Autor Tópico: òleo de travões de carro serve para moto ?  (Lida 3520 vezes)

Janeiro 24, 2021, 15:54:50, 15:54
Lida 3520 vezes

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Depois de ver uma pequena mancha no chão horas depois de ter estacionado a mota na garagem, apercebi-me de uma fuga de óleo de travões que vem do local da junção do  cabo de travão no lado esquerdo na roda da frente .
Tenho guardado, ainda por abrir, uma lata de óleo de travões sintético DOT para carro .

A minha questão é : Posso restabelecer o nível do óleo de travões (no pequeno recipiente junto ao guiador da mota ) com este óleo de travões sintético DOT que tinha comprado para o carro ? É compatível ?


Janeiro 24, 2021, 16:07:01, 16:07
Responder #1

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Se o dot for igual
https://findanyanswer.com/can-i-use-any-dot-4-brake-fluid-for-motorcycle

Mas eu preferiria comprar de moto, motul por exemplo.

Boa sorte  :convivio:

Janeiro 24, 2021, 17:22:47, 17:22
Responder #2

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Acho que a F800 usa DOT4. Assim se a garrafa que tens é DOT4, podes usar sem problema.
Agora se vais "atestar", será melhor resolver a fuga e substituir todo o fluido, certo?
 :sportbike:

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 24, 2021, 17:31:46, 17:31
Responder #3

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Acho que a F800 usa DOT4. Assim se a garrafa que tens é DOT4, podes usar sem problema.
Agora se vais "atestar", será melhor resolver a fuga e substituir todo o fluido, certo?
 :sportbike:



A embalagem que tenho por abrir de óleo de travões que comprei para o carro é DOT 4 !
'Quando a poeira assentar' (leia-se , poder circular entre concelhos de forma normal ) irei a uma oficina para resolver a questão . Entretanto ... vou colocar no reservatório o DOT 4 da marca BENDIX que tenho na garagem por abrir .
Obrigado SARider e Wonderboy91 !

Janeiro 24, 2021, 17:58:22, 17:58
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A única vez que tive de recorrer a óleo de carro, foi precisamente com a "perde parafusos 125cc", no primeiro passeio que fiz à Serra da Estrela.

Tive sorte que contei nesse passei com um mecânico auto de dia a dia mas um maluco no bom sentido no que se trata ao motociclismo.

Só a meio do caminho percebemos o porquê da minha moto não estar a desenvolver (nem passava dos 70/80kmh):
- tubo de recirculação de ar solta e provocou o vazamento do óleo...
- o que restava de óleo no motor seria para aí 1/8 da sua capacidade...
- no meio da Serra da Estrela, precisamente em Manteigas foi o mecânico que me safou... foi a uma Galp e o óleo que havia disponivel era só de automóvel mas com características semelhantes e minimamente adequadas a ser utilizado na moto...

MAS um óleo de moto é bem mais adequado do que um óleo de carro com características equivalentes.
Se não houvessem diferenças, bastaria haver óleo 4T para carro/moto...  :D

Pelo que mesmo que se possa usar o óleo auto nas motos, deverão ser utilizados apenas em questões meramente de "urgência"...

Resumindo: não estraga... mas não está a dar ao motor as suas melhores características lubrificadoras.

Sobre as características adequadas não posso ajudar, não tenho formação nem interesse em pesquisar.
 8)
« Última modificação: Janeiro 24, 2021, 18:00:05, 18:00 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 24, 2021, 17:59:41, 17:59
Responder #5

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
De qualquer forma, tens que resolver a fuga de fluido. 

  • É extremamente agressivo para pintura.
  • Se há uma fuga pode ter ar dentro do circuito e nesse caso tens a travagem comprometida.
  • Se há uma fuga, esta pode aumentar e ficas sem travões quando menos esperas.
    Alem disso o trabalho é basicamente o mesmo.
« Última modificação: Janeiro 24, 2021, 18:08:24, 18:08 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 24, 2021, 18:05:50, 18:05
Responder #6

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
A única vez que tive de recorrer a óleo de carro, foi precisamente com a "perde parafusos 125cc", no primeiro passeio que fiz à Serra da Estrela.

Tive sorte que contei nesse passei com um mecânico auto de dia a dia mas um maluco no bom sentido no que se trata ao motociclismo.

Só a meio do caminho percebemos o porquê da minha moto não estar a desenvolver (nem passava dos 70/80kmh):
- tubo de recirculação de ar solta e provocou o vazamento do óleo...
- o que restava de óleo no motor seria para aí 1/8 da sua capacidade...
- no meio da Serra da Estrela, precisamente em Manteigas foi o mecânico que me safou... foi a uma Galp e o óleo que havia disponivel era só de automóvel mas com características semelhantes e minimamente adequadas a ser utilizado na moto...

MAS um óleo de moto é bem mais adequado do que um óleo de carro com características equivalentes.
Se não houvessem diferenças, bastaria haver óleo 4T para carro/moto...  :D

Pelo que mesmo que se possa usar o óleo auto nas motos, deverão ser utilizados apenas em questões meramente de "urgência"...

Resumindo: não estraga... mas não está a dar ao motor as suas melhores características lubrificadoras.

Sobre as características adequadas não posso ajudar, não tenho formação nem interesse em pesquisar.
 8)


O tema que suscitou questão não é oleo de motor, mas sim fluido de travões.
Aí não faz qualquer diferença , pois DOT4 é DOT4.

É mais importante a sua substituição de 2 em 2 anos (pois absorve água), do que dar mais uma "pipa de massa" por trazer o desenho de uma moto no rotulo.


V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 24, 2021, 18:15:00, 18:15
Responder #7

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A única vez que tive de recorrer a óleo de carro, foi precisamente com a "perde parafusos 125cc", no primeiro passeio que fiz à Serra da Estrela.

Tive sorte que contei nesse passei com um mecânico auto de dia a dia mas um maluco no bom sentido no que se trata ao motociclismo.

Só a meio do caminho percebemos o porquê da minha moto não estar a desenvolver (nem passava dos 70/80kmh):
- tubo de recirculação de ar solta e provocou o vazamento do óleo...
- o que restava de óleo no motor seria para aí 1/8 da sua capacidade...
- no meio da Serra da Estrela, precisamente em Manteigas foi o mecânico que me safou... foi a uma Galp e o óleo que havia disponivel era só de automóvel mas com características semelhantes e minimamente adequadas a ser utilizado na moto...

MAS um óleo de moto é bem mais adequado do que um óleo de carro com características equivalentes.
Se não houvessem diferenças, bastaria haver óleo 4T para carro/moto...  :D

Pelo que mesmo que se possa usar o óleo auto nas motos, deverão ser utilizados apenas em questões meramente de "urgência"...

Resumindo: não estraga... mas não está a dar ao motor as suas melhores características lubrificadoras.

Sobre as características adequadas não posso ajudar, não tenho formação nem interesse em pesquisar.
 8)


O tema que suscitou questão não é oleo de motor, mas sim fluido de travões.
Aí não faz qualquer diferença , pois DOT4 é DOT4.

É mais importante a sua substituição de 2 em 2 anos (pois absorve água), do que dar mais uma "pipa de massa" por trazer o desenho de uma moto no rotulo.

Realmente li na diagonal, uma vez que estou meramente ao telemóvel.
Não tinha lido a questão de óleo de TRAVÕES.
Sendo assim, desconheço totalmente sobre o assunto para lá do que já disseste sobre a necessidade mínima de se substituir o óleo de travões a pelo menos cada 2 anos, algo que muito poucos devem fazer ou se preocupar...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 24, 2021, 18:35:27, 18:35
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Já agora acrescento que ...estava enganado !  :corado:
Deduzi que a pinga de liquído viscoso que estava no chão perto pneu da frente tinha caído do cabo que liga ao travão e ... (já com a cabeça formatada nesse sentido) pareceu-me que o reservatório do líquido de travões (que está junto ao guiador) tinha o nível em baixo .
Desenrosquei a tampa ... comecei a colocar o tal DOT4 da Bendix e ... mal cairam os primeiros fios de óleo ... o líquido passou o nível do pequeno filtro que lá está dentro !

Conclusão : com uma 'colher de sobremesa' retirei esse pequeno acréscimo de óleo pois não havia qualquer gasto no reservatório . A pequena mancha no chão não vem de fuga do cabo de óleo de travão . É outra coisa qualquer !

De qualquer forma obrigado pela vossa partilha / ajuda !  :convivio:

Janeiro 24, 2021, 19:14:24, 19:14
Responder #9

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

Deduzi que a pinga de liquído viscoso que estava no chão...

Conclusão : com uma 'colher de sobremesa' retirei esse pequeno acréscimo de óleo pois não havia qualquer gasto no reservatório . A pequena mancha no chão não vem de fuga do cabo de óleo de travão . É outra coisa qualquer !

De qualquer forma obrigado pela vossa partilha / ajuda !  :convivio:

Ainda bem!!!
 De qualquer forma, o fluido de travão não é nada viscoso... parece mais água e é quase translúcido. Quando começa a ficar escuro e meio viscoso, é sinal que já está "podre".

 :cool:

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 24, 2021, 21:05:10, 21:05
Responder #10

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
De salientar que todos os fabricantes indicam a troca de óleo de travões de 2 em 2 anos,pois o problema é ser higroscopico, absorve a humidade.
Agora de carro ou mota,o que interessa é o que o fabricante indica
membro numero 16

Janeiro 24, 2021, 21:31:15, 21:31
Responder #11

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Tenho ali um 'fenómeno ' que ainda não percebi o que é   :pensador:.
 Depois de cair no chão uma pequena quantidade desse tal 'líquido desconhecido ' eu limpo com um pano e ... 'no passa nadie' ! Não volta a aparecer a tal pequena mancha durante o outro tempo em que a mota esteja estacionada na garagem !

O cenário só se volta a repetir após o final de outra outra passeata , uns minutos depois de a parquear (e só no lado direito , lado para onde a mota está inclinada no descanso lateral )!

Donde vem esta pequena 'mistela ' ?  :pensador: :pensador:

Janeiro 24, 2021, 21:53:11, 21:53
Responder #12

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra


O cenário só se volta a repetir após o final de outra outra passeata , uns minutos depois de a parquear (e só no lado direito , lado para onde a mota está inclinada no descanso lateral )!

Donde vem esta pequena 'mistela ' ?  :pensador: :pensador:

Bem, eu não conheço a moto, e muito menos que a inclinação quando em descanso lateral, seja para o lado direito.

De qualquer forma, poderá ser um tubo de respiro. Tenta validar por baixo onde é que eles aparecem por baixo da moto, e coloca por lá um pedaço de papel depois de a estacionares. Se for dum desses tubos de respiro topas logo.

Pode ser uma coisa simples como condensados da caixa filtro de ar por ex...
 
 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 24, 2021, 22:53:25, 22:53
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Não será refrigerante?

Esse sim, costuma ser viscoso.
E como é um circuito que não é totalmente estanque... costuma muitas vezes verter pelo respirador quando a moto tomba.


Janeiro 24, 2021, 22:54:33, 22:54
Responder #14

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT


O cenário só se volta a repetir após o final de outra outra passeata , uns minutos depois de a parquear (e só no lado direito , lado para onde a mota está inclinada no descanso lateral )!

Donde vem esta pequena 'mistela ' ?  :pensador: :pensador:

Bem, eu não conheço a moto, e muito menos que a inclinação quando em descanso lateral, seja para o lado direito.


SARider, 'meti os pés pelas mãos' com a história do lado direito ! A mota no descanso lateral fica (óbviamente) inclinada para o lado esquerdo !

Volto a agradecer-te a 'continuação da conversa', mas as dicas que me dás não parecem ter crédito porque me parece que apontas para locais no chão que ficarão por debaixo da zona do motor  . Não é por aí , é na frente da moto .

A pinga de "Óleo" que fica no chão situa-se (na vertical)  a dois dedos de distância do final da bainha da suspensão daquele lado, praticamente por debaixo do local onde o cabo de travão se liga ao travão . Pondo o dedo nessa união/nesse 'encaixe'  sinto que está 'molhado' /viscoso , mas ... (como afirmei)  não se nota decréscimo no reservatório junto ao guiador .
Abraço !

Janeiro 25, 2021, 01:24:36, 01:24
Responder #15

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Retentores da suspensão que foram à vida???

Janeiro 25, 2021, 09:32:59, 09:32
Responder #16

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
membro numero 16

Janeiro 25, 2021, 09:54:43, 09:54
Responder #17

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Retentores da suspensão que foram à vida???
Eu também verificava a suspensão! É outro sítio à frente que tem óleo.
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Janeiro 25, 2021, 10:13:26, 10:13
Responder #18

j-santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 151
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Hayabusa de 2008
  • Localidade: Gondomar
nao poderá ser que o radiador tenha uma pequena fissura e com o aquecimento e a pressao comece a gotejar?
por consequencia pode pingar para cima do tubo......

Janeiro 25, 2021, 10:49:36, 10:49
Responder #19

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Retentores da suspensão que foram à vida???

Tinham os retentores de estar mesmo muito mal e nessa altura já o Luís tinha sentido a suspensão não tão eficiente...

Se fosse um modelo com corrente de transmissão diria que poderia ser restos de sujidade de excesso de lubrificação e de acumulação de sujidade junto do pinhão de ataque.
Como não é o caso...

É muito estranho...

Ainda vai a ver-se é algo insignificante...
 :D

nota: se fosse uma Harley, pelo que dizem...seria normal!  :lolol:

« Última modificação: Janeiro 25, 2021, 11:00:04, 11:00 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 25, 2021, 11:48:51, 11:48
Responder #20

IS

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSR 600
  • Localidade: Margem Norte Tejo
Na minha apercebi-me que quando chove entra água para dentro do espelho ( não é de origem) já que o mesmo não está estanque e quando paro passado um pouco aparecem pequenas poças no chão e manchas na zona do depósito/piscas de um líquido escuro . Inicialmente pensei também nalguma fuga mas afinal😅

Janeiro 25, 2021, 14:12:07, 14:12
Responder #21

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Na minha apercebi-me que quando chove entra água para dentro do espelho ( não é de origem) já que o mesmo não está estanque e quando paro passado um pouco aparecem pequenas poças no chão e manchas na zona do depósito/piscas de um líquido escuro . Inicialmente pensei também nalguma fuga mas afinal😅

Pois ... hoje de manhã 'furei o confinamento' e embora tenha um hipermercado a 50 mts de casa fui na mota comprar ovos e ervilhas a 15 kms de distância   :tornarseanjinho: ;D.
Passados 30 minutos fui fazer o 'check' e lá estava (a 3 dedos da lateral do pneu da frente ) uma gota do tal líquido (que não percebo o que seja) .
A minha teoria é que seja um pequeno excedente de WD-40 que escorre pela bainha do amortecedor . Lembrei-me que aqui há umas semanas atrás andei a pulverizar WD-40 por certas partes da mota , inclusivé na zona dos amortecedores.
Será ??  :pensador:

p.s. : aos que pacientemente têm colaborado neste 'mistério' ficam convidados para o jantar de hoje ( o motivo para a  'escapadinha' )  : https://www.pingodoce.pt/receitas/ervilhas-ovos-escalfados/  :welcome:

Janeiro 25, 2021, 15:14:17, 15:14
Responder #22

Rodrigues1

  • Visitante
Olá Luís

O WD-40 tem um cheiro característico, passa pelo nariz um pouco do óleo do spray e o que está no chão, se for igual é WD-40.

Não se deve pulverizar porque escorre muito e pode pingar nas pastilhas de travão ou discos mas sim molhar um pincel com cabo comprido e espalhar pelas zonas escondidas.

Também pode ser uma fuga de óleo dos rolamentos da roda dianteira, é uma pasta mas quando quente fica um óleo viscoso.

Abraço

PS: não é por causa do jantar  ;D

Janeiro 25, 2021, 17:41:10, 17:41
Responder #23

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Olá Luís

O WD-40 tem um cheiro característico, passa pelo nariz um pouco do óleo do spray e o que está no chão, se for igual é WD-40.

Não se deve pulverizar porque escorre muito e pode pingar nas pastilhas de travão ou discos mas sim molhar um pincel com cabo comprido e espalhar pelas zonas escondidas.

Também pode ser uma fuga de óleo dos rolamentos da roda dianteira, é uma pasta mas quando quente fica um óleo viscoso.

Abraço

PS: não é por causa do jantar  ;D

Exacto...

Além disso o WD40 seca ao fim de um tempo

Uma foto até que ajudava...
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 25, 2021, 18:23:53, 18:23
Responder #24

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra


O cenário só se volta a repetir após o final de outra outra passeata , uns minutos depois de a parquear (e só no lado direito , lado para onde a mota está inclinada no descanso lateral )!

Donde vem esta pequena 'mistela ' ?  :pensador: :pensador:

Bem, eu não conheço a moto, e muito menos que a inclinação quando em descanso lateral, seja para o lado direito.


SARider, 'meti os pés pelas mãos' com a história do lado direito ! A mota no descanso lateral fica (óbviamente) inclinada para o lado esquerdo !

Volto a agradecer-te a 'continuação da conversa', mas as dicas que me dás não parecem ter crédito porque me parece que apontas para locais no chão que ficarão por debaixo da zona do motor  . Não é por aí , é na frente da moto .

A pinga de "Óleo" que fica no chão situa-se (na vertical)  a dois dedos de distância do final da bainha da suspensão daquele lado, praticamente por debaixo do local onde o cabo de travão se liga ao travão . Pondo o dedo nessa união/nesse 'encaixe'  sinto que está 'molhado' /viscoso , mas ... (como afirmei)  não se nota decréscimo no reservatório junto ao guiador .
Abraço !

Ok!  :nice:
 Sendo uma F800, certos componentes não se encontram no local habitual, como a transmissão por exemplo. Por isso a minha duvida em relação ao descanso. Ignorancia de quem não pesca nada de BMWs..  :lolol:

Já agora; no trem dianteiro tens:
Oléo travões - Poderias ter uma fuga nas ligações das mangueiras de travão (e não "cabo" de travão), ou mesmo nas pinças de travão (parafuso purga ou êmbolos). Mas acredita se houvesse fuga que escorresse pela pinça ou jante, a esta altura já verias tinta a saltar ou manchada.

Óleo Suspensão - Este deve ser um SAE 10W, cuja viscosidade é idêntica a oleo de motor e quando fica podre também tem um aspecto esquisito.
Na Posição 11 e 10, tens o aperto do tubo de amortecimento e a respectiva anilha de cobre.
É só mais uma hipotese a validar.


O pessoal tambem já falou dos retentores  da suspensão (4) , mas acho que nesse caso deverias ver oleo a escorrer pelo  guarda pó (6) e   tubo inferior (1):


Mais uns pontos a checar na procura do mistério...  8)

Valida lá se isso não é algum vizinho preguiçoso com um cão que "mija ás pinguinhas"...   :D
 :convivio:




V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 25, 2021, 20:02:45, 20:02
Responder #25

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia



O pessoal tambem já falou dos retentores  da suspensão (4) , mas acho que nesse caso deverias ver oleo a escorrer pelo  guarda pó (6) e   tubo inferior (1):


Se o retentor 10 do parafuso 11 tiver ido à vida, ou o parafuso não estiver bem apertado, perde óleo por ali.

Desapertar esse parafuso para trocar o óleo da suspensão, é uma maneira de não ter de tirar os braços da suspensão para fora da mota.

Mas não deverá ser dali pois, se a mota fica no descanso lateral, o óleo pingaria para cima da jante devido à inclinação da mota e não para "o lado" de fora do pneu, como parece que acontece.

Janeiro 25, 2021, 20:57:37, 20:57
Responder #26

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Ora bem .... a pequena 'nódoa' do tal 'líquido viscoso' que fica no chão após o final das voltinhas  já foi limpa ... mas marquei com uma bolinha o sítio onde costuma aparecer . No final das passeatas aparece , eu limpo,  e só volta a aparecer após o parqueamento de uma outra voltinha . 

Parece-me que é fuga no retentor do garfo . Já devia de ter feito isto, mas limpei agora toda a zona do garfo da suspensão com um pano e da próxima vez já confirmarei se a bainha fica oleosa ou não . Li uma vez num fórum que um certo tipo utilizou um produto chamado Seal Mate para uma situação idêntica . Conhecem (e sabem como se utiliza) ?

« Última modificação: Janeiro 25, 2021, 21:21:54, 21:21 por Luis Salgueiro »

Janeiro 25, 2021, 21:47:37, 21:47
Responder #27

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Estas a referir-te a isto?


Parece muito fixe. Ás vezes as coisas mais simples resolvem.

Se resultar, parece valido, pelo menos se aguentar até a mudança de oleo de suspensão.
A F800 muda ao fim de quantos kms?
Falta ainda muito no teu caso?
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 25, 2021, 22:22:40, 22:22
Responder #28

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
è isso mesmo SARider ! Já estive a ver o vídeo e embora no caso a suspensão seja invertida (e a minha não ) penso que poderei dar conta do recado (caso compre o tal Seal Mate )

A mota foi comprada na MOTOTROFA em Setembro passado com 40.000 kms . Ficaram-me com a minha Honda VFR800X Crossrunner e trouxe esta BMW F800ST . É uma oficina /concessionário muito profissional e honesta. Nada a apontar .
A mota só teve um dono e estava imaculada/bem conservada/impecável , sem um risco , e com o livro das revisões todo registado e feito 'a tempo e horas' em 2 concessionários diferentes mas ambos  oficiais da  BMW. Os 'recalls' da marca (que foi só um ) estão também registados no histórico da mota .   
A mota tem garantia de 1 ano pela Mototrofa.
Na revisão que fizeram antes de ma entregarem (e de que tenho a ordem de reparação  da oficina ) está registado a instalação  de nova  correia de transmissão, bateria , filtro de óleo, óleo 15W50 e anilhas .
Entretanto a mota já deu algumas voltinhas (umas maiores ,outras mais pequenas) na minha posse e tem agora +/- 44.000 kms.  A próxima revisão para mudar óleo e filtros será aos 52.000 kms (ou passado um ano da última mudança de óleo) .

A minhas questões agora são estas :
- Existe muito perigo, ou apenas um perigo moderado, em continuar com esta situação por mais uns largos meses ?
- Que implicações pode trazer este cenário a continuar assim (ao que parece :  pequenas gotas no chão de óleo da suspensão )
- Dá para aguentar até à próxima revisão de mudança de óleo do motor e depois fica tudo resolvido ?
(é que a oficina que aqui no Sul tem parceria com a MOTOTROFA  para as garantias é a MOTOMIL, que fica em Almada , e eu resido perto de Torres Vedras , não dá muito jeito ir lá )

Nunca me aconteceu este pequeno imbróglio numa outra qualquer moto que já tive por isso o meu conhecimento sobre o assunto é 0 .
« Última modificação: Janeiro 25, 2021, 22:27:17, 22:27 por Luis Salgueiro »

Janeiro 25, 2021, 22:45:16, 22:45
Responder #29

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se está com fuga, são os retentores que precisam ser substituídos.

Ao trocar os retentores troca-se também o óleo da suspensão.

Precisas trocar dos 2 lados


Podes continuar, as se o retentor colapsar vais ficar sem a componente de amortedor da suspensão, apenas a mola vai funcionar.

Ao colapsar, o óleo da suspensão vai cair em cima das pastilhas de travão, inutilizando-as. Também pode cair em cima do disco ou do pneu.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 25, 2021, 22:51:52, 22:51
Responder #30

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Se conseguires resolver a fuga , força! Não convém é deixar que a suspensão perca muito óleo.

O perigo de arrastar a fuga, é que a carga de oleo fica diferente entre as duas bainhas. Como resultado o amortecimento fica desigual dos dois lados, o que afecta o comportamento em curva, e mais importante na travagem, em que a suspensão vai "afundar" de forma desigual.
  Podes andar com cuidado, mas nunca sabemos quando teremos que travar em situação de emergência, e se isso acontecer o melhor é que a moto esteja o mais estável possível.

Eu por mim não corria riscos desnecessários. Tentava safar isso com o seal mate, e assim que possivel retentores e oleo novo.

 :convivio:
 
 


« Última modificação: Janeiro 25, 2021, 22:53:48, 22:53 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 25, 2021, 23:06:50, 23:06
Responder #31

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal

Eu por mim não corria riscos desnecessários. Tentava safar isso com o seal mate, e assim que possivel retentores e oleo novo.

 :convivio:
 

A unica coisa a tomar em atenção é que o seal mate pode "lixar" a eventual garantia que a moto possa ter.... mas valeria investir a sério e resolver a coisa, que tem mesmo que ser resolvida até por questões de segurança, dá despesa, mas é um dever....
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Janeiro 25, 2021, 23:30:05, 23:30
Responder #32

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Ok !
Obrigado a todos pela participação na 'conversa' !
Foi útil para mais depressa chegar à conclusão de que é preciso agir sobre o assunto (eu estava a menosprezar a situação e provavelmente iria adiando )

Amanhã vou telefonar à MOTOTROFA 'para saber como é ' ! Se bem me lembro da conversa com o vendedor , eles têm uma parceria com a MOTOMIL em Almada para resolver estes casos de garantias com gente que não é do Norte .

Mais uma vez ! 'Many Thanks ! '  :convivio:
« Última modificação: Janeiro 25, 2021, 23:54:35, 23:54 por Luis Salgueiro »

Janeiro 26, 2021, 11:26:41, 11:26
Responder #33

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Afinal então é mesmo dos retentores da suspensão...
Luis, acho estranho não teres referido sensação de alteração ou degradação do comportamento da suspensão.

Quando me aconteceu o mesmo, senti a frente mais "solta" (seca) tipo a "chocalhar" e sempre mais irregular "aos saltinhos".
(também tive hipótese de comparação porque só aconteceu 5/6 anos após a ter comprado)
Não me recordo da quantidade de vezes em que reparei nas várias gotinhas de óleo no chão, mas julgo que foi logo às primeiras vezes, mandei logo verificar o que seria.

Sobre a Garantia, julgo que não vai cobrir isso mas podes ter sorte de ser um Stand BMW, serem atenciosos e cuidados pela marca que representam, e possam cobrir a substituição sem custos, mas... tenho as minhas duvidas...

Seria mau era algum problema escondido e daqueles mais aborrecidos...
Como não é e já se sabe o que é... arranja isso e dá-lhe o uso que sabes que ela quer!

 :nice: :convivio:



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 26, 2021, 13:58:32, 13:58
Responder #34

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
'A Coisa' não correu a 100 % mas a MOTOTROFA continua a merecer a minha credibilidade e recomendação .

De facto este era um aspecto que não está coberto pela garantia , trata-se de 'material de desgaste' , não abrangido pela garantia.
De qualquer forma o responsável da Mototrofa  mostrou-se disponível para eu lá levar a moto e fazer a substituição dos retentores e óleo de suspensão . Se fosse algum assunto relacionado com o motor ou caixa de velocidades eles viriam buscar a moto a minha casa e providenciavam a reparação, mas relativamente a aspectos de material de desgaste ( travões , ... etc, ) a garantia  não cobre isso.

Como eu sou de longe e lhe disse que não era viável uma ida ao Porto ele acordou enviar os retentores e o óleo de suspensão para a Motomil e eu então marcar com eles a reparação e pagar a mão-de-obra (que será de 1 a 2 horas ) . Fair enough !

P.s. Não sinto alterações (ou barulhos)  no comportamento da suspensão porque de facto isto acontece há pouco tempo e o que aparece no chão da garagem são pequenas gotas . Os níveis de óleo da suspensão ainda estarão 'operacionais' , mas ... é um assunto a resolver.

Janeiro 26, 2021, 14:32:00, 14:32
Responder #35

Rodrigues1

  • Visitante
Os concessionários dão cada desculpa para fugir à garantia..

Afinal de contas qual é o material que não sofre desgaste.?  :animated-smileys-angry-049:

Eu bem te avisei para não venderes a Cb500x   :tornarseanjinho:
« Última modificação: Janeiro 26, 2021, 14:33:10, 14:33 por Rodrigues1 »

Janeiro 26, 2021, 14:49:11, 14:49
Responder #36

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Os concessionários dão cada desculpa para fugir à garantia..

Afinal de contas qual é o material que não sofre desgaste.?  :animated-smileys-angry-049:

Eu bem te avisei para não venderes a Cb500x   :tornarseanjinho:

Eh pá ... 'são todos farinha do mesmo saco' !  ;) mas até nem tenho razões de queixa deste concessionário BMW. Tentam satisfazer o cliente sem colocar grandes imbróglios .
Se morasse perto do Porto tinha o assunto resolvido sem qualquer problema , quem me manda ir comprar motas à terra dos murcons !   :blush:

Janeiro 26, 2021, 14:50:57, 14:50
Responder #37

j-santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 151
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Hayabusa de 2008
  • Localidade: Gondomar

Janeiro 26, 2021, 14:55:30, 14:55
Responder #38

Rodrigues1

  • Visitante
Então pega na carteira e vê se tem 30 € para retentores 15 € para o óleo mais uma horita para mão de obra que deve andar nos 25 € por hora

Mas olha que sendo suspensão invertida e se tiver fuga no retentor fica sempre algum óleo entre a bainha e o retentor e deve ser visível a olho.

Edit: estive a observar a foto com a bolinha e ia jurar que o óleo escorre pelo cabo do sensor do ABS e cai quando chega á curva invertida,..mas isso sou eu que estou a imaginar coisas  ;)

« Última modificação: Janeiro 26, 2021, 15:02:16, 15:02 por Rodrigues1 »

Janeiro 26, 2021, 15:19:50, 15:19
Responder #39

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Os concessionários dão cada desculpa para fugir à garantia..

Afinal de contas qual é o material que não sofre desgaste.?  :animated-smileys-angry-049:

Eu bem te avisei para não venderes a Cb500x   :tornarseanjinho:

A cb500 não sofre desgaste Camarada?

Janeiro 26, 2021, 15:57:35, 15:57
Responder #40

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
:zangadoplus:

Tranquilo ! Aquela dos 'murcons' foi só ' a renar ' !
As férias de Verão da minha infância foram passadas em casa dos meus tios na Areosa e aprendi a nadar na Praia Internacional no Castelo do Queijo . Quando posso gosto de visitar a cidade e a malta do Porto é fixe ( só não gosto é do FêCêPê  :nempenses: )

Cumps.  :convivio:

Janeiro 26, 2021, 16:03:03, 16:03
Responder #41

Rodrigues1

  • Visitante
Os concessionários dão cada desculpa para fugir à garantia..

Afinal de contas qual é o material que não sofre desgaste.?  :animated-smileys-angry-049:

Eu bem te avisei para não venderes a Cb500x   :tornarseanjinho:

A cb500 não sofre desgaste Camarada?


Sofre pois,... quando se separa do dono

Janeiro 26, 2021, 16:16:21, 16:16
Responder #42

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Qual e o fabricante que da garantia da suspensão? Ou das pastilhas de travão?

Obviamente neenhum stand tambem o pode fazer.


Vendiam uma moto a um artista que só faz cavalinhos e a cada semana estavam a trocar retentores.... ou a um que gosta de off road a sério e a cada semana la estaria a moto na oficina.


As garantias sao dadas contra defeitos de fabrico... isto, avarias que são resultante de mau funcionamento porque a peça tinha um defeitos de fabrico que influenciou na sua avaria precoce ou mau funcionamento.


Um retentor que sofre desgaste em fricção a cada metro de estrada que percorremos e que pode sofrer danos irreparáveis ao passarmos num buraco mais profundo, não pode ter garantia porque a sua vida está fortemente dependente do uso que o condutor lhe dá.


Portanto, analisando que é chato alguém comprar uma moto e passado 1 mês ter um probemna e a solução dada pelo vendedor acho que a postura do vendedor foi correcta ao
Fazer a cortesia ao cliente
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 26, 2021, 16:27:17, 16:27
Responder #43

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Qual e o fabricante que da garantia da suspensão? Ou das pastilhas de travão?

Obviamente neenhum stand tambem o pode fazer.


Vendiam uma moto a um artista que só faz cavalinhos e a cada semana estavam a trocar retentores.... ou a um que gosta de off road a sério e a cada semana la estaria a moto na oficina.


As garantias sao dadas contra defeitos de fabrico... isto, avarias que são resultante de mau funcionamento porque a peça tinha um defeitos de fabrico que influenciou na sua avaria precoce ou mau funcionamento.


Um retentor que sofre desgaste em fricção a cada metro de estrada que percorremos e que pode sofrer danos irreparáveis ao passarmos num buraco mais profundo, não pode ter garantia porque a sua vida está fortemente dependente do uso que o condutor lhe dá.


Portanto, analisando que é chato alguém comprar uma moto e passado 1 mês ter um probemna e a solução dada pelo vendedor acho que a postura do vendedor foi correcta ao
Fazer a cortesia ao cliente

E sendo precisamente da BMW, desconheço se nas motos é como nos carros onde as peças têm "idade máxima ou distância máxima percorrida" para serem substituídas e se não forem fazer essas revisões (na marca ou com registo) com substituição PROGRAMADA dessas peças, a garantia facilmente pode voar...
[mesmo que as peças possam durar sensivelmente o dobro se não forem substituídas]

Não é assim Tmaxer? (atendendo aos veículos que tens e já tiveste em casa)
« Última modificação: Janeiro 26, 2021, 16:33:05, 16:33 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 26, 2021, 16:37:50, 16:37
Responder #44

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A substituição dos retentores e troca do óleo da suspensão e recomendado no intervalo especificado no manual de instruções.

A verdade do que acontece é que ninguém troca. Só troca quando “da raia”

Em conjunto com suspensão, tens o óleo dos travões, o líquido de arrefecimento....



Um retentor e uma simples peça em silicone... e como quando compras um pneu, nada te garante que não sais da casa dos pneus e passado uns metros passas por uma cratera ou uma cavilha e ficas com o pneu inutilizado.... nem tao pouco se vai durar uma kilometragem.... se meteres um jogo novo de pneus e fizeres um trackday vais gastá-los em 2 horas.... a seguir fazes o que? Vais a loja dos pneus reclamar?
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 26, 2021, 16:54:15, 16:54
Responder #45

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT


Edit: estive a observar a foto com a bolinha e ia jurar que o óleo escorre pelo cabo do sensor do ABS e cai quando chega á curva invertida,..mas isso sou eu que estou a imaginar coisas  ;)

Se for caso disso , o que haveria a consertar ?

Também já me colocaram a hipótese de ser fuga de óleo do amortecedor de direcção . What do you think ?
« Última modificação: Janeiro 26, 2021, 17:04:02, 17:04 por Luis Salgueiro »

Janeiro 26, 2021, 17:29:09, 17:29
Responder #46

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A mão de obra na Motomil não é 25€/hora...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 26, 2021, 17:51:44, 17:51
Responder #47

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Janeiro 26, 2021, 18:00:48, 18:00
Responder #48

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A mão de obra na Motomil não é 25€/hora...


Isso é preço de 2010 😂😂
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 26, 2021, 19:10:47, 19:10
Responder #49

Rodrigues1

  • Visitante
A mão de obra na Motomil não é 25€/hora...

Esqueci-me que era BMW

Esse preço é na Honda