As motas Enduro/Trial dão para umas brincadeiras fixes em off-road mas as verdadeiras incursões em trilhos e 'maus caminhos' só são acessíveis em 2 rodas aos 'Pros' , o 'piloto-comum' não tem 'habilitações' para grandes avarias e limita-se a uns estradões ou trilhos pouco acidentados .
Com a moto4 é diferente ! Uma boa moto4 permite grandes doses de trialeira mesmo a gente que não seja 'doutorado' em off-road (como era o meu caso) , basta ter uma boa máquina , um espírito aventureiro , ser destemido, e dominar alguns conceitos básicos de como 'tirar partido' da máquina que possui e alguns 'truques' que se aprendem com a prática e em conversas .
Eu, com um grupo de amigos, fizemos Portugal 'de lés-a-lés' em moto4 ! Percorri a Serra da Estrela com os trilhos cobertos de neve, andei nas dunas do Poço do Inglês, por cima de pedregulhos em Boticas/Chaves , enfim... não havia trilho 'que valesse a pena' que nós não tivéssemos feito .
Relativamente ás máquinas que 'não deixavam ninguém ficar mal' e que saíam sempre de qualquer 'buraco' , a coisa resumia-se à Polaris Sportsman 700 , à Suzuki KingQuad 700 e à Can-Am Outlander 800 , esta última para mim a melhor com o seu motor Rotax e sistema Visco-Look (em parceria com a Land Rover).
Já havia quem tivesse Kymco mas ... a qualidade de construção, o motor e homogeneidade do conjunto ficavam aquém das marcas atrás referidas ... e acho que nos dias de hoje a situação se mantém .
image urlcertificity.com