Autor Tópico: Honda CB650R- Top Case  (Lida 1094 vezes)

Maio 17, 2023, 15:27:27, 15:27
Lida 1094 vezes

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Boas malta!

Venho aqui pedir a vossa ajuda e/ou opiniões acerca de um tema que, eu sei que é suscetível mas lá terá de ser!

Ando a pensar colocar uma top case na bicha, muito por “culpa” da mulher, que diz sentir-se mais confortável e segura ao viajar, pois tem algum suporte nas costas para se encostar!
Não sendo de todo o meu agrado estragar a estética da mota, mas la está, temos de agradar a patroa para nos acompanhar 🤗 Portanto neste caso instalar uma top case é mais pelo conforto do que propriamente a arrumação, embora é uma ajuda também claro.

Posto isto, alguém que tenha uma CB650 com top case instalado e possa mostrar algumas fotos? Algumas opiniões do que pode e não pode ficar minimamente bem?
Fui ver algumas mas acho enormes assim sem estar na mota. Vi uma da Givi v40 que me disseram ser o tamanho “ideal” para a mota que é. Não sei…ajudem-meeeeeee  🫣


Fico a aguardar o vosso feedback e ajuda malta!
Grande abraço e boas curvas  :sportbike: :sportbike:
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Maio 17, 2023, 15:54:32, 15:54
Responder #1

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
A parte estética é sempre complicada, acho que uma top case não fica bem em nenhuma mota, mesmo se for uma trail ou uma scooter.
Esteticamente gosto mais de ver os panniers, desde que estejam bem integrados com a mota. Por motivos de arrumação e também para conforto da minha pendura tive que optar por um mal menor, neste caso a Shad SH 40 "cargo" já com encosto de pendura e top rack (que só dá jeito para pousar os óculos e as luvas enquanto tiro ou coloco o capacete. Cabe um capacete apenas (integral) e eventualmente um casaco,  dois pares de luvas e pouco mais. O importante é proporcionar o encosto à pendura basicamente.

Edit: Encontrei estas imagens na web: http://thungshad.com/thung-xe-cb650r.html
« Última modificação: Maio 17, 2023, 15:56:24, 15:56 por Svitre »

Maio 17, 2023, 18:21:23, 18:21
Responder #2

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Boas amigo!

Antes de mais obrigado pelo teu feedback!

Sim em parte concordo que as top case nem sempre ficam bem… mas não sei, associo mais a uma touring do que propriamente a uma naked ou mota mais desportiva.

La está, neste caso o importante é mesmo proporcionar conforto.
Hoje mesmo fui ver um modelo que até me agradou bastante, o novo modelo da Givi E46, com umas linhas mais desportivas, “grande mas discreta”, isto é, como tens umas linhas que a tornam mais baixa não acho tão “monstro”. Achei uma opção interessante mas por acaso não levei a mota para testar no local o aspecto!

Fico a aguardar por mais feedbacks.
Um abraço amigo!
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Maio 18, 2023, 09:44:19, 09:44
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tive uma CB650R durante 3 anos que usei diariamente em Lisboa e com pendura na maior parte do tempo.

Lutei contra a "tentação" de colocar uma topcase na mota, pois nunca encontrei uma topcase que ficasse bem... aliás, por não gostar de ver uma naked com topcase nunca comprei nenhuma, apesar da luta diária em transportar "tralha" de duas pessoas (trabalho e escola), bem como na comodidade da(s) pendura(s).

Como é que eu convivia com essa escolha: os percursos com a pendura mais nova eram pequenos e era ela que levava parte da tralha diária às costas e outra parte a mãe no enlatado (pois trabalha perto da escola).
Em viagens mais longas, com a pendura mais velha: levar o essencial e apenas o essencial. Nunca fiz viagens com a CB "a dois" para viagens que implicavam dormir fora de casa, logo nunca precisei de malas laterais ou realmente da topcase.

A teres de comprar e independentemente da marca que escolheres, verifica se a pendura fica confortável, não pela forma como se encosta na topcase mas como ficará "direita"  relativamente ao posicionamento dos pés. Como saberás a posição do poisa pés do pendura "obriga" ao pendura a adotar uma posição "mais desportiva". Ora se lhe colocas uma topcase, poderá ao encostar-se ter uma posição "anormal" para o tipo de mota: naked (não sei se me entendes nesta questão).

A comprar topcase nunca superior aos 40/45 litros. É um exagero para mim para se colocar "a mais" numa naked dessas.
Para mim a SHAD tem os suportes que poderão "disfarçar" um pouco mais a existência de uma topcase e acho que têm muito boa qualidade sem te arrebentarem a carteira.

Mas vê várias opções... aconselha-te numa loja de motociclismo de qualidade, vai ver ao vivo...

Maio 18, 2023, 11:51:44, 11:51
Responder #4

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Boas amigo JViegas.

Agradeço o teu feedback!

Entendo perfeitamente o que dizes em todos os aspectos…principalmente a parte da tentação 🤣
É um bom ponto de vista o testar a posição do pendura com a top case na verdade… confesso que não me tinha ocorrido tal coisa 🤦🏻‍♂️ O que pode ser uma suposta ajuda de conforto, pode realmente tornar-se uma “dor de cabeça” maior!

No que toca à modelos que já vi e referi anteriormente foi este:

link: https://www.givi.it/produtos-pt/bas/bas-para-moto-de-plstico/e46-tech-riviera

O porquê de achar este modelo interessante, primeiramente pelas linhas mais desportivas pois embora seja uma top case de 46l, em termos de aspecto parece-me mais pequena por ser bem mais baixa que a maioria. Não sei, da-lhe um ar mais “bonito” se é que se pode dizer que uma top case é bonita 🤷‍♂️
Depois o optar pela Givi, prende-se ao facto de facilmente o suporte poder ser amovível sem grande trabalho, é desapertar 2 parafusos e voilà, mota desportiva novamente 🤩

É o meu ponto de vista, la está são opiniões…consensos neste tema penso ser quase impossível não é 🤣

Abraço e boas curvas  :sportbike: :sportbike:
« Última modificação: Maio 18, 2023, 11:54:28, 11:54 por joliveira15 »
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Maio 18, 2023, 13:00:22, 13:00
Responder #5

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
A top case da minha é similar a essa e não a recomendo a ninguém. Diz Kawasaki mas é GIVI com branding.




Antes desta tive uma Shad SH59x e a diferença de qualidade entre as duas é abismal.

O fecho da GIVI é tosco, dificil de fechar com uma mão, os acabamentos são fraquinhos, nota-se diferenças nas folgas quando a mala está fechada, etc.
Além disso, o interior da mala está mal otimizado de forma a que o capacete só cabe numa certa posição estranha enquanto que na SHAD (que era maior) cabia perfeitamente pousado.

Não sei se os mecanismos e standards de qualidade dessa que postaste e da minha são semelhantes, mas se sim então não te recomendo que vás por esse caminho.
« Última modificação: Maio 18, 2023, 14:28:25, 14:28 por ThatsMe »

Maio 18, 2023, 13:02:59, 13:02
Responder #6

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Tive uma CB650R durante 3 anos que usei diariamente em Lisboa e com pendura na maior parte do tempo.

Lutei contra a "tentação" de colocar uma topcase na mota, pois nunca encontrei uma topcase que ficasse bem... aliás, por não gostar de ver uma naked com topcase nunca comprei nenhuma, apesar da luta diária em transportar "tralha" de duas pessoas (trabalho e escola), bem como na comodidade da(s) pendura(s).

Como é que eu convivia com essa escolha: os percursos com a pendura mais nova eram pequenos e era ela que levava parte da tralha diária às costas e outra parte a mãe no enlatado (pois trabalha perto da escola).
Em viagens mais longas, com a pendura mais velha: levar o essencial e apenas o essencial. Nunca fiz viagens com a CB "a dois" para viagens que implicavam dormir fora de casa, logo nunca precisei de malas laterais ou realmente da topcase.

A teres de comprar e independentemente da marca que escolheres, verifica se a pendura fica confortável, não pela forma como se encosta na topcase mas como ficará "direita"  relativamente ao posicionamento dos pés. Como saberás a posição do poisa pés do pendura "obriga" ao pendura a adotar uma posição "mais desportiva". Ora se lhe colocas uma topcase, poderá ao encostar-se ter uma posição "anormal" para o tipo de mota: naked (não sei se me entendes nesta questão).

A comprar topcase nunca superior aos 40/45 litros. É um exagero para mim para se colocar "a mais" numa naked dessas.
Para mim a SHAD tem os suportes que poderão "disfarçar" um pouco mais a existência de uma topcase e acho que têm muito boa qualidade sem te arrebentarem a carteira.

Mas vê várias opções... aconselha-te numa loja de motociclismo de qualidade, vai ver ao vivo...


Isto é sempre muito subjectivo, mas compreendo perfeitamente o amigo JViegas, e se eu tivesse uma CB650R, também iria lutar até ao fim por não lhe colocar uma top case.
Na minha opinião, um top case é sempre um top case, ou seja, um trambolho em qualquer moto. (eu tenho uma na Integra)
Mas há motos em que choca mais do que noutras, porque arruinam ainda mais a estética. Por exemplo, é possível colocar um top case numa Hayabusa, mas vai parecer quase cómico.
Para mim, qualquer desportiva ou naked fica sempre (muito) mal de top case.
Muito pior do que qualquer outra moto, trail, naxi-scooter, adventure, turística...

Chamaria a atenção para outra coisa: faz alguma diferença a forma da top case, mas não menos importante é o suporte (o conjunto de "ferros" que suportam o apoio onde a top case encaixa. Em algumas motos esses suportes são relativamente discretos. Noutras, são veraddeiros andaimes. Isso também deve ser tido em conta se a estética for um elemento fundamental, ou pelo menos muito importante.

Maio 18, 2023, 14:22:03, 14:22
Responder #7

mrsantos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: F 900XR
  • Localidade: Moita
Boas,

Eu também acabei por colocar uma top case na minha. As razões foram também aumentar o conforto da minha mulher, bem como ter espaço para colocar os capacetes. Acabei por ir para a Shad Sh47, que é grande mas acaba por "parecer" pequena e bastante discreta.
https://www.shad.es/en/shad-world/products/cases/top-cases/sh47-white/c17r200/


Maio 18, 2023, 14:51:22, 14:51
Responder #8

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Boas malta.

Basicamente vamos todos bater no mesmo, sim uma top case numa naked fica péssimo… mas aqui interessa mesmo apenas criar mais algum conforto e/ou segurança à minha mulher!

O optar pela Givi e não por Shad, basicamente é pelas barras e base da top case. Não gosto nada da estética da base das top case da Shad assim como as barras não são facilmente amovíveis, pois como referi anteriormente, na Givi com apenas 2 parafusos de cada lado se consegue facilmente colocar a bicha no seu modo “normal” e “puro”. Além de que os apoios me parecem mais resistentes na Givi.
Nunca tive nenhuma das duas marcas, mas pelo que já vi presencialmente e em pesquisas on-line é apenas a minha opinião!

Quanto à fiabilidade e qualidade deste novo modelo que referi da Givi, pelo que me disseram na loja tem saído bastante e mesmo sendo relativamente diferente em termos de estética os clientes estão bastante satisfeitos.

Abraço e obrigado pelo vosso feedback  :sportbike: :sportbike:
« Última modificação: Maio 18, 2023, 14:52:41, 14:52 por joliveira15 »
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Maio 18, 2023, 14:53:12, 14:53
Responder #9

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto

Quanto à fiabilidade e qualidade deste novo modelo que referi da Givi, pelo que me disseram na loja tem saído bastante e mesmo sendo relativamente diferente em termos de estética os clientes estão bastante satisfeitos.


Duvido muito que te fossem dizer que a top case é uma porcaria  :D

Maio 18, 2023, 14:57:09, 14:57
Responder #10

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Sendo uma loja de confiança e que vende as duas marcas, aconselharam-me o melhor dentro dos possíveis!
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Maio 18, 2023, 15:57:42, 15:57
Responder #11

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Verifica também o que tens de desmanchar na mota para colocares a estrutura/suporte da topcase. Existem modelos que tens que desmanchar a traseira da mota.

Atenção ao seguinte:
(na minha opinião)

Uma topcase de 47 litros já leva muita coisa e será sempre grande e ficará pesada. Se o conforto da pendura melhora terás que ver a integridade de todo o conjunto. Já tenho visto topcase em motas que abanam todas devido ao piso e à "simplicidade" de montagem.
Lembra-te que um suporte único (tipo scooter) é diferente de duas barras colocadas em cada lado da mota.

Penso que seja uma questão de compromisso teu, o tempo que andes com a pendura para o tempo que andas sozinho e queres apenas uma naked sem top case. Algo simples de desmanchar também deve ser considerado, tal como o referes.

Depois atualiza.

Umas sugestões (do tempo em que andei a pesquisar topcase para a minha CB650R)
https://www.motoin.de/Acessorios/Malas-sacos/Malas-Topcases/Givi-WL901-Weightless-monochave-de-topcase::60949.html?language=pt

(Para mim esta tem muita classe, não é de plástico e pode servir igualmente para a pendura se encostar)

Ou então esta, muuuuito mais cara, mas que me levava a colocar numa naked:
https://www.fc-moto.de/pt/SW-Motech-URBAN-ABS-topcase-system-Black-Honda-X-ADV-16-top-case-system-Black-Honda-X-ADV-16-sistema-de-casos-superior-Espreto-Honda-X-ADV-16
(numa das fotos podes ver o conjunto de malas laterais montadas numa MT)

Maio 18, 2023, 19:49:37, 19:49
Responder #12

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Amigo JViegas,

Esse modelo que citou (WL901) da Givi teve a oportunidade de “o ver na mão”? Não sendo plástico será que tem “capacidade” suficiente para criar algum suporte ao pendura?
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Maio 19, 2023, 10:16:07, 10:16
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Infelizmente foi muito difícil encontrar uma loja que tivesse essa topcase, talvez porque não tem muita saída. Nunca encontrei nenhuma.
Alerto que perguntei apenas em três lojas de Lisboa quando ainda estava indeciso sobre a compra de topcase para a CB650R.

Penso que a "capacidade" do suporte ao pendura será menor pois se reparares é mais "baixa" nem terá a resistência de uma topcase "normal".
Estas topcase apenas as indiquei por serem mais "discretas" do que as tradicionais.

Mas recomendo-te sempre passares por umas lojas de motociclismo, dares uma vista de olhos e encontrares um compromisso entre a comodidade e segurança para a tua pendura e que não fique feia na CB650R.