Boas 2low essa comparação é Muito rebuscada!uma coisa nada tem a ver com a outra, na minha opinião!Até porque existem 3 cores e todas as MG lançadas sao comemorativas dos 100 anos conforme podes ver nos guardas lamas da V85, da nova V7 e da nova V9
Eh lá!Tira estas fotos destas BMW´s aqui a "cospurcar" o post da Moto Guzzi Não concordo nada contigo, quando conduzires várias Moto Guzzis vais compreender o que te digo!Nada tem haver com uma GS! Com todo o Respeito (tenho muitos amigos que têm e adoram GS´s) conduzir uma GS é como comer um Bife sem tempero, é bom, mas não tem paladar! Uma Guzzi é comer um Bife do Lombo, bem apurado tipo Posta Mirandesa! Da Moto Guzzi já tive um Norge 1200, mas já conduzi a fabulosa Audace, a V7, a V9 e a V85!!!! Todas elas com muito charme e personalidade únicas!
A R850GS é uma versão relativamente desconhecida, por comparação com as irmãs maiores. Em 2008 quando fui buscar a minha CN250 ao norte, o vendedor tinha uma R850GS na garagem também para vender e ainda pensei em ficar com ela. É um modelo esquecido, tenho um certo fascínio por modelos ou esquisitos ou que o mercado nunca "comprou". Quanto à V85, seria a minha escolha emotiva se estivesse comprador de uma maxi-trail. Muita classe.
Eu já experimentei várias GS´sPartilho apenas a minha opinião e visão! Cada um tem a sua, e temos de respeitar! Não temos de gostar todos do mesmo!Eu só apenas acho devemos dar opiniões se possivel fundamentadas e com experiencia vivida! Abraço e Boas Curvas
Sou da opinião que as specs valem o que valem. São interessantes para entendermos o estado da arte no que toca a desenvolvimento de motores e são interessantes para perceber a capacidade que cada mota terá para cumprir determinadas funções. É fácil perceber que uma 125cc com 10cv vai ter dificuldades com um gajo gordo, ou uma 300cc com 30cv rapidamente se revelará curta para andar com pendura. No entanto, chega-se a um ponto que as specs são meramente números. Em termos práticos, e a menos que queiramos medir pilas a testar a velocidade máxima ou a ir à décima de segundo nos 0-100, pouca diferença prática faz uma mota ter 60 ou 120cv. Bem mais importante que isso é a posição de condução, a ciclística e as próprias emoções transmitidas. (...)Depois de tudo isto, há ainda as modas. Posso-vos dizer que desde que comprei a Versys já tive 2 colegas com quem fiz micro passeios a dizer: "Fonix, deste esse dinheiro todo por uma Versys? Mais valia teres trazido a R1250GS!!"Um amigo próximo, quando disse que mudei de mota, perguntou logo: "Não me digas... GS?!"São ideias pré concebidas do que é bom que acabam por "limitar" muito o nosso mercado, fazendo com que a cada canto se veja uma R1250GS, e ao mesmo tempo literalmente nunca ter visto uma Versys 1000 ou uma V85TT na estrada. Se a BMW é melhor mota? Depende, depende de muita coisa. Se tem mais sucesso? Caramba, nem se compara.Parece-me que em marcas como a Moto Guzzi, Ducati, Aprilia e afins há muito mais este factor emocional do que tradicionalmente nas Hondas, Yamaha e afins.
Pneus Tubeless, podem ser uma vantagem mas também podem ser uma desvantagem, vai depender da situação, uma câmara de ar com um furo pequeno repara-se facilmente com recurso a uma lata de tapa furos sem danificar o pneu, um tubeless pode ser reparado com recurso a um (coiso que agora não me lembro do nome), mas se o furo for grande, chama a assistência em viagem.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Janeiro 14, 2021, 22:12:30, 22:12Pneus Tubeless, podem ser uma vantagem mas também podem ser uma desvantagem, vai depender da situação, uma câmara de ar com um furo pequeno repara-se facilmente com recurso a uma lata de tapa furos sem danificar o pneu, um tubeless pode ser reparado com recurso a um (coiso que agora não me lembro do nome), mas se o furo for grande, chama a assistência em viagem.A única desvantagem do tubeless é com pressões muito baixas o pneu estar mais susceptível a "descolar" da jante.Mas isto só se aplica em situações off-road em terrenos arenosos que oferecem pouca tracção.Condições que habitualmente não se leva este tipo de motos.Fora isso... não há comparação possível!O tubeless perde menos pressão com o passar do tempo.E a manutenção dá menos chatices.Pois se a câmara de ar não for devidamente acomodada na montagem pode ficar enrolada e mordida.Tal como não deixa de ser um consumível. Algo que mais cedo ou mais tarde precisa de ser substituída.No que diz respeito a reparação, então... o tubeless dá "quize a zero"!Aplicar um "taco" é muito simples e prático.Algo que se faz na hora e no local. E a reparação dura enquanto o pneu durar.Mesmo com furos grandes. Se for preciso enfias dois tacos!Na câmara de ar implica sempre desmontar a roda para substituir. (ou remendar)A "lata de tapa furos" que referes é uma solução provisória que nem sequer garante funcionar.Dependerá muito do estado em que a câmara de ar ficou. Não podemos esquecer que num furo em movimento, esta fica flácida e muito facilmente rasga ainda mais e enrola-se dentro do pneu.Estas latas contém uma "pasta" pegajosa que ao escapar pelo furo actua como "cola" entre a câmara de ar e pneu.Se tudo correr bem, "desenrasca" a situação para "chegar a casa" ou à oficina mais próxima.E aí o trabalho será sempre substituir por uma nova. Além de se limpar toda a sujeira que fica dentro do pneu.Na prática esta solução "danifica" mais o pneu que o taco. Tal como a lata por ser volumosa é menos prática de se transportar, enquanto um kit facilmente se arruma por baixo do banco. Nunca fiquei pendurado devido a furos em pneus tubeless.Já com câmara de ar tive por diversas vezes recorrer à assistência em viagem.Já me aconteceu a "lata de tapa furos" não funcionar pelas razões que referi, quando o objecto perfurante era um simples parafuso e o rasgo causado foi tremendo.Já me aconteceu após substituição dos pneus, a câmara de ar frontal ter ficado entalada entre o pneu e a jante. E assim que entrei em autoestrada ceder e ficar ali. Não tive coragem de usar a lata precisamente por querer reclamar a quem instalou o pneu e não correr riscos de não aceitarem por levar-lhe algo acabado de instalar com recheio de natas.Já ando há algum tempo para fazer a conversão das jantes da minha scrambler para tubeless.Comprei as válvulas e até a tela para vedar a fixação dos raios. Mas é algo que só faz sentido quando tiver que desmontar ambas as jantes.Mas o tempo tem passado, e já por várias vezes substituí pneus sempre com urgência e acabei por não o fazer.
Boa, não tinha essa ideia sobre os problemas da montagem das câmaras de ar mas de facto faz todo o sentido aquilo que descreves.Mais interessante ainda é saber que é possível fazer a conversão à jante.Vou investigar.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Janeiro 16, 2021, 11:06:10, 11:06Boa, não tinha essa ideia sobre os problemas da montagem das câmaras de ar mas de facto faz todo o sentido aquilo que descreves.Mais interessante ainda é saber que é possível fazer a conversão à jante.Vou investigar.Há uns tempos falou-se disso aqui.Depois de também já ter feito também esse trabalho de investigação, posso te resumir o seguinte:O que precisas de ter em consideração:- Que a jante internamente tenha um "perfil" idêntico às jantes tubeless.Ou seja, os bordos das jantes têm uma assentam numa aba lateral da jante que idealmente é côncava.Algo deste género:Pelo que entendi isto só é problema na conversão de jantes de motos muito antigas / clássicas.Estas abas são as responsáveis pelo "fit" do pneu à janta. E impedem que a mesma se afaste do bordo caso despeje.E jantes recentes mesmo não sendo tubeless têm adoptado isto.A da minha scrambler tem. A da V85TT também deve ter.- Que os raios não apresentem sinais que possam furar a tela.E por norma as jantes raiadas já por si têm uma cinta que impede os raios de furar a câmara de ar.Isto leva a duas opções: Colar a tela por baixo da cinta. O que pode levar a que pontas saídas possam furar a tela.Colar a tela por cima da cinta. O que significa que a tela ficará colada à cinta. E que terá de haver algum cuidado extra na zona onde irá encaixar a válvula. (pessoalmente irei optar por esta)- Que depois de cobrires os raios vai se tornar mais difícil ajustar a tensão dos mesmos. Não é de todo impossível um ajuste por fora, mas se for necessário segurar por dentro... irá implicar remover a tela.Logo, idealmente os raios devem ser ajustados antes da operação!Que material precisas:- Duas válvulas tubeless. (pessoalmente optei pelo formato em L. Pois no caso da minha roda traseira é complicado encontrar forma de encaixar a "agulha" de algumas estações de serviço por entre os raios da jante traseira)- Fita de vedação extrema 3M 4411G (Deverás medir a tua jante para perceber se a mais adequada será a de 60 ou 51mm. E não é fácil de encontrar e a maioria das casas que vendem produtos 3M só vendem em caixas prai de 20 unidades! Os únicos que encontrei a vender à unidade foi a Portedina na Terrugem. Mas não te sei precisar quanto paguei. Mas foi caro! Prai 50 euros.)O que fazer:- Retirar os pneus- Desengordurar- Aplicar a tela por cima ou por baixo da cinta como parecer mais adequado.- Furar e aplicar a válvulaHá imensos videos no youtube com esta conversão. Alguns desbastam mesmo a jante e os encaixes dos raios.Parece-me demasiado extremo e até estar a destruir o material oem.Acredito que colando a tela sobre a cinta, o processo até possa mais tarde ser reversível.A tela é bem espessa. Cerca de 1mm. E a pressão será sempre no sentido da propria colagem. O único local que implica cuidado extra é mesmo na zona da válvula já que espessura da jante + espessura da cinta + espessura da tela irá dificultar e forçar a borracha responsável pela vedação.Boa sorte!