Autor Tópico: 125, 500,... E agora?  (Lida 9746 vezes)

Julho 02, 2022, 13:09:01, 13:09
Lida 9746 vezes

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
Boa tarde,

Venho partilhar as minhas dúvidas existenciais. Pela breve pesquisa que fiz, julgo ser o separador certo, mas se não for, administradores, sintam-se no direito de arrumar, com as minhas desculpas desde já. ;)

O inicio: Desde 2012 que tenho carta A. Comecei com uma Yamaha Yzf R125 que tive durante 3 anos. Na condução usei uma Honda XLR 125 (bela máquina, muito divertida mas nunca para moto principal) a "moto dos malucos" como me foi carinhosamente apresentada na altura, e uma Honda CBF500, pesada mas muito amiga dos novatos. Mal sabia eu que teria uma no futuro...

A primeira vez: Adorei a minha primeira, a R125, divertidíssima de conduzir, linda (olhava sempre para trás ao deixá-la, dizem que é um fator importante ), ficava sempre com um sorriso ao montar mesmo nos dias menos bons, mas inevitavelmente tive de trocar pois comecei a sentir a falta de força e aquele sentimento do síndrome de motor de corta-relva...

A segunda e atual: Acabei por ir para uma 500, pois na altura as 250 eram caras, as 300 virtualmente inexistentes na variedade atual e "ia-me fartar depressa". Assim, como queria algo fiável e barato, apanhei uma CBF500 de 2007. Não morria de amores, mas era uma boa transição, em segurança, e até já a conhecia das aulas de condução. Não tenho dúvidas que é uma mota para a vida, mas não querendo ter 2 motas (seguros, iucs, gasolina, são despesas extras desnecessárias), estará na altura de mudar... A verdade é que é uma excelente máquina mas nunca me deu verdadeiro gozo... E já passou a fase de me meter numa 500/600, sem me matar na primeira curva.

Põe-se então a questão. E agora?

A procura... Já fiz pesquisa exaustiva de mercado e desejo apontar a cilindradas entre 500 e 750. Não queria perder potência em relação ao que tenho agora. E pretendo apontar a consumos máximos de 5.0 l/100km. O orçamento seria idealmente até €8000. Acima de tudo fiabilidade. Quanto a estilos, não procuro Trail, nem naked, nem scooter.
Alguns modelos que vi foram Cmx rebel 500 (fiz test drive, é divertida, mas tenho dúvidas na posição de condução quanto a viagens maiores, e apesar de bom arranque parece-me ter bastante menos força que a minha atual), Vulcan S (não consigo encontrar test drives e não há muitas a venda), harley 750 (não é muito fácil encontrar), Honda CBR 650 R (tenho algum receio de me espetar rápido), Honda CBR 500 R (gosto mais esteticamente que da 650,mas valerá a pena? A reviews não convencem), as yamaha "r"(são ta feínhas),...
A minha principal dúvida com as cruisers prender-se com nunca ter tido uma e arriscar num estilo que pode não ser o certo para mim... Só conduzi a rebel no test-drive.

Deslocação diária: as minhas deslocações diárias prendem-se com distância de cerca 40 km diários, na área da grande Lisboa, apanhando a vias mais congestionadas (A5, EIXO NS, ponte 25 de Abril, 2a circular).

Opiniões?

Grato a todos desde já...
« Última modificação: Julho 02, 2022, 13:42:36, 13:42 por SammyPT »
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Julho 02, 2022, 14:49:35, 14:49
Responder #1

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Se  a utilização for diaria, significa que estarás exposto a ventos, chuva e piso molhado(este ainda pior devido ao spray dos carros), etc...
 Assim, alem das caracteristicas que já enumeraste, equaciona a proteção contra os elementos e alguma bagagem (possibilidade de colocar topcase, por ex.) 
   Não estarei certo se uma custom será a opção acertada, mas no mundo das motos, nada como seguir a emoção...

 Boa sorte na escolha
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 03, 2022, 00:17:23, 00:17
Responder #2

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva!
Como referiu o colega SARider, a mota também irá depender da utilização que pretende dar.
Como fez referência da Honda CBR650R, sugiro mais uma para ficar confuso(talvez sim, talvez não :stuck_out_tongue_winking_eye:)
há ainda a Kawasaki Ninja 650, uma espécie de desportiva mais "mansa" e com uma posição de pilotagem confortável, muito idêntica à naked.

Julho 03, 2022, 16:36:18, 16:36
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
E uma Tracer 700? Ou a Triumph equivalente?

São semi-carenadas com tudo o resto de uma naked, que pelo que descreves encaixaria que nem uma luva no que queres.

Até porque cruisers, ou choppers, H-D wannabe nunca serão as motos ideais para esses percursos. Mas aí tenho a mesma opinião, isto das paixões...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 03, 2022, 22:58:28, 22:58
Responder #4

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
Olá a todos.
Obrigado desde já pelas opiniões.

SARider:
Viva! A utilização será principalmente diária, sim, maioritariamente curtas distâncias mas vias principais ainda assim. Atualmente tenho vidro frontal, top case e overpants + impermeável, mas a verdade é que tirei o vidro frontal pois tira a piada toda à condução (pelo menos quem conduz diariamente entre os 100 e 120 km/h) e tenho carro para os dias mais complicados (vento forte, tempestade, chuva intensa).
Obviamente que uma desportiva não fica bem com (top) case, mas...
O problema de saber se uma custom é certa ou não (ou outro qualquer tipo de mota), julgo que requer alguma condução e não chega um test drive apenas para se ter certeza... Corrijam-me se estiver errado...

JustGil:
Viva! Utilização como referia anteriormente. Mas fundamental é algo que é ponha um sorriso na cara, mesmo nos dias menos bons... Com a minha 125 fez em tempos...
Vou experimentar uma CBR650R nos próximos dias, em test drive. Pelos vários reviews que vi acaba sempre por ser comparada com a Ninja 650, precisamente, e com a R7. Parece que tem uma diferença de potência significativa. No reverso da medalha, a Cbr500r parece ser uma desilusão... Confesso que comprar uma moto compatível com A2 me parece redutor quando tenho a possibilidade de escolher sem essa limitação...
Confesso que investiguei mais a Ninja e até fiquei um pouco interessado (desde que não em verde, as minhas desculpas mas aquele verde não é pra mim), mas será certamente difícil conseguir um test drive... As versões 2017 a 2020 são recomendáveis também?

MotardFeio:
Viva! Não conheço as motorizações tricilíndricas da Triumph. As poucas pessoas a quem perguntei sobre Triumph dividem-se... Mas tenho ideia de ser uma marca cara, é assim?
Quanto à Tracer 700 não conheço, só de vista. Alguns reviews falam imensamente bem, mas ja experimentei uma Fazer e presumo que seja idêntica. A ser são excelentes máquinas, mas não serão demasiado semelhantes à CBF500? É uma excelente máquina, para a vida sem dúvida, mas não me dá o gozo que gostaria. Uma Hornet mais novinha...
Nao tenho dúvidas que são ideais para o que pretendo, mas dado que estamos a falar de cilindradas médias (500 a 750cc), não haverá alguma margem na versatilidade de estilo nos modelos disponíveis no mercado?

Não teria grandes dúvidas a meter-me numa R6, por exemplo, se soubesse que era um upgrade automático da r125 de 2009. Mas para além de descontinuada, as usadas têm imensos kms e as novas atuais (r7, r9...) são tão feínhas, aquela frente... Saudades do fox-eye...

Continuo nas minhas pesquisas e aceitar dicas.
Obrigado a todos desde já.
 :sportbike:
« Última modificação: Julho 03, 2022, 23:01:49, 23:01 por SammyPT »
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Julho 04, 2022, 09:37:16, 09:37
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá SammyPT

Eu passei de uma maxiscooter 300 para uma CB650R para conduzir diariamente em Lisboa.

E porque diabo escolhi passar de uma maxiscooter para uma naked?

Pela procura de outro prazer na minha condução diária e de fim-de-semana.

Mas a 300 não chegava, claro que sim, mas faltava qualquer coisa mais.
Abdiquei da proteção aerodinâmica e dos elementos, deixei a topcse, mas o que ganhei foi muito para além do que eu esperava.

Penso que é isso que procuras...

Sabes certamente que ao aumentar de cilindrada as despesas aumentam: combustível (a minha está a fazer 5.6 mas se eu quiser chega aos 7), IUC (50 e tal euros - se fores para os 750 cc será mais caro), pneus (234 € o de trás), etc. etc.

Nem tudo é um mar de rosas: manobras para estacionar é mais pesada, tem menos agilidade entre carros, não sai depressa dos semáforos como uma PCX e para mim: a probabilidade de ser multado por excesso de velocidade aumentou exponencialmente.  :stuck_out_tongue: (atenção: não sou doido a conduzir, mas o barulho da mota, a forma como me encaixo, o motor que sobe gradualmente de poder e não tão explosivo como uma MT)

O que te aconselho da minha pequena experiência: vai experimentar os motores que indicas (a CBR F e a Ninja) são motores diferentes que te darão certamente sensações diferentes. Não deixes de experimentar, já que estás numa de carenadas/"desportivas", o motor CP2 da Yamaha R7, por exemplo.

A Rebel está nos meus planos numa possível troca, ou a CB500X para o próximo ano... ainda estou a decidir, apesar de adorar o motor da CB650R.

Vá... experimenta, experimenta e experimenta tudo o que puderes deitar a mão e existirá certamente um modelo que te irá apelar ao coração. Comigo foi o que aconteceu.

Julho 04, 2022, 10:24:46, 10:24
Responder #6

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
@JViegas 7 com a CB? Eu acho que o "melhor" que fiz foi 6 e uns picos e não era devagar. Em média também ando por aí nos 5.5 e a andar bem. Por acaso se há coisa que eu gosto destes modelos CB/CBR é não ter consumos muito disparatados para o que anda. Agora está a custar mais um pouco mas pronto é lidar.

Vinha só deixar a laracha também. Eu tenho a CBR650R. Gosto muito. Dificilmente me vejo a mudar de estilo de mota a não ser que seja para uma super desportiva (que esta não é).

Mas acho que tens de definir melhor aquilo que queres. Se é meter malas e assim diria que a CBR deixa de ser opção. Mais vale a CB que é igual mas não é carenada e andas um pouco mais direito. Mas de resto é a mesma mota. Aliás eu na altura não consegui fazer test drive da CBR e fiz da CB. Só tenho pena que a CBR não tenha modos de condução. Pelo menos a minha. Agora não sei se tem mas duvido.

Claro que só digo que deixa de ser opção porque malas na CBR esteticamente né... Mas pronto há gostos para tudo.

E já que andas a ver essas motas desportivo utilitárias. Há uma que na altura que saiu me encheu o olho a Aprilia RS 660. Não sei a quanto anda no mercado de usados. Mas deve passar um pouco o orçamento. Mas também vem com alguns extras de fábrica.




Julho 04, 2022, 11:11:18, 11:11
Responder #7

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa

A procura... Já fiz pesquisa exaustiva de mercado e desejo apontar a cilindradas entre 500 e 750. Não queria perder potência em relação ao que tenho agora. E pretendo apontar a consumos máximos de 5.0 l/100km. O orçamento seria idealmente até €8000. Acima de tudo fiabilidade. Quanto a estilos, não procuro Trail, nem naked, nem scooter.
Alguns modelos que vi foram Cmx rebel 500 (fiz test drive, é divertida, mas tenho dúvidas na posição de condução quanto a viagens maiores, e apesar de bom arranque parece-me ter bastante menos força que a minha atual), Vulcan S (não consigo encontrar test drives e não há muitas a venda), harley 750 (não é muito fácil encontrar), Honda CBR 650 R (tenho algum receio de me espetar rápido), Honda CBR 500 R (gosto mais esteticamente que da 650,mas valerá a pena? A reviews não convencem), as yamaha "r"(são ta feínhas),...
A minha principal dúvida com as cruisers prender-se com nunca ter tido uma e arriscar num estilo que pode não ser o certo para mim... Só conduzi a rebel no test-drive.


A indecisão é entre ferros e desportivas (embora não extremas), são opções bastante diferentes.
Como já disseram, se se procura algum conforto diário eu descartaria a Rebel, a Vulcan e a Harley.
Eu não trocaria a CBF500 por nenhuma das que indicas. Mas como não sou eu que tenho que escolher... ;)

Julho 04, 2022, 13:19:08, 13:19
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
NFRod:
Às vezes até me surpreende o consumo que estou a fazer para as velocidades que pratico.  :diabolico: Tenho que me deixar disto...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Mas o consumo provavelmente aumentou porque apanhei mais trânsito, tive mais 2ª 3ª até às 8/9 mil rpm... mais atrasado para os meus compromissos. No inverno não consigo uma boa temperatura de motor em 5 minutos a trabalhar em idle e pôr-me à andar porque já estou atrasado e isso influencia-me os consumos.

Mas habitualmente ando nos 5.5 / 5.8. Acho que se tivesse a conduzir para consumos provavelmente conseguiria um consumo menor (desde que não passe das 3 mil rpm) mas... o que posso fazer? É mais forte do que eu  :diabolico:

Só para quem conduz este motor é que pode entender...  :convivio:

Julho 04, 2022, 16:05:23, 16:05
Responder #9

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Olá a todos.
Obrigado desde já pelas opiniões.

SARider:
Viva! A utilização será principalmente diária, sim, maioritariamente curtas distâncias mas vias principais ainda assim. Atualmente tenho vidro frontal, top case e overpants + impermeável, mas a verdade é que tirei o vidro frontal pois tira a piada toda à condução (pelo menos quem conduz diariamente entre os 100 e 120 km/h) e tenho carro para os dias mais complicados (vento forte, tempestade, chuva intensa).
Obviamente que uma desportiva não fica bem com (top) case, mas...
O problema de saber se uma custom é certa ou não (ou outro qualquer tipo de mota), julgo que requer alguma condução e não chega um test drive apenas para se ter certeza... Corrijam-me se estiver errado...

JustGil:
Viva! Utilização como referia anteriormente. Mas fundamental é algo que é ponha um sorriso na cara, mesmo nos dias menos bons... Com a minha 125 fez em tempos...
Vou experimentar uma CBR650R nos próximos dias, em test drive. Pelos vários reviews que vi acaba sempre por ser comparada com a Ninja 650, precisamente, e com a R7. Parece que tem uma diferença de potência significativa. No reverso da medalha, a Cbr500r parece ser uma desilusão... Confesso que comprar uma moto compatível com A2 me parece redutor quando tenho a possibilidade de escolher sem essa limitação...
Confesso que investiguei mais a Ninja e até fiquei um pouco interessado (desde que não em verde, as minhas desculpas mas aquele verde não é pra mim), mas será certamente difícil conseguir um test drive... As versões 2017 a 2020 são recomendáveis também?

MotardFeio:
Viva! Não conheço as motorizações tricilíndricas da Triumph. As poucas pessoas a quem perguntei sobre Triumph dividem-se... Mas tenho ideia de ser uma marca cara, é assim?
Quanto à Tracer 700 não conheço, só de vista. Alguns reviews falam imensamente bem, mas ja experimentei uma Fazer e presumo que seja idêntica. A ser são excelentes máquinas, mas não serão demasiado semelhantes à CBF500? É uma excelente máquina, para a vida sem dúvida, mas não me dá o gozo que gostaria. Uma Hornet mais novinha...
Nao tenho dúvidas que são ideais para o que pretendo, mas dado que estamos a falar de cilindradas médias (500 a 750cc), não haverá alguma margem na versatilidade de estilo nos modelos disponíveis no mercado?

Não teria grandes dúvidas a meter-me numa R6, por exemplo, se soubesse que era um upgrade automático da r125 de 2009. Mas para além de descontinuada, as usadas têm imensos kms e as novas atuais (r7, r9...) são tão feínhas, aquela frente... Saudades do fox-eye...

Continuo nas minhas pesquisas e aceitar dicas.
Obrigado a todos desde já.
 :sportbike:

Tirando talvez a posição de condução ( não sei se tem diferenças, nunca andei numa Fazer ), não tem nada a ver uma com a outra.
A Fazer tem um 4 clindros em linha, a Tracer tem um 2 cilindros crossplane.
Em termos de estilo de condução, não são iguais.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 04, 2022, 16:34:24, 16:34
Responder #10

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Vai experimentar uma Tracer 700.

O motor dá 20 a 0 ao da CB500.

E eu sou "Honda"!

Não compres sem experimentar.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 04, 2022, 21:59:32, 21:59
Responder #11

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Olá a todos.
Obrigado desde já pelas opiniões.

SARider:
Viva! A utilização será principalmente diária, sim, maioritariamente curtas distâncias mas vias principais ainda assim. Atualmente tenho vidro frontal, top case e overpants + impermeável, mas a verdade é que tirei o vidro frontal pois tira a piada toda à condução (pelo menos quem conduz diariamente entre os 100 e 120 km/h) e tenho carro para os dias mais complicados (vento forte, tempestade, chuva intensa).
Obviamente que uma desportiva não fica bem com (top) case, mas...
O problema de saber se uma custom é certa ou não (ou outro qualquer tipo de mota), julgo que requer alguma condução e não chega um test drive apenas para se ter certeza... Corrijam-me se estiver errado...

JustGil:
Viva! Utilização como referia anteriormente. Mas fundamental é algo que é ponha um sorriso na cara, mesmo nos dias menos bons... Com a minha 125 fez em tempos...
Vou experimentar uma CBR650R nos próximos dias, em test drive. Pelos vários reviews que vi acaba sempre por ser comparada com a Ninja 650, precisamente, e com a R7. Parece que tem uma diferença de potência significativa. No reverso da medalha, a Cbr500r parece ser uma desilusão... Confesso que comprar uma moto compatível com A2 me parece redutor quando tenho a possibilidade de escolher sem essa limitação...
Confesso que investiguei mais a Ninja e até fiquei um pouco interessado (desde que não em verde, as minhas desculpas mas aquele verde não é pra mim), mas será certamente difícil conseguir um test drive... As versões 2017 a 2020 são recomendáveis também?

MotardFeio:
Viva! Não conheço as motorizações tricilíndricas da Triumph. As poucas pessoas a quem perguntei sobre Triumph dividem-se... Mas tenho ideia de ser uma marca cara, é assim?
Quanto à Tracer 700 não conheço, só de vista. Alguns reviews falam imensamente bem, mas ja experimentei uma Fazer e presumo que seja idêntica. A ser são excelentes máquinas, mas não serão demasiado semelhantes à CBF500? É uma excelente máquina, para a vida sem dúvida, mas não me dá o gozo que gostaria. Uma Hornet mais novinha...
Nao tenho dúvidas que são ideais para o que pretendo, mas dado que estamos a falar de cilindradas médias (500 a 750cc), não haverá alguma margem na versatilidade de estilo nos modelos disponíveis no mercado?

Não teria grandes dúvidas a meter-me numa R6, por exemplo, se soubesse que era um upgrade automático da r125 de 2009. Mas para além de descontinuada, as usadas têm imensos kms e as novas atuais (r7, r9...) são tão feínhas, aquela frente... Saudades do fox-eye...

Continuo nas minhas pesquisas e aceitar dicas.
Obrigado a todos desde já.
 :sportbike:

Na altura, antes de comprar a CB300 andei a ponderar em comprar uma CBR500R, não só porque tenho a limitação da carta A2, mas também confesso que gosto imenso da estética da mota e é uma "desportiva/R mais commuter" visto que a posição de pilotagem dela é muito idêntica à naked.
A meu ver o que estraga a CBR500R é o seu peso elevado face à sua potência (relação peso-potência aparenta ser menor, mesmo tendo os 48cv), que comparando com a Ninja 400 ou Yamaha R3, acredito que a CBR500R acabe por não ter tanta genica, e a filtrar no meio do trânsito ou a manobras de baixa velocidade acabe por ser um pouco mais difícil do que as suas concorrentes.
Na minha opinião, ir para uma mota da categoria A2 ou de cc mais baixa, não é regredir "na carreira motard", até porque dá para tirar mais proveito de uma mota de baixa cc e de menor potência do que numa de maior cc, para além disso, uma mota de mais baixa performance geralmente oferece uma manutenção mais barata, sendo também mais fácil de se manter.
Eu andei de Yamaha XJ6, poderia ter me ficado pelos 600cc, mas preferi ir para uma 300cc, não só pelo custo de manter que sai mais barato, como também é uma mota onde consigo tirar maior proveito, e principalmente, atende perfeitamente para o meu quotidiano.
Como já referiram os companheiros, o melhor é experimentar as motas que se pretende comprar.
Boa sorte, pois nem sempre é fácil  :nice:

Julho 07, 2022, 22:40:07, 22:40
Responder #12

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
Boas, obrigado desde já pelas respostas. A opiniões variam...

JViegas: viva! Apesar de apenas ter conduzido scooters de 50cc (daquelas da Ecooltra, as vezes dá jeito!) identifico-me com essa linha pensamento. Economia não é tudo, é importante sim, mas se não conduzir algo que dê outro prazer de condução... Sinto o mesmo, tenho uma excelente máquina mas falta algo..
Sei que algumas despesas aumentarão certamente, outra nem tanto. Dado que já conduzo uma 500cc atualmente, o consumo não deve ficar muito pior (a minha gasta entre 5 e 5.5 km aos 100) mas queria ver se não passava destes valores, IUC até aos 750cc é aceitava porque depois para os €120+ é aí sim já me parece pesado, pneus serão sempre caros especialmente o de trás para estas cilindradas e prefiro pagar um pouco mais mas andar com segurança e é daquelas coisas em que não poupo normalmente (€200+ custou o meu traseiro, dá ultima vez que substituí). Estou habituado ao peso, na verdade a minha atual é toda ela um bloco de ferro que pesa 230kg a cheio...  :stuck_out_tongue:
Também não sou doido a conduzir,até sou cuidadoso, mas quem nunca enrolou o punho numa reta ou outra de vez em quando?
Sim, tenciono experimentar a Ninja 650, a R7 e a CBR650R, pelo menos, o problema é que é difícil estarem disponíveis para test rides...
A Rebel parece-me uma excelente mota, poupadinha, bonita e divertida até... Mas faltou ali um pouco mais de força... A 1100 não vale a pena pela qualidade/preço. Talvez o ideal fosse uma versão 600/700, pode ser que um dia apareça...

NFRod: viva! A CBR650R não consideras Supersport, e percebo porquê, mas pelo que vejo está muito mais próxima de o ser que uma R7 ou uma Ninja 650... É que a diferença de potência, binário, cilindros, é significativa...
Nah, as malas vão deixar de ser opção. Não me fazem assim tanta falta para o dia a dia, confesso, e viajo menos que gostaria ao fds... Na verdade, a minha companheira não é aficionada e nem sequer vejo ter uma pendura como uma realidade...
Para ir para uma CB, ficaria com a atual... Tenho a certeza que naked não é o que procuro. Quero mesmo mudar de estilo.  Posso no entanto considerar uma mt-07 como alternativa à r7, por exemplo, para test ride... As malas numa desportiva poderão ser usadas se necessário, não é impeditivo, mas no dia a dia não vale a pena.
Ainda bem que falas em Aprilia, vale a pena esse modelo? Esteticamente as cores não me parecem a melhor escolha, mas são fiáveis, a manutenção é dispendiosa?

VCS: viva! É essencialmente isso, nestas cilindradas dificilmente se tratarão de Supersport (quando muito sport) ou de custom puras, mas é o que há e aproximam-se... Sim são, um estilo conheço em baixa CC (que torna a condução completamente diferente) outro conheço de um breve test ride apenas (claramente insuficiente), mas daí apelar ao vosso conhecimento e experiência pois não será possível experimentar todas...
Não faço questão do conforto diário, não é de todo o que procuro. Mas, por curiosidade, porque não considerarias a Rebel, Vulcan ou Harley nesse parâmetro? Ok, a Rebel entendo por ser meio acanhada, mas a Vulcan não é?
Quanto à troca da CBF500, não tenho possibilidade de manter duas motas, especialmente de "altas" cc. A ser assim, a segunda teria de ser elétrica ou 125, nunca mais...

Nuno YB: Viva! Obrigado pela partilha. Ok a Tracer e Fazer bem diferentes. Got it!

MotardFeio: viva. Aprecio a dica. Vou ver se dá para experimentar a Tracer 700 ou semelhante. Eu também era Yamaha até ser Honda, agora sou Honda até provavelmente à próxima marca... Veremos. Mas uma coisa é certa, o atendimento da Honda é Top, manutenção em conta, atenciosos e positivos, não tenho razão de queixa. Na Yamaha nem sempre foi assim. Kawasaki só visitei o stand uma vez e o atendimento foi péssimo, a despachar, nada agradável... E idem para a Ducati.

JustGil: sim, esteticamente gosto mais da CBR500R que dá CBR650R, a traseira principalmente.
Já desisti das "300",tal como me fartei da 125cc, acho que me fartaria depressa desses motores. Prefiro apontar um pouco mais alto, mais seguro e melhor a longo prazo. Nessa linha olhei para a CBR500R, mas não há disponível para experimentar. E sim, perde para a R3 e Ninja 400. Nada a dizer esteticamente, arrisco-me a dizer que é a que gosto mais...
Atenção! Quando referi que seria redutor escolher motas limitadas a 35kw (A2), não foi com qualquer sentido de superioridade. Reconheço valor a estas motorizações, apenas acho que estão feitas para quem não tem carta de mota, acho que é essencialmente um negócio para conquistar automobilistas. E considero um perigo, com carta ou não, ninguém devia poder conduzir mota sem, pelo menos, ter umas aulas. No carro é assim. Se não fosse negócio, está coisa das inspeções não seria apenas para acima de 125cc, quem tem cultura de motociclista sabe os cuidados a ter, soa os outros que deviam ser mais controlados. Mas enfim, estou a divagar...
Concordo com o desempenho e aproveitamento das baixas CC, mas a dada altura custa regredir para menos de X CV, por exemplo. Mas depois há a manobrabilidade claro.
Atendendo a esse motivo de escolha (redução de cc) e fazendo dessa lógica minha, uma Ninja 400 ou a Cbr500r seria óptima escolha para essa utilização? Qual é a tua 300 atual, se puder perguntar?

Obrigado a todos.
Vou dando Feedback...
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Julho 08, 2022, 10:00:31, 10:00
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que independentemente da escolha do modelo/marca deves seguir o coração.

Queres a CBR650R experimenta a naked caso não encontres em test ride...
Queres a R7, experimenta a MT07 caso não encontres em test ride...
Queres...

Tenta experimentar o máximo que puderes e certamente o coração dar-te-á um sinal.

Foi o que aconteceu comigo... experimentei alguns modelos mas quando me sentei na CB650R e liguei o motor pela primeira vez, acelerei... disse para mim: é esta! E já cou a caminho de 3 anos diários e o prazer é sempre enorme.
Penso que é isso que faz a diferença: quando deixamos de ver uma mota apenas como meio de transporte e passamos a sentir o coração ligado à máquina.

Boas escolhas e vai atualizando.

Julho 08, 2022, 11:22:10, 11:22
Responder #14

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa

VCS: viva! É essencialmente isso, nestas cilindradas dificilmente se tratarão de Supersport (quando muito sport) ou de custom puras, mas é o que há e aproximam-se... Sim são, um estilo conheço em baixa CC (que torna a condução completamente diferente) outro conheço de um breve test ride apenas (claramente insuficiente), mas daí apelar ao vosso conhecimento e experiência pois não será possível experimentar todas...
Não faço questão do conforto diário, não é de todo o que procuro. Mas, por curiosidade, porque não considerarias a Rebel, Vulcan ou Harley nesse parâmetro? Ok, a Rebel entendo por ser meio acanhada, mas a Vulcan não é?
Quanto à troca da CBF500, não tenho possibilidade de manter duas motas, especialmente de "altas" cc. A ser assim, a segunda teria de ser elétrica ou 125, nunca mais...


A escolha de uma moto depende de vários factores e, em minha opinião, é bem mais complicado do que escolher um carro.
Depende muito daquilo que se pretende e do que cada um valoriza, e isso só quem está a escolher pode saber.
Para mim a ergonomia é fundamental, por razões de saúde. Portanto dou muita importância a esse aspecto.
Se (felizmente) esse é um aspecto que não é prioritário para ti, óptimo, o leque de opções é maior.
A posição de condução de uma Vulcan tem os pés avançados (usualmente chamada "pés para a frente") e isso cria muita pressão na bacia para quem tem problemas lombares.






Julho 08, 2022, 19:48:03, 19:48
Responder #15

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto

JustGil: sim, esteticamente gosto mais da CBR500R que dá CBR650R, a traseira principalmente.
Já desisti das "300",tal como me fartei da 125cc, acho que me fartaria depressa desses motores. Prefiro apontar um pouco mais alto, mais seguro e melhor a longo prazo. Nessa linha olhei para a CBR500R, mas não há disponível para experimentar. E sim, perde para a R3 e Ninja 400. Nada a dizer esteticamente, arrisco-me a dizer que é a que gosto mais...
Atenção! Quando referi que seria redutor escolher motas limitadas a 35kw (A2), não foi com qualquer sentido de superioridade. Reconheço valor a estas motorizações, apenas acho que estão feitas para quem não tem carta de mota, acho que é essencialmente um negócio para conquistar automobilistas. E considero um perigo, com carta ou não, ninguém devia poder conduzir mota sem, pelo menos, ter umas aulas. No carro é assim. Se não fosse negócio, está coisa das inspeções não seria apenas para acima de 125cc, quem tem cultura de motociclista sabe os cuidados a ter, soa os outros que deviam ser mais controlados. Mas enfim, estou a divagar...
Concordo com o desempenho e aproveitamento das baixas CC, mas a dada altura custa regredir para menos de X CV, por exemplo. Mas depois há a manobrabilidade claro.
Atendendo a esse motivo de escolha (redução de cc) e fazendo dessa lógica minha, uma Ninja 400 ou a Cbr500r seria óptima escolha para essa utilização? Qual é a tua 300 atual, se puder perguntar?

Obrigado a todos.
Vou dando Feedback...


Concordo consigo quando refere que para andar de mota é necessário carta ou mesmo umas aulas de condução.
Quanto à minha mota atual, é uma Honda CB300R, que em termos de performance fica um pouco atrás da Ninja 400 e da Yamaha R3 ou da Z400 e da MT 03(as nakeds). Sendo a minha concorrente direta da BMW G310R e da KTM duke 390( as monocilindricas).
Compreendo o seu ponto de vista quando afirma que não pretende abdicar de certa potência, então nesse caso, eu apostava numa Ninja 400 (está para sair uma nova versão dela se não estou em erro) ou numa CBR500R, ou então, talvez subisse o "degrau" para as 600cc-700cc.
A meu ver, o fator mais importante é tentar encontrar uma mota que satisfaça as suas necessidades diárias e que corresponda aos seus requisitos, que nem sempre é fácil, pois também varia de pessoa para pessoa.
Mas na minha opinião, a melhor mota é aquela que nos faz olhar para trás quando a estacionamos  :nice:

Julho 10, 2022, 03:34:33, 03:34
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Viva! Não conheço as motorizações tricilíndricas da Triumph. As poucas pessoas a quem perguntei sobre Triumph dividem-se... Mas tenho ideia de ser uma marca cara, é assim?

Há 16 anos quando a marca vendia 20 unidades em Portugal as opiniões já se dividiam.
Atualmente com vendas acima das 100 unidades parece que nada mudou.

A Tiger 660 custa mais 100 euros que a Tracer 700.
Mas tem melhores suspensões, melhores travões, mais motor, mais gadgets de série e maiores intervalos de manutenção.

Só não vendem mais... porque no nosso mercado não gosta de sair da zona de conforto das japonesas.
A não ser que seja bmw ou chinesas low cost.


Julho 10, 2022, 12:10:39, 12:10
Responder #17

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Viva! Não conheço as motorizações tricilíndricas da Triumph. As poucas pessoas a quem perguntei sobre Triumph dividem-se... Mas tenho ideia de ser uma marca cara, é assim?

Há 16 anos quando a marca vendia 20 unidades em Portugal as opiniões já se dividiam.
Atualmente com vendas acima das 100 unidades parece que nada mudou.

A Tiger 660 custa mais 100 euros que a Tracer 700.
Mas tem melhores suspensões, melhores travões, mais motor, mais gadgets de série e maiores intervalos de manutenção.

Só não vendem mais... porque no nosso mercado não gosta de sair da zona de conforto das japonesas.
A não ser que seja bmw ou chinesas low cost.



O custo elevado da manutenção e a falta de representação e concorrência não ajudam em nada.

Um colega tem uma street triple, foi fazer agora a revisão dos 20k e poucos e levou com 500 e tal euros de fatura.
Soma-se a isto o facto de que as revisões pequenas são perto de 170€, e está aqui parte do insucesso da marca face a alternativas similares noutras marcas.

Eu se estivesse entre uma Tracer 7 e uma Tiger 660 e o dinheiro fosse questão importante, iria sem pensar para a Yamaha.

Julho 10, 2022, 22:34:16, 22:34
Responder #18

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva! Não conheço as motorizações tricilíndricas da Triumph. As poucas pessoas a quem perguntei sobre Triumph dividem-se... Mas tenho ideia de ser uma marca cara, é assim?

Há 16 anos quando a marca vendia 20 unidades em Portugal as opiniões já se dividiam.
Atualmente com vendas acima das 100 unidades parece que nada mudou.

A Tiger 660 custa mais 100 euros que a Tracer 700.
Mas tem melhores suspensões, melhores travões, mais motor, mais gadgets de série e maiores intervalos de manutenção.

Só não vendem mais... porque no nosso mercado não gosta de sair da zona de conforto das japonesas.
A não ser que seja bmw ou chinesas low cost.



O custo elevado da manutenção e a falta de representação e concorrência não ajudam em nada.

Um colega tem uma street triple, foi fazer agora a revisão dos 20k e poucos e levou com 500 e tal euros de fatura.
Soma-se a isto o facto de que as revisões pequenas são perto de 170€, e está aqui parte do insucesso da marca face a alternativas similares noutras marcas.

Eu se estivesse entre uma Tracer 7 e uma Tiger 660 e o dinheiro fosse questão importante, iria sem pensar para a Yamaha.

Não tinha ideia de que as revisões de uma Triumph fosse assim tão cara :o  Será que todas as marcas premium europeias são assim(nomeadamente a BMW ou a KTM)? Faço esta questão pois a BMW e a KTM são as marcas europeias que vejo com mais frequência.

Julho 10, 2022, 23:33:14, 23:33
Responder #19

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Viva! Não conheço as motorizações tricilíndricas da Triumph. As poucas pessoas a quem perguntei sobre Triumph dividem-se... Mas tenho ideia de ser uma marca cara, é assim?

Há 16 anos quando a marca vendia 20 unidades em Portugal as opiniões já se dividiam.
Atualmente com vendas acima das 100 unidades parece que nada mudou.

A Tiger 660 custa mais 100 euros que a Tracer 700.
Mas tem melhores suspensões, melhores travões, mais motor, mais gadgets de série e maiores intervalos de manutenção.

Só não vendem mais... porque no nosso mercado não gosta de sair da zona de conforto das japonesas.
A não ser que seja bmw ou chinesas low cost.



O custo elevado da manutenção e a falta de representação e concorrência não ajudam em nada.

Um colega tem uma street triple, foi fazer agora a revisão dos 20k e poucos e levou com 500 e tal euros de fatura.
Soma-se a isto o facto de que as revisões pequenas são perto de 170€, e está aqui parte do insucesso da marca face a alternativas similares noutras marcas.

Eu se estivesse entre uma Tracer 7 e uma Tiger 660 e o dinheiro fosse questão importante, iria sem pensar para a Yamaha.

Não tinha ideia de que as revisões de uma Triumph fosse assim tão cara :o  Será que todas as marcas premium europeias são assim(nomeadamente a BMW ou a KTM)? Faço esta questão pois a BMW e a KTM são as marcas europeias que vejo com mais frequência.
O que me chateia na Triumph é que se fores a um concessionário, te mostrares interessado na mota e perguntares estimativa de manutenções, dizem que as revisões são "cento e poucos euros", que não é de todo verdade... E ainda usam o argumento de que as revisões são só a cada 16000km, mas esquecem-se é que é rara a pessoa que faz sequer metade desses km por ano, portanto a revisão será anual.

A BMW ainda vai tendo alguma concorrência na manutenção que ajuda a baixar o preço, mas ainda assim continua a ser cara.

A KTM é mais barata, está ao preço da Kawasaki e afins porque a manutenção é feita pelos mesmos representantes e a cada esquina há um mecânico autorizado.
« Última modificação: Julho 10, 2022, 23:35:19, 23:35 por ThatsMe »

Julho 10, 2022, 23:47:36, 23:47
Responder #20

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Não tinha ideia de que as revisões de uma Triumph fosse assim tão cara :o  Será que todas as marcas premium europeias são assim...

Sim, sobretudo se a revisão incluir troca de pneus!  :)

A KTM é mais barata, está ao preço da Kawasaki e afins porque a manutenção é feita pelos mesmos representantes e a cada esquina há um mecânico autorizado.

Tocaste num ponto importante...
Em cada esquina haver um mecânico autorizado que depois na prática trabalha à sua maneira e com materiais/marcas que bem entende.

Gosto especialmente quando a malta privilegia determinada moto pelas "revisões baratas"... e depois andam a fazer revisões intercalares que nem sequer estão no plano oficial... porque "o mecânico" é muita bom e recomenda!




« Última modificação: Julho 10, 2022, 23:57:26, 23:57 por dfelix »

Julho 11, 2022, 00:24:37, 00:24
Responder #21

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se incluir pneus e relação ainda fica mais cara  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 11, 2022, 01:15:26, 01:15
Responder #22

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Não tinha ideia de que as revisões de uma Triumph fosse assim tão cara :o  Será que todas as marcas premium europeias são assim...

Sim, sobretudo se a revisão incluir troca de pneus!  :)

Não tenho os detalhes da fatura, mas sei de fonte segura que não levou pneus:




Mas se a mensagem que queres passar é que as revisões da Triumph são baratas, então que seja.
Só comento aquilo que sei, deixo à consideração de quem lê e procura informações.

Tocaste num ponto importante...
Em cada esquina haver um mecânico autorizado que depois na prática trabalha à sua maneira e com materiais/marcas que bem entende.

Gosto especialmente quando a malta privilegia determinada moto pelas "revisões baratas"... e depois andam a fazer revisões intercalares que nem sequer estão no plano oficial... porque "o mecânico" é muita bom e recomenda!

Estás a generalizar os casos que acontecem nas oficinas Manel GT.

Ainda há oficinas mais baratas e que respeitam plano de manutenção, mas que ao mesmo tempo conseguem usar os anos de experiência que têm e olhar efetivamente para cada caso e analisar o que fazer.

Dou-te um exemplo simples: segundo o plano de manutenção da minha mota, as 4 velas devem ser trocadas a cada 12.000km. Mas será que faz sentido trocar as 4 velas, sobretudo NGK de Iridium, sem antes as inspeccionar e ver como estão antes de trocar cegamente só porque é o que diz o plano de manutenção que, em alguns casos, é dubiamente feito de forma a dar lucro à marca e seus representantes?

Posso-te dizer que aos 12.000km as 4 velas da minha saíram fora, olhamos para elas e com a minha autorização voltaram a ir para o sítio. Fizeram mais 12.000km e trocamos aos 24.000, sendo que olhando ao estado delas ainda duravam mais uns 12.000km à vontade.


Será que o mecânico não ganharia em dizer-me que as velas têm que ser trocadas de 12 em 12k? Será que não lucraria mais em troca as velas o dobro das vezes? Eu acho que sim... Mas não o fez, porque foi a decisão mais racional.

No entanto, ainda assim, paguei pela revisão com troca de filtro de ar Kawasaki + velas NGK iridium + Motul 7100 + filtro Kawasaki + verificações que estão no plano por creio que 240€ num representante oficial. Se fosse Triumph, BMW ou Harley pagaria seguramente o dobro mas sem qualquer margem para dúvida.
« Última modificação: Julho 11, 2022, 01:25:54, 01:25 por ThatsMe »

Julho 11, 2022, 02:01:24, 02:01
Responder #23

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A única forma de saberes se a vela está boa e medindo o tempo de arco usando um osciloscópio.

Como a quantidade de Mecanicos de moto em Portugal a usarem osciloscópio ( e a terem conhecimento para tal)  devem ser muito poucos, cálculo que tenham usado o método não científico de observação e medição de folgas.  :D

Se por um lado não e por a vela estar em bom estado que isso vai significar que foi boa ideia, porque se o arco estiver a dar encurtamento vais estar a estoirar a bobine e sobretudo o sistema de carga da moto.

Por outro lado, o intervalo de troca do fabricante e o intervalo seguro que num país em que o combustível e de alta qualidade como o nosso pode ser um pouco seguro demais…



…E uma daquelas coisas que se pode fazer que não e por isso que a moto vai parar a beira da estrada… mas la mais a frente pode vir a fatura…




Voltando ao tópico…


Cada moto tem um intervalo de manutenção e no caso da Triumph a revisão dos 20 mil coincide com a verificação de folga de valvulas e ajuste dos TBs pelo que o valor não me escandaliza para concessionário oficial.


Até porque as triumph não são fáceis se se fazer o serviço de válvulas porque a retirada do corpo de injeção e um pouco difícil e demorado

Para mim esse valor que estás a postar até seria mais elevado pois eu quereria fazer a suspensão aos 20 mil kms… e ainda temos sorte porque noutro país provavelmente também seria necessário mudar o rolamento da mesa.

Essa revisão deve-se conseguir mais barata num profissional. Agora se e um mecânico que vai fazer o trabalho como deve de ser ou apenas vai trocar o óleo do bidon de semi sintético que ele tem la ao canto e que usa para todas as motos e dizer que a “revisão está feita” ou se vai dar o amor e carinho que a moto precisa e que e o busílis da questão…

… mas sendo geralmente o único fator que geralmente a malta tem conta, e o financeiro… acho que sei a resposta  :D :D

Ia preocupação de muitos até e se a moto e entregue lavada  :D :D :D
« Última modificação: Julho 11, 2022, 02:04:09, 02:04 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 11, 2022, 03:16:32, 03:16
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Mas se a mensagem que queres passar é que as revisões da Triumph são baratas, então que seja.
Só comento aquilo que sei, deixo à consideração de quem lê e procura informações.

Tive Triumph entre 2006 e 2012.  Já lá vai uma década, é certo...
Foi a minha primeira europeia. E não senti qualquer choque face ás japonesas que tive antes.
Não tive essa experiência negativa que tantas vezes leio em fóruns, sempre baseada na experiência do amigo do amigo.
E este foi sempre tema de conversa desde o dia em que decidi comprar ao dia que a vendi.

É certo que Triumph desde a KMS que segue regras muito diferentes do tempo da Cimpomóvel quando fui cliente.
Hoje para se ter um espaço aberto é necessário um conjunto de critérios rigorosos definidos pela marca.
Naturalmente vão se reflectir no preço.  Mas... a Triumph não inventou nada de novo.
Nem fez algo que outras marcas não tenham já feito ou estejam a fazer, levado à perda de representação em algumas casas, reformulações em outras "grandes" existentes, fim de stands partilhados com outras marcas, etc.

De qualquer forma, faz-me confusão que (apenas) a revisão "maior"numa moto destinada a concorrer com japonesas possa custar mais mais do o que pago pela equivalente (assumindo que nao há mais nada a fazer) na minha bmw que envolve medir folgas ou mesmo na minha ducati envolvendo "desmo service" .

A factura que colocaste é pouco detalhada
Não me choca os 150 euros + iva em mão-de-obra.
Pois seja numa Santogal pra BMW ou numa Motorway pra Honda os valores andam em torno disso pra 3 horas.

Agora 240 + iva em peças não será certamente só filtro, lubrificante e três velas.
E acredita... que sei o que é ser roubado nos consumíveis. Pois sou cliente da Ducati Lisboa.  :)

Estás a generalizar os casos que acontecem nas oficinas Manel GT.

Sim, porque a vasta generalidade dos "concessionários" são exatamente isso.
Casas que agarraram as marcas nos anos 80 quando não havia grandes critérios para as representar.
Algumas foram acompanhando a evolução dos tempos. Outras nem por isso e naturalmente se extinguiram... ou viraram oficinas multimarca.

Dou-te um exemplo simples: segundo o plano de manutenção da minha mota, as 4 velas devem ser trocadas a cada 12.000km. Mas será que faz sentido trocar as 4 velas, sobretudo NGK de Iridium, sem antes as inspeccionar e ver como estão antes de trocar cegamente só porque é o que diz o plano de manutenção que, em alguns casos, é dubiamente feito de forma a dar lucro à marca e seus representantes?

Não sei faz sentido ou não...
Nenhuma das moto que tive este milénio tinham planos com substituição de velas com essa regularidade!  :)

Não tenho motos japonesas atualmente. Mas já tive umas quantas.
E a minha experiência é precisamente o inverso da tua, com a sugestão recorrente de "revisões intercalares" e substituição de consumíveis que ainda estavam bons. E que quando eram substituídos nunca eram por material oem.
Fora verificações que não eram feitas... mas isso são outros quinhentos.

No que diz respeito a Yamaha, continua a ser prática habitual a malta andar a trocar o óleo aos 5k.
Por sugestão de casas que até têm boa reputação no mercado.  Conheço uns quantos que o fazem...

E é isto que me faz rir...  porque poupam nas revisões. Mas depois vão lá mais vezes. :)

Julho 18, 2022, 00:37:50, 00:37
Responder #25

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
Obrigado pela partilha.
Tenho tido pouco tempo para experimentar modelos estes dias. Mas planeio experimentar quando possível uma vulcan S (difícil de encontrar, mas muito válida pelo que se tiverem ideias de como o fazer...) , CBR650R/CB650R, R7/Mt07, Ninja 400 ou 650, Triumph 660, Aprilia Tuono 660,...
No entanto, para KTM não irei, certamente, nunca me puxou (Desculpa lá conterrâneo MO#88). BMW já tive amigos com más experiências com GS1200 e outros modelos, algo que me parece inaceitável com marcas tão caras e prestigiadas. A isto juntar que a primeira manutenção da minha Cbf que fiz foi num agente Honda que dividia espaço com agente BMW, e a experiência não foi a melhor. Já em Lisboa na Motorway, foram top e não me posso queixar. Triumph também me parece que tem um problema sério com os custos de manutenção. Tal como a Harley e Ducati. Os custos de manutenção pra mim são algo eliminatório, confesso... Se de cada vez que tiver de fazer manutenção deixar um, tou tramado que só tenho 2...
Do pouco que sei, tanto Yamaha como Honda têm custos de manutenção aceitáveis, apesar de na Yamaha serem ligeiramente mas inegavelmente superiores (uma 125cc custava ligeiramente mais que a minha 500 atual).

JViegas: felizmente não tenho problemas de saúde que limitem a escolha, mas estou contigo, a ergonomia é sempre importante. No entanto, para viagens curtas do dia a dia é menos...

VCS: Há motas que não conseguirei tirar delas o máximo proveito no dia a dia, a percorrer curtas distância e com algum trânsito...
Vou tentar seguir o coração sim, mas ainda não cheguei lá.
Que me dizem da Aprilia Tuono 660, as reviews são boas...

JustGil: obrigado pela ajuda.
"Mas na minha opinião, a melhor mota é aquela que nos faz olhar para trás quando a estacionamos" Essa é aquela que pra mim é a maior verdade nesta altura, já passei por isso e concordo a 100%.

dfelix: ok, Triumph boa máquina. Mais uma para experimentar, se der. Hehe no entanto, parece que a questão da manutenção ter custos elevados é muito relevante... Mas não custa provar e ver como é...

Obrigado a todos. Estou a acompanhar a discussão.
Vou dando Feedback.
« Última modificação: Julho 18, 2022, 10:03:06, 10:03 por SammyPT »
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Julho 18, 2022, 11:31:57, 11:31
Responder #26

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Triumph também me parece que tem um problema sério com os custos de manutenção. Tal como a Harley e Ducati. Os custos de manutenção pra mim são algo eliminatório, confesso... Se de cada vez que tiver de fazer manutenção deixar um, tou tramado que só tenho 2...



Desculpe la a minha observação mas está a ver as coisas ao contrário : o problema não está nessas marcas terem “problemas sérios” nos custos da manutenção… o problema está e que o valor que o companheiro quer gastar em manutenção e insuficiente para os custos que uma moto dessas tem.  :D

Espero que não leve a mal a minha observação  :D :lolol

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 18, 2022, 12:56:38, 12:56
Responder #27

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que existe um problema sério na humanidade:
Comprar algo sem pensar,se dá para manter ou não,sem  se pensar em custos de manutenção ....depois não se fazem as manutenções devidas,não se usa o material devido, vão a procura do barato,que sempre sai caro.
membro numero 16

Julho 18, 2022, 20:33:17, 20:33
Responder #28

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
TMXR: claro que não, todos temos diferentes gostos e perspetivas. Para que ser um fórum afinal. Talvez esteja correto, claro. Opiniões são bem vindas. No entanto, há máquinas que custam relativamente pouco em manutenção e não deixam de ser excelentes máquinas. Deixar claro que quando me refiro a custos de manutenção, refiro-me a custos financeiro, não tanto de tempo, por exemplo.

mneves: concordo. Costumo ter esse cuidado. É por isso que analiso o que posso, por antecipação.

Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Agosto 20, 2022, 17:09:44, 17:09
Responder #29

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
So para informar que ainda não acabou a pesquisa. Mas hoje tive algum tempo e fiz mais um test ride. Na desportiva ia montar a MT-07 e quando chego ao stand,  tinha uma R7 disponível.

Vendedor: quer experimentar a R7?

Eu: claro que sim.

E assim foi. Algum receio no começo, mas lá fui. Posição super agressiva no início,  para quem não está habituado. Mas ao fim de 5 minutos,  estava confortável. Muito plástico por todo o lado, mas divertido. Ruído pouco encorpado, mas resposta rápida. E a estética não é a de outros tempos (frente feia, jantes demasiado azuis, decalques feios...) , mas vale a pena experimentar.
Se forem todas assim,  devido às normas europeias,  este segmento está seriamente em risco de desaparecer.

Próximas candidatas:
Aprilia RS 660 / Tuono 660
Honda CBR500R
Kawasaki Ninja 400
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Agosto 22, 2022, 18:53:30, 18:53
Responder #30

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A R7 é um flop completo, caga nisso. Se fores para a yamaha é a tracer que queres.

A aprilia deve ser uma maravilha, mas os custos são outros.

CBR 500 e ninja 400 são ainda mais fraquinhas que a R7, talvez a ninja possa ser um pouco mais divertida, talvez...

Vai contando!

Compra mazé uma KTM Super Duke GT e tá resolvido.   :love0001: :love0001: :love0001:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 19, 2023, 10:51:58, 10:51
Responder #31

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
Viva!
Entre muita pesquisa e algum tempo a menos por motivos profissionais, tenho andado um pouco mais afastado. Mas estou muito mais definido. Algumas notas:
-Vou vender a minha a CBF500 por mim próprio, pois o stands dão pouco por ela e não a quero abater, gostava que ficasse com alguém que a estimasse.
-Choppers excluí, ainda não é o momento para esse estilo, mais à frente na vida talvez. Além disso a minha companheira só andaria de mota se fosse sidecar e não é uma opção para mim agora e mata um bocado o objetivo de ter moto. Top case é útil, mas sacrifício-a de bom grado pela diversão que uma desportiva dará.
-Triumph excluí, apesar dos 3 cilindros, não me convenceu e os preços (compra e manutenção) são elevados.
-Ducati excluí, experimentei a Monster e não gostei do som do motor, da estética, do sobreaquecimento extremamente rápido (não sei como não se incendeiam). Supersport é caríssima e, tendo pedido um orçamento, nunca me foi enviado e assumo que é esse tipo de atenção que terei no futuro, por isso nada feito.
-Kawasaki excluí porque apesar de ter bons modelos (zx-6r, ninja 650, ninja 400) não consigo teste rides, têm manutenção cara e das duas vezes que fui a stands na zona de Lisboa não fui muito bem recebido pelo que me afasta um bocado.
-Marcas chinesas ainda não estou preparado para elas, apesar de terem motores KTM, Kawasaki, etc, o tempo de entrega de peças e assistência distribuída são de menor resposta. Assim excluí também.
-Yamaha apesar de ser uma excelente escolha quanto a marca, e gostar bastante, não gosto das linhas atuais. R7 excluo pois fiz teste ride e não mesmo. As MT's não são pra mim, não é o meu estilo. Falta experimentar a Tracer, só para garantir que dei uma hipótese justa a todos os modelos.
-Aprilia gosto muito da Rs660, é mesmo a que estou mais inclinado, e parece que os problemas iniciais foram ultrapassados. Fiz muita pesquisa, tem excelentes reviews, parece ser muito boa de conduzir mesmo em cidade. Experimentei montar numa stand e senti-me bastante confortável mas falta-me fazer um test ride que não está fácil de encontrar. Será a escolha ideal para deslocação diária em cidade e volta ocasional ao fim-de-semana? Será uma boa escolha visto que poderei não conseguir explorar todo o seu potencial?
-Honda reduzi a escolha à CBR500R, uma vez que não gosto da estética da CBR650R (aquele corte de banco traseiro). Excelentes consumos, mas a própria Honda parece apostar pouco nela, afinal a 650 recebeu um makeover recente e a 500 nenhuma atualização em 2023, nem sequer a têm sempre em stand e julgo que vende pouco. É algo que me faz um pouco de confusão. Só tenho receio de ser muito bonita e ter bons specs mas na hora de conduzir fartar-me rápido e ser apenas mais uma commuter... Está difícil de encontrar uma para test ride também. Este é o link (https://motofomo.com/honda-cbr500r-overview/) da melhor descrição que encontrei.

Assim reduzi as minhas escolhas a dois modelos:
Honda Cbr500r e Aprilia Rs660.

Mas ainda vou dar uma chance à Tracer.

Opiniões, atendendo à minha descrição inicial?
Algum conselho, malta?

Citar
A procura... Já fiz pesquisa exaustiva de mercado e desejo apontar a cilindradas entre 500 e 750. Não queria perder potência em relação ao que tenho agora. E pretendo apontar a consumos máximos de 5.5 l/100km. O orçamento seria idealmente até €8000, mas pode passar um pouco pela escolha certa. Acima de tudo fiabilidade. Quanto a estilos, não procuro Trail, nem naked, nem scooter. E nem chopper.
Ja fiz test ride à CMX500 Rebel (gira, acessível, prática, mas acanhada e modelo não certo para o que quero agora), à Ducati Monster para analisar o motor equivalente da Supersport (feia, pesada, com sobreaquecimento, enfim nada feito), a Yamaha R7 (prática, motor responsivo, mas posição demasiado agressiva, demasiado plástico, som muito pouco apelativo, esteticamente feia, em especial a frente, enfim excluí logo).

Deslocação diária: as minhas deslocações diárias prendem-se com distância de cerca 40 km diários, na área da grande Lisboa, apanhando a vias mais congestionadas (A5, EIXO NS, ponte 25 de Abril, 2a circular). Mais a casual voltinha ao fim-de-semana.
« Última modificação: Março 19, 2023, 22:38:03, 22:38 por SammyPT »
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Março 19, 2023, 14:23:27, 14:23
Responder #32

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Viva!
Entre muita pesquisa e algum tempo a menos por motivos profissionais, tenho andado um pouco mais afastado. Mas estou muito mais definido. Algumas notas:
-Vou vender a minha a CBF500 por mim próprio, pois o stands dão pouco por ela e não a quero abater, gostava que ficasse com alguém que a estimasse.
-Choppers excluí, ainda não é o momento para esse estilo, mais à frente na vida talvez. Além disso a minha companheira só andaria de mota se fosse sidecar e não é uma opção para mim agora e mata um bocado o objetivo de ter moto. Top case é útil, mas sacrifício-a de bom grado pela diversão que uma desportiva dará.
-Triumph excluí, apesar dos 3 cilindros, não me convenceu e os preços (compra e manutenção) são elevados.
-Ducati excluí, experimentei a Monster e não gostei do som do motor, da estética, do sobreaquecimento extremamente rápido (não sei como não se incendeiam). Supersport é caríssima e, tendo pedido um orçamento, nunca me foi enviado e assumo que é esse tipo de atenção que terei no futuro, por isso nada feito.
-Kawasaki excluí porque apesar de ter bons modelos (zx-6r, ninja 650, ninja 400) não consigo teste rides, têm manutenção cara e das duas vezes que fui a stands na zona de Lisboa não fui muito bem recebido pelo que me afasta um bocado.
-Marcas chinesas ainda não estou preparado para elas, apesar de terem motores KTM, Kawasaki, etc, o tempo de entrega de peças e assistência distribuída são de menor resposta. Assim excluí também.
-Yamaha apesar de ser uma excelente escolha quanto a marca, e gostar bastante, não gosto das linhas atuais. R7 excluo pois fiz teste ride e não mesmo. As MT's não são pra mim, não é o meu estilo. Falta experimentar a Tracer, só para garantir que dei uma hipótese justa a todos os modelos.
-Aprilia gosto muito da Rs660, é mesmo a que estou mais inclinado, e parece que os problemas iniciais foram ultrapassados. Fiz muita pesquisa, tem excelentes reviews, parece ser muito boa de conduzir mesmo em cidade. Experimentei montar numa stand e senti-me bastante confortável mas falta-me fazer um test ride que não está fácil de encontrar. Será a escolha ideal para deslocação diária em cidade e volta ocasional ao fim-de-semana? Será uma boa escolha visto que poderei não conseguir explorar todo o seu potencial?
-Honda reduzi a escolha à CBR500R, uma vez que não gosto da estética da CBR650R (aquele corte de banco traseiro). Excelentes consumos, mas a própria Honda parece apostar pouco nela, afinal a 650 recebeu um makeover recente e a 500 nenhuma atualização em 2023, nem sequer a têm sempre em stand e julgo que vende pouco. É algo que me faz um pouco de confusão. Só tenho receio de ser muito bonita e ter bons specs mas na hora de conduzir fartar-me rápido e ser apenas mais uma commuter... Está difícil de encontrar uma para test ride também.

Assim reduzi as minhas escolhas a dois modelos:
Honda Cbr500r e Aprilia Rs660.

Mas ainda vou dar uma chance à Tracer.

Opiniões, atendendo à minha descrição inicial?
Algum conselho, malta?

Citar
A procura... Já fiz pesquisa exaustiva de mercado e desejo apontar a cilindradas entre 500 e 750. Não queria perder potência em relação ao que tenho agora. E pretendo apontar a consumos máximos de 5.5 l/100km. O orçamento seria idealmente até €8000, mas pode passar um pouco pela escolha certa. Acima de tudo fiabilidade. Quanto a estilos, não procuro Trail, nem naked, nem scooter. E nem chopper.
Ja fiz test ride à CMX500 Rebel (gira, acessível, prática, mas acanhada e modelo não certo para o que quero agora), à Ducati Monster para analisar o motor equivalente da Supersport (feia, pesada, com sobreaquecimento, enfim nada feito), a Yamaha R7 (prática, motor responsivo, mas posição demasiado agressiva, demasiado plástico, som muito pouco apelativo, esteticamente feia, em especial a frente, enfim excluí logo).

Deslocação diária: as minhas deslocações diárias prendem-se com distância de cerca 40 km diários, na área da grande Lisboa, apanhando a vias mais congestionadas (A5, EIXO NS, ponte 25 de Abril, 2a circular). Mais a casual voltinha ao fim-de-semana.

Se é para comprar nova, passa nos dois stands e pede fazer test drive.
Compra aquela que mais gostares.

Pessoalmente compreendo a aposta na cbr500r mas a aprilia é mais moto, u. furo acima na comparação.
Apesar de ser inferior em performances, a cbr500r é bem divertida, consumo bem aceitável e provavelmente mais confortável na postura de condução.
Depois, "honda é honda" e assim deverá manter um valor comercial "estável" por mais tempo.
Mas se for para uma progressão na condução, a aprilia será a escolha certa, no entanto, julgo que a manutenção das aprilia não seja tão "económico" como as honda...

Das duas... o coração desempatará!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 21, 2023, 01:39:10, 01:39
Responder #33

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Se tens dinheiro para a Aprilia, entre as duas, é essa a tua moto.

A Honda é muito limitada em performance - comparando. E não falo só do motor, claro está.

Boa sorte!!

E vai testar as duas.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 21, 2023, 11:20:34, 11:20
Responder #34

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Na minha opinião, não podemos fazer comparação entre as duas quando estamos a pesar na balança motores/performance.

Não se pode comparar.

Para uso diário, as denominadas "sport" - desportivas, poderão não ser a melhor opção quando tens algumas dezenas de kms para fazer e entre filas de trânsito.

A Honda por ter menor cilindrada será mais "barata" nos consumos e possivelmente nas manutenções.

Mas vai do teu gosto pessoal e daquilo que possas experimentar (test-drive).



Março 21, 2023, 13:33:09, 13:33
Responder #35

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Este tópico pode chegar às 1.000 páginas mas existe algo que não vai mudar.

A Triumph Street Triple é a melhor moto que se pode comprar por €10.000. E quem acha que não, sugiro que experimente o recém lançado modelo 2023.

Ainda não experimentei a RS660 (ou Tuono660) mas é uma moto de que gosto bastante. Contudo já tive motos de quase todas as marcas italianas e se há algo comum a todas elas é que detestavam circular devagar. Fazer cidade numa RS660? Não muito obrigado.

E depois, quando é que eu ia considerar uma RS660 quando por menos dinheiro posso comprar uma Street triple 765R? Nunca evidentemente.

Tracer7? Ganhem juízo!


« Última modificação: Março 21, 2023, 13:34:38, 13:34 por Gentleman rider »

Março 21, 2023, 19:42:27, 19:42
Responder #36

Santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 37
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750X
  • Localidade: Vila cha

Na minha opinião que ja tive 8 motos,desde BMW,HONDAS e KAWASAKI todas elas óptimas e fiáveis,no entanto presentemente tenho uma HONDA de caixa automática e estou radiante,mas isso digo eu.
Acho que deves optar pela que melhores te sentires no teste drive que aconselho.
Boa sorte.

Março 26, 2023, 21:38:24, 21:38
Responder #37

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Bem, eu que não trabalho na Triumph, nem em nenhuma das outras marcas digo que escolhas as que cabem na tua carteira, escolhe as mais bonitas dessas, escolhe as que tenham oficina onde te dá jeito, e depois experimenta as que sobram do lote.

Vai tirar muita dúvida.

Até diria que para cidade, o ideal seria uma acelera qualquer com 300cc. E eu nem gosto de aspiradores, a não ser os redondos lá de casa.

Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 27, 2023, 21:10:44, 21:10
Responder #38

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Viva!
Entre muita pesquisa e algum tempo a menos por motivos profissionais, tenho andado um pouco mais afastado. Mas estou muito mais definido. Algumas notas:
-Vou vender a minha a CBF500 por mim próprio, pois o stands dão pouco por ela e não a quero abater, gostava que ficasse com alguém que a estimasse.
-Choppers excluí, ainda não é o momento para esse estilo, mais à frente na vida talvez. Além disso a minha companheira só andaria de mota se fosse sidecar e não é uma opção para mim agora e mata um bocado o objetivo de ter moto. Top case é útil, mas sacrifício-a de bom grado pela diversão que uma desportiva dará.
-Triumph excluí, apesar dos 3 cilindros, não me convenceu e os preços (compra e manutenção) são elevados.
-Ducati excluí, experimentei a Monster e não gostei do som do motor, da estética, do sobreaquecimento extremamente rápido (não sei como não se incendeiam). Supersport é caríssima e, tendo pedido um orçamento, nunca me foi enviado e assumo que é esse tipo de atenção que terei no futuro, por isso nada feito.
-Kawasaki excluí porque apesar de ter bons modelos (zx-6r, ninja 650, ninja 400) não consigo teste rides, têm manutenção cara e das duas vezes que fui a stands na zona de Lisboa não fui muito bem recebido pelo que me afasta um bocado.
-Marcas chinesas ainda não estou preparado para elas, apesar de terem motores KTM, Kawasaki, etc, o tempo de entrega de peças e assistência distribuída são de menor resposta. Assim excluí também.
-Yamaha apesar de ser uma excelente escolha quanto a marca, e gostar bastante, não gosto das linhas atuais. R7 excluo pois fiz teste ride e não mesmo. As MT's não são pra mim, não é o meu estilo. Falta experimentar a Tracer, só para garantir que dei uma hipótese justa a todos os modelos.
-Aprilia gosto muito da Rs660, é mesmo a que estou mais inclinado, e parece que os problemas iniciais foram ultrapassados. Fiz muita pesquisa, tem excelentes reviews, parece ser muito boa de conduzir mesmo em cidade. Experimentei montar numa stand e senti-me bastante confortável mas falta-me fazer um test ride que não está fácil de encontrar. Será a escolha ideal para deslocação diária em cidade e volta ocasional ao fim-de-semana? Será uma boa escolha visto que poderei não conseguir explorar todo o seu potencial?
-Honda reduzi a escolha à CBR500R, uma vez que não gosto da estética da CBR650R (aquele corte de banco traseiro). Excelentes consumos, mas a própria Honda parece apostar pouco nela, afinal a 650 recebeu um makeover recente e a 500 nenhuma atualização em 2023, nem sequer a têm sempre em stand e julgo que vende pouco. É algo que me faz um pouco de confusão. Só tenho receio de ser muito bonita e ter bons specs mas na hora de conduzir fartar-me rápido e ser apenas mais uma commuter... Está difícil de encontrar uma para test ride também. Este é o link (https://motofomo.com/honda-cbr500r-overview/) da melhor descrição que encontrei.

Assim reduzi as minhas escolhas a dois modelos:
Honda Cbr500r e Aprilia Rs660.

Mas ainda vou dar uma chance à Tracer.

Opiniões, atendendo à minha descrição inicial?
Algum conselho, malta?

Citar
A procura... Já fiz pesquisa exaustiva de mercado e desejo apontar a cilindradas entre 500 e 750. Não queria perder potência em relação ao que tenho agora. E pretendo apontar a consumos máximos de 5.5 l/100km. O orçamento seria idealmente até €8000, mas pode passar um pouco pela escolha certa. Acima de tudo fiabilidade. Quanto a estilos, não procuro Trail, nem naked, nem scooter. E nem chopper.
Ja fiz test ride à CMX500 Rebel (gira, acessível, prática, mas acanhada e modelo não certo para o que quero agora), à Ducati Monster para analisar o motor equivalente da Supersport (feia, pesada, com sobreaquecimento, enfim nada feito), a Yamaha R7 (prática, motor responsivo, mas posição demasiado agressiva, demasiado plástico, som muito pouco apelativo, esteticamente feia, em especial a frente, enfim excluí logo).

Deslocação diária: as minhas deslocações diárias prendem-se com distância de cerca 40 km diários, na área da grande Lisboa, apanhando a vias mais congestionadas (A5, EIXO NS, ponte 25 de Abril, 2a circular). Mais a casual voltinha ao fim-de-semana.

Companheiro que pontaria!!!

Aprilia é grupo Piaggio. Não há no mundo inteiro pior assistência em termos de peças. Portugal nem é o pior exemplo.
Falo por experiência própria...
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Maio 09, 2023, 23:29:18, 23:29
Responder #39

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
Bom, está feito.
A ver vamos se a assistência é boa ou não, pois acabei por ir para a Aprilia Rs660. Foi de todas as que experimentei a que mais gostei, que me deu mais gozo e mais bonita. É mais cara que as restantes do segmento mas claramente superior e vale o dinheiro investido com tudo o que tem. Dos poucos dias em que a experimentei, assenta que nem uma luva naquilo que pretendia.
Nao querendo criticar as marcas concorrentes, mas deixando algumas notas: não gostei do atendimento da Kawasaki, gostei do atendimento da Honda mas não do facto de não haver modelos para testar (em lado nenhum) e acho caros para o que são, yamaha não gosto dos motores atuais,...
Tendo sempre conduzido japonesas e tendo adorado, atualmente segui para uma italiana que são as que me parece que estão a dar cartas e que para já me dá aquilo que eu procurava.
Obrigado a todos pela ajuda  :)
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Maio 10, 2023, 10:44:33, 10:44
Responder #40

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Dizem que quando se experimenta uma mota Italiana tudo o resto se esquece...

Muitas felicidades com a máquina e que possas disfrutar a da mesma por muito e muitos kms.

Uma foto da "menina" seria um "must".

Maio 10, 2023, 21:07:02, 21:07
Responder #41

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Bom, está feito.
A ver vamos se a assistência é boa ou não, pois acabei por ir para a Aprilia Rs660. Foi de todas as que experimentei a que mais gostei, que me deu mais gozo e mais bonita. É mais cara que as restantes do segmento mas claramente superior e vale o dinheiro investido com tudo o que tem. Dos poucos dias em que a experimentei, assenta que nem uma luva naquilo que pretendia.
Nao querendo criticar as marcas concorrentes, mas deixando algumas notas: não gostei do atendimento da Kawasaki, gostei do atendimento da Honda mas não do facto de não haver modelos para testar (em lado nenhum) e acho caros para o que são, yamaha não gosto dos motores atuais,...
Tendo sempre conduzido japonesas e tendo adorado, atualmente segui para uma italiana que são as que me parece que estão a dar cartas e que para já me dá aquilo que eu procurava.
Obrigado a todos pela ajuda  :)

Boa sorte e boas curvas. :nice:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Maio 11, 2023, 15:45:54, 15:45
Responder #42

RicardoGaio

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Online
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras

Maio 11, 2023, 16:31:09, 16:31
Responder #43

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Muitos parabéns. Há uma aqui no trabalho e é belíssima. Qualidade dos acabamentos também parece muito boa.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Maio 12, 2023, 10:30:59, 10:30
Responder #44

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Bom, está feito.
A ver vamos se a assistência é boa ou não, pois acabei por ir para a Aprilia Rs660. Foi de todas as que experimentei a que mais gostei, que me deu mais gozo e mais bonita. É mais cara que as restantes do segmento mas claramente superior e vale o dinheiro investido com tudo o que tem. Dos poucos dias em que a experimentei, assenta que nem uma luva naquilo que pretendia.
Nao querendo criticar as marcas concorrentes, mas deixando algumas notas: não gostei do atendimento da Kawasaki, gostei do atendimento da Honda mas não do facto de não haver modelos para testar (em lado nenhum) e acho caros para o que são, yamaha não gosto dos motores atuais,...
Tendo sempre conduzido japonesas e tendo adorado, atualmente segui para uma italiana que são as que me parece que estão a dar cartas e que para já me dá aquilo que eu procurava.
Obrigado a todos pela ajuda  :)

Parabéns pela compra!  :confetti:
Ao ir para a faculdade, passo sempre por uma da cor azul e vermelha  :love0001:
Assim que possível, tenta enviar para aqui uma foto da máquina  :nice:

Maio 17, 2023, 02:20:34, 02:20
Responder #45

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Bela moto!!

Venham de lá essas fotos e umas voltinhas com a malta!!

Abc e boa sorte com ela.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha