Autor Tópico: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!  (Lida 2656 vezes)

Maio 29, 2016, 00:13:35, 00:13
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Sapiens21

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Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!



Abro este tópico pois poderão haver muitos que já ouviram falar e não sabem bem do que se trata ou das vantagens que se podem obter na colocação de azoto/nitrogénio nos pneus. Mas a verdade é que há quem o faça, tanto em motos como em automóveis e os resultados são francamente animadores para os seus utilizadores.

Breve descrição do mesmo: O nitrogénio é um gás inerte (não inflamável) – ou seja, trata-se de ar seco com o oxigénio removido. Por exemplo, o ar ambiente tem na sua composição cerca de 78% de nitrogénio.

Mas ao contrário do ar normal que se coloca com qualquer bomba, o azoto/nitrogénio é pago e nem todos os locais se encontra este gás.

No entanto são enormes as suas vantagens, em que se contam:

- Evita sobreaquecimento dos pneus;
- Como o azoto não contém vestígios de água, não existe evaporação e expansão, pelo que existem menos perdas de pressão;
- Estabilidade da pressão interna do pneu mesmo em situações de grande exigência para o mesmo;
- Devido à manutenção da pressão por períodos muito mais longos, diminui-se e muito o acto da verificação através dos manómetros das bombas de gasolina e afins;
- Não existe oxidação por via da ausência de água, permitindo uma maior vida útil ao pneu e respectivos compostos de borracha e previne-se a corrosão da jante;
- Em última análise e devido a todas as suas características que mantém a estabilidade do pneu, o consumo sai também beneficiado e, naturalmente, o ambiente agradece;

Existem até mesmo relatos de quem tenha feito + de 10.000Kms sem nunca precisar de verificar a pressão do pneu, devido à quase ausência de perdas de pressão, ou seja, em muitos casos dura a vida útil do pneu. Apenas para que se perceba, está calculado que, com o ar normal e que todos colocamos, as perdas de pressão se cifram em média nos 0,14Bar/mês. Mas o melhor de tudo é que não existe incompatibilidade em que, se fôr mesmo necessário, fazer acerto na pressão do pneu, pode ser colocado ar normal.

Para o uso diário do consumidor normal e em que também eu próprio me insiro, não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio. Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 29, 2016, 00:18:10, 00:18
Responder #1

Sapiens21

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Informo igualmente ter já lido em fóruns que utilizadores que colocaram nitrogénio nos seus pneus, lhes permite prolongar mesmo o tempo de vida útil dos mesmos. Como este gás evita sobre-aquecimentos mesmo após uma utilização prolongada, os compostos de borracha levam mais tempo a desgastar-se. Também devido à sua maior resistência à deformação (este gás circula dentro do pneu de forma diferente que o ar normal), o pneu tende a ter um desgaste mais uniforme no seu rasto.

Li também quem dissesse que nunca teve de voltar a colocar novamente nitrogénio pois as perdas de pressão são praticamente imperceptíveis (é possível fazer acertos de pressão com ar normal, mas com espaçamentos temporais muito mais alargados).

Uma questão que poderá ser colocada por algum companheiro é sobre o local onde se deve colocar e o custo do mesmo e, nesse tocante, posso dizer que se em alguns locais já houve quem o conseguisse gratuitamente, outras há (como a conhecida Norauto), que implica um custo aproximado de €15 para um jogo de 4 pneus de automóvel.
No caso de scooters/motos será bem mais barato, claro...  :)
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Dalai Lama

Maio 29, 2016, 08:50:53, 08:50
Responder #2

mneves

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É verdade sim senhor,ja tinha lido sobre isso,sao muito boas vantagens e o pior é mesmo repor a pressão pois temos de recorrer sempre a esses postos especiais...
membro numero 16

Maio 29, 2016, 10:55:53, 10:55
Responder #3

Sal

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Também já tinha ouvido falar disso mas nunca coloquei.
No entanto se for realmente assim tão benéfico e perlongar a vida dos pneus...é um caso a pensar seriamente!
Tenho que descobrir na minha zona onde fazem isso!

Agosto 06, 2016, 14:34:08, 14:34
Responder #4

João_Santos

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Aqui em Viseu pedem 7,50 € por pneu, um verdadeiro roubo.  :nempenses: :nempenses:

João  :scooter: :scooter:

Agosto 06, 2016, 17:07:27, 17:07
Responder #5

mneves

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Agosto 06, 2016, 17:09:04, 17:09
Responder #6

Cross

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Boas,

Permitam discordar em grande parte da informação sobre as vantagens descritas aqui que são as mesmas que são utilizadas por estabelecimentos comerciais que apenas querem vender mais um produto banal a um preço absolutamente caríssimo! Uma autentica banha da cobra!!!
Onde estão as vantagens e provas técnicas para suportar todas estas balelas que anunciam!!! Sim as moléculas de Nitrogénio são maiores e por isso menos permeáveis a passar na borracha e apenas por isso ficam cheios mais tempo e depois é tudo maravilha...?!?!

Nem me vou dar ao trabalho de detalhar muito. Apenas vos digo que nos nossos caso de carros e motas em utilização normal e com os fornecedores deste serviço para encher os pneus não existe qualquer vantagem!!! e mais ainda podendo todavia ser pior.

O ar como já mencionado tem cerca de 78% Nitrogénio e isto ao nível do mar, o resto será o Oxigénio e outros elementos combinados em moléculas como CO2 e outros gases raros eventualmente também, assim como vapor de agua que são os principal problema dos pneus. Isto cria inercia na rotação o que leva a aquecer mais os pneus e maior desgaste. Ou seja 20% resta para substituir.

Nenhum fornecedor tem equipamento, capaz de:
- primeiro retirar todo o ar dos pneus criando uma situação de vácuo;
- segundo a humidade existente dentro do pneu internamente também não é removida;
- Terceiro como conclusão dos pontos anteriores nunca será Nitrogénio a 100% que é extremamente difícil e isto a nível de laboratório.

Digamos que conseguimos 90% Nitrogénio e isto já muito para cima, podemos também metendo apenas o nosso velhinho ar até poluído e tudo :) com um compressor como deve ser com filtros de sílica e desumidificador que já são algo raros e apenas existem em boas oficinas podemos conseguir cerca de 85%. Ou seja 5% teóricos (senão menos) não vos vão servir de nada a não ser esvaziar os bolsos. Os nossos veículos, equipamentos e recursos não são como os dos formula 1!

Moléculas maiores também tem impacto na inercia e logo no aumento da pressão e por isso também a temperatura com os sintomas adversos que isso acarreta para os pneus. Queremos que os pneus durem e não só para uma corrida!

Se querem andar mais descansados, isso sim tentem meter o ar em oficinas donde os compressores são melhores que não os enchem com ar cheio de agua e assim melhorar a performance do pneu e isso a sua longevidade também removendo ou reduzindo o mais importante. O resto não merece a pena!


boas curvas
« Última modificação: Agosto 06, 2016, 17:17:09, 17:17 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 06, 2016, 17:29:44, 17:29
Responder #7

Cross

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Fui pesquisar depois do post e encontrei um video que realmente explica este tema de uma forma clara :) Ver que as temperaturas e aumento da pressão são maiores com o Nitrogénio.

https://www.youtube.com/watch?v=kmnZ4-EUbIk

Uma afirmação realmente estou de acordo... diz que OK pode manter o pneu mais cheio por mais tempo, mas que não pode dizer que recomenda e o principal diz no final que senão verificarmos os pneus frequentemente não devemos andar na estrada !!!

Portanto a necessidade de verificar a pressão até é benéfica para verificarmos mais regularmente os pneus não suas outras componentes mais comuns como bolhas cortes furos etc.. antes de circularmos. Segurança acrescida por essa via

« Última modificação: Agosto 06, 2016, 17:30:58, 17:30 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 06, 2016, 17:39:12, 17:39
Responder #8

Sapiens21

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Já li versões, umas detalhadas e outras não tanto, em como a utilização do nitrogénio é benéfica e permite uma duração prolongada e praticamente sem perdas de pressão (o que confirmo integralmente no carro da minha mulher, pois levou (de oferta) na troca dos 4 pneus novos).

Mas também já li o contrário e de que não há vantagens e não sei mais o quê... :)

Pagar para me colocarem nitrogénio, isso não pago.

Mas uma coisa confirmo e aqui devo afirmar por estar a constatar desde há meses...naquele veículo não há perdas de pressão, ou pelo menos quantificáveis face ao tempo.

Quanto a sentir o carro a agarrar mais que antes, ou que a borracha dure mais, ou que a temperatura interior isto ou aquilo...não sei. Nesse campo de facto não noto diferenças, não dizendo com isto que não as haja. Eu apenas não as noto....
« Última modificação: Agosto 06, 2016, 17:49:54, 17:49 por Sapiens21 »
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Dalai Lama

Agosto 06, 2016, 17:55:17, 17:55
Responder #9

mneves

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Deixem lá ,os carros novos,todos,mas todos mesmo  é já andei em muitos deste ano,vem com o avisador,monitor de ar nos pneus e quem liga a isso?
Ninguém, é só ver as luzes de aviso acesas
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Agosto 06, 2016, 18:05:04, 18:05
Responder #10

João_Santos

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Pois se calhar é mais um bluff, dos muitos que observamos neste mercado global, que apenas nos querem sacar dinheiro.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 06, 2016, 19:51:31, 19:51
Responder #11

Sapiens21

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Factos então...com um teste real levado a cabo durante 1 ano inteiro!  :nice: :nice:

http://www.consumerreports.org/cro/news/2007/10/tires-nitrogen-air-loss-study/index.htm

O resultado deste teste, que contou com 31 pares de pneus de diferentes índices de velocidade, de piso de todas as estações do ano e usados em contexto real...ditou que a utilização do nitrogénio tem realmente ganhos no que toca a menos perda de pressão face ao ar normal", mas...são ganhos pouco significativos. E repito...ganhos pouco significativos.  :)

A conclusão após 1 ano de testes"Overall, consumers can use nitrogen and might enjoy the slight improvement in air retention provided, but it's not a substitute for regular inflation checks."
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