(....)Estas diferenças de velocidade entre diferentes motas (como nos exemplos acima), também se traduzem em diferença de quilometragem apresentada no conta-quilometros. Um grupo que faça uma viagem mais ou menos longa (não é ir ali ao café ao fim da rua) com motas diferentes, vão chegar ao fim da viagem com diferenças na quilometragem percorrida.(....)
Isso foi verificado por mim e outros companheiros quando fizemos Évora - Faro - Évora em 3 Forzas NSS300 (num teste aos consumos) e verificámos - ao pararmos - que havia uma diferença de quase 1Km ao fim de uns 150Kms rodados,Foi-me explicado mais tarde por um mecânico experiente que, entre outros factores, até mesmo a altura do piso do pneu (um pneu novo VS um gasto) pode revelar diferenças na quilometragem entre modelos exactamente iguais.
...Mas existe com cada excesso de optimismo de alguns modelos...
O problema da fiabilidade do velocímetro só se coloca para efeitos legais de controlo de velocidade(....)
Tenho acesso a material profissional de data logging com GPS de 100 Hz e a fifrenca para as leituras dos telemóveis não é muito grande.Em relação aos manómetros, por outro lado, noto que até aos 100 ou 120 o desvio para a realidade é bem inferior às velocidades mais elevadas
Há um caso engraçado, no meu golf 7 [peço encarecidamente que não gozem], o erro a partir dos 120 disparata e depois mais acima diminui outra vez.A escala no painel não é linear, ou seja o ângulo entre os 100 e 120 é diferente do ângulo entre os 140 e os 160. Claro que é electrónica, mas realmente o erro não cresce com a velocidade.A partir dos 220 ocorre outro fenómeno interessante: bato com a cabeça na mesa de cabeceira e acordo, obviamente não chega a essas velocidades.
(....)Isaac, o erro que sentes é 1, no maximo 2 kmh em velocidade constante...(....)
isto quer dizer que quando vou aos normais 220 kms/h na minha e um Clio 1,2 me ultrapassa ..devo considerar que há erro no velocimetro?
O erro do velocímetro pode ser visto como uma vantagem. Assim um sujeito pode orgulhar-se de dar 2xx quando andou a 1xx. Faz bem ao ego sem ter risco proporcional
C4 com suspensão hidráulica,Meganes 1.4 a chegaram aos 230,...O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.Podes confirmar, há informação disponível.
Citação de: pedroareias em Junho 24, 2018, 13:53:02, 13:53C4 com suspensão hidráulica,Meganes 1.4 a chegaram aos 230,...O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.Podes confirmar, há informação disponível.obrigado pelas correções (foi equivoco meu): -suspensão pneumatica -quanto aos motores honda e rover tens razao, queria dizer plataforma partilhada, mas recordo-me que pelo menos um motor era partilhado, julgava que era o 1400cc, ja foi no seculo passado, nao me recordo de tudo...se não acreditas que o megane chega quase a 230 (de ponteiro) eu depois mostro (nao queiras dar a entender que sou mentiroso)Aquela descida prolongada na A2 antes de chegar ao Algarve "ate um citroen 2cv chega aos 130/140 (de ponteiro 120)" [nao tenho noçao disto do 2cv, estou a especular]
Acredito piamente! Ouve lá eu tive um Micra 1.3 de 75 cavalos a chegar aos 200 de ponteiro.Agora a realidade no GPS... devia ser no máximo 170.Citação de: 2low em Junho 24, 2018, 14:16:14, 14:16Citação de: pedroareias em Junho 24, 2018, 13:53:02, 13:53C4 com suspensão hidráulica,Meganes 1.4 a chegaram aos 230,...O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.Podes confirmar, há informação disponível.obrigado pelas correções (foi equivoco meu): -suspensão pneumatica -quanto aos motores honda e rover tens razao, queria dizer plataforma partilhada, mas recordo-me que pelo menos um motor era partilhado, julgava que era o 1400cc, ja foi no seculo passado, nao me recordo de tudo...se não acreditas que o megane chega quase a 230 (de ponteiro) eu depois mostro (nao queiras dar a entender que sou mentiroso)Aquela descida prolongada na A2 antes de chegar ao Algarve "ate um citroen 2cv chega aos 130/140 (de ponteiro 120)" [nao tenho noçao disto do 2cv, estou a especular]
Nada como o meu velhinho mini 1000 de 1973 (nunca mais houve nenhum carro registado no mesmo dia que aquele) que para atingir a sua velocidade máxima (nunca soube qual era porque a bicha do ponteiro estava partida) metia-o na descida de Monsanto na A5 até meter a quarta e depois para dar mais um bocadinho......punha-o em ponto-morto!
Citação de: Pianoman em Junho 24, 2018, 16:36:17, 16:36Nada como o meu velhinho mini 1000 de 1973 (nunca mais houve nenhum carro registado no mesmo dia que aquele) que para atingir a sua velocidade máxima (nunca soube qual era porque a bicha do ponteiro estava partida) metia-o na descida de Monsanto na A5 até meter a quarta e depois para dar mais um bocadinho......punha-o em ponto-morto!e quando querias travar tb tinhas de carregar varias vezes no pedal de travão para ganhar pressão nos travões? No meu (era de 1974) tinha de fazer isso, pq se não o fizesse só tinha abrandadores em vez de travões mas quando chegava às curvas... uiiii, parecia um kart a curvar
Daqui a nada vou ali comprar um 1.0 50 cvs para andar a 200 na autoestrada
Agora estava a lembrar de algo,sabem como nos pesados se ganha mais kmh?Para quem não sabe eles tem tacógrafo ,agora digital de cartão,selado e tem de ter inspeção periódica.Ora ,como na família era tudo do ramo ,alguém testou e já muitos sabem que antes da inspeção retira ar dos pneus os pneus mudam o seu diâmetro,o suficiente para não dar nas vistas,eles calibram ,depois de sair mete ar até ao normal, o resultado? Uns 5kmh que num pesado representa muito em tempo .Resumindo,posso ,se me der ao trabalho, testar isso na mota,ao invés de ter 2.5 bar ,retiro o suficiente,tipo 2.0 ou menos desde que não faça barriga e comparo tipo a 120 kmh com o GPS e vendo as duas pressões....Dá é trabalho,mas pode dar diferença....
(…)por isso nem me mostrem macambuzios que para dar 180 ou 190 só dá ravina abaixo
Todas mentem.Umas mais do que outras.Recordo-me de há uns anos atrás fazer o IP1 em prego a fundo a fugir duma ZX10... e no final da viagem o gajo ter ficado espantado pela minha moto ter atingido velocidades que eram tecnicamente impossíveis.Porém, também não será com o GPS dum smartphone que se vai aferir velocidades reais.