Autor Tópico: Decisão - Primeiro Motociclo  (Lida 2227 vezes)

Julho 07, 2022, 19:06:43, 19:06
Lida 2227 vezes

Solpige

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Nmax
  • Localidade: Portugal
Boas,
Mais um tópico, eu sei, peço desculpa, mas as duvidas são algumas :blush:
Agradeço desse já a quem poder dar umas dicas e ajudas!

Ando a pensar seriamente em avançar para uma scooter, para usar no dia a dia.
Para encurtar o tempo de deslocação, mas principalmente ganhar mais qualidade de vida.
E também de certeza seria algo que certamente tornaria o dia a dia mais divertido.

Carta B/B1 e tenho 1.71m e estaríamos a falar a volta de 350km por mês (casa <-> trabalho), principalmente dentro da Cidade.
A minha idea era adquirir uma scooter até 125, mas uma simples, fiável e poupada, nada de mais.

Após varias comparações e videos que vi, achei a Honda Vision 110 bastante interessante, pois esta dentro do que queria gastar, a volta dos 2300/2400 +Docs
Acham que é algo que se enquadra para o que pretendo? Outras opções dentro do preço?

Mas depois vi esta, a Benelli TNT 125, e acho a "pequena" mesmo muito gira.
Tenho mesmo que ir num stand, para ver como fico, não sei se fico muito grande nela.
Já foge um pouco ao que queria gastar, mas pelo que já vi de videos parece ser mesmo divertida.

Depois em termos de segurança, visto ir ficar na rua. Tenho onde colocar mesmo em frente a janela.
Estava a pensar em uma corrente para ficar ao pé de casa e depois um DiskLock com alarme, para andar com ele.

Fiz também uma inscrição na PRP no programa deles de Motociclos 125cc, estando ainda a espera que me digam algo.
Achei interessante poder aprender técnicas, manobras, etc.. com supervisão. E realmente ver como me comporto.

Cumprimentos.
« Última modificação: Julho 08, 2022, 19:49:58, 19:49 por Solpige »

Julho 08, 2022, 10:20:27, 10:20
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Solpige

A escolha das duas rodas como alternativa a deslocações citadinas é ainda das melhores opções, na maior parte das vezes, comparativamente ao enlatado ou transportes públicos.

O que ganhas em tempo para outras coisas (encurtando o teu tempo nas deslocações) é por demais valioso.
Tem em conta que o uso diário implica igualmente o investimento em equipamento para o verão e inverno o que poderá aumentar os custos gerais, no entanto, pouco a pouco irás te adaptando ao teu estilo de deslocação e necessidades.

A Vision é engraçada. Já conduzi uma e é como uma Honda deve ser: eficiente. Mas... atenção a alguns pormenores: a sua potência/motor não te permite ir à vontade nas vias rápidas ou acompanhar o fluir do trânsito nos acessos aos grandes centros urbanos. Deves ter isso em conta, pois darás por ti a ser ultrapassado, encostado ou "perdido" no meio do trânsito infernal.

Em termos desse valor tens muita oferta, mas deves ter em atenção ao seguinte:

a) Ser um veiculo para uso diário, as idas à oficina para as manutenções são muito próximas. Deves ter isso em conta, pois a scooter pode ser barata a comprar mas a médio prazo ficar cara.
b) Existem diferenças entre stands e o stand de "vão de escada" pode ser mais barato mas em termos de assistência ser uma m€rda. Cuidado. Usa o bom censo. Se não te sentes bem não fiques.

Vista a Benelli e é diferente. Uma mota exigem uma condução diferente de uma scooter. Deves ter isso em conta. Porque não experimentar os dois tipos?

És demasiado grande na Benelli? Olha que na Vision terás essa sensação também.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Segurança:
Acrescenta uma capa (o que não se vê...o coração não sente). Deves tornar a tua mota o mais difícil (ou que demore mais tempo) a roubar... e mesmo assim, existe por aí muito "profissional" ... e cada vez pior...

Deves praticar e treinar o mais possível e depois vai com a experiência. Uma coisa é andares a conduzir a tua scooter/mota ao fim de semana num passeio outra é no dia-a-dia entre trânsito onde tudo muda em segundos.

Vá vai lá experimentar umas sccoters/motas e depois diz o que escolheste.
« Última modificação: Julho 08, 2022, 10:22:28, 10:22 por JViegas »

Julho 08, 2022, 12:37:46, 12:37
Responder #2

AndréAlves

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 58
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Susuki
  • Modelo Motociclo: Intruder M800
  • Localidade: Guimarães
Viva Solpige,

Para o objetivo que descreveste, eu pessoalmente, mantinha-me mesmo no segmento das scooters! Ter uma mala embutida na mota onde podes levar os teus pertences para o trabalho, é algo que muda o jogo todo!

Julho 08, 2022, 19:48:44, 19:48
Responder #3

Solpige

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Nmax
  • Localidade: Portugal
Esqueci de referir, que será para andar principalmente dentro da Cidade, que não apanho IPs nem autoestrada no caminho.

Também já andei a ver o equipamento, casaco, capacete, luvas, corrente, disklock, capa e já tenho pensado outro valor de parte.

A questão da mota é mais as mudanças, mas penso que seja algo que praticando a pessoa acabe por apanhar o jeito, digo eu?

Fui hoje num stand (Praça de Espanha, Av. Columbano Bordalo Pinheiro), para ver a Benelli TNT 125 e não tinham de momento em stock, iriam receber mais para a próxima semana.

Citar
b) Existem diferenças entre stands e o stand de "vão de escada" pode ser mais barato mas em termos de assistência ser uma m€rda. Cuidado. Usa o bom censo. Se não te sentes bem não fiques.
Compreendo, aconselharias algum para o caso da Benelli?

Citar
Em termos desse valor tens muita oferta,
Seriam opção? Sym Orbit III 125 / Kymco Agility City 125 Evolution

Citar
Viva Solpige,

Para o objetivo que descreveste, eu pessoalmente, mantinha-me mesmo no segmento das scooters! Ter uma mala embutida na mota onde podes levar os teus pertences para o trabalho, é algo que muda o jogo todo!
Sim é verdade as scooter têm essa vantagem, mas só considerei também mota, porque no meu caso não preciso de andar com coisas a traz.
Apenas estou a pensar numa pequena mochila que seja suficiente para telemóvel, carteira e o disklock.
« Última modificação: Julho 08, 2022, 23:17:48, 23:17 por Solpige »

Julho 08, 2022, 20:14:49, 20:14
Responder #4

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva companheiro!
Não é fácil escolher uma mota, mas, já deu uma olhada no mercado dos usados? Há que ter cuidado, mas às vezes há sorte em encontrar alguma mota bem cuidada( nomeadamente se for em stands com "relevância").
A meu ver, uma scooter consegue ser algo mais prático e perfeito para ambiente citadino e para deslocações para o trabalho, pois há sempre a possibilidade de guardar a tralha debaixo do banco ou adicionar uma top case, que geralmente combina muito bem com a estética de uma scooter, para além disso, por norma conseguem ser ágeis no meio citadino devido às dimensões de suas rodas e não há a necessidade de andar a trabalhar com a caixa de velocidades.
Mas como já referiu, não pretende andar com muitos objetos consigo, então uma mota "convencional" poderá satisfazê-lo, e a meu ver é difícil essa escolha, pois para além de scooters temos motas do segmento trail, supermoto, nakeds, cruisers, desportivas/R...  :-X
Como referiu, tem algum receio com o trabalhar da caixa de velocidades, que para mim também foi um pouco complicado, nomeadamente quando via os vídeos no Youtube. Mas, tive depois a oportunidade de aprender a andar numa mota de um amigo, uma Aprilia RX 50, onde aquilo que via nos vídeos do Youtube, tentei "passar" na altura para a minha 1ª experiência a andar de mota, recordo-me que ainda estava a +/- 1 semana da minha 1º aula de condução da categoria A2, e confesso que não foi mau de todo.
Se tiver oportunidade, vá vendo uns vídeos tutoriais no Youtube (pode parecer patético, mas há alguns que realmente explicam como andar de mota), e se possível, tente pedir para dar uma voltinha numa mota de algum amigo, mas de preferência uma mota de mais baixa cilindrada e performance.
Depois, irá ver se gostou da experiência de andar a trabalhar com a caixa de velocidade ou não, mas não se preocupe, pois tudo com o tempo flui naturalmente.
Quanto à motas, tente ir a stands ver pessoalmente, e se tiver a oportunidade de se sentar em cada mota, é excelente.
Deixo aqui um site que lhe poderá ser útil para a sua pesquisa, talvez não tenha os preços e outras informações 100% atualizadas, mas já dá para ter uma pequena ideia:  https://www.andardemoto.pt/motos-novas/?disp=50%7e125&order=price_asc
Há também os diários de bordo dos companheiros aqui do fórum.
Espero ter ajudado e não baralhado  :D
« Última modificação: Julho 08, 2022, 20:16:11, 20:16 por JustGil »

Julho 08, 2022, 21:56:31, 21:56
Responder #5

Solpige

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Nmax
  • Localidade: Portugal
Citar
Não é fácil escolher uma mota, mas, já deu uma olhada no mercado dos usados?
Sim, já andei a ver o mercado de usados, mas quando vejo os preços, nem sei bem o que dizer... Motos com 2 anos a pedirem quase preço de nova.
Mas ando atento, as vezes ainda se pode apanhar um bom negocio.

Citar
A meu ver, uma scooter consegue ser algo mais prático e perfeito para ambiente citadino e para deslocações para o trabalho, pois há sempre a possibilidade de guardar a tralha debaixo do banco ou adicionar uma top case, que geralmente combina muito bem com a estética de uma scooter, para além disso, por norma conseguem ser ágeis no meio citadino devido às dimensões de suas rodas e não há a necessidade de andar a trabalhar com a caixa de velocidades.
Dai ter limitado apenas aquela em particular por causa do tamanho, caso goste, se não vou para uma scooter.

Citar
Mas, tive depois a oportunidade de aprender a andar numa mota de um amigo, uma Aprilia RX 50, onde aquilo que via nos vídeos do Youtube, tentei "passar" na altura para a minha 1ª experiência a andar de mota, recordo-me que ainda estava a +/- 1 semana da minha 1º aula de condução da categoria A2, e confesso que não foi mau de todo.
Fui-me inscrever nesta formação para primeiro contacto e aprender algumas técnicas. Agora, não sei é se vão só ter scooters, agora que penso nisso, era bom terem lá uma Moto.
E por azar não conheço ninguém que tenha uma mota/scooter.

Citar
Deixo aqui um site que lhe poderá ser útil para a sua pesquisa, talvez não tenha os preços e outras informações 100% atualizadas, mas já dá para ter uma pequena ideia:  https://www.andardemoto.pt/motos-novas/?disp=50%7e125&order=price_asc
É o que tenho andado a usar como base de pesquisa, para ajudar a filtrar, se não as opções de escolha não acabam  :???:
« Última modificação: Julho 08, 2022, 23:20:52, 23:20 por Solpige »

Julho 11, 2022, 09:39:03, 09:39
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Solpige:

Usadas a quase o preço de novas a escolha, na minha opinião, é comprar nova.

Para as tuas viagens uma scooter ou uma mota 125cc é a melhor opção (na minha opinião).

Os períodos de revisão podem ser, em alguns casos, pequenos, por exemplo: de 6 mil em 6 mil estás a ir à oficina para fazer a revisão, logo mais despesas a médio prazo. Há que fazer as contas quando utilizamos a mota diariamente pois os custos associados encarecem o valor de manutenção da mesma.

Numa mota tens que adicionalmente limpar e lubrificar a corrente, para além da ter que esticar pelo desgaste normal que provoca o seu uso.

Recomendar stands Benelli?
Nenhum, porque não conheço nenhum.
Recomendar uma Benelli?
Nenhuma, porque nunca andei numa.
Tenho um amigo que comprou uma naked (300cc acho eu...) mas já mudou para uma Tracer700.
Sempre falou bem da mota (Benelli) e eu ainda a ouvi meia dúzia de vezes a trabalhar, tinha bom aspeto e ele andava contente com ela, mas não a teve muito tempo para poder avaliar da durabilidade da mesma, bem como formar uma opinião do stand onde ia...

Temos por aqui um user que tem uma (acho que o filho)... dá uma vista de olhos no seu Diário de Bordo e poderás tirar as tuas conclusões.
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6104.0
« Última modificação: Julho 11, 2022, 09:44:09, 09:44 por JViegas »

Julho 16, 2022, 19:54:37, 19:54
Responder #7

Solpige

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Nmax
  • Localidade: Portugal
Boas,

Um update, Hoje fui fazer a formação de motociclos na escola da Honda, simplesmente adorei.

Pude testar em varias motas, desde a Honda Ruckus 50cc, uma a 2T que não consegui perceber o modelo (tinha uma "energia" diferente), Honda Vision, e duas PCX, um modelo mais antigo e o ultimo modelo.

Realmente aprende-se muita coisa, que faz a diferença no dia a dia.

Mais dicas são bem vindas,
Obrigado.

« Última modificação: Julho 16, 2022, 20:01:57, 20:01 por Solpige »

Julho 17, 2022, 22:36:23, 22:36
Responder #8

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Boas,

Um update, Hoje fui fazer a formação de motociclos na escola da Honda, simplesmente adorei.

Pude testar em varias motas, desde a Honda Ruckus 50cc, uma a 2T que não consegui perceber o modelo (tinha uma "energia" diferente), Honda Vision, e duas PCX, um modelo mais antigo e o ultimo modelo.

Realmente aprende-se muita coisa, que faz a diferença no dia a dia.

Mais dicas são bem vindas,
Obrigado.

Ainda bem que correu tudo bem e que foi agradável!  :cool:
Agora é ver uma máquina e escolher  :nice:
Mas gostou mais de mota ou scooter?

Julho 18, 2022, 22:01:18, 22:01
Responder #9

Solpige

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Nmax
  • Localidade: Portugal
Ainda bem que correu tudo bem e que foi agradável!  :cool:
Agora é ver uma máquina e escolher  :nice:
Mas gostou mais de mota ou scooter?
Boas,

Já puz de parte moto, para o que pretendo scooter é mais pratico.
Agora ando a fazer ponderações  :pensador:

Julho 28, 2022, 22:41:35, 22:41
Responder #10

Solpige

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Nmax
  • Localidade: Portugal
Boas,

Após vários testes e ponderações, vou para uma Yamaha NMax 125

Desde já obrigado a todos :nice:

Julho 29, 2022, 09:06:43, 09:06
Responder #11

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Que corra tudo bem com a aquisição e que possa em breve andar na estrada.

Quando chegar avisa o pessoal.

Julho 29, 2022, 10:32:58, 10:32
Responder #12

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Boas,

Após vários testes e ponderações, vou para uma Yamaha NMax 125

Desde já obrigado a todos :nice:
Boa escolha
Se precisares de ajuda para algo,poderei ajudar ,pois passaram-me algumas pela mão
membro numero 16

Julho 29, 2022, 11:58:24, 11:58
Responder #13

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Boas,

Após vários testes e ponderações, vou para uma Yamaha NMax 125

Desde já obrigado a todos :nice:

excelente escolha. boa sorte

Julho 31, 2022, 22:11:56, 22:11
Responder #14

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Boas,

Após vários testes e ponderações, vou para uma Yamaha NMax 125

Desde já obrigado a todos :nice:

Boa escolha!  :cool:
Tudo de bom e bons kms em cima da máquina!  :nice:

Agosto 03, 2022, 18:02:01, 18:02
Responder #15

Solpige

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Nmax
  • Localidade: Portugal
Obrigado pessoal :nice:

Agora vou é ter que esperar até Outubro/Novembro.

Agosto 03, 2022, 20:38:13, 20:38
Responder #16

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Obrigado pessoal :nice:

Agora vou é ter que esperar até Outubro/Novembro.

Essa poderá ser a parte mais chata  :-X

Agosto 04, 2022, 09:48:21, 09:48
Responder #17

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas... está assim tão atrasada a entrega da mota?  :pensador:

Agosto 04, 2022, 16:14:22, 16:14
Responder #18

philares

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado pessoal :nice:

Agora vou é ter que esperar até Outubro/Novembro.

Boas! E nem esperas assim tanto, estou á espera da minha MT07 há 3meses e meio, que foi encomendada em Abril, foi-me dado 2 meses máximo de tempo de espera, mas já só me dão previsão para fins de Outubro... que tenhas mais sorte e não esperes tanto  :)

Agosto 05, 2022, 09:31:02, 09:31
Responder #19

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fonix... isto está mesmo mau... 3 meses e meio por uma MT-07, que até é um modelo da Yamaha que se vende muito bem... Bolas...  :pensador:

Maldita pandemia e guerra...  :nempenses: