Autor Tópico: Velocidade Real VS indicada... (A verdade não tem que custar ser dita!)  (Lida 8427 vezes)

Junho 22, 2018, 13:54:11, 13:54
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Sapiens21

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Velocidade Real VS indicada...
(A verdade não tem que custar ser dita!)






Tinha lido há poucos dias atrás um post sobre uma Benelli 302 e sobre o seu andamento (top-speed), que me fez ir - feito curioso - procurar um pouco mais informação sobre a capacidade daquele mesmo modelo em atingir a velocidade máxima que por lá era indicada. Salvo erro tinha lido por cá...174Km/h.

Mas o que me chamou depois à atenção e com vontade de criar este tópico passou rapidamente a âmbito geral, ou seja...as motos são - como é do cnhecimento geral e não difere do que se verifica nos automóveis - algo "mentirosas", não sendo menos verdade que as existem mais mentirosas do que outras.

A imagem do vídeo que parei e coloquei imagem acima, é mesmo de uma Benelli BN 302, em estado stock, a dar o seu melhor através dos seus 38cv declarados...tendo o seu proprietário verificado a diferença entre o real (medido por GPS) e o que a moto lhe indicava. Estamos a falar de uma diferença de 17Km/h a uma velocidade relativamente baixa.

Mas não haja desde já a menor dúvida daquilo que vou dizer: Todas mentem!
Ou melhor, não será mentir mas se calhar (...e estou a querer com isto passar uma mão de veludo sobre a palavra) uma safety feature:stuck_out_tongue_winking_eye:

E já vi de tudo, como por certo muitos de voçês já terão verificado também.

As marcas não "mentem" todas da mesma forma e um diferencial de 5-6% numas, pode ir até bem 10-15% noutras...
E até iria mais longe, dizendo que não se trata de algo exclusivo de algumas marcas vindas da Ásia... Nada disso!

Suzuki, Yamaha, Honda, BMW, Ducati, Kawasaki, Aprilia....todas mentem e nuns modelos mais do que noutros.
 
O modo como está calibrado o sensor pode dar uma leitura que em alguns casos, como meramente exemplificado na Suzuki mais abaixo, pode revelar um diferencial de +20Kmh face à velocidade real, quando circula a "normais" 150Kmh.

Fica o tópico à vossa disposição pois tenho a certeza que têm algo a dizer sobre o tema.


O indicado por esta Kawasaki 650 será o mais habitual...

Já o indicado por esta SV1000S está um pouco desfasado da realidade...
« Última modificação: Junho 22, 2018, 14:29:35, 14:29 por Sapiens21 »
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Junho 22, 2018, 14:27:01, 14:27
Responder #1

Paulo Fradinho

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Por acaso no outro dia vinha atras de Citroen C4 e conseguia ver o conta quilometros digital, que é ao meio do tablier, e vinha eu a 80 kmh e o do Citroen marcava 76kmh.... e fiz esta experiencia durante um bocado do trajeto mantendo o andamento igual para nao ter duvidas e o que é certo é que existe diferenças.....
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Junho 22, 2018, 14:31:31, 14:31
Responder #2

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Uma boa app (tenho uma instalada no smartphone) já me mostrou no passado algumas curiosidades...  ;)

Mas por acaso recentemente deixei de fazer uso da mesma. Marca o que marcar. Q'sa lixe... :)
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Junho 22, 2018, 14:59:12, 14:59
Responder #3

Paulo Fradinho

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Saber levou-me a se falha um pouco posso ir mais depressa  :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :chopper: :chopper: :chopper: :chopper:
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Junho 22, 2018, 15:06:21, 15:06
Responder #4

Africandruglord

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Eu não metia muita confiança em apps de telemóvel, não duvidando no entanto que há diferenças entre o declarado e o verdadeiro em alguns modelos.

Junho 22, 2018, 15:20:04, 15:20
Responder #5

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Também acredito que nem todas as apps apresentem o mesmo resultado, mas as diferenças não devem passar de números mínimos apresentados entre elas (1-2Kmh).

Assim como presentemente creio que a diferença de apps instaladas para um equipamento profissional, não será muito relevante.

A fiabilidade no que apresentam as apps é suficientemente credível. 

Instalem o: Ulysse Speedometer O modo free tem alguma publicidade, mas nada de especial.  :nice:
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Junho 22, 2018, 15:36:27, 15:36
Responder #6

Africandruglord

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Dou-te o exemplo das apps que medem o nivel de inclinamento da mota.

Se queres algo credível vai por equipamento credível, não uma app gratuita.

Junho 22, 2018, 16:41:53, 16:41
Responder #7

mneves

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Lá voltamos ao mesmo....
Não existe Um manómetro que leia 100% real nem as rpm , temperatura , gasolina,etc
É bom saber o quanto temos de erro mas temos é de regular pelo manómetro ,não vamos andar a pensar; espera aí que é 120 menos 15%
Entre 4 a 15 kmh de diferença é normal.
membro numero 16

Junho 22, 2018, 16:43:56, 16:43
Responder #8

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Calma! São assuntos diferentes... :)

Um tem que ver com o giroscópio colocado no telemóvel (e que não discordo apresentar resultados falíveis), outro tem que ver com o sinal de GPS e presente também num equipamento profissional.

As diferenças na velocidade apresentada entre uma app dedicada e um equipamento profissional serão mínimas.
Deve haver artigos sobre o tema. Quanto tiver algum tempo, pesquiso. :nice:
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Junho 22, 2018, 17:28:52, 17:28
Responder #9

pjmartinho

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Qualquer instrumento de medição tem sempre erros, devido ao seu funcionamento intrínseco... uns podem ter maior erro do que outros.

No caso dos velocimetros de carros e motas, eles têm de marcar sempre por excesso. Não sei qual a lei que obriga a isto mas, quando andava de jipe, houve uma altura que era moda colocar rodas gigantescas nos jipes e, para serem averbadas no livrete, o jipe tinha de ir a uma inspecção B e uma das coisas que mediam era a velocidade indicada no velocimetro vrs a velocidade real... e a velocidade do velocimetro tinha de ser mais alta, o que obrigava a mudar os carretos da jiga-joga do velocimetro... quem não alterasse isso, via o jipe reprovado na inspecção.

Estas diferenças de velocidade entre diferentes motas (como nos exemplos acima), também se traduzem em diferença de quilometragem apresentada no conta-quilometros. Um grupo que faça uma viagem mais ou menos longa (não é ir ali ao café ao fim da rua) com motas diferentes, vão chegar ao fim da viagem com diferenças na quilometragem percorrida.

No passeio que vai acontecer no final deste mês, podem fazer a experiência pois vai um grupo de motas bastante diversificado... num ponto qualquer no inicio da viagem, todos colocam o parcial a 0 e no final do passeio logo comparam as quilometragens que cada mota indica... e as diferenças não são justificadas porque uns fizeram as curvas "por dentro" enquanto outros fizeram as curvas "por fora" (e portanto fizeram mais uns metros).

Junho 22, 2018, 17:43:44, 17:43
Responder #10

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(....)

Estas diferenças de velocidade entre diferentes motas (como nos exemplos acima), também se traduzem em diferença de quilometragem apresentada no conta-quilometros. Um grupo que faça uma viagem mais ou menos longa (não é ir ali ao café ao fim da rua) com motas diferentes, vão chegar ao fim da viagem com diferenças na quilometragem percorrida.
(....)

É verdade..

Isso foi verificado por mim e outros companheiros quando fizemos Évora - Faro - Évora em 3 Forzas NSS300 (num teste aos consumos) e verificámos - ao pararmos - que havia uma diferença de quase 1Km ao fim de uns 150Kms rodados,

Foi-me explicado mais tarde por um mecânico experiente que, entre outros factores, até mesmo a altura do piso do pneu (um pneu novo VS um gasto) pode revelar diferenças na quilometragem entre modelos exactamente iguais.

Ora se assim acontece, quanto mais naquilo que as próprias motos indicam para a velocidade.

Mas existe com cada excesso de optimismo de alguns modelos... :???:


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Junho 22, 2018, 17:53:33, 17:53
Responder #11

pjmartinho

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Isso foi verificado por mim e outros companheiros quando fizemos Évora - Faro - Évora em 3 Forzas NSS300 (num teste aos consumos) e verificámos - ao pararmos - que havia uma diferença de quase 1Km ao fim de uns 150Kms rodados,

Foi-me explicado mais tarde por um mecânico experiente que, entre outros factores, até mesmo a altura do piso do pneu (um pneu novo VS um gasto) pode revelar diferenças na quilometragem entre modelos exactamente iguais.

Os conta-quilometros e velocimetros funcionam por medição de impulsos... esses impulsos são gerados pela rotação da roda e o aparelho de medição está calibrado para uma roda com um determinado perimetro. Se esse perimetro for alterado, ou por desgaste do pneu, ou por se por uma roda maior, a frequência desses impulsos vai mudar pelo que a medição apresentada vai diferir da realidade.

...
Mas existe com cada excesso de optimismo de alguns modelos... :???:

Então pensa assim... a imagem seguinte se fosse numa auto-estrada em Portugal, a multa era "pequenina" pelo que nem chateiam... e o condutor, à mesa do café, podia-se gabar de fazer a auto-estrada a mais de 170 e nunca ser multado  :megafeliz:

« Última modificação: Junho 22, 2018, 17:59:40, 17:59 por pjmartinho »

Junho 22, 2018, 19:10:42, 19:10
Responder #12

Moto2cool

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O problema da fiabilidade do velocímetro só se coloca para efeitos legais de controlo de velocidade e aí naturalmente a velocidade indicada é superior à real porque não pode ser o  contrário, senão seria o fabricante a ser responsabilizado pelo excesso de velocidade. O excesso tanto pode ser por compensação de erros pontuais e de unidade a unidade, como marketing.
Fora deste âmbito da legalidade só serve para as tais medições..... :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 22, 2018, 19:37:09, 19:37
Responder #13

Sapiens21

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O problema da fiabilidade do velocímetro só se coloca para efeitos legais de controlo de velocidade(....)

Sim. Correcto.

Mas ainda assim não me parecendo ser de menosprezar o problema gerado no ego, pois ouvir no final de uma viagem...

..."Demos-lhe bem! Fui sempre atrás de ti a 150kmh..."

E depois escutar como resposta... "Mas eu pouco passei dos 120kmh na minha"...

...deve ser um bocado chato. :tornarseanjinho:
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Junho 22, 2018, 20:26:33, 20:26
Responder #14

pedroareias

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É chato é...  :corado:

Quando alguém afirma a pés juntos que uma Kymco DT 300 dá 170 nas calmas...

Se bem te recordas a tua tabela de VMAX noutro local fez muita gente reagir de forma violenta.

MaxSym 400 a 180 e MaxSym 600 a 200 eram a pontapé.

É um dos truques dos Chineses.

Junho 22, 2018, 23:11:03, 23:11
Responder #15

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Tenho acesso a material profissional de data logging com GPS de 100 Hz e a fifrenca para as leituras dos telemóveis não é muito grande.

Em relação aos manómetros, por outro lado, noto que até aos 100 ou 120 o desvio para a realidade é bem inferior às velocidades mais elevadas
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 22, 2018, 23:46:47, 23:46
Responder #16

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Se acaso ainda te recordares, tens ideia do desvio na velocidade entre o equipamento de medição profissional e o indicado por uma app dedicada?

Estamos a falar de um desvio de 1-2km/h?
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Junho 22, 2018, 23:47:28, 23:47
Responder #17

pedroareias

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Há um caso engraçado, no meu golf 7 [peço encarecidamente que não gozem], o erro a partir dos 120 disparata e depois mais acima diminui outra vez.

A escala no painel não é linear, ou seja o ângulo entre os 100 e 120 é diferente do ângulo entre os 140 e os 160. Claro que é electrónica, mas realmente o erro não cresce com a velocidade.

A partir dos 220 ocorre outro fenómeno interessante: bato com a cabeça na mesa de cabeceira e acordo, obviamente não chega a essas velocidades.



Tenho acesso a material profissional de data logging com GPS de 100 Hz e a fifrenca para as leituras dos telemóveis não é muito grande.

Em relação aos manómetros, por outro lado, noto que até aos 100 ou 120 o desvio para a realidade é bem inferior às velocidades mais elevadas

Junho 23, 2018, 01:13:46, 01:13
Responder #18

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Uma Suzuki V-Strom 1000 a mostrar uma velocidade real VS indicada, sempre muito regular na diferença.
Diferença essa que se mantém baixa...como se quer. :nice:

No entanto estamos a falar de velocidades mais "terrenas"..  :tornarseanjinho:





Já se a parada subir bastante na velocidade, ainda assim encontramos um bom exemplo em como a diferença está muito longe de chocar. Bem pelo contrário...

Os germânicos gostam de ser realistas q.b. e uma diferença de 10-15km/h mesmo a velocidades absurdamente altas, acaba por ser mais do que aceitável.


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Junho 23, 2018, 01:19:42, 01:19
Responder #19

pedroareias

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A S1000RR não cumpre a lei.
A 322 km/h reais marca 299 km/h no display.


Junho 23, 2018, 01:24:59, 01:24
Responder #20

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 :)

É verdade...
Mas não é a única incumpridora que chega ao limite do mostrador com os 299Kmh...e que afinal vai para lá desse número "bicudo".

Deve ser mais uma safety feature, de certeza. Uma forma de transmitir ao condutor que é capaz de ser demais estar a prolongar a procura por outros números... :stuck_out_tongue_winking_eye:

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Junho 23, 2018, 01:36:02, 01:36
Responder #21

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o que será que corresponde na realidade a estes 350kmh? (uma motita de 2001...)

incrível é cada vez haver mais vídeos destes no youtube e serem filmados cá…
este é mais um lá para o norte perto de oliveira se azemeis…
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 23, 2018, 12:23:26, 12:23
Responder #22

mneves

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Por outro lado a mota mais "fiável "que me lembrei de ver o erro foi a cbf125 ,não funciona por impulsos ,ainda é por bicha ,bem rudimentar mas a 110 marcado dava 108 no GPS
membro numero 16

Junho 23, 2018, 12:46:35, 12:46
Responder #23

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Talvez uma prova inequívoca de que os old school materials, em certas coisas, são melhores ou apresentam maior fiabilidade do que a tecnologia mais recente. :)

Nem sempre (claro!), mas há exceções.  :nice:
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Junho 23, 2018, 12:48:39, 12:48
Responder #24

TMXR

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Há um caso engraçado, no meu golf 7 [peço encarecidamente que não gozem], o erro a partir dos 120 disparata e depois mais acima diminui outra vez.

A escala no painel não é linear, ou seja o ângulo entre os 100 e 120 é diferente do ângulo entre os 140 e os 160. Claro que é electrónica, mas realmente o erro não cresce com a velocidade.

A partir dos 220 ocorre outro fenómeno interessante: bato com a cabeça na mesa de cabeceira e acordo, obviamente não chega a essas velocidades.




Pois... acredita que nao é so o teu Golf  :nice: e nao so nos veículos onde a escala nao é linear.





Isaac, o erro que sentes é 1, no maximo 2 kmh em velocidade constante... mas o erro pode aumentar em aceleracoes e travagens pois o GPS dos telefones tem uma baixa taxa de amostragem, enquanto os que geralmente uso fazem a medicao 100x por segundo
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 23, 2018, 13:04:47, 13:04
Responder #25

Fijoma

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isto quer dizer que quando vou aos normais  220 kms/h na minha e um Clio 1,2 me ultrapassa ..devo considerar que há erro no velocimetro?

 :wtf: :wtf:


 :pcbloqueado:

Junho 23, 2018, 14:03:01, 14:03
Responder #26

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(....)Isaac, o erro que sentes é 1, no maximo 2 kmh em velocidade constante...(....)

Era o que esperava. Uma diferença mínima de entre 1 e 2Kmh face a um equipamento profissional.
Claro que numa subida rápida de velocidade não acompanha de forma tão eficiente, mas no geral o que indica é suficientemente fiável.  :nice:

isto quer dizer que quando vou aos normais  220 kms/h na minha e um Clio 1,2 me ultrapassa ..devo considerar que há erro no velocimetro?

 :wtf: :wtf:


 :pcbloqueado:


Não propriamente...
Deves considerar que se trata apenas de um sonho. :)
Se o ouvires numa conversa de café, das duas uma: Ou trata-se de um Clio RS, ou o proprietário desse 1.2 está a ter a habitual "conversa de pescador".
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Junho 23, 2018, 14:35:00, 14:35
Responder #27

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Concluis que o Clio 1.2, nao é 1.2.


E se em vez do Clio for um Golf dos velhinhos, entao o velocimetro tem erro por defeito   :lolol: :lolol: :lolol:


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Junho 24, 2018, 08:55:40, 08:55
Responder #28

Fijoma

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« Última modificação: Junho 24, 2018, 08:59:52, 08:59 por Fijoma »

Junho 24, 2018, 11:37:08, 11:37
Responder #29

Moto2cool

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O erro do velocímetro pode ser visto como uma vantagem. Assim um sujeito pode orgulhar-se de dar 2xx quando andou a 1xx. Faz bem ao ego sem ter risco proporcional
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Junho 24, 2018, 12:57:02, 12:57
Responder #30

Fijoma

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O erro do velocímetro pode ser visto como uma vantagem. Assim um sujeito pode orgulhar-se de dar 2xx quando andou a 1xx. Faz bem ao ego sem ter risco proporcional

Desde que o 2Cv não te ultrapasse nesse momento de glória, tudo bem  :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:

Junho 24, 2018, 13:09:28, 13:09
Responder #31

2low

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isto quer dizer que quando vou aos normais  220 kms/h na minha e um Clio 1,2 me ultrapassa ..devo considerar que há erro no velocimetro?

 :wtf: :wtf:


 :pcbloqueado:

Se for o Clio 1.2 60cv 8v 1998/2001 a velocidade máxima de ponteiro é qualquer coisa como 202/204kmh e aquilo berra por todo o lado e só consegue essas velocidades a descer a fundo mesmo! Não consegue mesmo mais que isso, o corte de corrente ou rotações ou la como se chama não deixa...é o "tac tac tac" no conta rotações e mais nenhum cheirinho do motor… mas também mais um pouco e aquilo era ver uma roda saltar ou sei la...
Qual será essa velocidade real não sei, mas não é certamente os 160kmh anunciados!
Já em autoestrada embalava bem e aguentava andamentos de 180/185kmh - talvez nao fosse muito diferente de 140/150kmh mas a essa velocidade seguia-se os andamentos de grande parte dos mais rapidos da A2 em direcçao ao Algarve.
O 1.2 16v nao sei mas o 1.4 16v ultrapassa os 210kmh de ponteiro se bem que nas subidas perde um pouco... acho que o megane 1.4 16v 2002 pelo menos por duas vezes deu quase 225/230 a descer e se dizem que se deve ter cuidado com os primeiros quilometros da rodagem posso garantir que é boato:
-com apenas 86km fez viagem à Serra da Estrela e deu logo 180, no regresso ja estava mais afinadinho, deu 210 e ainda foi engraçado ouvir a avó dizer: "conduzes muito bem mas podias andar mais devagar"
O Megane ainda esta para as curvas e ja vai com 194.500km sem nunca ter aberto o motor.
E tambem foi engraçado uma situaçao passada em frente a um stand de mercedes/bmw usados la de fora: "oh nuno, o megane é tao bom que ate anda sem agua..." (sem agua, e sem gripar o motor mesmo andando a velocidades a rondar os 160/180 e fazer pelo menos 10.000km sem agua...) - ja nao se fazem carros que sao feitos para durar e aguentar quase tudo.
Isto...após ter aberto o capot e contar que sempre foi assistido na renault - outro boato é dizer que um carro é bem assistido na marca - com justa causa pelo menos dois stands/oficinas renault enganaram constantemente meus pais mesmo eu avisando!
Mas tambem digo, da Renault, se em tempos foram bons, agora tem bom aspecto quando se compram, com acabamentos de luxo mas que passados os 5/6 anos aquilo é chocalhar por todo o lado, tintas de tabelier e portas a saltarem, etc...

Desculpem o offtopic...
(andar com um carro de determinada marca ou andar com varios carros da mesma marca nao significa que sejamos adeptos de uma marca, afinal de contas os carros podem nao ser nossos e apenas os usamos...)
Actualmente uso um VW e futuramente nao sei se nao andarei de BMW - a pior coisa do mundo é experimentar um carro melhor que o nosso e ter experimentado uma 535d de 2013... já as mudanças automaticas nao me cativaram! o 520 deve ser mais que suficiente!

E durante a minha adolescencia experimentei mesmo mesmo muitos carros de todas as marcas tendo experimentado quase toda a gama da Renault e da Citroen (faltou o avantime, o c6 e c8), fazia eu os testes e experincias aos carros que meu pai trazia para test drive, para um eventual compra de frotas de um empresa ex-estatal (varios sectores da empresa levando a aquisiçao de variados tipos de automovel: carros, carrinhas, etc... ate motorizadas ou motos 4x4 ou mesmo bicicletas).
Tive pena de nao ter tido ocasiao de ir de fim de semana ao algarve experimentar o "antigo" Z4 da bmw com tudo pago, na altura ja trabalhava e por isso nao pude...
E com pena de tambem nessa altura ainda nao ter carta de moto...

Dos piores carros que experimentei foram o fiat punto 2000 com aquela direcçao electria-assistida "city drive" ou la como se chamava, em conduçao "desportiva/agressiva" nunca vi um carro com tendencia a tanto fugir de traseira como frente... geralmente perde tracçao traseira (com traçcao à frente)... e o citroen c3 2000 - o primeiro a ver que se pagava extra para ter um copinho que servia de cinzeiro...
Ja o C4 de 2004 era um perigo aquela suspensao hidraulica e eixo auto-direccional trazeiro... logo na semana de apresentaçao aos jornalistas, pelo menos dois caputaram... e foram varios na altura a ver virados ao contrario nessa altura... um recordo-me perfeitamente de ver ali no eixo norte-sul, deveria ter para ai uma ou duas semanas pela matricula...
O carro mais feio que experimentei foi o Velsatis mas garanto que foi o carro mais confortavel que alguma vez me sentei! O 2.2cdi 150cv tinha alma atendendo ao peso do carro... mas foi um motor que deu bastantes problemas...
O passat de 1996 foi o carro que mais gostei e que senti ser realmente bom, mas na altura ainda nao tinha carta.
O passat de 2001, nao cheguei a experimentar pois meu pai experimentou enquanto foi almoçar...mas dizia que era dos melhores motores da altura...para um carro familiar...
E roo de inveja de meu pai ter tambem experimentado o S2000 da Honda ao almoço... bem que podia trazer para casa...  :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus:
(por palavras dele "a 180 com capota aberta consegue-se fazer chamada telefonica sem barulhos", ja o motor, em 4/5 de 100 a 180 num apice ali na subida da a5 monsanto...)
Os rover 200/400, o motor 1400 a gasolina aquilo berrava que era coisa louca mas andava tambem, tal como os honda civic com mesma base mas na altura feitos no japao... o berrar era ligeiramente diferente, mais grave no honda... mas nao deixavam de ser carrinhos de latinha... umas caixinhas de fosforos com motores potentes)
De velocidade de ponta o clio comercial 1.9d 65 cv aquilo andava muito... mesmo com peso facilmente ultrapassava os 180 de ponteiro... mas os 55cv tinha esalocanemto de caixa diferente, mais curta e nao andava nada!

« Última modificação: Junho 24, 2018, 13:30:32, 13:30 por 2low »
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Junho 24, 2018, 13:53:02, 13:53
Responder #32

pedroareias

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C4 com suspensão hidráulica,
Meganes 1.4 a chegaram aos 230,
...

O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.

Podes confirmar, há informação disponível.

Junho 24, 2018, 14:16:14, 14:16
Responder #33

2low

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Meganes 1.4 a chegaram aos 230,
...

O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.

Podes confirmar, há informação disponível.

obrigado pelas correções (foi equivoco meu):
-suspensão pneumatica
-quanto aos motores honda e rover tens razao, queria dizer plataforma partilhada, mas recordo-me que pelo menos um motor era partilhado, julgava que era o 1400cc, ja foi no seculo passado, nao me recordo de tudo...

se não acreditas que o megane chega quase a 230 (de ponteiro) eu depois mostro (nao queiras dar a entender que sou mentiroso)
Aquela descida prolongada na A2 antes de chegar ao Algarve "ate um citroen 2cv chega aos 130/140 (de ponteiro 120)" [nao tenho noçao disto do 2cv, estou a especular]


« Última modificação: Junho 24, 2018, 14:54:45, 14:54 por 2low »
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Junho 24, 2018, 14:56:54, 14:56
Responder #34

pedroareias

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Acredito piamente! Ouve lá eu tive um Micra 1.3 de 75 cavalos a chegar aos 200 de ponteiro.

Agora a realidade no GPS... devia ser no máximo 170.

C4 com suspensão hidráulica,
Meganes 1.4 a chegaram aos 230,
...

O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.

Podes confirmar, há informação disponível.

obrigado pelas correções (foi equivoco meu):
-suspensão pneumatica
-quanto aos motores honda e rover tens razao, queria dizer plataforma partilhada, mas recordo-me que pelo menos um motor era partilhado, julgava que era o 1400cc, ja foi no seculo passado, nao me recordo de tudo...

se não acreditas que o megane chega quase a 230 (de ponteiro) eu depois mostro (nao queiras dar a entender que sou mentiroso)
Aquela descida prolongada na A2 antes de chegar ao Algarve "ate um citroen 2cv chega aos 130/140 (de ponteiro 120)" [nao tenho noçao disto do 2cv, estou a especular]

Junho 24, 2018, 15:18:31, 15:18
Responder #35

2low

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Acredito piamente! Ouve lá eu tive um Micra 1.3 de 75 cavalos a chegar aos 200 de ponteiro.

Agora a realidade no GPS... devia ser no máximo 170.

C4 com suspensão hidráulica,
Meganes 1.4 a chegaram aos 230,
...

O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.

Podes confirmar, há informação disponível.

obrigado pelas correções (foi equivoco meu):
-suspensão pneumatica
-quanto aos motores honda e rover tens razao, queria dizer plataforma partilhada, mas recordo-me que pelo menos um motor era partilhado, julgava que era o 1400cc, ja foi no seculo passado, nao me recordo de tudo...

se não acreditas que o megane chega quase a 230 (de ponteiro) eu depois mostro (nao queiras dar a entender que sou mentiroso)
Aquela descida prolongada na A2 antes de chegar ao Algarve "ate um citroen 2cv chega aos 130/140 (de ponteiro 120)" [nao tenho noçao disto do 2cv, estou a especular]

Só 200?
o 1.0 ia para lá dos 180...
isso era um belo brinquedo: micra 1.3 75cv
máquina de guerra!

quanto a isto de ver o que os carros davam, já lá vai o tempo...da adolescência tardia…
estou bastante mais calmo e cumpridor!
« Última modificação: Junho 24, 2018, 15:52:43, 15:52 por 2low »
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Junho 24, 2018, 16:36:17, 16:36
Responder #36

Pianoman

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Nada como o meu velhinho mini 1000 de 1973 (nunca mais houve nenhum carro registado no mesmo dia que aquele) que para atingir a sua velocidade máxima (nunca soube qual era porque a bicha do ponteiro estava partida) metia-o na descida de Monsanto na A5 até meter a quarta e depois para dar mais um bocadinho...


...punha-o em ponto-morto!
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Responder #37

Sapiens21

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Que grandes velocidades que vocês atingiram com utilitários e pequenos familiares.

Sobre o Micra de 75cv, andei num há uma data de anos (como passageiro).
Sei que aquilo andava bastante bem (para um citadino/utilitário), mas desconhecia que batesse com o ponteiro noa 200kmh.

Fui ver info e como vel. real parece que alcançava os 170Kmh. Not bad...para um carrito que não estava feito para voar rasteiro na estrada. ;) :nice:

https://www.auto-data.net/en/nissan-micra-k11-1.3i-16v-75hp-717
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Junho 24, 2018, 17:58:53, 17:58
Responder #38

pjmartinho

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Nada como o meu velhinho mini 1000 de 1973 (nunca mais houve nenhum carro registado no mesmo dia que aquele) que para atingir a sua velocidade máxima (nunca soube qual era porque a bicha do ponteiro estava partida) metia-o na descida de Monsanto na A5 até meter a quarta e depois para dar mais um bocadinho...


...punha-o em ponto-morto!

e quando querias travar tb tinhas de carregar varias vezes no pedal de travão para ganhar pressão nos travões? No meu (era de 1974) tinha de fazer isso, pq se não o fizesse só tinha abrandadores em vez de travões  ;)

mas quando chegava às curvas... uiiii, parecia um kart a curvar

Junho 24, 2018, 18:16:04, 18:16
Responder #39

Pianoman

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Nada como o meu velhinho mini 1000 de 1973 (nunca mais houve nenhum carro registado no mesmo dia que aquele) que para atingir a sua velocidade máxima (nunca soube qual era porque a bicha do ponteiro estava partida) metia-o na descida de Monsanto na A5 até meter a quarta e depois para dar mais um bocadinho...


...punha-o em ponto-morto!

e quando querias travar tb tinhas de carregar varias vezes no pedal de travão para ganhar pressão nos travões? No meu (era de 1974) tinha de fazer isso, pq se não o fizesse só tinha abrandadores em vez de travões  ;)

mas quando chegava às curvas... uiiii, parecia um kart a curvar
Mas o mini tinha travões? ;-)
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Junho 24, 2018, 19:05:27, 19:05
Responder #40

2low

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Daqui a nada vou ali comprar um 1.0 50 cvs para andar a 200 na autoestrada  :D


Qual preferes?








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Junho 24, 2018, 21:28:09, 21:28
Responder #41

mneves

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Daqui a nada vou ali comprar um 1.0 50 cvs para andar a 200 na autoestrada  :D
Queres um?
Quem se lembra do Daewoo matiz 0.8 com 52cv?
São tão bons que ainda andam aos montes.
Eu tive um ,a minha maneira,com tudo do bom e do melhor,encostei o diesel e durante um ano só andei com ele,adorei o  pequeno.
Marcava 180kmh,dava isso em reta,no GPS? 160
membro numero 16

Junho 24, 2018, 23:26:26, 23:26
Responder #42

mneves

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🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣deixa ver a TRK 🤤🤤🤤🤤🤤
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Junho 24, 2018, 23:40:32, 23:40
Responder #43

mneves

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Agora estava a lembrar de algo,sabem como nos  pesados se ganha mais kmh?
Para quem não sabe eles tem tacógrafo ,agora digital de cartão,selado e tem de ter inspeção periódica.
Ora ,como na família era tudo do ramo ,alguém testou e já muitos sabem que antes da inspeção retira ar dos pneus os pneus mudam o seu diâmetro,o suficiente para não dar nas vistas,eles calibram ,depois de sair mete ar até ao normal, o resultado? Uns 5kmh que num pesado representa muito em tempo .
Resumindo,posso ,se me der ao trabalho, testar isso na mota,ao invés de ter  2.5 bar ,retiro o suficiente,tipo 2.0 ou menos desde que não faça barriga e comparo tipo a 120 kmh com o GPS e vendo as duas pressões....
Dá é trabalho,mas pode dar diferença....
membro numero 16

Junho 24, 2018, 23:48:50, 23:48
Responder #44

2low

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Agora estava a lembrar de algo,sabem como nos  pesados se ganha mais kmh?
Para quem não sabe eles tem tacógrafo ,agora digital de cartão,selado e tem de ter inspeção periódica.
Ora ,como na família era tudo do ramo ,alguém testou e já muitos sabem que antes da inspeção retira ar dos pneus os pneus mudam o seu diâmetro,o suficiente para não dar nas vistas,eles calibram ,depois de sair mete ar até ao normal, o resultado? Uns 5kmh que num pesado representa muito em tempo .
Resumindo,posso ,se me der ao trabalho, testar isso na mota,ao invés de ter  2.5 bar ,retiro o suficiente,tipo 2.0 ou menos desde que não faça barriga e comparo tipo a 120 kmh com o GPS e vendo as duas pressões....
Dá é trabalho,mas pode dar diferença....

há relatos de camiões com estes novos tacógrafos e na mesma já faralhados - há sempre alguma maneira de contornar… - pior é quando são apanhados antes de revertem a marosca...
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Junho 24, 2018, 23:53:40, 23:53
Responder #45

2low

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(…)

por isso nem me mostrem macambuzios que para dar 180 ou 190 só dá ravina abaixo :nempenses: :diabolico:

Esta BMW 320d de 2005/2006 não sei que velocidade deu a descer a ravina junto ao Cabo Espichel:


No google maps ainda lá está…  [where's wally?!]
https://www.google.pt/maps/@38.4237358,-9.2143521,137m/data=!3m1!1e3
« Última modificação: Junho 25, 2018, 00:00:38, 00:00 por 2low »
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Junho 25, 2018, 18:33:33, 18:33
Responder #46

Moto2cool

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Não me lembro de ver um tópico com tanta discussão de veículos que não são motas como este  ::P:
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Junho 28, 2018, 01:45:06, 01:45
Responder #47

dfelix

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Todas mentem.
Umas mais do que outras.

Recordo-me de há uns anos atrás fazer o IP1 em prego a fundo a fugir duma ZX10... e no final da viagem o gajo ter ficado espantado pela minha moto ter atingido velocidades que eram tecnicamente impossíveis.

Porém, também não será com o GPS dum smartphone que se vai aferir velocidades reais.


Junho 28, 2018, 08:59:25, 08:59
Responder #48

2low

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Todas mentem.
Umas mais do que outras.

Recordo-me de há uns anos atrás fazer o IP1 em prego a fundo a fugir duma ZX10... e no final da viagem o gajo ter ficado espantado pela minha moto ter atingido velocidades que eram tecnicamente impossíveis.

Porém, também não será com o GPS dum smartphone que se vai aferir velocidades reais.

Força para os que andam à procura de aferir essas velocidades:
https://www.dn.pt/portugal/interior/saiba-onde-vao-estar-os-radares-da-psp-no-mes-de-junho-9406913.html
É fácil, basta escolher o local certo e pimbas: comprovativo de velocidade real 


Uma vez um amigo ficou todo contente porque o clio comercial de 1999 ficou registado a 182kmh quando de especificaçoes da marca indicava muito menos que isso...
 :lolol: :lolol: :lolol:
« Última modificação: Junho 28, 2018, 10:31:53, 10:31 por 2low »
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Junho 28, 2018, 10:31:56, 10:31
Responder #49

dfelix

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Ainda assim, costumam fazer um "desconto cartão jovem" com base no eventual erro do dispositivo.