(....)Os investimentos na produção de hidrogénio verde são já maiores que o investimento das construtoras de automóveis Europeias.(....)
(....)Esta tecnologia está recentemente a ser explorada pelo setor automóvel com grande entusiasmo (....)
Começando no principal...O hidrogénio verde é aquele que é produzido pela eletrólise da água, usando para tal energias renováveis, pelo que sim...Concordo que tem tudo para ser sustentável e uma aposta forte no futuro!Citação de: JoãoPVCarvalho em Março 19, 2022, 23:35:53, 23:35(....)Os investimentos na produção de hidrogénio verde são já maiores que o investimento das construtoras de automóveis Europeias.(....)Dizes bem: A VW vai fazer, ainda não fez. Já não será até 2030 mas sim até 2050 e nunca diz que será por via da construção de veículos elétricosEstes investimentos a que o artigo se refere estão já aplicados.Citando Jorge Oliveira, "Da mesma forma que o presidente da VW tem a honestidade intelectual de vir reconhecer que as ambiciosas metas que a companhia havia fixado para EV na Europa necessitam ser revistas de forma mais realista, é importante que os governos reajustem os calendários para a neutralidade carbónica que aprovaram. Estabelecer objetivos ambiciosos é importante mas não é menos importante rever de forma mais realista os prazos para os atingir. Fazer de conta que não é necessário proceder a essa revisão revelará falta de capacidade para analisar a realidade ou escassa humildade democrática. É fácil prometer amanhãs que cantam para décadas futuras. Mas em países como Portugal, em que as emissões de carbono variam na razão direta do crescimento económico, insistir em tais promessas não é só estultícia, é imprudente. Não fazer essas correções atempadamente virá com um preço pesado a pagar em termos de credibilidade política e aceitação das políticas pela população." Costa Oliveira, Jorge in DN 9 de Fevereiro 2022 Essa ligação para um artigo do Banco de Investimento Europeu fala num investimento, na parte ambiental, de 1 bilião de Euros até 2030.Não pretendo menorizar o valor em questão, mas assim à primeira vista não me parece um investimento disruptivo do sector automóvel.Não me refiro concretamente à importância do hidrogénio verde no futuro 👍, mas sim...no valor do investimento em si.O Investimento é mesmo na produção do Hidrogénio verde e para Portugal está negociado isto!Se não estou a incorrer em erro, 1 bilião de Euros significa mil milhões de Euros.Pois a este respeito devo dizer que só a VW (estamos a falar de um só construtor), na fábrica da cidade de Zwickau, que é uma unidade exclusiva de veículos elétricos, vai gastar mais do que isso na sua actualização para novos modelos.Isto sem falar no que pretende fazer com a nova fábrica em Wolfsburg, com um investimento numa fábrica exclusivamente para veículos eléctricos, onde irão gastar 2.2 Biliões de Euros.Deixo link:https://cleantechnica.com/2022/03/07/volkswagen-decides-on-new-2-2-billion-ev-factory-in-wolfsburg-realigns-tech-department/Na verdade o que leio nas entrelinhas desse artigo é que existe uma luta de galos dentro da VW e que essa suposta comunicação está muito longe de ser uma decisão.É algo muito comum na Industria Automovel. O que te posso garantir em primeira mão e com conhecimento direto de causa é que as encomendas de peças da SEAT triplicaram só no primeiro trimestre de 2022 e projectos como o Cupra foram alargados até 2034 com EDI's já assinadas entre o Grupo VW e a JAC Products (Estou a falar de um modelo a gasolina).Citação de: JoãoPVCarvalho em Março 19, 2022, 23:35:53, 23:35(....)Esta tecnologia está recentemente a ser explorada pelo setor automóvel com grande entusiasmo (....)De modo algum negarei que exista uma ou outra marca do sector a fazê-lo, mas ao olhar para o sentido geral e nas tomadas de decisão já em prática, não posso deixar de ver os gigantescos avanços na mobilidade eléctrica, onde são inclusivamente compradas ou feitas parcerias com start-ups ligadas aos mais recentes avanços nas baterias de estado sólido.Caro Sapiens não estarás a cometer um erro de avaliação?https://www.turbo.pt/yamaha-v8-hidrogenio/https://www.toyota.pt/world-of-toyota/articles-news-events/2021/Toyota-apresenta-GR-Yaris-experimental-movido-a-hidrogenio.jsonhttps://motor1.uol.com.br/news/225188/honda-registra-patente-de-moto-movida-a-hidrogenio/https://motomais.motosport.com.pt/noticias/kawasaki-e-yamaha-trabalham-na-moto-a-hidrogenio/https://mobilidade.estadao.com.br/inovacao/yamaha-cria-motor-v8-a-hidrogenio-em-parceria-com-a-toyota/Até já andam em competições!!!https://autoentusiastas.com.br/2021/09/picape-com-motor-a-combustao-a-hidrogenio/Ou seja, estão a ocorrer e aparentam continuar os investimentos gigantescos no caminho da electrificação total das gamas de veículos .Alguém vai ter de pagar o disparate que a industria automóvel cometeu! Just saying!!-------------------------------------------Onde eu vejo o hidrogénio verde a ter uma forte aceitação, é nas embarcações.. Aqui também o investimento na tecnologia de associação de gás natural e hidrogénio já deu passos muito importantes. mas era assunto para outro fórum Check!É por demais sabido que o esforço que a indústria automóvel teve e vai ter de continuar a fazer para abdicar dos combustíveis fósseis vai ser alargado a outros meios de transporte...e por aquilo que já li sobre este tema, existem investimentos concretos em células de combustível a hidrogénio, com tecnologia especificamente desenvolvida para embarcações elétricas, inclusivamente de grandes dimensões.Todos aqui no fórum sabemos que o transporte marítimo é conhecido por ser uma fonte significativa de gases de efeito estufa e emissões de partículas, pelo que vejo o hidrogénio verde como altamente apelativo e transformador no sector/indústria marítima, permitindo assim uma redução impressionante nas emissões, ao mesmo tempo em que pode tornar o próprio transporte mais viável economicamente.Vejo o hidrogénio verde como muito forte, futuramente, nesse sector.Eu não tenho dados concretos mas acredito mais no nuclear para este setor...Obrigado pelo tópico.
(....)Os investimentos na produção de hidrogénio verde são já maiores que o investimento das construtoras de automóveis Europeias.(....)Dizes bem: A VW vai fazer, ainda não fez. Já não será até 2030 mas sim até 2050 e nunca diz que será por via da construção de veículos elétricosEstes investimentos a que o artigo se refere estão já aplicados.Citando Jorge Oliveira, "Da mesma forma que o presidente da VW tem a honestidade intelectual de vir reconhecer que as ambiciosas metas que a companhia havia fixado para EV na Europa necessitam ser revistas de forma mais realista, é importante que os governos reajustem os calendários para a neutralidade carbónica que aprovaram. Estabelecer objetivos ambiciosos é importante mas não é menos importante rever de forma mais realista os prazos para os atingir. Fazer de conta que não é necessário proceder a essa revisão revelará falta de capacidade para analisar a realidade ou escassa humildade democrática. É fácil prometer amanhãs que cantam para décadas futuras. Mas em países como Portugal, em que as emissões de carbono variam na razão direta do crescimento económico, insistir em tais promessas não é só estultícia, é imprudente. Não fazer essas correções atempadamente virá com um preço pesado a pagar em termos de credibilidade política e aceitação das políticas pela população." Costa Oliveira, Jorge in DN 9 de Fevereiro 2022
"Focando no mote deste fórum, acrescenta-se ainda a vertente da performance. Quantos são os motociclistas que não ambicionam mais alguns cavalos à disposição do punho direito ou de simplesmente saírem para a estrada sem rumo nem hora marcada? Ora tudo isto se torna num verdadeiro exercício logístico se equacionarmos a utilização de uma mota elétrica.(...)"
Ainda a procissão vai no adro e afinal… https://zap.aeiou.pt/elon-musk-vai-criar-uma-nova-bateria-para-evitar-o-fim-dos-carros-eletricos-469784
Citação de: TMXR em Março 26, 2022, 14:12:21, 14:12Ainda a procissão vai no adro e afinal… https://zap.aeiou.pt/elon-musk-vai-criar-uma-nova-bateria-para-evitar-o-fim-dos-carros-eletricos-469784Será que esses dados avançados pelo artigo da 'aeiou' estarão correctos?? Diria que faltam aí zeros a acrescentar à direita. O 'nosso amigo' Espanhol Juan Francisco Calero publicou recentemente e um vídeo com dados muit(íssimo) mais expressivos no que toca a reservas de lítio.Só a Ucrânia sozinha terá 500 mil milhões de toneladas de lítio, completamente intactas e por explorar.E isso é, obviamente, muito cobiçado...
No tocante aos veículos, será para manter os clássicos a rodar e pouco mais.