Autor Tópico: Motos usadas... Mais caras em Portugal do que noutros países da Europa?  (Lida 12080 vezes)

Julho 28, 2020, 22:56:59, 22:56
Lida 12080 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Motos usadas... Mais caras em Portugal do que noutros países da Europa?






Apenas e só por curiosidade, estive há momentos a ver uns anúncios de motos recentemente colocados online e deparei-me com uma moto de 2015 (é verdade que com poucos kms), mas a um preço que...me faz questionar sobre a depreciação das GS's. E até mesmo das motos no geral.

Claro que isto se trata de uma venda particular, mas acabou por ser no fundo mais uma razão que me fez questionar o seu preço.

Esta moto em estado novo, custaria nessa altura (sem mais nada) se calhar uns 16.000€, ou assim.

Os acessórios justificam um aumento face ao preço base em estado novo, mesmo passados 5 anos de uso?



Sei que não faltam casos de anúncios em que tal sucede.
Estou ciente disso...

Mas se numa venda particular é pedido este valor, quanto não seria em concessionário em Portugal?
Atirando assim p'ró ar, sei lá...20.000€ por uma unidade com 5 anos de idade?

Admito que pode ser um pouco injusto comparar preços entre países, mas uma unidade até mais recente do que o exemplo que dei e inclusivamente com menos kms, chega a estar à venda (em concessionário e com garantia) por bem menos...



Os preços em Portugal, na generalidade das motos usadas, parece estar mesmo a puxar demasiado para cima.

E bastam algumas pesquisas para se fazer essa comparação com outros países da Europa e perceber que nalguns casos a diferença não é pequena. É aliás muito relevante...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 28, 2020, 23:22:16, 23:22
Responder #1

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas Sapiens. Nós somos muito menos e portanto a lei da oferta/procura tem muito menos casos e depois,  tens também o Chico espertismo Português e nisso somos imbatíveis....

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Julho 28, 2020, 23:39:33, 23:39
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entendo o argumento, mas nalguns casos estamos a falar de diferenças muito assinaláveis entre Portugal e outros países da Europa.

Os casos mais flagrantes (no que toca a diferenças assinaláveis face ao que por cá se pratica) julgo que ocorre sobretudo na Alemanha e no Reino Unido.
Sim, mesmo antes deste último sair da UE já assim o era.

Numa GS por exemplo (se bem que acontece com outros modelos e marcas), com sensivelmente os mesmos kms, +/- do mesmo ano e com equipamento comparável, chega a ter diferenças de perto de 25% face ao que por cá se consegue.

Impressionante como se "esticam" por cá os preços.
A desvalorização parece ocorrer a velocidades bem distintas entre o que por cá se passa e o que ocorre noutros países da Europa.  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 28, 2020, 23:49:31, 23:49
Responder #3

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Será por na GB, as motos terem guiador à direita e se venderem pior na Europa continental? :-)

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Julho 28, 2020, 23:50:03, 23:50
Responder #4

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
O português comprador gosta de negociar, e quando vai vender sabe que vai ter de dar sempre um jeitinho no preço... ainda assim é como se diz, a mota vem com ouro. Caso igual de muitas mt07 e dt50, dtr, etc.

depois há outra coisa, em Portugal virou moda as big trail, e sendo um país pequeno, acaba por ser o que mais vende, logo o que menos desvaloriza, mas não justifica o preço lol isso foi alguém que foi ver o preço delas agora e que atirou um numero ao ar..

Já agora essa mota está apenas 462€ mais "barata" que a versão 1250 base (nova!) já com o IVA discriminado (fora documentação)

2020-07-28-23h46-40" border="0

às vezes também é recomendável ter o bom senso..
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Julho 29, 2020, 00:05:44, 00:05
Responder #5

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Acrescentando aqui o que tenho analisado, uma vez que pretendo a médio prazo (ou a curto prazo se aparecesse um grande negócio)  experimentar a primeira moto com mudanças ainda 125cc.

Se por um lado noto alguma perda mas Mash, nas Keeway Super light vê se motos com vários anos muito próximas do preço das novas. (2000 com 3 anos quando nova é 2400+doc)
De facto é a documentação que neste nível de preços é relevante e faz muita diferença.

Também as MT e principalmente as R aparecem com preços altos que faz pensar se não vale a pena comprar nova.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 29, 2020, 00:17:42, 00:17
Responder #6

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Apenas e só por curiosidade, estive há momentos a ver uns anúncios de motos recentemente colocados online e deparei-me com uma moto de 2015 (é verdade que com poucos kms), mas a um preço que...me faz questionar sobre a depreciação das GS's. E até mesmo das motos no geral.

Claro que isto se trata de uma venda particular, mas acabou por ser no fundo mais uma razão que me fez questionar o seu preço.

Esta moto em estado novo, custaria nessa altura (sem mais nada) se calhar uns 16.000€, ou assim.

Os acessórios justificam um aumento face ao preço base em estado novo, mesmo passados 5 anos de uso?

Somos um país de tesos (mas com manias de grandeza). Quanto mais caro conseguir vender a mota, menos dinheiro tem de pedir emprestado para comprar uma nova.

Para mim o problema não está no valor que se pede... o problema está em quem paga esses valores (ou perto disso) pois alimentam esta situação.

Não faço ideia de quanto custa uma mota destas nova e com o mesmo equipamento mas, se calhar, para quem quer comprar uma, esta até está com um preço apetecivel.

Julho 29, 2020, 00:27:52, 00:27
Responder #7

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Não há mais de 2/3 anos cheguei a ver ZZR1400 a rondar os 5000€ (aqui lamento não ter tentado ter uma terceira com um preço tão cativante...pois sempre tive curiosidade por este bicho que apesar de grande e pesado acaba por ter uma altura ao solo que não mete medo... mas lá está, iria utilizar no máximo 50% das potencialidades da moto), RT1200 a rondar os 6000/7000€, GS1200 a rondar os 8500/9500€, etc...

Ora se as motos cada vez estão mais caras, obviamente que o mercado de usados terá de se ajustar obrigatoriamente a essa nova premissa, tanto que seria estúpido e pouco inteligente as pessoas não aproveitarem... Só é chato para quem agora quer comprar usado mas... pelo menos é mais justo para quem vende...

Portanto, se o mercado das novas estabilizar ou mesmo baixar vai igualmente influenciar o mercado de usados.

Outra questão é por vezes o tempo de espera enorme para entrega de uma moto nova que leva a que as pessoas recorram ao mercado de usados.

Esta situação actual, não me aquece nem arrefece mas fazia confusão o mercado de usados de antigamente ser desajustado com o que acontece com o mercado de usados de automóveis...

Esta é a minha opinião e certamente que de nada servirá... afinal de contas facilmente podemos verificar praticamente o que todos vão dizendo olhando apenas para o OLX e Standvirtual  8)

Para finalizar... se em Portugal temos das cargas fiscais mais elevadas e com os preços das motos novas a serem superiores a países ditos ricos... seria de estranhar o mercado de usados "não aproveitar"...

Mas sim... como diz ali o pjmartinho... infelizmente somos todos tesos e vivemos com a carteira bem vazia... enquanto 1% da população anda aí a xular e sugar tudo...  :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus:
« Última modificação: Julho 29, 2020, 00:29:47, 00:29 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 29, 2020, 01:03:17, 01:03
Responder #8

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
O português comprador gosta de negociar, e quando vai vender sabe que vai ter de dar sempre um jeitinho no preço... ainda assim é como se diz, a mota vem com ouro. Caso igual de muitas mt07 e dt50, dtr, etc.

Isso é outra coisa que não entendo. Já vendi duas coisas no olx e tive sempre que perder tempo com os negociantes.

Ainda hoje vi um anúncio que anunciava venda por 1850 e depois na descrição dizia "não posso vender por menos de 1.800 ).

Não percebo esta coisa do negociar " Obrigatoriamente "
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 29, 2020, 08:44:42, 08:44
Responder #9

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Em Marrocos reza a lenda que se ofendem se não regateares os preços...

Relativamente a essa GS, facilmente poderá ter custado 23.000€ nova, dependendo dos extras que trazia...
Experimentem a configurar uma 1250 das grandes (depósito de gasolina maior) full extras e vejam o preço final.

Claro que cada um vende (ou tenta) o seu usado pelo preço que quer, só compra quem quer!
Agora se "todos" as vendem com preço inflaccionado, torna-se complicado atingir um preço justo.

E não esquecer que neste caso específico, dada a quantidade enorme de motos a circular no "esquema" de "ALD" da BMW, todos os anos os stands injectam muitas usadas no mercado, a um preço alto. Isso condiciona o resto.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 29, 2020, 12:22:45, 12:22
Responder #10

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Não percebo esta coisa do negociar " Obrigatoriamente "

É a costela marroquina que há em cada Português. Só que em Marrocos, regatear é uma coisa cultural... aqui serve para depois contar aos amigos que "fizeram um ganda negócio"  ;)

Sei que não tem nada a haver com motas, mas tenho um negócio de AL, e acredita que a maioria dos tugas tenta regatear o preço do alojamento e, quando não baixo o preço, perguntam se podem vir mais pessoas para dividirem o custo entre todos e assim ficar mais barato a cada um :napodeser:
« Última modificação: Julho 29, 2020, 12:26:09, 12:26 por pjmartinho »

Julho 29, 2020, 13:24:12, 13:24
Responder #11

Simon

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 72
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Indian
  • Modelo Motociclo: Scout Bobber TWENTY
  • Localidade: Santiago do Cacém
Em relação a tudo o que aqui foi dito e muito bem, julgo ser interessante vermos os pontos de vista de cada um. Temos de salvaguardar que o Português é por natureza "ASTUTO" mas o pior e o que parece na minha maneira de ver, a inflação das motas no nosso pais deve-se às nossas cargas fiscais. Vender essa mota por particular permite pedir mais dinheiro porque se a entregar num stamd quase que têm de pagar para ficrem com ela. Isto é muito bonito mas comigo já aconteceu, quando possuimos um veiculo é grande máquina, grande escolha nunca desvaloriza...vamos vender e vêm a canção do bandido, há isso já está desatualizado e precisa de pneus e mais revisão e fica muito caro, entretanto o proprietário baixa o preço e começa a pensar...porra tinha ganda máquina mas afinal tenho é uma mer.... afinal os veiculos são valiosos é nos stand quando vendem e quando os proprietários são outros.
Essa BMW (atenção não sei valores) mas se fosse entregue num stand dávam para ai uns 12000€, quem vende para comprar outra 3000€ é moça. 

Julho 29, 2020, 13:46:59, 13:46
Responder #12

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
3000€ é moça mas não me parece normal achar que vai vender uma mota usada com 5 anos a preço de novo. Especialmente porque o mais certo é que o próprio stand faria uma atenção generosa na compra de uma mota nova. E normalmente estes valores estão ligados a percentagens que o stand ganha etc. Logo quanto maior o valor mais generoso será o desconto em absoluto.

Pode ser uma opinião pouco popular, mas para mim, muitas das motas que aparecem valorizadas com os kms que têm é de pessoal que até conseguiu ter desconto na compra da mota e depois está a tentar não só recuperar o investimento como ainda conseguir ganhar dinheiro.

Eu tive desconto na minha mota nova e só tenho pena de não ter tentado ver outros stands na compra da primeira mota pois se calhar poupava pelo menos os documentos como vi muito pessoal a conseguir. Um amigo meu teve desconto de praticamente 2000€ na compra de um mota nova. Se calhar se ele meter agora a venda por mais 1000€ do que comprou nem parece escandalo visto que a mota nova custaria outros tantos. E no meu caso eu nem precisei de perguntar grande coisa pois propuseram logo o valor com desconto. E acredito que muitos façam o mesmo.

Mas cada um pede o que quer e cada um dá o que quiser também. Eu vi no olx alguém a pedir mais 2000€ do que paguei pela minha porque a mota estava esgotada. Se conseguiu vender? Talvez. E se isso aconteceu é porque alguém achou que valia a pena.

Eu ando a tentar ver MSXs usadas e é um escândalo também. Não compro. Se aparecer algum valor que me interesse logo penso no assunto. Se não lá mais para a frente tento ver uma nova.

EDIT: Para rematar. Se andarem a ver motas usadas peçam orçamento para nova e depois avaliem se vale ou não a pena tentar elucidar alguns vendedores particulares sobre o valor que pedem.
« Última modificação: Julho 29, 2020, 13:52:03, 13:52 por NFRod »

Julho 29, 2020, 14:19:45, 14:19
Responder #13

paulo coelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Lisboa
Na minha humilde opinião a inflação de preços das usadas não terá também um pouco a ver com a lei da oferta e da procura? Em Portugal há uma grande procura pelas usadas, será também assim na GB ou Alemanha onde o poder de compra é outro?

Julho 29, 2020, 14:34:41, 14:34
Responder #14

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Tenho guardada nos favoritos do OLX uma pesquisa de Keeway Superlight de 2015, na esperança de um dia voltar a ver a minha antiga à venda.

A mota nota, em Dezembro de 2015, custou-me 1900€ + documentos (acredito que foram uns 300€), já com o encosto do pendura como extra.

Julho 29, 2020, 15:03:45, 15:03
Responder #15

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O português comprador gosta de negociar, e quando vai vender sabe que vai ter de dar sempre um jeitinho no preço... ainda assim é como se diz, a mota vem com ouro. Caso igual de muitas mt07 e dt50, dtr, etc.

depois há outra coisa, em Portugal virou moda as big trail, e sendo um país pequeno, acaba por ser o que mais vende, logo o que menos desvaloriza, mas não justifica o preço lol isso foi alguém que foi ver o preço delas agora e que atirou um numero ao ar..

Já agora essa mota está apenas 462€ mais "barata" que a versão 1250 base (nova!) já com o IVA discriminado (fora documentação)

2020-07-28-23h46-40" border="0

às vezes também é recomendável ter o bom senso..


Ninguem compra essa versao... a moto a partir desse preco precisa de levar 3 packs que custa mais 3/4 mil €


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2020, 15:34:41, 15:34
Responder #16

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
respondendo ao post original


A verdade é que ca custa tudo mais... o preco de novo é mais barato la fora. La fora compra-se com mais faciidade novo, o que leva a que o usado desvalorize mais, porque o clinte tem poder de compra para novo.

Depois ha 2 fenomenos:


Em primeiro lugar, quem compra vai ver o preco da mais barata la fora. E a mais barata NUNCA é a moto que irias comprar se a tivesses a ver. Porque lá fora, apesar de em termos de manutencao a motos serem tao bem ou melhor mantidas, mas devido ao tempo e ao que metem nas estradas durante o inverno as motos vem em pior estado


Depois ha o fenomeno de quem compra. Quem compra quer negociar o preco ate ao tostao e acredita que esses valores descem bastante. E a moto tem de estar em condicoes impecaveis. É impensavel achares que vai vender uma moto sem estar com pneus impecaveis, revisao feita, IUC pago, e todas as pecas da moto completa, porque quem vai comprar depois de negociar o mega-desconto vai querer abater esse valor.

E isso custa dinheiro que nao estas a calcular


Quem vende um usado em PT sabe que as vezes é um suplicio, porque todos os dias "warren buffets" da Baixa da Banheira inundam os mails com a pergunta "qual é o melhor preco" e nem se dao ao trabalho de responder "obrigado", "nao tenho interesse" etc e quando a pergunta nao é essa, é com ofertas do tipo "ofereço-lho 16 mil € pela sua GS1250 com 6 meses, mas tem de ma vir trazer a Mogadouro as X horas do dia Y"


As vezes a coisa ate descamba um bocado mais: na venda da minha 1250 Rallye que tinha pelo menos mais 2 anos de garantia na BMW, um dos potenciais compradores disse-me que se acontecesse alguma coisa com a moto que era melhor desaparecer porque vinha com os amigos deles a minha procura e que "me partiam a tromba" - tal e qual - ipsis verbis  :D :D



Por fim... estas a fazer uma comparação injustas... estas a comparar o preço de uma GSA portuguesa com a de uma GS Inglesa. So a diferença de preço entre a GS e a GSA sao 4 mil €  :nice:


Ja agora deixo outra observação: o preço das usadas das MTs, Tracers e PCX... e porque nao das NC... praticamente nao sofrem desvalorização  :nice:
« Última modificação: Julho 29, 2020, 15:41:18, 15:41 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2020, 15:37:30, 15:37
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Mas se numa venda particular é pedido este valor, quanto não seria em concessionário em Portugal?
Atirando assim p'ró ar, sei lá...20.000€ por uma unidade com 5 anos de idade?

Não me parece que sejam os concessionários a inflacionar os preços.
Mas sim os particulares. Pois tornou-se habitual lançar preços com base no que aparece na internet à venda.
Consequentemente acabamos por ter particulares sem qualquer responsabilidade no pós-venda e garantias a praticar preços idênticos ou mesmo acima.


Julho 29, 2020, 15:48:33, 15:48
Responder #18

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A verdade é que ca custa tudo mais... o preco de novo é mais barato la fora. La fora compra-se com mais faciidade novo, o que leva a que o usado desvalorize mais, porque o clinte tem poder de compra para novo.

Isso é real.
Mas não explica um fenómeno que sempre me fez confusão:
O de certos modelos de média cilindrada e enorme rotatividade surgirem à venda por particulares com 2-3 anos de uso e diferença na casa dos 1000 euros para novo.
É certo que os custos de documentação são maiores em novo e aumenta este gap.
Também é certo que por vezes trazem alguns extras.
Mas tudo somando, mesmo que arredondemos para uma diferença de 2/2.5k continua a ser uma moto já usada (por muito estimada que esteja) e já fora da garantia do fabricante. Muitas vezes até de uma versão antecessora da actual.

Até pode haver "poupança" mas não sei até que ponto justifica face a novo com todas as vantagens que trás...


« Última modificação: Julho 29, 2020, 15:49:36, 15:49 por dfelix »

Julho 29, 2020, 15:53:02, 15:53
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas se numa venda particular é pedido este valor, quanto não seria em concessionário em Portugal?
Atirando assim p'ró ar, sei lá...20.000€ por uma unidade com 5 anos de idade?

Não me parece que sejam os concessionários a inflacionar os preços.
Mas sim os particulares. Pois tornou-se habitual lançar preços com base no que aparece na internet à venda.
Consequentemente acabamos por ter particulares sem qualquer responsabilidade no pós-venda e garantias a praticar preços idênticos ou mesmo acima.

Repara que nem eu disse o contrário.
São de facto os particulares a fazer essa inflação de preços...
Não tenho dúvidas disso.

O que escrevi atrás foi que se um particular pedia aquela exorbitância, então quanto não seria em concessionário...atenta essa mesma ordem de grandeza de valores.

Aliás, a GS que aquele particular colocou à venda por 17.500€ (foto no início do tópico) se calhar podia muito bem ser o preço pedido por um concessionário...ou até um pouco menos, tendo em conta que já leva 5 anos, apesar da baixa quilometragem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 29, 2020, 15:57:35, 15:57
Responder #20

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
(...) porque todos os dias "warren buffets" da Baixa da Banheira inundam os mails com a pergunta "qual é o melhor preco" e nem se dao ao trabalho de responder "obrigado", "nao tenho interesse" etc e quando a pergunta nao é essa, é com ofertas do tipo "ofereço-lho 16 mil € pela sua GS1250 com 6 meses, mas tem de ma vir trazer a Mogadouro as X horas do dia Y"

(...)
As vezes a coisa ate descamba um bocado mais: na venda da minha 1250 Rallye que tinha pelo menos mais 2 anos de garantia na BMW, um dos potenciais compradores disse-me que se acontecesse alguma coisa com a moto que era melhor desaparecer porque vinha com os amigos deles a minha procura e que "me partiam a tromba" - tal e qual - ipsis verbis  :D :D
(...)

 :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:
é preciso muita paciência para os classificados, aí 8 em cada 10 gajos estão apenas a fazer "surf nos classificados", enviam 30 msg qual o preço mínimo e não têm qualquer interesse na moto do anúncio.
Os piores ainda são os que combinam e depois nem aparecem nem atendem o tlf... não há paciência... :toma:

Julho 29, 2020, 16:10:12, 16:10
Responder #21

Simon

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 72
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Indian
  • Modelo Motociclo: Scout Bobber TWENTY
  • Localidade: Santiago do Cacém
Há um facto aqui já referido em todo este assunto que faz também inflacionar o preço para além do sentido de oportunismo. Muita da procura de moto vai para usadas devido ao tempo de espera por entrega de uma mota nova, devido ao processo borocrático. E muitas vezes quem pensa em comprar hoje já queria a mota ontem por que amanha vai haver um passeio de amigos. Isto claro que puxa para o oportunismo. Quem comprar com paciência faz bons negócios e claro comprar moto apartir de Maio só este ano é que foi bom devido ao COVID.

Julho 29, 2020, 16:41:15, 16:41
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(...)

Por fim... estas a fazer uma comparação injustas... estas a comparar o preço de uma GSA portuguesa com a de uma GS Inglesa. So a diferença de preço entre a GS e a GSA sao 4 mil €  :nice:
(....)

Sim, uma será GSA e outra GS.  :nice:

Mas não deixa de se notar nessa comparação o praticar de preço descabido no que toca à venda particular. E era esse o ponto que pretendia trazer na comparação de preços entre usadas.

Não leves a mal meu caro, mas não acho mesmo injusta a comparação que fiz.  :nice:
Se olharmos para o facto de a Inglesa ser 1 ano mais recente e ainda por cima vendida em concessionário com garantia, mais claro ( e difícil de aceitar) se torna o diferencial de preços praticados (ou pedidos...) em Portugal nas usadas, face ao que se pratica "lá fora".
Posso aqui deixar preços praticados nas GSA na Alemanha ou Reino Unido e a realidade é a mesma, como aliás bem sabes.  :nice:

Sobre as vendas e as respostas dadas por alguns interessados....sim, isso é de facto lamentável.  :toma:

Quanto aos modelos de motos indicados....sim, é outra coisa inexplicável.
As pessoas pedem balúrdios por modelos usados, como se se tratassem de imóveis à beira mar que valorizam com o tempo. :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 29, 2020, 16:49:41, 16:49
Responder #23

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
E quando comprei a minha nova, vi mais caras a venda com 1/2 anos!

Acho que alguns tÊm as motas a venda com esses valores para ver se "cola"!

Mas nos carros acontece o mesmo!
Omnia tempus habent

Julho 29, 2020, 16:57:09, 16:57
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
O que escrevi atrás foi que se um particular pedia aquela exorbitância, então quanto não seria em concessionário...atenta essa mesma ordem de grandeza de valores.

O que tentei ilustrar é que um particular pode estar a pedir "exorbitâncias" porque vai ter como referência anúncios de motos idênticas por esses valores.

Agora até que ponto essas referências são válidas... é relativo.

Podem ser anúncios de outros particulares, cuja urgência na venda é relativa e quanto muito apenas "dão um jeitinho" para a vender como está livrando-se de qualquer responsabilidade após a venda.

Como podem ser anúncios de profissionais que o mais certo é num cenário de retoma terem avaliador por cima para não deixar de vender outra. Que vão gastar para a recondicionar e não vão querer ficar com ela empatada. Uma venda que tem e dar lucro (é o que mantém uma casa aberta) ao mesmo tempo que tem de haver margem para dar garantia.

São cenários muito diferentes.
Se uma casa aberta tem legitimidade de afixar um valor elevado... o particular nem por isso, pelo que prevalece a procura.
Cabe também ao interessado perceber isto quando vê os classificados.
Já perdi a conta a casos de conhecidos que na minha opinião fizeram péssimos negócios a particulares por estarem a pagar demasiado para algo sem garantia. Mas nestas coisas, muitas vezes a compra é feita por impulso...

Julho 29, 2020, 17:15:51, 17:15
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esse caso (ter garantia) é um ponto que facilmente quantificaria como 15-20% da moto.

E é por isso que entendo bem mais facilmente ser pedido determinado valor alinhado por cima quando se trata de negócio em concessionário, por contraponto ao que se verifica em tantos casos de particulares que vendem (ou anunciam) quase pelo mesmo e livrando-se de responsabilidades.

Claro que só compra quem quer, mas convenhamos que ter garantia representa algo que também no meu ver significa e justifica um acréscimo no custo.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 29, 2020, 17:18:31, 17:18
Responder #26

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
(...)

Por fim... estas a fazer uma comparação injustas... estas a comparar o preço de uma GSA portuguesa com a de uma GS Inglesa. So a diferença de preço entre a GS e a GSA sao 4 mil €  :nice:
(....)

Sim, uma será GSA e outra GS.  :nice:

Mas não deixa de se notar nessa comparação o praticar de preço descabido no que toca à venda particular. E era esse o ponto que pretendia trazer na comparação de preços entre usadas.

Não leves a mal meu caro, mas não acho mesmo injusta a comparação que fiz.  :nice:
Se olharmos para o facto de a Inglesa ser 1 ano mais recente e ainda por cima vendida em concessionário com garantia, mais claro ( e difícil de aceitar) se torna o diferencial de preços praticados (ou pedidos...) em Portugal nas usadas, face ao que se pratica "lá fora".
Posso aqui deixar preços praticados nas GSA na Alemanha ou Reino Unido e a realidade é a mesma, como aliás bem sabes.  :nice:

Sobre as vendas e as respostas dadas por alguns interessados....sim, isso é de facto lamentável.  :toma:

Quanto aos modelos de motos indicados....sim, é outra coisa inexplicável.
As pessoas pedem balúrdios por modelos usados, como se se tratassem de imóveis à beira mar que valorizam com o tempo. :-\


Estava so a registar a diferença... de forma alguma fiquei chateado  :D


Atencao que importar tambem tem custos, e muitos deles sao surpresas... motos a faltar peças, motos em estado de conservacao muito mau, etc


Nunca me esqueco a historia do Sr que me comprou a minha primeira 1200 rallye que no mes anterior tinha comprado uma GSA K25 inglesa... a moto tinha a embraiagem a patinar e o chassis estava com tanta corrosao que foi direito para a decapagem e nova pintura.

É preciso estar com os olhos muito abertos porque senao pode haver dissabores
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2020, 17:43:43, 17:43
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, acredito que seja necessário saber-se minimamente o que se está a comprar.
E mesmo nessas alturas podem surgir coisas...chatas.   :-\

Posso estar errado no que vou dizer (simplesmente é a ideia que tenho, atenção!), mas quando se trata de importação de veículos usados ou semi-novos, a escolha deve recair, tanto quanto desejável, em concessionários e que naturalmente têm toda a documentação da moto e assumem as despesas da entrega ser feita com a moto revisionada. Isto para além da garantia, claro.


Já agora e novamente a "bater" nos preços praticados por algumas vendas particulares em Portugal...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Oh p'ra esta rallye de 2017, em concessionário da marca no Reino Unido e substancialmente mais barata do que se pratica por cá.

Imagino que daria ainda para comprar uma G310GS pela diferença.  :feliz:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 29, 2020, 18:12:55, 18:12
Responder #28

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nao fiques zangado comigo, mas esse negocio nao é grande coisa.



Verdade que é comprada num stand motorrad, mas se ta venderem para portugal nao te vao passar dar garantia.

Talvez consigas negociar uns 250 a 350 GBP a moto, seguramente nao mais do que isso, se nao te recusarem logo fazer desconto que acontece em muitas motorrad.


A partir dai tens de mandar o dinheiro que deverao ser uns 13200 a 13400 € conforme o cambio.

Para mandar o dinheiro vais ter de pagar uns 60 a 70€ de despesa bancaria pela transferecia

Vais ter de pagar um transporte dp stand para o deposito de camionagem que te vai custar umas 200 GBP

E o transporte deve ficar-te em 400 a 500 GBP

Depois tens o ISV, o processo para o IMTT +45 e registro de propriedade inicial + 65

Muito provavelmente teras contratar uma agencia de documentação porque desde o COVID que o IMTT entrou em colapso e é impossivel tratar do que quer seja.

Conta com 150 a 250 para a agência

E a conta dos Covides, conta que vais ter a moto parada 1 mes a 2 meses ate teres matricula. E dependendo da area de residencia, de 2 a 6 meses para a poderes registrar (neste momento devido ao Covid)

Conta que no final vais ter de pagar 128 de IUC


E na parte negativa, esse modelo tem o conta kilometros analógico que o desvaloriza fortemente e que para o usares vai ser sempre uma "pedra no sapato" porque os numeros sao muito pequenos.


Na parte positiva, como estas a comprar num stand motorrad  deveras receber a moto com pneus em condicoes e a revisao feita.

Isto tudo somado, deve rondar os 15 mil €. E acredita que consegues encontrar GS 1200 por 15 mil € em Portugal de 2017.






Ha faixas de mercado onde consegues bons negocios, é verdade... mas nem tudo o que luz é outro, é preciso fazer muito bem as contas e ter-se muita atencao ao que se esta a comprar.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2020, 18:48:07, 18:48
Responder #29

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Bem, se o preço em novo é mais alto, é compreensível que o usado também o seja.

Agora se calhar vou dizer algum disparate, mas uma moto com um preço novo na casa dos 20000€  durante o primeiro ano desvaloriza no minimo o valor do IVA, ou seja,  assim que começa a circular não vale mais o que 15000€, isto a preço de compra.

 Pedir valor equivalente por unidades com 3 ou mais anos, e ainda por cima numa venda particular, é mesmo querer fazer o brilharete com o dinheiro dos outros. E como há por aí quem prefira não fazer contas, acabam por "pagar o bluff".

As vendas particulares são supostamente  por um valor (ou deveriam ser), acima do preço de revenda, e abaixo do valor de compra em stand.

Mas enfim... é o mercado a funcionar. Se houver para aí alguém disposto a comprar uma cratera privativa na superficie lunar, vai haver logo por aí outros tantos a oferecer isso e muito mais...

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 29, 2020, 19:01:30, 19:01
Responder #30

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A questao disso é facil de responder...


Quem daqui é que compra uma moto por 20 mil € e passado um mes ou 2 a vende por 15 mil €?

atendendo a procura que a moto tem, ao facto de ter + 3 anos de garantia e o segundo dono estar a comprar a moto com a rodagem feita, nao tendo risco, quedas, acidentes ou tombos e nao tenha tido uma utilizacao extrema, e em termos de vida mecanica estar igual a nova, qual  o motivo que provocaria uma desvalorização tao grande?

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2020, 19:11:47, 19:11
Responder #31

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
A questao disso é facil de responder...


Quem daqui é que compra uma moto por 20 mil € e passado um mes ou 2 a vende por 15 mil €?

atendendo a procura que a moto tem, ao facto de ter + 3 anos de garantia e o segundo dono estar a comprar a moto com a rodagem feita, nao tendo risco, quedas, acidentes ou tombos e nao tenha tido uma utilizacao extrema, e em termos de vida mecanica estar igual a nova, qual  o motivo que provocaria uma desvalorização tao grande?

Concordo se for uma venda profissional, mas não particular. É comum esse tipo de negocio em veículos de serviço.

 Mas lá está, se houver quem compre, nada contra. Apenas uma opinião, nada mais.

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 29, 2020, 19:28:42, 19:28
Responder #32

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Já lá vai o tempo que ir lá fora buscar moto, compensava quase sempre pois:
- o mercado estava ainda "desvalorizado" face à recente crise financeira
- ainda havia muitas pessoas necessitadas a desfazerem-se dos "luxos extra" um pouco ao desbarato
- e o mercado estrangeiro tem muito mais oferta que o nacional

Mas os tipos lá de fora, vão ajustando os preços conforme a procura e já devem ter conhecimento dos valores normais praticados em Portugal, e talvez fazendo as contas de importação e legalização acabam agora por apresentar preços não tão bons como eram...

Recordo-me de ver um anuncio de alguém a vender duas ou três BMW R1200GS de origem da Policia Inglesa, todas brancas e com aquela topcase estranha atrás.
Uma delas chegou a aparecer à venda por 9999€ mas rapidamente foi descendo e não me recordo se por valores a rondar os 6500€.
Recordo-me de na altura se falar que aquelas motos tinham origem em leilão da policia e que se ficaram a 2500/3000€ cada poderá ter sido muito...
A única chatice era indicar o conta quilómetros em milhas...
Mas este era um exemplo entre muitos...

Voltando à comparação do actual mercado nacional com o actual mercado estrangeiro, continua a haver maior oferta no estrangeiro, daí que ainda assim tenham preços mais em conta face aos preços praticados em Portugal - a tal lei da oferta e da procura...
Até as motos antigas (o mundo das cafe racers) estão a ficar cada vez mais caras lá fora... se se comprava uma velhinha k75rt por 600€ agora até essas já começam nos 1200€

Portanto, talvez cada caso é um caso.
Uns vão fazer um grande negócio lá fora.
Outros acabam por ficarem satisfeitos com um negócio por cá...
Mas seria apenas mau se mesmo aqueles que façam negócio cá, pagando uma diferença residual face a nova, e se ficassem insatisfeitos... mas como ficam satisfeitos...

Há outra coisa que alguém disse ali atrás... " a tal cantiga do bandido" que os stands são experts... quando vamos comprar algo novo, é um espectáculo mas se formos vender passados 3anos já não vale nada e começam a dizer que vão ter que gastar dinheiro a arranjar isto e aquilo para puderem vender depois sem problemas...
A meu ver acho que é devido à existência de demasiadas pessoas nesta área sem escrúpulos e sem valores que dão má fama "à classe" e outras porque são obrigadas a usarem desses esquemas para ganharem à comissão... Não é assim tão diferente com o mercado de imóveis - só o tamanho e os valores envolvidos!  :lolol:
Se calhar os stands e as próprias marcas deveriam investir na formação de pessoas decentes e pouco arrogantes...
E ainda por falar na questão da ganancia em que estes querem sempre ganhar tudo com o máximo de lucro e usam-se de todas as artimanhas!

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 29, 2020, 19:48:21, 19:48
Responder #33

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A questao disso é facil de responder...


Quem daqui é que compra uma moto por 20 mil € e passado um mes ou 2 a vende por 15 mil €?

atendendo a procura que a moto tem, ao facto de ter + 3 anos de garantia e o segundo dono estar a comprar a moto com a rodagem feita, nao tendo risco, quedas, acidentes ou tombos e nao tenha tido uma utilizacao extrema, e em termos de vida mecanica estar igual a nova, qual  o motivo que provocaria uma desvalorização tao grande?

Concordo se for uma venda profissional, mas não particular. É comum esse tipo de negocio em veículos de serviço.

 Mas lá está, se houver quem compre, nada contra. Apenas uma opinião, nada mais.


As de serviço...a lhe que vi a venda (faro) estavam a pedir 21 mil com as 3 malas e venderam rápido.

E cerca de 1500€ de diferença para novo.




Também e só uma opiniao e e isso mesmo que estamos todos aqui a fazer: a “trocar uma ideia”. Não há como nem porquê ninguém ficar chateado pelas opiniões não condizerem  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2020, 20:27:31, 20:27
Responder #34

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

Também e só uma opiniao e e isso mesmo que estamos todos aqui a fazer: a “trocar uma ideia”. Não há como nem porquê ninguém ficar chateado pelas opiniões não condizerem  :nice:

Nem mais! 

 :nice:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 29, 2020, 20:52:13, 20:52
Responder #35

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Há outra coisa que alguém disse ali atrás... " a tal cantiga do bandido" que os stands são experts... quando vamos comprar algo novo, é um espectáculo mas se formos vender passados 3anos já não vale nada e começam a dizer que vão ter que gastar dinheiro a arranjar isto e aquilo para puderem vender depois sem problemas...
A meu ver acho que é devido à existência de demasiadas pessoas nesta área sem escrúpulos e sem valores que dão má fama "à classe" e outras porque são obrigadas a usarem desses esquemas para ganharem à comissão... Não é assim tão diferente com o mercado de imóveis - só o tamanho e os valores envolvidos!  :lolol:
Se calhar os stands e as próprias marcas deveriam investir na formação de pessoas decentes e pouco arrogantes...
E ainda por falar na questão da ganancia em que estes querem sempre ganhar tudo com o máximo de lucro e usam-se de todas as artimanhas!


vamos constatar uma coisa (nao sei se concordam), o meio das motos é relativamente fechado e as pessoas (comerciais e tecnicos) sao na sua grande maioria comerciantes por conta propria que provem de oficinas de motorizadas ou reparacao das mesmas.

Nao ha muitas empresas com estruturas profissionais (ha algumas, mas nao muitas)


Por isso é normal haver algum amadorismo ou a estrutura vulgo "de vao de escada"



O baixo valor das retomas é facil de compreender... quem ficar com a moto vai ter a recondicionar a nova (revisao, kit de transmissao, pastilhas, pneus, etc - quando tal acontece) e colocar algum de parte para a eventual avaria (embraigem a dar o prego, alternador, bateria ou rectificador nas ultimas, etc) e tem de ter lucro e tem de pagar a carga fiscal que uma venda acarreta e dar garantia ao futuro dono!!!!


Muitas vezes exageram. Tentei vender uma Tmax numa Yamaha aqui da zona de Lisboa em troca para uma 530. O vendedor consultou o dono e a cotacao sem ver a moto foi 3500€... "mas a moto esta nova" ouvi eu o comercial dizer ao dono, e o dono resposte, 3500€ no maximo.  A moto vendia-se na altura tranquilamente por 6500 a 7000 €. Obviamente era "gosmice" do dono, eu ri-me, agradeci e sai do stand e nunca mais la voltei a entrar. Se me tivessem oferecido 5 ou 5,5 eu ainda entenderia e teriam o meu respeito porque negocio é mesmo assim, mas 3500 € mais valia ter-me dito "olhe desculpe mas nao aceitamos a retoma". Como disse, nao entrei la mais nem voltaria a entrar e o stand ja fechou, portanto esta postura comercial nao é saudável para a firma que a pratica

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2020, 21:08:36, 21:08
Responder #36

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ja agora (sou chato como tudo  :D :D :D) deixo-vos uma leitura do fim de semana passado:


https://www.motor24.pt/sites/turbo/tesla-model-s-contraria-depreciacao-dos-eletricos/649667/



grafico de depreciacao bem interessante de analisar, pena ser em milhas e nao em anos





Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2020, 21:57:11, 21:57
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estamos a falar de algo um pouco diferente das motos e inclusivamente do facto de se tratar de uma tecnologia agora a dar os seus passos no ganhar de quota de mercado (cada vez mais largos, é certo), mas gostei de ler o artigo e confesso que fiquei surpreendido com a depreciação ali indicada.

O Fiat 500e acabou de sair no mercado há pouquíssimas semanas e já tem uma (previsão) de taxa de desvalorização de 69,7%??
What!?!?!?

O BMW i3 já está há bastante mais tempo no mercado, mas os 63,3% também não abonam muito em seu favor em matéria de depreciação.  :curtocircuito:
Por acaso até o acho interessante no género, apesar de uns casos bicudos no passado e relacionados com as baterias. Creio que já resolvidos...

A velocidade com que chegam as novas tecnologias aos veículos eléctricos e como os tornam "obsoletos" rapidamente, não deixa de ter o seu paralelismo com os telemóveis.
Em 2016, ou seja, há apenas 4 anos atrás, um topo de gama está agora ultrapassad(íssimo) por qualquer um actual e a custar se calhar pouco mais de metade.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 29, 2020, 22:54:52, 22:54
Responder #38

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Outro aspeto a ter em conta. Quer queiramos, quer não,  o mercado de motos ainda tem muitas pessoas que as utilizam como lazer e não com veículo de transporte. Ou seja, teem-na em casa, vão dar a voltinha com os amigos ao fds e está  feito. Quando a põem à venda, vender hoje ou amanhã é lhes indiferente,  porque no dia seguinte teem sempre alternativa para fazerem a sua vida. Portanto, se não venderem hoje,  vendem amanhã ou daqui a uns meses. Por isso podem colocar o preço do anúncio alto, pois não teem pressa para vender.
Já se tivessem dado um sinal para uma outra moto e tivessem mesmo de vender porque sim, então não colocariam esses valores.
E há mais variantes. Vender uma moto no início do verão, não é o mesmo de o fazer no outono/inverno, a não ser que seja uma utilitária.
Vender uma moto no pós-covid, com tanto tempo de espera para entregar veículos novos, não será o mesmo do que dentro de uns meses.
Vender uma 50 cc agora,  ou em setembro, quando começarem as aulas, vai ser bastante diferente, ainda para mais com os problemas conhecidos dos transportes públicos,  associados à Covid.


Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Julho 30, 2020, 00:12:09, 00:12
Responder #39

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Esse caso (ter garantia) é um ponto que facilmente quantificaria como 15-20% da moto.

Sim, também concordo.
Sobretudo em motos já com alguns anos mas... poucos quilómetros.

Estas são sempre tentadoras. Porque o preço acaba por ser mais atractivo e.. aparentemente quase nem andaram.
Só que o facto de não terem andado também pode significar que não deram algumas habituais chatices de juventude que seriam resolvidas no período de garantia que entretanto já expirou.

E é por isso que entendo bem mais facilmente ser pedido determinado valor alinhado por cima quando se trata de negócio em concessionário, por contraponto ao que se verifica em tantos casos de particulares que vendem (ou anunciam) quase pelo mesmo e livrando-se de responsabilidades.

Só que quem vende nem pensa nisso.
A esmagadora maioria vê quanto andam a pedir por elas... e siga pra bingo.

Num mercado em que enquanto vendedor terás propostas de troca pela tua moto por uma mobília completa para quarto e sala de estar  (como já me aconteceu) também enquanto comprador é melhor não elevar demasiado a expectativa!

Claro que só compra quem quer, mas convenhamos que ter garantia representa algo que também no meu ver significa e justifica um acréscimo no custo.

Representa acréscimo mas não justifica preços idênticos a novo como vejo em muitas MT's semi-novas.

Dar à chave e ver um odómetro a zero...
Aquele cheirinho que elas libertam nos primeiros tempos...
Não ter qualquer risco ou marca deixada pelo anterior proprietário...
Fazer uma rodagem da forma que melhor entendemos...
Tudo isto vale ouro. Pelo menos para mim.


Julho 30, 2020, 10:37:23, 10:37
Responder #40

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Esse caso (ter garantia) é um ponto que facilmente quantificaria como 15-20% da moto.

Claro que só compra quem quer, mas convenhamos que ter garantia representa algo que também no meu ver significa e justifica um acréscimo no custo.

Representa acréscimo mas não justifica preços idênticos a novo como vejo em muitas MT's semi-novas.

Dar à chave e ver um odómetro a zero...
Aquele cheirinho que elas libertam nos primeiros tempos...
Não ter qualquer risco ou marca deixada pelo anterior proprietário...
Fazer uma rodagem da forma que melhor entendemos...
Tudo isto vale ouro. Pelo menos para mim.


Concordo 100%. E claro que isso tem o seu custo.

Sem querer ir para offtopic, trago aqui um exemplo pratico, mas de automóveis.

Vejamos por exemplo um modelo segmento B (compacto) comum nas nossas estradas.
VW Up 1.0 60cv.
PVPR: 15163 € (mod.2020)

Suposto valor de um usado de 2019 em bom estado com 10000km:
Valor medio de venda a um Stand :  9800€  (-35% Vs valor novo)
Valor medio de compra num Stand :  13400€ (-11,5% Vs valor novo)

Valor medio de compra e venda a particular: 11700€ (-22,8% Vs valor novo)

Aqui o valor de garantia não seria relevante dado ainda se encontrar abrangido pela garantia de fabricante.
Vamos supor que é um modelo com procura e não temos COVIDs para atrapalhar, por isso não há assim tanto risco de virar "mono".

Algumas curiosidades:
-Um profissional terá cerca 27% de ganho. Muito ou pouco, fica ao critério de cada um, mas não esqueçam que este terá algumas despesas decorrentes da preparação do carro e de manutenção do seu negocio (rendas, salarios, impostos, etc...).

-O valor de venda e compra a particular é o mesmo. Faz todo o sentido, porque não é suposto haver ganho . Se bem que é verdade que há por aí muitos profissionais de "beira da estrada" na compra e venda de tudo e mais um par de botas.
-Quem compra poupa cerca de 12,5% comparando com o valor que teria de dar num stand.
-Quem vende consegue reaver quase 20% mais, comparado com o valor de retoma num stand.


A desvalorização neste caso corresponde praticamente ao valor do IVA  :pensador:.


Se dermos uma vista de olhos pelos classificados online, também se vê com frequência anúncios particulares ao preço de profissional.
Assim chega-se á conclusão que há  por aí muita gente a "calibrar" pelos preços mais altos, sem ter em atenção a mais nada.
Chega-se igualmente á conclusão que anda por aí muita gente que não se dá ao trabalho e fazer contas. Talvez sintam que se estão a pagar caro é porque é bom... 

Bem sei que o mercado de motos e carros não é exactamente igual, mas caramba... Será assim tão diferente?
 Comprar um veiculo novo agora passou a ser um bom negócio? Ou quem compra novo já deveria saber que é o próprio assumir o maior custo? 
Não são só os juros, comissões e despesas escondidas num credito "zero %", ou esses novos produtos financeiros  feitos á medida para "embalar".  No momento de venda há que assumir a desvalorização inicial, que por norma é dolorosa.

Quem vende não quer perder dinheiro... é legitimo.
Quem compra quer o melhor negócio pelo menor preço... igualmente  legitimo.
 
Quando compramos temos sempre maior controlo sobre a negociação. No limite recuamos e procura-se outra opção. (há quem se esqueça disso)
No momento da venda há muito mais factores que podem fazer baixar o valor e que estão fora do nosso controlo. (Ex. do actual estado de pandemia, crises económicas ou simplesmente alterações na legislação)

É por isso que sempre se ouviu dizer:
"O bom negócio é feito na compra!"

Boas curvas e bons "negócios" a todos!!!  :yeah:

Fonte:
KBB
https://volantesic.pt/volkswagen/up/2020/usado/comprar/?ID=210460&PP=true&ML=10000&VG=3
« Última modificação: Julho 30, 2020, 11:05:10, 11:05 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 30, 2020, 12:26:21, 12:26
Responder #41

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
-Um profissional terá cerca 27% de ganho. Muito ou pouco, fica ao critério de cada um, mas não esqueçam que este terá algumas despesas decorrentes da preparação do carro e de manutenção do seu negocio (rendas, salarios, impostos, etc...).

E sem esquecer o custo de colocar novas matrículas para não indicar o ano e parecer um carro de 2020!
 :D

Chega-se igualmente á conclusão que anda por aí muita gente que não se dá ao trabalho e fazer contas. Talvez sintam que se estão a pagar caro é porque é bom... 

Diria que a maior parte desses negócios ocorrem por impulso...
É o que vejo acontecer imenso à minha volta.  A vontade é tão grande que por vezes procurar um pouco mais ou esperar por outra oportunidade torna-se difícil... então fecha-se negócio. E só para quem está de fora é que pode fazer alguma confusão.
« Última modificação: Julho 30, 2020, 12:32:46, 12:32 por dfelix »

Julho 30, 2020, 12:42:30, 12:42
Responder #42

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Vou dizer uma coisa... nao me aborrece nada pagar um pouco acima da media por uma usada.

Desde que seja precisamente AQUILO que eu quero


Depois, pode estar ao lado outra moto que nao tem a cor, a versao, a motorização ou os kilometros que me interessam e ate pode custar muito menos dinheiro que para mim nao me interessa.


Portanto, no meu caso a compra é um bocado irracional
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 30, 2020, 12:49:57, 12:49
Responder #43

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Vou dizer uma coisa... nao me aborrece nada pagar um pouco acima da media por uma usada.

Desde que seja precisamente AQUILO que eu quero


Depois, pode estar ao lado outra moto que nao tem a cor, a versao, a motorização ou os kilometros que me interessam e ate pode custar muito menos dinheiro que para mim nao me interessa.


Portanto, no meu caso a compra é um bocado irracional

Penso exactamente assim nas clássicas.
Ou é "aquela", com o que tem, e com a qualidade do que foi feito (e por quem) ou não quero, mesmo que custe quase metade.
E às vezes este modo de pensar não é assim tão irracional. Porque o mercado (que é pequeno) reconhece isso se porventura for necessário vender.

Julho 30, 2020, 14:15:00, 14:15
Responder #44

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Vou dizer uma coisa... nao me aborrece nada pagar um pouco acima da media por uma usada.

O problema é quando o "pouco acima da media por uma usada" é o preço de nova.

Penso exactamente assim nas clássicas.

Clássicas ou modelos raros acaba por ser diferente.
Já não se coloca a questão do "por mais uns euros compro nova".
Porque já não existem novas.
E prevalecem questões emocionais que fazem querer algo tão específico.

Só que a maioria dos exemplos de sobrevalorização nem são com raridades.
Pelo contrário. São precisamente modelos populares que existem por aí aos pontapés. NC's, PCX, sobretudo MT's...
Motos que com 2-3 anos nos classificados muitas vezes menos 1000 euros que o preço de nova. Muitas vezes até a geração é a mesma, pelo que não se coloca o caso de alguém estar especificamente à procura da versão anterior.
É isto que é difícil compreender.


Julho 30, 2020, 14:19:17, 14:19
Responder #45

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Vou dizer uma coisa... nao me aborrece nada pagar um pouco acima da media por uma usada.

Desde que seja precisamente AQUILO que eu quero


Depois, pode estar ao lado outra moto que nao tem a cor, a versao, a motorização ou os kilometros que me interessam e ate pode custar muito menos dinheiro que para mim nao me interessa.


Portanto, no meu caso a compra é um bocado irracional

Penso exactamente assim nas clássicas.
Ou é "aquela", com o que tem, e com a qualidade do que foi feito (e por quem) ou não quero, mesmo que custe quase metade.
E às vezes este modo de pensar não é assim tão irracional. Porque o mercado (que é pequeno) reconhece isso se porventura for necessário vender.

Há sempre a excepção, que só confirma a regra.
Tal como aqueles modelos exclusivos que ainda não sairam da fabrica e já são motos de colecção.
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 30, 2020, 14:26:21, 14:26
Responder #46

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

Diria que a maior parte desses negócios ocorrem por impulso...
É o que vejo acontecer imenso à minha volta.  A vontade é tão grande que por vezes procurar um pouco mais ou esperar por outra oportunidade torna-se difícil... então fecha-se negócio. E só para quem está de fora é que pode fazer alguma confusão.

É por essas e por outras que eu levo sempre comigo a arma secreta.
 Nada como fazer o negocio na companhia da cara metade para nos meter algum juízo na cabeça... :toma:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 11, 2020, 11:20:42, 11:20
Responder #47

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Quando se vende uma mota usada por 3000 euros quando a mesma, nova, custa 2999€ ..
Isto é que é querer não perder..

« Última modificação: Agosto 11, 2020, 11:22:36, 11:22 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 12, 2020, 12:16:25, 12:16
Responder #48

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Ainda não é altura, mas gosto de ir vendo as paisagens.

Sendo assim, e apenas numa plataforma, as quatro Suzukis VZR1800 existentes ( do ano 2008 ao ano 2016 ) vão dos 10000 aos 14000€.
Ok, eram motos caras quando sairam e começam a subir para valores mais altos ( embora ainda abaixo do seu valor como novas/0klm ) devido ao facto de já não serem comercializadas... na Europa...

Ainda assim, e já não indo para mercados como o americano ou australiano, no mercado alemão, inglês, holandês e até espanhol encontram-se modelos mais recentes... e muito mais baratos.

Neste caso particular, consegue-se perceber o porquê da inflação dos preços. É um modelo bastante apreciado pelos fãs deste segmento, é um dos melhores modelos deste segmento, já não é comercializado na Europa ( embora ainda se comprem novas por cerca de 10000 dolares, mais despesas e taxas de legalização, nos estados Unidos ou Austrália, entre outros paises ) e em Portugal não se venderam assim tantas, tornando-a um modelo "raro" e um pouco exclusivo.
Na Austrália e nos Estados Unidos é muitissimo frequente encontrarem-se modelos de 2015 em diante por 6000/7000 dolares, muitos deles com pouco mais de 10000 milhas. Mas lá está, são países onde ainda se encontra o modelo novo nos stands e onde foram vendidas milhares de unidades.

Já no que diz respeito a DTs, MTs, BMs e outras... pois, não sei bem o que passa pela cabeça de quem vende e, especialmente, de quem compra...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 13, 2020, 14:35:49, 14:35
Responder #49

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ora aqui está um caso flagrante de uma unidade que, com cerca de 7.000kms e com 1 ano e 1 mês (13 meses portanto), foi colocada à venda por aquilo que custa em nova.

Ok...tem um escape Akrapovic, mas caramba. :curtocircuito:

Esta usada está anunciada por 9.300€ e uma nova em folha (MY2020) está por 9.295€.

Sim, eu sei...há bastante mais casos e é uma situação difícil de entender. Em scooters Nmax e PCX é a mesma história...anúncios com valores altíssimos.  :read.calm:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama