Entre os prós e os contras das seguintes motas, o que me dizem delas? Pan European 1100STPan European 1300STFJR1300Outra? Qual?
Tenho um amigo de longa data que teve uma Pan 1100 (foi depois de ter experimentado a dele q decidi comprar a minha) e atualmente tem uma BMW 1150RT, que também já experimentei.Quando disse lá atrás que a minha escolha iria para uma 1200RT deve-se ao facto dessa mota ainda ser mais leve do que a 1150RT que, por sua vez é mais leve que a Pan 1100. Tenho a ideia que a 1200RT anda pelos 260/270kg que comparados com os mais de 310Kg das Pans faz parecer a BMW um "peso pluma".Quanto a problemas, ele não se queixa com eles e, no caso, não tem necessidade de esconder os problemas e poder dizer que a BMW é infalivel pois somos amigos à quase 50 anos.Enquanto a Honda tem um plano de manutenção mais ou menos regular, ou seja, em cada revisão são vistas/inspecionadas e reparadas as mesmas coisas, na BMW (e pelo que me diz esse meu amigo) tem uma revisão "Tipo A" (revisão simples) intercaladada com uma revisão "Tipo B" (revisão mais completa). Pelo que entendi as revisões "Tipo A" são basicamente trocar óleo e filtros e mais umas coisinhas pontuais enquanto a revisão "Tipo B", além dos óleos e filtros já tem manutenção de mais uma série de coisas.Seja como for há neste forum companheiros que têm BMW R (nem que sejam as famosas GS) que poderão dar melhor informação relativamente às BMW, uma vez que a RT e a GS são quase identicas por baixo dos plásticos.Lá atrás não falei da BMW 1150RT pois não me enche as medidas por várias razões:"Chocalha" por todo o lado. Faz-me lembrar o primeiro jipe que tive, um Toyota BJ40 (aquele que parece um Willys) que quando punha a trabalhar quase fazia saltar os chumbos dos dentesTem um poder de travagem muito grande... basta encostar os dedos na manete de travão que aquilo trava com muita força, o que requer habituação para não andar a bloquear as rodasTem um sistema de piscas com o qual embirro... para virar à esqueda usa-se um botão no punho esquerdo... para virar à direta usa-se um botão no punho direito e cancelar o pisca usa-se outro botão no punho direito... desatino com aquele sistemaO sistema de ABS é propicio a ter avarias se não for mantido em condições e a reparação desse componente custa cerca de 1000€Isto pode ser picuinhice da minha parte mas estes pontos fazem-me nem considerar este modelo. Mesmo algumas BMW 1200RT têm este sistema de piscas e, penso que adotaram o sistema "normal" no punho esquerdo somente a partir de 2010 (não tenho a certeza).Como disse, sobre as BMW, há aqui no fórum quem te posso elucidar melhor sobre as vantagens e desvantagens das mesmas.
Não aguentei a espera... A ideia no sub-consciente a "martelar diáriamente"...A procura online e nos stands por uma Pan European ST1300... As chamadas umas a seguir às outras... Tem? Sim? Retoma? Quanto? Deixe estar... Ver uma... Ver outra... Sentar numa Pan que não é a minha... Vá lá dar uma volta para ver... Não sou assim...e hoje está na minha garagem esta "besta" ... Que já este mês irá a Gibraltar passar férias... Agradeço as ajudas... Voçês são sempre aquela base... Quando passarem em Samora Correia - Passem no Grupo Motard Riders for Life para brindarmos com uma geladinha Deixo aqui a "papa-kms" recém-nascida cá em casa:PS: 42000km de 2008A CBF está lá ao lado para venda