Autor Tópico: 2024 V100 Stelvio  (Lida 3904 vezes)

Novembro 09, 2022, 07:32:06, 07:32
Lida 3904 vezes

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Acaba por não ser surpresa nenhuma mas a Moto Guzzi confirmou em EICMA que está a trabalhar na segunda moto equipada com o motor "Compact block".

Trata-se da sucessora da Stelvio, o que na linguagem da marca de Madello Del Lario, significa uma nova Big Adventurer!
« Última modificação: Novembro 09, 2022, 07:43:12, 07:43 por Gentleman rider »

Novembro 09, 2022, 07:56:37, 07:56
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Acaba por não ser surpresa nenhuma mas a Moto Guzzi confirmou em EICMA que está a trabalhar na segunda moto equipada com o motor "Compact block".

Trata-se da sucessora da Stelvio, o que na linguagem da marca de Madello Del Lario, significa uma nova Big Adventurer!
Foi sempre uma receita pouco apelativa.
E a julgar pela tradição Guzzi, vai continuar a ser um daqueles modelos com design para Fanboy's.
Apesar de serem motas muito robustas, falta sempre um pouco de "sal", eu que o diga!
Vamos ver como se sai com este novo motor de refrigeração liquida.
De resto, tal como é habitual na marca, a qualidade vê-se e sente-se em cada componente.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 26, 2023, 18:23:49, 18:23
Responder #2

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Será sempre uma boa nova haver um novo modelo da Moto Guzzi  :palmas:

Vamos é ver se não vem demasiado pesada, por exemplo, e como virá em termos de equipamento e sistemas.




Motor da V100 Mandello praticamente sem mudanças. Mais pesadota (cerca de 245Kg) mas seria espectável, infelizmente.

https://www.cycleworld.com/motorcycle-reviews/moto-guzzi-stelvio-first-ride-review/
« Última modificação: Outubro 26, 2023, 22:54:53, 22:54 por Hemisaro »

Outubro 29, 2023, 22:29:54, 22:29
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...
Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 22, 2024, 19:47:06, 19:47
Responder #4

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 600
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve
i=sUjpCVcQMVw38Jc-

Fevereiro 22, 2024, 21:58:38, 21:58
Responder #5

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...
Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...
Em termos de tecnologia esta tem a mais que a minha o windscreen com ajuste eletrico e o motor de refrigeração líquida com mais 22CV.
A minha não tem jantes tubeless mas o modelo de 2020 já tem. De resto têm o mesmo nível de equipamento.
Anterior a 2019 só alguns modelos premium tinham este nível!

O design é mais do mesmo, a anterior Stelvio era muito parecida a esta (feia que até dói) mas gostos não se discutem...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 22, 2024, 23:47:50, 23:47
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...
Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...
Em termos de tecnologia esta tem a mais que a minha o windscreen com ajuste eletrico e o motor de refrigeração líquida com mais 22CV.
A minha não tem jantes tubeless mas o modelo de 2020 já tem. De resto têm o mesmo nível de equipamento.
Anterior a 2019 só alguns modelos premium tinham este nível!

O design é mais do mesmo, a anterior Stelvio era muito parecida a esta (feia que até dói) mas gostos não se discutem...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Exactamente, "quem feio ama, bonito lhe parece"
Funciona sempre e para todos, a não ser que haja uma maioria a gostar do mesmo... :D

Sobre a tecnologia, julgava que já tivesse coisas novas...
A V100 mandello apareceu com aqueles adereços aerodinâmicos electrónicos e julgava que tivesse algo mais de novo...  :pensador: :toma:
O display com conectividade já deve ter recebido um upgrade com outras funções (radar4d - que funções? travagem automatica ou só aviso de potencial embate? ajuste electrónico suspensão...), não?
Sobre este motor derivado da Mandello, deverá ter a o resto da alma que te queixas que o teu está limitado, não?
E repara, 115cv nem sequer é um motor demasiado potente, é antes mais que suficiente e bem capaz.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 23, 2024, 07:00:24, 07:00
Responder #7

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...
Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...
Em termos de tecnologia esta tem a mais que a minha o windscreen com ajuste eletrico e o motor de refrigeração líquida com mais 22CV.
A minha não tem jantes tubeless mas o modelo de 2020 já tem. De resto têm o mesmo nível de equipamento.
Anterior a 2019 só alguns modelos premium tinham este nível!

O design é mais do mesmo, a anterior Stelvio era muito parecida a esta (feia que até dói) mas gostos não se discutem...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Exactamente, "quem feio ama, bonito lhe parece"
Funciona sempre e para todos, a não ser que haja uma maioria a gostar do mesmo... :D

Sobre a tecnologia, julgava que já tivesse coisas novas...
A V100 mandello apareceu com aqueles adereços aerodinâmicos electrónicos e julgava que tivesse algo mais de novo...  :pensador: :toma:
O display com conectividade já deve ter recebido um upgrade com outras funções (radar4d - que funções? travagem automatica ou só aviso de potencial embate? ajuste electrónico suspensão...), não?
Sobre este motor derivado da Mandello, deverá ter a o resto da alma que te queixas que o teu está limitado, não?
E repara, 115cv nem sequer é um motor demasiado potente, é antes mais que suficiente e bem capaz.
É isso tudo.

Esta penso que ainda não tem radar de auxílio à travagem, pelo menos nada disso é referido nas specs. Os apêndices aerodinâmicos da V100 também não estão presentes neste modelo e a regulação das suspensões dianteira é traseira são manuais tal como na minha. Tem 5 modos de condução quando a minha só tem 3 e relativamente ao infotainment é exatamente igual ao meu. Tem conectividade ao smartphone e ainda a possibilidade de utilizar a App da Motoguzzi para acompanhar o mapa no quadrante e controlo lar o telefone a partir do guiador mas não têm Android Auto nem car play o que já é equipamento de série em qualquer Chinesa!
E por aí vai a história, a minha de 2019  tem igualmente travagem Brembo com ABS de duplo canal, suspensão KYB na minha, Sach na Stelvio, tube na minha tubeless na Stelvio.
Em suma, a Guzzi é sempre equipada com mecânica robusta e com muita margem de segurança, a minha tem 850cc e 80cv e um torque considerável que agora não me recordo (chamo-lhe carinhosamente o meu pequeno trator) e a Stelvio com 100cc tem apenas mais 22 ou 25cv, é o que é.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 23, 2024, 09:34:22, 09:34
Responder #8

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
a Moto Guzzi Stelvio é FEIA?????  :animated-smileys-angry-049:

A moto está bem bonita de todas as maneiras e visões...... a BMW GS é que é FEIA, Horrivel! isso ninguém fala!

Sinceramente, não desrespeitando os gostos de ninguém, a moto está excelente e é uma evolução brutal!

Tenho curiosidade em experimentar, o motor é o V100 Mandelo.

Se a marca for bem trabalhada, vai vender!  :nice:

Fevereiro 23, 2024, 13:06:26, 13:06
Responder #9

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Avaliar uma Moto Guzzi pelos números é não entender o que esta marca é para os seus, poucos mas fanáticos, seguidores. A Guzzi vale por aquelas características intangíveis como tradição e carácter.

A Stelvio devia ter sido o primeiro modelo da plataforma V100 a ser lançado pois vai, certamente, vender mais do que a Mandello.

A marca pode, e deve, lançar mais modelos muito interessantes com este motor:

Uma Griso, uma Le Mans, etc.

O passado da marca é muito rico e facilmente fonte de inspiração.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2024, 13:12:20, 13:12 por Gentleman rider »

Fevereiro 23, 2024, 15:03:19, 15:03
Responder #10

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Avaliar uma Moto Guzzi pelos números é não entender o que esta marca é para os seus, poucos mas fanáticos, seguidores. A Guzzi vale por aquelas características intangíveis como tradição e carácter.

A Stelvio devia ter sido o primeiro modelo da plataforma V100 a ser lançado pois vai, certamente, vender mais do que a Mandello.

A marca pode, e deve, lançar mais modelos muito interessantes com este motor:

Uma Griso, uma Le Mans, etc.

O passado da marca é muito rico e facilmente fonte de inspiração.

 :nice: :nice: :nice: :nice: :nice: :nice:

Fevereiro 25, 2024, 15:19:29, 15:19
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...
Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...
Em termos de tecnologia esta tem a mais que a minha o windscreen com ajuste eletrico e o motor de refrigeração líquida com mais 22CV.
A minha não tem jantes tubeless mas o modelo de 2020 já tem. De resto têm o mesmo nível de equipamento.
Anterior a 2019 só alguns modelos premium tinham este nível!

O design é mais do mesmo, a anterior Stelvio era muito parecida a esta (feia que até dói) mas gostos não se discutem...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Exactamente, "quem feio ama, bonito lhe parece"
Funciona sempre e para todos, a não ser que haja uma maioria a gostar do mesmo... :D

Sobre a tecnologia, julgava que já tivesse coisas novas...
A V100 mandello apareceu com aqueles adereços aerodinâmicos electrónicos e julgava que tivesse algo mais de novo...  :pensador: :toma:
O display com conectividade já deve ter recebido um upgrade com outras funções (radar4d - que funções? travagem automatica ou só aviso de potencial embate? ajuste electrónico suspensão...), não?
Sobre este motor derivado da Mandello, deverá ter a o resto da alma que te queixas que o teu está limitado, não?
E repara, 115cv nem sequer é um motor demasiado potente, é antes mais que suficiente e bem capaz.
É isso tudo.

Esta penso que ainda não tem radar de auxílio à travagem, pelo menos nada disso é referido nas specs. Os apêndices aerodinâmicos da V100 também não estão presentes neste modelo e a regulação das suspensões dianteira é traseira são manuais tal como na minha. Tem 5 modos de condução quando a minha só tem 3 e relativamente ao infotainment é exatamente igual ao meu. Tem conectividade ao smartphone e ainda a possibilidade de utilizar a App da Motoguzzi para acompanhar o mapa no quadrante e controlo lar o telefone a partir do guiador mas não têm Android Auto nem car play o que já é equipamento de série em qualquer Chinesa!
E por aí vai a história, a minha de 2019  tem igualmente travagem Brembo com ABS de duplo canal, suspensão KYB na minha, Sach na Stelvio, tube na minha tubeless na Stelvio.
Em suma, a Guzzi é sempre equipada com mecânica robusta e com muita margem de segurança, a minha tem 850cc e 80cv e um torque considerável que agora não me recordo (chamo-lhe carinhosamente o meu pequeno trator) e a Stelvio com 100cc tem apenas mais 22 ou 25cv, é o que é.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Quantas vezes te deixou apeado?
Então não vale falar mal... Para isso já chega piaggio e triumph  :D ::P:
Antes rudimentar bruta com alguma electrónica pipi e sem actualizações ao longo dos anos do que estarem sempre a inventar e sempre com problemas (de outras marcas)...

É uma marca a ter em consideração quando um hondista está farto de honda mas tem receio de ir para o desconhecido...

Mas estava mesmo convicto que tivessem feito alguma actualização ao software e tivessem acrescentado funções.
Mas se dizes que tem funções qb, não tenho nada a discutir.

Sobre a diferença de potência, deverá dar para uma velocidade de topo uns 10/15kmh acima da V85TT, não?!
Esse acréscimo pode ser desnecessário para muitos mas para outros tantos pode ser suficiente para a terem em conta... até porque a concorrência apresenta ainda assim valores acima...

Não desgosto da V85TT mas não é mesmo o estilo de moto que aprecio.
Esta V100 Stelvio está quase lá.
Aliás... um tosta mista da V100 Stelvio e a V100 Mandello e poderia surgir a máquina perfeita (para mim) (chamar de "máquina" é de propósito).  :D :lolol:
Mas esta V100 Mandello, está um pouco na linha da nova Suzuki GSX-S1000GX (que tem um motorzão), até da Energica Experia, entre outros modelos - uma tendência.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2024, 15:24:47, 15:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 26, 2024, 23:00:32, 23:00
Responder #12

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
O que eu disse da Stelvio ser feia que dói é referente ao anterior modelo. e reafirmo. É feia que doí.

Relativamente ao carisma da Guzzi, eu sou o primeiro a reconhece-lo e pese embora não tenha sido uma mota que comprei por opção (não vale a pena contar novamente a estória) é uma mota que aprendi a adorar e recuso vende-la.

Números à parte, a V85TT (Versão 2019) apresenta números muito interessantes para a gama ainda que fique aquém da concorrência, mas por outro lado é uma máquina que como diz o 2Low nunca me deixou a pé nem tão pouco me deu qualquer problema.

Relativamente aos gadjet's a Guzzi mantém a tradição, ou seja, deu um salto qualitativo em 2019 e pouco mudou até 2024. Na verdade também não falta muita coisa. Falta um radar de assistência à travagem que qualquer Chinesa hoje em dia já trás de serie e o sistema de deteção de ângulo morto. No caso da minha falta ainda as jantes tubless, que o modelo de 2020 já tem e a Stelvio também.

Ainda no que diz respeito ao estilo à Mandelo está muito bonita, já a Stelvio não se destaca da concorrência.

Se querem falar bem ou mal das marcas então temos de nos lembrar que tanto o serviço pós venda bem como a assistência técnica da Guzzi está entre os piores do setor, e desengane-se quem pensa que é um problema do nosso País porque não é. Se do lado de cá do Atlântico é mau acreditem que do lado de lá é bem pior. O lead time para receber peças tão simples como um filtro de óleo anda nos 3 meses, por cá consigo comprar entre duas a quatro semanas mas tenho de encomendar via Hungria porque na marca custa mais do dobro e nunca chega antes de quatro a cinco semanas. Para piorar ainda mais a situação é preciso dizer que os serviços técnicos são de um amadorismo gritante. (penso que já contei por aqui o ultimo episódio que tive na oficina do concessionário em 2020 e nunca mais lá voltei) a coisa é tão complicada que para uma tarefa tão simples como apagar o ícone de manutenção (ícone chave bocas) só é possível com recurso ao software original da Piaggio (custou 600 paus com a máquina de diagnóstico).

Vale a robustez e fiabilidade destas máquinas totalmente montadas à mão que não recorre a componentes oriundos da Ásia (dizem eles!!!) e usa apenas componentes e dispositivos Premium. A minha já conta 40.000 e adoro cada vez mais o raio da mota mas... não sou fanático nem adiro a "clubites" e não vendo nenhuma das minhas motas mas não descanso enquanto não for busca a BMW e não tem nada que ver com marcas, fiz uns quilómetros valentes com uma e sei do que gostei (muito) e porque quero uma para mim, mesmo sendo feia que até doí, porque também acho que é, reconheço que é uma máquina fantástica, tão bem concebida e equilibrada que ao fim de alguns minutos com ela na estrada já me sentia tão à vontade para fazer avarias como se a conhece-se há meses (que diga o dono dela de sua justiça que seguia atrás de mim de Guzzi  ::P:). Ora isto não foi mérito meu que até nem sou grande artista, o mérito é dos engenheiros que conceberam uma máquina na qual um tipo se encaixa com tanta facilidade. Depois é uma mota que tem tudo e mais um par de botas, quer em termos de motor como de equipamento!

Assim, números à parte, porque os da BMW são muito interessantes (especialmente o preço), adoro a minha Guzzi por ser uma obra de arte com rodas mas estou apaixonado pela GS por ser uma mota do caraças!!!!(feia que até doí)
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 29, 2024, 01:38:50, 01:38
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
No caso da minha falta ainda as jantes tubless, que o modelo de 2020 já tem e a Stelvio também.

Podes converter.
Compras as válvulas e esta fita de vedação.

As gadgets que referes, talvez porque nunca as tive, sinto que vivo confortavelmente sem elas.
Agora chamar a assistência em viagem porque se furou uma camera de ar.. não faz sentido.
Sobretudo quando com tubeless se repara um furo em minutos.


Fevereiro 29, 2024, 06:46:42, 06:46
Responder #14

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
No caso da minha falta ainda as jantes tubless, que o modelo de 2020 já tem e a Stelvio também.

Podes converter.
Compras as válvulas e esta fita de vedação.

As gadgets que referes, talvez porque nunca as tive, sinto que vivo confortavelmente sem elas.
Agora chamar a assistência em viagem porque se furou uma camera de ar.. não faz sentido.
Sobretudo quando com tubeless se repara um furo em minutos.
Obrigado dfelix,

Já vi alguns indivíduos que optaram por essa solução mas depois ninguém dá feedback.  Não sei se é bom se é mau.!

Tens alguma experiência com essa solução? Eu estou muito tentado porque tenho feito viagens de longa distância para fora do País e vou sempre com essa preocupação.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 29, 2024, 09:44:12, 09:44
Responder #15

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 225
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
No caso da minha falta ainda as jantes tubless, que o modelo de 2020 já tem e a Stelvio também.

Podes converter.
Compras as válvulas e esta fita de vedação.

As gadgets que referes, talvez porque nunca as tive, sinto que vivo confortavelmente sem elas.
Agora chamar a assistência em viagem porque se furou uma camera de ar.. não faz sentido.
Sobretudo quando com tubeless se repara um furo em minutos.
Obrigado dfelix,

Já vi alguns indivíduos que optaram por essa solução mas depois ninguém dá feedback.  Não sei se é bom se é mau.!

Tens alguma experiência com essa solução? Eu estou muito tentado porque tenho feito viagens de longa distância para fora do País e vou sempre com essa preocupação.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
JoãoPVCarvalho,
Eu já vi um mecânico de moto, com uma hornet das antigas, usando uma solução interessante que é:
Corta-se uma câmara de ar no centro do diâmetro externo, instala na roda e monta o pneu com as bordas de borracha para fora da jante. Infla o pneu e após conferir o posicionamento correto e pressão, retira com um estilete as sobras externas da câmara. Ficou perfeito e seguro. Para sua tranquilidade, pode usar essa solução em conjunto com a fita.....
Saudações de um lugar que tinha tudo pra ser o paraíso.....mas....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Fevereiro 29, 2024, 10:27:04, 10:27
Responder #16

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A maioria do pessoal que coloca tubeless nem faz nenhuma vedação e não da problemas.

Nas jantes das GS 800 e das África Twin e normal fazer-se… na Guzzi não sei, e questão de tentar.

Se o João quiser, pode-se tentar  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 24, 2024, 23:05:27, 23:05
Responder #17

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
A maioria do pessoal que coloca tubeless nem faz nenhuma vedação e não da problemas.

Nas jantes das GS 800 e das África Twin e normal fazer-se… na Guzzi não sei, e questão de tentar.

Se o João quiser, pode-se tentar  :nice:

Não tinha visto a tua resposta.

O João quer. Claro!  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Durante a semana já te ligo para falar do assunto.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Março 25, 2024, 12:41:41, 12:41
Responder #18

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 25, 2024, 14:17:31, 14:17
Responder #19

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Tens alguma experiência com essa solução?

Fiz a alteração prai em 2020. Tem funcionado na perfeição.

Preciso de em breve fazer uma afinação aos raios.. pois já passou algum tempo e as jantes já levaram bastante porrada entretanto.
É bem provável que precise de retirar e voltar a colocar nova tela... caso se não os conseguir afinar devido à cola da tela.

Eu já vi um mecânico de moto, com uma hornet das antigas, usando uma solução interessante que é:

As hornets nunca tiveram jantes de raios...
O problema das jantes raiadas é que cada raio é uma potencial fuga de ar..
« Última modificação: Março 25, 2024, 14:20:55, 14:20 por dfelix »

Março 25, 2024, 14:49:53, 14:49
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tens alguma experiência com essa solução?

Fiz a alteração prai em 2020. Tem funcionado na perfeição.

Preciso de em breve fazer uma afinação aos raios.. pois já passou algum tempo e as jantes já levaram bastante porrada entretanto.
É bem provável que precise de retirar e voltar a colocar nova tela... caso se não os conseguir afinar devido à cola da tela.

Eu já vi um mecânico de moto, com uma hornet das antigas, usando uma solução interessante que é:

As hornets nunca tiveram jantes de raios...
O problema das jantes raiadas é que cada raio é uma potencial fuga de ar..

Fizeste a alteracao com o resto de uma camera de ar ou usaste alguma fita especifica???
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 25, 2024, 15:20:39, 15:20
Responder #21

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Em 2024 a Guzzi oferece a V85 na versão Strada com jantes monobloco. A melhor das versões sem dúvida.

Não percebo esta moda das jantes raiadas em motos para andar na estrada.

Nos anos 70 as marcas começaram a abandonar as jantes raiadas nas motos de estrada por boas razões. 50 anos depois a mata esquece-se disso  :smiley:

Março 25, 2024, 15:37:39, 15:37
Responder #22

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 225
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Tens alguma experiência com essa solução?

Fiz a alteração prai em 2020. Tem funcionado na perfeição.

Preciso de em breve fazer uma afinação aos raios.. pois já passou algum tempo e as jantes já levaram bastante porrada entretanto.
É bem provável que precise de retirar e voltar a colocar nova tela... caso se não os conseguir afinar devido à cola da tela.

Eu já vi um mecânico de moto, com uma hornet das antigas, usando uma solução interessante que é:

As hornets nunca tiveram jantes de raios...
O problema das jantes raiadas é que cada raio é uma potencial fuga de ar..
Neste caso é raiada.....
Não é exatamente esta abaixo.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Março 27, 2024, 15:20:19, 15:20
Responder #23

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Neste caso é raiada.....

Isso são jantes aftermarket...
E pela disposição dos raios (fixos nos bordos), são concebidas para ser tubeless.  ;)

Abril 04, 2024, 22:02:29, 22:02
Responder #24

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Em 2024 a Guzzi oferece a V85 na versão Strada com jantes monobloco. A melhor das versões sem dúvida.

Não percebo esta moda das jantes raiadas em motos para andar na estrada.

Nos anos 70 as marcas começaram a abandonar as jantes raiadas nas motos de estrada por boas razões. 50 anos depois a mata esquece-se disso  :smiley:
Caro Gentleman,

Esse comentário nem parece teu!!!
Esse comentário tem tanto de descabido que só posso recomendar uma leitura mais atenta sobre o modelo V85TT.

Depois há muito mais a dizer sobre as vantagens das jantes raiadas vs mono bloco num modelo Trail.

Agora o que podemos questionar é porque raio gajos como eu compram trails para andar na estrada.
Enfim, no meu caso a resposta é simples. Há motas para todos os malucos é a mim deu-me para aqui.


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
« Última modificação: Abril 04, 2024, 22:03:50, 22:03 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 06, 2024, 12:16:00, 12:16
Responder #25

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Depois há muito mais a dizer sobre as vantagens das jantes raiadas vs mono bloco num modelo Trail.

Vantagens para quem faz fora de estrada e manda muita porrada nas jantes. Quantas trails alguma vez fazem terra na vida? Muito poucas.

Eu li os ensaios da 2024 V85 e vários jornalistas enalteceram a versão Strada precisamente pelas jantes monobloco.

Agora o que podemos questionar é porque raio gajos como eu compram trails para andar na estrada.
Enfim, no meu caso a resposta é simples. Há motas para todos os malucos é a mim deu-me para aqui.

Isso é outra coisa que eu também não entendo mas como dizes cada maluco com a sua pancada.

Quanto a mim valorizo sobretudo a dinâmica da moto e por isso nunca me passaria pela cabeça comprar uma trail, pior ainda se vier com jantes raiadas.

Abril 09, 2024, 00:25:24, 00:25
Responder #26

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Vantagens para quem faz fora de estrada e manda muita porrada nas jantes.

A beleza também é uma vantagem.
Em trails e sobretudo neoclássicas, fica mais apelativo.

Quanto a mim valorizo sobretudo a dinâmica da moto e por isso nunca me passaria pela cabeça comprar uma trail, pior ainda se vier com jantes raiadas.

No que diz respeito à dinâmica da moto, o facto de serem monobloco ou raios é quase insignificante comparativamente ao que influencia o tamanho da jante e a borracha que se escolhe.



Abril 09, 2024, 10:14:50, 10:14
Responder #27

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A beleza também é uma vantagem.
Em trails e sobretudo neoclássicas, fica mais apelativo.

Curiosamente eu acho que uma moto fica sempre mais bonita com jantes monobloco.

Provavelmente dizes o mesmo da moda dos pneus de estrada com "look offroad"

No que diz respeito à dinâmica da moto, o facto de serem monobloco ou raios é quase insignificante comparativamente ao que influencia o tamanho da jante e a borracha que se escolhe.

Equipadas com o mesmo tamanho de jante e pneu a moto que tiver jantes de raios vai ter sempre uma direcção mais lenta, travar menos, etc etc. Uma pequena diferença de peso estático resulta numa diferença apreciável de efeito giroscópico.
« Última modificação: Abril 09, 2024, 18:02:58, 18:02 por Gentleman rider »

Abril 14, 2024, 18:58:52, 18:58
Responder #28

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Curiosamente eu acho que uma moto fica sempre mais bonita com jantes monobloco.

É legitimo.

Pessoalmente acho que há motos, sobretudo nas neoclassicas cujas versões de jante monobloco só justifica mesmo pela redução de custos.
Pois o resultado é deveras... "mal parido".

Provavelmente dizes o mesmo da moda dos pneus de estrada com "look offroad"

Sim, se criar harmonia visual no conjunto sem interferir na condução... perfeito.
Já "pneus de tacos" ou pneus "balão" apenas por show off... acho ridículo.

Equipadas com o mesmo tamanho de jante e pneu a moto que tiver jantes de raios vai ter sempre uma direcção mais lenta, travar menos, etc etc. Uma pequena diferença de peso estático resulta numa diferença apreciável de efeito giroscópico.

No caso da minha scrambler, a jante é mais leve do que a maioria das jantes monobloco que tive/tenho em outras motos.
Não sei como será com outras, nomeadamente ADVs bem mais potentes e equipadas com rodas de maior diâmetro.
A apontar limitações será no campo da manutenção e não propriamente na dinâmica.

Entrar nesse nível de especificidade só fará sentido num contexto de trackdays e performances cronometradas.
Mas essa não é a orientação de quem adquire motos de dos segmentos que referi.

Além de que estar a decidir por algo que pareça menos apelativo por uma especificidade técnica para depois continuar a ser lento... é só meio parvo!  :)

Já tive enorme ceticismo com este tema das jantes.
No presente acho que é bastante irrelevante perante um vasto de número de coisas que têm maior influência.

Por exemplo...
As maiores limitações da minha scrambler não são as jantes.
É a posição de condução direita com pés demasiado baixos... e ainda assim dá para incomodar muita gente em estradas de montanha.

As maiores limitações duma V85 para mim não são as jantes.
É aquele escalonamento de caixa e a dificuldade que implica manter tracção com um cardã.

As jantes mais premium em materias mais exóticas que possam ser instaladas em qualquer um destes modelos não trará qualquer benificio porque estas dificilmente serão a sua principal limitação.

Abril 15, 2024, 10:22:53, 10:22
Responder #29

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Numa estrada de curvas uma Harley bagger bem conduzida foge a uma Fireblade com um inciado em cima. Isso é irrelevante.

E no limite é o mais inconsciente, e não o mais capaz, dos motociclistas que anda mais depressa na estrada.

Mas... o prazer de conduzir uma moto leve, com suspensões bem acertada, geometria desportiva nunca é igualado por uma moto de aventura ou retro com jantes raiadas. Seja a que velocidade for.

Há quem não ligue a isso, eu compreendo.

Eu dou mais importância à dinâmica do que à estética. a condução é a parte que mais me atrai numa moto.

Voltando à V85, a Strada é simultaneamente a melhor e a mais barata das versões 2024, para mim é no brainer.
« Última modificação: Abril 15, 2024, 10:26:01, 10:26 por Gentleman rider »

Abril 15, 2024, 15:44:30, 15:44
Responder #30

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Mas... o prazer de conduzir uma moto leve, com suspensões bem acertada, geometria desportiva nunca é igualado por uma moto de aventura ou retro com jantes raiadas. Seja a que velocidade for.

O "prazer de conduzir" é uma temática predominantemente emocional.
Consequentemente é algo bastante individual.
E susceptível a mudanças.

Eu dou mais importância à dinâmica do que à estética. a condução é a parte que mais me atrai numa moto.

É uma prioridade perfeitamente legítima.
Porém não deixa de ser paradoxal numa discussão em que o tema é Guzzis.

Abril 15, 2024, 16:18:35, 16:18
Responder #31

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
O "prazer de conduzir" é uma temática predominantemente emocional.
Consequentemente é algo bastante individual.
E susceptível a mudanças.

É verdade e legítimo. Preferir uma moto mais pesada e lenta de direcção. Estranho mas aceitável.

É uma prioridade perfeitamente legítima.
Porém não deixa de ser paradoxal numa discussão em que o tema é Guzzis.

Bem pelo contrário, o prazer de condução é central na escolha de uma Guzzi. Para opções racionais existem motos muito melhores.

Também será uma escolha estética para muitos outros. Para mim a componente estética também é importante numa Guzzi, sem dúvida. Mas vou sempre interessar-me pelos modelos mais desportivos da marca. Como acontece em relação à Triumph.

Abril 15, 2024, 19:29:15, 19:29
Responder #32

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Bem pelo contrário, o prazer de condução é central na escolha de uma Guzzi. Para opções racionais existem motos muito melhores.

Concordo totalmente.
Porque "o prazer de condução" é, com já referi várias vezes, algo abstrato e predominantemente emocional.

Ninguém escolhe uma Guzzi pela sua competência dinâmica.
Esse é um atributo racional. E como referes muito bem, para opções racionais existem motos muito melhores.


Abril 15, 2024, 23:23:00, 23:23
Responder #33

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Ninguém escolhe uma Guzzi pela sua competência dinâmica.
Esse é um atributo racional. E como referes muito bem, para opções racionais existem motos muito melhores.

Eu estou à espera que a Moto Guzzi lance uma naked desportiva ou semi-carenada com a plataforma V100. E se for esteticamente apelativa como imagino provavelmente irei comprar.

E ainda que não espere uma moto para rivalizar nas curvas (ou nas rectas) com uma Ducati Streefighter V4 (só um tonto esperaria) espero uma competência dinâmica pelo menos tão boa quanto uma BMW R1250R. Se não tiver a neutralidade e equilíbrio de uma R1250R perco o interesse.

Sobre a racionalidade da competência mecânica aqui vai a minha opinião. A personalidade de uma moto é-lhe dada em 70% pelo motor, 20% pela ciclística (quadro + afinação das suspensões) e 10% pela estética.

Nestes 3 aspectos não se aplica a racionalidade objectiva do que é melhor. Uma V100 Griso poderá (para mim) ser irracionalmente "melhor" do que que a Streetfighter nestes 3 campos.

Já em tudo o resto aplico critérios objectivos. Nada é melhor do que o set up de travagem Brembo de uma SFV4, se a Guzzi tiver menos do que isso é pior.

Umas jantes forjadas com menos peso serão sempre melhores do que umas fundidas (ok, nas jantes também entra a parte estética quando se fala de motos com monobraço como no caso da V100 e da Streetfighter).

A electrónica quanto mais eficaz e menos perceptível a sua intervenção melhor. Nenhuma moto dá mais prazer por ter pior electrónica.

Esta V100 Stelvio é um bom exemplo. Tem o motor certo, mas a geometria e distribuição de pesos errada, as jantes erradas, os travões errados, a graciosidade na estrada errada.
« Última modificação: Abril 15, 2024, 23:29:01, 23:29 por Gentleman rider »

Abril 16, 2024, 03:59:13, 03:59
Responder #34

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
E ainda que não espere uma moto para rivalizar nas curvas (ou nas rectas) com uma Ducati Streefighter V4 (só um tonto esperaria) espero uma competência dinâmica pelo menos tão boa quanto uma BMW R1250R. Se não tiver a neutralidade e equilíbrio de uma R1250R perco o interesse.

Faz todo o sentido colocar uma V100 na mesma categoria da R1250R pois partilham o mesmo handicap.
Ambas têm motor longitudinal. Ambas têm transmissão por veio.
São características que potenciam o respectivo carácter e individualidade. Mas afectam drasticamente a dinâmica comparativamente ás soluções mais banais e corriqueiras que o mercado oferece.

Tanto a BMW como a Guzzi investiram consideravelmente para mitigar algumas destas limitações.
Tanto as 1250 como as V100 reposicionaram o veio de transmissão. E reformularam os sistemas de embraiagem.
Mas não podemos ignorar que isto apenas veio atenuar limitações. Não as veio resolver. Muito menos trazer vantagem face ao standard.

Sobre a racionalidade da competência mecânica aqui vai a minha opinião. A personalidade de uma moto é-lhe dada em 70% pelo motor, 20% pela ciclística (quadro + afinação das suspensões) e 10% pela estética.

Percebo a ideia, mas não compreendo como "personalidade do motor" possa ser sinónimo de "competência mecânica".
Isto assumindo que por "competência mecânica" nos referimos à "dinâmica da moto".  Algo que atrás foi diversas vezes referido como foco da valorização.

Por exemplo, tanto o boxer da BMW como V longitudinal da Guzzi são motorizações que na minha opinião têm bastante personalidade, porém com enormes limitações na sua competência dinâmica.
O triple da Triumph tal como a generalidade das motorizações da Ducati na minha opinião têm bastante personalidade e são muito competentes do ponto de vista dinâmico.
Já como exemplo do extremo oposto, temos o L4 da Honda desprovido de qualquer personalidade mas muito competente.

Tenho alguma dificuldade em lançar uma proporção como a que descreves que traduza a minha preferência.
Mas a fazer algo do género seria qualquer coisa em torno dos 40% motor, 40% ciclística e 20% estética.

Prezo a estética porque não me vejo a comprar uma moto com que visualmente não me identifique.
Também preciso de me identificar com o motor. Porém não consigo atribuir-lhe mais importância que a ciclística.
Acredito que idealmente devem estar em equilibrio.

Essa desproporcionalidade de 70% motor e 20% ciclística é onde quase enquadraria a minha R1200S.
Quando a comprei vinha duma Speed Triple 1050, que não difere muito ao nível de prestações de motor, não tinha propriamente uma ciclística de referência... mas era de longe mais equilibrada e fácil de tirar proveito.
(Ironicamente, a Griso 1200 8V era uma das opções na altura.)

Nestes 3 aspectos não se aplica a racionalidade objectiva do que é melhor. Uma V100 Griso poderá (para mim) ser irracionalmente "melhor" do que que a Streetfighter nestes 3 campos.

Muito honestamente, uma eventual V100 Griso será essencialmente uma V100 Mandello com outra roupagem.
O factor de decisão será predominantemente a estética.
E portanto, esses 10% atribuidos causam-me algum cepticismo.

Mas compreendo perfeitamente o que descreves.
Aliás, isto é o que tenho defendido desde o início ao afirmar que "O "prazer de conduzir" é uma temática predominantemente emocional."
E é também um dos motivos porque não concordo que a tal "competência dinâmica" seja fundamental para o "prazer de conduzir".

Não tenho qualquer dúvida que uma Tracer 900 ofereça melhor "competência dinâmica" que uma uma V100 Mandello.
Porém, iria sempre preferir a Guzzi. Porque me identifico mais. Porque irracionalmente é-me mais apelativa.
Embora adopte soluções que não tenciono voltar a ter em alguma moto que compre no futuro.

Nada é melhor do que o set up de travagem Brembo de uma SFV4, se a Guzzi tiver menos do que isso é pior.

Acho que aqui a questão... é até que ponto justifica uma moto da plataforma V100 adoptar o mesmo equipamento da SFV4.
Não são motos sequer comparáveis na sua génese, prestações, público alvo nem utilização a que se destinam.

Esta V100 Stelvio é um bom exemplo. Tem o motor certo, mas a geometria e distribuição de pesos errada, as jantes erradas, os travões errados, a graciosidade na estrada errada.

Adopta aquilo que se espera para o segmento em que se insere.

« Última modificação: Abril 16, 2024, 04:11:06, 04:11 por dfelix »