Autor Tópico: 4 anos passados e agora? Muitas histórias ;D  (Lida 3081 vezes)

Junho 23, 2023, 02:14:53, 02:14
Lida 3081 vezes

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
Já lá vai o tempo desde que escrevi neste tópico: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4885.msg63901#msg63901
Já perdi peso (algum) ela também...
Já mudámos de zona, quando a covid começou mudámos para Benavente, por uma questão financeira - troca de casa arrendada por casa comprada.  :cost:
 :megafeliz: Com esta mudança de zona faço parte da administração do "Grupo Motard Riders for Life de Samora Correia". :offtopic:
Já conheci algums elementos daqui... na minha actual CBF600SA ...
 ::P: O ano passado fizemos a N2 com ela... :sportbike:
 :nice: Este mês a N222  :bandeiraportugal:
Já me "cansei" dela ... no bom sentido... ::P:
Agora que preciso da vossa ajuda e orientação, voltei aqui... para vos chatear...

Quero trocar de mota... e na conversa com o Paulinho (antigo funcionário da WearMoto e dono da Paulinho Motorstore em campolide) ele disse-me para esquecer a Varadero... Mas para procurar no meu caso e sendo uma das que gosto a Pan European 1100ST - que já conheci e testei recentemente.
Trocar porque apesar desta "burra de carga" andar connosco a 200km/h - não contem a ninguém - sinto falta de algum conforto adicional que por exemplo a Pan tem...
NO ENTANTO... também experimentei a FJR1300 lá de um sócio do GM...

Entre os prós e os contras das seguintes motas, o que me dizem delas?
  • Pan European 1100ST
  • Pan European 1300ST
  • FJR1300
  • Outra? Qual?

Está uma a vender na https://motodiana.pt/produto/honda-st1100-pan-european-1999/

O orçamento, será vender esta e comprar a "nova usada" por Retoma desta...mas pelo menos espero não ir além dos 7000€.

Deixo umas fotos da minha "burrinha" nos dias de hoje...








"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Junho 23, 2023, 10:47:27, 10:47
Responder #1

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Entre os prós e os contras das seguintes motas, o que me dizem delas?
  • Pan European 1100ST
  • Pan European 1300ST
  • FJR1300
  • Outra? Qual?

Os meus 5cts sobre estes modelos, que já vêm com as malas integradas de origem.

Pan European 1100... e posso falar com conhecimento de causa pois convivo com uma à 7 anos.
Vantagens:
  • Muito confortável e estável em andamento
  • Motor muito suave e quase sem vibrações
  • Motor com um binário muito bom. Arrancas em 2ª mudança com a mesma facilidade com que arrancas em 1ª
  • Boa proteção aerodinamica. No verão até chega a ser demasiada proteção e sofres com a falta de vento para "refrescar", mas no inverno não sentes um frio de rachar
  • Potência mais que suficiente para andar a mais de 200kms com 2 pessoas em cima e malas carregadas
  • Deposito de combustivel de quase 30 litros, o que dá para fazer mais de 400kms com um depósito. Como o deposito está debaixo do banco, puxa o centro de gravidade mais para baixo e não se sente tanto o peso da gasolina a desiquilibrar a mota (aquela zona que parece o deposito de combustivel, é uma capa para tapar o filtro do ar)
  • Tem umas "barbatanas" de lado que, em caso de queda, não deixam a mota ficar deitada no chão... ajudam a proteger os plásticos e facilita sair "debaixo da mota" se ficares debaixo dela
  • 100% analógica... não tem eletrónica nenhuma. Só o modelo com ABS é que eletrónica por causa do ABS.
  • As duas malas levam muita "tralha" lá dentro. Em cada mala cabe um capacete e ainda sobra espaço para mais umas coisinhas

Desvantagens:
  • Muito pesada... são mais de 300kg que para movimentar à mão pode ser complicado
  • Obriga a pensar como, e onde, a vais parar pois se a tiveres de movimentar à mão vai ser complicado
  • Engana na velocidade. Até te habituares, vais estar a andar mais depressa do que aquilo que parece que vais. Todo o conforto e proteção aerodinâmica reduzem a sensação de velocidade
  • Travagem suficiente. Não tem o poder de travagem de uma desportiva e todo aquele peso não ajuda nesse capitulo, mas a travagem é adequada e nunca apanhei nenhum susto por falta de travagem (é uma questão de apertar mais as manetes do travão)
  • Dificuldade na escolha de marca e modelo de pneus no modelo sem ABS, pois a roda da frente leva um pneu 110 o que limita bastante na escolha de pneus. O modelo com ABS leva um pneu 120, pelo que já não há esse problema
  • Qualquer uma destas motas à venda já tem mais de 20 anos... já começa a haver dificuldade em encontrar peças

Relativamente a custos de manutenção. Não tem dado avarias com frequencia e, se forem revisões normais (oleos, filtros, etc) tem um preço "normal". Mas se houver alguma avaria mais grave, prepara-te para abrir os cordões à bolsa, e sei do que estou a falar pois estou à quase 2 meses com a minha mota parada por causa de uma reparação grande. Estes 2 meses devem-se ao facto da oficina não ter tido possibilidade de receber a mota quando avariou (3 semanas), e depois há o tempo de entrega das peças... e no fim disto tudo vai ser uma "conta vilaças"... cara c'mo caraças.

Consumos... habitualmente ronda os 6,2L, mas já fiz consumos de 5,4L e consumos de 7,5L.

Pan European 1300
  • Tem um caracter mais desportivo do que a 1100. Não é uma mota desportiva de todo, mas tem um caracter mais desportivo do que a 1100, sem perder o conforto e estabilidade. Esta diferença de caracter é provocada por uma ciclistica diferente... há quem goste, e há quem não goste.
  • Tem 2 depositos de combustivel... um debaixo do banco e outro no sitio onde habitualmente está o deposito, mas leva a mesma quantidade de combustivel que a 1100. Isto já faz sentir o peso do combustivel e ajuda a mota a ficar "top heavy".
  • Tem o mesmo problema de peso da 1100
  • Há mais facilidade em encontrar peças para a manutenção
  • Evitar modelos de 2002, 2003 e 2004. Estes primeiros modelos deitavam muito calor para as pernas e pés do condutor e tinham problemas de estabilidade a velocidades muito altas (acima dos 160kms). Estes problemas foram corrigidos nos modelos depois de 2003, mas como em 2004 ainda foram vendidas motas feitas em 2003, eu evitaria um modelo de 2004 para garantir que não estava a comprar uma mota com "defeitos"
  • Tem mais uma "mariquices" que a 1100 que ajudam no conforto, como vidro regulavel eletricamente e o banco tem regulação em altura
  • Conforto e espaço de arrumação é identico à 1100
  • Se tirares as malas a mota fica feia como os diabos, pois o desenho da mota foi feito com as malas incorporadas no design. Já acontece o mesmo com a 1100

FJR 1300
  • Destas 3 é mais desportiva delas todas e a mais leve, mas não se pense que é um "peso pluma" pois o peso está perto dos 300kg
  • Deposito de combustivel com menos capacidade... salvo erro leva 22/24 litros, pelo que não tem uma autonomia tão grande quanto as Hondas e o peso está todo "cá em cima" pois o deposíto está no sitio habitual à frente do banco
  • Uma chatice trocar a bateria pois está metida nos plásticos atrás dos faróis
  • Não tem barbatanas laterais como as Pan pelo que, se cair ao chão, lá vão os plásticos ficar riscados ou partidos
  • Motor tem corrente de distribuição em vez de correia de distribuição
  • Motor muito suave, com bastante potência e binário
  • Espaço de arrumação identico às Hondas
  • Posição de condução um pouco mais agressiva do que nas Hondas... corpo um pouco mais inclinado sobre o guiador e pernas num ângulo mais agressivo, mas o banco tem regulação em altura
  • Guiador pode ser ajustado, mais para a frente ou mais para trás sem ser necessário usar "risers"
  • Poder de travagem superior aos das Hondas
  • Tem ajuste de suspensão dianteira, coisa que as Hondas não têm e o vidro tbm tem regulação eletrica

Os motores destas motas fazem bastante mais de 200.000kms sem problemas e chatices. Todas têm transmissão por veio e, não sei se já disse antes, todas elas são pesadas  :)

Posto isto, e havendo disponibilidade de orçamento, iria para uma BMW 1200RT  :D
Esta minha escolha é unicamente por causa do peso da mota, e nada mais. A BMW com aquele motor boxer, quando comparado com estes 4 cilindros das japonesas (V4 no caso da Honda) parece um trator agricola pois vibra muito mais do que qualquer uma das Hondas.

No caso do companheiro, e pelo que percebo, há como orçamento uma mota que poderá valer uns 2500/3000€ e mais 7000€ o que perfaz um orçamento de quase 10.000€. Assim dira para procurar uma Pan 1100 o mais recente possível mas 5000€ por uma é um exagero, pois podem ser muito robustas e fiáveis, mas a idade não perdoa.
Se for para uma Pan 1300 encontram-se motas destas por 7000/8000€ com quilometragens aceitáveis dos anos 2007 a 2010 (as de 2011/2012 pedem mais de 10.000€ por elas).
Se for uma FJR então que seja uma entre 2008 e 2011 pois estão dentro desse orçamento. As FJR pós 2013 normalmente andam acima dos 12.000€.

E não deixaria de deitar um olhinho às BMW 1200RT.

Outra mota dentro do mesmo estilo... Kawasaki GTR 1400, que de 1400 só tem o nome. É uma besta de mota, com 160cv e com um motor 1300 e "piquinhos" cc.
É tão pesada quanto a Pan 1100, mas tem mais mariquices e mordomias que a Pan 1300 e a FJR 1300 juntas, também tem transmissão por veio e tem um escape que parece um torpedo e sai para trás da mota quase meio metro  :zangadoplus:

Posto isto tudo, espero ter ajudado a baralhar ainda mais as ideias e o que posso dizer é para avançar para aquela que "encher as medidas" dentro do orçamento disponível.
« Última modificação: Junho 23, 2023, 16:35:25, 16:35 por pjmartinho »

Junho 23, 2023, 13:47:29, 13:47
Responder #2

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Assim de memória motos que preferia às mencionadas e que provavelmente cabem no orçamento:

Honda VFR1200
Honda VFR800 (última geração)
Triumph Tiger Sport 1050 (€7.000 já devem dar para comprar uma com monobraço) (dúvidas entre esta e a Caponord)
Aprilia Caponord 1200 (talvez a minha escolha)
Moto Guzzi 1200 Sport (para algo completamente diferente)
Yamaha Tracer 700

Nota: nunca andei em nenhuma

Nota2: Já tive uma Speed Triple 1050 que é brilhante e a Tiger Sport 1050 é basicamente uma S3 1050 mais alta e com mais plásticos.

Impressionante e triste pensar que as melhores motos para turismo que me vêm à cabeça são crossovers/ trails de asfalto ou como é que chamam a motos como a Tiger Sport e a Caponord.

Acima de tudo ilustra bem como as motos sport tourer saíram de moda na última década.
« Última modificação: Junho 23, 2023, 14:12:33, 14:12 por Gentleman rider »

Junho 25, 2023, 13:35:33, 13:35
Responder #3

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
Desde já agradeço o detalhe PJMARTINHO.
Falei com a Sheila, mostrei-lhe o que escreveste (ela AMA andar de mota comigo por isso é parte MUITO interessada) e chegámos à conclusão de que vamos apontar o nosso "capital" para a Pan European 1300 >2005...  :you.bet:
Ou para a BMW 1200RT.  :cost:

Agora pergunta: Desde que ando no Grupo Motard, que ouço dizer (não quero ofender ninguém) de que as os "donos das BM's só sorriem em duas alturas: Quando compram uma BMW e quando a vendem!"  :read.calm:

Entre a Pan e a BMW... há alguém que me possa ajudar na escolha? Prós e Contras? Porque é que se "fala assim das BM's" ?  :pensador:
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Junho 25, 2023, 14:59:14, 14:59
Responder #4

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Tenho um amigo de longa data que teve uma Pan 1100 (foi depois de ter experimentado a dele q decidi comprar a minha) e atualmente tem uma BMW 1150RT, que também já experimentei.

Quando disse lá atrás que a minha escolha iria para uma 1200RT deve-se ao facto dessa mota ainda ser mais leve do que a 1150RT que, por sua vez é mais leve que a Pan 1100. Tenho a ideia que a 1200RT anda pelos 260/270kg que comparados com os mais de 310Kg das Pans faz parecer a BMW um "peso pluma".

Quanto a problemas, ele não se queixa com eles e, no caso, não tem necessidade de esconder os problemas e poder dizer que a BMW é infalivel pois somos amigos à quase 50 anos.

Enquanto a Honda tem um plano de manutenção mais ou menos regular, ou seja, em cada revisão são vistas/inspecionadas e reparadas as mesmas coisas, na BMW (e pelo que me diz esse meu amigo) tem uma revisão "Tipo A" (revisão simples) intercaladada com uma revisão "Tipo B" (revisão mais completa). Pelo que entendi as revisões "Tipo A" são basicamente trocar óleo e filtros e mais umas coisinhas pontuais enquanto a revisão "Tipo B", além dos óleos e filtros já tem manutenção de mais uma série de coisas.

Seja como for há neste forum companheiros que têm BMW R (nem que sejam as famosas GS) que poderão dar melhor informação relativamente às BMW, uma vez que a RT e a GS são quase identicas por baixo dos plásticos.

Lá atrás não falei da BMW 1150RT pois não me enche as medidas por várias razões:
  • "Chocalha" por todo o lado. Faz-me lembrar o primeiro jipe que tive, um Toyota BJ40 (aquele que parece um Willys) que quando punha a trabalhar quase fazia saltar os chumbos dos dentes
  • Tem um poder de travagem muito grande... basta encostar os dedos na manete de travão que aquilo trava com muita força, o que requer habituação para não andar a bloquear as rodas
  • Tem um sistema de piscas com o qual embirro... para virar à esqueda usa-se um botão no punho esquerdo... para virar à direta usa-se um botão no punho direito e cancelar o pisca usa-se outro botão no punho direito... desatino com aquele sistema
  • O sistema de ABS é propicio a ter avarias se não for mantido em condições e a reparação desse componente custa cerca de 1000€
Isto pode ser picuinhice da minha parte mas estes pontos fazem-me nem considerar este modelo. Mesmo algumas BMW 1200RT têm este sistema de piscas e, penso que adotaram o sistema "normal" no punho esquerdo somente a partir de 2010 (não tenho a certeza).

Como disse, sobre as BMW, há aqui no fórum quem te posso elucidar melhor sobre as vantagens e desvantagens das mesmas.
« Última modificação: Junho 25, 2023, 16:08:42, 16:08 por pjmartinho »

Junho 25, 2023, 19:06:58, 19:06
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tenho um amigo de longa data que teve uma Pan 1100 (foi depois de ter experimentado a dele q decidi comprar a minha) e atualmente tem uma BMW 1150RT, que também já experimentei.

Quando disse lá atrás que a minha escolha iria para uma 1200RT deve-se ao facto dessa mota ainda ser mais leve do que a 1150RT que, por sua vez é mais leve que a Pan 1100. Tenho a ideia que a 1200RT anda pelos 260/270kg que comparados com os mais de 310Kg das Pans faz parecer a BMW um "peso pluma".

Quanto a problemas, ele não se queixa com eles e, no caso, não tem necessidade de esconder os problemas e poder dizer que a BMW é infalivel pois somos amigos à quase 50 anos.

Enquanto a Honda tem um plano de manutenção mais ou menos regular, ou seja, em cada revisão são vistas/inspecionadas e reparadas as mesmas coisas, na BMW (e pelo que me diz esse meu amigo) tem uma revisão "Tipo A" (revisão simples) intercaladada com uma revisão "Tipo B" (revisão mais completa). Pelo que entendi as revisões "Tipo A" são basicamente trocar óleo e filtros e mais umas coisinhas pontuais enquanto a revisão "Tipo B", além dos óleos e filtros já tem manutenção de mais uma série de coisas.

Seja como for há neste forum companheiros que têm BMW R (nem que sejam as famosas GS) que poderão dar melhor informação relativamente às BMW, uma vez que a RT e a GS são quase identicas por baixo dos plásticos.

Lá atrás não falei da BMW 1150RT pois não me enche as medidas por várias razões:
  • "Chocalha" por todo o lado. Faz-me lembrar o primeiro jipe que tive, um Toyota BJ40 (aquele que parece um Willys) que quando punha a trabalhar quase fazia saltar os chumbos dos dentes
  • Tem um poder de travagem muito grande... basta encostar os dedos na manete de travão que aquilo trava com muita força, o que requer habituação para não andar a bloquear as rodas
  • Tem um sistema de piscas com o qual embirro... para virar à esqueda usa-se um botão no punho esquerdo... para virar à direta usa-se um botão no punho direito e cancelar o pisca usa-se outro botão no punho direito... desatino com aquele sistema
  • O sistema de ABS é propicio a ter avarias se não for mantido em condições e a reparação desse componente custa cerca de 1000€
Isto pode ser picuinhice da minha parte mas estes pontos fazem-me nem considerar este modelo. Mesmo algumas BMW 1200RT têm este sistema de piscas e, penso que adotaram o sistema "normal" no punho esquerdo somente a partir de 2010 (não tenho a certeza).

Como disse, sobre as BMW, há aqui no fórum quem te posso elucidar melhor sobre as vantagens e desvantagens das mesmas.


Sim, revisao A sao as revisoes da kilometragem impar (10, 30, 50 mil, etc)

Sao uma simples troca de oleo e filtro e verificacao de travoes, mudanca fluido e apenas verificacoes de alguns pontos)



Revisoes pares (20, 40, 60, etc) sao revisoes de verificacao/afinacao de valvulas e mais alguns detalhes



Esses sistema de piscas, so nas bmw mais antigas... a partir da 1200 e tudo normal

E sim, nas mais antigas é preciso trocar o fluido de travoes do ABS a cada ano, pois se for de baixa qualidade ele comeca a agregar em "flocos" e da problemas de ABS
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 26, 2023, 18:51:47, 18:51
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A BMW R1200RT é tão confortável que até mete nojo, então se for em autoestrada e com a viseira para cima... que tédio!
Quem procura deslocar-se num sofá é uma boa aposta!

Há uma moto que eu poderia incluir nessa lista já apontada:
- Yamaha Fazer FZ1 (mecânica provavelmente derivada da R1 com uma limitação electronica e outra provável relação de caixa)
Mas se o objectivo é andar com pendura então será de retirar o modelo da equação.

E a CBF1000, é assim tão descabida?
Tenho ideia de ter o banco mais baixo que a CBF600...

nota: agora a ver o titulo do tópico fez lembrar uma coisa, em Outubro faz 6 anos que tenho o meu "trambolho" e pela média ainda sou capaz de ficar com ele mais um ano para que no normal, de 7 em 7 anos trocar de "trambolho".  :D Tenho também de começar a pensar o que virá depois!  :pensador:
« Última modificação: Junho 26, 2023, 19:04:27, 19:04 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 26, 2023, 22:18:27, 22:18
Responder #7

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A FZ1 Fazer sem dúvida. Não sei como me esqueci dela. Das melhores Yamaha deste seculo e uma excelente Sport tourer. Bela sugestão. Moto muito subvalorizada. Bem como eu gosto
« Última modificação: Junho 27, 2023, 00:06:01, 00:06 por Gentleman rider »

Junho 27, 2023, 16:27:45, 16:27
Responder #8

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Nem de proposito... o TMF acabou de lançar uma test ride de uma ST1300


Junho 28, 2023, 21:20:44, 21:20
Responder #9

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
 :megafeliz:
Já estamos decididos... Pan 1300...
A BMW só aceitaríamos após 2010 por causa da cena dos piscas...
Agora só me falta encontrar alguém que tenha uma decente à venda e aceite a minha "burra" à retoma...

Até já com mais notícias  ::P:
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Junho 29, 2023, 08:26:37, 08:26
Responder #10

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
A "cena dos piscas" não funciona mal... o problema sou eu que embirro com aquilo pois, na minha cabeça, aquele sistema de funcionamento não faz sentido.

Agora entras numa nova aventura que é a troca da mota  :cool:

Junho 29, 2023, 17:25:49, 17:25
Responder #11

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
Pronto...preciso da vossa opinião uma vez mais...

Encontrei esta:
https://www.custojusto.pt/braga/veiculos/motos/mota-de-estrada/honda-pan-european-1300-40583278
Eles não aceitam a minha à retoma porque, tem muitos km's, alguns toques blah blah blah...

São de longe, para lá ir fazer uma viagem de "borla"...

Alguém conhece esta casa?
E pelo que se vê nas fotos? Preço?

Obrigado a todos(as) pelas ajudas.
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Junho 29, 2023, 17:52:09, 17:52
Responder #12

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Acho que seria preferivel venderes a tua mota particularmente e depois, com dinheiro na mão ir aos stands e dar largas à costela marroquina que existe em cada português, ou seja, regatear o preço... se quiseres um termo pomposo podes dizer "negociar" o preço.

Podes usar a "técnica do vendedor" e antes de tirares fotografias à mota, lavas a mesma e dás uma polidela à pintura e naquelas zonas que saltam mais à vista. Depois tiras as fotos com uma boa luz (evitar tirar fotografias entre as 11 e as 4 da tarde, pq o sol está alto) e vais ver que nas fotos a mota vai parecer ainda melhor do que ao vivo  ;)

Eu retirava os autocolantes, pois poderão não ser do gosto do potêncial comprador.

O argumento de que a tua mota tem muitos quilometros tbm se aplica à mota deles, pois estamos num país onde, diz a sabedoria popular, motas com 50.000kms estão a dar as ultimas... e a que têm à venda tem quase 50.000Kms (o que nestes motores não é nada).

Uma vez que nesse stand nem querem saber da tua mota, se fosse eu nem me deslocava lá para ver a que têm. O que posso dizer é estas Pan 1300 vão surgindo à venda em pequenas quantidades, é certo, mas vai com calma para não te precipitares e de certeza que vais encontrar alguma em condições mais "perto de casa".
« Última modificação: Junho 29, 2023, 17:54:32, 17:54 por pjmartinho »

Julho 02, 2023, 22:00:13, 22:00
Responder #13

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
 :tornarseanjinho:
Não aguentei a espera...
A ideia no sub-consciente a "martelar diáriamente"...
A procura online e nos stands por uma Pan European ST1300...
As chamadas umas a seguir às outras... Tem? Sim? Retoma? Quanto? Deixe estar...
Ver uma... Ver outra... Sentar numa Pan que não é a minha... Vá lá dar uma volta para ver...
 ::P: ::P: ::P: ::P:
Não sou assim...e hoje está na minha garagem esta "besta" ... Que já este mês irá a Gibraltar passar férias...  :palmas:

Agradeço as ajudas...  :nice:

Voçês são sempre aquela base...  :cool:

Quando passarem em Samora Correia - Passem no Grupo Motard Riders for Life para brindarmos com uma geladinha  :convivio:

Deixo aqui a "papa-kms" recém-nascida cá em casa:

PS: 42000km de 2008




A CBF está lá ao lado para venda  ::P:  :cost:
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Julho 02, 2023, 23:48:37, 23:48
Responder #14

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
:tornarseanjinho:
Não aguentei a espera...
A ideia no sub-consciente a "martelar diáriamente"...
A procura online e nos stands por uma Pan European ST1300...
As chamadas umas a seguir às outras... Tem? Sim? Retoma? Quanto? Deixe estar...
Ver uma... Ver outra... Sentar numa Pan que não é a minha... Vá lá dar uma volta para ver...
 ::P: ::P: ::P: ::P:
Não sou assim...e hoje está na minha garagem esta "besta" ... Que já este mês irá a Gibraltar passar férias...  :palmas:

Agradeço as ajudas...  :nice:

Voçês são sempre aquela base...  :cool:

Quando passarem em Samora Correia - Passem no Grupo Motard Riders for Life para brindarmos com uma geladinha  :convivio:

Deixo aqui a "papa-kms" recém-nascida cá em casa:

PS: 42000km de 2008




A CBF está lá ao lado para venda  ::P:  :cost:

E pensar que desde o nosso encontro no Fluviário de Mora não nos vimos!!!
Eu vou com alguma frequência até ao Rider's For Life. Temos de combinar umas  :convivio: para ver essa máquina de perto. :cool:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 03, 2023, 09:17:20, 09:17
Responder #15

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Parabens pela aquisição  :cool:

Agora é só fazer um revisão em condições para garantir q está, e fica, tudo em condições, mudar o óleo da suspensão dianteira (que nunca deverá ter sido mudado), ver se o regulador de pré-carga do amortecedor traseiro está em condições, pois tem tendencia para perder o óleo impedindo o regulador de fazer aquilo que deveria fazer.

Nos primeiros tempos, tem atenção ao peso excessivo da mota. Na 1ª vez que se anda com ela, os sentidos estão todos apurados e não acontece nada de mal. Depois vai-se ganhando confiança e quando deres por isso está a ficar deitada no chão e, no momento de a parar, atenção a qualquer desnivel pois se a tiveres de movimentar à mão esse desnivel vai parecer um Monte Evarest  ;)

Fora isso, disfruta de uma boa mota e espero que te dê anos e Kms de alegria  :confetti:

Julho 03, 2023, 10:44:27, 10:44
Responder #16

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem já temos uma razão para um encontro em Samora Correia.

Parabéns companheiro.

Julho 03, 2023, 22:45:06, 22:45
Responder #17

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
Excelente aquisição. Boas curvas.