2023, 17:28:11, 17:28
Responder #4

TMXR

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A malta toda quer uma moto offroad para conduzirem apenas no alcatrão  :D

Depois a malta das GSs e que tem a fama  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 11, 2023, 23:07:02, 23:07
Responder #5

JoãoPVCarvalho

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Pois eu acho que a Honda está a atravessar um marasmo criativo e a solução adotada é revitalizar nomes icónicos para recorrer a saudosismos que salvem as vendas. Foi a Hornet, a Transalp e agora a Dominator. Motas que no "meu tempo" faziam os sonhos de qualquer chavalo, estas novas versões parecem ter ficado aquém do nome que ostentam...

A Honda tem de se reinventar e tem de o fazer mais depressa.
A cultura do Senhor Taichi Ohno parece ter sido enterrada na gaveta das meias velhas!  :oops:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 13, 2023, 10:07:36, 10:07
Responder #6

JViegas

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Pois eu acho que a Honda está a atravessar um marasmo criativo e a solução adotada é revitalizar nomes icónicos para recorrer a saudosismos que salvem as vendas. Foi a Hornet, a Transalp e agora a Dominator. Motas que no "meu tempo" faziam os sonhos de qualquer chavalo, estas novas versões parecem ter ficado aquém do nome que ostentam...

A Honda tem de se reinventar e tem de o fazer mais depressa.
A cultura do Senhor Taichi Ohno parece ter sido enterrada na gaveta das meias velhas!  :oops:

Concordo com o que escreves. Até quando vai a Honda viver destes revivalismos, que ainda parecem resultar.

Novembro 13, 2023, 16:22:00, 16:22
Responder #7

2low

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A Honda lançou produtos recentes que não envergonham nadinha as siglas que foram buscar ao século passado, nomeadamente Hornet e Transalp.

São motociclos totalmente novos que estrearam nova motorização e que face a todas as exigências das normas EURO-TRETAS estão muito bem conseguidos e bem capazes.
Já outros modelos que têm vindo a reciclar peças e motores não me oponho nas criticas...  :D

Por causa dessas normas EURO-TRETAS e para aqueles que apontam a Honda por preguiça em "oferecer mais", vêm aí a Hornet 1000 (além das CBR600/1000 - outro revivalismo) e uma nova Transalp 1000 ou 1100 (provavelmente na mesma linha do que a Suzuki fez com a GSX-S1000GT para transformar numa GSX-S1000GX e neste caso pegando na estética da NT1100...modelo esse que foi um daqueles que ficou aquém e que pode dar azos a essas criticas, no entanto não ostenta uma sigla antiga).

A Transalp750 tive oportunidade de experimentar e também não envergonha mesmo nada o conceito de "utilização user friendly" a que os proprietários e utilizadores de motociclos Honda estão habituados.

Revivalismo não me parece ser este o caso... isso é o que a VW fez com o carocha ou a Citroen fez com o primeiro C3 que dizia que era o novo 2cv...
Mas já estamos só a falar do português/gramática.

Sobre esta NX500, sendo realmente uma renovação de imagem da anterior CB500X, não nos podemos esquecer que tem sido a referência nesta gama de motorização e tipo de moto e que só agora a concorrência apresenta argumentos capazes de a destronar - preço, extras e tecnologia.
A Honda com a renovação certamente que conseguirá acompanhar todas as inovações da concorrência sem grande necessidade de mudar a motorização uma vez que nesta gama estão todas ajustadas à potência máxima da carta A2 - 35Kw.

Sobre a Honda ter de fazer tudo mais depressa... é verdade, mas isso aplica-se a todas as marcas tradicionais porque os Chineses estão aí em força e já não é só 125/250cc, já apresentam variadas gamas até 900cc bem capazes de lixar as vendas a todas as marcas tradicionais.





« Última modificação: Novembro 13, 2023, 16:30:32, 16:30 por 2low »
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Novembro 13, 2023, 18:16:53, 18:16
Responder #8

Gentleman rider

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e uma nova Transalp 1000 ou 1100 (provavelmente na mesma linha do que a Suzuki fez com a GSX-S1000GT para transformar numa GSX-S1000GX e neste caso pegando na estética da NT1100...modelo esse que foi um daqueles que ficou aquém e que pode dar azos a essas criticas, no entanto não ostenta uma sigla antiga).

A Honda não vai lançar nenhuma Transalp 1000/1100. Esse espaço está ocupado pela Africa Twin 1100.

Mas para acreditares nisso é porque vês esse espaço. Por curiosidade, podes explicar como é que essa Transalp 1100 se iria diferenciar da NT1100 e da AfricaTwin 1100?

Novembro 13, 2023, 20:04:32, 20:04
Responder #9

2low

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e uma nova Transalp 1000 ou 1100 (provavelmente na mesma linha do que a Suzuki fez com a GSX-S1000GT para transformar numa GSX-S1000GX e neste caso pegando na estética da NT1100...modelo esse que foi um daqueles que ficou aquém e que pode dar azos a essas criticas, no entanto não ostenta uma sigla antiga).

A Honda não vai lançar nenhuma Transalp 1000/1100. Esse espaço está ocupado pela Africa Twin 1100.

Mas para acreditares nisso é porque vês esse espaço. Por curiosidade, podes explicar como é que essa Transalp 1100 se iria diferenciar da NT1100 e da AfricaTwin 1100?

Kove 800x aventure era para ser só essa a aparecer e na eicma apareceu uma outra com mesma base mas mais enduro.
Africatwin fala-se que será "renovada e talvez transformada para lhe conferir melhores aptidões".
Transalp é mais estradista que Africatwin, pode ser essa6a diferença.
No entanto tens razão, baseei numa pesquisa rápida e pareceu haver mais que um link a apontar para uma nova transalp 1000, se pesquisares encontras, é um vídeo YouTube de uma transalp bordeaux com parte das ópticas muito semelhante à nt1100...
Mas não achas que pode haver espaço para as duas?
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Novembro 13, 2023, 20:19:16, 20:19
Responder #10

Gentleman rider

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Mas não achas que pode haver espaço para as duas?

Eu respondi a isso no meu comentário anterior.

E foi precisamente essa pergunta que te fiz. O que te leva a achar que duas motos iguais (e nome diferente) podem coexistir?

Ou qualquer clickbait na internet é para ser levado a sério?
« Última modificação: Novembro 13, 2023, 20:20:48, 20:20 por Gentleman rider »

Novembro 13, 2023, 21:08:12, 21:08
Responder #11

2low

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Mas não achas que pode haver espaço para as duas?

Eu respondi a isso no meu comentário anterior.

E foi precisamente essa pergunta que te fiz. O que te leva a achar que duas motos iguais (e nome diferente) podem coexistir?

Ou qualquer clickbait na internet é para ser levado a sério?

Às vezes carregar em "clikbait" é fruto de ausência de tempo para "perder tempo na internet"  :D

Sobre a tua pergunta:

Há sempre espaço para...
Depende muito da capacidade de cada marca para satisfazer tanto um publico alvo mais abrangente como satisfazer apenas a um pequeno nicho.

Por exemplo... a Honda já chegou a ter em comercialização a Transalp, a Africa Twin e a Varadero ao mesmo tempo... (mesmo que tenha sido por 2/3 anos atendendo ao stock)
Naquela época  a Honda acabou por aproveitar para distribuir a malta pela Varadero (1000cc) e/ou Transalp (700cc) quando reformou a AfricaTwin.

Recapitulando... queres ver que vem aí uma Varadero em vez de Transalp1000?  :D :convivio:

Já a BMW acaba por ter uma vasta gama que abrange quase todos os segmentos e agora até voltou a ter uma BIG CRUISER, algo que a Suzuki/Kawasaki deixaram de ter e não se prevê que voltem a...





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Novembro 13, 2023, 21:10:42, 21:10
Responder #12

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Voltaste a não responder.

Ou iam ser só diferentes nas cores?

Deixa lá.


Novembro 13, 2023, 21:18:13, 21:18
Responder #13

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Voltaste a não responder.

Ou iam ser só diferentes nas cores?

Deixa lá.

Transalp e AfricaTwin não partilham quadro, não partilham motorizações logo acredito que poderiam coexistir com uma transalp 1000 com mesmo quadro da 750 mas nova motorização da hornet/cb1000... 150cv não é?  :pensador:
Das 3 siglas qual delas a que é mais compatível com estradista perfomante para se bater com a concorrência mais veloz?
Varadero sempre tinha aquela imagem de balofa, transalp agil estradista e afriatwin era mais imagem "enduro" do dakar...
Transalp 750 tem força/binário, pode circular facilmente a 200kmh mas para 220/230kmh com a motorização 1000cc porque não?!
Afinal a Suzuki já tem essa GSX-S1000GX 999cc 150cv, BMW S1000XR 170cv, etc...
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Novembro 13, 2023, 21:38:24, 21:38
Responder #14

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Transalp e AfricaTwin não partilham quadro, não partilham motorizações logo acredito que poderiam coexistir com uma transalp 1000 com mesmo quadro da 750 mas nova motorização da hornet/cb1000... 150cv não é?  :pensador:

Portanto, tu achas que um motor de 4 cilindros em linha e 1000cc cabe dentro de um quadro desenvolvido para receber um 2 cilindros de 750cc?

Das 3 siglas qual delas a que é mais compatível com estradista perfomante para se bater com a concorrência mais veloz?
Varadero sempre tinha aquela imagem de balofa, transalp agil estradista e afriatwin era mais imagem "enduro" do dakar...
Transalp 750 tem força/binário, pode circular facilmente a 200kmh mas para 220/230kmh com a motorização 1000cc porque não?!
Afinal a Suzuki já tem essa GSX-S1000GX 999cc 150cv, BMW S1000XR 170cv, etc...

Sim, é bem possível que a Honda pegue na Hornet 1000 e faça uma crossover no estilo da Suzuki GX ou da BMW XR. Mas a base será a Hornet 1000 e não a Hornet/Transalp 750. São duas plataformas totalmente distintas

Novembro 13, 2023, 22:01:46, 22:01
Responder #15

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Transalp e AfricaTwin não partilham quadro, não partilham motorizações logo acredito que poderiam coexistir com uma transalp 1000 com mesmo quadro da 750 mas nova motorização da hornet/cb1000... 150cv não é?  :pensador:

Portanto, tu achas que um motor de 4 cilindros em linha e 1000cc cabe dentro de um quadro desenvolvido para receber um 2 cilindros de 750cc?

Das 3 siglas qual delas a que é mais compatível com estradista perfomante para se bater com a concorrência mais veloz?
Varadero sempre tinha aquela imagem de balofa, transalp agil estradista e afriatwin era mais imagem "enduro" do dakar...
Transalp 750 tem força/binário, pode circular facilmente a 200kmh mas para 220/230kmh com a motorização 1000cc porque não?!
Afinal a Suzuki já tem essa GSX-S1000GX 999cc 150cv, BMW S1000XR 170cv, etc...

Sim, é bem possível que a Honda pegue na Hornet 1000 e faça uma crossover no estilo da Suzuki GX ou da BMW XR. Mas a base será a Hornet 1000 e não a Hornet/Transalp 750. São duas plataformas totalmente distintas

Se a motorização de 1000cc seguir parâmetros idênticos aos da motorização de 750cc certamente que a parte dos cilindros/pistons não cabem lá mas na hipótese de receber uns cilindros mais baixos e largos poderá talvez caber, obviamente que terão características diferentes.
Isto para dizer que... tens razão na tua chamada de atenção, não pensei nesse pormenor bem pertinente.

Mas conforme o que disseste depois, em acreditares que possa vir a aparecer uma baseada na hornet1000, porque não lhe podem chamar de transalp1000?
CB1000X quando a CB500X passou a NX500?

bem... transalp1000 ou nx1000?  :D

 :convivio:
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Novembro 13, 2023, 22:18:20, 22:18
Responder #16

Gentleman rider

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se entramos no campo da fantasia então até podem colocar o V4 de pistões ovais da NR750 no quadro da Transalp, como umas pequenas alterações claro.

E a Honda poderá chamar a todas as suas motos Transalp. Transalp 125, 250, 300, 500, 600, 750, 900, 1000, 1100, 1300, 1500, 1800 etc

Sim, tudo isso pode acontecer. 

Novembro 14, 2023, 10:07:05, 10:07
Responder #17

JViegas

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...ainda ontem estive a ver uns vídeos da EICMA e realmente nota-se que as chinesas "tomaram" conta deste evento... com novidades e mais novidades.

Acho que muitos dos "antigos" (leia-se habituais) construtores têm que se preocupar, pois a oferta aumentou em quase todas as cilindradas.



Novembro 14, 2023, 14:09:32, 14:09
Responder #18

ThatsMe

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A KTM não apresentou em relação à Super Adventure, pois não?

Novembro 14, 2023, 22:17:59, 22:17
Responder #19

JoãoPVCarvalho

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Ainda não há muitos anos eu defendia que a Era das Chinesas estava aí à porta e que os problemas de qualidade depressa seriam ultrapassados.
Hoje assistimos precisamente a esta minha previsão de acontecimentos.
Se por um lado ainda há por aí algumas marcas (Chinesas) que deixam a desejar mas com preços imbatíveis como é o caso da QJ Motor em que os materiais e a construção são muito fraquinhos, surgem também modelos no mercado a oferecer o que há de melhor dentro da gama/preço e com design arrojado e moderno.

As Japonesas, que se deixaram dormir na sobra do sucesso e da fiabilidade (que continua a ser inquestionável), lutam agora pela sobrevivência da cota de mercado à custa de modelos icónicos; portanto, não me surpreende nada que surja por aí uma Transalp 1000 ou uma Varadero 500 ou até uma CB750R e sei lá mais o quê.
A cruel realidade é que estes nomes não dizem muito à atual geração de motociclistas e nós os cotas que ainda reconhecemos esse ícones não vamos comprar nada disso porque das duas três, ou são uns cavalos muito grandes e pesados ou são muito fraquinhas ou simplesmente já temos aquela mota que nos preenche completamente e não se justifica comprar outra.
Assim o paradigma vai mudar tal como aconteceu no passado em que a Japonesas eram mal vistas, (a maioria de vós nem era nascida), depois foi a vez das Italianas ganharem má reputação (andavam vocês de tintim para tintim no tempo das Avarilias e das Sucatis) e agora assistimos ao fenómeno da transformação das Chinesas que perdiam peças em Chinesas que são uma boa proposta de mercado e em breve são as motas mais fiáveis e interessantes que podemos comprar novas.

Esta EICMA é um bom reflexo disso mesmo, (agora a facadinha) e não tivera eu uma Guzzi que é uma mota intemporal de estilo e qualidade inquestionáveis e provavelmente também estaria a equacionar a compra de uma Chinesa, (mais uma  :stuck_out_tongue_winking_eye:)
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