Viva pessoal!Decidi criar este tópico, pois irá ser a 1ª vez que vou acampar de mota, mais especificamente irei sair de Vila Nova de Gaia até ao Parque de Campismo de Góis.Eu e mais 3 amigos lá para meados do dia 18 deste mês vamos de mota até Góis por estradas nacionais(+/- 150km), irá também ser a minha 1º viagem mais distante, visto que até à data de hoje a minha maior viagem foi de +/- 110 km.As minhas dúvidas são as seguintes: que cuidados devo ter e que tipo de preparos devo levar? ( ex: remendos caso o pneu fure)Sei que para alguns poderá ser apenas um pequeno passeio, mas para mim já é uma viagem enorme E outra coisa, para a semana a minha mota já vai fazer uma revisão geral para estar preparada para a viagem.Desde já, muito obrigado a todos!
Parabéns por essa aventura!Será concerteza a primeira de muitas.Para a moto:- kit "anti-furo", composto por tacos, botijas de CO2 com o aplicador, lâmina, e os dois gingarelhos para "acertar" o furo e introduzir o taco (em caso de dúvida, youtube para ver como se pôe um taco no pneu)- lata de óleo em spray para lubrificar a corrente- lata de wd-40 (há umas pequeninas) para um eventual mau-contactos dos comandos da moto (parte eléctrica)- um conj de fusíveis não vá algum fundir (são baratíssimos e ocupam pouco espaço)- verificar pneus, pastilhas e discos de travão, etc e tal - mas isso já estará a ser feito conforme dizes- um bom cadeado de disco com alarme e uma corrente para amarrar 2 ou mais motos durante a noitePara o "piloto":- capacete, casaco, luvas e pelo menos calças (mesmo que não sejam de moto - não ceder à tentação de levar calções e t-shirt, po muito calor que faça, o alcatrão anda sempre esfomeado)- água- água- mais águaBoa viagem!
Citação de: JustGil em Agosto 02, 2022, 19:18:46, 19:18Viva pessoal!Decidi criar este tópico, pois irá ser a 1ª vez que vou acampar de mota, mais especificamente irei sair de Vila Nova de Gaia até ao Parque de Campismo de Góis.Eu e mais 3 amigos lá para meados do dia 18 deste mês vamos de mota até Góis por estradas nacionais(+/- 150km), irá também ser a minha 1º viagem mais distante, visto que até à data de hoje a minha maior viagem foi de +/- 110 km.As minhas dúvidas são as seguintes: que cuidados devo ter e que tipo de preparos devo levar? ( ex: remendos caso o pneu fure)Sei que para alguns poderá ser apenas um pequeno passeio, mas para mim já é uma viagem enorme E outra coisa, para a semana a minha mota já vai fazer uma revisão geral para estar preparada para a viagem.Desde já, muito obrigado a todos! Parabéns!!!!Será a primeira de muitas....Aconselho a levar água, e só.A distância é pequena para consertar um pneu na estrada. Aciona o seguro se for o caso. A corrente lubrifica antes de sair.Na volta lubrifica novamente. E não faça revisão na semana da viagem. Se a mota está bem, ela vai e volta tranquilamente. Após a revisão é sempre bom andar por perto pra ter certeza que "revisaram" corretamente. O mais importante, vc deve estar bem, para fazer um passeio de 2,5 horas sem estressar. Curta o momento.....Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Fora o que já foi dito, tem atenção onde estacionas a moto, não vá o solo ser demasiado solto e teres uma surpresa desagradável da moto cair...(procura sempre solo rijo)De resto...Bom passeio e boas férias motards! Notas: - Maus contactos de fichas às vezes o wd40 não resolve...leva uma fita americana!- E não te esqueças de levar uns atilhos (o Lidl às vezes tem sacos de atilhos de vários tamanhos), às vezes servem para resolver muita situação inesperada! - Eu ando sempre com umas chaves estrela para o que for necessário...- E recentemente comprei uma pequena chave inglesa para juntar ao kit ferramentas da moto uma vez que o kit não tem chaves de porcas...- Não é preciso todos levarem o mesmo, podem repartir as coisas para minimizarem peso desnecessário, tanto que vão estar sempre juntos...
Quando leio "campismo" ouço mentalmente sempre um "plim"!Pois associo a uma desaventura no sul de Espanha que me saiu bastante cara.Mas como irás ficar num parque de campismo, certamente não haverá qualquer problema. Não quero menosprezar a distância, mas 150 que ida e volta são 300, mais umas voltinhas não chegará aos 400.É algo perfeitamente tranquilo e que não difere daquilo que para muita gente será um commuting semanal.Logo, não vejo grande necessidade de preocupação com acessórios para manutenção como se fosse uma grande viagem.Grandes viagens em que se faz mais do dobro ou triplo que isso no único dia é que requerem outro nível de logistica e naturalmente um cuidado na manutenção antecipada da moto, pneus, etc.No entanto, alguns dos items enumerados por outros membros são úteis para ter sempre na moto.Nem que seja para ir só ao café!(Talvez porque houve tempos em que uma ida ao café acabava num desvio à serra) Uma checklist do essencial que tenho sempre debaixo do banco é:- kit antifuros- alen ou torx (mas seleccionas só a necessárias, pois não justifica andar com o conjunto)- chave inglesa pequena- multitool com alicate e bits (acaba por ser a ferramenta mais útil)- luvas de trabalho anti-deslizantes (aquelas que custam prai 1,5 eur no leroy)- mini lanterna (2 ou 3 euros na decathlon. um frontal é fixe mas se for com um elastico fininho para nao ocupar espaço)- abraçadeiras plásticas- fita "americana" (usa um cartão plástico estilo multibanco para enrolar 1,5 a 2 metros de fita de forma a ficar compacto)- 3 ou 4 parafusos e respetivas porcas, das medidas mais comuns na moto ou mais suscetíveis de se perder (carenagens, seletor da caixa,..)- meio metro de tubo plástico (util caso se fique sem gasolina)Há ainda pequenas coisas que tenho junto dentro dum saquinho, como toalhitas, brufen e mini-doses de soro fisológico.Consigo acomodar tudo isto dentro do próprio saco do kit-antifuros.Aliás, uso o mesmo saco de kit há mais de 20 anos por ter uma dimensão perfeita para isto.Em outra moto por não ter o mesmo espaço, usei uma bolsa daquelas baratinhas da area de ciclismo da decathlon.E haverá ainda coisas que posso me estar a esquecer, ou sao menos relevantes.Um dos cuidados que tenho com as coisas que compro para ter na moto é não serem demasiado caras a ponto de ficar a chorar se as perder ou forem roubadas.Mas também não serem incompetentes ou estragarem mais do que arranjam. A Dexter é um bom compromisso entre a Facon e a loja do chinês. Falando de campismo... Transportar a tenda é um bocado chato, porque a grande maioria não foi pensada para viagens de moto.Já vi malta aflita com aquelas Quechua 2'' às costas a fazer de travão aerodinâmico. Se já tens tenda, certamente arranjarás forma de a acomodar. Se não tens... o espaço que irá ocupar é algo a ter em consideração no momento da compra.Bom campismo!
Boas ...Eu levo só o essencial para acampar No que toca a moto levo um Compressor Xiaomi e um conjunto de tacos para os furos , de resto a ferramenta da moto .
Já agora, também estive a ponderar em comprar uma rede destas: https://www.motocard.com/pt/redes/puig-0788r.aspx para guardar a tenda e o saco de cama no banco do passageiro.Porém a minha dúvida é como é que vou instalar essa rede na minha mota? Pelo menos não estou a ver ondo posso encaixar os suporte da rede.
Citação de: JustGil em Agosto 03, 2022, 20:47:29, 20:47Já agora, também estive a ponderar em comprar uma rede destas: https://www.motocard.com/pt/redes/puig-0788r.aspx para guardar a tenda e o saco de cama no banco do passageiro.Porém a minha dúvida é como é que vou instalar essa rede na minha mota? Pelo menos não estou a ver ondo posso encaixar os suporte da rede.Vc pode cruzar por baixo do banco, aproveite o ressalto do banco para ajudar a travar o pacote. Para evitar de cair tudo para trás na estrada.....Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Considera também utilizar o poisa pés do pendura para passar os ganchos da rede ou alguma cinta que utilizes. O importante é ficar bem preso. Certifica-te que não fica nada em cima do escape.
Não sei qual o motivo da CB300R ter o escape de lado, podiam fazer como na CB125R e na CB650R que fica por baixo.
Uma coisa muito importante a não esquecer: papel higiénico ou lenços de papel.