A melhor maneira será da seguinte forma?
Se a bateria não tiver carga suficiente para acionar a bomba de gasolina vais precisar de um descida algo longa para fazer rolar o motor o suficiente para gerar corrente, caso contrário não pega.
cuidado com isso de pegar de empurrão.
Se for usado de forma sistemática, é um convite a avaria cara na caixa de velocidades.
Porque, numa condução normal, um motor a trabalhar oferece menos resistência quando largamos a embraiagem em 2.ª ou 3.ª, do que se for um motor parado.
Prova disso é que quando se coloca uma mota (ou um carro) a trabalhar de "empurrão", sentimos sempre um solavanco da mota (ou do carro...), quando a resistência da inércia do motor parado encontra a força transmitida pelas engrenagens em movimento da caixa de velocidades.
E essa força de inércia é maior com o tempo frio, para não falar de motas que estiveram paradas muito tempo.
Onde é que se pode danificar a caixa de velocidades? Começando nos rolamentos e acabando nos carretos.
Achas incorreto fazer a extrapolação para uma mota? Se sim, por favor explica o porquê.
É preciso eu falar mesmo da inércia do motor com tempo frio e quente? Sabes com certeza quais as diferenças práticas de se colocar uma mota de motor a carburador a trabalhar com tempo frio em relação a uma com motor de injeção eletrónica, certo?
E sabes também que a inércia que conta, ou mais cientificamente correto dizendo, o trabalho que conta, não é o resultante de uma só revolução do motor, mas sim do conjunto de revoluções do motor que tiveram que ocorrer para colocar esse mesmo motor a trabalhar.
Contudo, se não concordas com o sentido do aqui dito (não nos prendamos com as miudezas de alguma terminologia cientifica que não foi por mim 100% corretamente aplicada , ok?), por favor explica porque é que o uso sistemático do método do empurrão não pode trazer prejuízo para uma caixa de velocidades.
Vi um carro partir a correia de distribuição quando estava aos solavancos para pegar de empurrão, talvez a correia já estivesse muito gasta mas é verdade que partiu
Acho que ainda ninguém falou mas... se o rectificador de corrente entregar a alma ao criador, bem que podem tentar engatar, empurrar e acariciar a moto, que nada a fará andar a não ser o reboque...