Autor Tópico: O radar da GNR que detecta excessos de velocidade a quase 2kms de distância  (Lida 2940 vezes)

Agosto 06, 2021, 22:21:47, 22:21
Lida 2940 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O novo radar da GNR que detecta excessos de velocidade a quase 2kms de distância






Tem estado a ser noticiado que o Destacamento de Trânsito da GNR se encontra a utilizar um novo modelo de radares desde o início deste ano.

E bastante poderoso na sua capacidade....

Tratam-se de aparelhos móveis (de dimensões bastante compactas), com capacidade para calcular a velocidade de um veículo até uma distância de 1.7kms, com o auxílio da mais recente tecnologia laser.

Vejam aqui a peça jornalística que passou na SIC Notícias:


https://amp.sicnoticias.pt/pais/2021-08-06-GNR-utiliza-novo-radar-que-deteta-a-velocidade-de-um-carro-a-cerca-de-dois-quilometros-de-distancia-af8fca82
« Última modificação: Agosto 06, 2021, 22:44:02, 22:44 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 07, 2021, 09:32:44, 09:32
Responder #1

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Vinha por esta notícia agora mesmo.

Continuamos a investir na penalização em vez da prevenção..
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 07, 2021, 11:47:35, 11:47
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O que queres dizer e investe-se na FATURAÇÃO  :D :D


E a gentalha que temos a mandar no país, sempre preocupados em sacar dinheiro as pessoas pelos bons motivos ambientais e de segurança… continuem a votar neste esterco  :palmas:

Este radar e o TruCam da Laser Tecnology, grava vídeo e faz a análise da velocidade. Este tipo de radar e fortemente direcional e certeiro, e pode ser usado “a beira da estrada” como os habituais de Doppler ou então usado por forma a detectar a velocidade de veículos selecionados por quem o opera.

Como podem ver pela reportagem a o agente policial está tao bem doutrinado sobre a necessidade de estorquir dinheiro que para o carro em plena berma da A2, em infração, numa a situação perigosa para ele, condutores e jornalistas  :nice:  Adoro a coerência

a GNR recebeu 10 radares deste tipo e a PSP recebeu 3 sistemas provida.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 07, 2021, 12:33:11, 12:33
Responder #3

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Safa!!!
 o tipo do cimo do  viaduto parece que estava  ao tiro aos pratos...

 Cada vez que faço AE não consigo evitar a paranoia de imaginar um  simpatico sr Eufrásio escondido a cada sinal, a cada carro parado na berma, a ver se nos apanha desprevenido... 
 Agora com este gadget, pode até estar a apontar do alto do cristo rei e o colega do lado com a maquina registradora no soma e segue.
 
 Bonito, bonito, além da letra do Quim Barreiros era mesmo ter a dita a engenhoca ligada por bluetooth ao "telelé" do  "Xôr guarda" e mandar na hora um SMS para o condutor /dono do veículo com a uma mensagem do género:
 -"Xôr condutor ...sorria pois  acabais  de ser caçado! Por fabor aguarde a dolorosa nos próximos dias!"
 :bejeca:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 07, 2021, 12:44:49, 12:44
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Felizmente existem telemóveis para a malta se ir entretanto enquanto conduz aos limites legais de velocidade..

Ahh.. espera... :pensador:

Agosto 07, 2021, 13:32:04, 13:32
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sim, cada vez e mais necessário a utilização das ajudas electrónicas e comunitárias durante a condução. Não e por se ir em velocidades loucas e a cometer loucuras,e porque os agentes não são ingénuos e os pontos de fiscalização são geralmente aqueles em que as condições da via permitem rodar com conforto e os limites peçam por ser demasiados baixos.


Um dos problemas presentes e que a antecipação com que as aplicações avisam da presença da polícia são cerca de 300 a 400 metros, com o kilometro a kilometro e meio que está pistola consiga detectar a infração já nao vai a tempo.

Mas há sempre a hipótese de usar um jammer  :nice:

A fiscalização com está mesma pistola acontece muito em França. E muito normal ver um agente em cima de um viaduto que fica no final ou no meio de uma longa recta (geralmente a descer  :D) para apanhar os infratores. Sempre que apanhei foi em AE ou em RN (route nacional) que são estradas que tem o perfil semelhante a AE mas com velocidade limitada a 110 KmH
« Última modificação: Agosto 07, 2021, 13:44:32, 13:44 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 07, 2021, 14:33:27, 14:33
Responder #6

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Não sei se estou de acordo com a utilização sem controlo (pelos politicos com agendas que nada tem a ver com o problema) das tecnologias para a governação de um problema que de modo geral é de civismo exacerbado.
O problema do controlo de velocidade não é o radar ao pé de uma escola ou na salvaguarda de uma situação perigosa mas a colocação em locais que nada têm a controlar a não ser a oportunidade de punir, e ao mesmo tempo de modo dissimulado em vez de educação temos sentimento de repressão.

Claro que a tecnologia é a maneira mais fácil de resolver a questão e não é nos controlos mas nos veiculos. Tecnologias que têm muitos anos. Até hoje apenas nos pesados esse "controlo" foi aceite mas é uma questão de tempo até que existem os tacografos, e o realtime tracking do que se passou e andou nos pontos criticos, o frequency jamming dos aparelhos comontelemoveis durante o carro esteja a andar... etc... paralelismo para o "video árbitro", o zonamento de limites de velocidade..
 Que resulta num big brother e liberdades individuais discutíveis no minimo. Discussão antiga mas cada vez mais actual e pertinente.


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 07, 2021, 15:53:09, 15:53
Responder #7

ALCLCF

  • Visitante
Estão a ver um bonús de motas eléctricas! Toda a gente sabe que andam sempre a pastelar e as multas passam ao lado  ;D

Agosto 07, 2021, 16:17:08, 16:17
Responder #8

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Esta tabela é curiosa e mostra o numero de acidentes rodoviários com vítimas por tipo de via:


Em 2020, dos mais de 20mil acedentes rodoviários, mais de 16mil aconteceram em arruamentos (cidade)  e mais de 5mil em EN.
 Nas vias onde normalmente as velocidades são mais elevadas,  são onde que registam menos sinistros . Nos anos pré pandemia a relação não muda assim tanto. :pensador:
 Por isso é  mais do que evidente a preocupação  destes cavalheiros com a segurança rodoviária quando "caçam de espera"  nas AE.

 Mas ok... é preciso dinheiro, e pelo menos este tipo de "imposto" ainda  temos possibilidade de evitar se houver mais atenção.
 :cost:

fonte:
https://www.pordata.pt/Portugal/Acidentes+de+via%C3%A7%C3%A3o+com+v%C3%ADtimas+total+e+por+tipo+de+via+++Continente-3094http://
« Última modificação: Agosto 07, 2021, 16:28:00, 16:28 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 07, 2021, 16:18:57, 16:18
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
De todos os eléctricos… andar a 120 gasta quase o dobro de andar a 90

E há que fazer esticar a autonomia



Por outro lado, paralela a esta onda verde (verde por fora e muito vermelha por dentro) da parcimónia energética e do uso responsável e sustentável dos recursos do planeta, os fabricantes de eléctricos vão lançando carros com mais de 1000 cavalos de potência.


Se a real preocupação fosse o ambiente, não seria melhor limitar a potência dos automóveis? 150 ou 200 cavalos e uns 400 Nm já são mais que suficientes para qualquer veículo de passageiros.

Na verdade, isto e tudo um embuste…. O verdadeiro negócio e tornar obsoleta uma tecnologia que está massificada e ganhar muito dinheiro a vender a todo o mundo uma tecnologia nova.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 07, 2021, 16:34:59, 16:34
Responder #10

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Esta tabela é curiosa e mostra o numero de acidentes rodoviários com vítimas por tipo de via:
https://www.pordata.pt/DB/Portugal/Ambiente+de+Consulta/Tabela

Em 2020, dos mais de 20mil acedentes rodoviários, mais de 16mil aconteceram em arruamentos (cidade)  e mais de 5mil em EN.
 Nas vias onde normalmente as velocidades são mais elevadas,  são as que registam menos sinistros . Nos anos pré pandemia a relação não muda assim tanto.
 Por isso é  mais do que evidente a preocupação  destes cavalheiros com a segurança rodoviária quando "caçam de espera"  nas AE.

 Mas ok... é preciso dinheiro, e pelo menos este tipo de "imposto" ainda  temos possibilidade de evitar se houver mais atenção.
 :cost:

Estamos bem servidos de AE. Estas até permitem velocidades acima do permitido. Há que recorspdar que os limites velocidade em AE são impostos para evitar o consumo de combustível


Temos nacionais que são uma vergonha. A maioria de vos provavelmente não circula pelo país todo para ter essa noção.

Para além de termos um problema de 3 mundo que é a desornenacao urbana… há uns anos toda a gente achou que podia e devia construir uma casa onde bem entendeu, e o resultado e que há casas espalhadas por todo o lado e não se pode ir a lado nenhum sem estar constantemente a entrar e sair de aldeias, algumas que tem 4 ou 5 casas que quem la vive já morreu, mas tem um limite de 50 KM/H

Há a necessidade urgente de investir a sério nas nacionais. De promovover a eliminação de cruzamentos, mas não por recurso a rotundas. Há que criar variantes a cidades, aldeias, vilas e todo o tipo de casebres, stands e comércio a beira da estradas nacionais, de preferência recorrendo a vias de circulação duplas e com separador central e com uma velocidade máxima de pelo menos 100 KM/H.

Está opção seria benéfica para todos: para peões e moradores pois vem-se livres de riscos e poluição, para quem circula porque chega mais rápido ao destino, gasta menos combustível, desgasta menos o carro e esta menos exposto a risco de acidente.



Infelizmente em Portugal todos sabemos muito bem que este investimento em nacionais nunca será feito…. Todos temos a experiência de ver o que se passa na variante a rio maior ou até há pouco tempo os kilometros que antecediam girândola, e todos sabemos porque: porque a classe política está em concluio com os interesses das operadoras de AE e fazem tudo o que podem para dissuadir os condutores de viajarem por nacional.

E mais uma dissociação entre aquilo que os nosso (nada) nobres lideres anunciam e a realpolitik com que nos brindam
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l