...E se falamos em liberdade, há que perceber (antes de mais nada) que se poderá estar a hipotecar - nada fazendo ou "olhando para o lado" - a liberdade de esses jovens poderem ter um planeta como tiveram os seus pais ou avós....
(....)O aquecimento e o inverso serão cíclicos, mas é impossível negar que desta vez é diferente, estamos a alterar o planeta, desta vez somos nós.Começámos pelas descargas em terrenos, pelos lagos, pelos rios, pelos glaciares, pelas cidades irrespiráveis e estamos a completar o serviço por todo o lado e na atmosfera.
O aquecimento global é uma coisa, isto que estamos a fazer ao planeta é outra coisa, e isto é um facto.https://www.google.com/search?q=sea+pollution&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjOlpSAiM_gAhUDTBoKHapZC9cQ_AUIDigB&biw=2133&bih=1041
...É fácil responsabilizar o consumidor final. E sobretudo penalizar este.Mas é muito difícil perceber até que ponto é responsável por todo o processo desde a extracção dos recursos, produção, transporte, embalagem e gestão do desperdício daquilo que não foi simplesmente comercializado.Tal como o "ser ecológico" acaba por muitas vezes ser um argumento para o consumo.Um apelo ao bom senso que se leva a comprar coisas que não se precisa e ainda se ficar com a sensação que estamos a contribuir positivamente para o ambiente.
Existem algumas empresas que "vivem" da reciclagem. Afinal são necessárias.
Convido-vos, mais uma vez, um passeio em Alcochete, com a maré baixa, podem ir desde o bar do moinho da praia até à Ponte Vasco da Gama e pago-vos um "café" fresquinho se não encontrarem uma embalagem de plástico.
7. E prometeste por os companheiros do CPMoto a degustar cogumelos alentejanos, sim?
(....)5. Não apoio o embuste dos veículos eléctricos(....)
Citação de: jmartins13 em Fevereiro 23, 2019, 00:56:04, 00:56(....)5. Não apoio o embuste dos veículos eléctricos(....)Infelizmente parece-me que quem não acompanha as informações do sector está um pouco alheado dos enormes investimentos em fábricas (para fabrico de eléctricos) cuja energia será obtida inteiramente de forma limpa. E estamos ainda numa fase inicial, é bom dizer...
Caro SapiensNão sei bem o que é mais "limpo"!(....)
A minha perspetiva na temática do tópico relativamente a um dos muitos meios que está ao nosso alcance para poluir menos que é o meio de transporte.(não podemos, penso eu, ficar só pelos transportes)(…)
Não disse que se deve continuar com os veículos a combustão, mas parem de pintar os eléctricos como verdes, pois não são.Já tenho dito, motores de combustão são facilmente adaptados a ar comprimido e a energia magnética é bastante viável. O uniconproblema é que ninguém implementava lobbys.
Com a energia é algo diferente. O não recurso a queima de combustíveis fósseis, carvão ou gás para produção de energia, substituindo por métodos que consigam tornar as fábricas autosuficientes em matéria de energia limpa e renovável, é algo que se prova já no presente não ser "ficção científica".
Mas claro que ainda há mais avanços a fazer ... inteiramente renovável.
A tecnologia actual no campo dos eléctricos não é perfeita e tem naturalmente caminho para prosseguir. Disso não restam dúvidas... nenhumas!
Mas os benefícios para o ambiente e para a própria saúde humana, com esta mudança e com métodos produtivos que façam uso de energia limpa, tenderá a ser cada vez melhor.
Tem de se ler as opiniões com mais calma. Ninguém lhes chama "verdes", mas uma melhor opção do que a actual... E principalmente...com muito caminho para ser (ainda mais) eficiente e menos prejudicial ao ambiente.
Sim....porque muitas mortes no Mundo ... tem como causa também a porcaria do ar que respiramos! Claro que não só por via dos transportes, mas não lhes falta a responsabilidade no ar que se respira.
Mas do alto da minha ignorância, não consigo deixar de vislumbrar, com suficiente clareza, que um veículo de combustão, utilizado durante 8-10 anos e a emitir partículas sempre que está ligado, provavelmente será muitíssimo mais prejudicial. Tanto para o ambiente como para a saúde humana.
Se os eléctricos são o melhor que deveria existir?Provavelmente não! Nisso estamos de acordo...Eu estou receptivo à sua existência, mas admito não ter (ainda) nenhum. A gaita dos preços elevados é um travão tal, que não consigo conceber a sua aquisição num imediato.
Citação de: Sapiens21 em Fevereiro 23, 2019, 21:18:39, 21:18Existirá mesmo viabilidade nesse "ar comprimido"?Ainda não à muitos anos fazia-se e mesma pergunta sobre os elétricos.Citação de: Moto2cool em Fevereiro 24, 2019, 17:03:36, 17:03Atenção a essas energias sem custos porque estão a mexer com gente poderosa, depois não se admirem dos ataques informáticos ao fórum Exatamente!Citação de: Sapiens21 em Fevereiro 24, 2019, 23:07:02, 23:07Mas quanto ao hidrogénio, a "batalha" ainda vai prosseguir... No Porto há vários autocarros que andaram a hidrogénio!Mas, notícia de 2008, STCP abandona projecto de hidrogénio devido aos «fracos resultados».Gostaria de ser mais optimista quanto ao futuro!Tanto, pelo menos, como o Sapiens21
Existirá mesmo viabilidade nesse "ar comprimido"?
Atenção a essas energias sem custos porque estão a mexer com gente poderosa, depois não se admirem dos ataques informáticos ao fórum
Mas quanto ao hidrogénio, a "batalha" ainda vai prosseguir...
Companheiro Acvalent,Opiniões são opiniões.
Tens todo o direito em pensar o contrário. Eu realmente não é somente por uma questão de optimismo, mas por ser também em certa medida a ordem natural das coisas.Uma hipotética negação no que concerne a uma evolução da eficiência e exigência imposta no sector dos transportes, comparando com o existente há apenas 20-25 anos atrás...é algo que, no meu entender, não tem discussão possível.
São exemplos de que o caminho está a ser trilhado.Se já poderia ter sido feito isto há mais tempo??Muito provavelmente sim...Se poderia e deveria estar a ser levado a cabo pela generalidade dos construtores??Obviamente que sim...Mas isto é apenas uma parte do necessário. Isto é apenas uma parte de um trabalho muito mais amplo e que, digo-te com toda a sinceridade, não se subsume somente aos transportes. Como inclusivamente já o tinha dito antes neste tópico, há umas semanas.Aliás, estima-se que no presente os transportes são responsáveis por 14% do CO2., ao passo que a indústria gera 21%, a agricultura 24% e a produção de electricidade 25%.Citaste também uma frase minha para colocar depois.... "Touché", como sendo um "excerto de opinião" que também partilhas, mas não só aquilo que estava escrito é a realidade (os eléctricos não serão a solução perfeita. Aliás, existe-a?), como os caminhos para uma melhor qualidade de vida do planeta e do ser humano, têm de ter um esforço e mudanças em diversas frentes.
São exemplos de que o caminho está a ser trilhado.Se já poderia ter sido feito isto há mais tempo??Muito provavelmente sim...
Mas isto é apenas uma parte do necessário. Isto é apenas uma parte de um trabalho muito mais amplo e que, digo-te com toda a sinceridade, não se subsume somente aos transportes. Como inclusivamente já o tinha dito antes neste tópico, há umas semanas.Aliás, estima-se que no presente os transportes são responsáveis por 14% do CO2., ao passo que a indústria gera 21%, a agricultura 24% e a produção de electricidade 25%.Citaste também uma frase minha para colocar depois.... "Touché", como sendo um "excerto de opinião" que também partilhas, mas não só aquilo que estava escrito é a realidade (os eléctricos não serão a solução perfeita. Aliás, existe-a?), como os caminhos para uma melhor qualidade de vida do planeta e do ser humano, têm de ter um esforço e mudanças em diversas frentes.