Autor Tópico: Moto Guzzi V85 (novo modelo 2019)  (Lida 15188 vezes)

Setembro 12, 2019, 23:10:22, 23:10
Responder #100

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Felizmente a questão dos piscas parece-me ser algo de muito fácil resolução pela marca.

A questão realmente é que não deveria suceder.
Sem dúvida.

É um dado claro que não se trata de um caso isolado de uma só unidade, fazendo transparecer que os testes foram feitos sem a devida atenção aos pormenores.
Um cliente que paga +10k por uma moto destas (e mesmo que fosse bem menos, atenção), não aprecia propriamente este tipo de sintomas.
Mais ainda quando se encontra nova.   :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 24, 2019, 13:43:45, 13:43
Responder #101

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Com o Ewan McGregor como embaixador o que vai acontecer às livewire? :)
« Última modificação: Setembro 24, 2019, 13:44:57, 13:44 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 24, 2019, 14:19:38, 14:19
Responder #102

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O Ewan Mcgregor faz aquilo por dinheiro. É tão simples quanto isto...
Com toda a certeza preferia que esta produção norte-americana fosse aos comandos da Adventure da marca de que é embaixador.

Algo me diz que até numa Royal Enfield Himalayan seria algo de que, neste formato de programa, lhe iria agradar muito mais na condução. Não tenho dúvidas disso.

Mas não...neste caso faz isto por dinheiro.
Tenho pena que assim se tenha decidido por esta opção, mas as coisas são como são...

Isto é como nos fóruns, há quem escreva só para número e sem grande interesse ou esmero de opinião.

O Ewan McGregor e até o próprio Charley Boorman, dentro do seu contexto, também terão chegado a esse ponto.
Entram na produção, mas não é já o mesmo que era. :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2019, 13:05:23, 13:05
Responder #103

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Algumas novidades para este modelo, após a Moto Guzzi ter revelado a V 85 TT Travel





High windshield (60% more protection)
Side cases (37 and 27.5 liters)
Heated grips
Color "Sabbia Namid Color"
Additional LED fog lights
Exclusive Travel Design
Michelin Anakee Adventure Tires
Link...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 02, 2020, 18:04:25, 18:04
Responder #104

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O recente recall já publicado a nível Europeu da Moto-Guzzi V85TT...com risco para a possibilidade de acidente.




"Moto Guzzi – V85 TT. A part of the drive shaft can be non-compliant. This can lead to an oil leak onto the back wheel, increasing the risk of an accident."

Fonte: Fema (Federation of European Motorcyclist's Association
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 13, 2021, 22:40:00, 22:40
Responder #105

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Este ano (2021) que é só por acaso o ano comemorativo do centenário da marca, também reserva uma pequena surpresa com o "refresh" deste modelo.

As melhorias deverão ser:

- novas cores
- ajuste motor para melhoria dos regimes baixos e médios
- passa a constar 5 tipos de pilotagem (controlo de tracção), adicionado o modo sport e o modo custom
- novo tipo de jantes de raios, semelhantes aos da BMW GS, levando a uma redução de ~1,5kg e agora sem necessidade de utilização de camara de ar...
- novo ecran de maior dimensão
- punhos aquecidos, full led, malas laterais e a boa novidade de um novo "vidro" de maior dimensão!

Para já ainda não se encontra imagens ou mais informações...
...só este video e pouco mais...


« Última modificação: Janeiro 13, 2021, 22:49:36, 22:49 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 14, 2021, 09:23:10, 09:23
Responder #106

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena

Janeiro 14, 2021, 13:02:03, 13:02
Responder #107

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Mais um vídeo...



E curiosa nova cor comemorativa dos 100anos da MotoGuzzi com talvez enorme coincidência de um modelo comemorativo dos 75anos da BMW (1998)

MotoGuzzi V85TT (2021)

853cc
10,5:1
80cv às 7750rpm
80Nm às 5000rpm
23Lt
229kg

BMW R1100GS (1998)

1084cc
10,3:1
80cv às 6750rpm
97Nm às 5250rpm
24Lt
240Kg

Também curiosas especificações em que tornam 2 modelos tão directamente comparáveis, dando para perceber o que a GS da BMW terá entretanto evoluído...
Mas não quero dizer que este modelo da MotoGuzzi seja mau... não pode ser comparado é com uma actual R1250GS... coisa distinta... e até no preço...
Apesar disso, considero que esta V85TT seja bem eficiente porque é tão capaz quanto essa antiga R1100GS sem necessitar de tanta cilindrada, ter um peso inferior e prestações na prática não tão diferentes...

« Última modificação: Janeiro 14, 2021, 16:34:16, 16:34 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 14, 2021, 18:32:50, 18:32
Responder #108

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Boas 2low essa comparação é Muito rebuscada!

uma coisa nada tem a ver com a outra, na minha opinião!

Até porque existem 3 cores e todas as MG lançadas sao comemorativas dos 100 anos conforme podes ver nos guardas lamas da V85, da nova V7 e da nova V9

Janeiro 14, 2021, 22:12:30, 22:12
Responder #109

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Sem grandes delongas (e já tive ocasião de dizer isto pessoalmente ao meu querido amigo 2Low) não concordo mesmo nada com ele.

Fica o desafio, quando esta  :zangadoplus: do Covid deixar vens dar uma volta na minha e depois voltamos a falar nisto de roda de uma mesa posta como nós gostamos.

Relativamente a esta nova versão só posso dizer que  a preta mate ficou linda.
Quanto aos 5 mapas de condução... vale o que vale, eu tenho 3 e nunca precisei de usar mais que um, mesmo com piso molhado, isto porque a V85 é extremamente civilizada e para ver o anti-patinagem a funcionar tive mesmo de abusar dela em 4ª, quanto ao Off-road, bem a mota custou uma pipa de massa para andar a estragar, ela foi comprada para viajar a dois e fazer commuting e com a minha perna curta era simplesmente um risco que não estou disposto a assumir.
Pneus Tubeless, podem ser uma vantagem mas também podem ser uma desvantagem, vai depender da situação, uma câmara de ar com um furo pequeno repara-se facilmente com recurso a uma lata de tapa furos sem danificar o pneu, um tubeless pode ser reparado com recurso a um (coiso que agora não me lembro do nome), mas se o furo for grande, chama a assistência em viagem. :chavebocas:
Relativamente à questão das novas válvulas não sei o suficiente para poder avaliar, a minha tem válvulas em titânio , acredito que se os engenheiro optaram por estas novas é porque certamente têm alguma vantagem.
That's It.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 14, 2021, 22:16:50, 22:16
Responder #110

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Boas 2low essa comparação é Muito rebuscada!

uma coisa nada tem a ver com a outra, na minha opinião!

Até porque existem 3 cores e todas as MG lançadas sao comemorativas dos 100 anos conforme podes ver nos guardas lamas da V85, da nova V7 e da nova V9

Nuno,

Não pretendo nem falar mal da MotoGuzzi nem falar bem da BMW.
A comparação foi feita abstraindo de questões como velho/novo antigo/recente e indo directamente a comparar tecnologias, mecânicas e electrónicas.
A comparação também não é nada real e é uma mera especulação sobre este assunto que desde já tem pensamentos distintos.
Este coisa de especular tem um lado engraçado porque no meu caso acabo sempre por ir pesquisar sobre coisas que à partida não iria perder tempo ou se tivesse interesse sequer...

Assim...

Desconhecia que tinha existindo uma R850GS entre 1998 e 2000 que basicamente aparenta ser a mesmíssima moto R1100GS mas com motor mais limitado ou mais antigo...


Que essa R850GS apareceu já no final de carreira da R1100GS, sendo que esta R1100GS foi comercializada entre 1993 e 1999


Que também posteriormente deu origem à R1150GS, tendo sido esta comercializada entre 1999 e 2004


Sendo o modelo/geração de modelos que começou a criar o farol "duplo assimétrico"...

E depois surgiu a R1200GS que entretanto virou para R1250GS e muito brevemente será mais R1300GS...

E agora a V85TT...



ERRATA, em vez da R1100GS...
Em comparação com a R1150GS...

Já é possível ver algumas coisas parecidas ou não?

Ainda assim a BMW afinal de contas sempre teve um produto bem desenvolvido e "tecnológico" para a época se bem que a R1200GS foi aquela que acabou por ganhar maior notoriedade...
Já a MotoGuzzi V85TT é uma moto para um publico alvo reduzido e bem diferente do da BMW...
Mas ainda assim a MotoGuzzi podia tentar também dar um pulinho e apresentar num futuro próximo um motor ainda mais capaz e assim começar a tentar roubar clientela BMW... e até mesmo algum da Triumph...

Em termos de "ciclistica" a posição de condução é mais recta na V85TT que na BMW e se a V85TT é alta... a BMW é altíssima! Pelo menos uma versão chega quase a 90cm de altura do banco...  :o

Mas é preciso abstrair de uma piadola conhecida...
« Última modificação: Janeiro 14, 2021, 22:36:47, 22:36 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 15, 2021, 09:52:52, 09:52
Responder #111

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Eh lá!

Tira estas fotos destas BMW´s aqui a "cospurcar" o post da Moto Guzzi  :megafeliz: :megafeliz:

Não concordo nada contigo, quando conduzires várias Moto Guzzis vais compreender o que te digo!

Nada tem haver com uma GS! Com todo o Respeito (tenho muitos amigos que têm e adoram GS´s) conduzir uma GS é como comer um Bife sem tempero, é bom, mas não tem paladar! :D

Uma Guzzi é comer um Bife do Lombo, bem apurado tipo Posta Mirandesa!  :lolol:

Da Moto Guzzi já tive um Norge 1200, mas já conduzi a fabulosa Audace, a V7, a V9 e a V85!!!! Todas elas com muito charme e personalidade únicas! :cool:
« Última modificação: Janeiro 15, 2021, 09:54:25, 09:54 por nfkart »

Janeiro 15, 2021, 11:27:02, 11:27
Responder #112

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
A R850GS é uma versão relativamente desconhecida, por comparação com as irmãs maiores. Em 2008 quando fui buscar a minha CN250 ao norte, o vendedor tinha uma R850GS na garagem também para vender e ainda pensei em ficar com ela.  :tornarseanjinho:
É um modelo esquecido, tenho um certo fascínio por modelos ou esquisitos ou que o mercado nunca "comprou". 

Quanto à V85, seria a minha escolha emotiva se estivesse comprador de uma maxi-trail. Muita classe.

Janeiro 15, 2021, 12:20:32, 12:20
Responder #113

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eh lá!

Tira estas fotos destas BMW´s aqui a "cospurcar" o post da Moto Guzzi  :megafeliz: :megafeliz:

Não concordo nada contigo, quando conduzires várias Moto Guzzis vais compreender o que te digo!

Nada tem haver com uma GS! Com todo o Respeito (tenho muitos amigos que têm e adoram GS´s) conduzir uma GS é como comer um Bife sem tempero, é bom, mas não tem paladar! :D

Uma Guzzi é comer um Bife do Lombo, bem apurado tipo Posta Mirandesa!  :lolol:

Da Moto Guzzi já tive um Norge 1200, mas já conduzi a fabulosa Audace, a V7, a V9 e a V85!!!! Todas elas com muito charme e personalidade únicas! :cool:

"O Boi para começar a andar, bate com a pata no chão"
Ainda assim tenho a sensação que o comportamento "MotoGuzzi" não se pode resumir a isso...
Mas tendo uma mecânica particular acredito que torne a condução distinta mas por vezes possa criar sensações estranhas não expectáveis para quem nunca tenha conduzido uma Guzzi.

Contudo, não me parece descabido comparar motos.
O acto de comparar não serve só para denegrir (defeitos ou contras)... mas sim enfatizar diferenças e qualidades.
É nessa perspectiva que comparo. Ainda assim uma GS não é uma moto qualquer... pelo que...
Mas em termos de perfomance no papel, acho descabido comparar a V85TT com a actual GS1250... daí que tenha referido os anteriores modelos com mesmas aptidões "no papel", mesmo sabendo que grande parte da tecnologia presente na actual GS1250 já constava nesses modelos mais antigos.

"(...) conduzir uma GS é como comer um Bife sem tempero, é bom, mas não tem paladar!"
JoãoPVCarvalho... queres alongar esta questão, agora que experimentaste a GS1250?
Eu não posso falar porque não experimentei nem uma nem outra...

Nuno,
Sobre as "personalidades únicas" tem que se lhe diga... tive uma megelli 125r sport e essa sim, tinha uma personalidade única!
Quando queria embirrar...embirrava... (quase sempre)  :lolol:

A R850GS é uma versão relativamente desconhecida, por comparação com as irmãs maiores. Em 2008 quando fui buscar a minha CN250 ao norte, o vendedor tinha uma R850GS na garagem também para vender e ainda pensei em ficar com ela.  :tornarseanjinho:
É um modelo esquecido, tenho um certo fascínio por modelos ou esquisitos ou que o mercado nunca "comprou". 

Quanto à V85, seria a minha escolha emotiva se estivesse comprador de uma maxi-trail. Muita classe.

Estive à procura por cá e por lá fora e realmente é um modelo bem residual... encontrei duas e ainda assim para cima de 5000€...
Pela diferença de preço não tão diferente acredito que quem procure uma destas motos opte pelo modelo mais corrente, ou R1100GS ou R1150GS, pois por vezes é mais fácil encontrar com preços mais em conta.

Também da BMW há um desses "esquisitos" que tem a sua piada... F650CS.


Da Aprilia a moto 6.5, desenhada pelo Phillipe Starck...


Da Ducati a Multistrada 1100.


Da Honda, a CTX700/1300, a DN-01, a Vultus

etc...

Dentro dos esquisitos, desde que não sejam feias...
 ;)
« Última modificação: Janeiro 15, 2021, 12:40:33, 12:40 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 15, 2021, 12:39:55, 12:39
Responder #114

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Eu já experimentei várias GS´s

Partilho apenas a minha opinião e visão!

Cada um tem a sua, e temos de respeitar! Não temos de gostar todos do mesmo!

Eu só apenas acho devemos dar opiniões se possivel fundamentadas e com experiencia vivida!  :nice:

Abraço e Boas Curvas  :sportbike:

Janeiro 15, 2021, 13:39:55, 13:39
Responder #115

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eu já experimentei várias GS´s

Partilho apenas a minha opinião e visão!

Cada um tem a sua, e temos de respeitar! Não temos de gostar todos do mesmo!

Eu só apenas acho devemos dar opiniões se possivel fundamentadas e com experiencia vivida!  :nice:

Abraço e Boas Curvas  :sportbike:

Respeito todas as opiniões e ainda mais aquelas de quem já experimentou os modelos que (até) tenho curiosidade.

No meu caso, não consigo dar opiniões fundamentadas de acordo com experiências reais vividas mas faço o mesmo que até revistas da especialidade fazem:
- pesquisar
- descriminar características técnicas
- comparar
Mas claro... a experiência real pode ser bem distinta...
Repare-se no que o ThatsMe tem comprovado... a Versys1000 que tem passado despercebida...e é um motão!

Mas Nuno, achas que só sou eu a dar opiniões deste género?
Se este fórum ou outro limpasse as opiniões semelhantes... isto era uma razia...
E contudo, continuo a achar que também é importante estas "opiniões de papel" porque também há muitos factores para lá da experiência real...
E tudo junto, é que acho que enriquece conhecimento geral...
Tanto que só apenas com "opiniões pessoais reais"... isso não deixa de ser muito subjectivo, a estatura de cada um pode dar experiências distintas... entre outras tanta coisas.

 :convivio:

nota: fica descansado que logo que experimente a V85TT do JoãoPVCarvalho depois ou falarei bem ou falerei mal...  :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 15, 2021, 13:51:34, 13:51
Responder #116

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Ainda outro dia quando estava à espera que a oficina libertasse a minha mota, estive a namorar a V85TT no stand da Rua de Camões e aquilo tem mesmo muito bom aspeto mas... É diferente do que estamos habituados.
Da mesma forma, dizem os conhecedores, que a própria experiencia de condução é bastante diferente de qualquer outra.

Sou da opinião que as specs valem o que valem. São interessantes para entendermos o estado da arte no que toca a desenvolvimento de motores e são interessantes para perceber a capacidade que cada mota terá para cumprir determinadas funções. É fácil perceber que uma 125cc com 10cv vai ter dificuldades com um gajo gordo, ou uma 300cc com 30cv rapidamente se revelará curta para andar com pendura.

No entanto, chega-se a um ponto que as specs são meramente números. Em termos práticos, e a menos que queiramos medir pilas a testar a velocidade máxima ou a ir à décima de segundo nos 0-100, pouca diferença prática faz uma mota ter 60 ou 120cv.

Bem mais importante que isso é a posição de condução, a ciclística e as próprias emoções transmitidas.

Já nos bastam os carros para serem quase todos iguais: Um megane é quase igual em prestações e conforto a um Focus, Astra, Golf, A3, Auris, etc... No entanto, uma Mt07 é completamente diferente em tudo de uma CB650R, de uma Trident, e por aí fora.

Deixemos o emocional de vez em quando levar a melhor em relação ao racional. Com metade do dinheiro que dei pela Versys comprava uma mota perfeitamente competente de me levar aos Alpes, ou de me pôr a berrar de adrenalina dentro do capacete... Mas deixei o emocional falar mais alto, e decidi com o coração.

Depois de tudo isto, há ainda as modas. Posso-vos dizer que desde que comprei a Versys já tive 2 colegas com quem fiz micro passeios a dizer: "Fonix, deste esse dinheiro todo por uma Versys? Mais valia teres trazido a R1250GS!!"
Um amigo próximo, quando disse que mudei de mota, perguntou logo: "Não me digas... GS?!"


São ideias pré concebidas do que é bom que acabam por "limitar" muito o nosso mercado, fazendo com que a cada canto se veja uma R1250GS, e ao mesmo tempo literalmente nunca ter visto uma Versys 1000 ou uma V85TT na estrada. Se a BMW é melhor mota? Depende, depende de muita coisa. Se tem mais sucesso? Caramba, nem se compara.

Parece-me que em marcas como a Moto Guzzi, Ducati, Aprilia e afins há muito mais este factor emocional do que tradicionalmente nas Hondas, Yamaha e afins.
Nunca conduzi nenhuma das três primeiras, mas gostava muito de um dia poder experienciar na primeira pessoa o que já vi tantos proprietários de Moto Guzzi dizer.
« Última modificação: Janeiro 15, 2021, 13:56:02, 13:56 por ThatsMe »

Janeiro 15, 2021, 18:59:12, 18:59
Responder #117

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena

Janeiro 15, 2021, 19:33:45, 19:33
Responder #118

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa

Sou da opinião que as specs valem o que valem. São interessantes para entendermos o estado da arte no que toca a desenvolvimento de motores e são interessantes para perceber a capacidade que cada mota terá para cumprir determinadas funções. É fácil perceber que uma 125cc com 10cv vai ter dificuldades com um gajo gordo, ou uma 300cc com 30cv rapidamente se revelará curta para andar com pendura.

No entanto, chega-se a um ponto que as specs são meramente números. Em termos práticos, e a menos que queiramos medir pilas a testar a velocidade máxima ou a ir à décima de segundo nos 0-100, pouca diferença prática faz uma mota ter 60 ou 120cv.

Bem mais importante que isso é a posição de condução, a ciclística e as próprias emoções transmitidas.

(...)
Depois de tudo isto, há ainda as modas. Posso-vos dizer que desde que comprei a Versys já tive 2 colegas com quem fiz micro passeios a dizer: "Fonix, deste esse dinheiro todo por uma Versys? Mais valia teres trazido a R1250GS!!"
Um amigo próximo, quando disse que mudei de mota, perguntou logo: "Não me digas... GS?!"


São ideias pré concebidas do que é bom que acabam por "limitar" muito o nosso mercado, fazendo com que a cada canto se veja uma R1250GS, e ao mesmo tempo literalmente nunca ter visto uma Versys 1000 ou uma V85TT na estrada. Se a BMW é melhor mota? Depende, depende de muita coisa. Se tem mais sucesso? Caramba, nem se compara.

Parece-me que em marcas como a Moto Guzzi, Ducati, Aprilia e afins há muito mais este factor emocional do que tradicionalmente nas Hondas, Yamaha e afins.


Concordo.
Para mim as specs e os números já não têm a importância que tiveram noutra fase, porque entretanto passei a valorizar outros aspectos.

Quanto às modas, a maioria das pessoas preferem comprar o que está mais na berra. Mas haverá sempre malta que prefere fugir do habitual e comprar motos de nicho ou mais obscuras. Ainda bem.  ;)
 

Janeiro 16, 2021, 09:48:45, 09:48
Responder #119

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Pneus Tubeless, podem ser uma vantagem mas também podem ser uma desvantagem, vai depender da situação, uma câmara de ar com um furo pequeno repara-se facilmente com recurso a uma lata de tapa furos sem danificar o pneu, um tubeless pode ser reparado com recurso a um (coiso que agora não me lembro do nome), mas se o furo for grande, chama a assistência em viagem.

A única desvantagem do tubeless é com pressões muito baixas o pneu estar mais susceptível a "descolar" da jante.
Mas isto só se aplica em situações off-road em terrenos arenosos que oferecem pouca tracção.
Condições que habitualmente não se leva este tipo de motos.

Fora isso... não há comparação possível!

O tubeless perde menos pressão com o passar do tempo.
E a manutenção dá menos chatices.
Pois se a câmara de ar não for devidamente acomodada na montagem pode ficar enrolada e mordida.
Tal como não deixa de ser um consumível. Algo que mais cedo ou mais tarde precisa de ser substituída.

No que diz respeito a reparação, então...  o tubeless dá "quize a zero"!
Aplicar um "taco" é muito simples e prático.
Algo que se faz na hora e no local.  E a reparação dura enquanto o pneu durar.

Mesmo com furos grandes. Se for preciso enfias dois tacos!



Na câmara de ar implica sempre desmontar a roda para substituir. (ou remendar)

A "lata de tapa furos" que referes é uma solução provisória que nem sequer garante funcionar.
Dependerá muito do estado em que a câmara de ar ficou.
Não podemos esquecer que num furo em movimento, esta fica flácida e muito facilmente rasga ainda mais e enrola-se dentro do pneu.

Estas latas contém uma "pasta" pegajosa que ao escapar pelo furo actua como "cola" entre a câmara de ar e pneu.
Se tudo correr bem, "desenrasca" a situação para "chegar a casa" ou à oficina mais próxima.
E aí o trabalho será sempre substituir por uma nova.
Além de se limpar toda a sujeira que fica dentro do pneu.

Na prática esta solução "danifica" mais o pneu que o taco.
Tal como a lata por ser volumosa é menos prática de se transportar, enquanto um kit facilmente se arruma por baixo do banco.


Nunca fiquei pendurado devido a furos em pneus tubeless.
Já com câmara de ar tive por diversas vezes recorrer à assistência em viagem.
Já me aconteceu a  "lata de tapa furos" não funcionar pelas razões que referi, quando o objecto perfurante era um simples parafuso e o rasgo causado foi tremendo.
Já me aconteceu após substituição dos pneus, a câmara de ar frontal ter ficado entalada entre o pneu e a jante. E assim que entrei em autoestrada ceder e ficar ali. Não tive coragem de usar a lata precisamente por querer reclamar a quem instalou o pneu e não correr riscos de não aceitarem por levar-lhe algo acabado de instalar com recheio de natas.


Já ando há algum tempo para fazer a conversão das jantes da minha scrambler para tubeless.
Comprei as válvulas e até a tela para vedar a fixação dos raios. Mas é algo que só faz sentido quando tiver que desmontar ambas as jantes.
Mas o tempo tem passado, e já por várias vezes substituí pneus sempre com urgência e acabei por não o fazer.  :-\
« Última modificação: Janeiro 16, 2021, 09:54:55, 09:54 por dfelix »

Janeiro 16, 2021, 11:06:10, 11:06
Responder #120

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Pneus Tubeless, podem ser uma vantagem mas também podem ser uma desvantagem, vai depender da situação, uma câmara de ar com um furo pequeno repara-se facilmente com recurso a uma lata de tapa furos sem danificar o pneu, um tubeless pode ser reparado com recurso a um (coiso que agora não me lembro do nome), mas se o furo for grande, chama a assistência em viagem.

A única desvantagem do tubeless é com pressões muito baixas o pneu estar mais susceptível a "descolar" da jante.
Mas isto só se aplica em situações off-road em terrenos arenosos que oferecem pouca tracção.
Condições que habitualmente não se leva este tipo de motos.

Fora isso... não há comparação possível!

O tubeless perde menos pressão com o passar do tempo.
E a manutenção dá menos chatices.
Pois se a câmara de ar não for devidamente acomodada na montagem pode ficar enrolada e mordida.
Tal como não deixa de ser um consumível. Algo que mais cedo ou mais tarde precisa de ser substituída.

No que diz respeito a reparação, então...  o tubeless dá "quize a zero"!
Aplicar um "taco" é muito simples e prático.
Algo que se faz na hora e no local.  E a reparação dura enquanto o pneu durar.

Mesmo com furos grandes. Se for preciso enfias dois tacos!



Na câmara de ar implica sempre desmontar a roda para substituir. (ou remendar)

A "lata de tapa furos" que referes é uma solução provisória que nem sequer garante funcionar.
Dependerá muito do estado em que a câmara de ar ficou.
Não podemos esquecer que num furo em movimento, esta fica flácida e muito facilmente rasga ainda mais e enrola-se dentro do pneu.

Estas latas contém uma "pasta" pegajosa que ao escapar pelo furo actua como "cola" entre a câmara de ar e pneu.
Se tudo correr bem, "desenrasca" a situação para "chegar a casa" ou à oficina mais próxima.
E aí o trabalho será sempre substituir por uma nova.
Além de se limpar toda a sujeira que fica dentro do pneu.

Na prática esta solução "danifica" mais o pneu que o taco.
Tal como a lata por ser volumosa é menos prática de se transportar, enquanto um kit facilmente se arruma por baixo do banco.


Nunca fiquei pendurado devido a furos em pneus tubeless.
Já com câmara de ar tive por diversas vezes recorrer à assistência em viagem.
Já me aconteceu a  "lata de tapa furos" não funcionar pelas razões que referi, quando o objecto perfurante era um simples parafuso e o rasgo causado foi tremendo.
Já me aconteceu após substituição dos pneus, a câmara de ar frontal ter ficado entalada entre o pneu e a jante. E assim que entrei em autoestrada ceder e ficar ali. Não tive coragem de usar a lata precisamente por querer reclamar a quem instalou o pneu e não correr riscos de não aceitarem por levar-lhe algo acabado de instalar com recheio de natas.


Já ando há algum tempo para fazer a conversão das jantes da minha scrambler para tubeless.
Comprei as válvulas e até a tela para vedar a fixação dos raios. Mas é algo que só faz sentido quando tiver que desmontar ambas as jantes.
Mas o tempo tem passado, e já por várias vezes substituí pneus sempre com urgência e acabei por não o fazer.  :-\
Boa, não tinha essa ideia sobre os problemas da montagem das câmaras de ar mas de facto faz todo o sentido aquilo que descreves.
Mais interessante ainda é saber que é possível fazer a conversão à jante.
Vou investigar.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 16, 2021, 15:24:30, 15:24
Responder #121

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Boa, não tinha essa ideia sobre os problemas da montagem das câmaras de ar mas de facto faz todo o sentido aquilo que descreves.
Mais interessante ainda é saber que é possível fazer a conversão à jante.
Vou investigar.

Há uns tempos falou-se disso aqui.
Depois de também já ter feito também esse trabalho de investigação, posso te resumir o seguinte:

O que precisas de ter em consideração:

- Que a jante internamente tenha um "perfil" idêntico às jantes tubeless.

Ou seja, os bordos das jantes têm uma assentam numa aba lateral da jante que idealmente é côncava.
Algo deste género:



Pelo que entendi isto só é problema na conversão de jantes de motos muito antigas / clássicas.
Estas abas são as responsáveis pelo "fit" do pneu à janta. E impedem que a mesma se afaste do bordo caso despeje.
E jantes recentes mesmo não sendo tubeless têm adoptado isto.
A da minha scrambler tem. A da V85TT também deve ter.

- Que os raios não apresentem sinais que possam furar a tela.

E por norma as jantes raiadas já por si têm uma cinta que impede os raios de furar a câmara de ar.

Isto leva a duas opções:
Colar a tela por baixo da cinta. O que pode levar a que pontas saídas possam furar a tela.
Colar a tela por cima da cinta. O que significa que a tela ficará colada à cinta. E que terá de haver algum cuidado extra na zona onde irá encaixar a válvula. (pessoalmente irei optar por esta)

- Que depois de cobrires os raios vai se tornar mais difícil ajustar a tensão dos mesmos. Não é de todo impossível um ajuste por fora, mas se for necessário segurar por dentro... irá implicar remover a tela.
Logo, idealmente os raios devem ser ajustados antes da operação!

Que material precisas:

- Duas válvulas tubeless. (pessoalmente optei pelo formato em L. Pois no caso da minha roda traseira é complicado encontrar forma de encaixar a "agulha" de algumas estações de serviço por entre os raios da jante traseira)

- Fita de vedação extrema 3M 4411G (Deverás medir a tua jante para perceber se a mais adequada será a de 60 ou 51mm. E não é fácil de encontrar e a maioria das casas que vendem produtos 3M só vendem em caixas prai de 20 unidades! Os únicos que encontrei a vender à unidade foi a Portedina na Terrugem. Mas não te sei precisar quanto paguei. Mas foi caro! Prai 50 euros.)

O que fazer:

- Retirar os pneus
- Desengordurar
- Aplicar a tela por cima ou por baixo da cinta como parecer mais adequado.
- Furar e aplicar a válvula

Há imensos videos no youtube com esta conversão. Alguns desbastam mesmo a jante e os encaixes dos raios.
Parece-me demasiado extremo e até estar a destruir o material oem.
Acredito que colando a tela sobre a cinta, o processo até possa mais tarde ser reversível.
A tela é bem espessa. Cerca de 1mm. E a pressão será sempre no sentido da propria colagem. O único local que implica cuidado extra é mesmo na zona da válvula já que espessura da jante + espessura da cinta + espessura da tela irá dificultar e forçar a borracha responsável pela vedação.


Boa sorte!
« Última modificação: Janeiro 16, 2021, 15:26:40, 15:26 por dfelix »

Janeiro 16, 2021, 17:46:02, 17:46
Responder #122

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boa, não tinha essa ideia sobre os problemas da montagem das câmaras de ar mas de facto faz todo o sentido aquilo que descreves.
Mais interessante ainda é saber que é possível fazer a conversão à jante.
Vou investigar.

Há uns tempos falou-se disso aqui.
Depois de também já ter feito também esse trabalho de investigação, posso te resumir o seguinte:

O que precisas de ter em consideração:

- Que a jante internamente tenha um "perfil" idêntico às jantes tubeless.

Ou seja, os bordos das jantes têm uma assentam numa aba lateral da jante que idealmente é côncava.
Algo deste género:



Pelo que entendi isto só é problema na conversão de jantes de motos muito antigas / clássicas.
Estas abas são as responsáveis pelo "fit" do pneu à janta. E impedem que a mesma se afaste do bordo caso despeje.
E jantes recentes mesmo não sendo tubeless têm adoptado isto.
A da minha scrambler tem. A da V85TT também deve ter.

- Que os raios não apresentem sinais que possam furar a tela.

E por norma as jantes raiadas já por si têm uma cinta que impede os raios de furar a câmara de ar.

Isto leva a duas opções:
Colar a tela por baixo da cinta. O que pode levar a que pontas saídas possam furar a tela.
Colar a tela por cima da cinta. O que significa que a tela ficará colada à cinta. E que terá de haver algum cuidado extra na zona onde irá encaixar a válvula. (pessoalmente irei optar por esta)

- Que depois de cobrires os raios vai se tornar mais difícil ajustar a tensão dos mesmos. Não é de todo impossível um ajuste por fora, mas se for necessário segurar por dentro... irá implicar remover a tela.
Logo, idealmente os raios devem ser ajustados antes da operação!

Que material precisas:

- Duas válvulas tubeless. (pessoalmente optei pelo formato em L. Pois no caso da minha roda traseira é complicado encontrar forma de encaixar a "agulha" de algumas estações de serviço por entre os raios da jante traseira)

- Fita de vedação extrema 3M 4411G (Deverás medir a tua jante para perceber se a mais adequada será a de 60 ou 51mm. E não é fácil de encontrar e a maioria das casas que vendem produtos 3M só vendem em caixas prai de 20 unidades! Os únicos que encontrei a vender à unidade foi a Portedina na Terrugem. Mas não te sei precisar quanto paguei. Mas foi caro! Prai 50 euros.)

O que fazer:

- Retirar os pneus
- Desengordurar
- Aplicar a tela por cima ou por baixo da cinta como parecer mais adequado.
- Furar e aplicar a válvula

Há imensos videos no youtube com esta conversão. Alguns desbastam mesmo a jante e os encaixes dos raios.
Parece-me demasiado extremo e até estar a destruir o material oem.
Acredito que colando a tela sobre a cinta, o processo até possa mais tarde ser reversível.
A tela é bem espessa. Cerca de 1mm. E a pressão será sempre no sentido da propria colagem. O único local que implica cuidado extra é mesmo na zona da válvula já que espessura da jante + espessura da cinta + espessura da tela irá dificultar e forçar a borracha responsável pela vedação.


Boa sorte!
A coisa não fica barata mas até há kits de conversão próprios (já com medidas adequadas) à minha mota.

Acho que ainda vou experimentar.
Daqui por 4 ou 5Mkms estou com intenções de trocar os Metzler Tourance por uns continental  TKC e nessa altura faço a experiência.

Obrigado dfelix.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 17, 2021, 01:07:04, 01:07
Responder #123

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Na prática o que fazem é juntar todo o material e vender como "pack".  :nice:

Esse preço são cerca de 100 euros.
Deve ficar ela por ela face ao se comprar a fita e as válvulas.

A vantagem que vejo é trazer já tudo. E não ser preciso andar a procurar.

As desvantagens que vejo é...
As válvulas terem um ar um bocado resmengas quando até podes optar por algo de qualidade. (comprei estas)
O rolo trazer tela suficiente para caso um dia mais tarde por necessidade de se mexer nos raios tenha que se remover, haver ainda quantidade para voltar a aplicar. As do pack certamente que vêm à medida para a jante. Não dá para errar!

« Última modificação: Janeiro 17, 2021, 01:08:12, 01:08 por dfelix »

Setembro 12, 2021, 22:43:45, 22:43
Responder #124

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve