Autor Tópico: Opinão /Guia / Ajuda - Segunda Moto - Após a 125  (Lida 1278 vezes)

Outubro 11, 2023, 16:23:57, 16:23
Lida 1278 vezes

diogofduarte

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: Bn 125
  • Localidade: Colares
Olá pessoal,

Sou o Diogo, tenho 32 anos e vivo em Lisboa em Colares. À cerca de um ano atrás decidi investigar sobre motos, sempre gostei mas o regime em casa dos pais não as via com bons olhos. E nada como respeitar a opinião deles.

Contudo à cerca de um ano eu e a minha companheira (possui uma MT 03), arranjamos uma casa com garagem e o bichinho das motos voltou à baila  :megafeliz:

Numa primeira instância a moto entrou nas contas como um meio de transporte barato, rápido. Visto que trabalho no centro de Lisboa e fazer todos os dias a A5 e/ou a IC 19 sendo angustiante o transito, os acidentes, etc...

Então comprei uma Benelli BN 125 para começar no mundo das motos, tendo carta B já a uns anos sem acidentes, comecei esta jornada. De facto adorei e passado um ano já tenho a carta A e após experimentar motos mais a serio  bigsmile . A 125 cc sabe a pouco.

Vinha pedir algumas informações sobre os seguintes modelos, a premissa da compra continua a ser a mesma ter uma mota (daily) capaz de se despachar na AE, pois a 125 é um terror, capaz de ter estabilidade para a estrada de serra até Colares, divertida e que dentro disto tudo não consuma horrores, por isso decidi que as 650 cc seriam o caminho (corrijam-me em algo)

Dito isto e como o gosto também conta muito, morro de amores pelas Naked em particular: CB650R Neo Sports Café (1ª escolha) e a Kawasaki Z650. Yamanha queria fugir pois a minha namorada têm uma.

Gostaria de ter alguma ajuda, feedback sobre estes modelos, sei que são diferentes. O que preocupa na Honda é ser 4 cilindros os consumos o resto gosto do aspeto da moto. Já na Z650 o que assusta será o que tenho vindo a ver as manutenção.

Outubro 12, 2023, 13:19:56, 13:19
Responder #1

mantas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Guarda
Os consumos das 2 motas não são assim tão diferentes quanto isso. Z650 bebe 4.3/100, a CB650R bebe 4.9/100, segundo os sites. Não hão de variar muito disso, só depende do teu roda punho. Repara, a CB650R tem 4 cilindros, mas tem uma volumetria total semelhante à da Z650. Ou seja, os mesmos cc estão divididos em 4 cilindros em vez de 2, não é o número de cilindros que te vai afetar o consumo.

Há outras diferenças entre motores de 4 e 2 cilindros, contudo.

Em primeiro lugar está o som que a mota faz. Aqui prevalecem as preferencias individuais, mas eu ouviria no youtube o som de uma CB650R e o som de uma mota de 2 cilindros, com a cambota desfazada a 180°, como a Z650. O desfazamento da cambota também te vai afetar o som. Pessoalmente prefiro o som "screamer" dos 4 cilindros da CB, mas eu sou suspeito porque já tive uma há alguns anos.

Em segundo lugar, estão as vibrações provocadas pelo motor em si, dado que o número de cilindros e o desfazamento da cambota afetam os equilibrios primário e secundário, mas sinceramente nunca vi ninguém a escolher uma mota com base nisto.


Outubro 12, 2023, 21:37:17, 21:37
Responder #2

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Em termos de uma utilização menos exigente, mas com capacidade para "ir a todas", e com consumo bem razoável, temos a NC750x da Honda. Mas isso tabém é uma opinião... Eu saltei de uma scooter 250 após 12 anos para a NC , também com a mesma intenção e estou bastante satisfeito com a decisão que tomei. Consumos bastante comedidos (até 4.0 aos 100), claro que com os desempenhos correspondentes,mas sem desiludir, e a máquina é... aquela máquina !! Se tivermos sorte com o equipamento, aquilo dura a vida toda sem chatices, (e os Rolex também avariam...).
Continuo a achar que fiz a melhor transição nas 2 rodas e é para continuar, ((apesar de não actualizar o meu DB, por pura preguiça...)).
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Outubro 13, 2023, 10:20:07, 10:20
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O som da Honda... meu Deus...

Rodar o punho, sentir a velocidade a aumentar com a subida de regime do motor... esticar uma 3 ou 4 velocidade até perto das 10 mil rotações... sentir que estamos a andar demais mas o vicio é enorme pois o barulho daquele motor...

Marcou-me imenso... aliás adoro o som dos 4 cilindros.

Tive uma durante 2 anos, usando-a diariamente. Fiz algumas viagens com ela, aprendi imenso com ela e penso que me tornei melhor condutor, principalmente porque nunca tive uma mota com aquele motor e potência.

(como vez ainda estou apaixonado pela CB650R)

Consumos? Entre os 5.5 até aos 6 e tal litros aos 100. Fiz algumas vezes 5.3 e 4.9 mas esta Honda não é para andar devagarinho mas sim uma condução mais dinâmica. É uma mota para curvas? Sim é mas existem muito melhores e de 2 cilindros que fazem muito melhor quando o que queres é andar a trocar de mudança na caixa de velocidades.

Como te disse andei diariamente: na 2ª circular e vias semelhantes diariamente com a mota.
A CB mexe-se bem considerando o peso dela, consegues andar entre filas sem andares a trocar frequentemente de mudança: 2ª 3ª 4ª 3ª, etc. etc.

Porque a vendi?
Não a estava a utilizar convenientemente. A utilização diária de uma mota destas implica estradas vazias, não para ires a velocidades "loucas" mas sim para usufruir do motor convenientemente. Dá um gozo imenso conduzir. Por exemplo a MT7 é algo mais explosivo... mais "faca nos dentes" entendes.... não gostei quando a testei.
A Z nunca experimentei.

A economia nas deslocações e nas manutenções fizeram-me trocar por uma 125cc, pois atualmente é isso que preciso é isso que quero.
Ficam saudades e a promessa de um dia voltar a ter uma quando tiver condições para usufruir plenamente deste tipo de mota.

Posto isto, o que te recomendar?
Como nunca experimentei a Z apenas partilhei contigo um pouco das sensações que tive a conduzir a CB. Logo penso que deves tentar experimentar os dois modelos que te propões comprar e depois escolher sabendo que uma 650cc não é a 125cc para fazer o IC19 desde Sintra.
Ganhas em algumas coisas: velocidade (cuidado com os radares), prazer de condução entre outras coisas, mas perdes... talvez... em manobrabilidade entre filas de trânsito enormes, economia tanto em consumo como em manutenções.

Contas (porque quem conduz mota diariamente deve de as fazer) - na minha opinião, naturalmente.
A Honda faz manutenções de 12 mil em 12 mil ou anualmente. Um pneu traseiro (da mesma marca que vem equipada de fabrica) anda à volta dos 230 €, e um kit de transmissão na oficina do representante perto dos 300€ (orçamento apresentado. Efetuei a mudança do kit noutro local).
O IUC dela penso que para o ano que vem vai aumentar e os combustíveis não irão baixar certamente.

Esta é apenas uma opinião pessoal, tentei transmitir-te a minha visão um pouco mais desapaixonada do uso diário de uma mota (CB650R) que vai muito para além de ser uma "commuting bike".


Nota: entendo perfeitamente o que pensas da 125cc (eu também penso o mesmo, apesar desta cilindrada corresponder exatamente àquilo que quero atualmente) e fará sentido que penses numa cilindrada superior.
Porque não considerar os 300cc/500cc ?
Fica a dica.
Não deixes no entanto de experimentar os modelos que conseguires, pois só assim poderás pensar em abrir horizontes e não ficar entre dois fabricantes.
Aguarda por mais opiniões e se tens possibilidade escolhe com o coração.
« Última modificação: Outubro 13, 2023, 10:27:04, 10:27 por JViegas »

Outubro 13, 2023, 20:37:51, 20:37
Responder #4

diogofduarte

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: Bn 125
  • Localidade: Colares
Boa noite,

Eu inicialmente ponderei uma Z400 ou alguma moto deste segmento. Contudo também tenho lido, visto videos e falando com pessoal mais batido nesta área e a maioria diz-me que o dinheiro será mal investido. Uma coisa seria uma moto para dar umas voltinhas ok. Vais conhecendo a moto, vais te divertindo a um custo aceitavel e vais evoluindo.

Agora sendo que pretendo um veiculo para o dia-a-dia, têm me dito que a entra no segmento de 650 é mais acertado.
De facto a Honda agrada-me em tudo, ao nivel estetico ao nivel da ciclistica pelo que tenho lido e o seu comportamento mais linear. Vs uma mt 07 como falam a questão de andar sempre com a faca no dentes.

Os meus trajetos sao pela A5 e Ic 19 e depois de Sintra até Colares. Aliás eu atualmente penso em vender o carro (cooper), comprar um mais simples e economico para investir na moto.

Sim, ao longo destes dias vou aos stands experimentar as motos.

vou deixando feedback

Janeiro 19, 2024, 13:26:49, 13:26
Responder #5

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Olá pessoal,

Sou o Diogo, tenho 32 anos e vivo em Lisboa em Colares. À cerca de um ano atrás decidi investigar sobre motos, sempre gostei mas o regime em casa dos pais não as via com bons olhos. E nada como respeitar a opinião deles.

Contudo à cerca de um ano eu e a minha companheira (possui uma MT 03), arranjamos uma casa com garagem e o bichinho das motos voltou à baila  :megafeliz:

Numa primeira instância a moto entrou nas contas como um meio de transporte barato, rápido. Visto que trabalho no centro de Lisboa e fazer todos os dias a A5 e/ou a IC 19 sendo angustiante o transito, os acidentes, etc...

Então comprei uma Benelli BN 125 para começar no mundo das motos, tendo carta B já a uns anos sem acidentes, comecei esta jornada. De facto adorei e passado um ano já tenho a carta A e após experimentar motos mais a serio  bigsmile . A 125 cc sabe a pouco.

Vinha pedir algumas informações sobre os seguintes modelos, a premissa da compra continua a ser a mesma ter uma mota (daily) capaz de se despachar na AE, pois a 125 é um terror, capaz de ter estabilidade para a estrada de serra até Colares, divertida e que dentro disto tudo não consuma horrores, por isso decidi que as 650 cc seriam o caminho (corrijam-me em algo)

Dito isto e como o gosto também conta muito, morro de amores pelas Naked em particular: CB650R Neo Sports Café (1ª escolha) e a Kawasaki Z650. Yamanha queria fugir pois a minha namorada têm uma.

Gostaria de ter alguma ajuda, feedback sobre estes modelos, sei que são diferentes. O que preocupa na Honda é ser 4 cilindros os consumos o resto gosto do aspeto da moto. Já na Z650 o que assusta será o que tenho vindo a ver as manutenção.

Dentro destes modelos iria para uma MT09 ou Suzuki 8S  ;)