nem as custom nem as naked são indicadas para auto-estrada, no entanto nas custom, um vidro em cima do farol não fica tão feio como numa naked e o desconforto vai sempre depender da velocidade a que fores.Já viste a nova rebel 500?Cumprimentos
Sim, as 500cc actualmente no mercado são cat. A2.Porém não são as únicas que podes conduzir com carta cat. A2, entenda-se. Vale isto por dizer que os motociclos de potência máxima não superior a 35kW (e existem-nas até de cilindrada superior) podem ser conduzidos com essa carta.Sobre a escolha, a minha recomendação é...tenta experimentar 2 ou 3 das que mais gostas.Decide com base no que mais valorizas, mesmo que seja "só" o design e conforto...
Sei que estás a ver modelos de cilindrada média/alta, mas para aquilo que mencionas (e só para fugir dos modelos habituais):- suzuky v strom 250- royal enfield himalayan 400Parece que acentam bem na maior parte do uso que queres dar.
há quem tire a carta e continue a andar em 125cc não te preocupes muito com a cilindrada. há motas até 300cc bastante suficientes até para o resto da vida. O importante é gostares mesmo da mota que compras e que te sintas confortável em cima dela. Não é nada "estúpido" tirar cat. A e andar com motos de cat. A2. pior é tirar a cat. A2 e dps ter de tirar a cat. A porque entretanto a vida muda e precisas de algo mais potente. Eu tinha uma 1300 e cheguei a considerar reduzir para uma 300cc, importa pouco o que "parece" aos outros, se gostas segue em frente e ignora o resto Vê o "tirar a cat. A" como uma deslimitação de escolha, não como uma limitação a motas apenas com mais de 35kW
Para andar em paralelo e piso mais degradado, uma mota de segmento ADV teoricamente será melhor. Da lista que colocaste, a Z650 parece ser a que é "mais mota".De qualquer das formas, a experiência de condução de uma 125cc não é a mesma de uma mota a sério. Provavelmente irás sentir mais vontade de acelerar na autoestrada. Pensa nisso ; )
Não tens de ter esse preconceito, compras aquilo que gostas e que podes pagar e manter. Ridiculo seria comprar uma 1000cc de pista para andar a 50km/h em paralelo. No teu caso quer parecer que se adequa melhor uma mota ágil, confortável e que te ofereça umas prestações melhores do que uma 125.
Se baixarmos de cilindrada em relação ás que coloquei inicialmente e formos para uma 400cc p.ex. o que me sugeriam?Em termos de IUC, Consumos, manutenção também se nota a diferença?Como posso consultar a periodicidade das manutenções de cada moto?
Não compres uma mota que não tefaça olhar duas x e sorrir!!!
Meu amigo,.."Peixinhu"Eu com 61 anos tirei a carta A, mas como não sou preconceituoso comprei uma CB500X - A2 que ainda agora com 66 anos me leva a todo o lado e dias inteiros a andar sem dores nas costas nem adormecimento de espécie alguma e ainda faço algum Off Road.Empedrado é brincadeira para esta mota, AE é sempre a andar acima dos 140, abaixo disso dá-me o sono embora nas nacionais como vou mais distraido com a paisagem ande muito mais devagar sem me dar sono.Podia ter comprado uma 750 ou mesmo 1000 para os amigos não gozarem comigo mas como percorri o País todo antes com uma 125 e não me queixei achei que uma 500 era muito melhor e nunca me arrependi e o consumo era quase o mesmo ou seja 3,2.Tem calma e escolhe com a cabeça.
Citação de: Rodrigues1 em Junho 23, 2020, 11:58:31, 11:58Meu amigo,.."Peixinhu"Eu com 61 anos tirei a carta A, mas como não sou preconceituoso comprei uma CB500X - A2 que ainda agora com 66 anos me leva a todo o lado e dias inteiros a andar sem dores nas costas nem adormecimento de espécie alguma e ainda faço algum Off Road.Empedrado é brincadeira para esta mota, AE é sempre a andar acima dos 140, abaixo disso dá-me o sono embora nas nacionais como vou mais distraido com a paisagem ande muito mais devagar sem me dar sono.Podia ter comprado uma 750 ou mesmo 1000 para os amigos não gozarem comigo mas como percorri o País todo antes com uma 125 e não me queixei achei que uma 500 era muito melhor e nunca me arrependi e o consumo era quase o mesmo ou seja 3,2.Tem calma e escolhe com a cabeça.Obrigado pela resposta e pela partilha. Eu gosto dessa moto mas o problema é que para o meu 1,69 m é um bocado alta
Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.Depois vendes por menos 300 ou 400€ do que a compraste.Compras então a "tua" moto!Agora, para empedrado, só suspensão macia e com algum curso, portanto, trail.Embora prefira outros modelos de motos, a V-Strom 650cc, tem boa fama de conforto e fiabilidade.Com um banco rebaixado deves lá "chegar"!
Citação de: MotardFeio em Junho 24, 2020, 12:58:05, 12:58Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.Depois vendes por menos 300 ou 400€ do que a compraste.Compras então a "tua" moto!Agora, para empedrado, só suspensão macia e com algum curso, portanto, trail.Embora prefira outros modelos de motos, a V-Strom 650cc, tem boa fama de conforto e fiabilidade.Com um banco rebaixado deves lá "chegar"!Isso não é uma nota demasiado potente para um iniciante? Pelo menos tenho ideia disso..Se fosse para motos mais antigas(da altura da Hornet) qual me recomendaram? Isto se forma a adquirir uma moto por um valor inferior e andar nos primeiros tempos .
Citação de: Peixinhu em Junho 25, 2020, 00:25:10, 00:25Citação de: MotardFeio em Junho 24, 2020, 12:58:05, 12:58Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.Depois vendes por menos 300 ou 400€ do que a compraste.Compras então a "tua" moto!Agora, para empedrado, só suspensão macia e com algum curso, portanto, trail.Embora prefira outros modelos de motos, a V-Strom 650cc, tem boa fama de conforto e fiabilidade.Com um banco rebaixado deves lá "chegar"!Isso não é uma nota demasiado potente para um iniciante? Pelo menos tenho ideia disso..Se fosse para motos mais antigas(da altura da Hornet) qual me recomendaram? Isto se forma a adquirir uma moto por um valor inferior e andar nos primeiros tempos .Depende sempre de quem a "monta".Eu sem ser nenhum Doohan ou Rossi, passei da minha Aprilia 50 para a Hornet 600, sem nada pelo meio (na altura ponderava uma XT 600 - outra excelente moto, mas um bocadinho alta de banco).A Hornet tem um motor muito suave e previsível, e até meio do conta-rotações não assusta ninguém, basta teres algum controlo no acelerador.Passando as 7500 rpm (+/-) aparece então tudo o que ela tem para dar. E depois vais gostar!Falo da primeira com jante 17", que foi a que tive, ainda de farol redondo.Comparando, a NC 700 S é totalmente anémica, e já andei na de um amigo meu. Aquele motor não tem carácter nenhum...
Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.
De todas, uma cb500X/F para começar. A mota do camarada Rodrigues por exemplo
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B, inscrevi-me esta semana para a A- Altura: 1,69m (pernas curtas)- Peso: 75 Kg- Idade: 30 anos- Pendura (S/N): Nim (muito raramente) - Será 1ª moto (S/N): Nim, tenho uma PCX 125cc à 3/4 anosMOTO- Estilo preferido: Naked e Custom/Chopper- Custo (em euro): 4000/5000 €- Nova/Usada: UsadaPERCURSO- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diariamente no Verão, esporadicamente no Inverno- Tipo de estrada: Paralelos e em mau estado- Numero aproximado de KM: 4*4kmRESUMO:Quero uma moto para fazer uma condução diária de trajetos muito curtos mas em que o piso é em paralelo muito degradado. Continuarei a usar o carro nos dias de chuva ou pior tempo. Uma a duas vezes por mês deverei fazer trajetos mais longos, com AE, de cerca de 2*70km. Gosto muito do estilo das naked e das custom, mas tenho receio que não me protejam nada quando for para a AE e que possam não ser a melhor hipótese. Também gosto das motos mais "altas", como a NC750 X, TRK502 mas serão altas demais para mim.Neste momento as motos que tenho em equação são: Kawasaki ER6FKawasaki Z650Kawasaki Vulcan S 650 (mais cara do lote)Honda CB650FHonda CB500FHonda CBR500RHonda NC700SHonda NC750SSuzuki SV650Eu sei que as 500 são de carta A2, correto? E algumas das que vejo á venda de outros modelos também estão limitadas para carta A2. Contudo penso que terão performances mais do que necessárias, pelo menos por uns anos, para quem vem de uma PCX 125 e faz trajectos tão curtos.. o que dizem?