Autor Tópico: Abastecer a Deauville  (Lida 1728 vezes)

Julho 08, 2021, 00:25:43, 00:25
Lida 1728 vezes

António Teles

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Hoje fiquei muito satisfeito quando abasteci 16,3 litros na Deauville e so paguei 23€. Até disse para comigo ganda Prio.
Andei uns 50 mts e estranhei o trabalhar do motor, mais uns metros e apagou-se.
Bom atestei com gasóleo!!!
Retirei o gasóleo e bota 10l lá para dentro ágora de gasolina, dar ao motor de arranque e nada. Voltar a dar até a bateria dizer basta!
Chamar reboque e oficina com ela.
Amanhã mais notícias deste troca-COMBUSTIVEIS.

Foi mesmo até não caber mais.

Depois foi tirar quase tudo


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« Última modificação: Julho 08, 2021, 09:18:43, 09:18 por António Teles »
A ver se paro quieto?! 🏍

Julho 08, 2021, 09:22:06, 09:22
Responder #1

snap

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Grande azar.  :oops:


Julho 08, 2021, 09:30:19, 09:30
Responder #2

SARider

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Por norma colocar gasolina num motor diesel resulta numa conta elevadíssima...
Pelo contrario, colocar gasóleo num motor a gasolina não costuma provocar danos no motor.

Agora a linha de combustível, desde o deposito até aos injectores terá que ser toda purgada, e sendo o gasóleo um "oleo" , e possível que as velas também tenham isolado.
Já me aconteceu isso mesmo numa moto mas felizmente reparei na gralha quando coloquei a pistola de volta na bomba... nem cheguei a arrancar com o motor..

Vai dando feedback, e espero que não seja nada complicado de resolver.

 :sportbike:
« Última modificação: Julho 08, 2021, 09:53:38, 09:53 por SARider »
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Julho 08, 2021, 10:19:17, 10:19
Responder #3

pjmartinho

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Esse foi o deposito de combustivel mais caro que alguma vez colocaste  ;)

Esse problema, felizmente, tem solução que não é cara mas causa transtorno.

Julho 08, 2021, 11:31:51, 11:31
Responder #4

Reiner

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Uma limpeza no sistema de injeção de combustível deve ser suficiente para voltar a funcionar com perfeição. Mas, observei um detalhe, o depósito de combustível nunca deve ser preenchido até em cima, como está na foto. O depósito tem um tubo interno na tampa e o combustível deve chegar até o nível inferior desse tubo....no manual da moto tem essa observação. O combustível excedente se perde no tubo de dreno, pode vazar na tampa ou ainda provocar um incêndio em caso de vedação deficiente da tampa ou tubo de dreno solto.


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« Última modificação: Julho 08, 2021, 12:01:55, 12:01 por Reiner »

Julho 08, 2021, 15:11:13, 15:11
Responder #5

MotardFeio

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Grande galo!!!

Deixa lá, como já escreveram, se fosse gasolina num motor a gasóleo era mau, assim, é limpar e quando muito velas novas!

Do mal o menos!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 08, 2021, 17:24:21, 17:24
Responder #6

JViegas

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Bolas que azar...

Espero que corra tudo bem. Vai atualizando.

Julho 09, 2021, 09:00:43, 09:00
Responder #7

António Teles

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Por razões profissionais tive de a deixar na oficina até sábado.
A ver se fica boa para me levar a Sevilha na próxima terça.
Só respondo a este post num instantinho
Esse foi o deposito de combustivel mais caro que alguma vez colocaste  ;)

Esse problema, felizmente, tem solução que não é cara mas causa transtorno.

E ainda não gastei tudo.
A ver se paro quieto?! 🏍

Julho 11, 2021, 01:38:21, 01:38
Responder #8

dfelix

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Já me aconteceu isso.  :-X

Noite mal dormida. Manhã mal acordada.
Abastecer carro e levar a criatura ao infantário.
Abastecer moto e ir trabalhar.
Tudo em piloto automático.

Realmente estranhei ter enchido mais rápido... e só me apercebi que era diesel no momento de pagar.
Encher por 20 euros o depósito duma moto que só gosta de 98, não é algo normal.

Felizmente apercebi-me antes de ligar o motor.



Já atrasado... como resolver a situação?

Dei algumas voltas ao local, e nada...
Até que avistei uma mangueira que usam para regar canteiros e lavar a lama da zona das lavagens.
Sem dar muito nas vistas, estiquei a mangueira até ao bocal do depósito.



Depois desatarrachei da torneira... e estendi até à sarjeta mais próxima.



A agua que estava dentro da mangueira foi suficiente para puxar o que estava dentro do depósito...
Nem foi preciso usar a boca.

20 euros de diesel direitinhos à ameijoa do Tejo...  :(

Se fosse à tarde ou fim-de-semana valia a pena ter telefonado a alguém.. e sifonava-se aquilo de volta para o depósito do carro.
Mas de manhã e já atrasado para o trabalho... foi o que se arranjou.

Depois... atestar novamente de gasolina... e abanar um pouco.
Seguir caminho e sair das curvas de punho bem trancado porque cavalinhos só ajudam a que fique bem misturado.

Nos dias seguintes fui reabastecendo sempre que podia para ir diluindo ao máximo a mistura.
Tudo correu bem.
Excepto para a ameijoa do Tejo.
Que supostamente nem deve ser consumida, e agora percebe-se bem porquê.
Apesar de todas as marés estarem lá centenas de pessoas a apanhar.
« Última modificação: Julho 11, 2021, 02:23:08, 02:23 por dfelix »

Julho 11, 2021, 17:55:44, 17:55
Responder #9

pjmartinho

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...
Nem foi preciso usar a boca.

20 euros de diesel direitinhos à ameijoa do Tejo...  :(
....

Tens consciência de que a brigada dos "amiguinhos do ambiente" te vão condenar veementemente, ou até cruxificar, pela descrição que fizeste?  ;)

Julho 11, 2021, 18:16:35, 18:16
Responder #10

Beep

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Julho 11, 2021, 19:13:35, 19:13
Responder #11

dfelix

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Tens consciência de que a brigada dos "amiguinhos do ambiente" te vão condenar veementemente, ou até cruxificar, pela descrição que fizeste?  ;)

Claro que sim.
O planeta subiu logo 1ºC neste dia!
 :)


Julho 11, 2021, 21:56:44, 21:56
Responder #12

António Teles

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“ Não sou o único, não sou o único a trocar o combustível.”
Pensava eu que era exclusivo nos carros.
Tens consciência de que a brigada dos "amiguinhos do ambiente" te vão condenar veementemente, ou até cruxificar, pela descrição que fizeste?  ;)

Claro que sim.
O planeta subiu logo 1ºC neste dia!
 :)



Bem me lembro desse dia 🧐
A ver se paro quieto?! 🏍

Julho 11, 2021, 23:56:28, 23:56
Responder #13

Cross

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Já me aconteceu mas ao contrário no carro. Meti 6 litros gasolina num carro a gasóleo até me aperceber da cagada... Até porque ao contrario não é possível a mangueira do gasóleo não entra no buraco da gasolina. Isso sim é desastroso.

Depois foi algo assim...já foi a uns anos:

Telefonei para a assistência em viagem para vir buscar o carro porque aquilo não dava para pôr a mangueira para puxar... Mas depois a senhora disse espere lá... quanto é que meteu...? Eu disse  6 litros... e estava vazio pergunta ela..? Sim quase reserva disse eu... disse-me que não se preocupe acabe de encher e siga de viagem... assim até lhe limpa os injectores..!?!!? ...muita gente põe uns litros e gasolina a cada enchimento de gasóleo é normal...!?!?!



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Julho 12, 2021, 00:16:28, 00:16
Responder #14

TMXR

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Nao… não deves colocar gasolina no gasóleo

O gasóleo e um óleo grosso que é detonado e precisa de ter um ponto de ignição elevado porque os motores diesel tem muita compressão….

Os motores a gasolina tem menos  compressão e a gasolina por ser um etílico e pulverizada e queimada através de uma ignição

Portanto, o gasóleo vai ter uma resistência a detonação muito mais elevada do que a gasolina

Ao misturar gasolina no gasóleo estás a baixar a temperatura de ignição, ou seja a mistura vai explodir num ponto precoce aquando da subida do pistão



Ao fazeres isto, também podes danificar o motor…. O problema maior será super aquecimento da câmara se combustão e dos bordos dos pistões. Não e o tipo de dano que provoque uma falha catastrófica ou uma avaria em que o carro ou moto deixe se funcionar


Outro risco de avaria ocorre nos sistemas de muita alta pressão de injeção de gasóleo em que corres o risco de danificar o injector… sobretudo se for do tipo sistema pierzoelectrico
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 12, 2021, 00:52:38, 00:52
Responder #15

Cross

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Nao… não deves colocar gasolina no gasóleo

O gasóleo e um óleo grosso que é detonado e precisa de ter um ponto de ignição elevado porque os motores diesel tem muita compressão….

Os motores a gasolina tem menos  compressão e a gasolina por ser um etílico e pulverizada e queimada através de uma ignição

Portanto, o gasóleo vai ter uma resistência a detonação muito mais elevada do que a gasolina

Ao misturar gasolina no gasóleo estás a baixar a temperatura de ignição, ou seja a mistura vai explodir num ponto precoce aquando da subida do pistão



Ao fazeres isto, também podes danificar o motor…. O problema maior será super aquecimento da câmara se combustão e dos bordos dos pistões. Não e o tipo de dano que provoque uma falha catastrófica ou uma avaria em que o carro ou moto deixe se funcionar


Outro risco de avaria ocorre nos sistemas de muita alta pressão de injeção de gasóleo em que corres o risco de danificar o injector… sobretudo se for do tipo sistema pierzoelectrico
Eu não ponho e nunca mais tive o azar de me acontecer o mesmo, desde aquele incidente. Agora pela história que me cantaram naquele momento é mais que garantido que muitos o fazem. É como tudo é um exemplo do diz que disse e depois vira um mito e fica regra. À uns anos atraz era a febre dos aditivos e tudo quanto era merdas... de normal passava a premium com receita caseira.... claro que existe umas margens porque o próprio combustível tem tolerâncias na fábrico. 1% 5%... depende se tiveres sorte basicamente se ezistebfalhas ou não.
Não faltava no passado bombas a por água nos taques de gasóleo na maioria dos camiões e old school diesel sem stress, quando era nos novos motores pipis injectores xpto etc  era velos a encostar. Depois a desculpa era a água da chuva que tinha entrado no depósito.

No inverso o mesmo pode acontecer dizem os entendidos... mesmos mitos afinal...num motor de mais alta tax de compressão, numa moto seria por exemplo um mono com maior compressão que pode eventualmente detonar o gasóleo pela compressão e literalmente "explodir" o frágil cilindro e ciao ciao válvulas... alem de que no caso de gasóleo no sistema de gasolina sem margem para duvidas vai entupir aquilo tudo e necessita limpezas a séria de todo os sistema para ficar bem feito, sem falar no catalizador que em principio deve ir logo ao ar...

Só para dizer que baseado em histórias em outros lados mais no mundo das 4 rodas não é linear ser mais ou menos penoso $$$ --- seja gasolina num motor gasóleo ou gasóleo num motor gasolina... até porque alguém decidiu que o poka-yoka da pistola do diesel não entrar no depósito de gasolina tenha uma razão mais expedita que o maior caudal no diesel




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Julho 12, 2021, 08:24:44, 08:24
Responder #16

JViegas

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O marido de uma colega minha todos os fins-de-semana atestava o enlatado diesel e o enlatado gasolinas da minha colega.

Um dia, fizeram confusão e ele depois de atestar o carro da mulher atestou a carrinha com gasolina. Quando se apercebeu já estava a carrinha quase atestada de gasolina.

Em vez de chamar o reboque, comprou um litro de óleo na bomba de gasolina, meteu lá para dentro um bocado e completou com diesel.

Achei a história muito estranha pois nunca tinha ouvido dizer que para reparar um erro desses "bastava" despejar óleo lá para dentro.
Conhecendo a minha colega à anos sei que não era mentira o que me contava.

Certo é que eles saíram da bomba, ele foi trabalhar essa semana para fora e a carrinha nunca teve "problemas".

Mas... passado uns meses foi vendida.
"Compramos uma melhor" - disse-me ela.  :pensador:

Julho 12, 2021, 10:32:05, 10:32
Responder #17

António Teles

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Boas,
A sorte ajuda sempre.
Eu tive um AX1.4D que comprei novo e que de inverno e quando as temperaturas estavam baixas, 1 litro de gasolina ao atestar o depósito até ajudava a pegar melhor. Vendi-o com 340000 sem problemas a não ser os discos de travão que estavam tipo lâmina de barbear.
De vez em quando no verão era 1 letrada de óleo.
Deixei de o fazer num Mazda 2 de 2016.
A ver se paro quieto?! 🏍

Julho 12, 2021, 10:34:41, 10:34
Responder #18

dfelix

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Praí em 1998 meti gasolina no Golf CLD do meu pai. (um mk1 de 1982)
Quando me apercebi do sucedido, arranjei forma de o avisar!
E quando ele chegou ao local, resolveu o assunto precisamente da forma que o JViegas indicou.
Uma litrada de oleo de motor... atestar... e siga!

Esse mk1 ainda hoje circula diariamente.


Há uns 10 anos atrás meti 20 euros de 95 no Golf TDI da minha mãe. (um mk4 de 99)
Apercebi-me do sucedido porque ele começou a engasgar!
Os 20 euros na altura eram mais litros do que hoje. Mas focam colocados no inicio da reserva.
Voltei à bomba, atestei... e siga.

Esse mk4 está a caminho dos 500.000.




Julho 12, 2021, 12:25:36, 12:25
Responder #19

SARider

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Então e a Deauville já anda?

 
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Julho 12, 2021, 12:46:25, 12:46
Responder #20

TMXR

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Todos os exemplos que deram foram de carros antigos…. E a diferença para a pressão de injeção de um commom rail ou um bomba-injector actual e enorme.

As pressões de injeção num diesel rondam os 1900 a 2300 bar. O líquido errado a sair pelo injector e o primeiro problema que vão ter pode vir a ser este





Mas tipo de  problemas há 2 coisas importantes… o racio do combustível errado que entrou e o que ja estava no depósito e a continuidade com que acontece… isso é que dita as consequências  :convivio:
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Julho 12, 2021, 21:55:33, 21:55
Responder #21

António Teles

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Então e a Deauville já anda?

Já anda e já lhe fiz uns 200 e poucos kms.
Foi só mão de obra não foi necessário trocar velas.


Todos os exemplos que deram foram de carros antigos…. E a diferença para a pressão de injeção de um commom rail ou um bomba-injector actual e enorme.

As pressões de injeção num diesel rondam os 1900 a 2300 bar. O líquido errado a sair pelo injector e o primeiro problema que vão ter pode vir a ser este


Mas tipo de  problemas há 2 coisas importantes… o racio do combustível errado que entrou e o que ja estava no depósito e a continuidade com que acontece… isso é que dita as consequências  :convivio:


Caro companheiro,
Efectivamente foi em carros mais antigos que fiz isso. Um pouco menos levianamente falando, lembro-me que na Zafira de 1999 nas mesmas condições de tempo não necessitava de gasolina mas de meio litro de óleo de quando em vez levou e tornava o motor mais suave.
Atenção que não era o óleo de motor 5/30  que punha no depósito, existia um óleo mais fino da Galp que não me recordo do nome. Portanto tudo mecânicas mais antigas.
« Última modificação: Julho 12, 2021, 22:06:53, 22:06 por António Teles »
A ver se paro quieto?! 🏍

Julho 12, 2021, 22:35:14, 22:35
Responder #22

SARider

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Então e a Deauville já anda?

Já anda e já lhe fiz uns 200 e poucos kms.
Foi só mão de obra não foi necessário trocar velas.

  Fixe! 
 Agora cuidado para as proximas vezes.. com o gasoleo a aumentar como está, um tipo nem já o preço estranha no caso de engano...
 :convivio:
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Julho 13, 2021, 06:28:03, 06:28
Responder #23

António Teles

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Julho 13, 2021, 08:53:14, 08:53
Responder #24

JViegas

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Ainda bem que está tudo bem com a Honda. Cuidado no próximo abastecimento.  :nice: