As motos para competir em campeonatos de produção têm de ser homologadas segundo os regulamentos.
E há "números mínimos" de vendas para que seja considerada uma moto de produção e não um protótipo.
A maioria dos fabricantes certamente não teria dificuldade em homologar a versão standard pelo numero de vendas.
O problema é que...
Por vezes a versão mais comum não é competitiva ao nível de equipamento.
Ou tem specs que não seguem os regulamentos. Como acontece na Ducati e aconteceu nas Aprilias.
Daí que muitos construtores lancem estas "SP" apontadas para obter estes "mínimos" de vendas e possibilitem a homologação do modelo com equipamento mais competitivo.
Ou no caso das italianas, specs devidamente adequadas ao regulamento, e não necessariamente superiores.
É curiosa a referencia ás 14.700 rotações do motor.
Deduzo que seja para a versão standard.
Porque as versões de competição estão sujeitas a "limites" conforme resultados.
Se o motor for considerado "novo" será permitida essa rotação. Mas se for o mesmo ou evolução terá os limites que possam ser anteriormente impostos.
Isto porque há uns anos para cá adoptaram um algoritmo que define o limite imposto conforme os resultados, como forma de balancear a competitividade entre os fabricantes.
O modelo que saiu em 2011/2012 cativou-me bastante e apesar de uma ligeira diferença no design face aos modelos precedentes mas parece que desde inicio foi uma moto que lhe faltou algo... é tão simples...
IMHO, o problema do design das kawasakis não é "faltar algo"... mas ter elementos de mais!
Demasiados ângulos, arestas, vértices, riscas, cortes, tampinhas, etc...
E em cima disto aplicam pinturas com faixas, riscas e letras de diferentes fontes.
Muitas vezes cores contrastantes e aguerridas que simplesmente não combinam.
O resultado torna-se ruidoso e confuso ao olhar.
Depois olha-se para algumas italianas com design de referência e observa-se o oposto.
Linhas simples, fluídas e orgânicas.
É que nem com os esquemas de cores inventam muito.
E quando inventam, como acontece com as edições especiais, o resultado é sempre pior que o original.
"less is more"...