Autor Tópico: Suzuki GSX-S1000F...será esta uma das melhores Sport Tourer?  (Lida 4318 vezes)

Dezembro 23, 2017, 20:21:47, 20:21
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Suzuki GSX-S1000F...será esta uma das melhores Sport Tourer?






Volta e meia, neste fórum vem à baila o segmento Sport Tourer, o que na verdade não é de estranhar em face daquilo que uma máquina destas consegue proporcionar ao felizardo que a compre, sendo vistas por muitos como uma escolha acertada.

Ora uma das que estranhamente não se fala é a GSX-S1000F (que na essência concordarei ser um pouco mais SportBike do que Sport Tourer), e que surgiu no mercado há não muito tempo com um kit gráfico diferente e a inclusão de um set de malas, uma de depósito com 15 lts e outra de 12 lts na traseira da moto.

Além disso incluia também punhos aquecidos e um vidro mais alto para oferecer maior proteção em viagem...

Eu diria que além da maior protecção, assim desta forma acaba também por parecer e fazer-se sentir mais como uma Sport Tourer, apesar de um desempenho e uma mecânica aclamada em muitas publicações como tendo de alguma forma um ADN muitíssimo evidente de "moto de pista".

A este respeito e terminando este início de tópico...deixo-vos aqui um pequeno excerto que a conhecida publicação MCN faz deste modelo da Suzuki:

"This is no soggy, soft sports tourer, the GSX-SF flicks through bends like a well dialled-in race bike. It’s precise, planted in corners and uncannily stable at speed.
(....)
The GSX-S has brilliantly strong mid-range which is extremely easy to exploit on the road.
(....)
The build quality appears to be excellent, chunky and robust. It has a slightly Honda-esque feel to it – chunky and well-made but not particularly inspiring.(....)



Esta é uma das cores mais recentes e que aqui se pode ver igualmente na versão naked...




E esta de seguida é a de 2018... ;)


Novamente quanto a esta última (versão 2018), podem ver-se aqui as specs:  LINK


Nota: Provavelmente terei provocado uma dor de cabeça ao Pedroareias, que já andava a tentar esquecê-la...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Dezembro 23, 2017, 20:49:04, 20:49
Responder #1

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No mercado americano os piscas laranja devem ser obrigatórios..  :o

Mas nem isso consegue "beliscar" o design musculado desta máquina.  :nice:


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Dezembro 23, 2017, 20:54:05, 20:54
Responder #2

Luis Salgueiro

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A estética das GSX é muito fixe !
Quando troquei a CB500X estive quase a fazer negócio com um stand que tinha uma GSX650F em excelente estado,mas as negociações não correram muito bem .
Na altura disseram-me que a máquina é assim para o pesadote e difícil de manobrar 'à mão' e a velocidades baixas . Acabei por ir para a VFR800X e nesse aspecto acho que não há grande diferença. 

Dezembro 23, 2017, 21:56:39, 21:56
Responder #3

pedroareias

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A GSX-S1000F

+ É leve [214 Kg], anunciada como a mais leve da classe, menos 19 Kg do que a Z1000SX.
+ Tem tido excelentes reviews em termos de robustez nos acabamentos e mecânica.
+ Tem o melhor motor das Sport Tourer ligeiras, muito superior ao 1000 da Kawasaki. Faz menos de 9 segundos dos 0 aos 200, comparar com 13.5 da Tracer900.
+ Para 2017 anuncia 150 Cavalos em vez dos 145 de 2015/2016
+ Debita no dinamómetro 160 Cavalos:
+ Comportamento e rigidez do quadro topo-de-gama.

Quanto aos problemas:

- Não é feita para pendura.
- O acelerador/alimentação só foi corrigido recentemente.
- O painel de instrumentos já parece old-school
 

Dezembro 23, 2017, 22:49:09, 22:49
Responder #4

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Se acaso estou a ler bem o gráfico (...e parece-me que sim), a GSX-S1000F ultrapassa na realidade - e bem - a própria potência declarada pelo fabricante.
Respect.. :tirarchapeu:

Aquele bloco de 1.000cc deve mesmo ser algo de especial. Isto leva-me a uma rápida conclusão que...felizmente ainda há uns Japoneses que antes de se agarraram ao trabalho, bebem um Knob Creek de reserva...

Quanto ao painel de instrumentos da GSX parecer old-school, tenho uma opinião um "cadito" diferente.  :)  Pelo menos por comparação ao totalmente outdated da K1300S.


Este é o da BMW K1300S...



Este é o da Honda VFR100F...



Este é aqui o da Suzuki GSX-S1000F...
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Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 15:27:51, 15:27
Responder #5

Moto2cool

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O painel LCD é igual ao da BtC. Tem toda a informação relevante e lê-se bem em qualquer ambiente (a luminosidade é regulável em 6 níveis)
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Dezembro 24, 2017, 15:30:30, 15:30
Responder #6

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É de cor azulado (à noite), certo?  :pensador:

Pelo menos tenho essa ideia... Posso estar errado.
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Dezembro 24, 2017, 17:52:48, 17:52
Responder #7

Moto2cool

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Penso que será igual ao meu, cinzento, com a excepção de ter indicador de controle de tração electrónico. Na minha BtC o controle de tração é manual ;)
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Dezembro 26, 2017, 11:42:22, 11:42
Responder #8

dfelix

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Aquele bloco de 1.000cc deve mesmo ser algo de especial. Isto leva-me a uma rápida conclusão que...felizmente ainda há uns Japoneses que antes de se agarraram ao trabalho, bebem um Knob Creek de reserva...

O "ainda há" não sei... mas pelo menos em tempos houve.
Pois esta moto recicla o bloco da K5.

Dezembro 26, 2017, 13:32:38, 13:32
Responder #9

pedroareias

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O dfelix faz lembrar o Busas.

Voltando ao tema: a renovação da GSX-S trará finalmente um assento para o pendura? Suponho que sim, já que tem sido a crítica mais contundente.

Mas reparem no "choque":

http://jpmmotos.pt/produto/suzuki/suzuki-gsx-s1000f-abs/
http://www.honda.pt/motorcycles/range/sport-touring/vfr800f-2014/specifications.html

Honda: quando é que se vê uma 4 cilindros em condições?


Dezembro 26, 2017, 14:23:53, 14:23
Responder #10

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Realmente choca bastante....
Um p.v.p. fantástico.

Com o que pedem por essa Suzuki, só após uma elevada toma de opiáceos é que alguém, no pleno uso das suas faculdades, iria passar o cartão na compra da VFR.

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Dezembro 26, 2017, 16:15:37, 16:15
Responder #11

JViegas

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É impressão minha ou a "F" desapareceu do site da Suzuki?

http://www.suzukimoto.pt/pt/modelos

EDIT:
« Última modificação: Dezembro 26, 2017, 16:22:09, 16:22 por JViegas »

Dezembro 26, 2017, 16:19:59, 16:19
Responder #12

pedroareias

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Está em actualização para a segunda iteração da "nova" com 150 cavalos e menos consumo.




Dezembro 26, 2017, 16:33:57, 16:33
Responder #13

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Em França já se encontra, p.ex.

http://www.suzuki-moto.com/gamme-2017?models=roadsters

Por cá é que.... :pensador:

Ou então a actualização do site em PT é que estará um pouco desfasado no tempo.
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Dezembro 27, 2017, 09:56:40, 09:56
Responder #14

dfelix

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Com o que pedem por essa Suzuki, só após uma elevada toma de opiáceos é que alguém, no pleno uso das suas faculdades, iria passar o cartão na compra da VFR.

...acredito que ainda assim a VFR vende mais.



Dezembro 27, 2017, 11:37:02, 11:37
Responder #15

JViegas

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Um companheiro que trabalha aqui perto tem uma bordeaux com vidro alto da givi, linda linda. Não me importava nada mesmo.  :diabolico:

Dezembro 27, 2017, 17:49:36, 17:49
Responder #16

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Com o que pedem por essa Suzuki, só após uma elevada toma de opiáceos é que alguém, no pleno uso das suas faculdades, iria passar o cartão na compra da VFR.

...acredito que ainda assim a VFR vende mais.

Terá de se contextualizar o que escrevi, circunscrito ao facto de a JPMotos ter aquela unidade a um "preço canhão" e mais baixo que uma VFR na sua mais recente actualização.

Ainda assim e unicamente em matéria de design, considero a VFR mais elegante...mais bonita, vá.  :)

Porém, uma moto não é só design (não desfazendo do seu valor e que já experienciei)...mas aquele preço da GSX torna-se irresistível numa comparação directa com a bonita VFR.

« Última modificação: Dezembro 27, 2017, 18:07:22, 18:07 por Sapiens21 »
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Dalai Lama

Dezembro 27, 2017, 18:02:20, 18:02
Responder #17

pedroareias

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Concordo com o Sapiens21.

E mais, apesar de tudo, a qualidade de fit-and-finish da Honda VFR800F é ligeiramente melhor.

Em relação à Z1000SX já duvido mais, porque a Kawasaki partiu de uma base baixa e praticamente de 2 em 2 anos melhoram a qualidade desse modelo.
Ao ponto de existirem companheiros em Fóruns estrangeiros a passar da VFR1200 para a Z1000SX.

Aí o DFelix penso que ainda não viu os modelos 2016 e 2017 da Z e ainda pensa que era como antigamente. Não é verdade.

No modelo de 2016 cheguei a ler, por um companheiro que trocou, que a Z1000SX tinha uma qualidade muito superior à Honda.

Em jeito de conclusão, o melhor motor sem sombra de dúvida (e se excluirmos os 165 cavalos das novas S1000R/XR etc), é o da Suzuki.

Os melhores acabamentos são sem dúvida da Z.

Isto deixa a VFR800 numa posição incómoda.

Setembro 30, 2018, 15:20:55, 15:20
Responder #18

pedroareias

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Setembro 30, 2018, 16:03:06, 16:03
Responder #19

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Pode-se considerar um long-term review, já que é o resultado de uma utilização ao longo de 5 semanas com a moto.

Disse maravilhas da protecção aerodinâmica no tronco e cabeça, com o vidro a desempenhar satisfatoriamente o seu papel até umas relevantes 95mph.

O motor também muito agradável e com "garra", ainda que o tenha ouvido dizer por umas quantas vezes (160hp), o que não corresponde à verdade.

Eram 145cv, que depois foram aumentados (salvo erro o ano passado) para 150cv...
E nem entro na questão da conversão (hp ou cv), pois ainda seria ligeiramente maior a distância.

O painel de instrumentos enquadra-se perfeitamente no estilo da moto, na minha opinião. Moderno e com a informação necessária em formato digital

A questão neste momento que se me coloca é...  :pensador:
Com a Katana a chegar para breve, sendo previsível o uso do mesmo bloco, mas toda a moto mais moderna (ok... segmento eventualmente um nadinha ao lado)...esta GSX-S1000F valerá mesmo a pena?

Não será mais ponderado seguir para uma Katana uns meses após início de comercialização?
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Setembro 30, 2018, 19:10:19, 19:10
Responder #20

pedroareias

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Sapiens21... com a Suzuki a potência costuma ser bem medida.

Apesar da Motorrad Online ter medido 160 cavalos corrigidos na embraiagem, realmente os declarados são 150  :).

É melhor não compararmos as curvas desta Suzuki GSX-S e da nova CB1000R na roda, pode ser um bocadinho embaraçoso para a Honda, que tem o hábito de ser extremamente optimista. O binário então é uma vergonha na CB1000R.

Na mesma revista, potência à roda:



« Última modificação: Setembro 30, 2018, 19:12:40, 19:12 por pedroareias »

Setembro 30, 2018, 19:30:09, 19:30
Responder #21

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Não sei exactamente em que se traduz (em termos práticos) uma ou outra. Isto para dizer que infelizmente nunca andei em nenhum dos 2 mencionados modelos. :)

Disse repetidamente neste fórum que os números são importantes de se mencionar, mas não contam tudo... especialmente no contexto da condução.

De qualquer forma, a questão "embaraçosa" de números...ou estou a ver mal, ou reside no facto de a GSX-S1000 de 2016 apresentar mais potência e também maior binário do que a de 2018.
Não sendo se calhar propriamente embaraçoso, é pelo menos estranha tamanha perda entre a unidade de 2018 para a de 2016 da Suzuki....mesmo quando a de 2018 já reclama +5cv.

Mas o que interessa é experimentar.  :nice:
Duvido muito que se ache pouco o andamento de qualquer uma delas.  :nice:

E quanto à Katana. O que te parece, Pedro?
« Última modificação: Setembro 30, 2018, 19:34:53, 19:34 por Sapiens21 »
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Setembro 30, 2018, 20:02:51, 20:02
Responder #22

pedroareias

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Há uma brutal diferença de andamento entre as duas. Até na travagem os ensaios são contundentes em favor da GSX-S. A GSX-S está aproximadamente ao nível de uma RR de 2003-2004.

Contra a sensacional Triumph Speed Triple, a Honda fica um bocadinho encolhida: http://www.moto-net.com/article/duel-honda-cb1000r-2018-vs-triumph-speed-triple-rs-duo-chic-pour-duel-de-choc-5-cb1000r-vs-speed-triple-rs-page-5-fiches-techniques-et-commerciales.html
Dizem "apenas" isto: "Dès l'ouverture des gaz en grand (modes Sport préalablement sélectionnés sur les deux motos bien sûr), la Speed Triple bondit devant CB1000R et s'éloigne irrésistiblement de plusieurs longueurs ! Sur autoroute allemande, la douzaine de mètres concédés par la Honda ne pourrait être reprise. "Sayonara", la Honda !"



Katana? É aguardar para ver o que sai.

Por enquanto gosto da GSX-S1000F com alguns extras essenciais. Um Akrapovic por exemplo.

Setembro 30, 2018, 20:24:09, 20:24
Responder #23

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A travagem da GSX-S1000 (versão naked e carenada), mesmo nesta geração actualizada em termos de motor, mereceu uma menção que não foi nada boa aquando do teste da MCN...

https://www.motorcyclenews.com/news/first-rides-tests/2017/july/2017-suzuki-gsx-s1000-first-ride-review/

Quanto à forma como a potência surge, houve melhorias face à anterior  :nice: ainda que, mesmo assim, merecedora de menção. "Suzuki don’t claim to have improved the throttle response, though it feels cleaner than before – but still not perfect."

Tens mesmo de ir testar (sendo possível, claro).  :cool:
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Setembro 30, 2018, 20:29:32, 20:29
Responder #24

pedroareias

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Mas a CB1000R ainda é pior! É horrível! A Honda tem modelos horríveis!

E a CB1000R gasta imensa gasolina! (Esta por acaso é verdade).

PS: achas que já estamos a conseguir atrair os companheiros que sairam?

Setembro 30, 2018, 20:35:30, 20:35
Responder #25

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Mas a CB1000R ainda é pior! É horrível! A Honda tem modelos horríveis!

E a CB1000R gasta imensa gasolina! (Esta por acaso é verdade).

PS: achas que já estamos a conseguir atrair os companheiros que sairam?


Tudo bem, Pedro... :)
Como queiras...

A palavra "horrível" é que me parece francamente um exagero para qualquer modelo nesta gama.  :nice:
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Setembro 30, 2018, 20:39:35, 20:39
Responder #26

pedroareias

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Obviamente que é brincadeira da minha parte.

XAdv, CBR1000RR, GoldWing, Africa-Twin, entre outras, são brilhantes.

Mas esta Suzuki é muito especial.

Setembro 30, 2018, 21:42:00, 21:42
Responder #27

Sapiens21

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Já tem cerca de um ano o vídeo que se segue, mas coloca excelentes propostas em confronto.  :nice:

Entre as quais aquela que usa o mesmo bloco da GSX-S1000F (neste caso a naked).

Confesso que ainda pensei colocar um outro vídeo recente vindo do Brasil, mas o título "GSX S1000 VS BMW S1000R , É PAU NA BMW, CHUPA ESSA MANGA AI" pareceu-me excessivo para aquilo que foi apresentado...  8)


Este sempre me parece melhor... ;)


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Dalai Lama

Setembro 30, 2018, 21:48:47, 21:48
Responder #28

pedroareias

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Estás a referir-te a este? Ainda bem que não colocaste. Não vale a pena.


Setembro 30, 2018, 22:06:07, 22:06
Responder #29

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 :)

Era esse mesmo...
Only in Brazil....:sportbike:  :sportbike:


Nota: para que se perceba, tinha decidido antes também entrar numa de "brincadeira". Achei piada àquele título..
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Março 11, 2019, 19:38:32, 19:38
Responder #30

2low

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Na semana passado vi uma passar aqui na minha rua - azulinha. ("Elas afinal andarem aí")
Gostei de a ver!
De perto a moto é bem mais bonita, parece ser "compacta" e não pareceu ser "comprida".
Tenho curiosidade em vir a experimentar.

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 11, 2019, 19:54:09, 19:54
Responder #31

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De alguma forma parcial, porque tenho uma Suzuki e estou rendido aquela mecanica impecável, sempre achei a S1000FA um das melhores motas de sport touring, confesso que fiquei dividido com a Z1000 SX, que considero que de momento ultrapassou a Suzuki em tecnologia disponível sendo o preço não muito diferente
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