Autor Tópico: Estabilizador de Combustível  (Lida 2295 vezes)

Novembro 10, 2017, 00:11:59, 00:11
Lida 2295 vezes

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Neste início do mês de Novembro decidi tirar o banco e ligar a bateria ao carregador/estabilizador pois não antevejo uma regularidade na utilização até ao fim do ano. Há aí uns fins -de-semana alargados ( 1 e 8 de Dezembro) que já têm as 'escapadinhas' planeadas sem o recurso à mota .

Para além do tratamento à bateria , atestei o depósito (21,5 lts)  para evitar a oxidação do seu interior e ... 'espetei-lhe lá dentro' a percentagem adequada de estabilizador de gasolina . È já uma rotina anual (embora em Nov. do ano passado tenha ainda dado uma saltada à S.Estrela e Costa de Prata durante um fds , acompanhado pelo Velasquez, Meneses85 e JoãoA) .
 
A gasolina estando armazenada por mais de um mês deteriora-se e perde propriedades podendo depois (quando utilizada) danificar o sistema de combustão das nossas máquinas .
É aqui que 'entra em cena' o estabilizador de combustível que permite manter em bom estado  ( e até optimizar) o combustível armazenado ( no depósito ou em jerricans) , evitando problemas que muitas vezes só são perceptíveis uns tempos à frente ( nos filtros, injectores, linhas de combustão em geral ) .
Fica a dica para aqueles gajos que (tal como eu) só tiram a mota da garagem com temperaturas acima dos 10º e sem estar a chover  :corado: .
« Última modificação: Novembro 10, 2017, 00:20:55, 00:20 por Luis Salgueiro »

Novembro 10, 2017, 07:14:22, 07:14
Responder #1

PBarros

  • Visitante
Bela dica companheiro. :ok:
Se a meteorologia avançar em conformidade com o q se espera de um inverno ( para ja, nao parece ), é um produto em q provavelmente também estarei interessado.....

Novembro 10, 2017, 09:54:50, 09:54
Responder #2

carlos-kb

  • Visitante
Isso é um daqueles "mitos urbanos" que carece de verdadeira confirmação. Tanto que a gasolina chega a estar armazenada nos tanques e depósitos dos distribuidores durante bastante tempo. Ok que as condições de armazenamento e quantidades serão certamente outras.

Em teoria os elementos que mais contribuem para a deterioração do combustível, serão a luz e o oxigénio. Pelo que se a moto estiver devidamente acondicionada numa garagem e com o depósito bem fechado (não obstante de o depósito ter os respectivos respiradores), 1 mês com a moto parada, não será de todo problemático.
No entanto, aconselha-se sim a atestar o depósito, antes de a deixar em "hibernação", porque vai contribuir para haver menor volume de oxigénio no depósito, prevenindo assim também a formação de impurezas e oxidação no interior.

Por norma, a gasolina aditivada também contém aditivos anti-oxidação, pelo que pode ser benéfico meter "da melhor", antes da pausa prolongada.

Nestes períodos em que a mota está mais tempo parada, preocupa-me mais a saúde da bateria, por exemplo, que da gasolina (um optimizer é um óptimo amigo, neste caso), ou então desligar sempre o borne preto (negativo). E evitar ainda o contacto dos pneus no solo, sempre na mesma posição, por tempos prolongados, para prevenir deformações da carcaça (se não houver hipótese de deixar as rodas "no ar").

Por norma, o que ando, mesmo no pico do Inverno, raramente a moto está parada mais que 1 ou 2 semanas consecutivas. Tenho menos receio de gasolina com um mês ou mesmo dois, no depósito, do que andar a adicionar produtos ao combustível que não sabemos muito bem o que são. Há por aí tanta "banha da cobra".

Por fim, Luís.... se quiseres que alguém te vá "rolando" a mota, para prevenir estes inconvenientes todos.... sabes aonde moro. Passa por lá e deixa a mota... e as chaves!  :blush:

Novembro 10, 2017, 11:21:21, 11:21
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Em teoria os elementos que mais contribuem para a deterioração do combustível, serão a luz e o oxigénio. Pelo que se a moto estiver devidamente acondicionada numa garagem e com o depósito bem fechado (não obstante de o depósito ter os respectivos respiradores), 1 mês com a moto parada, não será de todo problemático.

Nas motos antigas é que isso era um problema...
Pois os tanques de chapa não tinham qualquer tratamento oxidavam no interior.
Tal como o facto de serem carburadas e o combustível cair por gravidade levava a que houvesse maior entradar de ar e o combustivel estivesse mais exposto aos elementos.

Isto para não falar das motos a 2 tempos com premix que apodrecia no fundo do depósito!  :D

Hoje em dia é tudo metal tratado ou plástico e como a gota é injectada por uma bomba até há um certo vácuo no tanque.

Por norma, a gasolina aditivada também contém aditivos anti-oxidação, pelo que pode ser benéfico meter "da melhor", antes da pausa prolongada.

Pode-se enriquecer isso à base de frutos vermelhos!  :D

Por fim, Luís.... se quiseres que alguém te vá "rolando" a mota, para prevenir estes inconvenientes todos.... sabes aonde moro. Passa por lá e deixa a mota... e as chaves!

Junta-me a essa lista...
Vamos limpando o carvão e nem se cobra por isso!

« Última modificação: Novembro 10, 2017, 12:02:46, 12:02 por dfelix »

Novembro 10, 2017, 12:00:58, 12:00
Responder #4

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

 Tenho menos receio de gasolina com um mês ou mesmo dois, no depósito, do que andar a adicionar produtos ao combustível que não sabemos muito bem o que são. Há por aí tanta "banha da cobra".

Por fim, Luís.... se quiseres que alguém te vá "rolando" a mota, para prevenir estes inconvenientes todos.... sabes aonde moro. Passa por lá e deixa a mota... e as chaves!  :blush:

O produto que coloco é o da foto , não é 'banha-da-cobra' , mando vir de  um site espanhol e é um produto consensual para o efeito pretendido.
Geralmente a mota fica 'hibernada' de Novembro a Janeiro (2/3 meses) e fico receoso que no longo prazo o ter estado a consumir gasolina 'manhosa'  possa vir a ser prejudicial . Isto porque todas as motas que tenho é para (em princípio) ficar com elas 'ad eternum' e por isso  tenho em conta  todas as situações de 'prevenção' / 'manutenção' com vista a poder ter a mota sempre 'nos trinques' mesmo com muitos anos de uso .
« Última modificação: Novembro 10, 2017, 13:41:06, 13:41 por Luis Salgueiro »

Novembro 10, 2017, 13:58:15, 13:58
Responder #5

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Melhor que todos os aditivos e quando elas ficam paradas meses é deixar o deposito cheio.

João  :scooter: :scooter:

Novembro 10, 2017, 13:59:36, 13:59
Responder #6

CB500X7

  • Visitante
Isso é um daqueles "mitos urbanos" que carece de verdadeira confirmação. Tanto que a gasolina chega a estar armazenada nos tanques e depósitos dos distribuidores durante bastante tempo. Ok que as condições de armazenamento e quantidades serão certamente outras.

Em teoria os elementos que mais contribuem para a deterioração do combustível, serão a luz e o oxigénio. Pelo que se a moto estiver devidamente acondicionada numa garagem e com o depósito bem fechado (não obstante de o depósito ter os respectivos respiradores), 1 mês com a moto parada, não será de todo problemático.
No entanto, aconselha-se sim a atestar o depósito, antes de a deixar em "hibernação", porque vai contribuir para haver menor volume de oxigénio no depósito, prevenindo assim também a formação de impurezas e oxidação no interior.

Por norma, a gasolina aditivada também contém aditivos anti-oxidação, pelo que pode ser benéfico meter "da melhor", antes da pausa prolongada.

Nestes períodos em que a mota está mais tempo parada, preocupa-me mais a saúde da bateria, por exemplo, que da gasolina (um optimizer é um óptimo amigo, neste caso), ou então desligar sempre o borne preto (negativo). E evitar ainda o contacto dos pneus no solo, sempre na mesma posição, por tempos prolongados, para prevenir deformações da carcaça (se não houver hipótese de deixar as rodas "no ar").

Não percebendo muito da horta, concordo com o que foi dito. Sendo bem tratada e alimentada com uma boa benzina  acho que tem tudo para correr bem :bejeca:

Não sei até que ponto é benéfico colocar aditivos sobre os aditivos da gasolina... Esta parte deixo para os senhores entendidos na matéria :lolol:
« Última modificação: Novembro 10, 2017, 14:01:16, 14:01 por CB500X7 »

Novembro 10, 2017, 15:33:27, 15:33
Responder #7

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Sim, este produto é para todos os efeitos um aditivo que se acrescenta á própria gasolina já aditivada , mas ... com 'funções' específicas de estabilizar a qualidade da gasolina que fica armazenada/estagnada mais que 1 mês .
Mal não faz , agora, se é desnecessário ...não sei ao certo . Uma coisa me parece  um facto : a gasolina armazenada degrada-se gradualmente ao fim de algum tempo e (pior que isso) se for consumida assim vai danificando o sistema de combustão (situação que não é 'palpável' logo após o acto e que, no meu caso, é algo que acontece ano após ano ).

Novembro 13, 2017, 15:23:30, 15:23
Responder #8

carlos-kb

  • Visitante
Por norma, a gasolina aditivada também contém aditivos anti-oxidação, pelo que pode ser benéfico meter "da melhor", antes da pausa prolongada.
Pode-se enriquecer isso à base de frutos vermelhos!  :D

Ou optar por "bifidus activos", para facilitar a "soltura". Até fica a cagar lume pelo escape! :D