Autor Tópico: Novo circuito desportivo em Portugal.  (Lida 745 vezes)

Setembro 10, 2019, 07:09:30, 07:09
Lida 745 vezes

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Estava a tentar deixar o sono para trás e achei esta noticia na Autofoco.

"Na vila da Ota, no concelho de Alenquer, não muito longe da pista da base militar, vai ser construído um novo circuito permanente, o Monte Redondo Automobile Country Club, dedicado essencialmente ao automobilismo de lazer e a receber eventos ligados à indústria automóvel, como a apresentação de novos modelos pelos seus fabricantes, noticia o site SportMotores.com

A infraestrutura, semelhante à do circuito Ascari, em Málaga, Espanha (na imagem), será criada por um consórcio liderado pelo grupo britânico Epinephrine UK Ltd. “A maioria dos circuitos tem alguma atividade de condução de lazer e ‘track days’, mas na Europa só há dois construídos especialmente para o uso de membros privados - Ascari e Bilsterberg”, explicou o porta-voz do projeto ao SportMotores.com. O Monte Redondo Resort terá um traçado de 5,6 km, com 21 curvas, e respeitará as normas de segurança da FIA, com diversas configurações.

“Este projeto é uma evolução do Race Resort Ascari, daí o título do trabalho ser 'Race Resort Lisbon', tendo como co-fundador o antigo responsável máximo pela área de negócios e desenvolvimento da Ascari, que tem mais de 30 anos de experiência no desporto motorizado”.

“O clima de Portugal presta-se bem a uma estrutura deste tipo, especialmente se o foco está no lazer e turismo, a diversão. A localização de Monte Redondo foi escolhida, após analisarmos vários locais, pela sua proximidade a Lisboa e ao aeroporto”, referiu a mesma fonte.

A ser edificado numa área de 400 hectares, a infraestrutura terá também ao dispor uma pista de karting e uma área para a prática de desportos de todo-o-terreno. O consórcio britânico prefere não revelar os valores envolvidos no projeto, mas confirma que não há qualquer investimento do Estado português. "O investimento é bastante substancial. É uma colaboração anglo-portuguesa. A Câmara Municipal de Alenquer apoia o projeto. De momento, não há qualquer apoio financeiro de qualquer organismo público de Portugal.”

“É ainda difícil dar uma data fiável para a data de abertura, visto que há muitas variáveis envolvidas no processo com as autoridades, mas aponta-se para 2022. Há muito trabalho ainda para fazer, mas muito trabalho já foi feito e o projeto está em fase bastante avançada”, conclui a mesma fonte."

Ainda que, segundo diz a noticia, seja essencialmente virado para o automobilismo, é um circuito de lazer e turismo. O que quer dizer que não está interdito a motos. É bom, muito bom mesmo, para Portugal que alguem olhe para o país desta forma... mesmo que esse alguem seja inglês...

Fica o link: https://www.autofoco.pt/noticia/ver/804895
« Última modificação: Setembro 10, 2019, 07:10:45, 07:10 por Nuno YB »
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 10, 2019, 10:07:39, 10:07
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Setembro 10, 2019, 10:13:42, 10:13
Responder #2

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Será que é para fazer algo deste género?
https://www.ascari.net/en/home/

Sendo a empresa a mesma, deverá ser isso mesmo. O artigo até tem uma foto desse circuito e diz que será semelhante.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 10, 2019, 10:16:31, 10:16
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
 :stuck_out_tongue_winking_eye:

Parece-me ser coisa em "grande" e ao alcance de poucos.

É um investimento em larga escala e privado... vamos ver como corre. Será certamente bom para a região. Oxalá aconteça.

Setembro 10, 2019, 10:27:29, 10:27
Responder #4

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
:stuck_out_tongue_winking_eye:

Parece-me ser coisa em "grande" e ao alcance de poucos.

É um investimento em larga escala e privado... vamos ver como corre. Será certamente bom para a região. Oxalá aconteça.

Ao alcance de "poucos", já se saberá que vai ser. Ainda assim é melhor haver alguma coisa, mesmo que seja para poucos, do que não haver nada.
( Meti a palavra "poucos" entre aspas porque, segundo uma noticia que li a semana passada, existem quase 15000 "super-carros" em Portugal, entre Porches, Ferraris, Lamborghinis, Bentleys e classes AMG e M da Mercedes e BMW. Ora, quase 15000 implica haver 1000 gajos com dinheiro para os comprar, partindo do principo que cada um desses 1000 gajos compra 15 super-carros... o que não deverá ser assim e o que já não dá assim tão "poucos" )

Não tenho condições ( nem dinheiro, nem moto, nem tempo ) para track-days, mas é bom que quem tem essas condições tenha alternativas. Havendo quem querira investir num projecto que traz visibilidade ao país, é sempre bom.
Já se sabe que, sendo privado, não será barato. Mas mesmo que fosse publico, não o seria na mesma.

Seja para testes de pré-epoca de equipas oficiais, ou para o normal privado que gosta de queimar borracha em circuito, é sempre bom haver mais opções.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...