Acho que a F800 usa DOT4. Assim se a garrafa que tens é DOT4, podes usar sem problema.Agora se vais "atestar", será melhor resolver a fuga e substituir todo o fluido, certo?
A única vez que tive de recorrer a óleo de carro, foi precisamente com a "perde parafusos 125cc", no primeiro passeio que fiz à Serra da Estrela.Tive sorte que contei nesse passei com um mecânico auto de dia a dia mas um maluco no bom sentido no que se trata ao motociclismo.Só a meio do caminho percebemos o porquê da minha moto não estar a desenvolver (nem passava dos 70/80kmh):- tubo de recirculação de ar solta e provocou o vazamento do óleo...- o que restava de óleo no motor seria para aí 1/8 da sua capacidade...- no meio da Serra da Estrela, precisamente em Manteigas foi o mecânico que me safou... foi a uma Galp e o óleo que havia disponivel era só de automóvel mas com características semelhantes e minimamente adequadas a ser utilizado na moto...MAS um óleo de moto é bem mais adequado do que um óleo de carro com características equivalentes.Se não houvessem diferenças, bastaria haver óleo 4T para carro/moto... Pelo que mesmo que se possa usar o óleo auto nas motos, deverão ser utilizados apenas em questões meramente de "urgência"...Resumindo: não estraga... mas não está a dar ao motor as suas melhores características lubrificadoras. Sobre as características adequadas não posso ajudar, não tenho formação nem interesse em pesquisar.
Citação de: 2low em Janeiro 24, 2021, 17:58:22, 17:58A única vez que tive de recorrer a óleo de carro, foi precisamente com a "perde parafusos 125cc", no primeiro passeio que fiz à Serra da Estrela.Tive sorte que contei nesse passei com um mecânico auto de dia a dia mas um maluco no bom sentido no que se trata ao motociclismo.Só a meio do caminho percebemos o porquê da minha moto não estar a desenvolver (nem passava dos 70/80kmh):- tubo de recirculação de ar solta e provocou o vazamento do óleo...- o que restava de óleo no motor seria para aí 1/8 da sua capacidade...- no meio da Serra da Estrela, precisamente em Manteigas foi o mecânico que me safou... foi a uma Galp e o óleo que havia disponivel era só de automóvel mas com características semelhantes e minimamente adequadas a ser utilizado na moto...MAS um óleo de moto é bem mais adequado do que um óleo de carro com características equivalentes.Se não houvessem diferenças, bastaria haver óleo 4T para carro/moto... Pelo que mesmo que se possa usar o óleo auto nas motos, deverão ser utilizados apenas em questões meramente de "urgência"...Resumindo: não estraga... mas não está a dar ao motor as suas melhores características lubrificadoras. Sobre as características adequadas não posso ajudar, não tenho formação nem interesse em pesquisar. O tema que suscitou questão não é oleo de motor, mas sim fluido de travões. Aí não faz qualquer diferença , pois DOT4 é DOT4. É mais importante a sua substituição de 2 em 2 anos (pois absorve água), do que dar mais uma "pipa de massa" por trazer o desenho de uma moto no rotulo.
Deduzi que a pinga de liquído viscoso que estava no chão...Conclusão : com uma 'colher de sobremesa' retirei esse pequeno acréscimo de óleo pois não havia qualquer gasto no reservatório . A pequena mancha no chão não vem de fuga do cabo de óleo de travão . É outra coisa qualquer ! De qualquer forma obrigado pela vossa partilha / ajuda !
O cenário só se volta a repetir após o final de outra outra passeata , uns minutos depois de a parquear (e só no lado direito , lado para onde a mota está inclinada no descanso lateral )! Donde vem esta pequena 'mistela ' ?
Citação de: Luis Salgueiro em Janeiro 24, 2021, 21:31:15, 21:31O cenário só se volta a repetir após o final de outra outra passeata , uns minutos depois de a parquear (e só no lado direito , lado para onde a mota está inclinada no descanso lateral )! Donde vem esta pequena 'mistela ' ? Bem, eu não conheço a moto, e muito menos que a inclinação quando em descanso lateral, seja para o lado direito.
Retentores da suspensão que foram à vida???
Na minha apercebi-me que quando chove entra água para dentro do espelho ( não é de origem) já que o mesmo não está estanque e quando paro passado um pouco aparecem pequenas poças no chão e manchas na zona do depósito/piscas de um líquido escuro . Inicialmente pensei também nalguma fuga mas afinal😅
Olá LuísO WD-40 tem um cheiro característico, passa pelo nariz um pouco do óleo do spray e o que está no chão, se for igual é WD-40.Não se deve pulverizar porque escorre muito e pode pingar nas pastilhas de travão ou discos mas sim molhar um pincel com cabo comprido e espalhar pelas zonas escondidas.Também pode ser uma fuga de óleo dos rolamentos da roda dianteira, é uma pasta mas quando quente fica um óleo viscoso.AbraçoPS: não é por causa do jantar
Citação de: SARider em Janeiro 24, 2021, 21:53:11, 21:53Citação de: Luis Salgueiro em Janeiro 24, 2021, 21:31:15, 21:31O cenário só se volta a repetir após o final de outra outra passeata , uns minutos depois de a parquear (e só no lado direito , lado para onde a mota está inclinada no descanso lateral )! Donde vem esta pequena 'mistela ' ? Bem, eu não conheço a moto, e muito menos que a inclinação quando em descanso lateral, seja para o lado direito.SARider, 'meti os pés pelas mãos' com a história do lado direito ! A mota no descanso lateral fica (óbviamente) inclinada para o lado esquerdo ! Volto a agradecer-te a 'continuação da conversa', mas as dicas que me dás não parecem ter crédito porque me parece que apontas para locais no chão que ficarão por debaixo da zona do motor . Não é por aí , é na frente da moto . A pinga de "Óleo" que fica no chão situa-se (na vertical) a dois dedos de distância do final da bainha da suspensão daquele lado, praticamente por debaixo do local onde o cabo de travão se liga ao travão . Pondo o dedo nessa união/nesse 'encaixe' sinto que está 'molhado' /viscoso , mas ... (como afirmei) não se nota decréscimo no reservatório junto ao guiador . Abraço !
O pessoal tambem já falou dos retentores da suspensão (4) , mas acho que nesse caso deverias ver oleo a escorrer pelo guarda pó (6) e tubo inferior (1):
Eu por mim não corria riscos desnecessários. Tentava safar isso com o seal mate, e assim que possivel retentores e oleo novo.
Os concessionários dão cada desculpa para fugir à garantia.. Afinal de contas qual é o material que não sofre desgaste.? Eu bem te avisei para não venderes a Cb500x
Citação de: Rodrigues1 em Janeiro 26, 2021, 14:32:00, 14:32Os concessionários dão cada desculpa para fugir à garantia.. Afinal de contas qual é o material que não sofre desgaste.? Eu bem te avisei para não venderes a Cb500x A cb500 não sofre desgaste Camarada?
Qual e o fabricante que da garantia da suspensão? Ou das pastilhas de travão?Obviamente neenhum stand tambem o pode fazer.Vendiam uma moto a um artista que só faz cavalinhos e a cada semana estavam a trocar retentores.... ou a um que gosta de off road a sério e a cada semana la estaria a moto na oficina.As garantias sao dadas contra defeitos de fabrico... isto, avarias que são resultante de mau funcionamento porque a peça tinha um defeitos de fabrico que influenciou na sua avaria precoce ou mau funcionamento.Um retentor que sofre desgaste em fricção a cada metro de estrada que percorremos e que pode sofrer danos irreparáveis ao passarmos num buraco mais profundo, não pode ter garantia porque a sua vida está fortemente dependente do uso que o condutor lhe dá.Portanto, analisando que é chato alguém comprar uma moto e passado 1 mês ter um probemna e a solução dada pelo vendedor acho que a postura do vendedor foi correcta aoFazer a cortesia ao cliente
Edit: estive a observar a foto com a bolinha e ia jurar que o óleo escorre pelo cabo do sensor do ABS e cai quando chega á curva invertida,..mas isso sou eu que estou a imaginar coisas
A mão de obra na Motomil não é 25€/hora...