Autor Tópico: Top Case´s  (Lida 11635 vezes)

Maio 30, 2017, 09:43:34, 09:43
Lida 11635 vezes

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Pessoal o que usam de Top Case? Haverá uma capacidade mínima opima? Quantos litros acham que uma mala tenha que ter para ser equilibrada?
Umas ficarão melhor em scooters, outras em Trails, penso que esteticamente a escolha também dependerá do veiculo que se possui.

Maio 30, 2017, 10:10:01, 10:10
Responder #1

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Apenas a minha opinião pessoal. Desaconselho o uso de top case em motos.

João  :scooter: :scooter:

Maio 30, 2017, 10:36:06, 10:36
Responder #2

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Depende muito do uso que lhe queiras dar.
Eu tenho na minha CBF600SA uma Givi de 47L, onde cabe dois capacetes desde que bem arrumadinhos.
Para mim dá-me jeito pois foi a única arrumação que tive na moto durante muito tempo e anda sempre lá dentro, óleo para a corrente, um limpa viseiras, a cinta, o saco do capacete e no tempo mais incerto...um fato de chuva.

Para a tua mota (NC750X) e falando em estética, gosto muito de ver a Givi V47.

Tudo depende de gosto, números e para o que precisas!

 :sportbike:

Maio 30, 2017, 11:37:19, 11:37
Responder #3

Tiago Parracho

  • Visitante
Não sei qual o teu orçamento, mas estas opções da Shad, na minha opinião são as melhores, pois permitem-te numa mesma top-case, teres 3 diferentes volumetrias, conforme a tua necessidade:

http://www.andardemoto.pt/equipamentos/noticias/27622-top-case-shad-sh58x-e-sh59x-com-capacidade-variavel/

Maio 30, 2017, 11:40:03, 11:40
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Também uso topcase na minha montada. Não é muito grande pois partilho da opinião do companheiro João Santos.
No entanto fazem falta, não só para o dia à dia mas para viagens longas.

O cuidado que tive em comprar a minha, foi para que não ficasse muito larga pois serviria de vela quando andasse sozinho.

Noto claramente diferenças na condução da minha máquina quanto tenho ou não colocada a topcase.

Tenta ver aquela que se adequa mais às tuas necessidades, sabendo que quando maior for mais capacidade terás e maior será a sua influência na condução.

Maio 30, 2017, 12:24:03, 12:24
Responder #5

las650

  • Visitante
Infelizmente estragam a estética de qualquer moto mas as vantagens são inegáveis.

Não esquecer que para o pendura é um encosto muito confortável e dá mais confiança aos mais 'sensíveis'.
Para mim que viajo com pendura frequentemente tem de ter 47 litros para caber pelo menos 2 capacetes e encosto. :nice:

 :sportbike:

Maio 30, 2017, 12:42:58, 12:42
Responder #6

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Apenas a minha opinião pessoal. Desaconselho o uso de top case em motos.

João  :scooter: :scooter:

Porquê?

Maio 30, 2017, 12:53:51, 12:53
Responder #7

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Desestabiliza qualquer moto. E dentro de cada top case, vem um papel com aviso, para validar o que eu digo.

João  :scooter: :scooter:

Maio 30, 2017, 12:57:26, 12:57
Responder #8

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Não sei qual o teu orçamento, mas estas opções da Shad, na minha opinião são as melhores, pois permitem-te numa mesma top-case, teres 3 diferentes volumetrias, conforme a tua necessidade:

http://www.andardemoto.pt/equipamentos/noticias/27622-top-case-shad-sh58x-e-sh59x-com-capacidade-variavel/

Conheço a marca Shad, mas desconhecia esta mala. Está uma ideia espetacular. Mas o preço ainda é um pouco alto, nao compras por menos de 250€

Maio 30, 2017, 13:05:10, 13:05
Responder #9

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Realmente estou inclinado para a V47. A mala não é para andar diariamente da casa para o trabalho, pois no trabalho tenho a moto guardada e posso deixar em cima do banco o que eu quiser.
O uso será mais para viagens fora, e sobretudo para dar algum conforto e confiança à pendura. os 47 litros não me parecem grandes, porque sempre dá para levar alguma bagagem e dará mais largura de encosto à pendura, mas pode ser, mas podem ser grandes a nivel de estético da moto.
Tenho oportunidade de por também uma de 35 litros, mas parece-me pequena demais para o tipo de utilização. Entre a V46 e a V47 o tamanho mal se deve perceber, mas gosto mais da estética da V47.

Maio 30, 2017, 13:07:03, 13:07
Responder #10

las650

  • Visitante
Desestabiliza qualquer moto. E dentro de cada top case, vem um papel com aviso, para validar o que eu digo.

João  :scooter: :scooter:

Um pendura também desestabiliza. ;)

Maio 30, 2017, 13:10:46, 13:10
Responder #11

las650

  • Visitante
Esteticamente a v47 deixa parecer a v46 uma topcase dos srs das pizzas.

Preço qualidade é das melhores acredita.

E cabem dois integrais grandotes... 

Maio 30, 2017, 14:59:39, 14:59
Responder #12

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu ainda nao uso mas está previsto para breve uma top case nao muito grande e um vidro mais alto... :pensador:
membro numero 16

Maio 30, 2017, 15:31:26, 15:31
Responder #13

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Eu ainda nao uso mas está previsto para breve uma top case nao muito grande e um vidro mais alto... :pensador:

Já alguma em mente?

Maio 30, 2017, 15:35:42, 15:35
Responder #14

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu ainda nao uso mas está previsto para breve uma top case nao muito grande e um vidro mais alto... :pensador:

Já alguma em mente?
Sim vi umas de trinta e tal litros da shad penso eu r outra da givi  equivalente  se já chegam para mim. Depois a dúvida se monolock ou monokey.
O problema é  o suporte que só há com uns ferros que não gosto muito mas....
Deram me o link de um site lá fora que tinha um suporte sem os ferros mas não me parece muito seguro ...
membro numero 16

Maio 30, 2017, 16:32:42, 16:32
Responder #15

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
A Honda não tem nenhum original para a CB?

Maio 30, 2017, 17:21:25, 17:21
Responder #16

las650

  • Visitante

Sim vi umas de trinta e tal litros da shad penso eu r outra da givi  equivalente  se já chegam para mim. Depois a dúvida se monolock ou monokey.
O problema é  o suporte que só há com uns ferros que não gosto muito mas....
Deram me o link de um site lá fora que tinha um suporte sem os ferros mas não me parece muito seguro ...
[/quote]

sistemas diferentes para pesos máximos diferentes.
monolock + ligeiro (ex. 5kg)
monokey + robusto (ex. 15kg)
não sei ao certo quais os valores mas talvez dependam igualmente da moto e sistema de suporte.



Maio 30, 2017, 20:33:13, 20:33
Responder #17

jacare

  • Visitante
Desestabiliza qualquer moto. E dentro de cada top case, vem um papel com aviso, para validar o que eu digo.

João  :scooter: :scooter:

Discordo completamente, independentemente do que diga na top case.
Já tive uma Ténéré 660, uma XJ 600, uma Deauville 650 e actualmente tenho a RT1100 e todas elas com top case.
A unica situação em que a mota ficava menos estável era com a Deauville, quando andava sem pendura e porque a top case era de GIVI de 52, sendo demasiado larga para a mota.
Na BMW ando sozinho, sempre com top case, a velocidade dos 60 aos 160 (ainda recentemente vim de Jerez a média de 140/160 em AE) e nunca senti a mota afetada.
Tem a ver com a aerodinâmica da mota e o tamanho da top case e sim, pode afetar, mas não afeta qualquer mota.
E sobre o tamanho, por experiência acho que a 46/47 é suficiente e ideal; abaixo é muito pequeno, a não ser que seja apenas para guardar um capacete, sem fazer viagens e acima é muito grande e pode afetar a mota.
« Última modificação: Maio 30, 2017, 20:37:51, 20:37 por jacare »

Maio 30, 2017, 21:23:21, 21:23
Responder #18

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Também não percebo porque a givi faz 46 e 47. 1. Litro a mais não dá para uma luva sequer

Maio 31, 2017, 09:53:11, 09:53
Responder #19

rodrigues

  • Visitante
Na Sym Gts nunca precisei de Top-Case pois cabia quase tudo debaixo do banco mas na CB tenho mesmo de andar com a Top mais as malas pois de cada vez que saio para todo o dia gosto de levar quase meia oficina deixando um espaço para o pão com chouriço  ;)

No interior da Top tem uns símbolos dos quais um informa que não deve andar a mais de 130, ok até aí tudo bem se fosse a top a voar sozinha mas vai atrás das minhas costas bem protegida pois sou largo de ombros e vou na posição vertical.

Se formos a ver bem, eu é que deveria levar uma etiqueta na testa a proibir andar a mais de 130 não vá o esqueleto perder algum osso pelo caminho.

Nas situações de naked ou com guiador muito baixo fazendo com que o vento incida mais na Top creio que nesse caso teremos de ter mais cuidado com a rigidez da fixação.

Já circulei muitas vezes a mais de 130 e nunca senti que a Top quisesse ficar pelo caminho nem senti vibrações.




Maio 31, 2017, 11:39:19, 11:39
Responder #20

zepedro

  • Visitante

Sempre achei que as Top Cases eram feias e sempre jurei que se tivesse mota não ia por uma.
Só que ao fim de uns anos a ver o pessoal a deixar casacos e capacetes e eu a andar com eles na mão o dia todo.... Decidi colocar.
E se é para ficar feito que seja muito útil! Coloquei a de 55l da Yamaha e não em arrependo nada.

Mas é verdade tira imensa estabilidade à mota....


ZeP

Maio 31, 2017, 11:40:53, 11:40
Responder #21

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Não esquecer que para o pendura é um encosto muito confortável e dá mais confiança aos mais 'sensíveis'.

Isso de usar como encosto não é capaz de ser má ideia consultar o que diz o manual...
Não vá acontencer como já foi falado aqui, em que a marca vende encosto para a top case mas pelos vistos o suporte não aguenta...  :-\


Maio 31, 2017, 12:29:22, 12:29
Responder #22

las650

  • Visitante
Não esquecer que para o pendura é um encosto muito confortável e dá mais confiança aos mais 'sensíveis'.

Isso de usar como encosto não é capaz de ser má ideia consultar o que diz o manual...
Não vá acontencer como já foi falado aqui, em que a marca vende encosto para a top case mas pelos vistos o suporte não aguenta...  :-\

Sim pode acontecer, de facto. Tem de se ter cuidado e respeitar os limites de cada componente - moto - suporte e mala.
 :nice:

Maio 31, 2017, 15:38:36, 15:38
Responder #23

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Tambem o acessorio chama-se encosto...nao se chama sofá :)

Sentamo-nos de forma diferente numa cadeira que num sofá, fazendo mais força de encosto num sofá que numa cadeira

Junho 02, 2017, 00:20:40, 00:20
Responder #24

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Surgiu uma duvida da qual não sei se me conseguem responder. Na 750X os ferros originais Honda para o suporte da top case é compatível com as bases Givi?
Estes mesmo ferros originais honda também sao compatíveis com os suportes laterais por exemplo das malas laterais Givi V35?

Junho 02, 2017, 08:34:53, 08:34
Responder #25

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Quanto à compatibilidade com a base da givi, não sei mas com as malas laterais..não te safas!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Junho 02, 2017, 09:03:05, 09:03
Responder #26

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Qual é a incompatibilidade?

Junho 02, 2017, 10:33:11, 10:33
Responder #27

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Surgiu uma duvida da qual não sei se me conseguem responder. Na 750X os ferros originais Honda para o suporte da top case é compatível com as bases Givi?
Estes mesmo ferros originais honda também sao compatíveis com os suportes laterais por exemplo das malas laterais Givi V35?
As malas v35 da givi por experiência própria, que tb as tenho tem uns suportes específicos, cumprimentos

Enviado do meu Xiaomi Mi5 através de Tapatalk


Junho 06, 2017, 00:00:16, 00:00
Responder #28

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Para quem tem Top Case Givi V47 que base tem? M5 ou M7? Alguma diferença nas duas, sem ser apenas a estética?

Junho 06, 2017, 09:14:02, 09:14
Responder #29

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Para quem tem Top Case Givi V47 que base tem? M5 ou M7? Alguma diferença nas duas, sem ser apenas a estética?

Não

São diferentes tanto em estética como em performance.
A M7 é mais forte (ten aquele x no meio)

Sao ambas monokey mas sem duvida que acoselho a M7

Aconselhas a M7 apenas por ser mais resistente? Mas em termos de peso, tem as duas capacidade de aguentar 10 Kg.

Junho 06, 2017, 10:26:40, 10:26
Responder #30

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Que TopCase? A V47? Presumo que seja 15kg + o peso da top case (que nao contamos mas está lá)

Junho 17, 2017, 15:18:33, 15:18
Responder #31

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
O problema do peso máximo anunciado não será propriamente da mala, mas sim do respectivo suporte.

Agosto 20, 2017, 22:15:22, 22:15
Responder #32

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora

Agosto 20, 2017, 23:19:06, 23:19
Responder #33

Black

  • Visitante
Desestabiliza qualquer moto. E dentro de cada top case, vem um papel com aviso, para validar o que eu digo.

João  :scooter: :scooter:

Um pendura também desestabiliza. ;)

As travagens e acelerações também!
Mais um mito urbano.

Agosto 21, 2017, 09:49:17, 09:49
Responder #34

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 584
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
É claro que não é nenhum mito.

A influência da top case na mota depende principalmente da configuração aerodinâmica.

Numa RR até a roda da frente vai levantar... Numa Africa twin é como se não tivesse lá nada.

Eu noto mais as malas laterais do que a top case.

Cumps

Desestabiliza qualquer moto. E dentro de cada top case, vem um papel com aviso, para validar o que eu digo.

João  :scooter: :scooter:

Um pendura também desestabiliza. ;)

As travagens e acelerações também!
Mais um mito urbano.

Agosto 21, 2017, 18:38:00, 18:38
Responder #35

Black

  • Visitante
É claro que não é nenhum mito.

A influência da top case na mota depende principalmente da configuração aerodinâmica.

Numa RR até a roda da frente vai levantar... Numa Africa twin é como se não tivesse lá nada.

Eu noto mais as malas laterais do que a top case.

Cumps

Desestabiliza qualquer moto. E dentro de cada top case, vem um papel com aviso, para validar o que eu digo.

João  :scooter: :scooter:

Um pendura também desestabiliza. ;)

As travagens e acelerações também!
Mais um mito urbano.

Limpinho.
Numa RR não é preciso um top case para a roda da frente levantar.

Alem disso, embora fique muito inestético e menos práctico ainda, conheci vários motards que faziam a entrega de "correio" em RR com o debido porta couves!

Apesar de não o conhecer, tenho conhecimento através de uma companheiro, que existe na zona de Samora uma GSXR1100 a distribuir correio naquela zona há já mais de 20 anos.
Tudo é possível, obviamente, e o comportamento da mota com 20kg a metro  e meio do chão não é o mesmo que se for sem peso.
Assim como, também não terá o mesmo comportamento uma mota que leva uma pendura de 60kg, que outra de 120kg.

Resumindo, que o que gera instabilidade não é o top case mas sim quem a conduz, que deve saber adaptar a sua condução.

Agosto 21, 2017, 19:18:32, 19:18
Responder #36

Black

  • Visitante
 :lolol: :lolol: :lolol:

É só rir e comer tramossos!!!

 :lolol: :lolol: :lolol:

Agosto 21, 2017, 20:50:02, 20:50
Responder #37

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
É claro que não é nenhum mito.

A influência da top case na mota depende principalmente da configuração aerodinâmica.

Numa RR até a roda da frente vai levantar... Numa Africa twin é como se não tivesse lá nada.

Eu noto mais as malas laterais do que a top case.

Cumps

Desestabiliza qualquer moto. E dentro de cada top case, vem um papel com aviso, para validar o que eu digo.

João  :scooter: :scooter:

Um pendura também desestabiliza. ;)

As travagens e acelerações também!
Mais um mito urbano.
As vezes encontramos configurações aerodinâmicas muito estranhas


Agosto 21, 2017, 21:42:30, 21:42
Responder #38

Black

  • Visitante
Mas esse exemplo é o de um globetrotter Ferreira!
Um companheiro que é fonte de inspiração para os demais motociclistas e o próprio mercado.
Esse companheiro aventureiro não sofre dessas inestabilidades que alguém mencionou aí a trás.
São os verdadeiros pá!
Jamais vão fazer coisas contra o “by the book“!
Até levam o sacapete cor de limão e tudo!!!

Agosto 22, 2017, 21:55:53, 21:55
Responder #39

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Lá vai ele chegando aos destinos...




Agosto 23, 2017, 06:50:11, 06:50
Responder #40

Black

  • Visitante
Esse deve ser o companheiro que leva dois carros amarelos, um à frente e outro atrás, cheios de luzinhas amarelas e umas placas onde reza "CONVOI EXCEPCIONEL"!  :lolol:

Ganda cromo....

Agosto 23, 2017, 09:35:51, 09:35
Responder #41

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo


Há de tudo...  :D

Agosto 23, 2017, 12:25:25, 12:25
Responder #42

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 584
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Viva companheiro,

Vou explicar como se tivesse a explicar a uma criança de 5 anos!!  :lolol:

Existe uma cena, tas a ver, que se chama vento.

O vento é mais ou menos como a água. Quando mais depressa se passa por ele mais força ele irá fazer.

No entanto também existe algo chamado cone de ar. Basicamente é o que um parabrisas faz é criar um cone de ar onde o passageiro está protegido do vento frontal.

Ora disto isto, sabemos que uma RR ( ou lá o que isso seja  :lolol: mas o pessoal percebe  :diabolico: ) tem um cone de ar muito muito pequeno para oferecer a menor resistência possível á passagem do vento. Ora um objecto nada aerodinâmico na traseira da RR e fora do cone de ar ir exercer uma força imensa na RR tornando-a muito instável. ( levantar a roda da frente era uma maneira de dizer lol, todos perceberam a RR todas de certeza percebem isto  :curtocircuito: .)

Por fim a Africatwin tem um grandeeeee :nice: cone de ar e a top case está dentro ou parcialmente protegida pelo cone de ar não influenciando em quase nada o comportamento do veiculo.

Espero ter ajudado. ou não  :nempenses:

Cumps  :convivio:



Numa RR até a roda da frente vai levantar... Numa Africa twin é como se não tivesse lá nada.


What????
Explica lá isso sff...isso é baseado em quê?
« Última modificação: Agosto 23, 2017, 12:27:16, 12:27 por Limpinho »

Agosto 23, 2017, 13:32:41, 13:32
Responder #43

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu com a minha CBF600SA, quando ando sem top case, sinto a moto mais solta, mais nervosa nas recuperações....mas não sei, pois não possuo tacto para isso, se não será psicológico!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 23, 2017, 13:43:12, 13:43
Responder #44

PATA NEGRA

  • Visitante
« Última modificação: Setembro 01, 2017, 10:15:49, 10:15 por PATA NEGRA »

Agosto 23, 2017, 14:04:30, 14:04
Responder #45

Black

  • Visitante
Eu com a minha CBF600SA, quando ando sem top case, sinto a moto mais solta, mais nervosa nas recuperações....mas não sei, pois não possuo tacto para isso, se não será psicológico!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Isso é devido à resistência aerodinâmica que existe.
É normal, mas não é significado de que a mota fique instável.

Mas olha que depois de ver as explicações de física e um engenheiro a concordar de que um só disco de travão dianteiro torcia a direcção o melhor mesmo é acreditar em tudo....  :lolol:

Agosto 23, 2017, 14:25:11, 14:25
Responder #46

rodrigues

  • Visitante
Eu com a minha CBF600SA, quando ando sem top case, sinto a moto mais solta, mais nervosa nas recuperações....mas não sei, pois não possuo tacto para isso, se não será psicológico!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Isso é devido à resistência aerodinâmica que existe.
É normal, mas não é significado de que a mota fique instável.

Mas olha que depois de ver as explicações de física e um engenheiro a concordar de que um só disco de travão dianteiro torcia a direcção o melhor mesmo é acreditar em tudo....  :lolol:

Não tens piada nenhuma migo

Vai andar de mota

Agosto 23, 2017, 14:28:54, 14:28
Responder #47

Black

  • Visitante
Eu com a minha CBF600SA, quando ando sem top case, sinto a moto mais solta, mais nervosa nas recuperações....mas não sei, pois não possuo tacto para isso, se não será psicológico!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Isso é devido à resistência aerodinâmica que existe.
É normal, mas não é significado de que a mota fique instável.

Mas olha que depois de ver as explicações de física e um engenheiro a concordar de que um só disco de travão dianteiro torcia a direcção o melhor mesmo é acreditar em tudo....  :lolol:

Não tens piada nenhuma migo

Vai andar de mota

Vou pois!
Deixa-me só terminar o meu trabalho e vou andar de mota.

Agosto 23, 2017, 14:47:52, 14:47
Responder #48

pedroareias

  • Visitante
Pois, "Capa Negra", claro que um disco apenas torce a direcção em travagem, mas para chegares a essa conclusão é necessário pensar.

Agora, o efeito pode ser imperceptível, mas existe.

Talvez não fosse má ideia acabares primeiro o ensino secundário. Ajuda nestas coisas. Depois quando ganhares prémios em Mecânica Aplicada podes dar opiniões.

Como dizia a Marie Curie, "Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less."

Vamos começar por um texto em open-source: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00786265/document

E para o tema da "estabilidade" não é necessário procurar muito: https://www3.nd.edu/~apillay/pdf/lecturenotes.stability.pdf


Eu com a minha CBF600SA, quando ando sem top case, sinto a moto mais solta, mais nervosa nas recuperações....mas não sei, pois não possuo tacto para isso, se não será psicológico!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Isso é devido à resistência aerodinâmica que existe.
É normal, mas não é significado de que a mota fique instável.

Mas olha que depois de ver as explicações de física e um engenheiro a concordar de que um só disco de travão dianteiro torcia a direcção o melhor mesmo é acreditar em tudo....  :lolol:
« Última modificação: Agosto 23, 2017, 14:53:37, 14:53 por pedroareias »

Agosto 23, 2017, 14:56:07, 14:56
Responder #49

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 584
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Viva,

Começo a perceber que ser administrator faz com que tudo se leve mais a sério. Normalmente quando escrevo no forum sou o Limpinho e quando o faço como administrator normalmente falo em nome de toda a equipa.

De qualquer modo é uma expressão comum " explicar como se fosse uma criança de 5 anos " mas se não entendeste como uma brincadeira peço desculpa.

De qualquer modo poderias ter candidatado a esta função de administrator se não o fizeste está fora do meu controlo.

Não tenho nenhuma teoria para os cones de ar que esteja relacionado com marquises nem nunca falei de velocidades acima ou a baixo dos 200.

Pediste para me explicar e eu expliquei não quero mudar de modo algum a tua opinião, o que tu achas é o que está certo e o mesmo para o que acho. Se a minha teoria vai a baixo não te preocupes que eu também não.

De qualquer modo já andei na AfricaTwin a 200 e notei a instabilidade que eles falam nesses links que colocaste. Não tinha nem malas nem top case por isso deve ser um comportamento normal desse tipo de mota. Já tinha referido que as malas laterais na minha mota causam mais instabilidade que a top case e todos os casos que falam nos links é pessoal que usa o conjunto.

Para finalizar, fizeste referencia as sport touring que no meu entender confirma todas as letras que escrevi. Com o devido apoio aerodinâmico as malas não causam qualquer problema na mota.

Bom proveito para os tremoços.

Também já comia uns  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Cumps

( Agora como admin :

Já existem muitas capas e patas negras que não se identificam correctamente. Não queremos que velhos hábitos reapareçam ).


Viva companheiro,

Vou explicar como se tivesse a explicar a uma criança de 5 anos!!  :lolol:

Existe uma cena, tas a ver, que se chama vento.

O vento é mais ou menos como a água. Quando mais depressa se passa por ele mais força ele irá fazer.

Boas.
Primeiro de tudo não sei se o que escreveste foi com o intuito que eu li e que eu percebi de me passares um atestado de estupidez mas se foi, só posso falar desta entrada tua para TODOS verem o nível que tu, meu caro, tens como administrador de um fórum de motas.

Citar
No entanto também existe algo chamado cone de ar. Basicamente é o que um parabrisas faz é criar um cone de ar onde o passageiro está protegido do vento frontal.

Exacto, e o cone de vento de um condutor de uma RR é muito mais restrito e directo que uma Trail citadina qualquer. Basta a pessoa encaixar-se na mota. Na Trail não tens outra forma senão ires direito.Apanhas mais vento a não ser que tenhas uma marquise no lugar de um defletor médio...o que aí também não consigo perceber como raio uma mota vai ter estabilidade aos 200kph (logo aí a tua teoria começa a ir pelo cano abaixo)

Citar
Ora disto isto, sabemos que uma RR ( ou lá o que isso seja  :lolol: mas o pessoal percebe  :diabolico: ) tem um cone de ar muito muito pequeno para oferecer a menor resistência possível á passagem do vento. Ora um objecto nada aerodinâmico na traseira da RR e fora do cone de ar ir exercer uma força imensa na RR tornando-a muito instável. ( levantar a roda da frente era uma maneira de dizer lol, todos perceberam a RR todas de certeza percebem isto  :curtocircuito: .)


Então deduzo daí que a carenagem de uma trail citadina qualquer está preparada para 250+kph e a carenagem das RR's feita para quê? cidade?  :lolol:

Eu digo isto porque tenho uma amigo pessoal com uma GSX1300 aka Hayabusa com malas laterais e top case para viajar. Vai sempre acima do limite e anda sempre na casa dos $00-$50kph com aquilo e nunca se queixou de instabilidade. As carenagens e suspensões das desportivas são superiores que as Trails citadinas para estrada. É um facto, é uma verdade.

Citar
Por fim a Africatwin tem um grandeeeee :nice: cone de ar e a top case está dentro ou parcialmente protegida pelo cone de ar não influenciando em quase nada o comportamento do veiculo.

Aqui só me resta ir para o café comer tremoços...e rir  :lolol:

A AT então é um exemplo engraçado porque quem a tem raramente faz terra, raramente anda acima de 200 (também não dá muito mais) e chega devagar dos 180 a 220kph.
A questão é o torque! a aceleração bruta que uma máquina tem que a faz ter essa instabilidade. A AT tem muitos bons atributos, mas a acceleração dela dos 180 aos 220 é fraca, logo até pode não ter instabilidade, no entanto o Pai Google tem sempre razão entre os seus proprietários

KTM, MT09 Tracer, Africa Twin
http://advrider.com/index.php?threads/ktm-1050-1190-1290-somebody-drive-at-top-speed.1162714/

http://www.fz09.org/forum/62-yamaha-fj-09-general-discussions/7989-stability-problems.html
(Igual à minha, o torque é tanto mesmo depois dos 180 que não há hipótese, embora eu já tenha resolvido esse problema na minha...se fosse uma sport touring tipo as z1000sx, vfr, etc .. acredito piamente que não tinha esse problema)

SuperTeneré
http://www.yamahasupertenere.com/index.php?topic=7145.0
(Estável sem malas, instável com malas)


http://www.africatwinforum.com/forum/185-wheels-tires-suspension/18258-front-end-wiggle-instability.html
(com malas pá!)


E aqui a diferença entre duas máquinas espectaculares de Sport Touring em que, ter malas ou não, é a mesma coisa...Ausencia de problemas a velocidades elevadas -» VFR1200, FJR1300
« Última modificação: Agosto 23, 2017, 15:15:55, 15:15 por Limpinho »