Parece uma TDM...
(...)viseira e deflectores laterais reguláveis (talvez eléctricos)(...)
Penso que será uma forma de expandir a marca para outros clientes 8se bem que a um nível mais de nicho - como dizes) mas igualmente aproveitar a tecnologia e começar a dotar os outros modelos com alguma dessa mesma tecnologia.Suspensão semi-ativa ou quick shift por exemplo.
O motor V2 transversal faz parte da identidade da marca, é essencialmente isso que as distingue de todas as outras. Não faz grande sentido abandonar esse conceito. É à volta disso que se contrói um sentimento de pertença da comunidade Guzzi. Quem gosta, gosta mesmo. Quem não gosta, pelo menos associa o V2 transversal à Guzzi e isso tem bastante valor. O facto de passar a ser arrefecido a líquido penso que terá a ver com as restrições sobre emissões. Mal comparado, funciona mais ou menos como a Porsche quando fez a transição do 993 para o 996.
A Guzzi tem precisamente no motor V2 transversal o que mais a distingue de todas as outras marcas no momento.Não podem abandonar isso. Poderão é começar a fazer motos com motores "iguais aos outros"!
Ao mudar para arrefecimento liquido, fará sentido manter a mesma disposição do motor?
As árvores de cames passam a estar na cabeça tal como em qualquer motor moderno. Basicamente a Moto Guzzi passa agora a ter um motor tecnologicamente equiparável ao boxer da rival BMW.
... uma naked ou semi-naked que seja uma digna sucessora das Le Mans passadas.
Quando li o artigo nem dei importância ao facto deste novo motor ser DOHC... Emissões... emissões... Até a Harley abandonou o OHV no actual Revolution por essas razões. Já quanto ao ser agora equiparável ao boxer da rival BMW... não tenho tanta certeza.É que os actuais 1250 têm distribuição variável. Ou "ShiftCam" como a marca lhe chama.Ainda não vi qualquer referência a sistemas do género no motor desta Mandello. Pelo que o mais certo será um DOHC convencional, algo que a BMW introduziu nas HP2 Sport em 2008 e nos anos seguintes aos restantes modelos.
A Le Mans teve uma digna sucessora: A 1100 Sport!Só que não souberam a promover como tal.Entretanto a BMW lança a R1100S... e investe em Boxercup's pelo mundo fora.Só depois disto a Guzzi acordou para a vida.Tentou correr atrás do prejuízo com a V11... mas já era tarde demais!Ainda tiveram alguns devaneios com a prometida MGS-01... mas que nunca chegou a ver a luz do dia.Muito honestamente, não acredito no aparecimento de uma nova Guzzi de carácter mais desportivo.Tal como não acredito que a BMW volte a lançar uma nova boxer "S". O que gostava mesmo de ver regressar aos catálogos da Moto Guzzi seria uma nova Griso.O único modelo da marca que quase me convenceu.Aquela 1200 8V SE em "verde garrafa" é coisa que se apanhasse por aí nos classificados a um valor adequado... O raio da moto tem um look intemporal.
Apesar de tudo, o motor com os cilindros v2 transversais é o que a distingue do resto do "parque", ou há mais por aí á venda?Novas.Andei e fiz uns quilómetros em duas diferentes, gostei do carácter da mais pequenita e teria uma para ir ao café num ritmo bucólico, mas de resto, é para esquecer.
Companheiro as Guzzi não têm cilindros transversais.São em V efetivamente mas são em linha com a cambota e veio de transmissão. Logo é um motor linear.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 05, 2021, 14:07:49, 14:07Companheiro as Guzzi não têm cilindros transversais.São em V efetivamente mas são em linha com a cambota e veio de transmissão. Logo é um motor linear.Que grande confusão que aqui vai
Eu escrevi equiparávell e não igual. O motor Guzzi não terá shiftcam mas terá 110cv/l tal como o boxer BMW e isso é algo impossível com o actual motor Pushrod da Guzzi.
(...)mas acho que existe mercado para uma café-racer/desportiva clássica Moto Guzzi. Espero que se chame Le Mans!
A actual R1250RS é aquilo que foi a R1100S, uma sport tourer.
Apesar de tudo, o motor com os cilindros v2 transversais é o que a distingue do resto do "parque", ou há mais por aí á venda?
O actual 1250 (wethead com shiftcam) declara 136cv.
É estranho nunca terem feito uma versão da V7 alusiva à Le Mans.Enquadra-se no espírito. E a Le Mans original até derivava da V7 original.
A actual R1250RS é aquilo que foi a R1100RS, uma sport tourer.
A R1100S não era uma sport tourer.A R1100S foi durante muitos anos o único modelo de estrada da BMW associado a um programa desportivo / competição.A R1100S podia ser conservadora face ao que eram as superdesportivas de referência nessa altura. Mas não deixava de ser uma desportiva dentro do que eram os padrões tradicionais da BMW... até lançarem a S1000RR.
Pela designação V100 o novo motor da Guzzi deverá ter cerca de 1 litro de capacidade e se debitar 110cv terá a mesma potência específica do boxer shiftcam
Porém a V7 original era o que no seio do Grupo Piaggio é actualmente a Aprilia RSV4, uma superdesportiva.Quanto a mim o actual motor V7 não seria digno da designação Le Mans e acredito que o Grupo Piaggio tenha o mesmo entendimento.
... mas um V2 DOHC liquid cooled de 110cv é motor suficiente para equipar uma Le mans que fique a meio caminho entre "clássicas" como a R9T e Thruxton RS e "modernas" como a Speed Triple RR ou R1250RS
Se colocares lado a lado R1100RS, R1100S e R1250RS e fores honesto vais concordar que a 1250RS está mais próxima da 1100S do que da 1100RS.
Para a BMW era uma desportiva, para o resto do mundo era uma sport tourer
OK... poderá ser "equiparável" no contexto da eficiência... e seguindo uma abordagem que é meramente orientativa.Mas sejamos realistas...Não será "equiparável" no contexto de potência efectiva.Ou desempenho.
Com essas specs o resultado será uma espécie de "R NineT Racer" da Guzzi. A potência efectiva será a mesma. E com algum optimismo, o peso também não será muito diferente.
A 1250RS do ponto de vista estético adopta linhas mais desportivas que as anteriores RS e talvez pareça por isso.Mas é uma moto com uma posição de condução muito idêntica ao que eram as FJR1300.
Sais da 1250RS e montas a R1200S e a sensação é que estás de gatas...
A V100 Mandello tem ciclística de topo, muito acima da R9T racer.
Não acredito que a Moto Guzzi faça um downgrade de ciclística para a desportiva da gama como fez a BMW no caso das R9T (e que sinceramente nunca entendi).
A R9T racer é uma poser bike. A V100 Le Mans deverá ser uma Mandello com menos plásticos, sem aerodinâmica activa e uma posição de condução mais deitada. Mas travagem Brembo de topo, suspensões Ohlins semi-activas e preço a rondar os €18/20.000.
Bom, talvez as suas rivais mais próximas até sejam a Ducati Panigale V2 ou Supersport S. Mas sem dúvida que é o mesmo público da Speed Triple 1200RR.
Obvamente que não é. A FJR1300 tem a posição de condução da R1250RT.
A R1200S é bem mais radical do que a R1100S. Prova disso é que na R1200S não podes montar as malas grandes que podias montar na 1100. Aliás, se bem me lembro, a R1200S conviveu com a R1200ST que acabava por ser a sucessora da R1100S.
A história mostrou que a decisão que a BMW tomou de declinar a R1100S em duas motos, a R1200S ligeiramente mais desportiva e a R1200ST ligeiramente mais turística não resultou e acredito que a BMW vendeu mais unidades da R1100S do que das R1200S e R1200ST juntas
O público das desportivas "a sério" não compra este estilo de moto.
Chamar à "Racer" de "desportiva da gama" é ser bastante optimista.
Tal como será uma eventual "Le Mans" da Guzzi seguindo estas premissas de neoclássica.
Uma eventual "V100 Le Mans" será também uma poser bike.Porque uma nova "Le mans" será sempre uma neoclássica para um nicho bastante restrito.Caso contrário, será uma moto que pouco terá da original "Le Mans" e correrá o risco de acontecer o mesmo que na V11.
Só com muito optimismo se pode colocar uma Panigale V2 como rival duma Guzzi derivada da V100... Até acredito que o público possa ser o mesmo.No sentido de que o público que aprecia qualquer uma das anunciadas também irá gostar duma V100.Eu faço parte desse público.Mas considerar que são produtos comparáveis... já implica alguma ginástica mental.
O público das desportivas "a sério" também não compra a Speed Triple 1200RR.
Como escrevi anteriormente acho que o motor V100 vai dar lugar a 5 motos:
Acredito que a Le Mans seja como a Speed Triple 1200RR que é uma moto em que form follows function. è uma moto perfeitamente actual que não compromete o desempenho em favor da estética. Simplesmente tem alguns detalhes estéticos mais clássicos.
Porém em espírito (como escrevi acima) a moto do grupo Piaggio que mais se assemelha às Le Mans dos anos 70 é a Aprilia RSV4/Tuono.
Questiono-me um pouco qual será o público da Speed Triple 1200RR.
As tuas sugestões de modelos fazem bastante sentido.Pelo menos seguindo aquilo foi o catálogo da marca num passado recente.
Acho é demasiado optimismo aponta-los como concorrentes de determinados modelos que estão num patamar completamente distinto.
Se a Guzzi tivesse capacidade de produzir algo como a Speed Triple 1200RR... significaria que teríamos também uma Griso que se fosse capaz de bater com as Streetfighter V4 e Super Duke R's desta vida.Seria interessante. Mas pouco provável. E muito irrealista.
Portanto, pode quanto muito fazer algo dentro daquele género... Dentro das respectivas limitações. Mas que não será bem uma rival directa.
E na realidade é isto que fizeram no passado com a V11.Resultado? Não foi digna de se chamar "Le Mans". E na realidade nenhuma será. Nem que façam um unicórnio!
Eu questiono-me qual será o público da Speed Triple 1200RR com os avanços do guiador tão baixos. Sendo que a moto é destinada a um público acima ds 40 anos a posição de condução é um aspecto fundamental. Se for confortável é uma Kawa 1000SX com pinta, muito mais leve e rápida.Mas a moto saiu barata, não deve precisar de vender muitas unidades para se pagar. É uma 1200RS com o farol da Rocket e os avanços se calhar foram tirados da Daytona 765. A única coisa específica na moto dever ser a carenagem do farol e os retrovisdores.
Aqueles modelos é fazer aquilo que a Triumph fez no renascimento da era Bloor, uma gama modular (...) É o que a Yamaha faz com as MT-XSR-Tracer, ou a BMW na família R
Em rigor uma Moto Guzzi não se compara com nada, mas é inegável que esta nova plataforma vai dar a capacidade de a marca estar ao nível da família R da BMW.
Acredito que no desempenho a Guzzi fique entre a Speed Twin e a Speed Triple.
Se a tua expectativa é que uma Griso rivalize directamente com a SFV4 ou SD1290R tira o cavalinho da chuva
Imagina o proprietário de uma Monster 1200 que queira trocar de moto, achas que vai olhar mais para a Suzuki ou para a Guzzi?
Era uma moto para Guzzistas.
Mas tenho a certeza absoluta que não será ao mesmo que compra as 1000SX.
Acho que na tua lista só faltou uma eventual nova California.
Sendo muito optimista (mas mesmo)... poderá estar ao nível das 1200 pós-2013. Já te deves ter apercebido que a minha expectativa relativamente ao V100 é muito baixa!
De certeza que não, na escala da beleza a Kawa está lá em baixo e a Triumph perto do topo
Só se a Guzzi fizer uma versão do motor com pelo menos 1800cc. Faz sentido
Já percebi sim. Acho que vais ter uma desilusão. Sabendo que quem está a desenvolver esta moto é provavelmente quem desenvolveu as RSV4 e RS660 para mim será uma surpresa se a moto não se tornar numa nova referência
Mas um V2 longitudinal com cardã nunca se livrará de ser comparado ao boxer da BMW. Como sempre foi.Tenho muitas dúvidas o resultado seja tão apelativo.
Eu prefiro 1000cc e 115cv mas reconheço poder estar em minoria.
Citação de: MotardFeio em Novembro 05, 2021, 08:43:52, 08:43Apesar de tudo, o motor com os cilindros v2 transversais é o que a distingue do resto do "parque", ou há mais por aí á venda?Novas.Andei e fiz uns quilómetros em duas diferentes, gostei do carácter da mais pequenita e teria uma para ir ao café num ritmo bucólico, mas de resto, é para esquecer.Companheiro as Guzzi não têm cilindros transversais.São em V efetivamente mas são em linha com a cambota e veio de transmissão. Logo é um motor linear.
Sendo que um V2 de uma Harley é longitudinal.
O resto são um esmiuçar técnico que não faz diferença para o grande público.
Só falta falar se têm ordem de ignição BigBang ou Screaming... Isto com tão pouco cilindro a bombar.
Já imaginaram um v5 rotacional??? A 3 cilindros? Tipo Mazda? a 2T?
Confirmado algumas especificações anteriormente mencionadas:115cv77,5NmMotor extremamente linear: 90% do binário atingido às 3500rpm, chegando ao máximo a 9500rpm.Electrónica mais moderna alguma vez vista numa MotoGuzzi.
Ainda a moto não chegou aos stands e já existe uma edição limitada desta moto, a Aviazone Navale!A moto está muito bonita no cinza dos caças da marinha italiana mas calma lá, não abusem de edições especiais.Vá lá Moto Guzzi, deixem-se de tretas de marketing e comecem mas é a trabalhar na V100 Le Mans.Isso é que é importante!
Citação de: 2low em Novembro 23, 2021, 22:15:01, 22:15Confirmado algumas especificações anteriormente mencionadas:115cv77,5NmMotor extremamente linear: 90% do binário atingido às 3500rpm, chegando ao máximo a 9500rpm.Electrónica mais moderna alguma vez vista numa MotoGuzzi. O binário máximo é de 105Nm.Para mim é a moto do ano 2022.Só tenho grandes dúvidas em relação às asas móveis mas de resto está soberba
Bela TDM, só não gosto do farol.
Citação de: MotardFeio em Outubro 02, 2022, 17:13:10, 17:13Bela TDM, só não gosto do farol.Sim sim faz lembrar a Yamaha de outros tempos... maquinão valente.
Citação de: JViegas em Outubro 03, 2022, 10:00:23, 10:00Citação de: MotardFeio em Outubro 02, 2022, 17:13:10, 17:13Bela TDM, só não gosto do farol.Sim sim faz lembrar a Yamaha de outros tempos... maquinão valente. A tonalidade preta dos pneus faz lembrar a TDM sim! Bem visto