Autor Tópico: Primeiro problema  (Lida 1150 vezes)

Novembro 08, 2021, 12:31:18, 12:31
Lida 1150 vezes

ALCLCF

  • Visitante
Acontece até nos veículos elétricos e tive o primeiro precalço....mecânico. Fiquei com a rosca interior do bloco do motor, no parafuso que lá aperta (tudo feito com chave dinamométrica - 8Nm, portanto não foi do "utilizador").



Isto é tudo alumínio e aperta ali o cárter/junta. Soluções? helicoil ou similar para não alargar? Torneiro para nova rosca (mas isso poderá implicar alargar o cartér e aquela guia de fixação no bloco)?




Novembro 08, 2021, 15:14:38, 15:14
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Pelo que sempre ouvi falar, alumínio é chato porque na maior parte das vezes não tem reparação e que as soldaduras só alguns conseguem fazer.
Sei que o problema é uma rosca moída mas que garante que a tampa do motor fique bem apertada (com respectivas juntas).
Suspeito que o torneiro mecânico possa ainda "moer" mais a rosca e piorar a situação.

Sobre a outra solução que tu indicas, podes tentar usar esses "helicoils" para tentar resolver a situação mas pelo que percebo terás de mudar a dimensão dos parafusos de aperto para a dimensão interior do helicoil, ou não? (neste caso, tens de ter cuidado com os parafusos que vás utilizar e que garantam resistência idêntica)
Nas especificações da marca é claro que a utilização se adequa ao que pretendes e que é suposto ter capacidade de resistência à temperatura.
Não sendo um motor moniciclindro tradicional, sem vibrações portanto, julgo que te safes desse modo.
https://www.boellhoff.com/pt-pt/produtos-e-servicos/elementos-de-uniao-especiais/insertos-roscados-helicoil.php

A terceira solução é se nenhuma destas funcionar, e que tu indicas, e aí terás de adquirir tampa nova.

nota:
- cuidado com as chaves dinamométricas baratas, às vezes é melhor nem as usar
- se as roscas forem em polegadas (americanas) cuidado que quase sempre moem as roscas
« Última modificação: Novembro 08, 2021, 15:15:44, 15:15 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 08, 2021, 17:59:53, 17:59
Responder #2

ALCLCF

  • Visitante
Temperatura não é problemático, não há combustão. O problema é que este alumínio é "manteiga", daí os 8Nm (tenho uma chave nova da Forch)

A malta a quem perguntei recomendaram todos um sistema tipo helicoil do que entendo aquilo tem vários tamanhos e espessuras e funciona por prensa, ficando lá cravado e em princípio não preciso de trocar o parafuso » m5).
O problema é arranjar alguém que tenha e saiba aplicar isto, estou a perguntar....

Se nada funcionar, não é tampa nova....é um bloco novo (peça única do motor)

Novembro 08, 2021, 19:00:42, 19:00
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Temperatura não é problemático, não há combustão. O problema é que este alumínio é "manteiga", daí os 8Nm (tenho uma chave nova da Forch)

A malta a quem perguntei recomendaram todos um sistema tipo helicoil do que entendo aquilo tem vários tamanhos e espessuras e funciona por prensa, ficando lá cravado e em princípio não preciso de trocar o parafuso » m5).
O problema é arranjar alguém que tenha e saiba aplicar isto, estou a perguntar....

Se nada funcionar, não é tampa nova....é um bloco novo (peça única do motor)

Bem... aqui em Carnaxide - Lisboa a www.manutan.pt tem helicoil mas não devem aplicar.
https://www.manutan.pt/pt/map/caixa-de-25-roscas-posticas-helicoil-plus-m5
(coloquei o link para a dimensão da rosca m5)

Podes tentar entrar em contacto a marca a ver se te ajudam onde podes comprar mais perto da tua casa e se eles recomendam alguém que te possa instalar.
https://www.boellhoff.com/pt-pt/servico/pedido-de-contacto.php

Sobre a tampa não ser possível colocar nova porque tem de ser um bloco novo... OUTCH€€€€€€...

Olha um exemplo quase parecido...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 08, 2021, 21:07:23, 21:07
Responder #4

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Tens a alternativa do postiço roscado deste tipo :

https://pt.rs-online.com/web/p/insertos-roscados/6647355/?cm_mmc=PT-PLA-DS3A-_-google-_-CSS_PT_PT_Fijaciones_y_Sujeciones_Whoop-_-(PT:Whoop!)+Insertos+Roscados-_-6647355&matchtype=&aud-821594433763:pla-343302300378&gclid=Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3c7WteP-dltJjiG0_xEv9Lg71xPDDBhb8p3CuxLjKSi6QDRi5gVpCsaAgpSEALw_wcB&gclsrc=aw.ds



É auto-roscante e no aluminio deve abrir rosca sem grande problema, desde que haja espaço para abrir a furação á medida desejada.
 Para colocar precisas somente de um varão roscado e contra-porca.
 Não sei qual será a opção mais resistente, pois ainda não tive necessidade de nenhuma das soluções.

 :convivio:



V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Novembro 08, 2021, 22:32:58, 22:32
Responder #5

Beep

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 53
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750xDCT
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
os helicoils funcionam bem para essas situações e  no fim pode continuar a utilizar o parafuso de origem (veriifcar primeiro o tipo de rosca).
Não sei se é mais barato ou não mas encontra kits na Amazon para varias medidas que já tem um conjunto de helicoils e as ferramentas necessárias a cada medida
por exemplo:
https://www.amazon.de/-/en/Thread-Repair-Sleeves-Helicoil-Threaded/dp/B08DR97MZ6/ref=sr_1_13?crid=M5NIV3O94S0O&keywords=helicoil&qid=1636410232&qsid=257-8674570-6321832&sprefix=helicoils%2Caps%2C101&sr=8-13&sres=B003ILZI0K%2CB01CV78NX0%2CB005N6D77E%2CB01H2XBKOM%2CB075FPT32R%2CB003A5X9R8%2CB002UNGXFG%2CB0848JWP26%2CB08DR97MZ6%2CB0046YIJNQ%2CB003Y3MCDI%2CB09CGNMKWT%2CB000ZEFHUY%2CB000ZEHGJY%2CB07WV6R76Z%2CB08QZFVYHQ%2CB07H8BTN6F%2CB099273FR3%2CB078Y9RY4Z%2CB07XLLHP7T

so tem de juntar o "desandador" para aplicar o macho e abrir a rosca nova que vai receber o helicoil
https://ferramentas.pt/desandador-macho-m4-m12-volkel-14020.html

boa sorte

Novembro 08, 2021, 23:05:49, 23:05
Responder #6

ALCLCF

  • Visitante
Obrigado pela ajuda, toda a gente me recomenda helicoil ou similar, mas telefono aqui para oficinas de motas e nunca ouviram falar e querem mandar tudo ao torneiro (só gostava de saber como mandam uma mota +285Kg ao torneiro ou se pretendem desmotar tudo, inclusivé motor e bateria elétricas)

Depois desde episódio e de outro (com a montagem do deflector de vento da mota ouve uma rosca lambida), isto é para quem sabe. Um amigo já me arranjou um contacto na zona para me resolver o assunto.

Tanto precisaram cortar no peso, que chego à conclusão que muito do alumínio que para aqui anda deve ser um 1100, se uma pessoa olha de lado, aquilo empena a rosca...

Novembro 09, 2021, 10:00:48, 10:00
Responder #7

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
O "mandar" ao torneiro é como mandar ao pintor, podem na oficina fazer isso secalhar podem mas preferem não arriscar e mandar ao profissional. O que o torneiro iria fazer é isso mesmo por um helicoil ou subir o tamanho do parafuso se a estrutura permitir - não consigo ver sem a tampa.

Sobre a liga de aluminio que está aí não é um 1100 e também não vejo porque não será a mesma que normalmente se utiliza numa gearbox... outra coisa é por exemplo esse parafuso (não vejo porquê mas coisas raras acontecem :) ) estar sujeito a algum esforço ou concentração de tensões e romper por fadiga, nesse caso podia estar melhor dimensionado e utilizar um M6 ou maior por exemplo. As vezes é ver o lado positivo que é, podia ser pior :)

Obrigado pela ajuda, toda a gente me recomenda helicoil ou similar, mas telefono aqui para oficinas de motas e nunca ouviram falar e querem mandar tudo ao torneiro (só gostava de saber como mandam uma mota +285Kg ao torneiro ou se pretendem desmotar tudo, inclusivé motor e bateria elétricas)

Depois desde episódio e de outro (com a montagem do deflector de vento da mota ouve uma rosca lambida), isto é para quem sabe. Um amigo já me arranjou um contacto na zona para me resolver o assunto.

Tanto precisaram cortar no peso, que chego à conclusão que muito do alumínio que para aqui anda deve ser um 1100, se uma pessoa olha de lado, aquilo empena a rosca...
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 15, 2021, 10:05:23, 10:05
Responder #8

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 77
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Se fores ao torneiro o que ele vai fazer é colocar a helicoil, pois para encher com solda de aluminio, é bastante complicado. Vi que és de Viseu, dá um salto a Sacnor, eles teem la kits com essas "molas".
O processo da colocação das mesmas é bastante simples, quando trabalhava no departamento da manutenção utilizava esse  processo bastante vezes.

Novembro 15, 2021, 15:19:58, 15:19
Responder #9

ALCLCF

  • Visitante
Se fores ao torneiro o que ele vai fazer é colocar a helicoil, pois para encher com solda de aluminio, é bastante complicado. Vi que és de Viseu, dá um salto a Sacnor, eles teem la kits com essas "molas".
O processo da colocação das mesmas é bastante simples, quando trabalhava no departamento da manutenção utilizava esse  processo bastante vezes.

Recomendaram-me outro sistema semelhante por ser mais fácil de remover se for mal colocado. De qualquer das maneiras para ser bem feito a mota tem de ser "deitada", óleo fora, junta fora....ao fim de +400km não há fuga de óleo, está bem selado. Na próxima revisão em vez de ser eu a fazer vai à Dinâmica, têm lá um torneiro (Retificadora Dias) ao lado para esses serviços e têm esses kits.

Novembro 15, 2021, 17:01:37, 17:01
Responder #10

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 77
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Se fores ao torneiro o que ele vai fazer é colocar a helicoil, pois para encher com solda de aluminio, é bastante complicado. Vi que és de Viseu, dá um salto a Sacnor, eles teem la kits com essas "molas".
O processo da colocação das mesmas é bastante simples, quando trabalhava no departamento da manutenção utilizava esse  processo bastante vezes.

Recomendaram-me outro sistema semelhante por ser mais fácil de remover se for mal colocado. De qualquer das maneiras para ser bem feito a mota tem de ser "deitada", óleo fora, junta fora....ao fim de +400km não há fuga de óleo, está bem selado. Na próxima revisão em vez de ser eu a fazer vai à Dinâmica, têm lá um torneiro (Retificadora Dias) ao lado para esses serviços e têm esses kits.

 :cool: :cool: :cool: