Autor Tópico: Limpeza de um motociclo! Produtos e algumas dicas…  (Lida 3112 vezes)

Fevereiro 02, 2017, 17:27:48, 17:27
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Sapiens21

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Limpeza de um motociclo!
Produtos e algumas dicas…


Imagem cedida por cortesia do nosso membro T-Maxer


Eu confesso...

Sou daqueles que no tocante à lavagem do motociclo cá de casa, só mesmo de tempos a tempos.
Com o carro é igual, para que não haja dúvidas quanto a isto.


No entanto sei perfeitamente que há boas e muito válidas razões levar a cabo a lavagem, como o são o facto de uma lavagem regular possibilitar que seja eliminada com menos esforço alguma sujidade (insectos p.ex.), assim como se possibilita a manutenção de um aspecto mais cuidado e apresentável do motociclo. Isto sem entrar no campo da mecânica, pois como mero exemplo, uma corrente mal cuidada, suja e com detritos acumulados ao longo de milhares de kms, pode sem dúvida nenhuma diminuir o tempo de via útil do material.


Há quem se dedique à lavagem como rotina quinzenal ou mesmo semanal, há quem o faça a cada dois ou três meses….e há quem espere a colaboração do S. Pedro para limpar a camada de pó acumulada.


E é aqui que chegamos ao objectivo deste tópico…


No fundo, pretende-se concentrar aqui as opiniões, dicas e conselhos dos membros no sentido de perceber quais os produtos de limpeza que usa, o tipo de utilização e a sua ideia sobre os mesmos….e porque não, também o preço de aquisição.  :)


Há quem diga que detergente da loiça funciona, bem auxiliado por umas boas mangueiradas para tirar a sujidade, mas a verdade é que esse tipo de produtos geralmente podem conter compostos que a médio-longo prazo danificam a pintura e podem até mesmo contribuir para a corrosão das peças metálicas mais expostas à lavagem.


Sabendo nós que o melhor é mesmo apostar na aquisição de produtos específicos para limpeza de motociclos, aqui fica este tópico para as vossas importantes e sempre muito valorosas intervenções. :)  :nice:


Imagem cedida por cortesia do nosso membro T-Maxer
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 02, 2017, 17:57:04, 17:57
Responder #1

Moto2cool

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Pensei que tinha acontecido uma erupção vulcânica e aquilo era tudo cinzas ;)
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Fevereiro 02, 2017, 19:03:21, 19:03
Responder #2

Sapiens21

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Venham de lá bons exemplos do que fazer....como fazer....locais a que devemos prestar atenção....que produtos usar ou mesmo a evitar...a forma de o fazer, assim como a quantidade ou aplicação.

Os nomes sonantes na área da limpeza são vários e os preços há-os para todos os gostos e carteiras:

Panos micro-fibras
Esponjas de diferente densidade
Ceras sintéticas e bálsamos para plásticos da Einszett
Laquer Tyre and Rubber
Laquer Tar Remove
Mother Plastic Polish
Laquer Engine Degreaser
Einszett Insekt Remover
Eisnzett Gloss Shampoo...

...há de tudo, para tudo!   :nice:

E sim, também há os de supermercado bem mais baratos e com embalagens que anunciam nos seus rótulos serem aptas a um "resultado profissional".

A verdade é que o valor gasto pode ter de facto uma relação suficientemente próxima...ao resultado que se pretende e à protecção que se quer dar ao motociclo.  :)
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Dalai Lama

Fevereiro 02, 2017, 19:10:50, 19:10
Responder #3

TMXR

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A maquina de espuma nunca falha  :nice: em 10 segundos uma Tmax preta passa a branca  :stuck_out_tongue_winking_eye:





Bem... para meter o topico a rolar, deixo a minha opiniao: a lavagem deve ser frequente pois é a forma mais facil para ir mantendo o aspeto da scooter e para alem da componente de limpesa deve ter uma outra componente que é a de protecao  :nice:


O processo em si, é simples.. podendo ser adornado conforme a disponibilidade de cada um (e os meios e condicoes que tem para o fazer) com outros pequenos processos acessorios.



De um modo geral a lavagem comeca com o ter-se o material necessario e indispensavel para o processo:

- luva de MF (ovelha em opcao mas vao dar cabo dela depressa)

- shampoo - produto especifico que serve para soltar a sujidade e tambem para lubrificar a luva evitando que se facam riscos

- balde: cheio de agua com shampoo (se tiverem 2, otimo... 1 com agua e champoo e outro apenas com agua, limpam a luva suja no que apenas tem agua para evitar a contaminacao da luva com sujidade)

- mangueira / maquina de pressao


Para comecar a moto deve estar fria, comeca-se por molhar a moto... no caso de ter uma maquina de pressao é otimo pois esta faz soltar a sujidade e os insectos com maior facilidade (evitar aproximar, evitar zonas electricas, etc)

Quem quiser pode fazer o processo chamado pre-lavagem que é uma lavagem usando um shampoo ou produto proprio que vai fazer soltar alguma sujidade... eu geralmente faco usando o sistema de "snow" - espuma. Para alem de soltar a sujidade, a espuma deixa uma camada lubrificante muito simpatica e que evita que a luva faca uma grande friccao contra a pintura.


Deve-se ter o cuidado de deixar as partes mais sujas ou contaminadas como as rodas e parte de baixo para o fim, senao riscamos a parte das carenagens todas com po de travao e particulas metalicas  :nice:


Para finalizar passa-se uma enxaguadela   :nice: :nice:


Ainda com a moto molhada gosto de fazer outro processo nao obrigatorio que é o de espalhar uma cera liquida nas carenagens (actualmente Gideon Wet Coat)... esta camada para alem de proteger as carengens vai deixar um look mais brilhante e acentua as linhas da scooter e tambem deixa uma camada hidrifuga que é muito util pois a sujidade que lhe cair a seguir em cima nao vai ficar "colada" à tinta


Passo novamente com agua para fazer a cura do produto e limpo com um pano Micro Fibras do tipo Waffle Weave (tem uma contrucao que leva muita agua e é ideal para secar!)

Esta secagem manual evita que as marcas de agua fiquem nas carenagens

Apos isto, fico atento as gotas de agua que ainda caem nas carenagens e que se "escondem" (zona do bau, gavetas, tablier, etc) e esta feito.


Em caso de necessidade tambem se pode dar uma polidela... ou no ecra... ou entao na tinta, embora geralmente nao tenha grande necessidade de o fazer, nem gostar muito de o fazer... mas é uma forma facil de eliminar algum risco mais feio que nao me esteja a agradar.



E de uma forma muito resumida este é o meu processo de lavagem... poderei falar de produtos noutro post embora avise já que apenas uso produtos de detalhe de marcas conceituadas  :nice:     
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 02, 2017, 19:16:07, 19:16
Responder #4

TMXR

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Isaac,


A einzett (1Z) acabou e agora chama-se Next-Zett  :nice:



Uma coisa que desaconcelho é uso de produtos em pneus de moto... sao muito gordurosos e inevitavelmente vao provocar uma queda  :nempenses:



Os produtos de supermercado, geralmente sao baratos mas nao prestam... sao quase todos à base de acrilicos, promovendo o disfarce dos riscos usando aquilo que se chama de "fillers".

Tambem ha produtos semelhantes nas marcas de detalhe (ou selantes acrilicos ou entao a linha dos chamados GLAZES), mas tem resultados substancialmente SUPERIORES aos da linhas de supermercado (redex, turtles, etc)  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 02, 2017, 20:19:36, 20:19
Responder #5

Africandruglord

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Fevereiro 02, 2017, 20:37:17, 20:37
Responder #6

Moto2cool

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Estou impressionado, vocês fazem disto uma arte  :palmas:

A lavagem da minha mota tem duas dimensões completamente distintas: a lavagem da mota no geral e a manutenção da corrente.

Desta ultima fala-se aqui: http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=606.0

Da lavagem, a única que fiz como deve ser foi no elefante azul, muito fácil apenas é preciso cuidado ao apontar a mangueira para não agredir terminais eléctricos ou meter agua no escape.
Pequenas limpezas uso uma esponja grande e sonasol neutro, e seco com panos microfibras do jumbo.

Normalmente quando faço trajectos em chuva limpo a mota com um pano microfibras ao chegar a casa para evitar efeitos prolongados da água e lama.
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Fevereiro 02, 2017, 22:35:40, 22:35
Responder #7

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Excelente explicação T-Maxer.

Não direi que seja uma lavagem ao detalhe aquela que relatas (o detalhe fica para os pros)   :nice:  mas por certo quem seguir as tuas dicas conseguirá um resultado digno de uma bela foto... :fotografar:

Muito muito bom  :nice:
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Fevereiro 03, 2017, 00:33:24, 00:33
Responder #8

dfelix

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Dizem que não lavar a moto cria uma película protectora...  :D




Da lavagem, a única que fiz como deve ser foi no elefante azul, muito fácil apenas é preciso cuidado ao apontar a mangueira para não agredir terminais eléctricos ou meter agua no escape.

Àgua no escape é o menos... pois duas bafadelas e fica seco.

Já com a pressão convém ter mais cuidado não só no que envolve os ditos terminais como tudo o que é electrónica e tem ranhuras. Ou seja, os manómetros na zona dos botões, comutadores de corte de corrente, starter e piscas, etc.
E já agora o radiador no caso de estar exposto, já que as finas folhas de metal dobram muito facilmente.

« Última modificação: Fevereiro 03, 2017, 00:38:08, 00:38 por dfelix »

Fevereiro 03, 2017, 01:37:38, 01:37
Responder #9

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Bolas, essa limpeza /lavagem deve ter dado luta... :D

E mesmo assim, do estofo do banco de certeza que não lhe saiu a sujidade sem uma boa esfrega.

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Dalai Lama

Fevereiro 04, 2017, 14:10:53, 14:10
Responder #10

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Em complemento da excelente informação dada pelo T-Maxer, nomeadamente no tocante à importância dessa prévia passagem com jacto de água e um bom "banho de espuma", aqui fica um vídeo engraçado e que mostra a facilidade em retirar a sujidade (por certo mesmo a mais persistente), após algum tempo a actuar...

Antes de usar a esponja, já mais de metade do trabalho está feito aplicando bem esses 2 primeiros passos.  :nice:

« Última modificação: Fevereiro 04, 2017, 14:53:37, 14:53 por Sapiens21 »
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Novembro 21, 2017, 21:28:08, 21:28
Responder #11

António Teles

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Efectivamente depois de ver isto reconheço que tenho tratado muito mal as minhas motoretas.
As lavagens feitas por mim são de jacto de água, tentando não molhar o banco. Primeiro uso a espuma e depois a água para retirar a espuma deixando de seguida a escorrer por uns minutos e inclinando-a para um lado e para o outro.
Nesta última vez estava com pressa e na garagem usei um spray WD40 comprado para o efeito no s7permercado por 12€, apliquei no depósito guarda Lamas e cromados, passei um pano e voilá.... segui viagem mais apresentável.
A ver se paro quieto?! 🏍