Autor Tópico: Bateria Yuasa YTZ14s  (Lida 1820 vezes)

Maio 16, 2023, 16:40:26, 16:40
Lida 1820 vezes

Buda

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 49
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750x (DCT)
  • Localidade: Lisboa
Boas companheiros de 2 rodas!!

A bateria que vinha de origem na minha NC é uma Yuasa YTZ14s, nada a dizer sobre a bateria, bastante fiável e durou uns bons 4/5 anos, sendo que para o fim já requeria um carregamento de quando em vez...

Entretanto tenho tido a mota parada (por outros motivos que não falta de bateria  :animated-smileys-angry-049:) mas na perspetiva de voltar a pô-la a andar, ando a ver baterias e ( visto que a ultima bateria que comprei foi para uma anterior 125cc que me custou prai 20€ ) estou a achar os preços um pouco puxados   :cost:... não sei se é a guerra, se é os chineses se o C## se sempre foram estes os valores mas 100€ para cima para uma bateria upa upa  :zangadoregras:...

A minha pergunta aqui a comunidade é no sentido de saber se têm algum site em particular de onde se possa mandar vir esta bateria Yuasa ( que sei que esta marca realmente é boa e fiável) e se não há stress com alfândegas em mandar vir este tipo de equipamento de fora ( peso, ácidos e afins)

Ou se por ventura existe no mercado alguma bateria equivalente á YTZ14S que dê para a NC que seja de outra marca que não Yuasa e que seja também jeitosa em termos de duração e fiabilidade.

Já sei que o que é bom se paga e tudo o mais, mas infelizmente vivem-se tempos que as vezes temos de ver alternativas mais baratas.

Claro que pagar 120€ por uma Yuasa para me durar mais 4 ou 5 anos sempre a pegar a primeira é preferível do que pagar 60€ ou 70€ por uma que me dura 2anos e que 2 em cada 10 vezes não pega a primeira.
Mas como também não sei se daqui a 4 ou 5 anos ainda tenha esta mota quero ver outras hipóteses mais baratas e que sejam fiáveis no curto prazo ... dai querer saber de experiencia de companheiros que tenham experimentado outra marca de bateria equivalente a este modelo e de preferência mais baratas que a Yuasa.

Cumprimentos e boas curvas

Maio 16, 2023, 20:51:51, 20:51
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Talvez te safes com a Eurobikes... https://eurobikes.com/bateria-yuasa-ytz14s-646
Em alternativa tens a motoscoot.net mas... mas.... (não conheço) https://www.motoscoot.net/pt/bateria-ytz14s-para-bmw-c-600-gt-y-sport-medidas-150mm-x-87mm-x-110mm.html

Da Eurobikes já tive tentado a comprar algumas coisas mas à ultima da hora apareceram promoções com preços ainda melhores nos sites habituais (fc-moto, motocard) pelo que nunca tive oportunidade de "usar a eurobikes" mas este site já aqui foi mencionado umas valentes vezes.

E agora lembrei-me de outro dos "sites habituais"...
https://www.motorraiz.com/bateria-yuasa-ytz14s

« Última modificação: Maio 16, 2023, 20:53:47, 20:53 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 16, 2023, 22:00:13, 22:00
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sim, qualquer desses sites sao bons


Em alternativa a Yuasa podes comprar uma bateria de caracteristicas semelhantes em outro fabricante qualquer: Exide, BS, Fullbat etc etc... ate podes ir a Norauto e comprar uma e fica mais em conta:

https://www.norauto.pt/p/bateria-norauto-ntz14s-bs-sla-agm-2601825.html

Basta que tenha a mesma corrente e CCAs e as dimensoes sejam iguais

O codigo da bateria dera ser semelhante, uma vez que apenas os primeiros caracteres sao referentes ao fabricante

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 16, 2023, 22:21:31, 22:21
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Sim, qualquer desses sites sao bons


Em alternativa a Yuasa podes comprar uma bateria de caracteristicas semelhantes em outro fabricante qualquer: Exide, BS, Fullbat etc etc... ate podes ir a Norauto e comprar uma e fica mais em conta:

https://www.norauto.pt/p/bateria-norauto-ntz14s-bs-sla-agm-2601825.html

Basta que tenha a mesma corrente e CCAs e as dimensoes sejam iguais

O codigo da bateria dera ser semelhante, uma vez que apenas os primeiros caracteres sao referentes ao fabricante

Sobre alternativas, tens opinião sobre as baterias "Fiamm"?
No meu carro estou plenamente contente, melhor que duracell!
Estou curioso e julgo que na próxima vez tente as fiamm em vez das tradicionais yuasa que coloco desde 2014...
No caso do companheiro Buda o modelo fiamm deverá ser este: 7904490 FTZ14S-BS
Parece ter características idênticas à yuasa... https://bo5.onlinebiz.pt/polibaterias/_files/polibaterias-motor-energy-folder-eng-NIX4F20200115173854.pdf

Não encontro muitos links de venda online ou links "tão credíveis" mas loja física conheço duas e dá para encomendar por correio:
https://www.maisbaterias.pt/baterias-de-arranque-linha-moto/fiamm-moto-motorenergy-16585613
https://www.polibaterias.com/produtos-lista-produtos.php?id=887
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 17, 2023, 00:14:34, 00:14
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Sim, Fiamm é muito bom. Sao Italianas e penso que a grande fatia de faturacao deles é fornecimento OEM dos grandes fabricantes de automóveis


Entretanto agora lembrei-me de outra boa marca, ao nivel da Yuasa: Varta



A qualidade das baterias é sempre melhor nas marcas mais caras, mas isso não vai garantir muito maior durabilidade se a moto estiver grande parte do tempo parada e se a deixarem ficar sem carga ou baixar muito a tensao  :nice:

Portanto... uma bateria boa a ser bem usada pode durar 6 ou 7 anos... uma bateria boa a ser mal usada pode durar menos de 2 anos e uma ma bateria a ser bem usada tambem pode durar uns bons 5 anos, mas se for mal usada dura menos de 2 anos tal como uma bateria boa.

Nao sei se me expliquei bem  :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 17, 2023, 12:24:08, 12:24
Responder #5

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Concordo com o que foi dito pelo TMAXER.
Já mandei vir vários produtos da eurobikes e tem funcionado sempre bem.
A Texoleo também funciona muito bem e vende Yuasa.
A Yuasa é OEM em todas as Honda há décadas, e penso que noutras japonesas também.
« Última modificação: Maio 17, 2023, 12:33:22, 12:33 por VCS »

Maio 17, 2023, 12:38:37, 12:38
Responder #6

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
A Kawasaki também usa Yuasa.

Maio 18, 2023, 15:15:56, 15:15
Responder #7

Buda

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 49
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750x (DCT)
  • Localidade: Lisboa
Obrigado a todos pelas dicas e sugestões. Nesses sites que indicaram sempre se consegue encontrar abaixo de 90€ já melhora a coisa em comparação as 120€ /130€ que vi...

Eu da eurobikes cheguei a mandar vir um HJC modular em tempos e correu sem problemas, mas pela natureza da coisa (peso/ácidos) baterias é coisa tranquila de mandar vir de fora?

Sim, qualquer desses sites sao bons


Em alternativa a Yuasa podes comprar uma bateria de caracteristicas semelhantes em outro fabricante qualquer: Exide, BS, Fullbat etc etc... ate podes ir a Norauto e comprar uma e fica mais em conta:

https://www.norauto.pt/p/bateria-norauto-ntz14s-bs-sla-agm-2601825.html

Basta que tenha a mesma corrente e CCAs e as dimensões sejam iguais

O codigo da bateria dera ser semelhante, uma vez que apenas os primeiros caracteres sao referentes ao fabricante

Esta da Norauto é bem mais em conta, é metade do preço... eles têm também uma outra da Kyoto mas que tem caracteristias iguais a da Norauto.

Diferem para a Yuasa na amperagem - 11.2Ah/10HR quando  a Yuasa é 11.8Ah / 20Hr e nos CCA - 220 CCA a da Norauto para 230 CCA a da yuasa.

São valores que as mantêm compatíveis ou a diferença notar-se-á? Ou não pode haver diferença de todo entre elas nestes valores??

Gostei (gosto) muito da Yuasa que nunca me deixou mal, mas realmente ser metade do preço é tentador...



Sim, Fiamm é muito bom. Sao Italianas e penso que a grande fatia de faturacao deles é fornecimento OEM dos grandes fabricantes de automóveis


Entretanto agora lembrei-me de outra boa marca, ao nivel da Yuasa: Varta



A qualidade das baterias é sempre melhor nas marcas mais caras, mas isso não vai garantir muito maior durabilidade se a moto estiver grande parte do tempo parada e se a deixarem ficar sem carga ou baixar muito a tensao  :nice:

Portanto... uma bateria boa a ser bem usada pode durar 6 ou 7 anos... uma bateria boa a ser mal usada pode durar menos de 2 anos e uma ma bateria a ser bem usada tambem pode durar uns bons 5 anos, mas se for mal usada dura menos de 2 anos tal como uma bateria boa.

Nao sei se me expliquei bem  :convivio:

Acho que te explicaste bem...  Tendo em conta que para já nao irei andar com a mota diariamente como antigamente o fazia, ser a melhor (yuasa) ou a mais em conta (norauto ou Kyoto) para qualquer uma delas será conveniente não a deixar ligada a mota por periodos superiores a 1 ou 2 semanas, não?
Ou deixar ligada mas com o carregador Optimate a fazer manutenção? Ligar o Optimate só de vez em quando? Usar o Optimate só na da Noratuo ou Kyoto, a Yuasa aguenta-se melhor por 1 ou 2 semanas?

Não sei se é grande fator para o caso, mas a mota dorme em garagem e fica na garagem durante os períodos que estiver parada...

Qual a vossa opinião?

 Abraço :convivio:

Maio 18, 2023, 15:37:48, 15:37
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Independemente da marca da bateria, o problema e se a tensão cai abaixo dos 11v porque gera uma alteração química que a danifica e impede de voltar a carregar como fazia antigamente


Ha carregadores que tem um programa que contraria esse dano que se chama dessulfatacao, mas conseguem ganhar mais um tempo de vida na bateria, na minha opiniao nao a regeneram a nova

Na moto o problema e se tem consumos parasitas em que tens um micro-consumo quando a moto esta desligada.


Se tens e nao o consegues mitigar, o melhor e ter a bateria sempre a carga num optimate ou desliga-la da moto quando esta nao e usada

Se nao tens este consumo, e apenas nao usas a moto por longos períodos, a solução e mesma: ou a ligas ao otimate uma vez por semana ou por mes conforme as necessidades ou entao desligas a bateria da moto






As diferencas nas spec sao minimas e nao causam problemas  :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 22, 2023, 12:45:52, 12:45
Responder #9

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 52
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
Atenção que TZ14S e TZ14S-BS não são iguais, a primeira é totalmente estanque e a segunda não.

Maio 23, 2023, 16:22:52, 16:22
Responder #10

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Desde há cerca de um ano que tenho uma de lítio comprada na XLmoto.

Depois de ter lido as conjeturas de conspiração sobre essas baterias, decidi comprar uma e não me arrependo. Aliás não vejo problema nenhum e ao contrário do que já vi escrito, a descarga é extremamente lenta. Não volto atrás.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Maio 23, 2023, 21:11:21, 21:11
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Atenção que TZ14S e TZ14S-BS não são iguais, a primeira é totalmente estanque e a segunda não.

Julgo que sejam semelhantes, porque a Yuasa parece que vende a "YTZ14S" em alternativa a uma qualquer bateria com base de referência "MB YTZ14S-BS", como por exemplo a bateria "Kyoto": https://www.norauto.pt/p/bateria-de-moto-kyoto-ytz14s-bs-333698.html
(repara que na imagem a bateria indica GTZ14S-BS e não YTZ14S-BS * )

A Yuasa é uma referência geral e as restantes marcas acabam por ter as suas equivalentes mas não podem legalmente usar a mesma designação tanto que as designações YTZ/YTX/etc são referentes a determinados tipos de baterias da Yuasa, e devem estar patenteadas essas designações. *
Por exemplo, a YTZ permite ser colocada quase de lado sem risco de perder o conteúdo (alguns motociclos têm o compartimento da bateria ligeiramente de lado), permitindo também que as motos desportivas possam ser utilizadas em condução desportiva com ângulos de curva sinuosos sem perderem liquido da bateria, algo que difere das "tradicionais" YTX (posição tradicional em que a bateria fica na vertical com os bornes da bateria virados para cima).
https://www.yuasabatteries.com/batteries/powersports-batteries/ytz-series-agm/

Tenho ideia que as NC da Honda usem estas baterias, as mais antigas NC700 com YTZ12S e as mais recentes NC750 com YTZ14S, é assim?

Assim sendo não terás feito confusão com as YTX14S-BS em vez das YTZ14S-BS na comparação com as YTZ14S?

Desde há cerca de um ano que tenho uma de lítio comprada na XLmoto.

Depois de ter lido as conjeturas de conspiração sobre essas baterias, decidi comprar uma e não me arrependo. Aliás não vejo problema nenhum e ao contrário do que já vi escrito, a descarga é extremamente lenta. Não volto atrás.

É sempre uma alternativa mas nem sempre necessária mas parte da liberdade de cada um escolher o que pretende.

Em muitos casos são mais pequenas o que pode obrigar a arranjar lastro por cima para não andar a chocalhar e quase sempre mais caras do que as equivalentes tradicionais.
(no meu caso é assim)

Já das de GEL talvez sejam melhores ali para a malta do Norte interior onde no Inverno acabam por ter temperaturas tão baixas... mas no geral até as de GEL podem ser desnecessárias face ao que custam em comparação com as tradicionais...

Resumindo: nem sempre os custos extra das tecnologias "especificas" podem dar em troca benefícios superiores, é ver caso a caso
« Última modificação: Maio 24, 2023, 23:44:04, 23:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 24, 2023, 09:54:47, 09:54
Responder #12

NSilva

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 26
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: GTS 300i EVO
  • Localidade: Lisboa
Atenção que TZ14S e TZ14S-BS não são iguais, a primeira é totalmente estanque e a segunda não.

Isto.
Tanto quanto sei, corrijam-me se estiver errado, a BS é para estar num suporte "deitado" em vez de em pé, como na maioria dos carros

Maio 24, 2023, 12:41:45, 12:41
Responder #13

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 52
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
Sim exato, a unica diferença ( se vires pelas fotos na net) a YTZ14S da Yuasa é totalmente estanque e vem já pronta a montar, se for de outra marca poderás ter de por o acido seguido da tampa, mas também sela bastante bem.(pelo menos a 45º sela de certeza).

PS: BS = Bottle Supplied (garrafa de acido fornecida)
« Última modificação: Maio 24, 2023, 12:54:47, 12:54 por mivla »

Maio 24, 2023, 16:52:17, 16:52
Responder #14

Buda

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 49
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750x (DCT)
  • Localidade: Lisboa
Sim exato, a unica diferença ( se vires pelas fotos na net) a YTZ14S da Yuasa é totalmente estanque e vem já pronta a montar, se for de outra marca poderás ter de por o acido seguido da tampa, mas também sela bastante bem.(pelo menos a 45º sela de certeza).

PS: BS = Bottle Supplied (garrafa de acido fornecida)

Mas eles indicam no caso da KYOTO da Norauto, que tendo 230 de força de arranque e sendo quase metade do preço da Yuasa YTZ14s é a que estou a pensar ir buscar, indicam que a mesma não tem manutenção. Sempre depreendi que as que não têm manutenção vêm já seladas não permitindo ver o estado e o nivel de liquido nos elementos, se o BS é bottle supplied e temos de nós colocar o liquido, não permite no futuro verificar o nivel de liquido dos elementos e adicionar em caso de necessidade? Ou estou a confundir as coisas...?

Maio 24, 2023, 23:02:10, 23:02
Responder #15

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Sim exato, a unica diferença ( se vires pelas fotos na net) a YTZ14S da Yuasa é totalmente estanque e vem já pronta a montar, se for de outra marca poderás ter de por o acido seguido da tampa, mas também sela bastante bem.(pelo menos a 45º sela de certeza).

PS: BS = Bottle Supplied (garrafa de acido fornecida)

Mas eles indicam no caso da KYOTO da Norauto, que tendo 230 de força de arranque e sendo quase metade do preço da Yuasa YTZ14s é a que estou a pensar ir buscar, indicam que a mesma não tem manutenção. Sempre depreendi que as que não têm manutenção vêm já seladas não permitindo ver o estado e o nivel de liquido nos elementos, se o BS é bottle supplied e temos de nós colocar o liquido, não permite no futuro verificar o nivel de liquido dos elementos e adicionar em caso de necessidade? Ou estou a confundir as coisas...?

Eu só acho estranho é ainda existir à venda baterias em que somos nós a adicionar o ácido porque saiu legislação que veio proibir a venda dessas baterias, é suposto agora virem todas seladas de fábrica.
(pessoalmente prefiro até estas porque acabam por ter uma duração superior às já activadas de fábrica pois deixamos de saber há quanto tempo já estão em stock...)

Info exemplificativa: https://posvenda.pt/exide-esclarece-nova-regulamentacao-da-eu-para-revendedores-de-baterias-de-moto/

Atenção que TZ14S e TZ14S-BS não são iguais, a primeira é totalmente estanque e a segunda não.

Isto.
Tanto quanto sei, corrijam-me se estiver errado, a BS é para estar num suporte "deitado" em vez de em pé, como na maioria dos carros
Sim exato, a unica diferença ( se vires pelas fotos na net) a YTZ14S da Yuasa é totalmente estanque e vem já pronta a montar, se for de outra marca poderás ter de por o acido seguido da tampa, mas também sela bastante bem.(pelo menos a 45º sela de certeza).

PS: BS = Bottle Supplied (garrafa de acido fornecida)

BS não tem nada a ver com a tecnologia da bateria que permite inclinações acentuadas... e é meramente como indicado: "bottle supplied"

Já YTZ é a designação (tecnologia interior da própria bateria) da Yuasa para baterias indicadas para motos desportivas e algumas situações especificas em que se necessite de baterias que permitam inclinações em curva sem hipótese de derrames do liquido da bateria...

Info: https://www.yuasabatteries.com/batteries/powersports-batteries/ytz-series-agm/
"Expanded Grid Design for Superior Reliability
Exceptional resistance to vibration, corrosion and can be mounted at extreme angles with no risk of leakage."

Assim, desconfio que muitas das baterias de "linha branca" com designação a acabar em BS podem não ser equivalentes às YTZ14S mas sim equivalentes às YTX14-BS e desta forma não fica garantido que possa estar totalmente estanque se a moto obriga a uma bateria como a YTZ14S...
Não será assim?!

Por exemplo, na Fullbat existe a FTX14BS que deverá ser equivalente à YTX14BS (Yuasa) mas parece que a equivalente à YTZ14S (Yuasa) será a FTZ14S gel.
(repare-se que as dimensões da bateria e posições dos polos são idênticos)
https://fulbat.com/product/ftz14s-gel/

Sim exato, a unica diferença ( se vires pelas fotos na net) a YTZ14S da Yuasa é totalmente estanque e vem já pronta a montar, se for de outra marca poderás ter de por o acido seguido da tampa, mas também sela bastante bem.(pelo menos a 45º sela de certeza).

PS: BS = Bottle Supplied (garrafa de acido fornecida)

Mas eles indicam no caso da KYOTO da Norauto, que tendo 230 de força de arranque e sendo quase metade do preço da Yuasa YTZ14s é a que estou a pensar ir buscar, indicam que a mesma não tem manutenção. Sempre depreendi que as que não têm manutenção vêm já seladas não permitindo ver o estado e o nivel de liquido nos elementos, se o BS é bottle supplied e temos de nós colocar o liquido, não permite no futuro verificar o nivel de liquido dos elementos e adicionar em caso de necessidade? Ou estou a confundir as coisas...?

Aparentemente da Kyoto deverá ser equivalente, até pela nomenclatura ser quase idêntica...
https://www.norauto.pt/p/bateria-de-moto-kyoto-ytz14s-bs-333698.html
Face ao preço, acredito que se tiveres algum cuidado em usares o optimate 1 vez de 15 em 15 dias, poderás ter bateria para 2/3 anos.
Já sem qualquer cuidado, deverá dar para usar ali por 14/16 meses...
Mas realmente as Yuasa estão muita caras...  :o :toma:



« Última modificação: Maio 24, 2023, 23:24:28, 23:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 25, 2023, 11:56:02, 11:56
Responder #16

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 52
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
Em relação á inclinação, é opinião minha e deve ser levada como tal.
A nova legislação obriga a vender as baterias já formadas, mas não vem assim de fabrica, vende-se ao distribuidor garrafa mais a bateria e o comerciante tem de formar a bateria antes da venda ao publico ( o meu conhecimento é só da Yuasa).
Elas são sem manutenção , depois de formada e fechada, não se deve de voltar a reabrir, correndo o risco de não voltar a selar corretamente.(embora muita gente o faça...).
as YTZ têm uma nova tecnologia em que as celulas são mais compactas e mante-se sempre" cobertas" mesmo com inclinação de 90º.

Maio 25, 2023, 12:48:40, 12:48
Responder #17

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Em relação á inclinação, é opinião minha e deve ser levada como tal.
A nova legislação obriga a vender as baterias já formadas, mas não vem assim de fabrica, vende-se ao distribuidor garrafa mais a bateria e o comerciante tem de formar a bateria antes da venda ao publico ( o meu conhecimento é só da Yuasa).
Elas são sem manutenção , depois de formada e fechada, não se deve de voltar a reabrir, correndo o risco de não voltar a selar corretamente.(embora muita gente o faça...).
as YTZ têm uma nova tecnologia em que as celulas são mais compactas e mante-se sempre" cobertas" mesmo com inclinação de 90º.

 :o :cool:

Sobre distribuidor/comerciante não me parece que tal ocorra mas também a base da tal legislação serve para minimizar a venda de produtos usados em bombas, talvez a gente oriunda desses países onde é costume se arrebentarem não consigam comprar as baterias com garrafinhas por activar...
No entanto, apesar de ter essa lógica preventiva, Portugal não é tipicamente um país de crime fácil, daí que possa ser aborrecido por uma minoria todos os restantes saírem prejudicados...
Acredito mais em políticas de maior controlo para emigrantes de países fora da união europeia tal como maior controlo na atribuição de nacionalidade portuguesa ou de vistos de trabalho.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin