Autor Tópico: Imposto sobre Veículos (IUC): tabela motos em 2023...  (Lida 16313 vezes)

Outubro 12, 2023, 10:48:54, 10:48
Responder #100

2low

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Então, acham que iriam ter IUC justo?
Os portugueses realmente gostam de comer gelados com a testa sempre que vão votar!
 :zangadoplus:
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Outubro 12, 2023, 11:56:12, 11:56
Responder #101

ThatsMe

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Outubro 12, 2023, 16:06:12, 16:06
Responder #102

TuCa

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Então, acham que iriam ter IUC justo?
Os portugueses realmente gostam de comer gelados com a testa sempre que vão votar!
 :zangadoplus:

e o mais engraçado, é que projeções e estudos atuais mostram que numa próxima vez, ganham os mesmos!
basta olhar para a Venezuela e outros como ela, socialismo resulta mesmo!

Outubro 12, 2023, 16:32:26, 16:32
Responder #103

TMXR

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Se comprarem um eléctrico com 1000 cavalos com um preço de muitas dezenas de milhares tem IUC grátis  :D :tornarseanjinho: :nice:

Fica a dica e não digam que não sou amigo  :wtf:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 12, 2023, 16:43:36, 16:43
Responder #104

TMXR

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A somar aos 168 podem meter mais uns 30 para a inspeção  :D :D :D o que perfaz um “brutal
Aumento de impostos” para quem tem 1 moto


O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais  :D
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Outubro 12, 2023, 17:16:12, 17:16
Responder #105

TuCa

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O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais  :D

e como está o tema das inspeções?
em conversa com um amigo que é funcionário num centro de inspeções, ele diz que ainda não avança no próximo ano, publicaram lei, mas faltam umas quantas portarias, é assim uma coisa

Outubro 12, 2023, 17:25:57, 17:25
Responder #106

JViegas

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E porque a maioria de nós também tem um enlatado em casa, aqui fica um pequeno artigo do ACP:

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/orcamento-do-estado-2024


Outubro 12, 2023, 17:26:53, 17:26
Responder #107

2low

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O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais  :D

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e como está o tema das inspeções?
em conversa com um amigo que é funcionário num centro de inspeções, ele diz que ainda não avança no próximo ano, publicaram lei, mas faltam umas quantas portarias, é assim uma coisa

Mais do que portarias e afins... (porque para haver formação tem de haver portaria técnica etc)
Em 2024 não teremos ainda inspecções, em Setembro não havia um único centro com pessoal especializado em motociclos.
A única coisa que existe é o investimento dos centros em "zonas de inspecções para motos, uma ou duas vias".
Não será até Janeiro que haverá formação dessa gente toda... além de que com a falta de pessoal...

E porque a maioria de nós também tem um enlatado em casa, aqui fica um pequeno artigo do ACP:

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/orcamento-do-estado-2024



Não haverá alguma lei que proiba esses aumentos de 200% ?!
« Última modificação: Outubro 12, 2023, 17:28:29, 17:28 por 2low »
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Outubro 12, 2023, 17:34:21, 17:34
Responder #108

TMXR

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O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais  :D

e como está o tema das inspeções?
em conversa com um amigo que é funcionário num centro de inspeções, ele diz que ainda não avança no próximo ano, publicaram lei, mas faltam umas quantas portarias, é assim uma coisa

Mais do que portarias e afins... (porque para haver formação tem de haver portaria técnica etc)
Em 2024 não teremos ainda inspecções, em Setembro não havia um único centro com pessoal especializado em motociclos.
A única coisa que existe é o investimento dos centros em "zonas de inspecções para motos, uma ou duas vias".
Não será até Janeiro que haverá formação dessa gente toda... além de que com a falta de pessoal...

E porque a maioria de nós também tem um enlatado em casa, aqui fica um pequeno artigo do ACP:

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/orcamento-do-estado-2024



Não haverá alguma lei que proiba esses aumentos de 200% ?!


Vão contratar inspectores  indianos e para os formar os formadores de TVDE. Em 15 dias está tudo com o “canudo”  :D
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Outubro 12, 2023, 17:43:39, 17:43
Responder #109

TuCa

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E porque a maioria de nós também tem um enlatado em casa, aqui fica um pequeno artigo do ACP:

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/orcamento-do-estado-2024



dou o meu exemplo
CLK270 cdi - 70€ iuc
novo valor - 629€


mas também não podemos entrar nesse pânico todo, próximo ano , o aumento está limitado a "apenas" 25€

portanto no meu caso, irei pagar 95€

Outubro 12, 2023, 17:52:11, 17:52
Responder #110

Svitre

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No site do ACP refere também que as viaturas adquiridas anteriores a 2007 tiveram uma tributação mais elevada através do imposto automóvel (IA), mas não referem que esse mesmo imposto foi substituído pelo ISV... Na teoria só mudaram o nome a vaca mas ela continuou lá a alimentar-se...

Edit:
Simulando no meu caso em particular (1.3 Mjet 1242cc 124gr/km):
IA (antes de 2007) - 1.254,08€ - IUC 22,48€----------------------Total 1º ano: 1276,56€ ----- 2º ano: 1299,04€ -----3º ano 1321,52€
ISV (depois de 2007) - 918, 90€. - IUC 149,63€ ----------------- Total 1º ano: 1068,53€ ----- 2º ano: 1218,16€ -----3º ano 1367,79€

Ou seja, ao fim de 3 anos já paguei mais...
« Última modificação: Outubro 12, 2023, 18:02:10, 18:02 por Svitre »

Outubro 12, 2023, 18:01:38, 18:01
Responder #111

TuCa

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certo, no fundo o que nos afeta é ter o mesmo nome (deveriam ter criado um novo nome / categoria de imposto em 2007)
iuc pre 2007 teve bases de calculo diferentes do pós 2007
precisamente com as mudanças do isv, entre outras,
na altura se bem me recordo, a principal argumentação foi o diluir do imposto (eliminado na compra do veiculo novo), no iuc, daí a subida do iuc pós 2007 . e assim baixavam os preços dos carros novos

agora com o uniformizar da tabela na mira, falando de forma exagerada, os pré 2007 irão pagar o dobro dos impostos dos pós 2007

Outubro 12, 2023, 18:02:52, 18:02
Responder #112

Svitre

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Entretanto editei a minha mensagem e coloquei mais info.

Outubro 12, 2023, 18:11:46, 18:11
Responder #113

Svitre

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na altura se bem me recordo, a principal argumentação foi o diluir do imposto (eliminado na compra do veiculo novo), no iuc, daí a subida do iuc pós 2007 . e assim baixavam os preços dos carros novos...

Então não era muito mais fácil baixar logo o imposto de vez e deixarem-se de malabarismos para distrair a plebe?

Outubro 12, 2023, 18:15:33, 18:15
Responder #114

TuCa

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é a história do sapo...

sapo em agua a ferver salta fora
sapo em agua fria, aquecendo a agua lentamente, ele fica lá até morrer cozido...

nós somos o sapo em agua fria  :napodeser:  é assim que temos sido governados nos últimos anos

Outubro 13, 2023, 10:36:01, 10:36
Responder #115

pjmartinho

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Não haverá alguma lei que proiba esses aumentos de 200% ?!

Nas inumeras análises que vão sendo feitas sobre o orçamento de estado para 2024, todos falam da baixa de impostos no IRS... e o povo português aplaude esta medida que nem uns tolos  :palmas:

Nas inumeras análises que vão sendo feitas sobre o orçamento de estado para 2024, todos falam do aumento de impostos... está preto no branco que a receita de impostos em 2024 vai ser superior à 2023... e o povo português continua a aplaudir a baixa de impostos no IRS  :palmas:

Aplaudem porque acham que vão ficar com mais dinheiro no bolso mas acontece que os impostos vão subir mais do que aquilo que vai ser o aumento de rendimentos proporcionado pela baixa de impostos... ou seja, vão receber mais (é um facto) mas vão ficar mais pobres pq vai sobrar menos dinheiro no bolso do que sobra agora.

O aumento de impostos não é só para os automobilistas... o imposto sobre bebidas alcoolicas vai aumentar 10%... ou seja a imperial e a "mini" vão passar a custar bastante mais dinheiro... a mesma coisa com o tabaco mas, o (des)governo conta umas mentiras balelas para justificar estas medidas e o povo português continua a aplaudir a baixa de impostos no IRS  :palmas:

Ontem ao ouvir um noticiário qualquer, a proposito do aumento do IUC ouvi alguém dizer (daqueles comentários q são feitos de forma discreta mas q servem para dar a novidade e apresentar o assunto) que está a ser estudada a possíbilidade de se vir a limitar o numero de carros por agregado familiar para reduzir a quantidade de carros a circular... Mas em que raio de país isto se está a tornar???  Daqui a pouco tbm vão decidir quantas vezes por semana posso lavar a roupa interior... com a justificação de que é para poupar água  :nempenses:

Há por aí um comentador que costuma dizer "Votaram nesta gente, agora aguentem-se". Acontece que não votei nesta gente mas tenho de pagar (forte e feio) pelos disparates que estão a fazer.

Já começo a ter idade para poder dizer que já vi passar vários primeiros ministros pelo governo. Alguns foram decentes, outros fracos e outros maus... mas este faz com que qualquer mau primeiro ministro anterior pareça um bom primeiro ministro... e o povo português continua a aplaudir a baixa de impostos no IRS mas isto não é de espantar num país onde os programas de tv mais vistos são telenovelas, futebol e reality shows de fraca qualidade... acho que isto mostra o nível intelectual desse povo que não percebe que hoje estão pior do que estavam no tempo da troika... mas foi vendida a ideia de que a troika era um "bicho papão".

Para terminar, e respondendo à tua questão... não há lei nenhuma que proiba esses aumentos de 200% por parte do (des)governo mas se for um aumento de 10% nos produtos de uma empresa privada qualquer, vêm logos os do costume atirar-se à "ganancia do grande capital" e queixar-se das injustiças, etc etc.

Outubro 13, 2023, 10:50:16, 10:50
Responder #116

JViegas

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O dinheiro tem que vir de algum lado.
Em Portugal é através da tributação, para motivos mais nobres?

"Incentivar o Transporte Público
Incentiva +TP — Novo regime do PART e do PRotransp
Destinatários: Autoridades de transportes (Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas) e população em geral

Número de beneficiados: mais de 5 milhões de portugueses que residem no continente e que se deslocam habitualmente, dos quais 730 mil habitantes que usam regularmente o transporte público.
Impacto orçamental em 2024: 360 milhões de euros (acréscimo de +91 milhões de euros face a 2023)
O novo programa “Incentiva +TP” substitui o PART e o PROTransP e visa assegurar um financiamento mais equilibrado, estável e previsível às Autoridades de transporte.

Passa a ser consignada uma percentagem das receitas de carbono ao financiamento deste programa. Estas verbas são transferidas diretamente para o Fundo Ambiental, que posteriormente transfere para as Autoridades de Transportes (AMs e CIMs). Com este mecanismo assume-se uma partilha de riscos subjacente à variação das receitas de carbono, assegurando, todavia, que:

• No mínimo, a verba a alocar em determinado ano é igual à do ano anterior mais a TAT;
• No máximo, a verba a alocar num determinado ano, não ultrapassa mais de 5% das verbas alocadas no ano anterior
corrigidas da TAT (saldos para compensar anos de menor receita)

As verbas deste programa só poderão ser alocadas ao financiamento e promoção dos transportes públicos, cabendo a cada autoridade de transportes identificar as medidas mais eficazes para aumentar a procura de transporte público e assegurar a sustentabilidade das operações a seu cargo.

As ações a financiar incluem o apoio à redução de tarifas, o pagamento de Obrigações de Serviço público decorrentes da contratualização dos serviços de transporte público e o apoio ao reforço da oferta, seja através de serviços de transporte publico regulares ou flexíveis"

Aqui:
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=orcamento-do-estado-2024-conheca-aqui-a-proposta-do-governo


Outro link para quem tem insónias e quer adormecer rapidamente:
https://www.dgo.gov.pt/politicaorcamental/Paginas/OrcamentosEstado.aspx?Ano=2024&TipoOE=Proposta%20de%20Or%c3%a7amento%20do%20Estado


Quanto ao povo (todos nós) e como diz o outro: e o povo pá?

Na minha opinião o povo tem que ir votar:
https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2022/resultados/globais

Onde estão os cerca de 5 milhões de eleitores que não votaram?
Morreram?
Ou não têm opinião?
Se calhar tanto lhes faz quem fique no poder...

É preciso envolver os cidadãos a começar pelos mais novos, dizendo-lhes que as coisas poderão mudar para melhor se eles participarem e principalmente se virem os mais velhos a participar.
Todos têm um papel fundamental na nossa Democracia... mas para isso têm que saber como funciona a Democracia... como funciona o governo, como funciona uma Câmara Municipal ou uma Junta de Freguesia... dar educação ao povo... para que o mesmo saiba escolher e principalmente porque é que está a escolher.

Num País onde tudo falha (na Educação também) como se pode mudar tudo isto se não é aprendido nas escolas e talvez se não é aprendido em casa?
« Última modificação: Outubro 13, 2023, 10:55:25, 10:55 por JViegas »

Outubro 13, 2023, 11:22:50, 11:22
Responder #117

LeoLopes

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Outubro 13, 2023, 11:51:27, 11:51
Responder #118

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STOP IUC! Manifestação Nacional


CARRO DE POBRE, IMPOSTO DE RICO! NÃO ACEITAMOS!!

O agravamento do IUC sobre automóveis anteriores a 2007 tem de ser travado antes da votação do OE 2024 que acontece a 29 de Novembro. Porquê?

1 - Os veículos pré-2007 ficarão em regime de dupla tributação. O aumento do IUC pós-2007 teve como propósito colmatar uma redução do ISV no momento da compra. O que se propõe agora, é taxar pela tabela máxima veículos que já foram penalizados em sede de ISV.

2 - Não são 25€! Para 2024 o governo estabeleceu um tecto máximo de aumento de 25€, mas em 2025, esse tecto não existe. O que fica claro ao analisar as tabelas é que o aumento total irá ultrapassar os 200% na maioria dos automóveis.

3 - Os portugueses não guiam automóveis antigos por opção, mas porque a economia não permite melhor.

4 - É impossível renovar a frota nacional quando escasseiam propostas economicamente viáveis para as famílias no mercado de veículos novos e há escassez de veículos para entrega. O resultado, será um novo aumento das importações.

5 - Os custos de habitação estão em máximos históricos, com a população sufocada financeiramente, o que torna sádico o aumento do IUC.

6 - Os combustíveis estão em máximos históricos, também graças a uma componente ambiental que agrava o seu preço.

7 - Estão a decorrer duas guerras em simultâneo, que representam uma ameaça sem precedentes para a economia da Europa e em particular para Portugal, devido à sua extrema debilidade estrutural e aos baixíssimos rendimentos familiares.

8 - A aplicação destas novas regras vai desvalorizar dramaticamente o património familiar dos portugueses. Um automóvel anterior a 2007 vai ser virtualmente impossível de vender, mesmo para o mercado internacional.

9 - O maior impacto ambiental destes veículos está na produção, pelo que se encontra devidamente amortizado. O abate traz um novo custo, que não vai ser compensado de forma alguma. O único benefício, será para os fabricantes de automóveis.

10 - O governo tem uma intenção clara de desencorajar o uso do automóvel particular (numa lógica pseudo-progressista que só não prejudica os decisores), esquecendo que fora dos centros urbanos a população tem uma forte dependência do automóvel e ainda menos recursos para a aquisição de modelos mais modernos.

11 - É a defesa da liberdade individual que está em causa. No último século as vidas e as ambições do cidadão comum, viram os seus horizontes ampliados pelo automóvel. Este ataque à mobilidade individual e familiar, minimiza o potencial humano, castra os seus horizontes culturais e vai contra tudo aquilo por que lutámos enquanto nação.

Por isso juntemo-nos a uma só voz para lutar pelo pouco que temos!


5 DE NOVEMBRO, VÁ NO SEU AUTOMÓVEL ANTERIOR A 2007 ATÉ À CÂMARA MUNICIPAL DA SUA CAPITAL DE DISTRITO, ESTACIONE E MANIFESTE-SE DE FORMA RUIDOSA MAS, SOBRETUDO,RESPONSÁVEL E PACÍFICA!​

Outubro 13, 2023, 16:15:49, 16:15
Responder #119

2low

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STOP IUC! Manifestação Nacional


CARRO DE POBRE, IMPOSTO DE RICO! NÃO ACEITAMOS!!

O agravamento do IUC sobre automóveis anteriores a 2007 tem de ser travado antes da votação do OE 2024 que acontece a 29 de Novembro. Porquê?

1 - Os veículos pré-2007 ficarão em regime de dupla tributação. O aumento do IUC pós-2007 teve como propósito colmatar uma redução do ISV no momento da compra. O que se propõe agora, é taxar pela tabela máxima veículos que já foram penalizados em sede de ISV.

2 - Não são 25€! Para 2024 o governo estabeleceu um tecto máximo de aumento de 25€, mas em 2025, esse tecto não existe. O que fica claro ao analisar as tabelas é que o aumento total irá ultrapassar os 200% na maioria dos automóveis.

3 - Os portugueses não guiam automóveis antigos por opção, mas porque a economia não permite melhor.

4 - É impossível renovar a frota nacional quando escasseiam propostas economicamente viáveis para as famílias no mercado de veículos novos e há escassez de veículos para entrega. O resultado, será um novo aumento das importações.

5 - Os custos de habitação estão em máximos históricos, com a população sufocada financeiramente, o que torna sádico o aumento do IUC.

6 - Os combustíveis estão em máximos históricos, também graças a uma componente ambiental que agrava o seu preço.

7 - Estão a decorrer duas guerras em simultâneo, que representam uma ameaça sem precedentes para a economia da Europa e em particular para Portugal, devido à sua extrema debilidade estrutural e aos baixíssimos rendimentos familiares.

8 - A aplicação destas novas regras vai desvalorizar dramaticamente o património familiar dos portugueses. Um automóvel anterior a 2007 vai ser virtualmente impossível de vender, mesmo para o mercado internacional.

9 - O maior impacto ambiental destes veículos está na produção, pelo que se encontra devidamente amortizado. O abate traz um novo custo, que não vai ser compensado de forma alguma. O único benefício, será para os fabricantes de automóveis.

10 - O governo tem uma intenção clara de desencorajar o uso do automóvel particular (numa lógica pseudo-progressista que só não prejudica os decisores), esquecendo que fora dos centros urbanos a população tem uma forte dependência do automóvel e ainda menos recursos para a aquisição de modelos mais modernos.

11 - É a defesa da liberdade individual que está em causa. No último século as vidas e as ambições do cidadão comum, viram os seus horizontes ampliados pelo automóvel. Este ataque à mobilidade individual e familiar, minimiza o potencial humano, castra os seus horizontes culturais e vai contra tudo aquilo por que lutámos enquanto nação.

Por isso juntemo-nos a uma só voz para lutar pelo pouco que temos!


5 DE NOVEMBRO, VÁ NO SEU AUTOMÓVEL ANTERIOR A 2007 ATÉ À CÂMARA MUNICIPAL DA SUA CAPITAL DE DISTRITO, ESTACIONE E MANIFESTE-SE DE FORMA RUIDOSA MAS, SOBRETUDO,RESPONSÁVEL E PACÍFICA!​

O link da manifestação, para quem conseguir aceder, indica uma morada "Rua da Junqueira 39, 1300 Lisboa, Portugal" (deverá ser a morada da empresa do organizador) mas a manifestação como indica no texto será feita à frente de Câmara Municipal da capital de distrito de cada pessoa que pretende se manifestar.
Alguém vai ali à CMAlmada?

Também há uma petição a circular, que peca por falar apenas nos automóveis: https://pplware.sapo.pt/motores/peticao-contra-o-aumento-previsto-do-iuc-ja-circula-pela-internet/
« Última modificação: Outubro 13, 2023, 16:21:31, 16:21 por 2low »
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Outubro 13, 2023, 21:46:23, 21:46
Responder #120

TMXR

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o pessoal ainda não entendeu uma coisa... nao vale a pena entrar no assunto, mas neste momento quem manda nao quer que vocês "ze povinho" tenha carro. Querem que voces estejam quietinhos e caladinhos, sem carros, a viver em ghetos que vos vao meter e bem  controladinhos...

A lorota do clima é só para vos passar uma xilo antes de vos tirarem o brinquedo  ;) por isso aproveitem enquanto há.
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Outubro 15, 2023, 12:58:02, 12:58
Responder #121

Aphonso Pereira

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Aqui o TMXR tem razão, a mim já me disseram várias vezes ao longo da vida que "isto não é para quem quer, é para quem pode". E o comentário não está relacionado com dinheiro. Está relacionado com conhecimentos e contactos a alto nível.

Têm dúvidas? Perguntem aos Portugueses que tentaram contactar a embaixada Portuguesa em Telavive durante e após o ataque do Hamas.

Dito isto, a moral e as regras aplicam-se sempre aos outros. As ONG ambientais, as manifestações não são grátis. Os pareceres ambientais não são grátis. A visibilidade na comunicação social não é grátis.

Aqui há uns anos quando apareceram os artigos que atacavam indecentemente os Tuk Tuk em Lisboa, com "especialistas" em Engenharia a afirmarem que os motores 300cc da Piaggio eram a 2T (!!!) e a citarem artigos sobre Tuk Tuk no Bangladesh, Tailândia, Índia e Paquistão como estes se aplicassem a Portugal, tentei responder e fui imediatamente calado e tive respostas removidas. Quando mencionei a poluição escandalosa dos navios de cruzeiros no porto de Lisboa, esses sim 2T a Diesel e com turbinas a gás brutalmente poluentes, então aí só faltava matarem-me.

Não se iludam, existem interesses e existe muito dinheiro com pareceres "técnicos" escandalosamente falsos. Conhecem alguém que tenha escrito um parecer que prejudicasse quem o solicitou e pagou?

Com o IUC ocorre o mesmo: profusa documentação técnica contra o veículo individual e as "elites" que estão fartas de ficar presas no trânsito dentro do seu Mercedes Classe S com motorista.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Outubro 15, 2023, 23:51:35, 23:51
Responder #122

JoãoPVCarvalho

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E atenção que as 125cc perderam a isenção e pagam 6.02€
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 16, 2023, 09:56:23, 09:56
Responder #123

ThatsMe

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E atenção que as 125cc perderam a isenção e pagam 6.02€

Mais a componente ambiental, por isso dependendo da mota pagarão 16,19€ ou 26,19€.

Outubro 16, 2023, 10:55:09, 10:55
Responder #124

2low

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Portanto, dia 5 Novembro são motivos suficientes para lutarmos por baixa da carga fiscal através de redução de impostos directos e indirectos e em ultimo caso exigirmos que o governo sugador de impostos acabe porque se não quem acaba somos nós.

Estranho ainda aquele movimento "GAM" das megamanifestações contra as inspecções aos motociclos ainda não ter se pronunciado ou ter marcado uma megamanifestação.

Neste caso, parece útil uma união com todos os que serão afectados pelo agravamento de IUC, manifestação de proprietários/utilizadores de automóveis matriculados até 30 Junho 2007 e Motociclos com mais de 16 anos e pelos vistos todos os que até então estariam isentos de pagamento de IUC (abaixo de 250cc?) e ainda todos os restantes com o interesse de um alargamento de classes de IUC para ser mais gradual e justo (uma não tão recente custom 1800cc paga o mesmo que uma trail moderna de 751cc).
« Última modificação: Outubro 16, 2023, 10:58:52, 10:58 por 2low »
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Outubro 17, 2023, 08:55:06, 08:55
Responder #125

pjmartinho

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Caganda negócio que o estado fez... oferece umas migalhas a meia duzia de tugas enquanto rouba o resto do bolo aos restantes tugas distraidos.

Não sei se lembram mas, nas primeiras noticias, a subida do IUC foi anunciada como uma maneira de comabater a perda de receita das portagens de meia duzia de autoestradas onde não passa ninguem do interior... ou seja, a grande maioria dos portugueses distraidos tem de pagar aquilo que as aquelas autoestradas não rendem o desconto que o estado resolve fazer a meia duzia de pessoas (para ficar bem na fotografia para a próximas eleições) mas, como já sabiam que essa justificação não ia "pegar", passados uns dias a subida do IUC foi anunciada com uma medida de incentivo à troca de carros velhos por carros novos e, de preferencia, eletricos para protegerem o ambiente blá, blá blá... e o povo continua a aplaudir a baixa do IRS que nem uns tolos  :palmas: :palmas: :palmas:

O resultado do "negócio" está aí nessa noticia do Publico.

Goste-se, ou não se goste... concorde-se, ou não se concorde com as politicas deste (des)governo, há que dar crédito aquilo que é bem feito e, neste caso, o crédito vai todo para a máquina de propaganda do PS. Não há partido com melhor máquina de propaganda do que este... só é pena que seja usada da forma que é.

Outubro 23, 2023, 22:35:28, 22:35
Responder #126

2low

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Aquele grupo que foi responsável por grandes manifestações contra as inspecções aos motociclos, finalmente se pronunciou e anunciou também para dia 5 de Novembro manifestação em forma de marcha lenta com pelo menos um destino onde todos podem demonstrar o descontentamento:
https://motojornal.pt/grupo-accao-motociclista-anuncia-protesto-contra-o-iuc-a-5-de-novembro/
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Outubro 24, 2023, 11:03:46, 11:03
Responder #127

TuCa

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já se publicam noticias que a lei escrita da forma que está, não pode avançar por questões constitucionais (lei da proporcionalidade)
Caso não se lembrem, a lei que regula as multas aplicadas pela falta de pagamento de pórticos das ex-scut foi alterada precisamente com base na mesma lei da constituição.

aumentos vamos ter de certeza, mas não será na grandeza que este "desgoverno" apresenta

uma das novas propostas (apresentada pelo Chega se bem me lembro) é aumentar 25% ao longo de 4 anos

Novembro 15, 2023, 09:00:24, 09:00
Responder #128

TuCa

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Acredito que todo o ruído causado tanto pela população como pelas várias instituições tenha dado resultado.
além de que, o PS assustou-se com as ultimas sondagens e precisa de votos !!

https://www.jn.pt/2037013195/ps-apresenta-proposta-para-voltar-atras-no-aumento-do-iuc/

Novembro 15, 2023, 09:09:00, 09:09
Responder #129

Canonista

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Acredito que todo o ruído causado tanto pela população como pelas várias instituições tenha dado resultado.
além de que, o PS assustou-se com as ultimas sondagens e precisa de votos !!

https://www.jn.pt/2037013195/ps-apresenta-proposta-para-voltar-atras-no-aumento-do-iuc/

Esta decisão mostra bem o que é um partido...  :read.calm:

O PS faz tudo para governar...
Nem que tenha que vender a alma ao diabo, assim foi em Espanha!


Novembro 15, 2023, 10:09:19, 10:09
Responder #130

JViegas

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Ui Ui Espanha... parece-me que esse acordo ainda vai dar muito que falar

Quanto ao IUC em Portugal era inevitável. As manifestações que foram realizadas em quase todo o País foram demonstrativas da insatisfação perante esta medida.

Se a proposta for para a frente, tenho curiosidade em saber onde o Governo irá buscar o dinheiro que teria com esta medida.

Não deixa de ser curioso que o próprio grupo parlamentar do partido que está no governo reconheça o seguinte:

"o veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade"

Mas isso não era evidente quando o Medina estava a preparar o orçamento?





Novembro 15, 2023, 10:49:59, 10:49
Responder #131

TuCa

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Não deixa de ser curioso que o próprio grupo parlamentar do partido que está no governo reconheça o seguinte:

"o veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade"

Mas isso não era evidente quando o Medina estava a preparar o orçamento?

Antes não eram preciso votos!
tocavam viola usando a capa da maioria  :cost:

falando de uma forma superficial, 400 mil pessoas assinaram a petição
se considerarmos que essas pessoas deixam de votar PS.... é um rombo enorme

a titulo de exemplo, em 2022, 400 mil votos deram 12 deputados ao Chega

Novembro 15, 2023, 13:02:27, 13:02
Responder #132

pjmartinho

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O aumento do IUC não "caiu" por causa da contestação, o aumento do IUC "caiu" pq o PS já está em campanha eleitoral.

"Caiu" o aumento do IUC e vão fazer/oferecer tudo aquilo que há 2 semanas atrás diziam que não podiam fazer/oferecer. Nesta altura do campeonato há que dar umas migalhas ao povo burro distraido para ganharem votos nas proximas eleições... trata-se da sobrevivencia daqueles que se não fosse a politica nunca arranjariam um bom emprego.

Esta atitude não me choca, pois já a vi acontecer várias vezes antes (já começo a ter idade para dizer que "antigamente era assim..."). O que me choca é que o tuga é tão burro distraido que não vê o que está à frente dos olhos desde que o benfica continue a ganhar jogos e desde que continuem a dar telenovelas e reality shows de qualidade duvidosa na tv.

A maioria dos tugas não percebe que hoje pagam mais impostos do que pagavam no tempo do "bicho papão" (troika) mas vão acabar todos a votar nos mesmos porque lhe foram oferecidas umas "migalhas".

Não sei se se lembram mas o Costa em 2015, quando chegou a 1º Ministro com uma manobra de secretaria, anunciou o "fim da austeridade" e a primeira coisa que fez foi aumentar em 5cts o imposto sobre os combustiveis. Este imposto era para ser revisto trimestralmente em função do preço do petroleo... nunca o fez até às portas das eleições em que reduziu o imposto de 5cts para 3cts cobrados ao consumidor e 2cts cobrados às gasolineiras... é claro que as gasolineiras repassam esse custo para o consumidor final que hoje paga mais 5cts por litro de combustivel (que não pagavam nos tempos AC - Antes do Costa), mas parece que maioria dos tugas burros distraidos já nem se lembra disso, e na altura dessa mexida no imposto foram todos votar naqueles que lhe assaltaram a carteira.

Podia estar aqui mais 2H a enunciar os impostos criados pela (des)governação do Costa mas não o vou fazer. Vou só lembrar um episodio que aconteceu nos tempos do Socrates relacionado com o IVA. Na altura o IVA era de 21% e 2 meses antes das eleições baixaram o IVA para 20% para 2 anos depois subirem novamente para os 21% (para quem quiser relembrar a evolução do IVA desde que foi "inventado").

Termino com uma citação do Einstein "A definição de loucura é continuar a fazer a mesma coisa, vezes sem conta, à espera de ter resultados diferentes".


Novembro 15, 2023, 20:19:13, 20:19
Responder #133

TMXR

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Eh…. A malta não é distraída e burra mesma.


Adoptou-se um modelo de assistencialismo em que trabalhar e facultativo

Por outro lado o país está endividado a exaustão e demográficamente temos uma carga brutal de pensões para pagar e com uma pirâmide invertida não temos capacidade de ter uma economia de crescimento… e as exportações também nao sustentam porque somos maioritariamente importadores


Então, no outro dia alguém me criticou porque escrevi que imposto e roubo… ou seja a alguém que acha bem ter de entregar a maioria do que ganha para que uma associação criminosa que gere o país, divida esse dinheiro em corrupção para enriquecer os seus e a comprar votos de uma franja da população que não quer trabalhar, quer um tacho no funcionalismo público ou esteja reformado….


Está certo, o PS vai voltar a ganhar, e o próximo PM já se sabe quem vai ser: o Sócrates III

Então, está certo
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Novembro 15, 2023, 21:36:32, 21:36
Responder #134

HJRD

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https://www.jn.pt/2037013195/ps-apresenta-proposta-para-voltar-atras-no-aumento-do-iuc/
[/quote]

Eu leio esta notícia, e percebo que cai por terra o aumento do IUC para os veículos com matrícula anterior a 2007, mas não diz especificamente que caem também as alterações (e aumento) do IUC dos motociclos. Alguém consegue confirmar isso?
Que nunca nos falte gasolina!

Novembro 15, 2023, 21:42:39, 21:42
Responder #135

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https://www.jn.pt/2037013195/ps-apresenta-proposta-para-voltar-atras-no-aumento-do-iuc/


Eu leio esta notícia, e percebo que cai por terra o aumento do IUC para os veículos com matrícula anterior a 2007, mas não diz especificamente que caem também as alterações (e aumento) do IUC dos motociclos. Alguém consegue confirmar isso?

Tinha pensado o mesmo.

Indo à fonte do problema encontrei isto:
https://ps.pt/ps-anuncia-eliminacao-do-aumento-do-iuc/

Gostava era de encontrar o documento que o PS apresentou no paralamento...
Às vezes esses documentos saiem cá para fora...

Só encontrei esta publicação a também mencionar motos...
https://observador.pt/2023/11/15/ps-corrige-deixando-cair-aumento-do-iuc-para-automoveis-ate-2007/
« Última modificação: Novembro 15, 2023, 21:49:05, 21:49 por 2low »
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Novembro 16, 2023, 09:16:38, 09:16
Responder #136

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"Caiu" o aumento do IUC e vão fazer/oferecer tudo aquilo que há 2 semanas atrás diziam que não podiam fazer/oferecer. Nesta altura do campeonato há que dar umas migalhas ao povo burro distraido para ganharem votos nas proximas eleições... trata-se da sobrevivencia daqueles que se não fosse a politica nunca arranjariam um bom emprego.

Esta atitude não me choca, pois já a vi acontecer várias vezes antes (já começo a ter idade para dizer que "antigamente era assim..."). O que me choca é que o tuga é tão burro distraido que não vê o que está à frente dos olhos desde que o benfica continue a ganhar jogos e desde que continuem a dar telenovelas e reality shows de qualidade duvidosa na tv.

A maioria dos tugas não percebe que hoje pagam mais impostos do que pagavam no tempo do "bicho papão" (troika) mas vão acabar todos a votar nos mesmos porque lhe foram oferecidas umas "migalhas".

Não sei se se lembram mas o Costa em 2015, quando chegou a 1º Ministro com uma manobra de secretaria, anunciou o "fim da austeridade" e a primeira coisa que fez foi aumentar em 5cts o imposto sobre os combustiveis. Este imposto era para ser revisto trimestralmente em função do preço do petroleo... nunca o fez até às portas das eleições em que reduziu o imposto de 5cts para 3cts cobrados ao consumidor e 2cts cobrados às gasolineiras... é claro que as gasolineiras repassam esse custo para o consumidor final que hoje paga mais 5cts por litro de combustivel (que não pagavam nos tempos AC - Antes do Costa), mas parece que maioria dos tugas burros distraidos já nem se lembra disso, e na altura dessa mexida no imposto foram todos votar naqueles que lhe assaltaram a carteira.

Podia estar aqui mais 2H a enunciar os impostos criados pela (des)governação do Costa mas não o vou fazer. Vou só lembrar um episodio que aconteceu nos tempos do Socrates relacionado com o IVA. Na altura o IVA era de 21% e 2 meses antes das eleições baixaram o IVA para 20% para 2 anos depois subirem novamente para os 21% (para quem quiser relembrar a evolução do IVA desde que foi "inventado").

Termino com uma citação do Einstein "A definição de loucura é continuar a fazer a mesma coisa, vezes sem conta, à espera de ter resultados diferentes".

 :palmas:
Ora nem mais...
Também já digo isto há anos...

O PS diz o que as pessoas querem ouvir, não o que elas precisam que se faça!
Estes ideiais e malabarismos nunca serão sustentáveis, nem conduzirão o povo à prosperidade.
O Socialismo alimenta a mediocridade e não incentiva a prosperidade (mas eles gostam).
Também não conhecem o outro lado da prosperidade... :pensador:

Novembro 16, 2023, 09:35:36, 09:35
Responder #137

pjmartinho

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Vejam como esta gente não tem espinha dorsal e faz tudo para se manter no poder :lolol:

Antes do Costa se demitir o aumento do IUC era justificado com questões ambientais e para promover a famosa "transição para a mobilidade eletrica" (whatever that means)... até havia politicos que diziam que "pagar 2€ por mês não era nada" (como se o IUC só custasse 24€ por ano).

1 semana depois do Costa se demitir (com o PS em campanha eleitoral) o aumento do IUC não avança e a justificação é "uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica".

De onde se conclui o seguinte: Quando o PS está no governo tem uma atitude do "pagas pq queremos que pagues", mas quando está em campanha eleitoral essa atitude muda para o "a cuidar do zé povinho de 1976"  :megafeliz:

Novembro 16, 2023, 09:49:03, 09:49
Responder #138

Svitre

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Basicamente é o que o pjmartinho e o Tmxr referem, resumindo somos um país de mansos que nos calamos quando nos atiram algumas migalhas para a frente e nos assaltam forte e feio pelas costas. Nunca a percentagem de impostos esteve tão alta e nunca se viu tanto despesismo publico, mas está tudo bem. Temos um (des)governo com ideias e medidas progressistas de país de 1º mundo com uma ecónomia de excelência e a verdade é que somos um país a roçar o limiar da pobreza em que a maior franja da população não consegue sequer pagar uma renda de um t1 em Lisboa ou no Porto. Portugal não é para os portugueses.

Novembro 16, 2023, 09:54:34, 09:54
Responder #139

pjmartinho

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... calamos quando nos atiram algumas migalhas para a frente e nos assaltam forte e feio pelas costas...

Isto faz-me lembrar uma anedota ordinária da secretária e do patrão  :D

Novembro 16, 2023, 10:10:29, 10:10
Responder #140

Svitre

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Vejam como esta gente não tem espinha dorsal e faz tudo para se manter no poder :lolol:

Antes do Costa se demitir o aumento do IUC era justificado com questões ambientais e para promover a famosa "transição para a mobilidade eletrica" (whatever that means)... até havia politicos que diziam que "pagar 2€ por mês não era nada" (como se o IUC só custasse 24€ por ano).

1 semana depois do Costa se demitir (com o PS em campanha eleitoral) o aumento do IUC não avança e a justificação é "uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica".

De onde se conclui o seguinte: Quando o PS está no governo tem uma atitude do "pagas pq queremos que pagues", mas quando está em campanha eleitoral essa atitude muda para o "a cuidar do zé povinho de 1976"  :megafeliz:


O cronograma é mais ou menos este:

https://eco.sapo.pt/2023/10/06/governo-prepara-aumento-do-iuc-para-compensar-reducao-das-portagens/
O aumento do IUC seria para compensar a redução das portagens em algumas ex-scut.
Uns dias depois, e feitas bem as contas, o aumento do IUC vai compensar essa redução das portagens e ainda vai permitir um encaixe de mais 12M €
https://www.noticiasaominuto.com/economia/2421809/governo-compensa-portagens-com-aumento-do-iuc-e-sai-a-ganhar-as-contas

Depois entramos na areia para os olhos da medida ambiental como justificação do aumento do IUC, como se o fim do mundo se resolvesse com isto.

Agora, chegou-se à conclusão que afinal o resto do país não tem possibilidades para a tão defendida "transição energética" quando praticamente toda a faixa central e interior do país não tem uma rede de transportes públicos digna desse nome e mesmo as AM do Porto e Lisboa lutam com problemas com os transportes públicos. Como infelizmente nem todos tem no mínimo +20K para comprar um VE (que tem sido vendido exaustivamente como a solução para a crise ambiental) e tem que continuar a circular com o corsa de 1995, na sua maioria que nem sequer usa das referidas ex-scut objeto de "redução" de custo, está tudo bem porque o importante é cumprir com metas a que o nosso governo se comprometeu doa a quem doer e custe a quem custar. O importante é sermos pioneiros nesta jornada ambiental ainda que para isso tenhamos de ocultar a miseria em tudo o resto com estatisticas fofinhas adaptadas à necessidade do evento.