Autor Tópico: Intercomunicador para iniciante  (Lida 5594 vezes)

Junho 10, 2020, 15:40:09, 15:40
Lida 5594 vezes

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Caros foristas,

Comecei neste mundo das motas há pouco tempo e realmente o orçamento tem vindo a esticar cada vez mais.

Pensei eu ia gastar 3.500 euros numa 125cc mas poupava em estacionamento, em gasolina e em tempo… Claro que bem enganado estava. Depois começaram as compras do equipamento de protecção, para além do necessário capacete e essenciais luvas. Um casaco para proteger, depois outro casaco para os dias muito quentes (e ainda falta um para os dias muito frios), depois umas luvas com maior refrigeração (entretanto, agora que percebo mais de luvas porque não comprar umas decentes) e ficam a faltar umas com forro térmico para os dias mais frios, depois umas botas para proteger os tornozelos (e já agora umas mais frescas para o Verão), depois mais umas malas para a mota (porque agora até se pensa fazer umas deslocações maiores), depois umas protecções de coluna para os casacos (e tão baratinhas que elas são…), etc, etc, etc. E agora já se percebe que uma 125 cc não é o melhor para fazer umas saídas de 3 ou 4 dias… talvez tirar a carta e depois logo se vê uma nova motinha…

E no meio disto tudo, o preço da mota já não é tão relevante assim :)

E claro, depois de andar de mota percebemos o problema da comunicação com o mundo :)

Daí ter decidido comprar um intercomunicador mas tenho andado perdido nas escolhas (acho que os preços são totalmente absurdos… mais parece que vou comprar um smartphone). Depois há modelos com 3 ou 4 anos que continuam a ser vendidos e pensamos: mas neste mundo de tecnologia sempre a mexer, como é possível que um equipamento com 3 ou 4 anos mantenha o mesmo preço (caso dos BT-S2, por exemplo). Depois entre Sena, Cardo, Midland e mais uns quantos de origem chinesa é caso para começar a arrancar cabelos, especialmente, quando entramos neste mundo pela primeira vez e somos assoberbados

Por isso venho pedir auxílio à comunidade.

 - Pretendo gastar pouco (nada de 300 euros ou parecido);
 
 - A possibilidade de ouvir música está presente em quase todos mas para mim é irrelevante (mesmo no automóvel é raro ouvir música ou rádio), para mais porque a atenção na mota é essencial;
 
 - Ligação ao telemóvel para chamadas e para GPS (só preciso de um canal, dado que só tenho um telemóvel);

 - Qualidade de som boa, ainda que a utilização seja principalmente para ir na faixa dos 60 a 90km/h (por enquanto é só uma 125cc);

 - Nunca ando com pendura e não estou a ver que venha a andar (mulher tem pavor de motas e amante não tenho t€mpo para ela);

 - Ligação com outros colegas de passeio (e aqui a BIG dúvida).

Pelo que percebi, os intercomunicadores da MESMA marca ligam-se (em grupos de 3, 4 ou mais) entre si, por bluetooth. Mas é possível ligarem-se a outros intercomunicadores se um deles fizer a ponte, com ligação via telemóvel (estando emparelhados com os outros via bluetooth e com aquele de outra marca por via do telemóvel - neste caso, presumo que não possa atender/fazer chamadas que entretanto lhe cheguem).

Mas também vi que há uma tecnologia que é a MESH que permite que múltiplos intercomunicadores estejam interligados (até 20 ou 30) e que quando saem do raio e voltem a entrar voltam a conectar-se. E que essa tecnologia só funciona nos intercomunicadores da mesma marca e nos mais recentes, sendo que é sempre possível os restantes (mais antigos ou de outras marcas) ligarem-se ao grupo via aquela ponte pelo telemóvel. Espero não estar a dizer grande asneira.

Ora, a ligação a outros intercomunicadores não seria tão importante dado que não participo em passeios (por enquanto) mas podia dar jeito para comunicar com mais um ou dois amigos com que dou uma volta. Mas tendo eles CARDO e SENA teria de comprar uma dessas marcas?

Bem, como percebem, ainda há muita confusão nesta cabecinha.

Mas se poderem ajudar, recomendando alguns modelos (na zona dos 100 euros seria bom), agradeço.

Por fim, vejo alguns modelos que trazem 2 ou 4 intercomunicadores (por exemplo os da CARDO). Ora, os 2 percebo pela questão do pendura mas os 4 já não tanto. De qualquer modo, os 4 ficam a um preço unitário inferior do que se comprar o mesmo modelo singular da CARDO. Por essa razão, pergunto: há alguma diferença entre 4 amigos comprarem 4 modelos individuais ou comprarem o modelo com os 4 intercomunicadores e dividirem entre eles o preço?

Thanks e não vos roubo mais tempo.

Junho 10, 2020, 16:02:44, 16:02
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Dá uma vista de olhos nos Cardo Freecom 1+ e 2+.

São ótimos, tenho o 4 não me arrependo nadinha.

Junho 10, 2020, 16:11:16, 16:11
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se é para ligar apenas ao telemovel e atender chamadas compra um dos mais baratos tipo o Cardo Scala 1+ ou 2+ e com 100€ fazes a festa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 10, 2020, 16:24:26, 16:24
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Cardo Freecom qq coisa, depende do que escolheres ter.

São todos bons, compatíveis com outras marcas, e criaram o seu espaço no mercado por algum motivo.

A questão de comprar a meias um que traga dois intercomunicadores só é chato porque a garantia é só uma para os dois e também só tens uma caixa onde vem tudo dentreo. De resto, é tudo a dobrar (esponjas, auscultadores, microfones, autocolantes, carregadores...). Fica mais em conta!
Eu comprei assim, um duo a meias com um amigo.

Pegando nas tuas palavras, compras umas luvas baratas ,depois começas a perceber melhor as tuas necessidades, e vais para umas boas (logo mais caras).
Aqui é igual, compras uma cena de 100€ que não vi ser igual à de 180, pensa nisso.

Os Cardo agora trazem colunas JBL, e um outro meu amigo que acabou de comprar esta nova versão diz-me que se nota bem a nitidez de som melhorada, seja na conversação como na auscultação de música.

Só falei dos Cardo pois foi o que comprei, e andei bastantes anos a pesquisar e ler, a adiar a compra até chegar ao ponto que que pude gastar dinheiro nisso e em que a compatibilidade com outras marcas é total (ou quase)...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 10, 2020, 17:29:56, 17:29
Responder #4

Rodrigues1

  • Visitante
Não sabemos qual o teu capacete mas eu pessoalmente gosto dos Caberg por trazerem Bluetooth integrado, ( comprado à parte ) permite arrumar melhor o capacete sem procupação de o danificar.

O Kit Bluetooth Just Speak é um pouco carote ( 200 € ) mas muito bom em som de voz e música.

Junho 10, 2020, 19:30:29, 19:30
Responder #5

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Dá uma vista de olhos nos Cardo Freecom 1+ e 2+.

São ótimos, tenho o 4 não me arrependo nadinha.

Já fica mesmo na zona superior de preço (o Freecom 1+) e mesmo assim só pela Motoin.de
A diferença com o 2+ é só a questão do 2+ serem dois intercomunicadores, certo?

No entanto fiquei com uma dúvida. Este intercomunicador permite que liguemos a mais do que outro?

E qual a diferença entre o Cardo Freecom 1+ e o Cardo Freecom 1+ Duo?

na descrição do produto: "Rider to passenger short range intercom keeps you both connected at all times. Even comes pre-paired if you buy a set of two." Quer dizer que o range deste intercomunicador é só mesmo ali para o lado?

Como disse, actualmente não tenho a necessidade de comunicação com outros (tirando 2 amigos com que costumo dar umas voltinhas). Mas se já vou ficar na zona superior do orçamento (€ 100) então, ao menos, não queria deixar essa funcionalidade de fora.
Por outro lado, na descrição da motoin.de refere que tem "Conectividade Bluetooth com 2 dispositivos". Isto é limitativo à marca (apenas com Cardo ou se disponível para qualquer uma) ou pode aquele sistema que pode fazer a conectividade com outros via telemóvel para aumentar a conectividade com outros?

A - Cardo
B - Cardo
C - Cardo

Todos estes ligados por bluetooth. Mas depois cada um deles pode também ligar, via telemóvel, a outros SENA, etc. e no fundo ficarem 6 ligados em simultâneo?
« Última modificação: Junho 10, 2020, 19:32:20, 19:32 por ZarbFR »

Junho 10, 2020, 19:33:22, 19:33
Responder #6

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Se é para ligar apenas ao telemovel e atender chamadas compra um dos mais baratos tipo o Cardo Scala 1+ ou 2+ e com 100€ fazes a festa

Este é o Freecom certo?

Junho 10, 2020, 19:35:15, 19:35
Responder #7

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Cardo Freecom qq coisa, depende do que escolheres ter.

São todos bons, compatíveis com outras marcas, e criaram o seu espaço no mercado por algum motivo.

A questão de comprar a meias um que traga dois intercomunicadores só é chato porque a garantia é só uma para os dois e também só tens uma caixa onde vem tudo dentreo. De resto, é tudo a dobrar (esponjas, auscultadores, microfones, autocolantes, carregadores...). Fica mais em conta!
Eu comprei assim, um duo a meias com um amigo.

Pegando nas tuas palavras, compras umas luvas baratas ,depois começas a perceber melhor as tuas necessidades, e vais para umas boas (logo mais caras).
Aqui é igual, compras uma cena de 100€ que não vi ser igual à de 180, pensa nisso.

Os Cardo agora trazem colunas JBL, e um outro meu amigo que acabou de comprar esta nova versão diz-me que se nota bem a nitidez de som melhorada, seja na conversação como na auscultação de música.

Só falei dos Cardo pois foi o que comprei, e andei bastantes anos a pesquisar e ler, a adiar a compra até chegar ao ponto que que pude gastar dinheiro nisso e em que a compatibilidade com outras marcas é total (ou quase)...

Claro que o preço também se revela na qualidade do material e na qualidade do som. Mas dado que não ouço música e circulo em cidade quase 90% das vezes, a necessdade de material com som de elevada qualidade acaba por não ser muito relevante.

Intercomunicadores de 150 euros estão totalmente fora de colação.

Junho 10, 2020, 19:36:44, 19:36
Responder #8

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Não sabemos qual o teu capacete mas eu pessoalmente gosto dos Caberg por trazerem Bluetooth integrado, ( comprado à parte ) permite arrumar melhor o capacete sem procupação de o danificar.

O Kit Bluetooth Just Speak é um pouco carote ( 200 € ) mas muito bom em som de voz e música.


Pois mas o meu limite está ali perto dos 100 euros. Além disso, não tenho interesse em intercomunicadores integrados no capacete... acabas por estar limitado a uma vida útil máxima de 5 anos e se tiveres um azar pelo caminho, lá se vai capacete e intercomunicador  >:(

Junho 10, 2020, 19:40:15, 19:40
Responder #9

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
E outros modelos, saindo da CARDO?

O BT-S3 ou o S2?

O Sena SMH-10 (vantagens em relação ao SMH-5??)?

FreedConn TCOM-SC?

Ou outros. Experiências positivas com estes modelos, dado que a limitação da utilização que também lhe pretendo dar?





Junho 10, 2020, 19:40:51, 19:40
Responder #10

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Para esse orçamento, os Freedom são talvez o compromisso certo - tendo em conta o tipo de uso!

Tendo isso presente, dificilmente aconselharia algo acima dos 100 e poucos eur. Claro, na faixa dos 300, tem-se direito a todas as mordomias: controlo voz, volume automático, som de qualidade, etc etc.
Mas apenas para ouvir instruções GPS ou qualquer outra app, e música muito pontualmente, será mesmo necessário tanto? Parece-me que não, e seria deixar dinheiro á rua...

Depois há mais coisas a considerar: a esmagadora maioria são apêndices para instalar na lateral do capacete. Em alguns casos, pode ser um entrave, como no caso do Metin da NC ou as malas das scooters onde cabe a rasca um capacete.

Existem também modelos para instalar dentro do capacete, desde que o mesmo tenha concavidades apropriadas de origem (caso contrário tem que se escavar a espuma interior para arranjar espaço para as colunas).

Em relação ao som (volume, qualidade) depende também muito do capacete e capacidade de insonorização.

Se for um modular muito ruidoso, por exemplo, o som vai ser sempre prejudicado e o volume terá que estar bem alto, especialmente a velocidades acima dos 90. O que se torna incomodativo quando paramos, porque vai soar bastante alto! (Modelos abaixo dos 300 Eur dificilmente trazem controlo automático de volume).

Não querendo influenciar, partilho a minha experiência desde os tempos da scooter 125.

Note-se que o tipo de uso que lhes dou é muito semelhante: GPS, app de radares, e uma música de vez em quando, mas é raro!

Usei duas unidades dos BT-S2 (acho que até fui dos primeiros a usar  e divulgar).

Com o tempo revelaram as suas fragilidades e  avariaram nas conexões...

Depois fui para um par de Twiins V3, porque é um modelo para instalar dentro do capacete.
Overpriced, avariaram ao fim de 3 ou 4 meses! Electrónica muito fraquinha, soldas internas muito manhosas
RMA e exigi devolução do dinheiro.

Ainda andei a ver preços e reviews para os Sena, Cardo, Freecom e afins.
Mas rapidamente cheguei a conclusão que ia gastar demasiado para não tirar proveito.
Só ando com pendura pontualmente e viagens curtas, não ando em grupos, posso sempre abrandar se receber uma chamada e circular a velocidade que impeça ouvir o interlocutor.

Resumindo: acabei por comprar uns na Gearbest por menos de 20 Eur. A ideia foi ver se seriam adequados para o que pretendia, e se avariarem ao fim de 6 meses ou algo assim... pelo preço, mando vir outros!

Económicos, bateria -- para esse tipo de uso --  dura cerca de 1 mês, mais coisa menos coisa (30/40kms dia), volume alto o suficiente para se fazer ouvir até aos 120kms (depende se está muito vento ou não, hehe).
Não ficam "pendurados" no capacete, logo não apanham chuva e nem geram ruído/resistência contra o vento.
Já uso já mais de 2 anos e até ver, 5*

Curiosamente, ontem estive a tentar configurar a app Macrodroid para analisar de x em x tempo a velocidade GPS e adequar o volume do smartphone á velocidade de circulação: quanto mais rápido, mais volume
Só me falta testar na prática em estrada. Se funcionar... Passo a ter volume automático de graça


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Junho 10, 2020, 19:41:54, 19:41
Responder #11

Rodrigues1

  • Visitante
Não sabemos qual o teu capacete mas eu pessoalmente gosto dos Caberg por trazerem Bluetooth integrado, ( comprado à parte ) permite arrumar melhor o capacete sem procupação de o danificar.

O Kit Bluetooth Just Speak é um pouco carote ( 200 € ) mas muito bom em som de voz e música.


Pois mas o meu limite está ali perto dos 100 euros. Além disso, não tenho interesse em intercomunicadores integrados no capacete... acabas por estar limitado a uma vida útil máxima de 5 anos e se tiveres um azar pelo caminho, lá se vai capacete e intercomunicador  >:(

Desculpa mas não entendi,...ou tu não entendeste !!

O Bluetooth é retirável com bateria própria, não está preso no capacete

O capacete tem uma caixa própria de lado para colocar o aparelho, a qualquer altura podes retirar e voltar a colocar a tampa

Imagem só para exemplificar


Junho 10, 2020, 19:45:52, 19:45
Responder #12

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Não sabemos qual o teu capacete mas eu pessoalmente gosto dos Caberg por trazerem Bluetooth integrado, ( comprado à parte ) permite arrumar melhor o capacete sem procupação de o danificar.

O Kit Bluetooth Just Speak é um pouco carote ( 200 € ) mas muito bom em som de voz e música.


Pois mas o meu limite está ali perto dos 100 euros. Além disso, não tenho interesse em intercomunicadores integrados no capacete... acabas por estar limitado a uma vida útil máxima de 5 anos e se tiveres um azar pelo caminho, lá se vai capacete e intercomunicador  >:(

Desculpa mas não entendi,...ou tu não entendeste !!

O Bluetooth é retirável com bateria própria, não está preso no capacete

O capacete tem uma caixa própria de lado para colocar o aparelho, a qualquer altura podes retirar e voltar a colocar a tampa

Imagem só para exemplificar



Sim, certo. Mas não ficas limitado a esse modelo de intercomunicador?

Quer dizer, podes sempre comprar outro... não fica é integrado no capacete como esse, certo? Logo, ou aceitas essa limitação ou então acabas por ignorar a limitação (mas o que contraria a própria utilidade inicial que procuraste ao ter um intercomunicador integrado no capacete).

Obrigado pela dica mas ainda estou a uns 3 anos de trocar de capacete e essa opção é sempre mais cara (bem superior aos 100 euros que pretendo, no máximo, gastar).

Junho 10, 2020, 19:49:49, 19:49
Responder #13

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Para esse orçamento, os Freedom são talvez o compromisso certo - tendo em conta o tipo de uso!

(...)
Usei duas unidades dos BT-S2 (acho que até fui dos primeiros a usar  e divulgar).

Com o tempo revelaram as suas fragilidades e  avariaram nas conexões...

 (...)
Resumindo: acabei por comprar uns na Gearbest por menos de 20 Eur. A ideia foi ver se seriam adequados para o que pretendia, e se avariarem ao fim de 6 meses ou algo assim... pelo preço, mando vir outros!

Não sou muito fã dessa ideia de comprar para deitar fora (comprar já a pensar que vão durar pouco tempo) mas por agora até podia ser uma opção.
Qual é o modelo?

E não gostaste do BT-S2 porquê? Tiveste alguma experiência próxima com os BT-S3? E se sim, melhoraram o quê face ao S2.

Thanks

Junho 10, 2020, 19:56:08, 19:56
Responder #14

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não se trata de comprar para deitar fora, claro. Foi apenas a forma de referir que comprei sem grandes expectativas, só isso.

O modelo é este:
https://m.banggood.com/sv/Motorcycle-Helmet-Headset-Rainproof-Stereo-Earphone-Black-With-bluetooth-Function-p-1138205.html

Obviamente vale o que vale, não há milagres em termos de materiais, funcionalidades, etc, mas por 20 Eur que tem servido os meus propósitos de forma excelente, disso não tenho dúvidas

Já agora, os conhecidos Twiins são praticamente idênticos, mas custam 3x mais.


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Junho 10, 2020, 20:00:08, 20:00
Responder #15

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Não se trata de comprar para deitar fora, claro. Foi apenas a forma de referir que comprei sem grandes expectativas, só isso.

O modelo é este:
https://m.banggood.com/sv/Motorcycle-Helmet-Headset-Rainproof-Stereo-Earphone-Black-With-bluetooth-Function-p-1138205.html

Obviamente vale o que vale, não há milagres em termos de materiais, funcionalidades, etc, mas por 20 Eur que tem servido os meus propósitos de forma excelente, disso não tenho dúvidas

Já agora, os conhecidos Twiins são praticamente idênticos, mas custam 3x mais.


Sim eu percebi... se a coisa correr mal, os meses que correu bem já está pago e repago.

Mas o BT-S2 é só o dobro do preço no mesmo site... não será mais do dobro confiável? Ou acaba por ser tudo idêntico mesmo em funcionalidades?

Junho 10, 2020, 20:01:28, 20:01
Responder #16

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tive duas unidades dos BT-S2, e ambas avariaram na parte do conector micro-USB (mas que é um formato incomum,requer um cabo diferente).

Além disso, os botões são demasiado rijos para usar com luvas! Aumentar o volume em andamento requer perícia e empenho
O emparelhamento requer tentar varias vezes até lhe apanhar o jeito, as instruções são mal traduzidas e induzem em erro.

A empresa recusou aceitar a devolução e/ou troca devido ao problema com a entrada USB, e chegou ao ponto de me exigir enviar um vídeo para demonstrar que efectivamente deixaram de carregar! Até hoje estou a espera do refund... Nope!


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Junho 10, 2020, 20:03:58, 20:03
Responder #17

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sobre os BT-S3 não posso opinar,nunca tive.

Continuo a usar os meus internos, até que algum problema ocorra. Nessa altura, o mais certo será comprar outros iguais, a manter-se o tipo de utilização actual.


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Junho 10, 2020, 20:08:13, 20:08
Responder #18

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Entretanto ando ali pelo site da CARDO e fiquei com umas dúvidas.

Ao que parece a tecnologia MESH (fazer a ponte com outros intercomunicadores) apenas está disponível no modelo Packtalk... quer dizer que no modelo Freecom não é possível fazer essa ligação a outros intercomunicadores fora da marca?

Só aquele modelo permite as group conferences de 2 a 15 intercomunicadores

Por outro lado, os modelos Freecom 1+, 2+ e 4+ acabam por dizer que apenas é single ou passanger, 1 a 2 riders e 1 a 4 riders, respectivamente. Agora ainda fiquei mais confuso... quer dizer que o por exemplo o Freecom 4+ apenas pode ser conectado aos outros 3 intercomunicadores que lá veem?

Por outro lado, na unit-to-unit range referem 1,2 km mas que Overall range tem o alcance de 3,6 km... ou seja, afinal pode ligar-se a outros numa ideia de aproveitar a ponte que outros intercomunicadores disponibilizem? :pcbloqueado:

Que grande confusão :napodeser: :napodeser:

Junho 10, 2020, 20:11:35, 20:11
Responder #19

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Tive duas unidades dos BT-S2, e ambas avariaram na parte do conector micro-USB (mas que é um formato incomum,requer um cabo diferente).

Além disso, os botões são demasiado rijos para usar com luvas! Aumentar o volume em andamento requer perícia e empenho
O emparelhamento requer tentar varias vezes até lhe apanhar o jeito, as instruções são mal traduzidas e induzem em erro.

A empresa recusou aceitar a devolução e/ou troca devido ao problema com a entrada USB, e chegou ao ponto de me exigir enviar um vídeo para demonstrar que efectivamente deixaram de carregar! Até hoje estou a espera do refund... Nope!


Ok, explicado... :???:

E este: FreedConn TCOM-SC?

Tens algum feedback próximo? É que o modelo de botão de volume parece evitar essa questão e tenho-o visto como o grande concorrente do BT-S2.

Eu acabei por nunca perceber qual o site desta empresa do BT-S2... só vejo à venda em ebays e lojas chinesas online  >:(


« Última modificação: Junho 10, 2020, 20:12:43, 20:12 por ZarbFR »

Junho 10, 2020, 20:29:02, 20:29
Responder #20

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bt-s2 ou bt-s3 é um casing chines. Tens alguns chineses que lhes metem a marca, como o meu que diz alfawise ou outro que dizem foodsports. Outros que não metem nada.

Depois tens uns que só dão como headset ou seja que só funcionam mesmo com bluetooth e outros que têm funcionalidade de intercomunicador. Na wish os que custam 20€ são todos bluetooth apenas. Pelo menos foi o que vi quando andei a procura.
 
Quanto porque de estarem sempre em torno dos 30€... Diria mesmo que é por ser chinesice. Mas acho que os mais recentes já tem micro USB. O meu tem uma ficha manhosa por exemplo.

Depois a compatibilidade de intercomunicador é meio random. Deve depender de "marca". Consigo conectar a alguns "iguais" ao meu e não a outros. Quanto a som e assim acho que dá para o gasto.

Edit: falhei os botões todos
« Última modificação: Junho 10, 2020, 20:31:43, 20:31 por NFRod »

Junho 10, 2020, 20:31:07, 20:31
Responder #21

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Dá uma vista de olhos nos Cardo Freecom 1+ e 2+.

São ótimos, tenho o 4 não me arrependo nadinha.

Já fica mesmo na zona superior de preço (o Freecom 1+) e mesmo assim só pela Motoin.de
A diferença com o 2+ é só a questão do 2+ serem dois intercomunicadores, certo?

No entanto fiquei com uma dúvida. Este intercomunicador permite que liguemos a mais do que outro?

E qual a diferença entre o Cardo Freecom 1+ e o Cardo Freecom 1+ Duo?

na descrição do produto: "Rider to passenger short range intercom keeps you both connected at all times. Even comes pre-paired if you buy a set of two." Quer dizer que o range deste intercomunicador é só mesmo ali para o lado?

Como disse, actualmente não tenho a necessidade de comunicação com outros (tirando 2 amigos com que costumo dar umas voltinhas). Mas se já vou ficar na zona superior do orçamento (€ 100) então, ao menos, não queria deixar essa funcionalidade de fora.
Por outro lado, na descrição da motoin.de refere que tem "Conectividade Bluetooth com 2 dispositivos". Isto é limitativo à marca (apenas com Cardo ou se disponível para qualquer uma) ou pode aquele sistema que pode fazer a conectividade com outros via telemóvel para aumentar a conectividade com outros?

A - Cardo
B - Cardo
C - Cardo

Todos estes ligados por bluetooth. Mas depois cada um deles pode também ligar, via telemóvel, a outros SENA, etc. e no fundo ficarem 6 ligados em simultâneo?
Duo significa que traz dois intercomunicadores, é a única diferença.

Tens o 1+, 1+ duo, 2+, 2+ duo, 4+ e 4+ duo.

Deves ler a diferença entre os 3 modelos. Eu tenho o 4, e permite-me estar ligado a 2 canais em simultâneo, seja telemóvel + pessoa ou pessoa + pessoa.

Tens que ver quantos canais tem cada um e entender o que precisas.

Junho 10, 2020, 20:33:49, 20:33
Responder #22

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Entretanto ando ali pelo site da CARDO e fiquei com umas dúvidas.

Ao que parece a tecnologia MESH (fazer a ponte com outros intercomunicadores) apenas está disponível no modelo Packtalk... quer dizer que no modelo Freecom não é possível fazer essa ligação a outros intercomunicadores fora da marca?

Só aquele modelo permite as group conferences de 2 a 15 intercomunicadores

Por outro lado, os modelos Freecom 1+, 2+ e 4+ acabam por dizer que apenas é single ou passanger, 1 a 2 riders e 1 a 4 riders, respectivamente. Agora ainda fiquei mais confuso... quer dizer que o por exemplo o Freecom 4+ apenas pode ser conectado aos outros 3 intercomunicadores que lá veem?

Por outro lado, na unit-to-unit range referem 1,2 km mas que Overall range tem o alcance de 3,6 km... ou seja, afinal pode ligar-se a outros numa ideia de aproveitar a ponte que outros intercomunicadores disponibilizem? :pcbloqueado:

Que grande confusão :napodeser: :napodeser:
Le mejor, o Freecom 4+ traz apenas um intercomunicador.
E sim, podes ligar a dispositivos não Cardo.

Junho 10, 2020, 21:20:48, 21:20
Responder #23

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa

Depois tens uns que só dão como headset ou seja que só funcionam mesmo com bluetooth e outros que têm funcionalidade de intercomunicador.

Explica-me lá a diferença... pensei que a ligação era sempre por Bt, fosse qual fosse a marca ou o modelo.

Depois a compatibilidade de intercomunicador é meio random. Deve depender de "marca". Consigo conectar a alguns "iguais" ao meu e não a outros. Quanto a som e assim acho que dá para o gasto.

Quando dizes iguais quer dizer com o mesmo casing, certo? Ou consegues ligar-te a Sena's, Cardos's, etc.?

Junho 10, 2020, 21:22:50, 21:22
Responder #24

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa

Os Cardo agora trazem colunas JBL, e um outro meu amigo que acabou de comprar esta nova versão diz-me que se nota bem a nitidez de som melhorada, seja na conversação como na auscultação de música.

Só falei dos Cardo pois foi o que comprei, e andei bastantes anos a pesquisar e ler, a adiar a compra até chegar ao ponto que que pude gastar dinheiro nisso e em que a compatibilidade com outras marcas é total (ou quase)...
Pelo que vi, isso só mesmo no Freecom 4+... no 1+ e 2+ não estão disponíveis em JBL.

De qualquer modo já percebi, pensei que o Freecom 4+ trouxesse 4 intercomunicadores e o Freecom 2+ dois intercominucadores... já percebi que não  :lolol: :lolol:
« Última modificação: Junho 10, 2020, 21:26:12, 21:26 por ZarbFR »

Junho 10, 2020, 21:32:54, 21:32
Responder #25

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Ok, a ver se percebi definitivamente isto (não costumo ser tão burro).

O Freecom 4+, 2+ e 1+ trazem apenas um intercomunicador cada.

O 4+ permite ligar a 3 outros utilizadores Cardo ou não; o 2+ a mais um utilizador Cardo ou não; o 1+ apenas tem as funções de ligação ao telemóvel (permitindo GSP e chamada ao mesmo tempo) e ao passageiro (mas nesse caso é preciso comprar, pelo menos, dois Freecom 1+).

Ou seja, com o 2+ posso falar com um amigo (não passageiro) mas se quiser falar com outro tenho de desligar do primeiro para me ligar ao segundo. Não é possível falar entre os 3 aos mesmo tempo.

Para ligar em grupo é preciso subir para os Packtalk... já na zona dos 300 euros para cima (duvido que um grupo 10 motociclistas portugueses tenha mais um ou dois Packtalk, por isso não percebo a vantagem deste produto para o nosso mercado).

Disse alguma asneira ou é assim?

Junho 10, 2020, 21:35:56, 21:35
Responder #26

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa

Depois a compatibilidade de intercomunicador é meio random. Deve depender de "marca". Consigo conectar a alguns "iguais" ao meu e não a outros. Quanto a som e assim acho que dá para o gasto.

Mas de qualquer modo essa conexão é simplesmente a outro de cada vez, nunca te consegues ligar a mais 2, por exemplo, certo?

Junho 10, 2020, 21:47:08, 21:47
Responder #27

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Mais,

Ao que parece o Cardo Freecom é diferente do Cardo Scala Rider Freecom... mas este modelo já não está no site da Cardo por isso terá sido substituído/descontinuado pelo Freecom?

Entretanto no site da FC-moto li isto:

"Cardo se orgulha de liderar a revolução da comunicação do grupo para pilotos, desta vez com pequenos grupos em mente. No modo de DMC Intercom do SMARTPACK, um grupo de 4 pilotos pode se comunicar em uma notável variedade de até 3 milhas/5 km. Isto, além de conectividade Bluetooth com telemóveis, GPS, música, rádio FM e outros sistemas de comunicação Bluetooth.
 
O scala rider® SMARTPACK™ inclui DMC™ (dinâmica de malha de comunicação) e tecnologias de Bluetooth® para dar-lhe o melhor dos dois mundos. Modo Bluetooth permite que você se comunicar com os pilotos não-SMARTPACK, operar o seu telemóvel, receber instruções de navegação de GPS dispositivos e ouvir música (através de A2DP).

O que é o DMC e como é que diferem da tradicional tecnologia Bluetooth?

DMC é uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Cardo para mudar completamente como os pilotos do grupo se comunicam uns com os outros. Em vez da conexão tradicional de Bluetooth 'daisy-chain' intercom, o grupo está conectado em uma rede dinâmica para garantir que os restos mortais de comunicação ininterrupta em todos os momentos. No modo de DMC Intercom do SMARTPACK, um grupo de 4 pilotos pode se comunicar em uma notável variedade de até 3 milhas/5 km, e qualquer um dos membros pode deixar / se juntar ao grupo ou receber chamadas de telefone a qualquer momento, sem comprometer a conversa para o resto da th Grupo e.

Com o app de Cardo SmartSet e seu recurso de controle remoto, você pode optar por usar o seu smartphone ou tablet para controlar seu SMARTPACK. Fazer chamadas de telefone e interfone, tocar ou escutar o rádio e personalizar as configurações — tudo a partir de dispositivo móvel Android ou iOS.
"

Quer dizer que liga-se a outro ou outros intercomunicadores, marca ou não Cardo, por Bluetooth (dependendo o número de ligações se é o Cardo Scala Rider Freecom 2 ou o Cardo Scala Rider Freecom 4). Além disso, pela tecnologia DMC pode ligar-se em grupo de até mais 3, caso todos tenham esta tecnologia. O mesmo será dizer que caso no grupo não haja mais nenhum Cardo com esta tecnologia (por exemplo, só Cardo Freecom, BT-s2, Sena, etc.) é totalmente irrelevante aquela tecnologia...

De qualquer modo parece que este Cardo Scala Rider Freecom foi é substituído pelo Cardo Packtalk porque assemelha-se muito ao que vi da tecnologia Mesh.

Estou a ver bem as coisas ou tenho o raciocínio errado algures?

Junho 10, 2020, 22:35:50, 22:35
Responder #28

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Não sabemos qual o teu capacete mas eu pessoalmente gosto dos Caberg por trazerem Bluetooth integrado, ( comprado à parte ) permite arrumar melhor o capacete sem procupação de o danificar.

O Kit Bluetooth Just Speak é um pouco carote ( 200 € ) mas muito bom em som de voz e música.


Pois mas o meu limite está ali perto dos 100 euros. Além disso, não tenho interesse em intercomunicadores integrados no capacete... acabas por estar limitado a uma vida útil máxima de 5 anos e se tiveres um azar pelo caminho, lá se vai capacete e intercomunicador  >:(

Nessa ordem de valores existe o Sena 3S.

Está aqui uma review do mesmo.

Junho 10, 2020, 22:44:20, 22:44
Responder #29

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Até respondia inline mas no telemóvel não me dá muito jeito.

Por exemplo na wish o mesmo link de um bt-s2 (casing) tem isto:

Specifications:
QTA35:Non-intercom function Need to install
Colour: Black
Bluetooth version: Bluetooth V4.1+EDR
Bluetooth protocol: A2DP AVRCP
Frequency range: 2.4GHZ-2.4835GHZ
Battery capacity: 450mAh
Charging current: 190mAh
Charging time: 2 hours
Standby time : about 120 hours
Charging voltage: 3.7V
Working time : 10 hours
Size: 85*53mm

QTAE6:With intercom function
Bluetooth version: 2.1+EDR CSR
Operating frequency: 2.4GHz
Support Bluetooth protocol: A2DP, AVRCP
Bluetooth support: Bluetooth Headset and Hands free Profiles with Automatic Detection
Working range: 10 meters maximum (mobile phone)
Type of battery : 450mAh rechargeable lithium battery
Standby time: less than 300 hours
Talk time: less than 10 hours (mobile phone)
Talk time: less than 8 hours (intercom mode)
Charging time: less than 3 hours   

Ou seja, um deles funciona apenas como headset Bluetooth (QTA35). Para falar em grupo tens de ter por exemplo um grupo no WhatsApp. Ou outra APP que permita os telemóveis ligarem-se entre si.

Acho que estes (QTAE6) dá para emparelhar até 3 dispositivos em que um é master. Se dá para conectar com os cardo não sei. Nunca experimentei.

Mas sim o que queria dizer é que o meu bt-s3 deu para emparelhar com um bt-s2 de um amigo meu. Depois mandei vir mais dois bt-s2 para um familiar e não consegui emparelhar com os meus. Porque estes últimos vinham com um software diferente e deviam ser de uma "marca" diferente. Enquanto o meu só apita e pisca luzes para fazer emparelhamento, o dele tem uma senhora a falar e o hand shaking deve ser diferente.

Edit: nestes só podes ter ou o telemóvel ligado por bluetooth ou emparelhado com outro sistema por uma frequência rádio qualquer. E estes com intercom tambem da para ouvir rádio já agora.
« Última modificação: Junho 10, 2020, 22:47:55, 22:47 por NFRod »

Junho 10, 2020, 22:45:48, 22:45
Responder #30

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa

Nessa ordem de valores existe o Sena 3S.

Está aqui uma review do mesmo.

https://www.sena.com/motorcycles-powersports/communication

Não encontro esse modelo... isso é o modelo 30 series? Acho que é bem mais caro.

Junho 10, 2020, 22:51:13, 22:51
Responder #31

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia

Junho 10, 2020, 23:31:51, 23:31
Responder #32

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Ok, a ver se percebi definitivamente isto (não costumo ser tão burro).

O Freecom 4+, 2+ e 1+ trazem apenas um intercomunicador cada.

O 4+ permite ligar a 3 outros utilizadores Cardo ou não; o 2+ a mais um utilizador Cardo ou não; o 1+ apenas tem as funções de ligação ao telemóvel (permitindo GSP e chamada ao mesmo tempo) e ao passageiro (mas nesse caso é preciso comprar, pelo menos, dois Freecom 1+).

Ou seja, com o 2+ posso falar com um amigo (não passageiro) mas se quiser falar com outro tenho de desligar do primeiro para me ligar ao segundo. Não é possível falar entre os 3 aos mesmo tempo.

Para ligar em grupo é preciso subir para os Packtalk... já na zona dos 300 euros para cima (duvido que um grupo 10 motociclistas portugueses tenha mais um ou dois Packtalk, por isso não percebo a vantagem deste produto para o nosso mercado).

Disse alguma asneira ou é assim?


O 4+ (tal como o 4, que é a versão qeu tenho pré-JBL) apenas permite ligar a outros 2 dispositivos. O que se faz é:

Eu ligo-me ao indivíduo A e ao B. O indivíduo A liga-se ao C, e o indivíduo B pode-se ligar ao D e por aí fora. Já consegui fazer muitos km emparelhado com mais 6 cardos, mas ao juntar o 7º a qualidade era horrível cheia de interferências. O recomendado pela marca é 4.

Junho 11, 2020, 01:47:16, 01:47
Responder #33

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa

O 4+ (tal como o 4, que é a versão qeu tenho pré-JBL) apenas permite ligar a outros 2 dispositivos. O que se faz é:

Eu ligo-me ao indivíduo A e ao B. O indivíduo A liga-se ao C, e o indivíduo B pode-se ligar ao D e por aí fora. Já consegui fazer muitos km emparelhado com mais 6 cardos, mas ao juntar o 7º a qualidade era horrível cheia de interferências. O recomendado pela marca é 4.

Ok, mas então no 2+ já não consegues porque o A só liga ao B... só se o B for um 4+ é que consegue ligar-se a outro e aí por diante.

Mas isto sempre entre Cardo, certo? No teu exemplo, o A liga ao B e ao C e o B está ligado ao A e liga-se ao D mas se todos forem Cardo. Ou o A consegue ligar ao B (cardo) e ao C (Sena ou outro)?

Junho 11, 2020, 01:50:21, 01:50
Responder #34

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Há aqui nas 3 versões.

Indicado para capacetes jet

Indicado para capacetes modulares

Indicado para capacetes integrais

Porque é que será que não aparece no site da Sena? Provavelmente ainda é stock antigo que terão na FC moto.

De qualquer modo, este só consegue uma ligação não é? Ou seja, ligas-te a outro intercomunicador e já não consegues receber ou fazer chamadas porque é tudo feito pelo mesmo canal (daí o alcance ser só 200 m) não será?

Junho 11, 2020, 04:42:56, 04:42
Responder #35

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Porque é que será que não aparece no site da Sena? Provavelmente ainda é stock antigo que terão na FC moto.
Provavelmente é um modelo descontinuado e por isso já não aparece no site da Sena.

De qualquer modo, este só consegue uma ligação não é? Ou seja, ligas-te a outro intercomunicador e já não consegues receber ou fazer chamadas porque é tudo feito pelo mesmo canal (daí o alcance ser só 200 m) não será?
Leste a review que coloquei nuns posts mais atrás?

Junho 11, 2020, 13:12:45, 13:12
Responder #36

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Porque é que será que não aparece no site da Sena? Provavelmente ainda é stock antigo que terão na FC moto.
Provavelmente é um modelo descontinuado e por isso já não aparece no site da Sena.

De qualquer modo, este só consegue uma ligação não é? Ou seja, ligas-te a outro intercomunicador e já não consegues receber ou fazer chamadas porque é tudo feito pelo mesmo canal (daí o alcance ser só 200 m) não será?
Leste a review que coloquei nuns posts mais atrás?

Sobre o Sena 3S? Sim, li. Ok consegues 100 metros reais. De qualquer modo, é um sistema que privilegia a comunicação do condutor com o passageiro e não entre motas, mesmo tendo a possibilidade de ser feito (e manter a lógica de funcionamento com o telemóvel).

Mas ontem á noite estive a ver as review/apresentações no youtube da Revzilla de todos os modelos da Sena e da Cardo, desde 2013... e deu para esclarecer muitas coisas e alguns erros de raciocínio que estava a cometer.

Primeiramente, este mundo parece-me super atrasado e demasiado caro. É como se comprasses um telemóvel iphone 10 e só pudesses ligar para outras marcas de telemóvel se estivessem no mesmo bairro ou para outros iphones (mais antigos) se tivesses na mesma cidade. Só se para quem ligasses tivesse um iphone 10 é que podias ligar de qualquer lado.

Por outro lado, aquilo que achei que seria básico (comunicação entre intercomunicadores de marcas diferentes a distâncias de 1 km) é algo que é apresentado como ainda inexistente, não alcancável pelo topo da tecnologia (aparelhos a 400 euros...). Na verdade, isso implica a tecnologia MESH que é proprietária das marcas... o melhor que consegues é que alguém nessa tecnologia MESH se ligue a um intercomunicador de outra marca para fazer a ponte.

De resto, se pensarem em 10 motociclistas que conhecem, quantos terão um intercomunicador com tecnologia MESH? 1 ou 2? Então valerá a pena comprar um bicho destes (pelos menos nos próximos anos), quando na verdade será usado, na melhor das hipóteses, em alguns fim-de-semana quando um amigo ou dois tiverem presentes (relembrar que esta tecnologia permite ligar algumas dezenas de intercomunicadores com a facilidade de autoreparação da rede).

Fora dessa tecnologia, temos ligações reais a 500 metros por via do intercomunicador mas... wait for it... apenas dentro da mesma marca. Por isso, há que comprar a marca que os amigos do acelerador já têm e depois não trocar de marca  :animated-smileys-angry-049: :animated-smileys-angry-049: Really? Parece que voltei a usar Mac no início dos anos 2000... só falam entre a mesma marca? nos anos 20 do século XXI?? :zangadoplus:

Por fim, temos a ligação entre todos os intercomunicadores, entre todas as marcas, mas via Bluetooth... bem, as aqui só falas com um de cada vez e normalmente com o passageiro. Mas há situações que podes falar de mota para mota, mesmo com equipamentos diferentes. Problema? Só no máximo de 200 metros (nos equipamentos mais caros... nos outros, nem aos 100 metros). E 200 metros até parece bastante... mas será? por exemplo, numa qualquer nacional alentejana (se metermos serra pelo meio, então será para esquecer), basta um ou dois camiões e dois ou três automóveis entre motas para ultrapassarmos olimite dessa extensão de comunicação. Então numa estrada de serra, se tiveres uma ou outra descida, com curvas e paredes ou árvores, já foste...

Claramente, a tecnologia adequada (que para mim ainda está, mesmo assim, atrasada devido a apenas funcionar entre equipamentos da mesma marca) é a tecnologia MESH. Mas são estupidamente caros e ainda limitados...

Será que é difícil incluírem sinal de rádio (bastariam 4 ou 5 diferentes para não existirem interferências) e permitirem a ligação entre todos os intercomunicadores, sejam de que marca forem, esquecendo essa tecnologia MESH e sem tecnoligia proprietária... no fundo, aquilo que qualquer walkie-talkie faz (por vezes com até 100 canais) mas também com a tecnologia Bluetooth para ligar ao telemóvel e ao GPS...

Ah, um último facto. Só os mais caros é que acabam por incluir a possibilidade de usar o google maps no telemóvel para ter ligação ao intercomunicador via bluetooth. Nos restantes ou ligas um equipamento gps ao intercomunicador ou acaba por ser irrelevante a questão da ligação para receberes indicações por voz... E lá está, se ligares um intercomunicador ao telemóvel e ao equipamento GPS, ambos por bluetooth, deixas de ter ligação de bluetooth disponível para ligares a outro companheiro que tenha um intercomunicador de outra marca...

Enfim, que atraso.

Contas feitas, o Sena 30K ou o Cardo Packtalk acabam por ser os melhores mas pouco úteis com a sua tecnologia MESH, dada a fraca implantação real que terão no nosso grupo de amigos e ao facto de ainda assim virem com a tecnoligia reservada a comunicação dentro de equipamentos da mesma marca...

Desse modo, apenas o Sena 20S e o Freedom 4+ (por trazer comandos de voz) parecem opções reais a quem quer um intercomunicador ainda que muito limitado para companheiros com outras marcas. E ambos os equipamentos por valores superiores a 200 euros...

Solução: comprar um chinoca e esperar que daqui a uns 3 anos estas marcas comecem a falar umas com as outras, nem que seja, para não ficarem limitadas a ligações de bluetooth apenas com um companheiro e a um máximo de 100 metros reais ou coisa parecida.


Junho 11, 2020, 13:22:36, 13:22
Responder #37

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem-vindo a mais um mercado de nicho!

Onde os fabricantes pouco ou nada inovam, (dentro do que é possível e expectável com as techs actuais), e sendo de nicho cobram valores exorbitantes por devices com tecnologias básicas

E para manter a coisa dentro do nicho, fazem questão de impor limitações as ligações com outras marcas. Supondo que a larga maioria será vendida para uso com pendura apenas, ou para grupos pequenos de malta que costuma fazer viagens juntas com frequência, dessa forma potenciam as vendas dentro da marca.

Acabam por ser os iPhones dos motards! Custo de fabrico a 50 paus, vendem a 300 e muitos (valores fictícios, não sei o ratio certo)... Ah, mas ai de quem tenha uma GS e não tenha um Sena/Cardo topo de gama


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk
« Última modificação: Junho 11, 2020, 13:25:22, 13:25 por replicantz »

Junho 11, 2020, 14:08:17, 14:08
Responder #38

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Faço parte do nicho duas divisões mais abaixo, BT-S2 e BT-S3. Para condutor e pendura são fantásticos e a preço não muito alto
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 11, 2020, 14:08:53, 14:08
Responder #39

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto

O 4+ (tal como o 4, que é a versão qeu tenho pré-JBL) apenas permite ligar a outros 2 dispositivos. O que se faz é:

Eu ligo-me ao indivíduo A e ao B. O indivíduo A liga-se ao C, e o indivíduo B pode-se ligar ao D e por aí fora. Já consegui fazer muitos km emparelhado com mais 6 cardos, mas ao juntar o 7º a qualidade era horrível cheia de interferências. O recomendado pela marca é 4.

Ok, mas então no 2+ já não consegues porque o A só liga ao B... só se o B for um 4+ é que consegue ligar-se a outro e aí por diante.

Mas isto sempre entre Cardo, certo? No teu exemplo, o A liga ao B e ao C e o B está ligado ao A e liga-se ao D mas se todos forem Cardo. Ou o A consegue ligar ao B (cardo) e ao C (Sena ou outro)?

Consigo-me ligar a qualqeur um, independentemente de ser Cardo ou não.

Nunca o fiz, mas em teoria dá.

Junho 11, 2020, 14:10:34, 14:10
Responder #40

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Até acredito que os mais caros sejam melhores mas essas limitações é o que me faz não comprar uns. Para usar como headset e depois usar grupos de whatsapp para conseguir comunicar entre todos para isso os do chinês chegam bem. Tens é de ter dados móveis. No outro dia ia a ouvir música ligaram-me carreguei lá num botão qualquer atendi a chamada e a pessoa que me ligou disse que nem se tinha apercebido que eu estava a andar de mota.

Por isso é que tenho um chinês que consigo usar com um ou outro amigo meu mas mandei vir um walkie talkie. Agora estou a tentar arranjar maneira de ligar um cabo aux ao meu intercomunicador (que dá para fazer porque dá para ligar o telemóvel por aux ao intercom) e ligar no rádio lá com a ficha certa.

Mas já experimentei com o auricular que vinha com o walkie talkie e a experiência foi meio lixo. Tenho de ver as definições do rádio se consigo ter um sinal sonoro que me avise que consegui activar o canal por voz ou não. Porque não consigo perceber se o outro lado está a ouvir ou não. Outro problema é que não estávamos a perceber pão do que estávamos a dizer um ao outro. Altura do som estava boa mas perceber palavras nem por isso. A limitação lá está é só falar um de cada vez. Que dá para treinar o "roger that".

EDIT: Mandei vir o walkie talkie porque às vezes vou com um grupo maior e achamos que podiamos experimentar esta solução.
« Última modificação: Junho 11, 2020, 14:13:14, 14:13 por NFRod »

Junho 11, 2020, 19:48:00, 19:48
Responder #41

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa

Consigo-me ligar a qualqeur um, independentemente de ser Cardo ou não.

Nunca o fiz, mas em teoria dá.

Mas sempre via Bluetooth... e não pela versão intercomunicador. ou seja, sempre muito mais limitado quer em termos de ligações, quer em termos de distância (talvez consigas os 200 metros reais numa estrada a direito mas certamente não mais do que isso).

Junho 11, 2020, 19:55:58, 19:55
Responder #42

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Até acredito que os mais caros sejam melhores mas essas limitações é o que me faz não comprar uns. Para usar como headset e depois usar grupos de whatsapp para conseguir comunicar entre todos para isso os do chinês chegam bem. Tens é de ter dados móveis. No outro dia ia a ouvir música ligaram-me carreguei lá num botão qualquer atendi a chamada e a pessoa que me ligou disse que nem se tinha apercebido que eu estava a andar de mota.

Por isso é que tenho um chinês que consigo usar com um ou outro amigo meu mas mandei vir um walkie talkie. Agora estou a tentar arranjar maneira de ligar um cabo aux ao meu intercomunicador (que dá para fazer porque dá para ligar o telemóvel por aux ao intercom) e ligar no rádio lá com a ficha certa.

Mas já experimentei com o auricular que vinha com o walkie talkie e a experiência foi meio lixo. Tenho de ver as definições do rádio se consigo ter um sinal sonoro que me avise que consegui activar o canal por voz ou não. Porque não consigo perceber se o outro lado está a ouvir ou não. Outro problema é que não estávamos a perceber pão do que estávamos a dizer um ao outro. Altura do som estava boa mas perceber palavras nem por isso. A limitação lá está é só falar um de cada vez. Que dá para treinar o "roger that".

EDIT: Mandei vir o walkie talkie porque às vezes vou com um grupo maior e achamos que podiamos experimentar esta solução.

e a versão walkie talkie acaba por ser a mais inteligente e muito mais barato. Tens um raio de acção de muitos kilometros (30 ou mais), permite que alguém pare para gasosa, por exemplo, e depois pergunte onde já vai o grupo, não estás limitado a marcas e a não comunicações entre marcas...

A única desvantagem é mesmo teres de cumprir o roger that (o que acaba por tornar as conversas mais perceptíveis) e claro teres um equipamento maior (mas se for agarrado ao guiador ou num tank bag, tens o problema resolvido).

De resto, para atender o telemóvel e ligar ao GPS (ainda que depois não dê para usar o googlemaps ou outras apps do telemóvel) um qualquer chinês chega.

Junho 11, 2020, 20:11:02, 20:11
Responder #43

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
De resto, para atender o telemóvel e ligar ao GPS (ainda que depois não dê para usar o googlemaps ou outras apps do telemóvel) um qualquer chinês chega.

Dar, dá... só não se ouve tudo ao mesmo tempo.

Eu uso o Google Maps para fazer a navegação. Pelas definições do Sena 3S, as aplicações do telemovel têm a prioridade mais baixa, ou seja, se estiver a falar com o pendura, não ouço as indicações do caminho e também não queria ouvir tudo ao mesmo tempo senão era uma "salganhada" de barulho nos meus ouvidos... nem ouvia o pendura nem ouvia as indicações do gps (era quase a mesma coisa que estar a falar com mais 2 pessoas ao mesmo tempo, onde uma falava de alhos e outra de bugalhos, ao mesmo tempo). Da mesma forma, se estiver a ouvir as indicações do caminho e se chegar uma chamada, ao atender, fico a ouvir a chamada e deixo de ouvir as indicações do caminho.

Para cobertura a grandes distâncias existe o Autocom mas este implica o uso de fios e de uma antena... e não são nada baratos mas dá para ligar uma parafernália de coisas ao mesmo tempo.

Junho 11, 2020, 20:27:00, 20:27
Responder #44

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
De resto, para atender o telemóvel e ligar ao GPS (ainda que depois não dê para usar o googlemaps ou outras apps do telemóvel) um qualquer chinês chega.

Dar, dá... só não se ouve tudo ao mesmo tempo.

Eu uso o Google Maps para fazer a navegação. Pelas definições do Sena 3S, as aplicações do telemovel têm a prioridade mais baixa, ou seja, se estiver a falar com o pendura, não ouço as indicações do caminho e também não queria ouvir tudo ao mesmo tempo senão era uma "salganhada" de barulho nos meus ouvidos... nem ouvia o pendura nem ouvia as indicações do gps (era quase a mesma coisa que estar a falar com mais 2 pessoas ao mesmo tempo, onde uma falava de alhos e outra de bugalhos, ao mesmo tempo). Da mesma forma, se estiver a ouvir as indicações do caminho e se chegar uma chamada, ao atender, fico a ouvir a chamada e deixo de ouvir as indicações do caminho.


Ou seja, da mesma forma que com qualquer chinês... face às limitações da SENA tal como do CARDO não vejo qual a vantagem de ter um Sena 3S por comparação a qualquer chinês.

 Em termos de funções acaba por ser tudo idêntico, a menos que subas para o S20 ou para o Freedom 2+ ou 4+ na Cardo.

A menos, claro, que a maioria do teu grupo tenha a mesma marca e nunca se separem mais de 300 ou 400 metros e mantenham as posições dentro do grupo (porque um liga a outro e por aí fora).

Junho 11, 2020, 20:35:03, 20:35
Responder #45

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Ou seja, da mesma forma que com qualquer chinês... face às limitações da SENA tal como do CARDO não vejo qual a vantagem de ter um Sena 3S por comparação a qualquer chinês.

Como disse na review que fiz, em termos de funcionalidades consigo ter as mesmas com um "chinês" bastante mais barato. Nunca usei um intercomunicador "chinês" por isso não sei qual a qualidade do som que têm mas este, tem um som muito bom.

A outra vantagem que lhe encontro é o facto de não andar com um trambolho ali agarrado ao capacete pois a unica coisa que "fica de fora" são os botões que são pequenos o suficiente para serem discretos.

Junho 12, 2020, 10:42:04, 10:42
Responder #46

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Eu mandei vir estes Vimoto6 do Aliexpress já há dois anos.
A bateria dura mais de uma semana em utilização intensiva.
Para além de permitir a comunicação com o pendura, liga-se ao telemóvel via Bluetooth permitindo atender ou realizar chamadas em andamento (para realizar chamadas é necessário que o telemóvel tenha a funcionalidade de comando por voz activo) e para mim a mais útil de todas as funcionalidades é permitir usar em simultâneo o GPS e o telefone sendo que este intercom dá prioridade às chamadas recebidas.
A ligação à outros intercom está disponível mas não funciona muito bem, até uns 50m consigo manter uma conversa sem dificuldade mas se me afasto um pouco mais perde logo a ligação.

Pessoalmente estou satisfeito, o par de intercom com 4 microfones diferentes (2 para montagem em capacete fechado e outros 2 para capacete aberto) mais 4 speaker's e suporte de montagem no casco custaram apenas 65€.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 12, 2020, 10:51:54, 10:51
Responder #47

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Eu tenho o Freecom 4 duo.

duo significa que traz dois conjuntos de auricular/auscultadores/microfone/fios/ganchos de fixação/base de colar/etc e tal.

Tudo a dobrar, excepto a caixa onde vêem.

E fica mais barato o conjunto de dois do que se comprares individual.

Freecom 1, 2, 4 são diferentes modelos, cada um com as suas specs - para isto é ler no site deles o que cada um faz.

https://www.cardosystems.com/products/

Alcance real, Ponte 25 de Abril, com pilares e estrutura metálica a interferir, dá mais de meia ponte de alcance.

Estrada aberta ou autoestrada, dará uns bons 600 ou 700 metros, na boa.

Estrada de curvas, bem torcida, dá para umas duas curvas sem ver a outra moto.

Boa sorte para escolher.

E ainda faltam as outras marcas todas...

"Do chinês", tens e vais ter feedback de toda a maneira e feitio, do melhor (custa-me a acreditar) ao pior, o que até agora ouvi de uns quantos donos é sempre a mesma coisa - pelo preço não é mau, mas já avariou não sei o quê, ou o alcance é curto, ou o som é fanhoso, ou não sei que mais... mas foi baratinho!!!!  :wtf:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 13, 2020, 04:14:35, 04:14
Responder #48

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa

Para cobertura a grandes distâncias existe o Autocom mas este implica o uso de fios e de uma antena... e não são nada baratos mas dá para ligar uma parafernália de coisas ao mesmo tempo.

Pois para isso mais vale um típico walkie... os melhores tens a 100 euros mas arranjas outros bons (europeus de 10 canais) a 30 euros.

Junho 13, 2020, 04:21:51, 04:21
Responder #49

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Faço parte do nicho duas divisões mais abaixo, BT-S2 e BT-S3. Para condutor e pendura são fantásticos e a preço não muito alto

Sinceramente já estão carotes... já vejo os BT-S2 a 60 euros. É caso para perguntar que a tecnologia mais antiga agora valoriza (só se for como o vinil :palmas: :palmas:).

Se não sou capaz de dar 200 euros por um intercomunicador de marca reputada também não sou capaz de dar 60 ou 100 euros por um chinês.

Não encontrando ninguém que queira partilhar um Freedom + Duo por € 120, só me resta mesmo os chinocas que ainda não aumentaram de preço.

Alguém tem feedback dos HEROBIKER 2?

https://pt.dhgate.com/product/herobiker-1200m-bluetooth-intercom-motorcycle/540748932.html?f=bm%7cGMC%7cpla%7c10241649836%7c105871311081%7c540748932%7cpla-876427544323%7c112008008%7cPT%7cmiaotang%7cc%7c2%7c&utm_source=pla&utm_medium=GMC&utm_campaign=miaotang&utm_term=540748932&gclid=Cj0KCQjwz4z3BRCgARIsAES_OVdxgQRArerqmLdfve7whSne_zCMxsGitOSPfOg1TFb0ThjseWPq_tkaAtTaEALw_wcB



« Última modificação: Junho 13, 2020, 04:53:42, 04:53 por ZarbFR »