Autor Tópico: BMW G310 GS  (Lida 25708 vezes)

Dezembro 16, 2016, 12:18:56, 12:18
Responder #50

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Certamente não foi só uma simples troca de lubrificante, filtros e velas.
(....)
O preço da mão-de-obra por hora praticado é o mesmo.
E o preço dos consumíveis não é muito diferente dos modelos "equivalentes" de outras marcas.
(....)
Onde realmente se poderá sentir diferença é quando implica reparações.


Caro dfelix, na consulta em fóruns os valores praticados elucidam de outra forma, não lendo referências a reparações.
E aquilo de que tenho conhecimento não tem aplicação apenas em PT, mas também em ES...

O problemas reside nos custos elevados - na ordem das largas centenas de €€€'s - a cada 20.000Kms.

http://www.bmwmotos.com/foro/modelos-c/500949-revisao-bmw-c650-gt-20-000km.html

Estamos a falar de revisões preconizadas pelo fabricante...  ;)

Mas pronto, isto se calhar já era tema para um tópico autónomo.
E mais do que isso...até pode que a mais "económica" 310GS tenha revisões mais terrenas.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 16, 2016, 13:42:35, 13:42
Responder #51

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Caro dfelix, na consulta em fóruns os valores praticados elucidam de outra forma, não lendo referências a reparações.

Mas isso é relativamente à C650GT, certo?

Nunca tive scooters e desconheço totalmente a manutenção.
Tal como não faço a menor ideia da regularidade com que se substitui determinados componentes.
De qualquer forma, parece-me só olhando para o plano e analisando que intervenções são feitas se pode realmente concluir alguma coisa.

No que diz respeito ao restante catálogo não acho que as coisas sejam assim:
Imensos conhecidos meus têm ou já tiveram F800 e a opinião global é que a manutenção tem custos perfeitamente adequados.
Se assim não fosse certamente que não as teriam como motos do dia-a-dia.
Aliás, há aqui membros inscritos com F800 que poderão dar o seu testemunho.

O mesmo se aplica nas K e S.
Aliás, perguntei agora mesmo aqui a um colega de trabalho que tem uma S1000RR e diz que não nota qualquer diferença face ao que pagava com a CBR1000RR que tinha antes.

Já as R devido a algumas especificidades do motor boxer podem ser necessárias algumas verificações que se reflectem em tempo de mão-de-obra.
Ainda assim, não acho que seja nada de transcendente.
Há uns meses atrás precisei de substituir o sensor do indicador de velocidade engrenada e até fique surpeendido.
A intervenção ficou em cerca de 150 euros, quando esperava que só a peça custasse mais do que isso.

E mais do que isso...até pode que a mais "económica" 310GS tenha revisões mais terrenas.  :)

Não vejo nenhuma razão para que a 310GS tenha uma manutenção cara.
Parece uma mecânica extremamente simples. E sendo uma moto com kit de transmissão convencional não terá correias e rolamentos para substituir com a mesma regularidade que a C650GT. :)

Dezembro 16, 2016, 14:04:52, 14:04
Responder #52

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas isso é relativamente à C650GT, certo?

Para o caso em concreto, a minha referência era especificamente para as C600/650 (Sport/GT), cuja manutenção é absolutamente desproporcionada.

Quanto a p.ex. uma F800 ST, tenho ideia que a correia dentada, apesar de longa duração, tem um custo bastante elevado na marca. Mas dada essa mesma duração, a coisa acaba por ser aceitável, havendo o caso aqui do Joao_Cruz que salvo erro a tem comprado mais barata em Espanha do que por cá.  :)

Quanto a esta 310GS e para não fugir muito do tópico, em termos de troca de peças ou espaçamento, também não estou a ver muito diferencial para outras do género, restando saber se o custo das mesmas será ou não +/- coincidente.
Nada como esperar para ver...  :nice: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 16, 2016, 15:47:41, 15:47
Responder #53

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Quanto a p.ex. uma F800 ST, tenho ideia que a correia dentada, apesar de longa duração, tem um custo bastante elevado na marca. Mas dada essa mesma duração, a coisa acaba por ser aceitável, havendo o caso aqui do Joao_Cruz que salvo erro a tem comprado mais barata em Espanha do que por cá.  :)

A transmissão por correia, tal como tem as suas vantagens também tem desvantagens.

Não sei quanto custará o kit original na marca.
Mas não acredito que os valores sejam substancialmente diferentes de quando adquiridos em Portugal ou Espanha desde que seja num agente oficial.

Há obviamente pequenas as diferenças relacionadas com o IVA e outras taxas.
Ou com o facto de existir em stock, ou ser preciso encomendar e portanto levar com custos de transporte por tabela.
Ou ainda o facto da venda de peças ao público ter maiores margens de lucro do que quando incluidas na manutenção.
Há ainda o tal "descontinho" que fazem a alguns e outros nem por isso...

Mas... isto não é exclusivo da BMW. Acontece com todas as marcas.

Já mandei vir imensa coisa deste site também por ser mais barato..
Mas é mais barato porque apesar de vender produtos de origem, nem sequer é um agente oficial.


Nem vamos entrar nas opções after-market/concorrência...
Claro que se formos ali ao hipermercado comprar um garrafão de lubrificante e optar uns hi-flo chineses a manutenção fica por tuta e meia.
Poupa-se na mão-de-obra e escolhe-se o mais barato.
Mas aí torna-se desonesto fazer comparações!


« Última modificação: Dezembro 16, 2016, 15:54:45, 15:54 por dfelix »

Dezembro 16, 2016, 16:03:59, 16:03
Responder #54

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
É estranho.
Embora tenho excelentes referencias da Motomil.
Eu também tenho da Ondamil. Ainda a semana passada fiz lá a revisão da mota. Só estava a relatar a situação que existe relativamente à mão-de-obra.
« Última modificação: Dezembro 16, 2016, 16:07:15, 16:07 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Dezembro 16, 2016, 16:30:46, 16:30
Responder #55

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Neste momento e dada a distância temporal, já não sei dizer se a correia dentada comprada pelo Joao_Cruz - e que foi comprada mais barata em Espanha do que por cá - se era ou não na marca.

Podendo estar a incorrer em injustiça na diferença de valores entre fronteiras e em concessionários oficiais (pois creio que ele comprou fora da marca), espero que ele leia este tópico para nos elucidar dos valores, pois recordo-me que era algo na ordem de algumas centenas de €€€'s em PT (€400??)...só a correia.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 16, 2016, 17:14:26, 17:14
Responder #56

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
(pois creio que ele comprou fora da marca), espero que ele leia este tópico para nos elucidar dos valores, pois recordo-me que era algo na ordem de algumas centenas de €€€'s em PT

Uma coisa é comparar o preço de uma peça original num agente oficial em Portugal com um agente oficial de Espanha.
Outra completamente diferente é comparar o preço duma peça original num agente oficial em Portugal com uma peça de concorrência comprada seja lá onde for!

Um filtro de óleo oem da BMW custa-me cerca de 16 euros na marca.
Um filtro de concorrência desses hi-flo baratuchos arranja-se por 7 ou 8 euros ali na motoclasse. E mandando vir pela net ainda se consegue mais barato.

Achar que o original é caro em Portugal só porque na china fabricam uns compatíveis a menos de metade do preço... parece-me um bocado desonesto.

É como querer que esta 310GS custe o mesmo que uma Zongshen RX3 por se achar que são exactamente a mesma coisa!  :)
« Última modificação: Dezembro 16, 2016, 17:17:53, 17:17 por dfelix »

Dezembro 16, 2016, 17:57:47, 17:57
Responder #57

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eh lá!
Parece que a coisa te caiu mal... Tranquilo... :nice:

Eu não estou a querer fazer comparativos de preços entre a marca e o aftermarket....e sei muito bem destrinçar a questão, não precisando de nenhuma explicação para o efeito.  :)

Indiquei foi que tenho ideia que ele terá comprado fora da marca, porque na BMW (PT) era caríssimo. €400 ao que julgo saber...

Por essa razão, terá acabado por comprá-la em Espanha, como qualquer um faria...se mais barato.

Ora se estávamos a falar de revisões na marca, eu indiquei o valor nela praticado em PT e apenas esse que tenho conhecimento.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 16, 2016, 21:21:24, 21:21
Responder #58

pedroareias

  • Visitante

Não, não é. A BMW impõe o preço. Sei de concessionários Honda/BMW em que os mecânicos vestem o fato de trabalho a dizer "BMW" antes de mexer em qualquer BMW e o preço é substancialmente mais elevado.

Tenho informações de revisões a preços extremamente elevados, mais de 1000€, por operações e substituições perfeitamente triviais.

E não é só cá em Portugal, lá fora têm existido loucuras cobradas a clientes BMW (2700 Dólares por uma revisão):
https://forums.bmwmoa.org/showthread.php?79156-Cost-of-24K-service-be-warned!



Recentemente tive eu e muitos outros companheiros aqui do fórum, conhecimento da revisão de uma C650GT que ficou bem acima de um ordenado mínimo nacional.  :)



Certamente não foi só uma simples troca de lubrificante, filtros e velas.

Isto para dizer que os concessionários oficiais da marca praticam preços que podem causar algum espanto na altura em lhes é entregue a factura. :)

A maioria dos concessionários oficiais da marca são também concessionários oficiais de outras marcas.
O preço da mão-de-obra por hora praticado é o mesmo.
E o preço dos consumíveis não é muito diferente dos modelos "equivalentes" de outras marcas.

Onde realmente se poderá sentir diferença é quando implica reparações.
Embora nem sempre motos mais caras significa peças mais caras. É muito relativo.
Tal como um pequeno "toque" que envolva uma japonesa "barata" se o orçamento implicar substituição de plásticos facilmente a seguradora considera perda total.

Dezembro 20, 2016, 20:14:05, 20:14
Responder #59

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Eh lá!
Parece que a coisa te caiu mal... Tranquilo... :nice:

Tive de voltar a ler o que escrevi para perceber o que é que possa ter caído mal...
E não percebi!  :D

Não, não é. A BMW impõe o preço. Sei de concessionários Honda/BMW em que os mecânicos vestem o fato de trabalho a dizer "BMW" antes de mexer em qualquer BMW e o preço é substancialmente mais elevado.

Não sei ao certo onde levas a tua BMW.
Mas não existem assim tantos agentes oficiais quanto isso...  ;)

No distrito de Lisboa só tens dois:
- A Caetano Baviera na expo.
- E a SDrive em Carnaxide.

A primeira é exclusiva BMW. Tem um ambiente gourmet, oferecem-te cafézinho, os funcionários usam uma camisa branca e cobram-te 52 EUR/hora + IVA pela mão-de obra.
A segunda pertence à Santogal. A entrada é partilhada com a Honda, os funcionários usam um polo preto com o logo das duas marcas. E cobram 45 EUR/hora + IVA para qualquer uma delas.

Tens depois a Motomil no distrito de Setúbal.
Nunca fui cliente destes, mas já lá estive porque a maioria dos meus conhecidos com BMW são lá clientes.
Os funcionários usam um camisa da Motomil e cobram os mesmos 45 EUR/hora que a Santogal.
Não sei qual o preço de mão-de-obra da Ondamil, mas o Pianoman é lá cliente e poderá confirmar quanto lhe cobraram para sabermos a diferença.

Preciso de saber o que se passou com um dos punhos aquecidos que a passada semana deixou de funcionar...
Achou que vou aproveitar estes dias que estou de férias para lá fazer uma visita. 
Depois conto o que vi. :)

Tenho informações de revisões a preços extremamente elevados, mais de 1000€, por operações e substituições perfeitamente triviais.

Mas tiveste acesso à factura para perceber o porquê?  ;)

A única "revisão" que até hoje chegou perto desse valor implicou além do habitual, verificação das folgas das válvulas, substituição do lubrificante da forquilha,  manutenção do veio de transmissão... e um par de pneus!

E não é só cá em Portugal, lá fora têm existido loucuras cobradas a clientes BMW (2700 Dólares por uma revisão):

Não é um bocado estranho que estejas a passar um atestado de incompetência a alguém que por acaso é cliente da marca e até mora relativamente perto de ti... recorrendo ao que escrevem os clientes da Califórnia?   :D

Li algumas linhas do tópico...e aquilo é interessante.
Aparentemente nos EUA, quando compras a moto sugerem-te um plano de manutenção que cobre as primeiras 6 revisões.
E os tais 2700 dólares,que incluem 15 horas de mão de obra a $105/hora é uma estimativa... que alguns concordam e outros nem por isso.

« Última modificação: Dezembro 20, 2016, 20:18:16, 20:18 por dfelix »

Dezembro 20, 2016, 22:17:35, 22:17
Responder #60

pedroareias

  • Visitante
DFelix: não tenho BMW nem estou interessado (enfim a S1000R talvez fosse interessante), mas o nosso companheiro e amigo Paulo Hadyk, do Porto, tem uma F800GT e leva-a ao Antero.

A experiência é essa de custos horários muito mais elevados do que as Japonesas.

Além disso, o nosso ex-companheiro Busas (Pedro Santos) tem BMWs há muito tempo e diz precisamente o mesmo. Contas exorbitantes.

Mas há para aí 'foruns', Portugueses e não só, das BMW motorrad com experiências detalhadas, essa foi a primeira que me apareceu no google.

Não vou estar agora a fazer uma pesquisa detalhada, estou sempre muito ocupado.

Quando quero um café, vou ao... café. Mesmo com alguma disponibilidade financeira, não gosto que me metam a mão no bolso.

« Última modificação: Dezembro 20, 2016, 22:19:15, 22:19 por pedroareias »

Dezembro 21, 2016, 00:20:18, 00:20
Responder #61

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Então e quanto pagas actualmente  pela manutenção da tua Honda num agente oficial?
Só para perceber a diferença...




Abril 09, 2017, 23:55:31, 23:55
Responder #62

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Pelo que o representante me disse na motoshow é que vai sair com preço aproximado de 5.800€. Um pouco mais que a R.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 10, 2017, 00:24:27, 00:24
Responder #63

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Neste momento e dada a distância temporal, já não sei dizer se a correia dentada comprada pelo Joao_Cruz - e que foi comprada mais barata em Espanha do que por cá - se era ou não na marca.

Podendo estar a incorrer em injustiça na diferença de valores entre fronteiras e em concessionários oficiais (pois creio que ele comprou fora da marca), espero que ele leia este tópico para nos elucidar dos valores, pois recordo-me que era algo na ordem de algumas centenas de €€€'s em PT (€400??)...só a correia.

Boas, vim pela primeira vez a este tópico e reparei nesta informação.
A Correia de transmissão da F800ST era feita em exclusivo pela Continental e custa na BM (Portugal, Espanha, onde for mais de 200 euros). Depois, alguns proprietários repararam que era igual à Correia de transmissão de alguns motores e que a própria Continental a vende por cerca de 100 euros.
Está era a questão.

Abril 10, 2017, 02:50:39, 02:50
Responder #64

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Então e quanto pagas actualmente  pela manutenção da tua Honda num agente oficial?
Só para perceber a diferença...
Na Ondacoimbra em Coimbra é 22 € + iva à hora, no Lopes e Lopes em algueirao é 26.75 € + iva à hora, na motor way são quarenta e pouco mais iva, enfim... Cumprimentos

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk


Abril 10, 2017, 11:23:26, 11:23
Responder #65

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Um exemplo onde isto NÃO se passa é o concessionário Milmotor (Ondamil / Motomil) que apesar de ser concessionário Honda e BMW e os mesmos mecânicos trabalharem nas duas marcas indiferentemente, o preço da mão-de-obra é substancialmente diferente numa marca e na outra.
Gostava de perceber porquê...

É estranho.
Embora tenho excelentes referencias da Motomil.



Nao vejo o porque da surpresa... O preco da mao de obra para de ser o valor que supostamente é cobrado para cobrir o pagamento dos mecânico, numa oficina também tem que reflectir outros custos: ferramentas (especificas ou nao) , cursos específicos a cada de modelo que só depois de realizados dao capacidade aquela oficina de assistir modelos especificos.

(no caso da bmw  a maioria dos parafusos exigem chaves especial pois sao do tipo torx ou "estrela")



Esta situacao da formacoes tem muito que se lhe diga, pois é do meu conhecimento de que a Honda, Yamaha, etc os fazem à distancia pela net... e que ha concessionários que poem os funcionários das peças ou comerciais a assistir a estes cursos  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 10, 2017, 12:53:43, 12:53
Responder #66

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pelo que o representante me disse na motoshow é que vai sair com preço aproximado de 5.800€. Um pouco mais que a R.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Aqui há coisa de uns mesitos lembro-me de teres referido que andavas interessado (ou pelo menos curioso) neste este modelo.

O preço ajudou "à coisa"?  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 10, 2017, 14:08:46, 14:08
Responder #67

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
O preço sim, mas outra máquina passou a feira a chamar-me, o qual veio confundir tudo!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 10, 2017, 14:47:01, 14:47
Responder #68

rodrigues

  • Visitante
Então e quanto pagas actualmente  pela manutenção da tua Honda num agente oficial?
Só para perceber a diferença...
Na Ondacoimbra em Coimbra é 22 € + iva à hora, no Lopes e Lopes em algueirao é 26.75 € + iva à hora, na motor way são quarenta e pouco mais iva, enfim... Cumprimentos

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk


Parece que fico a ganhar, aqui por casa fica a zero cêntimos a mão de obra  :smiley:

Abril 10, 2017, 14:53:39, 14:53
Responder #69

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Nao vejo o porque da surpresa... O preco da mao de obra para de ser o valor que supostamente é cobrado para cobrir o pagamento dos mecânico, numa oficina também tem que reflectir outros custos: ferramentas (especificas ou nao) , cursos específicos a cada de modelo que só depois de realizados dao capacidade aquela oficina de assistir modelos especificos.

A surpresa é que por acaso até tenho uma moto da marca...
E das vezes que recorri a assistência oficial nunca senti pagar mais do que já paguei ou pago com outras marcas nos respectivos agentes oficiais.

Não deixa de ser curioso quando são precisamente os clientes de outras marcas a provar que estou errado.  ;)

(no caso da bmw  a maioria dos parafusos exigem chaves especial pois sao do tipo torx ou "estrela")

 :D :D :D


Parece que fico a ganhar, aqui por casa fica a zero cêntimos a mão de obra

Também faço a maioria das manutenções em casa.
Mas há situações em que se torna recorrer a quem tem as ferramentas necessárias.
E não me refiro a chaves torx. :)
Há pequenos ajustes, afinações e verificações que implica ligar à maquina e aí fica difícil fazer em casa.


Abril 10, 2017, 15:11:27, 15:11
Responder #70

rodrigues

  • Visitante
Nao vejo o porque da surpresa... O preco da mao de obra para de ser o valor que supostamente é cobrado para cobrir o pagamento dos mecânico, numa oficina também tem que reflectir outros custos: ferramentas (especificas ou nao) , cursos específicos a cada de modelo que só depois de realizados dao capacidade aquela oficina de assistir modelos especificos.

A surpresa é que por acaso até tenho uma moto da marca...
E das vezes que recorri a assistência oficial nunca senti pagar mais do que já paguei ou pago com outras marcas nos respectivos agentes oficiais.

Não deixa de ser curioso quando são precisamente os clientes de outras marcas a provar que estou errado.  ;)

(no caso da bmw  a maioria dos parafusos exigem chaves especial pois sao do tipo torx ou "estrela")

 :D :D :D


Parece que fico a ganhar, aqui por casa fica a zero cêntimos a mão de obra

Também faço a maioria das manutenções em casa.
Mas há situações em que se torna recorrer a quem tem as ferramentas necessárias.
E não me refiro a chaves torx. :)
Há pequenos ajustes, afinações e verificações que implica ligar à maquina e aí fica difícil fazer em casa.

Sem dúvida,...mas máquina de Diagnóstico tenho eu, só falta fazer o upgrade do programa para a CB500X  ::P:

Abril 10, 2017, 16:12:19, 16:12
Responder #71

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sem dúvida,...mas máquina de Diagnóstico tenho eu, só falta fazer o upgrade do programa para a CB500X  ::P:

Dá um jeito enorme...  :nice:
Cheguei a conseguir modificar um cabo VAG para trabalhar com a porta OBD da Triumph...



Desenrascava... mas para certas brincadeiras mais minuciosas (alterar mapas) acabei acabei por investir num tuneboy.
(que me custou imenso dinheiro e agora está lá arrumado numa gaveta)

Para a bmw tenho usado um módulo bluetooth de um amigo meu.
Aquilo é porreiro, pois dá para usar com uma app no telemóvel.
Mais uma vez... desenrasca. Mas não é infalível.
Já me aconteceu ter a moto a falhar e não aparecer nada no diagnóstico. E precisar de recorrer a um agente oficial para descobrir que as bobines "cozeram"...
(pelos vistos algo comum nos oilheads)  :-X








Abril 10, 2017, 16:32:03, 16:32
Responder #72

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT





Aquele calendário é para servir de alvo no jogo das setas , certo?  :corado:

Abril 10, 2017, 16:38:58, 16:38
Responder #73

rodrigues

  • Visitante
Eu uso o VD100, o programa é razoável e de fácil leitura além de aceitar muitos upgrades Honda mas não é fácil, vou precisar da ajuda de uma amigo entendido em PCs para conseguir o Upgrade pois é preciso fazer o registo na conta e pagar mais qualquer coisinha. depois disso enviam o cabo de ligação ao diagnóstico.

Safou-me com a Sym Gts quando me apareceu um erro difícil de detetar  :nice:

Também creio que não vai ser preciso nos tempos mais próximos, só quando a CB500x entrar na terceira idade, nessa altura já eu estou na quarta idade  :lolol:.



 
« Última modificação: Abril 10, 2017, 17:38:04, 17:38 por rodrigues »

Abril 10, 2017, 17:38:29, 17:38
Responder #74

rodrigues

  • Visitante
Desculpem os  :offtopic:


Outubro 08, 2017, 23:08:03, 23:08
Responder #75

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Chega aos concessionários Espanhóis com início de venda já dia 16/Outubro e a um preço de €6.050.

Parece-me competitivo q.b. para um modelo da marca Bávara, mas deixa ver como será a sua prestação comercial.
A Portugal imagino que esteja também quase a chegar e a um preço que facilmente se adivinha como próximo do praticado em Espanha.  :)


https://www.mutuamotera.org/gn/web/noticia_desarrollada.php?cod=7441
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 11, 2017, 16:48:43, 16:48
Responder #76

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A publicação do vídeo-teste a esta máquina, levada a cabo pela Fórmula Moto, já está no Youtube.





Para pouco + de €6.000 deixa lá ver como reagirá o mercado Português (caso a marca mantenha um preço próximo ao praticado em Espanha), se bem que estamos já numa curva descendente de vendas, em que o pico do interesse anda mais entre Maio e Setembro.

Porém, verdade seja dita que com este tempo a manter-se, as 2 rodas nunca tiveram tanta utilização. :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 12, 2017, 11:57:06, 11:57
Responder #77

HBeiras

  • Visitante
É só de mim ou esteticamente esta moto é um bocado "malparida"?

Outubro 12, 2017, 14:45:37, 14:45
Responder #78

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
É só de mim ou esteticamente esta moto é um bocado "malparida"?

Lixo indiano?  :D

Inspira-se nas linhas das irmãs mais crescidas. Goste-se delas ou não.
E acaba por ser uma representação low cost das mesmas.
Parece-me bastante fiel na abordagem, tendo em conta o price tag que está a ser introduzida no mercado.


Outubro 12, 2017, 19:58:03, 19:58
Responder #79

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É só de mim ou esteticamente esta moto é um bocado "malparida"?

Para a cilindrada que tem e dentro dos condicionalismos de dimensão possíveis na gama em que se insere, a aproximação à 1200GS não deixa de ser evidente.

Mas reservo uma análise mais conhecedora e justa ao nível do design, quando poder ver uma ao vivo.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 19, 2017, 14:15:56, 14:15
Responder #80

HBeiras

  • Visitante
Está aqui uma bela concorrente para a Chinesa TRK.

Coisa horrivel.


Outubro 28, 2017, 23:48:16, 23:48
Responder #81

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Talvez se a vires ao vivo fiques com melhor impressão...  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 29, 2017, 01:02:03, 01:02
Responder #82

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Esteticamente não me convençe, mas isso é um mal das bmws, não são fáceis de agradar a todos em capítulo estético.
Mas para o que é da marca que é, está em linha.

posição do Guiador um pouco baixa para uma trail, não?

Novembro 15, 2017, 21:37:01, 21:37
Responder #83

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tal como já acontecia com a naked desde o início do ano, também a G310GS terá - pelo menos parte - produção no Brasil (fabrica de Manaus) e na Índia (fábrica da TVS) desde há largos meses...

Pois com uma produção iniciada há tantos meses e mesmo com Espanha logo aqui ao lado a vendê-la deste 16/Outubro, será que é assim tão difícil chegar a Portugal??

Se acaso já está à venda, não li nada que o anunciasse... :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 15, 2017, 21:54:21, 21:54
Responder #84

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nice....

Então finalmente chegou.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 16, 2017, 10:12:08, 10:12
Responder #85

carlos-kb

  • Visitante
Olhando ao título do tópico... R310GS? A serie R da BMW são os boxer.

A serie G é que são as monocilíndricas, sejam as G650, como as recentes G310. E no caso da Gellande Strasse (GS) mais pequena, será G310GS.

A gama motorrad actualmente organiza-se assim:

Serie R - Boxer 2 cilindros 1200cc (flat twin)
Serie K - Inline de 6 cilindros 1600cc
Serie S - Inline de 4 cilindros 1000cc
Serie F - Inline de 2 cilindros 800cc (já com o novo 850 crossplane)
Serie G - Monocilindrico de 650cc e 310cc
Serie C - Scooters c/ inline de 2 cilindros 650cc

Novembro 16, 2017, 10:35:56, 10:35
Responder #86

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A razão para tal prende-se com o momento em que foi criado este tópico e em que as publicações indicavam tratar-se mesmo da nova R310GS...

Ver p.ex aqui:

http://www.motoblog.it/post/813614/bmw-r-310-gs-2017-foto-spia


Passado este tempo (+1 ano) o nome correcto é G310GS e será corrigido de seguida.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 16, 2017, 10:56:05, 10:56
Responder #87

carlos-kb

  • Visitante
A razão para tal prende-se com o momento em que foi criado este tópico e em que as publicações indicavam tratar-se mesmo da nova R310GS...

Ver p.ex aqui:

http://www.motoblog.it/post/813614/bmw-r-310-gs-2017-foto-spia


Passado este tempo (+1 ano) o nome correcto é G310GS e será corrigido de seguida.

Jornalismo no seu melhor (pior)!!! E um jornalista que possivelmente pouco ou nada conhece da gama BMW.

Os boxer são R desde 1923 e a primeira R32. Tirando o período "conturbado" dos anos  50 (pós guerra) que por contingências politicas e económicas da época, as R25 / 26 / 27 / etc., passaram a mono.

Confundir a serie R com a G da BMW Motorrad, seria o mesmo que nos automóveis, confundir a serie 5 com a serie 1. E o Max Friz deve ter dado voltas no túmulo.  :D

Janeiro 22, 2018, 00:01:14, 00:01
Responder #88

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Um rápido teste desta mota, feito por um vendedor da BMW na África do Sul

Fevereiro 17, 2018, 23:06:15, 23:06
Responder #89

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Uma BMW alemã feita na India  ;D


Fevereiro 25, 2018, 00:04:08, 00:04
Responder #90

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda não vi uma única a circular...
Nem uma...nada, rien, nicles, niente.

Ou a concorrência tem sido mais atractiva por cá (sim Benelli's, são também responsáveis) :) ou a coisa de facto, mesmo com a "imagem GS", não funciona muito bem nesta gama mais baixa.  :-X

Terei de "dar o braço a torcer", pois estava convencido - mesmo sem ter acesso a números e basear-me assim unicamente no que (não) vejo - que a G310GS seria muito mais vendida.

Talvez a naked com o mesmo motor (G310R) e com o seu preço pouco acima dos €5.000, venda melhor...talvez.  :pensador: Se bem que não será pelo custo que fará a diferença.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 25, 2018, 08:27:00, 08:27
Responder #91

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1203
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Em Lx andam várias...


Sent from my iPad using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Fevereiro 25, 2018, 11:04:01, 11:04
Responder #92

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Provavelmente é uma questão de tempo até pegar no mercado, todavia acho que a maioria do mercado  BMW prefere ir mais para o topo da linha. Lembro-me de ver poucos Audi pequenos no mercado em comparação com os modelos mais emblemáticos da marca.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 03, 2018, 12:50:52, 12:50
Responder #93

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em Lx andam várias...


Várias G310GS???  :o
Bem, tinha realmente uma ideia diferente.

A naked só vi ao vivo 1 única a circular, mas a 310GS de facto nenhuma.

Será que haverá número de vendas na web para ver como vai a prestação comercial da marca nesta cilindrada? :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 20, 2018, 10:30:32, 10:30
Responder #94

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Na LXrent têm já uma para aluguer. [66€/dia com franquia 1100€ ou 80€/dia com franquia de 200€]

Como me sentei apenas numa, sem fazer o test drive e comparando com um verdadeira BMW que também me sentei, a F800R posso dizer o seguinte deste pequeno motociclo:
-altura ao solo adaptado a qualquer estatura, pelo menos não tive nenhuma dificuldade de ter os dois pés quase na totalidade no chão
[a F800R é mais alta e bem mais encorpada, ou esta amocha com o nosso peso dando uma falsa sensação de ser mais baixa, pode ser isso...]
-a qualidade ao vivo e no geral, sentando-se, é claramente inferior às "normais" BMW apesar de estas pequenitas terem o controlo de qualidade da marca
[existem peças aqui e peças ali que têm a mesma qualidade, provavelmente feitas no mesmo sitio…mas no geral inferior a uma típica GS650/700/750/800]
-o guiador é muito largo ou os instrumentos estão ali todos concentrados junto ao topo do garfo de suspensão
[a sensação é quase como pegar numa "cabra do mato" tipo Kawasaki kx ou ktm sx mas o guiador ser deveras largo…]
-aquele micro-vidro é ridículo, não serve para nada, só estética
-tem boa brecagem

já sobre o comportamento, tendo eu perguntado ao tipo que lá estava sobre o eventual aluguer para levar dia 30 ao passeio ele foi claro:
"isto é muito fraquinho, não vai querer levar isto. isto é um brinquedozinho. vai-se fartar de querer andar mais e isto não dar… ou o que dá é sempre aquele barulho irritante de altas rotações..."

Sobre isto estive a ver e de facto ter como velocidade maxima 142kmh, quer dizer que a velocidade de cruzeiro/conforto deverá andar ali nos 110/120kmh o que seria como uma 125cc para os restantes participantes de dia 30... e eu seria o "ovo podre" ahahahah
Mas ainda disse ao tipo que seria engraçado participar no evento e fazer um real test drive à "pequena lavradora de vias rapidas citadinas"
« Última modificação: Junho 20, 2018, 10:34:51, 10:34 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 20, 2018, 17:05:12, 17:05
Responder #95

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
já sobre o comportamento, tendo eu perguntado ao tipo que lá estava sobre o eventual aluguer para levar dia 30 ao passeio ele foi claro:
"isto é muito fraquinho, não vai querer levar isto. isto é um brinquedozinho. vai-se fartar de querer andar mais e isto não dar… ou o que dá é sempre aquele barulho irritante de altas rotações..."
(....)

Considera que a opinião fortuita de alguém com quem nos cruzamos e "nunca vimos mais gordo ou mais magro", pode pode revelar-se depois muito pouco coincidente com o experimentarmos por nós próprios.  :nice: :nice:

Até pode ser exactamente como esse tipo referiu  :cool: mas se acaso te despertou à atenção essa moto (para rent), não deixes de ver como é mesmo.   
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 12, 2018, 01:37:09, 01:37
Responder #96

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A entrega de unidades G310GS num concessionário da Índia é, no mínimo, curiosa...



Aluga-se um reboque e lá vem tudo bem alinhado.
Muito bom. Eficiência é o que se quer.  :nice:
LINK
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 24, 2018, 09:41:20, 09:41
Responder #97

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ah pois é...

Esta também anda no Endurance Test.
Metade do objectivo já está cumprido...  :nice: :nice:



Quando terminar, por cá deixarei... :)
« Última modificação: Outubro 24, 2018, 09:51:33, 09:51 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 24, 2018, 12:06:52, 12:06
Responder #98

halmeida

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Ainda não sei o que pensar destes modelos.... para jovens encartados e tal não desgosto... mas têm um ar tão desengraçado, então a gs parece um brinquedo de plastico em ponto grande.

Será que justifca face a uma cb500x usada por exemplo?

Outubro 24, 2018, 12:25:13, 12:25
Responder #99

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sem ter ido ver o preço exacto de uma e outra, tenho ideia que a diferença será de -10% (ambas novas).

Isto sem entrar na equação o preço que por vezes se consegue nos stands. Desde logo a oferta de docs & desp.

Sobre a G310GS, nunca nadei nela. O teste da Motorrad deve ficar concluído dentro de meses.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama