Autor Tópico: Tubos de gasolina  (Lida 2754 vezes)

Agosto 08, 2019, 17:32:03, 17:32
Lida 2754 vezes

FJGUZZI

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    FJ - Porto Portugal
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: Nevada 350 custom
  • Localidade: Porto
Olá pessoal

no meu tanque, de cada lado, há 2 bicos em que passa 1 tubo de gasolina de um lado para o outro como a imagem em baixo... para que serve isto?

e já agora, os meus tubos estão velhos e aqui e alí com marcas de querer romper.. da torneira para o filtro, do filtro para os carburadores pelo que queria substituir... já estive a ver a medida necessária e é 6 mm. Fiz uns quantos googles mas não sei bem se devo comprar borracha, PVC ou outro plástico... e se devo ir para preto ou transparente...

que acham?



« Última modificação: Agosto 08, 2019, 17:38:24, 17:38 por FJGUZZI »
Moto Guzzi enthusiast | want a V7 but for now pretty happy with a 350.

Agosto 08, 2019, 20:40:17, 20:40
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
É parecido com os "medidores rudimentarares do nível de combustível nos depósitos" das motos customizadas tais como as do tipo:



MAS pela posição a que os tubos estão, não deve indicar grande coisa e assim suspeito que seja outra a função que indicarei mais à frente...
[a indicar a falta de combustível já a moto teria ficado parada... ahahahah]

Ora como o deposito não tem um formato regular, pode também ser para "equilibrar os gases" e "manter pressões idênticas" em ambos os lados do deposito, permitindo um talvez correcto funcionamento da bomba de combustível [especulação].
(se for esta a função, a parte estúpida é essa ligação ser feita pelo exterior com um tubinho que poderá ficar ressequido...)
[e para gases a ligação deveria ser no topo do deposito...]

E por fim, uma vez que os tubos estão precisamente na parte inferior do depósito, talvez na zona mais baixa do mesmo, poderão servir para acumular "as porcarias" e ser fisicamente e visível verificar para tratar-se da "remoção e limpeza" [nova especulação].

Acho que mais alguém poderá opinar, não vá eu ter dito algum disparate...

 :nice: :convivio:

EDITADO:
Entretanto lembrei-me de outra hipótese... [nova especulação]
Esses tubos podem permitir que o combustível no deposito esteja sempre disponível independentemente de se estar a andar a direito ou nas curvas com a moto inclinada...
(e novamente...se for esta a função, a parte estúpida é essa ligação ser feita pelo exterior com um tubinho que poderá ficar ressequido...)

« Última modificação: Agosto 08, 2019, 20:53:34, 20:53 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 09, 2019, 00:03:04, 00:03
Responder #2

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Olá pessoal

no meu tanque, de cada lado, há 2 bicos em que passa 1 tubo de gasolina de um lado para o outro como a imagem em baixo... para que serve isto?

e já agora, os meus tubos estão velhos e aqui e alí com marcas de querer romper.. da torneira para o filtro, do filtro para os carburadores pelo que queria substituir... já estive a ver a medida necessária e é 6 mm. Fiz uns quantos googles mas não sei bem se devo comprar borracha, PVC ou outro plástico... e se devo ir para preto ou transparente...

que acham?


Boas
Existe tubo próprio para productos a base de petróleo. Os mais utilizados são borrachas a base de nitrile ou neoprene.
Nitrile são mais resistentes aos produtos com base no petróleo, duram mais, enquanto que os famosos neoprenes são mais resistentes as intempéries assim como ao fogo, calor, etc. Portanto existem  um trade off se estiver protegido, opção nitrile, como na maioria utilizado nos carros e porque nessa situação esta sempre em contacto com a gasolina, mas o neoprene funciona igual e se ficar ao sol directo pois pode ser melhor opção. As propriedades mecânicas não me parece relevante por estar fixo e faz apenas a função de vasos comunicantes.
Procura nitrile e encontraras seguramente varias opções. Otros possiveis sim claro, poliuretanos or pvc vynis ou mistura entres eles...feitos para aplicações como fuel lines servem o mesmo. Podem ser transparentes e penso que outros não mas já não sei.




Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 09, 2019, 07:59:11, 07:59
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O tubo em questão servirá, salvo melhor opinião, como caminho para direccionar à zona superior os vapores de combustível criados no interior e que possam ficar presos por baixo (zona inferior do depósito), sendo especialmente útil quando se adiciona combustível.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 09, 2019, 10:18:52, 10:18
Responder #4

carlos-kb

  • Visitante
Ora como o deposito não tem um formato regular, pode também ser para "equilibrar os gases" e "manter pressões idênticas" em ambos os lados do deposito, permitindo um talvez correcto funcionamento da bomba de combustível [especulação].

A existência de bomba de combustível eléctrica só começou a ser um recurso quando os sistemas de admissão começaram a incorporar injecção directa.

Até lá, e em sistemas de carburação, a bomba de combustível era um elemento desnecessário, sendo a alimentação de combustível feita aos corpos de admissão, por via da simples gravidade ou recorrendo a uma bomba de vácuo.

Edit: Desconheço o porquê da existência desses tubos exteriores no depósito... mas o universo "ferroso" é algo que não me suscita muito interesse.
Mas penso que uma simples pesquisa no goggle ajudará a esclarecer essa questão.
« Última modificação: Agosto 09, 2019, 10:20:40, 10:20 por carlos-kb »

Agosto 09, 2019, 10:33:26, 10:33
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pela pesquisa que agora fiz sobre o tema e de forma mais alargada, é precisamente o que referi acima...

Trata-se de um "Fuel Tank Breather Pipe".

Também podes pesquisar por "Fuel Filler Vent Hose".

É no fundo uma forma de canalizar os gases de combustível, por forma a não ficarem acumulados na zona inferior do depósito.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 09, 2019, 10:35:12, 10:35
Responder #6

FJGUZZI

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    FJ - Porto Portugal
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: Nevada 350 custom
  • Localidade: Porto
Citar
Boas, Existe tubo próprio para productos a base de petróleo. Os mais utilizados são borrachas a base de nitrile ou neoprene.
Nitrile são mais resistentes aos produtos com base no petróleo, duram mais, enquanto que os famosos neoprenes são mais resistentes as intempéries assim como ao fogo, calor, etc. Portanto existem  um trade off se estiver protegido, opção nitrile, como na maioria utilizado nos carros e porque nessa situação esta sempre em contacto com a gasolina, mas o neoprene funciona igual e se ficar ao sol directo pois pode ser melhor opção. As propriedades mecânicas não me parece relevante por estar fixo e faz apenas a função de vasos comunicantes.
Procura nitrile e encontraras seguramente varias opções. Otros possiveis sim claro, poliuretanos or pvc vynis ou mistura entres eles...feitos para aplicações como fuel lines servem o mesmo. Podem ser transparentes e penso que outros não mas já não sei.




Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Muito obrigado  :cool:
Moto Guzzi enthusiast | want a V7 but for now pretty happy with a 350.

Agosto 09, 2019, 10:36:23, 10:36
Responder #7

FJGUZZI

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    FJ - Porto Portugal
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: Nevada 350 custom
  • Localidade: Porto
É parecido com os "medidores rudimentarares do nível de combustível nos depósitos" das motos customizadas tais como as do tipo:



MAS pela posição a que os tubos estão, não deve indicar grande coisa e assim suspeito que seja outra a função que indicarei mais à frente...
[a indicar a falta de combustível já a moto teria ficado parada... ahahahah]

Ora como o deposito não tem um formato regular, pode também ser para "equilibrar os gases" e "manter pressões idênticas" em ambos os lados do deposito, permitindo um talvez correcto funcionamento da bomba de combustível [especulação].
(se for esta a função, a parte estúpida é essa ligação ser feita pelo exterior com um tubinho que poderá ficar ressequido...)
[e para gases a ligação deveria ser no topo do deposito...]

E por fim, uma vez que os tubos estão precisamente na parte inferior do depósito, talvez na zona mais baixa do mesmo, poderão servir para acumular "as porcarias" e ser fisicamente e visível verificar para tratar-se da "remoção e limpeza" [nova especulação].

Acho que mais alguém poderá opinar, não vá eu ter dito algum disparate...

 :nice: :convivio:

EDITADO:
Entretanto lembrei-me de outra hipótese... [nova especulação]
Esses tubos podem permitir que o combustível no deposito esteja sempre disponível independentemente de se estar a andar a direito ou nas curvas com a moto inclinada...
(e novamente...se for esta a função, a parte estúpida é essa ligação ser feita pelo exterior com um tubinho que poderá ficar ressequido...)

Possibilidades interessantes que merecem investigação  :cool: obrigado!
Moto Guzzi enthusiast | want a V7 but for now pretty happy with a 350.

Agosto 09, 2019, 10:38:26, 10:38
Responder #8

FJGUZZI

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    FJ - Porto Portugal
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: Nevada 350 custom
  • Localidade: Porto
O tubo em questão servirá, salvo melhor opinião, como caminho para direccionar à zona superior os vapores de combustível criados no interior e que possam ficar presos por baixo (zona inferior do depósito), sendo especialmente útil quando se adiciona combustível.

hmmmm, mas o tubo sai de baixo do lado esq, passa por baixo do tanque e volta a entrar num alinhamento simétrico no lado direito, ou seja, nunca deixa de andar por baixo...  :pensador:
Moto Guzzi enthusiast | want a V7 but for now pretty happy with a 350.

Agosto 09, 2019, 10:46:22, 10:46
Responder #9

FJGUZZI

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    FJ - Porto Portugal
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: Nevada 350 custom
  • Localidade: Porto
Pela pesquisa que agora fiz sobre o tema e de forma mais alargada, é precisamente o que referi acima...

Trata-se de um "Fuel Tank Breather Pipe".

Também podes pesquisar por "Fuel Filler Vent Hose".

É no fundo uma forma de canalizar os gases de combustível, por forma a não ficarem acumulados na zona inferior do depósito.

Entendo o que é mas não é o meu caso... o meu tubo sai de um lado do tanque e volta a entrar do outro lado, numa posição simétrica. Confesso que a minha imagem não é a melhor... aqui está um edit que mostra melhor:



Moto Guzzi enthusiast | want a V7 but for now pretty happy with a 350.

Agosto 09, 2019, 10:52:06, 10:52
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isso é um posicionamento completamente diferente daquele que se vê nas imagens colocadas acima neste tópico, até porque aquilo que disse é válido para aquelas situações.

Estando simétrico no caso da Guzzi (à mesma altura dentro do tanque), acho estranho.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 09, 2019, 11:00:29, 11:00
Responder #11

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 76
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Esse tubo serve para equilibrar o nivel do combustivel dentro do deposito, esse deposito, muito provalvelmente, é encaixado em cima do quadro, logo o deposito é como 2 "bolsas" de cada lado do quadro, e a saida para os carburadores é só de um lado. Sem essa ligação o que poderia acontecer era que do lado em que sai a ligação para o carburador a " bolsa" ficasse sem combustivel enquanto a outra estava cheio dele.

Não sei se consegui passar a ideia.

Esse sistema é encontrado em muitas motorizadas antigas ;)

Agosto 09, 2019, 11:09:06, 11:09
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Faz todo o sentido...

Neste caso é diferente dos indicados acima com imagem, onde se vê uma entrada superior e interior do tubo.

O formato do depósito na Nevada 350 leva à existência  duas "bolsas de combustível" que se formariam no fundo com gasolina.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 09, 2019, 12:03:34, 12:03
Responder #13

FJGUZZI

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    FJ - Porto Portugal
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: Nevada 350 custom
  • Localidade: Porto
Esse tubo serve para equilibrar o nivel do combustivel dentro do deposito, esse deposito, muito provalvelmente, é encaixado em cima do quadro, logo o deposito é como 2 "bolsas" de cada lado do quadro, e a saida para os carburadores é só de um lado. Sem essa ligação o que poderia acontecer era que do lado em que sai a ligação para o carburador a " bolsa" ficasse sem combustivel enquanto a outra estava cheio dele.

Não sei se consegui passar a ideia.

Esse sistema é encontrado em muitas motorizadas antigas ;)

É o mais provável!, bem visto... nunca pensei sequer que o depósito tivése essa forma, agora faz sentido  :cool:

Obrigado!
Moto Guzzi enthusiast | want a V7 but for now pretty happy with a 350.

Agosto 09, 2019, 15:30:19, 15:30
Responder #14

carlos-kb

  • Visitante
Esse tubo serve para equilibrar o nivel do combustivel dentro do deposito, esse deposito, muito provalvelmente, é encaixado em cima do quadro, logo o deposito é como 2 "bolsas" de cada lado do quadro, e a saida para os carburadores é só de um lado. Sem essa ligação o que poderia acontecer era que do lado em que sai a ligação para o carburador a " bolsa" ficasse sem combustivel enquanto a outra estava cheio dele.

Não sei se consegui passar a ideia.

Esse sistema é encontrado em muitas motorizadas antigas ;)

É o mais provável!, bem visto... nunca pensei sequer que o depósito tivése essa forma, agora faz sentido  :cool:

Obrigado!

Lembro-me de em tempos ter lido que os depósitos de algumas Harley-Davidson, são constituídos por dois tanques "simétricos" (que estão ligados entre si, por razões lógicas).



Tem sentido que na tua Guzzi, seja algo semelhante, mesmo que tenhas apenas um bocal de enchimento.






Agosto 14, 2019, 10:16:47, 10:16
Responder #15

FJGUZZI

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    FJ - Porto Portugal
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: Nevada 350 custom
  • Localidade: Porto
Citar
Boas
Existe tubo próprio para productos a base de petróleo. Os mais utilizados são borrachas a base de nitrile ou neoprene.
Nitrile são mais resistentes aos produtos com base no petróleo, duram mais, enquanto que os famosos neoprenes são mais resistentes as intempéries assim como ao fogo, calor, etc. Portanto existem  um trade off se estiver protegido, opção nitrile, como na maioria utilizado nos carros e porque nessa situação esta sempre em contacto com a gasolina, mas o neoprene funciona igual e se ficar ao sol directo pois pode ser melhor opção. As propriedades mecânicas não me parece relevante por estar fixo e faz apenas a função de vasos comunicantes.
Procura nitrile e encontraras seguramente varias opções. Otros possiveis sim claro, poliuretanos or pvc vynis ou mistura entres eles...feitos para aplicações como fuel lines servem o mesmo. Podem ser transparentes e penso que outros não mas já não sei.




Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Já comprei e vou substitui-los a todos!: https://www.ebay.co.uk/itm/SAE-J30-R6-Diesel-Fuel-Line-Hose-Unleaded-Rubber-Petrol-Pipe-Nitrile-NBR-Tube-UK/140644519892?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&var=440032429972&_trksid=p2057872.m2749.l2649

 :nice:
Moto Guzzi enthusiast | want a V7 but for now pretty happy with a 350.

Agosto 14, 2019, 10:26:57, 10:26
Responder #16

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Esse tubo serve para equilibrar o nivel do combustivel dentro do deposito, esse deposito, muito provalvelmente, é encaixado em cima do quadro, logo o deposito é como 2 "bolsas" de cada lado do quadro, e a saida para os carburadores é só de um lado. Sem essa ligação o que poderia acontecer era que do lado em que sai a ligação para o carburador a " bolsa" ficasse sem combustivel enquanto a outra estava cheio dele.

Não sei se consegui passar a ideia.

Esse sistema é encontrado em muitas motorizadas antigas ;)

Exactamente essa função, fazer passar combustível de um lado para o outro. A torneira fica de um dos lados e em viagem, lavaria a que um dos lados tive-se gasolina e do lado da torneira fica-se vazio. As Sachs V5 tinham esse sistema.

João Santos  :sportbike: :sportbike: