Autor Tópico: DUCATI MONSTER 797  (Lida 2387 vezes)

Abril 30, 2019, 21:08:59, 21:08
Lida 2387 vezes

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve







Motorização

Motor: L -Twin, 2 válvulas com atuação desmodrômica por cilindro, refrigerado a ar;
Cilindrada: 803 cc;
Diâmetro x curso Potência: 88 mm x 66 mm;
Potência: 75 hp @ 8.250 rpm;
Torque: 68.9 Nm @ 5.750 rpm;
Injeção de combustível: Sistema de injeção eletrônica, corpo de aceleração 50 mm.


Transmissão

Caixa de câmbio: 6 velocidades;
Relação final: Corrente; Pinhão frontal Z15; Pinhão traseiro Z46;
Embreagem: Embreagem multiplaca úmida APTC com controle mecânico.

Chassi

Chassi: Quadro trellis de aço tubular;
Suspensão dianteira: Garfos Kayaba 43 mm usd;
Roda dianteira: 10 raios, liga leve, 3,50” X 17”;
Pneu dianteiro: Pirelli Diablo Rosso II, 120/70 ZR17;
Suspensão traseira: Monoshock Sachs, com ajuste de pré-carga e ressalto;
Roda traseira: 10 raios, liga leve, 5,50” X 17”;
Pneu traseiro: Pirelli Diablo Rosso II, 180/55 ZR17;
Curso da roda dianteira: 130 mm;
Curso da roda traseira: 150 mm.

Dimensões

Peso seco: 175 kg;
Peso em ordem de marcha: 193 kg;
Altura do banco: 805 mm;
Distância entre eixos: 1.435 mm;
Capacidade do tanque de combustível: 16.5 L.


Abril 30, 2019, 21:13:15, 21:13
Responder #1

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve
Uma boa moto para se entrar no mundo da Ducati  :love0001:

Preço 9295 €

https://www.andardemoto.pt/motos-novas/p-1544/ducati-monster-797/

Abril 30, 2019, 21:29:54, 21:29
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
E foi o regresso do Desmodue à linha Monster.  :nice:
A antecessora 796 foi substituída na altura pela 821 com o Testastretta que era partilhado com as hypermotard.
Portanto, houve ali um hiato de 2 anos em que a Ducati esteve sem motores refrigerados a ar no catálogo.

Que dizer... teve, já que o Desmodue continuou em uso na submarca Ducati Scrambler.
Porém, com algumas alterações. A unidade derivada da 796 engordou para 803cc de forma a ter melhores médios regimes em detrimento de alguma potência pico... e alguma redução de custos.
Esta 797 herda esse mesmo motor.

A Ducati concluiu o que já seria mais do que óbvio:
A 821 era uma moto demasiado cara para o que se espera duma gama de entrada da marca.

Abril 30, 2019, 22:18:18, 22:18
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fogo... o barulho deste motor é qualquer coisa que...  :blush:

Abril 30, 2019, 22:27:15, 22:27
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bastante porreira.

As jantes vermelhas é que talvez seja um pouco de mais (para o meu gosto).

Mas pelo que fui agora pesquisar - feito curioso - lá me dei conta que a cor 2019 está bem mais dentro do que aprecio. Sim...mesmo com a treliça também a preto.  :nice:

Quanto ao escape, não sei bem... :pensador:
Não tenho a certeza, mas por uma ou outra imagem que vi acho que agora está com um cinza mais escuro. Pode ser impressão, atenção.
Ganha mais apelo que com aquele cinza claro e que transmite uma ideia mais de cheap material.

São 75cv. Imagino que seja suficiente, ainda que alguns proprietários façam as devidas alterações para ir buscar mais alguma potência. :)


Bem mais bonita assim do que com o carregar de vermelho por todo o lado, hein!? (comentário sem efeitos futebolísticos, atenção.)



https://www.ducati.com/ww/en/bikes/monster/monster-797
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 01, 2019, 00:37:42, 00:37
Responder #5

halmeida

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Viva,
eu gosto. Embora não sendo a cor do meu clube, muito pelo contrário... uma Ducatti vermelhinha é sempre aquela coisa. :)

Abraço.

Maio 01, 2019, 00:56:54, 00:56
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Os esquemas de cores brancos com quadro e jantes vermelhas é daqueles que funciona melhor ao vivo do que nas fotos.
As 796 chegaram a sair nessa cor. E a 797 foi recuperá-la.

Até sou um gajo esquisito com cores berrantes... e até simpatizo com esta cor.
Embora não a comprasse.
As versões pretas com quadro vermelho sempre foram a minha perdição. E há algum tempo que não lançam nenhuma.
 :(

Infelizmente a 797 para poder ter um preço competitivo acaba por não ter algumas das características da 796...
As specs são inferiores. Mas o monobraço é o elemento que visualmente faz mais diferença.

« Última modificação: Maio 01, 2019, 00:59:43, 00:59 por dfelix »

Maio 28, 2019, 09:36:48, 09:36
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Bastante porreira.

As jantes vermelhas é que talvez seja um pouco de mais (para o meu gosto).

Mas pelo que fui agora pesquisar - feito curioso - lá me dei conta que a cor 2019 está bem mais dentro do que aprecio. Sim...mesmo com a treliça também a preto.  :nice:

Quanto ao escape, não sei bem... :pensador:
Não tenho a certeza, mas por uma ou outra imagem que vi acho que agora está com um cinza mais escuro. Pode ser impressão, atenção.
Ganha mais apelo que com aquele cinza claro e que transmite uma ideia mais de cheap material.

São 75cv. Imagino que seja suficiente, ainda que alguns proprietários façam as devidas alterações para ir buscar mais alguma potência. :)


Bem mais bonita assim do que com o carregar de vermelho por todo o lado, hein!? (comentário sem efeitos futebolísticos, atenção.)



https://www.ducati.com/ww/en/bikes/monster/monster-797

Sendo eu possuidor ( um feliz possuidor, já agora ) de uma coisa parecida ( no estilo, a motorização é completamente de outro extremo ) mas com mais 75Kg e menos 10cv... acho que é mais que suficiente, para uma moto sem a minima proteção aerodinamica. Não desgosto de nakeds com potencias mais elevadas mas... para quê? Quem é que tira partido dos 144cv da CB1000R? Tirando em percursos retorcidos, que dão um empurrão valente á saida das curvas ( com todo o controle necessário que isso exige ), alguem usa os 144cv na A6, a caminho de Badajoz? Ou na A1, entre Lisboa e Porto?

A Bulldog atinge, já no limite de rotação, os 190Km/h ( um pouco mais, mas no velocimetro, com o natural erro de leitura ). Isto deverá corresponder, penso eu, a uns 175/180Km/h reais ( não sei, penso eu ). A porrada que se leva a essa velocidade já não é doce, embora se aguente durante uns kilometros. Mas, lá está, aguenta-se... não é um gozo sentir toda aquela força no peito e, especialmente, no pescoço.

Faz-se uma excelente viagem, durante bastantes kilometros, mantendo a velocidade nos 130/140. Aí sim, dá gozo. Mais que isso, por alguns kilometros, tambem dá gozo, mas já começa a aleijar. E, acima disso... só mesmo por alguns, poucos, kilometros.

Seja como for, e voltando á moto do topico... gosto, gosto mesmo muito! E, para mim que não exijo assim tanto musculo numa naked, esta cilindrada seria a ideal para mim. Apenas mudava o escape, nem tanto pelo som, mas mais pelo aspecto.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 28, 2019, 11:04:36, 11:04
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sendo eu possuidor ( um feliz possuidor, já agora ) de uma coisa parecida ( no estilo, a motorização é completamente de outro extremo ) mas com mais 75Kg e menos 10cv...

..e mais 55kg!  :)
Os estilo até pode ser parecido.
Mas ao lado da Bulldog esta Monster parece uma autentica bicicleta.  :D

Não desgosto de nakeds com potencias mais elevadas mas... para quê?

Porque de pouco serve sair numa curva lenta à frente duma superdesportiva... e ser cilindrado uns metros à frente!

Quem é que tira partido dos 144cv da CB1000R? Tirando em percursos retorcidos, que dão um empurrão valente á saida das curvas ( com todo o controle necessário que isso exige ), alguem usa os 144cv na A6, a caminho de Badajoz? Ou na A1, entre Lisboa e Porto?

Depende obviamente do se procura numa moto!
Quando se começa a levantar questões sobre protecção aerodinâmica, sobre não fazer sentido determinadas potências ou velocidades... a única conclusão válida que se pode retirar é que uma naked com carácter mais agressivo não será a escolha mais adequada.
O que não significa que não seja para outras pessoas.  ;)

Por vezes bate-me enorme saudade do gozo que é um brinquedo desse género.
Nem tanto pelo "andar o rápido" mas pela luta que implica controlar força bruta.
E a maioria das nakeds espevitadas mais modernas que experimentei, apesar dos números gordos que apresentam na ficha técnica, são na generalidade muito civilizadas devido á quantidade de electrónica que outras de specs inferiores há 10-15 anos atrás não tinham.

Quanto a esta Monster, uso no dia-a-dia uma moto que partilha parte dos componentes dela.
E acho o desempenho bastante adequado. Dócil o suficiente para não assustar quem tem pouca experiência. E atrevida o suficiente para não aborrecer quem está habituado a coisas mais potentes. Algo que se pode perfeitamente aplicar a uma XSR700 que tem specs idênticas e embebe da mesma filosofia.



Maio 28, 2019, 14:54:40, 14:54
Responder #9

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Sem duvida, a Monster nada tem de "monstro", quando se compara peso e dimensões com uma Bulldog.

Quando digo que a alta potencia não tem logica numa naked, estou a ser racional. E, como te lembras, já disse várias vezes que a escolha de uma moto tem muito pouco de racional. Se fossemos todos dar ouvidos á razão, andávamos todos em motos económicas/confortáveis/potentes/bonitas... seja lá que mota for esta que reúne todas as vantagens.

Só para teres uma ideia do pouco racional que sou, comprei uma Bulldog ( um monstro pesado e com apenas 65cv ) mas a "asneira" esteve bem perto de ser maior... com 1670cc, 90cv e 265Kg... felizmente, não há muitas á venda e são um "bocadinho" mais puxadas que a Bulldog.

Uma naked que conduzi, há muitos anos, e me deixou desconcertado foi a Hornet900. A Hornet600 daquela altura tinha quase 100cv. Sem proteção nenhuma, impressionava pelo arranque rápido, mas desiludia completamente quando se tinha que fazer mais de 20 kilometros. Quando conduzi a 900, já estava á espera de algo parecido... puro engano, os quase 110cv eram muito mais doceis que os 100 da 600. Também tinha um arranque brutal, mas mais linear que a 600. E depois... bom, depois lá veio o constatar que 110cv numa naked são "demais".
E estas "vespas" não tinham ajudas á condução, eram mais primitivas.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 28, 2019, 18:44:27, 18:44
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Só para teres uma ideia do pouco racional que sou, comprei uma Bulldog ( um monstro pesado e com apenas 65cv ) mas a "asneira" esteve bem perto de ser maior... com 1670cc, 90cv e 265Kg... felizmente, não há muitas á venda e são um "bocadinho" mais puxadas que a Bulldog.

É curioso o padrão!
Pois as únicas duas pessoas conhecidas que tiveram uma Bulldog também tinham um certo fetiche pela verdadeira "Master of Torque"!

Cheguei a andar com uma de serviço durante quase uma semana.
E a razão foi porque... das que tinham lá era a menos requisitada!  :D