Autor Tópico: MotoGuzzi V100 Mandello (2022)  (Lida 6327 vezes)

Setembro 10, 2021, 10:53:32, 10:53
Lida 6327 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
MotoGuzzi V100 Mandello (2022)





Foi apresentada a nova MotoGuzzi V100 mandello mas ainda há pouca informação disponibilizada, pelo que por enquanto ficam as imagens disponiveis.
Mas até à feira EICMA de Milão devem ser conhecidas mais informações.
Mas pelo menos já tem refrigeração liquida, ao que parece...






Não estava nada à espera deste novo modelo e pode ter sido uma boa surpresa da marca no ano de seu centenário...
Um novo modelo com pinta e mais moderno!  :cool:

Mais info: https://www.motoguzzi.com/it_IT/v100-mandello/

Querem ver que é agora que viro Guzzista? (obviamente que noutra cor)

EDITADO:
Já existem alguns videos e noticias da apresentação aos jornalistas donde dá para ver alguns pormenores como suspensão ohlins, travões brembo, duplo disco à frente e disco simples atrás, quickshifter, viseira e deflectores laterais reguláveis (talvez eléctricos), TFT cores com informação completa e com regulação através de botões no punho esquerdo, farolim traseiro muito parecido com a actual V85TT, potência a rondar os 120cv e em alguns deles indica esta moto como "a sport tourer do futuro"...
https://www.gpone.com/it/2021/09/10/moto-news/ecco-la-moto-guzzi-v100-mandello-la-sport-tourer-del-futuro.html
https://www.moto.it/news/nuova-moto-guzzi-v100-mandello-le-foto-definitive.html

EDITADO2:
Nas publicações recentes já se consegue ler que será um novo motor a rondar os 1050cc, V-Twin a 90º com um "bore x stroke" em 96mm x 72mm dando-lhe um comportamento mais conservador e linear mas com potência suficiente para contentar os proprietários, a rondar os 115cv.


« Última modificação: Setembro 11, 2021, 17:39:32, 17:39 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 10, 2021, 19:35:56, 19:35
Responder #1

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 10, 2021, 19:48:15, 19:48
Responder #2

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 316
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Muito bonita  :palmas:

Vamos aguardar para saber da potência, mas deve rondar os 110cv

Mais detalhes na EiCMA em Novembro.

 :cool:

Setembro 10, 2021, 19:50:24, 19:50
Responder #3

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 316
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena

Setembro 10, 2021, 23:34:48, 23:34
Responder #4

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Tem 2 rodas...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Setembro 13, 2021, 10:01:45, 10:01
Responder #5

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Nunca se pode agradar a todos é bem verdade mas, a equipa de designers da BMW bem que podia aprender uma coisa ou outra! mas gosto ou falta dele é coisa que não se discute.

A nível de equipamento está (por enquanto) à frente da maioria. Suspensão semi activa, aerofolios automáticos, quick shift de serie, and so on...

Eu não sou um amante de Guzzi, apesar de ter uma mas, confesso que gostei desta.


https://motomais.motosport.com.pt/noticias/moto-guzzi-v-100-mandello-2022-aerodinamica-adaptativa-e-v2-refrigerado-a-agua/


https://www.cycleworld.com/story/motorcycle-news/moto-guzzi-v100-mandello-new-model-and-engine-details/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=Moto+Guzzi%E2%80%99s+New+V100+Mandello
« Última modificação: Setembro 13, 2021, 10:51:13, 10:51 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Setembro 13, 2021, 18:45:03, 18:45
Responder #6

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Uma Guzzi nova é sempre um acontecimento. É difícil julgar pelas imagens, só vendo ao vivo as proporções, detalhes, acabamentos, etc.
Pelas primeiras imagens parece interessante, suficientemente distinta para ser uma Guzzi. Quando vejo uma moto diferente fico sempre contente, é bom haver diversidade.
Dito isto... Não estou é a ver a que clientes é que vão vender uma moto neste segmento...  é uma moto de nicho no catálogo já de si de nicho da Guzzi.
Alguém há-de ter feito um business plan para ela...  :) Aguardemos...

Setembro 14, 2021, 09:06:43, 09:06
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Penso que será uma forma de expandir a marca para outros clientes 8se bem que a um nível mais de nicho - como dizes) mas igualmente aproveitar a tecnologia e começar a dotar os outros modelos com alguma dessa mesma tecnologia.

Suspensão semi-ativa ou quick shift por exemplo.  :pensador:

Setembro 14, 2021, 10:14:02, 10:14
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)viseira e deflectores laterais reguláveis (talvez eléctricos)(...)

Das recentes publicações falam mesmo em "aerodinâmica activa" com regulação eléctrica levando a que a MotoGuzzi ter procedido a duas patentes por ser a primeira marca a utilizar esta tecnologia.

Penso que será uma forma de expandir a marca para outros clientes 8se bem que a um nível mais de nicho - como dizes) mas igualmente aproveitar a tecnologia e começar a dotar os outros modelos com alguma dessa mesma tecnologia.

Suspensão semi-ativa ou quick shift por exemplo.  :pensador:

Julgo que este modelo não seja para captar um nicho do nicho de mercado da MotoGuzzi tanto que está apetrechado de tecnologia capaz de captar a atenção de qualquer um, como dizes, suspensão semi-activa de regulação electrónica (não esquecer que existe o modelo mais barato que não tem esta suspensão), quickshift mas também por acompanhar as tendências das outras marcas em colocar travões Brembo e suspensão da Ohlins...

Por outro lado largou a refrigeração a ar...

Parece uma TDM...

Esteticamente não é uma moto totalmente carenada mas antes uma semi-carenada.
Consigo ver essas parecenças da TDM mas se se misturar a frente da TL1000 (farol/entradas de ar) e seguir o sentido das linhas da CBX750.
 :D

Mas é um design não tradicional MotoGuzzi, bem mais "europeu genérico" e obviamente prevê-se que consiga levar a marca a ter mais vendas, pelo menos parece-me que seja possível pelo produto que é.
« Última modificação: Setembro 14, 2021, 13:11:22, 13:11 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 15, 2021, 13:58:06, 13:58
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A grande novidade aqui é mesmo a refrigeração a líquido.
Algo que a curto prazo certamente se estenderá à restante gama de produtos por razões óbvias.

Porque a moto em si é pouco interessante.
Vai buscar linhas dos anos 80, o que é sempre arriscado.
Veja-se o exemplo da Katana cujo lançamento causou enorme hype... mas pouco se sabe sobre as vendas.
E referem-se a este modelo como sport-touring, embora pareça ter tão pouco de sport como de touring. E a surgir numa época em que o conceito de sport-touring foi substituído pelas adventure.

Mas... parece-me uma excelente forma de testar uma nova plataforma.
O que poderá derivar desta certamente que será tanto ou mais interessante.

Setembro 16, 2021, 10:04:19, 10:04
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Perdoem-me a ignorância:

O propósito da MotoGuzzi produzir motores em V de 90 graus transversal seria talvez para um melhor arrefecimento do mesmo e foi até algo que caracterizou a marca nesta disposição do motor.

Ao mudar para arrefecimento liquido, fará sentido manter a mesma disposição do motor? Porque não apostar num novo motor extraindo dali talvez outra relação entre potência e binário?

(não acho que esteja mal esta disposição)

Talvez a opção seja porque se devam cumprir com regulamentações ambientais.

Faz sentido o que escrevo?
« Última modificação: Setembro 16, 2021, 10:05:27, 10:05 por JViegas »

Setembro 16, 2021, 14:59:50, 14:59
Responder #11

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A Guzzi tem precisamente no motor V2 transversal o que mais a distingue de todas as outras marcas no momento.
Não podem abandonar isso. Poderão é começar a fazer motos com motores "iguais aos outros"!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 16, 2021, 16:01:06, 16:01
Responder #12

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
O motor V2 transversal faz parte da identidade da marca, é essencialmente isso que as distingue de todas as outras. Não faz grande sentido abandonar esse conceito. É à volta disso que se contrói um sentimento de pertença da comunidade Guzzi. Quem gosta, gosta mesmo. Quem não gosta, pelo menos associa o V2 transversal à Guzzi e isso tem bastante valor.
O facto de passar a ser arrefecido a líquido penso que terá a ver com as restrições sobre emissões. Mal comparado, funciona mais ou menos como a Porsche quando fez a transição do 993 para o 996.

Novembro 04, 2021, 20:40:12, 20:40
Responder #13

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
O motor V2 transversal faz parte da identidade da marca, é essencialmente isso que as distingue de todas as outras. Não faz grande sentido abandonar esse conceito. É à volta disso que se contrói um sentimento de pertença da comunidade Guzzi. Quem gosta, gosta mesmo. Quem não gosta, pelo menos associa o V2 transversal à Guzzi e isso tem bastante valor.
O facto de passar a ser arrefecido a líquido penso que terá a ver com as restrições sobre emissões. Mal comparado, funciona mais ou menos como a Porsche quando fez a transição do 993 para o 996.

O tradicional motor Guzzi é longitudinal e não transversal. É a posição da cambota que dita a orientação do motor na moto (ou carro). A posição longitudinal da cambota é ideal para ter transmissão por veio como acontece na Moto Guzzi mas também nos boxer BMW ou no 6 cilindros da Honda Goldwing.

O tipo de arrefecimento não é a única diferença deste novo motor da Guzzi. As árvores de cames passam a estar na cabeça tal como em qualquer motor moderno. Basicamente a Moto Guzzi passa agora a ter um motor tecnologicamente equiparável ao boxer da rival BMW.

Tenho grandes expectativas em relação aos próximos ano da Guzzi uma vez que pretendo ter uma moto desta marca. Não necessariamente esta sport tourer Mandello mas espero (e tenho quase a certeza de que a marca fará) uma naked ou semi-naked que seja uma digna sucessora das Le Mans passadas.

Novembro 04, 2021, 21:25:39, 21:25
Responder #14

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
A Guzzi tem precisamente no motor V2 transversal o que mais a distingue de todas as outras marcas no momento.
Não podem abandonar isso. Poderão é começar a fazer motos com motores "iguais aos outros"!

O motor da Guzzi não é transversal. :nempenses:
É longitudinal alinhado com o veio da cambota.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 04, 2021, 23:27:22, 23:27
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Ao mudar para arrefecimento liquido, fará sentido manter a mesma disposição do motor?

Seria como a BMW abandonar o boxer...

As árvores de cames passam a estar na cabeça tal como em qualquer motor moderno. Basicamente a Moto Guzzi passa agora a ter um motor tecnologicamente equiparável ao boxer da rival BMW.

Quando li o artigo nem dei importância ao facto deste novo motor ser DOHC...   :)

Emissões... emissões...
Até a Harley abandonou o OHV no actual Revolution por essas razões.  :-\

Já quanto ao ser agora equiparável ao boxer da rival BMW... não tenho tanta certeza.
É que os actuais 1250 têm distribuição variável. Ou "ShiftCam" como a marca lhe chama.
Ainda não vi qualquer referência a sistemas do género no motor desta Mandello.
Pelo que o mais certo será um DOHC convencional, algo que a BMW introduziu nas HP2 Sport em 2008 e nos anos seguintes aos restantes modelos.

... uma naked ou semi-naked que seja uma digna sucessora das Le Mans passadas.

A Le Mans teve uma digna sucessora: A 1100 Sport!
Só que não souberam a promover como tal.
Entretanto a BMW lança a R1100S... e investe em Boxercup's pelo mundo fora.
Só depois disto a Guzzi acordou para a vida.
Tentou correr atrás do prejuízo com a V11... mas já era tarde demais!

Ainda tiveram alguns devaneios com a prometida MGS-01... mas que nunca chegou a ver a luz do dia.

Muito honestamente, não acredito no aparecimento de uma nova Guzzi de carácter mais desportivo.
Tal como não acredito que a BMW volte a lançar uma nova boxer "S".
 :-X

O que gostava mesmo de ver regressar aos catálogos da Moto Guzzi seria uma nova Griso.
O único modelo da marca que quase me convenceu.

Aquela 1200 8V SE em "verde garrafa" é coisa que se apanhasse por aí nos classificados a um valor adequado...  :o
O raio da moto tem um look intemporal.


Novembro 04, 2021, 23:57:18, 23:57
Responder #16

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Quando li o artigo nem dei importância ao facto deste novo motor ser DOHC...   :)

Emissões... emissões...
Até a Harley abandonou o OHV no actual Revolution por essas razões.  :-\

Já quanto ao ser agora equiparável ao boxer da rival BMW... não tenho tanta certeza.
É que os actuais 1250 têm distribuição variável. Ou "ShiftCam" como a marca lhe chama.
Ainda não vi qualquer referência a sistemas do género no motor desta Mandello.
Pelo que o mais certo será um DOHC convencional, algo que a BMW introduziu nas HP2 Sport em 2008 e nos anos seguintes aos restantes modelos.

Eu escrevi equiparávell e não igual. O motor Guzzi não terá shiftcam mas terá 110cv/l tal como o boxer BMW e isso é algo impossível com o actual motor Pushrod da Guzzi.


A Le Mans teve uma digna sucessora: A 1100 Sport!
Só que não souberam a promover como tal.
Entretanto a BMW lança a R1100S... e investe em Boxercup's pelo mundo fora.
Só depois disto a Guzzi acordou para a vida.
Tentou correr atrás do prejuízo com a V11... mas já era tarde demais!

Ainda tiveram alguns devaneios com a prometida MGS-01... mas que nunca chegou a ver a luz do dia.

Muito honestamente, não acredito no aparecimento de uma nova Guzzi de carácter mais desportivo.
Tal como não acredito que a BMW volte a lançar uma nova boxer "S".
 :-X

O que gostava mesmo de ver regressar aos catálogos da Moto Guzzi seria uma nova Griso.
O único modelo da marca que quase me convenceu.

Aquela 1200 8V SE em "verde garrafa" é coisa que se apanhasse por aí nos classificados a um valor adequado...  :o
O raio da moto tem um look intemporal.

Não sei se vai se vai chamar Le Mans (ou Daytona, ou até Sport) mas acho que existe mercado para uma café-racer/desportiva clássica Moto Guzzi. Espero que se chame Le Mans!

A actual R1250RS é aquilo que foi a R1100S, uma sport tourer.

Também acho difícil a BMW lançar uma sucessora da R1200S ou HP2Sport porque é um nicho muito pequeno. Mas provavelmente a BMW não se chateia para vender 2.000 unidades de um modelo, prefere fazer scooters.

Já a Moto Guzzi é uma marca de nicho que terá interesse em produzir uma moto mesmo sabendo que só venderá 2.000 unidades.

Também sempre gostei muito da Griso e também sou daqueles que já várias vezes a procurou nos classificados  ;D

Uma nova Griso é quase certo que seja uma das novas motos a usar este motor V100

Obviamente, também irá haver a inevitável trail.

Novembro 05, 2021, 08:43:52, 08:43
Responder #17

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Apesar de tudo, o motor com os cilindros v2 transversais é o que a distingue do resto do "parque", ou há mais por aí á venda?

Novas.

Andei e fiz uns quilómetros em duas diferentes, gostei do carácter da mais pequenita e teria uma para ir ao café num ritmo bucólico, mas de resto, é para esquecer.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 05, 2021, 14:07:49, 14:07
Responder #18

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Apesar de tudo, o motor com os cilindros v2 transversais é o que a distingue do resto do "parque", ou há mais por aí á venda?

Novas.

Andei e fiz uns quilómetros em duas diferentes, gostei do carácter da mais pequenita e teria uma para ir ao café num ritmo bucólico, mas de resto, é para esquecer.

Companheiro as Guzzi não têm cilindros transversais.
São em V efetivamente mas são em linha com a cambota e veio de transmissão. Logo é um motor linear.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 05, 2021, 15:01:33, 15:01
Responder #19

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Companheiro as Guzzi não têm cilindros transversais.
São em V efetivamente mas são em linha com a cambota e veio de transmissão. Logo é um motor linear.

Que grande confusão que aqui vai  ;D


Novembro 05, 2021, 15:24:51, 15:24
Responder #20

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Companheiro as Guzzi não têm cilindros transversais.
São em V efetivamente mas são em linha com a cambota e veio de transmissão. Logo é um motor linear.

Que grande confusão que aqui vai  ;D
Bem, não discuto mas... A minha Guzzi parece me que é assim...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 05, 2021, 17:08:41, 17:08
Responder #21

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

Eu escrevi equiparávell e não igual. O motor Guzzi não terá shiftcam mas terá 110cv/l tal como o boxer BMW e isso é algo impossível com o actual motor Pushrod da Guzzi.

Eu escrevi que "não tenho tanta certeza" se será "equiparável".
Não escrevi ou sugeri ser "igual".
Podes consultar a citação.  :)

O actual 1250 (wethead com shiftcam) declara 136cv.
O antecessor 1200 (wethead sem shiftcam) declarava 125cv.

110cv era a potência declarada há 12 anos atrás para o camhead.
DOHC, mas refrigerado a ar/óleo. A motorização que ainda é utilizada nas R NineT.

(...)mas acho que existe mercado para uma café-racer/desportiva clássica Moto Guzzi. Espero que se chame Le Mans!

Diria que que se há segmento de mercado onde a Guzzi parece se safar bem é precisamente nas neoclássicas.
O revamp da V7 foi prai em 2008 e desde então surgiram em diferentes formas e sabores.
Chegaram até a alinhar no revivalismo das "café-racer" com a V7 Racer no momento em que o saudosismo estava em alta.
E ainda este ano actualizaram-nas com a motorização da V85TT.
Portanto... estão para ficar.

É estranho nunca terem feito uma versão da V7 alusiva à Le Mans.
Enquadra-se no espírito. E a Le Mans original até derivava da V7 original.

Mas também sempre achei que fazia sentido uma linha mais "premium" e com motores de maior capacidade.
Algo orientado ao mercado das T100/T120 da Triumph.
Da mesma maneira que as V7 acabam por estar orientadas ao target das Street Twin.

A actual R1250RS é aquilo que foi a R1100S, uma sport tourer.

A actual R1250RS é aquilo que foi a R1100RS, uma sport tourer.  :)

A R1100S não era uma sport tourer.
A R1100S foi durante muitos anos o único modelo de estrada da BMW associado a um programa desportivo / competição.
A R1100S podia ser conservadora face ao que eram as superdesportivas de referência nessa altura.
Mas não deixava de ser uma desportiva dentro do que eram os padrões tradicionais da BMW... até lançarem a S1000RR.

Apesar de tudo, o motor com os cilindros v2 transversais é o que a distingue do resto do "parque", ou há mais por aí á venda?

O que eles estão dizer e correctamente, é que o V2 da Guzzi é longitudinal.
Tal como o boxer da bmw, o flat da goldwing, etc.

Os motores transversais são a configuração mais usual na industria.

Novembro 05, 2021, 17:47:29, 17:47
Responder #22

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa

O actual 1250 (wethead com shiftcam) declara 136cv.
o que dá 110cv/l

Pela designação V100 o novo motor da Guzzi deverá ter cerca de 1 litro de capacidade e se debitar 110cv terá a mesma potência específica do boxer shiftcam

É estranho nunca terem feito uma versão da V7 alusiva à Le Mans.
Enquadra-se no espírito. E a Le Mans original até derivava da V7 original.

Porém a V7 original era o que no seio do Grupo Piaggio é actualmente a Aprilia RSV4, uma superdesportiva.
Quanto a mim o actual motor V7 não seria digno da designação Le Mans e acredito que o Grupo Piaggio tenha o mesmo entendimento.

Naturalmente não se espera que a Moto Guzzi aposte numa moto para concorrer internamente com a Aprilia RSV4 mas um V2 DOHC liquid cooled de 110cv é motor suficiente para equipar uma Le mans que fique a meio caminho entre "clássicas" como a R9T e Thruxton RS e "modernas" como a Speed Triple RR ou R1250RS

A actual R1250RS é aquilo que foi a R1100RS, uma sport tourer.  :)

Se colocares lado a lado R1100RS, R1100S e R1250RS e fores honesto ;) vais concordar que a 1250RS está mais próxima da 1100S do que da 1100RS.

A R1100S não era uma sport tourer.
A R1100S foi durante muitos anos o único modelo de estrada da BMW associado a um programa desportivo / competição.
A R1100S podia ser conservadora face ao que eram as superdesportivas de referência nessa altura.
Mas não deixava de ser uma desportiva dentro do que eram os padrões tradicionais da BMW... até lançarem a S1000RR.

A R1100S até podia ser equipada com as malas da BMW. E era habitualmente comparada com as Ducati ST, Honda VFR ou Triumph Sprint. Para a BMW era uma desportiva, para o resto do mundo era uma sport tourer  :D


« Última modificação: Novembro 05, 2021, 17:48:39, 17:48 por Gentleman rider »

Novembro 05, 2021, 21:00:07, 21:00
Responder #23

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Pela designação V100 o novo motor da Guzzi deverá ter cerca de 1 litro de capacidade e se debitar 110cv terá a mesma potência específica do boxer shiftcam

Por essa lógica...
Uma Duke 390 supera a Duke 890... as F900 superam as R1250...
E não faltará outros exemplos!
 :)

OK... poderá ser "equiparável" no contexto da eficiência... e seguindo uma abordagem que é meramente orientativa.

Mas sejamos realistas...
Não será "equiparável" no contexto de potência efectiva.
Ou desempenho.

Porém a V7 original era o que no seio do Grupo Piaggio é actualmente a Aprilia RSV4, uma superdesportiva.
Quanto a mim o actual motor V7 não seria digno da designação Le Mans e acredito que o Grupo Piaggio tenha o mesmo entendimento.

Se a dignidade passar por specs de superdesportivas modernas... o mais certo será continuar na gaveta.  :)
Muito honestamente, se tal fosse possível, pela a descaracterização que uma superdesportiva moderna envolve... mais valeria chamar outra coisa qualquer!
A designação "Le Mans" terá sobretudo peso para os saudosistas e fará sempre sentido numa neoclássica.
E para algo desse género, até a V7 cumpre perfeitamente o requisito.
Claro que ficaria muito mais "cool" em algo musculado.

... mas um V2 DOHC liquid cooled de 110cv é motor suficiente para equipar uma Le mans que fique a meio caminho entre "clássicas" como a R9T e Thruxton RS e "modernas" como a Speed Triple RR ou R1250RS

Com essas specs o resultado será uma espécie de "R NineT Racer" da Guzzi.
A potência efectiva será a mesma.
E com algum optimismo, o peso também não será muito diferente.

A Speed Triple RR é outra fruta.
E a R1250RS é um bote orientado aos resistentes da moda das Adventure.

Se colocares lado a lado R1100RS, R1100S e R1250RS e fores honesto ;) vais concordar que a 1250RS está mais próxima da 1100S do que da 1100RS.

A 1250RS do ponto de vista estético adopta linhas mais desportivas que as anteriores RS e talvez pareça por isso.
Mas é uma moto com uma posição de condução muito idêntica ao que eram as FJR1300.

Sais da 1250RS e montas a R1200S e a sensação é que estás de gatas...

Para a BMW era uma desportiva, para o resto do mundo era uma sport tourer  :D

Sim... como já referi atrás, para os padrões tradicionais da BMW, eram desportivas.
E na falta de moto capaz de concorrer com as desportivas dos outros... meteram-nas a competir com elas próprias.
Se compete... é desportiva.  :D


Novembro 05, 2021, 21:41:49, 21:41
Responder #24

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
OK... poderá ser "equiparável" no contexto da eficiência... e seguindo uma abordagem que é meramente orientativa.

Mas sejamos realistas...
Não será "equiparável" no contexto de potência efectiva.
Ou desempenho.
Equiparável em termos de tecnologia e eficiência. Naturalmente que tendo menos cilindrada também terá menos binário e potência. Na estrada, a diferença de desempenho não será significativa, principalmente se a Guzzi tiver um peso mais contido.


Com essas specs o resultado será uma espécie de "R NineT Racer" da Guzzi.
A potência efectiva será a mesma.
E com algum optimismo, o peso também não será muito diferente.

A V100 Mandello tem ciclística de topo, muito acima da R9T racer.

Não acredito que a Moto Guzzi faça um downgrade de ciclística para a desportiva da gama como fez a BMW no caso das R9T (e que sinceramente nunca entendi).

A R9T racer é uma poser bike. A V100 Le Mans deverá ser uma Mandello com menos plásticos, sem aerodinâmica activa e uma posição de condução mais deitada. Mas travagem Brembo de topo, suspensões Ohlins semi-activas e preço a rondar os €18/20.000. Bom, talvez as suas rivais mais próximas até sejam a Ducati Panigale V2 ou Supersport S. Mas sem dúvida que é o mesmo público da Speed Triple 1200RR.


A 1250RS do ponto de vista estético adopta linhas mais desportivas que as anteriores RS e talvez pareça por isso.
Mas é uma moto com uma posição de condução muito idêntica ao que eram as FJR1300.

Obvamente que não é. A FJR1300 tem a posição de condução da R1250RT.

Sais da 1250RS e montas a R1200S e a sensação é que estás de gatas...

A R1200S é bem mais radical do que a R1100S. Prova disso é que na R1200S não podes montar as malas grandes que podias montar na 1100. Aliás, se bem me lembro, a R1200S conviveu com a R1200ST que acabava por ser a sucessora da R1100S.

Mas com uma grande diferença... se a R1100S foi das motos mais bonitas que a BMW fez, a R1200ST foi das motos mais feias... que a humanidade viu  :wtf:

A história mostrou que a decisão que a BMW tomou de declinar a R1100S em duas motos, a R1200S ligeiramente mais desportiva e a R1200ST ligeiramente mais turística não resultou e acredito que a BMW vendeu mais unidades da R1100S do que das R1200S e R1200ST juntas
« Última modificação: Novembro 05, 2021, 21:49:18, 21:49 por Gentleman rider »

Novembro 07, 2021, 15:38:09, 15:38
Responder #25

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A V100 Mandello tem ciclística de topo, muito acima da R9T racer.

Pelas fotos publicadas não consigo perceber coma a ciclística da V100 possa ser "de topo".
Parece-me bastante standard no que diz respeito a construção.
Só no que diz respeito a equipamento se destaca pelas ohlins semi-activas.

A minha alusão à NineT Racer surge porque é o "tipo" de produto que certamente seria uma nova "Le Mans".
Não vejo sentido de lançarem algo do género se não for uma neoclássica, de inspiração mais desportiva e obviamente direccionada a um público saudosista.

O público das desportivas "a sério" não compra este estilo de moto.

Não acredito que a Moto Guzzi faça um downgrade de ciclística para a desportiva da gama como fez a BMW no caso das R9T (e que sinceramente nunca entendi).

A NineT surgiu quando as vendas das neoclássicas estava ao rubro.
E nasceu para fazer "pendant" com o "lifestyle" das barbas, flanelas e fotos de street food com capacetes jet cheios de brilhantes em fundo.

O próprio quadro foi desenhado para ser modular.
Pois desta forma facilita a vida destes "artesãos" que transformavam as suas motos... na expectativa da obra prima um dia aparecer no bikeexif.  :)

Só que a moto saiu um bocadinho cara... e já fora de tempo.

Foi um período muito volátil no que diz respeito a modas.
Um dia as cafe racers estavam em alta, No dia seguinte já eram as scramblers...
Então a BMW teve de readaptar a um mercado que tinha também cada vez mais oferta de outros construtores.
Lançaram a NineT Scrambler, mais básica em equipamento, para ter um preço mais concorrencial com a da Ducati.
E a partir daí... foi um fartote de novas versões desta mesma plataforma.

Nomeadamente a "Racer" para responder às Thruxton.
Que penso nem já estar em catálogo.

Chamar à "Racer" de "desportiva da gama" é ser bastante optimista.
Tal como será uma eventual "Le Mans" da Guzzi seguindo estas premissas de neoclássica.

A R9T racer é uma poser bike. A V100 Le Mans deverá ser uma Mandello com menos plásticos, sem aerodinâmica activa e uma posição de condução mais deitada.  Mas travagem Brembo de topo, suspensões Ohlins semi-activas e preço a rondar os €18/20.000.

Uma eventual "V100 Le Mans" será também uma poser bike.
Porque uma nova "Le mans" será sempre uma neoclássica para um nicho bastante restrito.
Caso contrário, será uma moto que pouco terá da original "Le Mans" e correrá o risco de acontecer o mesmo que na V11.

Bom, talvez as suas rivais mais próximas até sejam a Ducati Panigale V2 ou Supersport S. Mas sem dúvida que é o mesmo público da Speed Triple 1200RR.

Só com muito optimismo se pode colocar uma Panigale V2 como rival duma Guzzi derivada da V100...  :D

Até acredito que o público possa ser o mesmo.
No sentido de que o público que aprecia qualquer uma das anunciadas também irá gostar duma V100.
Eu faço parte desse público.

Mas considerar que são produtos comparáveis... já implica alguma ginástica mental.

Obvamente que não é. A FJR1300 tem a posição de condução da R1250RT.

Nunca andei em nenhuma R1250RT.

Conduzi por diversas vezes a R1200RT de 2010 de um amigo meu.
E era de longe uma moto "mais tourer", enquanto a FJR1300 era "mais sport".

Quando fiz o test drive da R1250ST já mais recentemente, a sensação que tive ao nível da ergonomia... era que estava a conduzir uma FJR.

A R1200S é bem mais radical do que a R1100S. Prova disso é que na R1200S não podes montar as malas grandes que podias montar na 1100. Aliás, se bem me lembro, a R1200S conviveu com a R1200ST que acabava por ser a sucessora da R1100S.

A R1200S é uma evolução da R1100S em diversos aspectos.
Tem um motor mais moderno e potente, equipamento premium e uma estética mais moderna.
Pode parecer mais radical. Mas ao nível de experiência de condução, a R1100S é bem mais desportiva.
A R1200S apesar de mais potente e rápida, não é tão radical.

A questão das malas... tem a ver com o que a BMW tinha como acessórios na respectiva altura.
A R1100S permitia a utilização de malas como as das RS e RT.
A R1200S permitia a utilização de malas como as K1200 e F800. (Se não existissem as K e S provavelmente adoptaria outras quaisquer)

A história mostrou que a decisão que a BMW tomou de declinar a R1100S em duas motos, a R1200S ligeiramente mais desportiva e a R1200ST ligeiramente mais turística não resultou e acredito que a BMW vendeu mais unidades da R1100S do que das R1200S e R1200ST juntas

Quanto a vendas não há dúvidas...
A R1100S esteve 15 anos em comercialização.
As R1200S e R1200ST só estiveram 2!

Além de que nos 15 anos das R1100S e R1100RS/R1150RS, não existia propriamente oferta alternativa capaz de atrair clientes de outros construtores. Ao passo que as R1200S e R1200ST conviveram com K1200 e F800 bastante mais atractivas ao público das japonesas e que de certa marcaram a viragem da BMW no sentido daquilo que veio a tornar no presente.
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 15:46:16, 15:46 por dfelix »

Novembro 07, 2021, 17:41:47, 17:41
Responder #26

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
O público das desportivas "a sério" não compra este estilo de moto.

O público das desportivas "a sério" também não compra a Speed Triple 1200RR.

Daí eu ter escrito que acho que esta Le Mans vai estar mais próxima da Speed Triple 1200RR do que da Speed Twin por exemplo.

Como escrevi anteriormente acho que o motor V100 vai dar lugar a 5 motos:

V100 Mandello (sport tourer) para concorrer com a BMW R1250RS, Ducati Supersport etc

V100 Stelvio (trail/adventure) para concorrer com a Africa Twin, Tiger 900, V-Strom 1050

V100 Le Mans (desportiva clássica semi-carenada) para concorrer com a Speed Triple RR, MV Agusta Superveloce, etc

V100 Sport (desportiva clássica naked) para concorrer com a R1250R, Ducati Streetfighter V2, Monster 950, Yamaha XSR900, Kawasaki Z900RS etc

V100 Griso (custom/retro/naked) para concorrer com a Speed Twin, Ducati Scrambler 1100, Diavel, BMW R9T, Harley Sportster S

Deixando de fora a trail que precisará de quadro específico eu imagino que a Mandello, Le Mans, Sport e Griso serão exactamente a mesma moto (quadro, suspensões, jantes, travões, TFT, pacote electrónico) mas com estética e ergonomia diferenciada.

Acho que será errado a Moto Guzzi baixar as especificações pois será impossível a marca trazer qualquer uma destas motos até perto dos €10.000. Será melhor equipá-las e oferecer motos premium.
 
Chamar à "Racer" de "desportiva da gama" é ser bastante optimista.
por "desportiva da gama" referia-me à gama R9T e não a toda a gama BMW.

Tal como será uma eventual "Le Mans" da Guzzi seguindo estas premissas de neoclássica.
Pois eu não acredito que a Le Mans venha a ser uma neoclássica. Por neoclássica eu entendo a Triumph Speed Twin que é uma moto que coloca a forma à frente da função.

Acredito que a Le Mans seja como a Speed Triple 1200RR que é uma moto em que form follows function. É uma moto perfeitamente actual que não compromete o desempenho em favor da estética. Simplesmente tem alguns detalhes estéticos mais clássicos.

Pode parecer um detalhe mas faz toda a diferença. A Moto Guzzi V7 Racer era uma neoclássica, estilo antes de desempenho. Conto (e espero) que a Le Mans seja desempenho primeiro, e apenas estilo depois.

Uma eventual "V100 Le Mans" será também uma poser bike.
Porque uma nova "Le mans" será sempre uma neoclássica para um nicho bastante restrito.
Caso contrário, será uma moto que pouco terá da original "Le Mans" e correrá o risco de acontecer o mesmo que na V11.
A Le Mans original era a moto desportiva da Moto Guzzi, o que de melhor a marca italiana sabia fazer para andar muito depressa.

Claro que o que era rápido em 1976 em 2021 chamamos de cafe racer ou neoclássica. Provavelmente uma humilde V7 Stone de 2021 é mais rápida do que uma 850 Le Mans de 1976.

Porém em espírito (como escrevi acima) a moto do grupo Piaggio que mais se assemelha às Le Mans dos anos 70 é a Aprilia RSV4/Tuono. Mas não é provável que a Moto Guzzi simplesmente vá a Noale, meta algumas RSV4 num camião, descarregue em Mandello, pinte as motos de verde/cinza, meta a águia no depósito e as venda como a nova Le Mans.

Agora pegar na Mandello, afilar a frente, montar um grande farol redondo  me parece não só fazível como a coisa certa a fazer. Depois de olhar melhor, até me parece que a traseira da Mandello "serve" numa Le Mans

Só com muito optimismo se pode colocar uma Panigale V2 como rival duma Guzzi derivada da V100...  :D

Até acredito que o público possa ser o mesmo.
No sentido de que o público que aprecia qualquer uma das anunciadas também irá gostar duma V100.
Eu faço parte desse público.

Mas considerar que são produtos comparáveis... já implica alguma ginástica mental.
Eu também faço parte desse público.

Gostava de ter uma Panigale V2 e tenho a certeza que a Streetfighter V2 a lançar em breve também será uma moto muito interessante (tirandoa estética se replicar a irmã V4  :nempenses:)

Já vi a nova Monster 950 ao vivo e é uma moto líndissima, mesmo o meu tipo de moto.

Nas potenciais futuras motos está inevitavelmente a Speed Triple 1200RR e com certeza a Naked/desportiva que sair da plataforma V100. Mesmo a V100 Mandello é moto que me via a conduzir
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 17:50:32, 17:50 por Gentleman rider »

Novembro 07, 2021, 18:24:27, 18:24
Responder #27

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O público das desportivas "a sério" também não compra a Speed Triple 1200RR.

Questiono-me um pouco qual será o público da Speed Triple 1200RR.

Como escrevi anteriormente acho que o motor V100 vai dar lugar a 5 motos:

Isto se não assistirmos a um "plot twist" e o V100 seja o sucessor do actual 853cc...  :D

As tuas sugestões de modelos fazem bastante sentido.
Pelo menos seguindo aquilo foi o catálogo da marca num passado recente.
Acho é demasiado optimismo aponta-los como concorrentes de determinados modelos que estão num patamar completamente distinto.

Acredito que a Le Mans seja como a Speed Triple 1200RR que é uma moto em que form follows function. è uma moto perfeitamente actual que não compromete o desempenho em favor da estética. Simplesmente tem alguns detalhes estéticos mais clássicos.

Se a Guzzi tivesse capacidade de produzir algo como a Speed Triple 1200RR... significaria que teríamos também uma Griso que se fosse capaz de bater com as Streetfighter V4 e Super Duke R's desta vida.
Seria interessante. Mas pouco provável. E muito irrealista.

Portanto, pode quanto muito fazer algo dentro daquele género...
Dentro das respectivas limitações. Mas que não será bem uma rival directa.

E na realidade é isto que fizeram no passado com a V11.
Resultado? Não foi digna de se chamar "Le Mans".
E na realidade nenhuma será. Nem que façam um unicórnio!  :)

Porém em espírito (como escrevi acima) a moto do grupo Piaggio que mais se assemelha às Le Mans dos anos 70 é a Aprilia RSV4/Tuono.

O mundo evoluiu e a industria também.
E qualquer construtor que tenha legado histórico terá a sua "Le Mans".
Por isso, tal como escrevi atrás, é algo que só faz sentido para um publico mais saudosista ou revivalista...
Esse mercado é o das neoclássicas.

« Última modificação: Novembro 07, 2021, 18:28:11, 18:28 por dfelix »

Novembro 07, 2021, 19:30:25, 19:30
Responder #28

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Questiono-me um pouco qual será o público da Speed Triple 1200RR.

Eu questiono-me qual será o público da Speed Triple 1200RR com os avanços do guiador tão baixos. Sendo que a moto é destinada a um público acima ds 40 anos a posição de condução é um aspecto fundamental. Se for confortável é uma Kawa 1000SX com pinta, muito mais leve e rápida.

Mas a moto saiu barata, não deve precisar de vender muitas unidades para se pagar. É uma 1200RS com o farol da Rocket e os avanços se calhar foram tirados da Daytona 765. A única coisa específica na moto dever ser a carenagem do farol e os retrovisdores.

As tuas sugestões de modelos fazem bastante sentido.
Pelo menos seguindo aquilo foi o catálogo da marca num passado recente.

Aqueles modelos é fazer aquilo que a Triumph fez no renascimento da era Bloor, uma gama modular em que o mesmo motor e ciclística serviram para motos esteticamente diferentes.

É o que a Yamaha faz com as MT-XSR-Tracer, ou a BMW na família R

Acho é demasiado optimismo aponta-los como concorrentes de determinados modelos que estão num patamar completamente distinto.

Em rigor uma Moto Guzzi não se compara com nada, mas é inegável que esta nova plataforma vai dar a capacidade de a marca estar ao nível da família R da BMW. A Stelvio vai vender 5% daquilo que a GS vende? Se calhar são números aceitáveis para a Moto Guzzi. Por acaso gostava de saber a expectativa de vendas da marca

Se a Guzzi tivesse capacidade de produzir algo como a Speed Triple 1200RR... significaria que teríamos também uma Griso que se fosse capaz de bater com as Streetfighter V4 e Super Duke R's desta vida.
Seria interessante. Mas pouco provável. E muito irrealista.
Eu digo que a Le Mans será algo como a 1200RR no conceito, evidentemente não em performances. Já se sabe que o motor Guzzi é 2 cilindros, de 1000cc e cerca de 110/115cv. Vai pesar a seco seguramente acima dos 220kg. A Triumph é mais leve e potente. Acredito que no desempenho a Guzzi fique entre a Speed Twin e a Speed Triple.

Se a tua expectativa é que uma Griso rivalize directamente com a SFV4 ou SD1290R tira o cavalinho da chuva. O Grupo Piaggio já faz essa moto, a Tuono V4. Não fazia sentido lançar outra moto no segmento supernaked, nem isso é possível com um V2 de 1000cc e transmissão por veio.

Portanto, pode quanto muito fazer algo dentro daquele género...
Dentro das respectivas limitações. Mas que não será bem uma rival directa.

O Grupo Piaggio irá ficar com a Tuono 660 nas pequenas naked

a V100 Sport nas nakeds médias

e a Tuono V4 nas supernakeds

A Moto Guzzi será diferente do normal (e diferente das Tuono claro). Com certeza o comprador de uma GSX-S 1000 não a compreenderá mas essa não é o público da Guzzi V100.

Imagina o proprietário de uma Monster 1200 que queira trocar de moto, achas que vai olhar mais para a Suzuki ou para a Guzzi?

E na realidade é isto que fizeram no passado com a V11.
Resultado? Não foi digna de se chamar "Le Mans".
E na realidade nenhuma será. Nem que façam um unicórnio!  :)

Pois não é, a V11 era uma moto reciclada, nova roupagem (lindíssima por sinal), mais qualidade mas mecanicamente já na altura estava obsoleta. Era uma moto para Guzzistas. A V11 era sim uma neoclássica. Era contemporânea da RSV Mille mas tecnologicamente nada tinha que ver.

A V100, tecnologicamente é comparável à Aprilia 660 que é a mais recente plataforma do Grupo Piaggio. Em 2022 a V100 será a moto mais moderna que o Grupo Piaggio fabrica. Em 2002 a V11 era a moto mais desactualizada do Grupo Aprilia.

Sobre uma futura Le Mans ser digna de usar o nome vai ser uma discussão para nunca terminar. É normal e até engraçado. Recentemente tivémos dois bons exemplos, a R7 que não é digna do nome da Homologation special do final dos anos 90 ou da nova Monster que perdeu a treliça da anterior e que por isso não é uma digna Monster  8)

Guardando as devidas distâncias a HD Sportster 1250 é mecanicamente o melhor que a marca americana sabe fazer mas numa roupagem retro. É isso que eu acho que vai ser a V100. Quem não se identifica com o estilo meio adolescente ready to race das Aprilia e valoriza tanto polivalência como performances puras tem agora proposta ajustada do Grupo Piaggio.
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 20:02:04, 20:02 por Gentleman rider »

Novembro 07, 2021, 21:25:20, 21:25
Responder #29

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Eu questiono-me qual será o público da Speed Triple 1200RR com os avanços do guiador tão baixos. Sendo que a moto é destinada a um público acima ds 40 anos a posição de condução é um aspecto fundamental. Se for confortável é uma Kawa 1000SX com pinta, muito mais leve e rápida.

Mas a moto saiu barata, não deve precisar de vender muitas unidades para se pagar. É uma 1200RS com o farol da Rocket e os avanços se calhar foram tirados da Daytona 765. A única coisa específica na moto dever ser a carenagem do farol e os retrovisdores.

A moto pode ter saído barata de produzir, mas não acho que seja barata para o consumidor final.
São 21.250 euros preço base. As suspensões semi-activas, uns plásticos e uns gadgets extra não justificam 2500 euros de diferença face à Speed RS.

Não sei a que público se destina este produto.
Mas tenho a certeza absoluta que não será ao mesmo que compra as 1000SX.

Aqueles modelos é fazer aquilo que a Triumph fez no renascimento da era Bloor, uma gama modular (...)
É o que a Yamaha faz com as MT-XSR-Tracer, ou a BMW na família R

Na realidade é o que a generalidade dos construtores têm feito!
O próprio grupo Piagio inclusive.

Acho que na tua lista só faltou uma eventual nova California.  :D
Modelo que sem granda expressão na Europa, mas cujas vendas do outro lado do Atlântico foram muito importantes na sobrevivência da marca.

Em rigor uma Moto Guzzi não se compara com nada, mas é inegável que esta nova plataforma vai dar a capacidade de a marca estar ao nível da família R da BMW.

A comparar-se será com a família R da BMW como sempre se comparou.  :)
Mas não acho que estará ao nível das actuais 1250.
Sendo muito optimista (mas mesmo)... poderá estar ao nível das 1200 pós-2013.

Acredito que no desempenho a Guzzi fique entre a Speed Twin e a Speed Triple.

O fosso entre a Speed Twin e a Speed Triple é gigante.
Se a Speed Twin fosse Lisboa e a Speed Triple Porto... mesmo com muito optimismo, duvido que a V100 se possa situar acima do Carregado.  :D

Se a tua expectativa é que uma Griso rivalize directamente com a SFV4 ou SD1290R tira o cavalinho da chuva

Já te deves ter apercebido que a minha expectativa relativamente ao V100 é muito baixa!  ;)

Imagina o proprietário de uma Monster 1200 que queira trocar de moto, achas que vai olhar mais para a Suzuki ou para a Guzzi?

Conheço um proprietário de Monster 821 que não me admiraria um dia destes aparecer numa Katana...  :D
Muito honestamente... não vejo o proprietário de uma Monster 1200 a mudar para uma Guzzi. A não ser por motivos de doença.

Era uma moto para Guzzistas.

Como as próximas certamente continuarão a ser.
E atenção: Acho que isso é um ponto a favor da Guzzi.


Novembro 07, 2021, 21:36:07, 21:36
Responder #30

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Mas tenho a certeza absoluta que não será ao mesmo que compra as 1000SX.

De certeza que não, na escala da beleza a Kawa está lá em baixo e a Triumph perto do topo  :megafeliz:

Acho que na tua lista só faltou uma eventual nova California.  :D

Só se a Guzzi fizer uma versão do motor com pelo menos 1800cc. Faz sentido


Sendo muito optimista (mas mesmo)... poderá estar ao nível das 1200 pós-2013.

Já te deves ter apercebido que a minha expectativa relativamente ao V100 é muito baixa!  ;)

Já percebi sim. Acho que vais ter uma desilusão. Sabendo que quem está a desenvolver esta moto é provavelmente quem desenvolveu as RSV4 e RS660 para mim será uma surpresa se a moto não se tornar numa nova referência


Novembro 07, 2021, 22:03:36, 22:03
Responder #31

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
De certeza que não, na escala da beleza a Kawa está lá em baixo e a Triumph perto do topo  :megafeliz:

Na escala de preços também são quase 6k de diferença.
Depois há sempre o preconceito... mas nem vamos entrar por aí.

Só se a Guzzi fizer uma versão do motor com pelo menos 1800cc. Faz sentido

Acho que até existe espaço para uma Nevada com o motor da V85TT!

Não no nosso mercado, claro..
Mas o mercado das Speedmasters e Bobbers e outras antecessoras também não é/era.

Já percebi sim. Acho que vais ter uma desilusão. Sabendo que quem está a desenvolver esta moto é provavelmente quem desenvolveu as RSV4 e RS660 para mim será uma surpresa se a moto não se tornar numa nova referência

Quando a expectativa é baixa...  qualquer resultado se torna surpreendente.  :D

Acho que poderá ser um produto interessante.
Mas um V2 longitudinal com cardã nunca se livrará de ser comparado ao boxer da BMW. Como sempre foi.
Tenho muitas dúvidas o resultado seja tão apelativo.


Novembro 07, 2021, 22:17:14, 22:17
Responder #32

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Mas um V2 longitudinal com cardã nunca se livrará de ser comparado ao boxer da BMW. Como sempre foi.
Tenho muitas dúvidas o resultado seja tão apelativo.

O futuro boxer 1300cc 100% water cooled da BMW deverá ir para os 150/160cv

Eu prefiro 1000cc e 115cv mas reconheço poder estar em minoria.

Novembro 07, 2021, 23:02:19, 23:02
Responder #33

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Eu prefiro 1000cc e 115cv mas reconheço poder estar em minoria.

Eu também... se o resultado fosse uma moto com menos de 200kg.
E é nesse aspecto que tenho alguma dúvida que possam surpreender.


Novembro 08, 2021, 14:58:53, 14:58
Responder #34

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Apesar de tudo, o motor com os cilindros v2 transversais é o que a distingue do resto do "parque", ou há mais por aí á venda?

Novas.

Andei e fiz uns quilómetros em duas diferentes, gostei do carácter da mais pequenita e teria uma para ir ao café num ritmo bucólico, mas de resto, é para esquecer.

Companheiro as Guzzi não têm cilindros transversais.
São em V efetivamente mas são em linha com a cambota e veio de transmissão. Logo é um motor linear.

Então são transversais em relação ao deslocamento da moto. Pode ser que assim já dê.

Sendo que um V2 de uma  Harley é longitudinal.

O resto são um esmiuçar técnico que não faz diferença para o grande público.

Só falta falar se têm ordem de ignição BigBang ou Screaming...   :lolol: :lolol: :lolol:  Isto com tão pouco cilindro a bombar.

Já imaginaram um v5 rotacional??? A 3 cilindros? Tipo Mazda? a 2T?
« Última modificação: Novembro 08, 2021, 15:08:35, 15:08 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 08, 2021, 16:10:03, 16:10
Responder #35

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sendo que um V2 de uma  Harley é longitudinal.

 :napodeser: 

Transversais:



Longitudinais:



O resto são um esmiuçar técnico que não faz diferença para o grande público.

Há todo um mundo de discussão interessante e útil em torno de tema...
O tema mais badalado talvez seja os efeitos da inércia do motor em situações de aceleração/desaceleração que se faz sentir nos longitudinais.

E não... não me refiro à vibração dos transversais da Harley.  :)

Só falta falar se têm ordem de ignição BigBang ou Screaming...   :lolol: :lolol: :lolol:  Isto com tão pouco cilindro a bombar.

E porque não?
Uma das grandes diferenças entre o boxer ou flat twin e o vtwin da Guzzi é precisamente a ordem de explosões.

Já imaginaram um v5 rotacional??? A 3 cilindros? Tipo Mazda? a 2T?

Não consigo imaginar a caldeirada que seria um v5 rotacional de 3 cilindros a 2T.  :D
Mas consigo lembrar-me deste video dum twin-wankel com 588cc a produzir 170cv.

Vamos ignorar a Greta e a conversa da mobilidade eléctrica por uns segundos...  :D




« Última modificação: Novembro 08, 2021, 16:14:14, 16:14 por dfelix »

Novembro 10, 2021, 15:02:33, 15:02
Responder #36

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
 :bandeiraportugal:

 :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

 :convivio:

Gosto desse wankel!!!!!

Não sei é se o conseguia guiar decentemente numa estrada normal!!!! Mas ia lá.

Abc!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 23, 2021, 22:15:01, 22:15
Responder #37

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Confirmado algumas especificações anteriormente mencionadas:

115cv
77,5Nm

Motor extremamente linear: 90% do binário atingido às 3500rpm, chegando ao máximo a 9500rpm.

Electrónica mais moderna alguma vez vista numa MotoGuzzi.  :D

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 23, 2021, 23:05:43, 23:05
Responder #38

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Confirmado algumas especificações anteriormente mencionadas:

115cv
77,5Nm

Motor extremamente linear: 90% do binário atingido às 3500rpm, chegando ao máximo a 9500rpm.

Electrónica mais moderna alguma vez vista numa MotoGuzzi.  :D

O binário máximo é de 105Nm.

Para mim é a moto do ano 2022.

Só tenho grandes dúvidas em relação às asas móveis mas de resto está soberba

Novembro 24, 2021, 06:26:11, 06:26
Responder #39

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Eu também trocava a minha sem pestanejar.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 25, 2021, 23:51:55, 23:51
Responder #40

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Esta V100 Mandello 'levava-me ao altar ' !  8)

Setembro 21, 2022, 19:55:56, 19:55
Responder #41

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Ainda a moto não chegou aos stands e já existe uma edição limitada desta moto, a Aviazone Navale!

A moto está muito bonita no cinza dos caças da marinha italiana mas calma lá, não abusem de edições especiais.

Vá lá Moto Guzzi, deixem-se de tretas de marketing e comecem mas é a trabalhar na V100 Le Mans.

Isso é que é importante!

Setembro 21, 2022, 23:36:00, 23:36
Responder #42

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ainda a moto não chegou aos stands e já existe uma edição limitada desta moto, a Aviazone Navale!

A moto está muito bonita no cinza dos caças da marinha italiana mas calma lá, não abusem de edições especiais.

Vá lá Moto Guzzi, deixem-se de tretas de marketing e comecem mas é a trabalhar na V100 Le Mans.

Isso é que é importante!

Aviazone ainda é aquela...
...e até não ficava nada mau com um Bell&Ross numa das suas edição de aviação...




Mas aviação naval é algo antagônico...
Querias mencionar um hidroavião?  :D ;)

É que se for para meter água que seja um à altura...



Sobre a MotoGuzzi V100, com ou sem edição limitada concordo meio contigo, concordo quanto a ser moto do ano mas não concordo que seja este ano, será sim talvez a moto de 2023, umas das motos de 2023!

Confirmado algumas especificações anteriormente mencionadas:

115cv
77,5Nm

Motor extremamente linear: 90% do binário atingido às 3500rpm, chegando ao máximo a 9500rpm.

Electrónica mais moderna alguma vez vista numa MotoGuzzi.  :D

O binário máximo é de 105Nm.

Para mim é a moto do ano 2022.

Só tenho grandes dúvidas em relação às asas móveis mas de resto está soberba

105Nm e 115cv são valores muito simpáticos e que parecem-me serem suficientes para o que a maioria da malta faz com uma moto... incluindo eu mesmo!
Esteticamente está bastante apelativa e de origem não parece o daffy duck...  :D (não é JPCarvalho ? )
Estes valores são bem melhores do que os boatos iniciais após as primeiras imagens oficiais...

Outra moto que eu aponto como moto do ano de 2023 será a nova MVAgusta lucky explorer 9.5... simplesmente brutal!  :love0001:
Obviamente que em estilo/campeonato distinto mas o preço destas duas...a ver vamos se não ficam ali com os €uros tão parecidos que até podem dificultar a vida a quem esteja indeciso entre uma e outra...  :corado:

Portanto... Well Done MotoGuzzi e Well Done MVAgusta... 2023 será o ano das M's (*)... veja-se assim também a nova M1000R que tu (gentleman) aqui apresentaste à malta... 
:convivio:

nota: (*) será que a Honda vai lançar uma nova Monkey?!  :D
« Última modificação: Setembro 21, 2022, 23:38:13, 23:38 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 22, 2022, 07:27:43, 07:27
Responder #43

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A V100 Mandello é um modelo 2023. Ainda nem chegou aos concessionários.

Por ser uma sport tourer é uma moto interessante. Estas são as motos mais polivalentes que existem.

Para mim a Mandello vale pelo que é mas acima de tudo pelo que pode representar no futuro... Uma V100 Le mans, uma V100 Sport.

Enfim, assunto já largamente debatido. Este é o primeiro motor novo da Moto Guzzi em... 50 anos?

Setembro 22, 2022, 09:34:46, 09:34
Responder #44

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Setembro 23, 2022, 17:19:09, 17:19
Responder #45

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 316
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Esta moto é LINDA!!!! :love0001:

Espectacular!

Mesmo fora da caixa!

 :cool:

Outubro 02, 2022, 17:13:10, 17:13
Responder #46

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Bela TDM, só não gosto do farol.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Outubro 03, 2022, 10:00:23, 10:00
Responder #47

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bela TDM, só não gosto do farol.

Sim sim faz lembrar a Yamaha de outros tempos... maquinão valente.  :diabolico:

Outubro 03, 2022, 13:45:15, 13:45
Responder #48

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Bela TDM, só não gosto do farol.

Sim sim faz lembrar a Yamaha de outros tempos... maquinão valente.  :diabolico:

A tonalidade preta dos pneus faz lembrar a TDM sim! Bem visto

Outubro 03, 2022, 15:39:57, 15:39
Responder #49

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Bela TDM, só não gosto do farol.

Sim sim faz lembrar a Yamaha de outros tempos... maquinão valente.  :diabolico:

A tonalidade preta dos pneus faz lembrar a TDM sim! Bem visto


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk