Autor Tópico: Energica Eva Ribelle (2020)  (Lida 1430 vezes)

Novembro 07, 2019, 09:05:46, 09:05
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Energica Eva Ribelle (2020)





Se alguém pedia uma streetfighter eléctrica que tivesse um look mesmo à maneira, com grande autonomia e desempenho de deixar qualquer um boquiaberto, a Energica fê-lo com a Eva Ribelle.  :nice:

Uma nova moto eléctrica para 2020 com 400 kms de autonomia (dizem...), 145cv e 215Nm.
Falam em 42 minutos de 0 a 80% de carga quando ligada a carregadores rápidos, ou...quando em carga lenta, a possibilidade de se conseguirem 67kms de autonomia por cada hora ligada à corrente.

Vários links:

https://www.sportmediaset.mediaset.it/foto/speciale/eicma2019/energica-eva-ribelle-la-streetfighter-100-elettrica_10784103-2019.shtml

https://www.rideapart.com/articles/380780/energica-eva-ribelle-long-range-battery/

https://www.motorpasionmoto.com/motos-electricas/energica-eva-ribelle-2020
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 16, 2020, 14:08:06, 14:08
Responder #1

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As coisas parecem estar a correr muito bem à Energica....

Alias, bem melhor do que se calhar a própria marca esperaria.

Para se perceber, basta atentar na revelação da própria Energica e em que apenas nos 2 primeiros meses deste ano (Janeiro e Fevereiro) vendeu mais motos do que todo o ano de 2019!!
Isto é impressionante!

Outro dado curioso quanto a esta marca Italiana e que agora retomou as operações que estavam suspensas por causa da pandemia com o Covid-19, é a de uma enorme percentagem dessas aquisições ter como destino...os Estados Unidos.

Não estamos a falar de motos baratas (como aliás é sabido), mas a Energica parece que vai com o negócio muito bem encaminhado e com tendência para um crescimento exponencial.  :nice:

Podem ler mais aqui:

https://electrek.co/2020/05/08/italian-electric-motorcycle-energica-increased-sales-in-us/
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Dalai Lama

Dezembro 07, 2020, 18:21:55, 18:21
Responder #2

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Já se vende...

...e já se vai vendo uns testes....

E recordo já agora aquilo que escrevi em 2019 quanto à autonomia prometida pela marca: 400kms!!

Pois...

O problema é que a realidade demonstra que será quase impossível conseguir essa autonomia, a não ser que se ande à velocidade de uma trotinete eléctrica, ou pouco mais.  :)

Este motovlogger demonstra o quanto está fora da realidade no que toca a autonomia, ainda que (verdade seja dita) esta eléctrica lhe dê um gozo enorme, pela capacidade impressionante de aceleração que testou num ou noutro momento.
Ah...e tendo em conta o tamanho da bateria, até é bastante rápida a carregar.

Em termos de design, digam lá se a treliça vermelha desta Ducati Monster Energica não está mesmo fabulosa... 👌

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Março 26, 2021, 19:37:30, 19:37
Responder #3

LeoLopes

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Março 26, 2021, 22:30:28, 22:30
Responder #4

ALCLCF

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A app não funciona por falta de update.....simplesmente não tem utilidade (ninguém usa).

O banco para pessoas com 1.75m ou menos é alto. O peso problemático quando estamos parados, principalmente em declive e se houver falta de pé.

CC naquela posição para esquecer ou só possível com regeneração desligada.

25min em DCFC dos 20 aos 80% dependente de temperatura e posto. 10h-12h a carregar é porque ou não sabe que aamperagem de carga AC e DC é seleccionável ou a ficha usada em casa não permitia mais amperagem.
10h*3kW chega para carregar bateria e meia em AC.

suspensão ou stock ou frontal stock+hyperpro, para andar a abrir em estrada degrada, levantar o rabinho, tudo para os pés.

Parar a mota em declives não é aquela ideia, mas se trancar a direcção (automático com keyless) pode ser ideia. keyless que agora vem com pin (caso a chave desapareça ninguém fica apeado)

Não é preciso nenhum curso para conduzir em qualquer dos modos, é essa a vantagem das trotinetes às motas eléctricas.

Tira 10mil € e tem uma ss9+; em PT sobre isso ainda dá para tirar o IVA se for por empresa.

edição: Em relação a parqueamento, para quem tiver receio, nesta ou noutra mota: https://www.bulletbrake.com



« Última modificação: Março 26, 2021, 22:54:46, 22:54 por ALCLCF »

Março 26, 2021, 23:36:31, 23:36
Responder #5

Lourenço

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A app não funciona por falta de update.....simplesmente não tem utilidade (ninguém usa).

O banco para pessoas com 1.75m ou menos é alto. O peso problemático quando estamos parados, principalmente em declive e se houver falta de pé.

CC naquela posição para esquecer ou só possível com regeneração desligada.

25min em DCFC dos 20 aos 80% dependente de temperatura e posto. 10h-12h a carregar é porque ou não sabe que aamperagem de carga AC e DC é seleccionável ou a ficha usada em casa não permitia mais amperagem.
10h*3kW chega para carregar bateria e meia em AC.

suspensão ou stock ou frontal stock+hyperpro, para andar a abrir em estrada degrada, levantar o rabinho, tudo para os pés.

Parar a mota em declives não é aquela ideia, mas se trancar a direcção (automático com keyless) pode ser ideia. keyless que agora vem com pin (caso a chave desapareça ninguém fica apeado)

Não é preciso nenhum curso para conduzir em qualquer dos modos, é essa a vantagem das trotinetes às motas eléctricas.

Tira 10mil € e tem uma ss9+; em PT sobre isso ainda dá para tirar o IVA se for por empresa.

edição: Em relação a parqueamento, para quem tiver receio, nesta ou noutra mota: https://www.bulletbrake.com





A bateria tem uma capacidade nominal de 18.9 kWh. Se carregou a 10A, com tomada doméstica normal, e fez um ciclo completo de carga é possível ter demorado as 10 horas. Sem perdas estaria nas 8h20 + as perdas de rendimento implícitas á eficiência da carga em AC + o tempo acrescido nos últimos 20% de carga.
Na "descarga" se tudo corre bem, entrega quase 20 kWh em menos de duas horas.

Esta bateria é Lítio Polímero de alta densidade, anunciam 1200 ciclos antes de degradação (1200 Ciclos 80% Capacity (100% DOD)), o tempo o dirá, se assim for é muito bom mas não será a realizar ciclos completos nem com cargas rápidas.

Uma bateria Lifepo4 teria mais longevidade e menos aspetos térmicos a gerir mas também muito menor densidade.

Qual é a potencia maxima de carga em DC? Excede 1C? A julgar pelos valores citados, 25 minutos dos 20 aos 80% será nos 30 kW.

A título de exemplo esta moto tem uma bateria com a mesma capacidade do Dácia Spring, este com uma química diferente e creio que com térmico ativo, aceita max 30 KW em DC.
« Última modificação: Março 26, 2021, 23:42:20, 23:42 por Lourenço »

Março 27, 2021, 14:29:07, 14:29
Responder #6

ALCLCF

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Os último 20% em AC mantem velocidade máxima. Apenas no balanceamento do pack (dependente dos tipos de cargas e espaçamento das cargas a 100%) é que é uma incógnita o tempo que demora e portanto balancear nem é todos os dias nem é para quando está em uso ou prestes a usar. Continuo na minha 10h ou não puxa os ~3kW ou não consegue.

A crítica actual na nova é ao perfil de carga conservador com alguma temperatura. A malta que anda na real fez, faz e fará +20-30mil km ao ano com muito dcfc e continuaram com a mesma autonomia. São motas que já andam na rua há uns anos, e com vendas e feedback mais que suficiente para me rir com a história dos ciclos

DCFC 75A, ~25kWh sem throttle back por temperatura (ponto que têm de rever).

« Última modificação: Março 27, 2021, 14:32:17, 14:32 por ALCLCF »

Junho 29, 2021, 16:34:22, 16:34
Responder #7

ALCLCF

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Novo motor/inversor agora com circuito refrigeração partilhado. Menos 10Kg, 5-10% maior eficiência a velocidades maiores (deduzo que em AE a partir dos 110km/h), menos manutenção (e com intervalos maiores), mais potência.

https://www.energicamotorusa.com/electric-motorcycle-energica-ego/?fbclid=IwAR0RHMdq98-HSiOqV7EzrVbOHUKaLlTkcd5tzIoxjOUJVzwmqp6MT4FWlv0#emce!loading


Junho 29, 2021, 23:52:44, 23:52
Responder #8

Sapiens21

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Pode ser que desta vez, com essas melhorias, se aproximem (de forma mais realista) dos kms que anunciam.  :)

Na geração anterior e como demonstrado num vídeo deixado mais atrás neste tópico, a coisa estava bem dentro do lado mais optimista.
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Dalai Lama

Novembro 15, 2021, 22:28:54, 22:28
Responder #9

ALCLCF

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Não vale a pena abrir um novo tópico, mas últimamente os Americanos andam com a pica dos records (costa a costa). Tenho acompanhado e chega uma altura em que (na minha opinião) não é a marca eléctrica da mota....é o motociclista que faz o tempo.

Primeira vez que baixam das 100h






Novembro 22, 2021, 10:25:09, 10:25
Responder #10

ALCLCF

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E uma "dyno run" do novo motor EMCE numa Ego (igual à Ribelle). Valores à roda




Maio 27, 2022, 09:18:55, 09:18
Responder #11

ALCLCF

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Maio 28, 2022, 12:08:47, 12:08
Responder #12

2low

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Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 28, 2022, 12:42:06, 12:42
Responder #13

ALCLCF

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há 2 meses. Um proprietário NZ teve acesso a fotos e informação :)