Autor Tópico: Aquisição de eléctrica... ou não!?  (Lida 2140 vezes)

Fevereiro 05, 2024, 12:28:26, 12:28
Lida 2140 vezes

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Olá pessoal!

Há 2 anos pensei adquirir uma Super Soco TC, mas depressa cheguei à conclusão que não iria satisfazer as minhas necessidades.
Rapidamente ponderei a TC Max, mas depois de muito reflectir, achei que era precoce porque a marca ainda não tinha assim muito nome no mercado e os modelos ainda estavam em circulação há pouco tempo para se poder ter uma opinião mais fundamentada e, bem, porque é uma marca... chinesa... não que as marcas chinesas não façam coisas boas, que fazem, mas para este price target, já desconfio mais.
Cheguei a contactar alguns concessionários e obtive valores, mas como o concessionário mais próximo de mim está a 80km, fiquei com receio de que, se precisasse de alguma coisa da parte deles, não tivesse bateria para lá chegar... quanto mais não seja, terei sempre de lá ir para a revisão dos 1000 e 3000km. Isso preocupa-me porque não tenho forma de transportar a mota sem ter de pagar, o que representará custos acrescidos.

Tendo em conta que os consumos anunciados nunca correspondem ao real (com a bike elétrica acontece a mesma coisa), estimo que para fazer uma viagem daqui até ao concessionário, não vou conseguir fazê-la com uma única carga (a não ser que vá a pastelar a 50 ou a 60 à hora  :toma:).
A quem tem experiência com eléctricas, nunca aconteceu terem de parar para carregar?
É que lembrei-me do seguinte: se for pela AE podemos sempre parar numa estação de serviço, ir beber um café e ligar à tomada um bocado (tipo portátil)... ou há algum impedimento nisto? (Além do facto de ser um pouco estranho lol)

Será que é fiável?
Será que não vou ter problemas com a segurança?
Uma falha eléctrica em andamento pode dar asneira da grossa...
Não começarão os parafusos e toda a parte metálica da mota a enferrujar (como se vê tanta queixa por aí)?
Será mais seguro optar por uma a combustão de marca reputada?
Depois de ver o tópico do companheiro @Sergioandrules uma pessoa até fica com os cabelos em pé  :???:

Neste momento está uma campanha em vigor que retira 1000€ à mota e por isso estou muito tentado... mais (ou menos lol) o valor do apoio do fundo ambiental... esteticamente acho-a muito bonita e consigo sentar-me nela chegando com os 2 pés ao chão (requisito essencial para mim, já que vendi a XMAX exactamente por esse razão - era demasiado alta para mim e apanhei alguns sustos à conta disso).

A minha intenção é utilizar para o commute diário (7km casa-trabalho) e pouco mais.
SEMPRE com bom tempo - não tenho qualquer necessidade de andar à chuva e mesmo em termos de segurança não facilito.

Outro "problema" que terei caso a compre, tem a ver com o carregamento.
É que na garagem do prédio não tenho onde a carregar... nem no trabalho.
Ou seja, teria de tirar a bateria para a trazer para casa... e 20Kg ainda pesam... penso que será algo ultrapassável, apesar de pouco prático.

Bom, penso que chega de dúvidas (para já!  :stuck_out_tongue_winking_eye:).
Sintam-se à vontade para opinar!
Obrigado!
« Última modificação: Fevereiro 05, 2024, 12:31:34, 12:31 por MoxFulder »

Fevereiro 05, 2024, 14:10:48, 14:10
Responder #1

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
Olá pessoal!

Há 2 anos pensei adquirir uma Super Soco TC, mas depressa cheguei à conclusão que não iria satisfazer as minhas necessidades.
Rapidamente ponderei a TC Max, mas depois de muito reflectir, achei que era precoce porque a marca ainda não tinha assim muito nome no mercado e os modelos ainda estavam em circulação há pouco tempo para se poder ter uma opinião mais fundamentada e, bem, porque é uma marca... chinesa... não que as marcas chinesas não façam coisas boas, que fazem, mas para este price target, já desconfio mais.
Cheguei a contactar alguns concessionários e obtive valores, mas como o concessionário mais próximo de mim está a 80km, fiquei com receio de que, se precisasse de alguma coisa da parte deles, não tivesse bateria para lá chegar... quanto mais não seja, terei sempre de lá ir para a revisão dos 1000 e 3000km. Isso preocupa-me porque não tenho forma de transportar a mota sem ter de pagar, o que representará custos acrescidos.

Tendo em conta que os consumos anunciados nunca correspondem ao real (com a bike elétrica acontece a mesma coisa), estimo que para fazer uma viagem daqui até ao concessionário, não vou conseguir fazê-la com uma única carga (a não ser que vá a pastelar a 50 ou a 60 à hora  :toma:).
A quem tem experiência com eléctricas, nunca aconteceu terem de parar para carregar?
É que lembrei-me do seguinte: se for pela AE podemos sempre parar numa estação de serviço, ir beber um café e ligar à tomada um bocado (tipo portátil)... ou há algum impedimento nisto? (Além do facto de ser um pouco estranho lol)

Será que é fiável?
Será que não vou ter problemas com a segurança?
Uma falha eléctrica em andamento pode dar asneira da grossa...
Não começarão os parafusos e toda a parte metálica da mota a enferrujar (como se vê tanta queixa por aí)?
Será mais seguro optar por uma a combustão de marca reputada?
Depois de ver o tópico do companheiro @Sergioandrules uma pessoa até fica com os cabelos em pé  :???:

Neste momento está uma campanha em vigor que retira 1000€ à mota e por isso estou muito tentado... mais (ou menos lol) o valor do apoio do fundo ambiental... esteticamente acho-a muito bonita e consigo sentar-me nela chegando com os 2 pés ao chão (requisito essencial para mim, já que vendi a XMAX exactamente por esse razão - era demasiado alta para mim e apanhei alguns sustos à conta disso).

A minha intenção é utilizar para o commute diário (7km casa-trabalho) e pouco mais.
SEMPRE com bom tempo - não tenho qualquer necessidade de andar à chuva e mesmo em termos de segurança não facilito.

Outro "problema" que terei caso a compre, tem a ver com o carregamento.
É que na garagem do prédio não tenho onde a carregar... nem no trabalho.
Ou seja, teria de tirar a bateria para a trazer para casa... e 20Kg ainda pesam... penso que será algo ultrapassável, apesar de pouco prático.

Bom, penso que chega de dúvidas (para já!  :stuck_out_tongue_winking_eye:).
Sintam-se à vontade para opinar!
Obrigado!
Olá
Eu fui utilizador de uma maxi scooter elétrica entre 2010 e 2016. Percorri mais de 60 000km sem grandes problemas. Era de fabrico chinês, não tinha grande qualidade de construção, mas no mais importante, motor e baterias, era uma máquina de papar kms. Um amigo chegou aos 150 000km com uma idêntica

Viste as Silence? A bateria de 5,4kwh é removível tipo trolley, faz 100km por carga e tem uma rede de assistência aceitável. Consumos de 5kwh/100km (0,50€), vel max 100kmh equivale a 125cc.
A marca produz também as Seat MO. Qualidade acho mediana, mas tendo em conta o que existe em 2 rodas elétricos, é uma boa opção.

Carregar nas Áreas de serviço numa tomada normal, creio que não autorizam porque para essa função têm os carregadores rápidos. É possível usar um destes carregadores usando um adaptador para Type2 mas o preço por kWh é absurdo.

Gosto muito da BMW C-evo, infelizmente foi descontinuada.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2024, 14:13:47, 14:13 por marcopns »

Fevereiro 05, 2024, 15:49:16, 15:49
Responder #2

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Obrigado pela partilha @marcopns.
Sim, já conheço as Silence.
Tem duas coisas que me afastam dela:
- não queria ter novamente uma scooter;
- o preço  :D

Falei há pouco com um concessionário de Lisboa e disseram-me que existe um adaptador que permite carregar a bateria nos postos de carregamento.
Custa 160€, mas sempre permite eliminar o problema que referi.
Tenho é de me assegurar que funciona bem e não frita a bateria!  :pensador:

Fevereiro 05, 2024, 16:37:00, 16:37
Responder #3

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
Obrigado pela partilha @marcopns.
Sim, já conheço as Silence.
Tem duas coisas que me afastam dela:
- não queria ter novamente uma scooter;
- o preço  :D

Falei há pouco com um concessionário de Lisboa e disseram-me que existe um adaptador que permite carregar a bateria nos postos de carregamento.
Custa 160€, mas sempre permite eliminar o problema que referi.
Tenho é de me assegurar que funciona bem e não frita a bateria!  :pensador:
Em 2012 já fazíamos esses adaptadores em casa
No AliExpress procura por “Type 2 to Schuko” consegues por pouco mais de 20€.

Realmente a SuperSoco é mais bonita. O preço com a promoção é mais baixo que a Silence mas tem em conta que a bateria é muito mais pequena, 3,2kwh vs 5,4kwh. Com 3,2kwh fazes uns 60km com uma carga em cidade. A Silence faz mais de 100km em condições idênticas.


Algo que deves ter em conta. A SuperSoco tem tração por correia, o que obriga a maior manutenção. Nem sempre as motas com este sistema de tração tem regeneração, confirma se a SuperSoco tem.

Na Silence e em scooters idênticas o motor é incluído na roda, que pode durar uma vida. Tem desvantagens, por exemplo tem mais dificuldade em dissipar calor, pode aquecer e limitar desempenho em dias de muito calor, ou após algumas dezenas de kms na velocidade máxima. Mas no uso em cidade é o ideal. Geralmente são mais eficientes.

Fevereiro 05, 2024, 17:19:13, 17:19
Responder #4

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Sim, eu sei que esses adaptadores existem ;) mas quero ter a garantia do vendedor que não dão cabo da bateria em três tempos. E vou também contactar a marca para saber se há algum que recomendem (se é que recomendam!), para ficar com tudo certinho, direitinho e evitar potenciais problemas.
À partida iria ser usado apenas naquelas situações que referi (é sempre bom ter um plano B).

Quanto à regeneração - a Super Soco não tem. Tenho lido muito e há muitas pessoas que acabam por ativar essa função mas "por fora". Honestamente, acho que iria ganhar pouco com isso e nunca o faria dentro do período da garantia. Era um bónus porreiro? Sim, claro que sim! Mas é o que é.

Em relação a valores... bem... a S01 LE3 custa quase 7200€ + documentação.
A TC Max fica a 4860€ já com documentação.
A diferença ainda é bastante grande.

EDIT: A S02 é mais económica... fica perto 6000€ já com documentação.

Mas para estes valores provavelmente já pensaria duas vezes em ir para motores a combustão e cilindrada acima... mas lá está, teria de ir tirar a carta...
A promo da TC Max acaba por conseguir aqui um equilíbrio porreiro... tenho de a ir experimentar!
« Última modificação: Fevereiro 05, 2024, 17:27:19, 17:27 por MoxFulder »

Fevereiro 05, 2024, 19:53:27, 19:53
Responder #5

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
Sim, eu sei que esses adaptadores existem ;) mas quero ter a garantia do vendedor que não dão cabo da bateria em três tempos. E vou também contactar a marca para saber se há algum que recomendem (se é que recomendam!), para ficar com tudo certinho, direitinho e evitar potenciais problemas.
À partida iria ser usado apenas naquelas situações que referi (é sempre bom ter um plano B).

Quanto à regeneração - a Super Soco não tem. Tenho lido muito e há muitas pessoas que acabam por ativar essa função mas "por fora". Honestamente, acho que iria ganhar pouco com isso e nunca o faria dentro do período da garantia. Era um bónus porreiro? Sim, claro que sim! Mas é o que é.

Em relação a valores... bem... a S01 LE3 custa quase 7200€ + documentação.
A TC Max fica a 4860€ já com documentação.
A diferença ainda é bastante grande.

EDIT: A S02 é mais económica... fica perto 6000€ já com documentação.

Mas para estes valores provavelmente já pensaria duas vezes em ir para motores a combustão e cilindrada acima... mas lá está, teria de ir tirar a carta...
A promo da TC Max acaba por conseguir aqui um equilíbrio porreiro... tenho de a ir experimentar!
Subiram o preço. Recordo-me que há cerca de 1 ano propunham a S1 Connect por pouco mais de 5 000€ com as promoções de Inverno. 7200€ é exagero para a qualidade geral da scooter.

Eu abandonei as motos apenas porque mudei de trabalho e passou a ser necessário transportar pessoas e carga. Faço cerca de 100km por dia, por isso continuo na mobilidade elétrica de 4 rodas.

As revisões aos 3000km ou aos 5000km são um exagero….

Fevereiro 06, 2024, 10:43:53, 10:43
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá.
Apenas respondo porque tenho uma 125cc e no teu post estás a considerar como alternativa uma mota a combustão.
Não tenho qualquer experiência em motos/scooters elétricas.

Comprei uma Honda SH125 (que já vem com topcase) por cerca de 4 mil e tal euros (existem modelos de outros construtores mais baratos).
Não é a mais bonita mas para mim é a mais prática e menos dispendiosa até que a minha vida quotidiana me permita comprar algo "maior".

Tem 8198 kms (abasteci hoje com 10,75 € para 5,6 litros num depósito de 7 litros)
Não tem ainda um ano (comprei-a em Abril)
Gastei em abastecimentos: 331,49 €

A diferença para o custo de uma elétrica, até obter o "breake even", era... é só fazer as contas...
Ainda considerei uma scooter elétrica, mas quando fiz as contas optei pela combustão.

Com essa escolha não tenho problemas de autonomia (um deposito faz-me 270kms sem me esforçar nada).
Velocidades entre os 80 e 90 kms, a dois, com tralha, 2ª circular.

Faço diariamente 70 kms (3 dias) 30 kms (2 dias).


Se o problema é a revisão e tratando-se de uma elétrica o stand terá que ficar dentro do raio de ação da mota, se não terás que parar pelo caminho, e uma revisão torna-se um dia "perdido".

Atenção que todas as minhas motas foram compradas em Évora e fiz sempre por lá as revisões (são 150 kms para ir lá).
Não vou com esta 125cc porque não quero demorar o dia inteiro, daí ir a Lisboa às revisões que acontecem de 6 mil em 6 mil.

Para fazer 7 kms valerá a pena investir em 5 mil ou 6 mil euros numa mota elétrica que te garanta uma autonomia suficiente para chegares ao stand para a sua revisão (80 e tal kms)?

Parece-me que tens igualmente uma bicicleta elétrica.
Um exemplo que conheço pessoalmente:
Tenho um colega meu que tem uma bicicleta elétrica, mora a cerca de 4 kms e vem todos os dias com a máquina para o trabalho.
Tem umas bolsas laterais e aquilo dá-lhe perfeitamente, segundo me diz.
Ao fim-de-semana vai passear com aquilo para o Parque das Nações até a Oeiras na boa.
 
Gastou quase 2 mil euros mas parece que vale todos os euros.

« Última modificação: Fevereiro 06, 2024, 10:48:02, 10:48 por JViegas »

Fevereiro 06, 2024, 22:42:27, 22:42
Responder #7

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Subiram o preço. Recordo-me que há cerca de 1 ano propunham a S1 Connect por pouco mais de 5 000€ com as promoções de Inverno. 7200€ é exagero para a qualidade geral da scooter.

Eu abandonei as motos apenas porque mudei de trabalho e passou a ser necessário transportar pessoas e carga. Faço cerca de 100km por dia, por isso continuo na mobilidade elétrica de 4 rodas.

As revisões aos 3000km ou aos 5000km são um exagero….
Pois, não estão baratas não...
A Seat MO 125 está um pouco mais baixa e é engraçadita. Tenho de ver quais as diferenças para a nova versão Performance. No entanto, já estaria a optar por uma scooter, coisa que não queria muito...
Mas obrigado pela partilha!  :nice:



Olá.
Apenas respondo porque tenho uma 125cc e no teu post estás a considerar como alternativa uma mota a combustão.
Não tenho qualquer experiência em motos/scooters elétricas.

Comprei uma Honda SH125 (que já vem com topcase) por cerca de 4 mil e tal euros (existem modelos de outros construtores mais baratos).
Não é a mais bonita mas para mim é a mais prática e menos dispendiosa até que a minha vida quotidiana me permita comprar algo "maior".

Tem 8198 kms (abasteci hoje com 10,75 € para 5,6 litros num depósito de 7 litros)
Não tem ainda um ano (comprei-a em Abril)
Gastei em abastecimentos: 331,49 €

A diferença para o custo de uma elétrica, até obter o "breake even", era... é só fazer as contas...
Ainda considerei uma scooter elétrica, mas quando fiz as contas optei pela combustão.

Com essa escolha não tenho problemas de autonomia (um deposito faz-me 270kms sem me esforçar nada).
Velocidades entre os 80 e 90 kms, a dois, com tralha, 2ª circular.

Faço diariamente 70 kms (3 dias) 30 kms (2 dias).


Se o problema é a revisão e tratando-se de uma elétrica o stand terá que ficar dentro do raio de ação da mota, se não terás que parar pelo caminho, e uma revisão torna-se um dia "perdido".

Atenção que todas as minhas motas foram compradas em Évora e fiz sempre por lá as revisões (são 150 kms para ir lá).
Não vou com esta 125cc porque não quero demorar o dia inteiro, daí ir a Lisboa às revisões que acontecem de 6 mil em 6 mil.

Para fazer 7 kms valerá a pena investir em 5 mil ou 6 mil euros numa mota elétrica que te garanta uma autonomia suficiente para chegares ao stand para a sua revisão (80 e tal kms)?

Parece-me que tens igualmente uma bicicleta elétrica.
Um exemplo que conheço pessoalmente:
Tenho um colega meu que tem uma bicicleta elétrica, mora a cerca de 4 kms e vem todos os dias com a máquina para o trabalho.
Tem umas bolsas laterais e aquilo dá-lhe perfeitamente, segundo me diz.
Ao fim-de-semana vai passear com aquilo para o Parque das Nações até a Oeiras na boa.
 
Gastou quase 2 mil euros mas parece que vale todos os euros.

Eu neste momento estou apenas a equacionar mesmo.
Seja eléctrica, seja a combustão.

Faltou-me dar contexto à situação.
Tenho andado muito tentado a vender a bicicleta elétrica e mudar para motociclo porque chateio-me de chegar com uma mancha de suor nas costas ao trabalho. Por mais que o motor ajude, em Santarém é impossível isto não acontecer. Digamos que a comprei para tentar perceber se conseguia ultrapassar esta situação, mas não. Claro, não transpiro tanto como acontecia com a bicicleta dita "normal", mas acontece e não é agradável. O verão aqui não perdoa.
Depois, andar a 25kmh é um bocado a passo de caracol... por fim, desde Março do ano passado arranjei uma lesão no joelho que me limita o pedalar (nos dias a seguir fico quase inop :( ). Já lá vão vários meses de fisioterapia e não há meio disto aliviar... começo a ter dúvidas que volte ao que era antes.
Mas tendo 2 filhos, a razão pela qual estou a pensar adquirir novamente mota, não passa apenas pela questão da practicidade e da poupança. TAMBÉM são aspectos importantes, claro, mas não os principais.
Isto porque vou ter de continuar a usar muito o carro (levar/buscar os miúdos à escola, às actividades etc), e por isso, a utilização da mota vai ter mais a ver com questões de lazer do que com poupança (pelo menos nesta fase).
Claro, sempre que puder vou aproveitar para a usar e poupar um pouco o carro, mas tenho a clara noção de que muitas vezes vai ter de ficar na garagem.
Sendo assim, quero olhar para ela e pensar: "Fogo, é muita bonita! Era mesmo isto!" e não: "Feia c'mós trovões, MAS POUPADINHA!"  :D

A questão da TC Max surge um pouco nesse contexto.
Está a um preço muito porreiro (4500€) e ainda se conseguem ir buscar mais 500€ do apoio, baixando por isso o investimento para 4000€. E é bonita! (para mim, obviamente).

Mas (e este é um GRANDE MAS), as dificuldades criadas pelo facto de não conseguir chegar ao stand com uma carga deixam-me muito apreensivo.

Tal como disse, num dos concessionários disseram-me que é possível usar um adaptador para carregar a bateria nos postos de carregamento automóvel. Isso eliminava-me o problema. MAS, noutro concessionário garantiram-me que tal não é possível. Já enviei e-mail ao importador para obter esclarecimentos.
Nas minhas cogitações sobre isto já me lembrei do seguinte: imaginemos que saio de Santarém e vou pela Nacional fora até Vila Franca ou Alverca. Não consigo arranjar por aqui nenhum Pingo Doce com zona de restauração em que leve a bateria comigo e a ponha lá a carregar um bocado numa tomada normal? Dessa forma conseguia "partir" a viagem a meio e já conseguiria chegar a Lisboa para fazer a revisão.
Quer dizer, eu ajeito-me para essas coisas, mas prefiro pagar e ficar descansado. Principalmente em período de garantia gosto sempre que seja o concessionário oficial a fazê-lo.
É chato? É... mas estou numa de explorar todas as opções para me poder decidir.


Fevereiro 07, 2024, 00:03:28, 00:03
Responder #8

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
Sobre o carregamento na rua…
Há 2 tipos de postos, os lentos e os rápidos/ultra-rapidos. A diferença mais clara é que os postos lentos precisas usar um cabo próprio, já os postos rápidos tem o cabo incluído no próprio posto.

Não será possível usares postos rápidos, apenas podes usar os lentos com o adaptador referido lá em cima e com o teu carregador original da moto. O posto lento fornece uma ligação AC 230V exatamente igual a que tens em casa. Não há qualquer inconveniente no uso desta tomada, exceto o custo. A tua mota não vai carregar mais depressa, nem vai trazer qualquer stress na bateria. Se o stand não sabe dizer-te isto é porque não percebe nada de mobilidade elétrica nem da mota que vende.

Usa a app Miio para saberes a localização dos postos lentos. Normalmente os postos do Pingo Doce, Lidl, intermarché, etc são rápidos.

Fevereiro 07, 2024, 00:32:14, 00:32
Responder #9

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
@marcopns - ok, percebi!
Até hoje ainda não tinha sequer ouvido falar nessa diferença de postos.
Mas eu sou um bocado desastrado nestas coisas e como ainda não me tinha dedicado muito a estudar a coisa, admito o meu desconhecimento...  :napodeser:

Basicamente será isto não é?

Adaptador ficha Schuko ou CEE 16A (3.7kw) para ficha Mennekes Type 2 com 0,6mts 16A (3.7kw) para usar nos postos públicos de carregamento.

Com estas especificações não haverá problema ou tenho de procurar outras?
Poderei carregar usando postos até que potência de carregamento?
Em termos do custo, estamos a falar em que valores (+/-)?

Obrigado!
« Última modificação: Fevereiro 07, 2024, 01:14:48, 01:14 por MoxFulder »

Fevereiro 07, 2024, 10:24:47, 10:24
Responder #10

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
É isso mesmo.
O adaptador vai dar no máximo 3700W, mas a mota vai carregar apenas na potência que o seu carregador interno permite, tal como acontece em casa. Creio que são cerca de 900W. Não tenhas qualquer receio, a carga decorre tal como se estiveres ligado na tomada de casa.


Por curiosidade a Bmw C-evo é das poucas motos que liga diretamente ao posto lento e pode carregar a 2700W

Por curiosidade fui espreitar o OLX, consegues Bmw por 5500€, mas o que achei o melhor negócio foi uma Zero DS por 8 000€ que pertence a um YouTuber conhecido. Grande preço por uma mota de grande qualidade com 13kwh de baterias capaz de fazer mais de 200km por carga.

Fevereiro 07, 2024, 17:19:26, 17:19
Responder #11

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Então vou estar sempre é limitado ao número de postos que "de item" 3,7kw, certo? Tudo o que seja carregadores de 11 ou 22kw  (e todos os outros para cima dessa potência), estão excluídos?
Se for assim, estou tramado lol em Santarém há um posto de 3.7kw. Entre Santarém e Lisboa, só consigo encontrar um posto de 3kw no Parque Urbano de Santa Iria da Azoia... Pela. Nacional são 70km... Está ali no limite...

Queria evitar comprar VE's usados... Fico sempre meio desconfiado em relação ao estado das baterias...

Tenho de pensar...
Tenho andado a ver as XSR 125 da Yamaha (a combustão) e se as cores para 2024 forem aquelas que vi, posso ter ali uma alternativa que me elimina uma série de problemas...
Não deixa de ser uma 125 cara, mas ali sei que algumas das minhas preocupações são logo eliminadas...
« Última modificação: Fevereiro 07, 2024, 18:08:45, 18:08 por MoxFulder »

Fevereiro 07, 2024, 18:10:53, 18:10
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Então vou estar sempre é limitado ao número de postos que "de item" 3,7kw, certo? Tudo o que seja carregadores de 11 ou 22kw  (e todos os outros para cima dessa potência), estão excluídos?
Se for assim, estou tramado lol em Santarém há um posto de 3.7kw. Entre Santarém e Lisboa, só consigo encontrar um posto de 3kw no Parque Urbano de Santa Iria da Azoia... Pela. Nacional são 70km... Está ali no limite...

Queria evitar comprar VE's usados... Fico sempre meio desconfiado em relação ao estado das baterias...

Tenho de pensar...
Tenho andado a ver as XSR 125 da Yamaha (a combustão) e se as cores para 2024 forem aquelas que vi, posso ter ali uma alternativa que me elimina uma série de problemas...
Não deixa de ser uma 125 cara, mas ali sei que algumas das minhas preocupações são logo eliminadas...

sao 70 kms a 60 kmh... convem nao esquecer isso
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 07, 2024, 19:25:18, 19:25
Responder #13

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
Então vou estar sempre é limitado ao número de postos que "de item" 3,7kw, certo? Tudo o que seja carregadores de 11 ou 22kw  (e todos os outros para cima dessa potência), estão excluídos?
Se for assim, estou tramado lol em Santarém há um posto de 3.7kw. Entre Santarém e Lisboa, só consigo encontrar um posto de 3kw no Parque Urbano de Santa Iria da Azoia... Pela. Nacional são 70km... Está ali no limite...

Queria evitar comprar VE's usados... Fico sempre meio desconfiado em relação ao estado das baterias...

Tenho de pensar...
Tenho andado a ver as XSR 125 da Yamaha (a combustão) e se as cores para 2024 forem aquelas que vi, posso ter ali uma alternativa que me elimina uma série de problemas...
Não deixa de ser uma 125 cara, mas ali sei que algumas das minhas preocupações são logo eliminadas...
Não, qualquer posto lento é compatível. Podem ser postos de 22kw, o teu adaptador só vai permitir usar 3,7kw e o carregador da moto só vai puxar o que precisa.

Aplica o seguinte filtro na app Miio

« Última modificação: Fevereiro 07, 2024, 19:33:11, 19:33 por marcopns »

Fevereiro 07, 2024, 19:39:27, 19:39
Responder #14

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
sao 70 kms a 60 kmh... convem nao esquecer isso
É um dia perdido…
O que me parece pior são os intervalos de 3000km.

Fevereiro 07, 2024, 20:39:43, 20:39
Responder #15

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
É um dia perdido…
O que me parece pior são os intervalos de 3000km.
Sim...
Quando lá for testar a mota pergunto como serão as revisões posteriores.



Não, qualquer posto lento é compatível. Podem ser postos de 22kw, o teu adaptador só vai permitir usar 3,7kw e o carregador da moto só vai puxar o que precisa.

Aplica o seguinte filtro na app Miio


Ok, porreiro!
Se posso usar um dos de 22 ou 11kw já consigo fazer uma viagem mais tranquilo! Boa!  :cool:
É que no Electromaps classificam os postos de 3.7kw como lentos e os de 11kw e de 22kw como semi-rápidos, daí ter assumido que só poderia usar os de 3.7kw.
Mas há novidades em relação a isto: liguei para o concessionário e expliquei a minha preocupação com este ponto (e que provavelmente seria por aqui que o negócio poderia cair) e eles contactaram o importador.
Resposta - "Boa tarde. Na sequência do que falámos, confirmo que na zona de Almeirim terá um parceiro do importador onde poderá depois fazer as revisões e manutenções de acordo com o planeamento da marca, com fatura."


sao 70 kms a 60 kmh... convem nao esquecer isso
Sim, sim, eu sei.
É chato (muito!), mas como não faço MUITOS km's, ainda vou demorar algum tempo a atingi-los.
Isto para dizer que acaba por ser algo que consigo tolerar.
E como trabalho por turnos, tenho folgas à semana  ;) e podendo usar os postos de 11 ou 22kw como disse o @marcopns, acabo por não precisar de ir a 60kmh, posso esticar um pouquinho mais porque tenho a segurança de poder carregar.

Fevereiro 17, 2024, 21:57:36, 21:57
Responder #16

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Olá!
Só para dizer que já fiz a minha escolha e fechei negócio  :festa:
Depois dou mais novidades  :nice:

Fevereiro 19, 2024, 09:37:22, 09:37
Responder #17

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá!
Só para dizer que já fiz a minha escolha e fechei negócio  :festa:
Depois dou mais novidades  :nice:

Parabéns... depois atualiza. Estou curioso.

Março 01, 2024, 22:28:11, 22:28
Responder #18

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
E já cá está!  :confetti:


TC Max Night Edition


Entretanto já andei a mudar algumas coisas (OCD + o bicho do DIY, fazer o quê?!)
A primeira alteração foi retirar aquela publicidade que colocam nas matrículas... depois, sendo a mota toda em preto, não estava a gostar de ver a parte de trás da matrícula em branco...
Lixadela, primário e pintura (preto mate)!

Antes:


Depois:



Não sei quem é que se lembrou de achar que adicionar o som do início do Windows 95 ao start da mota era "cool"............ a primeira vez e a segunda ainda se engole, mas depois é só embaraçoso lol
Lá tive de retirar o painel lateral, remover o módulo do som e arranjar maneira de não deixar a coluna tocar (sem a estragar, obviamente, para efeitos de garantia - caso haja algum problema, é só retirar o material que coloquei a "bloquear" a coluna e deve ficar a funcionar como de origem):



Depois da alteração feita:



O único senão é que, como este é o módulo responsável pelo alarme, este fica desactivado.
Ou melhor, não faz o som do alarme (as rodas continuam a ser bloqueadas).
Como para mim o som era demasiado baixo, acabou por ser uma não questão.
Ia comprar um alarme de disco de qualquer das maneiras.


Por fim, como estava a ouvir um ranger chato sempre que me sentava na mota (parecia vir ou do amortecedor ou do braço oscilante), aproveitei para lubrificar. E o ruído foi embora! Hoorah!


Lista de alterações a curto prazo:
- colocação da grelha de proteção do farol (provavelmente, pintar de preto mate);
- troca de espelhos e pesos para uns Conero 2 da Highsider;
- colocação de grip wraps (Tripmachine);
- troca das tampas dos depósitos de óleo;
- colocação de tampas das válvulas com o logo da marca.

E pronto! É isto!
Novidades em breve, assim que chegar o material que encomendei eheh
« Última modificação: Março 24, 2024, 16:05:39, 16:05 por MoxFulder »

Março 04, 2024, 13:42:37, 13:42
Responder #19

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
E continua a bricolage!  :yeah:
 


Sand them down, prime them up and now the fun part begins! :nice:

Março 05, 2024, 17:21:48, 17:21
Responder #20

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Pinturas terminadas!
Agora é deixar curar e depois montar tudo  :megafeliz:

Entretanto chegaram as tampas dos depósitos do óleo e as tampas das válvulas. Pequenos pormenores, mas que gosto sempre de ver eheh



Amanhã devem chegar os espelhos!
Essa é que deve ser uma alteração substancial ao look da mota!
 :nice:

Março 06, 2024, 19:53:45, 19:53
Responder #21

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Antes:



Depois:


Será que fica melhor com eles para baixo?  :pensador:



Aproveito para dizer que estes espelhos (Highsider Conero 2) e respetivos pesos, são totalmente compatíveis com o guiador da TC Max, trazendo todos os adaptadores necessários.
É plug&play!

Março 07, 2024, 10:12:45, 10:12
Responder #22

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 226
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
MoxFulder,
Os espelhos como são itens de segurança, você deve deixá-los na posição que atende melhor ao uso.
E na posição superior, eles ficam mais protegidos no caso de uma pequena queda ou mesmo esbarrao em um veículo.....


Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Março 07, 2024, 12:18:11, 12:18
Responder #23

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Sim, @Reiner, concordo. E admito que a minha ideia inicial era colocá-los para baixo pois, esteticamente, sempre gostei de ver as cafe racer assim. Mas ao vivo gostei mais de ver para cima, por isso alia-se o agradável aos mais útil e prático  :cool:

Março 12, 2024, 14:51:50, 14:51
Responder #24

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
FINALMENTE lá veio um diazinho sem chuva para levar a "bicla" a passear!



Cumprimentos

Março 12, 2024, 15:34:35, 15:34
Responder #25

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 226
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Se molhar entra em curto circuito?

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Março 12, 2024, 16:34:40, 16:34
Responder #26

MoxFulder

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Pois 'tá claro que sim!  :D
Mas também tem vantagens!
Se o meu desfibrilhador interno me falhar  :tornarseanjinho:, é só juntar o neutro e a fase e TZZZZZZZZ! Já está!   :nice:

Agora mais a sério, por norma não ando à chuva.
Não gosto e evito mesmo.
Se tivesse de andar, seria uma das coisas que me poderia levar a evitar comprar uma eléctrica (apesar do feedback positivo em relação à este aspecto)
« Última modificação: Março 14, 2024, 00:59:10, 00:59 por MoxFulder »