Como seria de esperar, mesmo com o preço do preço do lítio a cair a pique, tal (dizem...) não se reflecte no preço dos veículos...Porque razão não fico espantado com isto!?
Talvez porque as alternativas amigas do ambiente não são, nem nunca serão, amigas do consumidor final. Isto não acontece só nos automoveis, acontece tambem nos paineis solares e em outras situações amigas do ambiente.
"Investigação avançada pelo programa “Sexta às Nove” da RTP lança suspeitas sobre a concessão de exploração de lítio em Montalegre atribuída, ainda sem estudo de impacte ambiental, a uma empresa "criada três dias antes" e de que é consultor um ex-governante. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público."https://expresso.pt/sociedade/2019-10-13-Que-negocio-do-litio-e-este-que-levou-Rui-Rio-a-acusar-a-RTP-de-favorecer-o-Governo-
Considerando o exemplo do parecer negativo sobre o aeroporto no Montijo e que irá avançar na mesma... vamos ter lítio.
Citação de: JViegas em Outubro 18, 2019, 10:49:20, 10:49Considerando o exemplo do parecer negativo sobre o aeroporto no Montijo e que irá avançar na mesma... vamos ter lítio.Uma imagem aérea da áreaA maior pista da base aérea do Montijo é tão grande quanto a pista mais pequena do Aeroporto de Lisboa (que raramente é usada)... como querem meter um aeroporto (ainda maior) num espaço mais pequeno e sem possibiliades de expansão (a não ser para dentro de água)???À mesma "distância tempo" (sensivelmente) do centro de Lisboa existe o campo de tiro de Alcochete (que também foi equacionado) e onde se podem construir vários aeroportos lá dentro, sem ser necessário construir dentro de água.Mas a escolha parece recair definitivamente no Montijo... porque será?
Ele são a venda das seis barragens da EDP na região transmontana... ele é o encerramento da central a carvão do Pêgo para depois se comprar eletricidade a Espanha que é produzida por centrais a carvão que foram entretanto reativadas... ele é minas e mais minas para o Lítio com os Presidentes de Câmara a verem a caravana a passar, ou melhor os camiões com o lítio a passar...Parece-me que o Ministro do Ambiente vai ser reconduzido no cargo.
Os Franceses devem loucos!!!Ou o Macron em vesperas de eleições pôs as pilhas!Extender a vidas das centrais nucleares que iriam fechar e instalar maos 6 novas até 2050!Afinal a solução mais barata e limpa volta a "reinar" outra vez!Alguém com um palmo de testa que já se apercebeu que vai facturar como nunca a vender aos "iluminados", e não quer ter dependência dos outros - Alemães/Russos - para a necessidades a curto prazo de energía.Agora é esperar que os Alemães sigam o mesmo caminho porque já se apercebeu que os gás russo do pipeline multiilionário não é solução de "backup" que tinham no plano por razões obvias, não é "viável" de todo.Já o outro dizia o mundo dá muitas voltas! Não sei é se vamos cá estar para ver.Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Quem não quer exploração de recursos naturais tem que ser consequente com essa opção. Se não é uma opção egoísta e imatura.Não pode querer proibir minas de lítio mas depois encantar-se em montar uma bateria leve na moto.Mais, para ser coerente com a sua opção, não pode sequer ter moto.Toda a actividade que não seja estritamente necessária para a sobrevivência é incompatível com a protecção ambiental. E nunca ninguém morreu por não andar de moto.
A questão aqui é outra.O que discordamos é da retórica da preservação ambiental com recurso a veículos eléctricos cuja produção dos mesmos apresenta um impacto ambiental maior que o da produção dos veículos convencionais.Esse discurso subversivo da razão é o argumento que tem sido usado para justificar a electrificação da mobilidade automóvel. Esta Guerra Ucrânia /Rússia deixou já a nu a falsidade da capacidade das renováveis. Resumidamente, andamos a fabricar baterias para serem recarregadas com recurso a equipamentos que queimam combustíveis fósseis. Como disse em tempos um companheiro nosso: estão a retirar os gases dos escapes para os concentrar nas chaminés das centrais termo eléctricas. 🤷♂️
Existirão muitas razões para as pessoas comprarem carros eléctricos. Umas melhores que outras. Mas no final do dia o que interessa é que as pessoas estão a comprar. E esses carros não são feitos de nuvens nem sonhos. Usam muitos materiais e consomem muita energia no seu fabrico.
Quem não quer minas de lítio em Portugal também não pode querer usar telemóvel nem ter carro nem consumir mais do que o estritamente necessário para sobreviver
Não é de todo inocente, esta vaga de inflação e aumento do preço da energia e da comida. E a comida vai continuar a subir, basta ver o que esta a acontecer na Holanda que é o dos maiores exportador de bens alimentar do mundos e a perseguicao que o governo lhes esta a fazer. O intuito é tao simplesmente nos empobrecer porque para cumprir esta agenda de 2030 teremos de descer o nosso nível de vida a um nível quase do paleolítico. A religião desta gentalha e o malthusianismo, eles pouco se estão a marimbar se vão morrer uns milhões . Para eles "há muitos de nós"
Momento de humor sarcasticoCitação de: TMXR em Abril 11, 2023, 11:26:14, 11:26Não é de todo inocente, esta vaga de inflação e aumento do preço da energia e da comida. E a comida vai continuar a subir, basta ver o que esta a acontecer na Holanda que é o dos maiores exportador de bens alimentar do mundos e a perseguicao que o governo lhes esta a fazer. O intuito é tao simplesmente nos empobrecer porque para cumprir esta agenda de 2030 teremos de descer o nosso nível de vida a um nível quase do paleolítico. A religião desta gentalha e o malthusianismo, eles pouco se estão a marimbar se vão morrer uns milhões . Para eles "há muitos de nós"
Citação de: JoãoPVCarvalho em Abril 11, 2023, 11:04:13, 11:04A questão aqui é outra.O que discordamos é da retórica da preservação ambiental com recurso a veículos eléctricos cuja produção dos mesmos apresenta um impacto ambiental maior que o da produção dos veículos convencionais.Esse discurso subversivo da razão é o argumento que tem sido usado para justificar a electrificação da mobilidade automóvel. Esta Guerra Ucrânia /Rússia deixou já a nu a falsidade da capacidade das renováveis. Resumidamente, andamos a fabricar baterias para serem recarregadas com recurso a equipamentos que queimam combustíveis fósseis. Como disse em tempos um companheiro nosso: estão a retirar os gases dos escapes para os concentrar nas chaminés das centrais termo eléctricas. 🤷♂️Existirão muitas razões para as pessoas comprarem carros eléctricos. Umas melhores que outras. Mas no final do dia o que interessa é que as pessoas estão a comprar. E esses carros não são feitos de nuvens nem sonhos. Usam muitos materiais e consomem muita energia no seu fabrico.O que me faz confusão é as pessoas serem contra a exploração dos recursos mas não pararem um minuto para pensar de que é feita a roupa que vestem, o que está dentro do telemóvel que usam, de onde veio a comida que acabaram de comer ou como as luzes se acendem em sua casa!A atitude NIMBY (not in my back yard) é egoísta e imatura quando não é acompanhada de uma alteração profunda do estilo de vida. Quem não quer minas de lítio em Portugal também não pode querer usar telemóvel nem ter carro nem consumir mais do que o estritamente necessário para sobreviver