Clube Português Motociclismo
GERAL => Quadro dedicado à mecânica no geral => Tópico iniciado por: replicantz em Junho 22, 2021, 15:05:31, 15:05
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A semana passada comprei umas botas TCX.
Logo na primeira utilização notei que tinha que colocar a ponta do pé quase na vertical, para conseguir ficar por baixo do pedal e assim conseguir engrenar as mudanças.
Fui ver uns videos para a CB650R e fiz o ajuste através das roscas superiores e inferiores destinadas ao efeito (a verde na imagem).
(https://i.imgur.com/rFAF1Gzl.png)
Para meter mudanças acima eu tenho por hábito pressionar ligeiramente o pedal antes de o pressionar para entrar.
Retira a folga e as mudanças entram de forma mais fácil.
Agora depois do ajuste fiquei com a sensação que essa pequena folga se perdeu e que as mudanças entram de forma um pouco mais rígida, brusca!
Será só impressão minha ou isto tem algum truque para manter a folga? :pensador:
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Certamente é só impressão, esse ajuste serve apenas para movimentar o pedal para um posição mais acima ou mais abaixo.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
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Talvez e possivelmente devido à qualidade das botas não te apercebas da folga e não a estejas a sentir bem.
Experimenta com outro calçado.
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Eu também fiquei com ideia que o ajuste ali seria apenas para posicionar o pedal ao nosso gosto.
Mas hoje até levei os ténis e de facto parece-me que a tal folga deixou de existir. Nao sinto a folga como sentia antes (sempre usei estes ténis até comprar as botas) e parece que ao acionar a mudança faz agora um “treck”bem mais seco…
Vou colocar de novo na afinação original para ver se continua.
Ou então estou pararanoico
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:smiley:
Certamente alguma coisa fizeste.
Experimenta colocar na afinação original e se se mantiver o mesmo então algo se passa. :pensador:
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Não tive ainda tempo, mas assim que puder vou fazer isso mesmo.
Hoje de manhã acionei o pedal com a mão para cima/baixo e de facto a folga é no máximo 3mm.
Tenho quase a certeza que antes era pelo menos o dobro.
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Vamos ver se consigo dar uma ajuda usando a fotografia que aqui foi colocada.
(https://i.imgur.com/rFAF1Gzl.png)
Na bola de cima, imediatamente à esquerda tem o comando, propriamente dito, da caixa de velocidades ao qual está ligado um braço ligeiramente triangular ao qual se liga o tirante marcado na imagem.
(https://i.postimg.cc/cC6fPhxK/step-4b.jpg)
É essa peça trinagular que tem de ser ajustada, ou seja, desapertar o parafuso que faz o aperto da peça no comando da caixa (o veio desse comando tem dentes), desencaixar a peça triangular e voltar a encaixar "rodando" o numero de dentes necessários para que o pedal (cá em baixo) fique na posição mais conveniente. Depois de estar na posição que se pretende, aperta-se novamente o parafuso da peça triangular.
O tirante marcado na foto, serve fazer um "ajuste fino" desta afinação, ou seja, um "niquinho" mais para cima, ou para baixo, para que o pedal fique na posição exacta.
Poderá acontecer que mexendo só no tirante seja suficiente pois o pedal já está, mais ou menos, na posição correcta e assim só se faz a "afinação fina"... mas não me parece que seja este o caso pois foi dito no post inicial que "notei que tinha que colocar a ponta do pé quase na vertical, para conseguir ficar por baixo do pedal" o que interpreto como o pedal estando completamente fora da posição correcta (para o calçado usado).
Espero ter ajudado.
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Cá vai a minha contribuição..
O ajuste é feito no tirante, tal como inicialmente referias.
A posição no veio estriado é fixa e deve ter um ponto que deve ser alinhado com a abertura da alavanca que ai está apertada.
O comprimento do tirante tem medida especifica de fabrica, mas o ajuste para o teu pé deverá ser feito por aí.
Começa por colocar os valores de fabrica e tens o teu ponto de partida.
Podes verificar aqui e fazer o download do manual de serviço:
Pagina 255
11-23
https://drive.google.com/file/d/1Cu03eyv8L0PAkxTp4f7ANDC0H8fvzRZO/view (https://drive.google.com/file/d/1Cu03eyv8L0PAkxTp4f7ANDC0H8fvzRZO/view)
Espero ter ajudado.
:sportbike:
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Muito obrigado a ambos! Já aprendi mais qualquer coisa hoje :you.bet:
No fim de semana vou dedicar-me a isso, depois comento como correu.
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Cá vai a minha contribuição..
O ajuste é feito no tirante, tal como inicialmente referias.
A posição no veio estriado é fixa e deve ter um ponto que deve ser alinhado com a abertura da alavanca que ai está apertada.
O comprimento do tirante tem medida especifica de fabrica, mas o ajuste para o teu pé deverá ser feito por aí.
De facto no manual é isso que está indicado mas, essa marca (o ponto no veio estriado) e a medida do tirante não servirá somente para ser a "posição standard" à saida da fábrica?
Não vejo o porque de não se poder "rodar" a alavanca (dentro de limites aceitáveis) no veio estriado.
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Cá vai a minha contribuição..
O ajuste é feito no tirante, tal como inicialmente referias.
A posição no veio estriado é fixa e deve ter um ponto que deve ser alinhado com a abertura da alavanca que ai está apertada.
O comprimento do tirante tem medida especifica de fabrica, mas o ajuste para o teu pé deverá ser feito por aí.
De facto no manual é isso que está indicado mas, essa marca (o ponto no veio estriado) e a medida do tirante não servirá somente para ser a "posição standard" à saida da fábrica?
Não vejo o porque de não se poder "rodar" a alavanca (dentro de limites aceitáveis) no veio estriado.
Eu acho que não amigo pjmartinho.
Nos manuais das minhas Suzuki é exactamente o mesmo principio.
O ponto que está marcado no veio vai garantir que o angulo formado entre as alavancas superior e inferior seja identico, e que subir ou baixar relação vai ter o mesmo curso/movimento no pedal.
(https://i.imgur.com/CJXTypc.png)
Assim a rotação no ponto B (pedal) é identico ao A(veio).
Por isso alterar o angulo no ponto A (retirando este do ponto medio de referencia) irá certamente alterar a amplitude da rotação no veio da caixa. Subir e baixar relação fica diferente. não sei se ficará melhor ou pior...
No extremo, se ficar diametralmente oposto no ponto de referencia, fica ao estilo moto GP.... 1ª para cima e o resto para baixo no pedal. :)
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Embora me pareça que na ultima imagem colocada, o ponto B é a parte do pedal onde se encosta o sapato para mudar a mudança e o ponto de rotação desse pedal é aquele ponto à direita mesmo por cima dos 5.0mm.
De qualquer forma, a explicação faz sentido sobretudo no que diz respeito ao curso do movimento do pedal :nice:
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Também afinei o seletor de mudanças na minha cb500x e não notei nada de anormal depois disso, só ficou mais confortável para a posição do pé.
Basta uma volta nas porcas para o pedal subir ou descer 10 mm por isso penso que não será por aí que se vai notar grande diferença no ângulo superior e inferior.
Atenção que a porca junto ao pedal é rosca esquerda.
Só se nota diferença se a afinação requerer muitas voltas.
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Companheiro Rodrigues1, eu não me queixo do angulo. Aliás, depois da afinação ficou no ponto.
Queixo-me sim a falta de folga que antes tinha e de uma certa rigidez ao entrar a mudança.
Passei a ouvir um ruído bem mais metálico e mais seco do que o que se ouvia antes.
Amanhã já vou voltar a este tema e depois conto como correu.
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Fim de semana com um par de horitas dedicadas à menina.
Desapertei ambas as porcas travão em cima e em baixo.
Regulei para a posição anterior/original (cerca de 1,5 cm abaixo).
Apertei e fui dar uma volta rápida.
Com as botas senti de novo a dificuldade em encaixar a biqueira debaixo do pedal, sem ter que colocar a bota em posição mais vertical.
Também me ocorreu que por estar habituado às botas e ténis anteriores se calhar é melhor deixar passar a fase de habituação a esta bota com biqueira e solas bem mais espessas.
Curioso: a folga parece que voltou? :pensador:
De volta à garagem, voltei a desapertar, ajustar 1 cm para cima para dar um bocadinho de folga à bota, apertei de novo.
Nova volta, desta vez de 30mins. Bem mais confortável a engrenar mudanças com as botas :nice:
Em relação à folga: parece-me agora tudo normal :???:
Não sei o que terei eventualmente feito mal da primeira vez, mas agora já consigo dar aquele pequeno empurrão antes de engrenar a mudança.
O que ainda noto é ao engrenar um som um pouco mais seco e metálico.
Mas para ser honesto, se calhar nunca prestei muita atenção antes de fazer este ajuste e agora que mexi "parece" diferente.
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Ontem na garagem olhei nesta posição para o pedal de mudanças e notei um ligeiro desvio.
Isto é normal ou de facto está meio torto e devia estar alinhado com o apoio?
Alguém com uma CB650R que possa comprar, por favor?
Há uns meses deixei a moto cair para o lado esquerdo (ok, foi mais "apoiar devagarinho" no chão!), parado/estacionado.
Na altura pareceu-me tudo OK à excepção de um ligeiro arranhão no slider, mas agora que olhei com mais atenção aparenta estar ligeiramente curvado para dentro.
(https://i.imgur.com/bEBGhC9l.jpg)
(https://i.imgur.com/XKPrYR6l.jpg)
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Eu hoje vou ver o meu. Digo-te em breve.
Manda-me MP com o teu email. Tenho foto da minha. Não consigo colocar aqui. :confused:
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Isso tá metido para dentro.
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Ontem na garagem olhei nesta posição para o pedal de mudanças e notei um ligeiro desvio.
Isto é normal ou de facto está meio torto e devia estar alinhado com o apoio?
Acho que o pedal (parte revestida a borracha) deve estar perpendicular em relação á moto.
Pela foto dá a ideia que esta torcido para dentro, tal como o companheiro MotardFeio referiu.
Se o pedal for em liga de alumínio muito cuidado se tentares leva-lo ao sitio, pois pode partir com alguma facilidade.