do pouco que percebo de física (quase nada ), e sem ver qualquer vídeo ou ler sobre o produto, fico com esta ideia automaticamente:isso somente funcionará a partir de uma certa velocidade, o que garantirá o movimento das esferas e como tal, o seu posicionamento nos locais "necessários", até atingir essa velocidade elas simplesmente vão andar aos trambolhões no fundo do pneu e ainda contribuir para um maior desequilíbrio e como consequência um desgaste não uniforme do pneu.... talvez para alguns usos / condutores em especifico dê resultado, mas no geral, meh, não me convence
Criar um problema imaginário (o look inestético dos pesos) para propor uma solução inútil...
Os ultimos pneus que montei no meu ultimo jipe foram calibrados com um pó. Ao montarem os pneus na jante, meteram um pó qualquer lá dentro. Não faço ideia se a quantidade de pó que lá meteram tinha a haver com o tamanho do pneu, mas ainda foi uma quantidade razoável.Quando perguntei o que era aquilo, responderam que era uma nova forma de calibrar as rodas pois com o rodar do pneu o pó ia acumular-se onde era necessário e assim calibrava "automaticamente" o pneu. Fiquei a achar que me estavam a praxar e que teria de ir gastar dinheiro na calibragem das rodas, mas aquilo resultou embora nos primeiros kms a direção terpidava pq os pneus não estavam calibrados mas ao fim de uns kms (não sei quantos) a terpidação desapareceu.Isto parece um sistema parecido embora a "auto-calibração" aconteça sempre que o pneu entra em movimento, ou seja, está calibrado até ao momento de parar num semáforo e quando se arranca volta a estar descalibrado até que as esferas façam o seu trabalho e assim sucessivamente.
Ao ver isto surgem-me dois pensamentos:1) - Decapagem por fricção;2) - Adição de peso.Quando se vê o pessoal a retirar peso a bielas, pistons, volante do motor, etc... E depois adicionam lastro ao interior dos pneus para substituir um ou outro peso inestético de 20 ou 30gr...Criar um problema imaginário (o look inestético dos pesos) para propor uma solução inútil...
Já tinha ouvido falar também, e por isso a pesquisa e a solicitação no post inicial. Nada como feedback dado na 1ª pessoa... No meu caso, e para quem prefere substituir os pneus em casa, esta pode ser uma forma de "simplificar" o processo, em especial em jantes pequenas em que o suporte para equilibragem manual/estática nem sempre tem os adaptadores necessários. Se der para reutilizar ainda melhor, desde claro que as pequenas esferas mantenham a integridade com o passar do tempo/kms.