Apenas e só por curiosidade, estive há momentos a ver uns anúncios de motos recentemente colocados online e deparei-me com uma moto de 2015 (é verdade que com poucos kms), mas a um preço que...me faz questionar sobre a depreciação das GS's. E até mesmo das motos no geral. Claro que isto se trata de uma venda particular, mas acabou por ser no fundo mais uma razão que me fez questionar o seu preço.Esta moto em estado novo, custaria nessa altura (sem mais nada) se calhar uns 16.000€, ou assim.Os acessórios justificam um aumento face ao preço base em estado novo, mesmo passados 5 anos de uso?
O português comprador gosta de negociar, e quando vai vender sabe que vai ter de dar sempre um jeitinho no preço... ainda assim é como se diz, a mota vem com ouro. Caso igual de muitas mt07 e dt50, dtr, etc.
Não percebo esta coisa do negociar " Obrigatoriamente "
O português comprador gosta de negociar, e quando vai vender sabe que vai ter de dar sempre um jeitinho no preço... ainda assim é como se diz, a mota vem com ouro. Caso igual de muitas mt07 e dt50, dtr, etc.depois há outra coisa, em Portugal virou moda as big trail, e sendo um país pequeno, acaba por ser o que mais vende, logo o que menos desvaloriza, mas não justifica o preço lol isso foi alguém que foi ver o preço delas agora e que atirou um numero ao ar..Já agora essa mota está apenas 462€ mais "barata" que a versão 1250 base (nova!) já com o IVA discriminado (fora documentação)às vezes também é recomendável ter o bom senso..
Mas se numa venda particular é pedido este valor, quanto não seria em concessionário em Portugal? Atirando assim p'ró ar, sei lá...20.000€ por uma unidade com 5 anos de idade?
A verdade é que ca custa tudo mais... o preco de novo é mais barato la fora. La fora compra-se com mais faciidade novo, o que leva a que o usado desvalorize mais, porque o clinte tem poder de compra para novo.
Citação de: Sapiens21 em Julho 28, 2020, 22:56:59, 22:56Mas se numa venda particular é pedido este valor, quanto não seria em concessionário em Portugal? Atirando assim p'ró ar, sei lá...20.000€ por uma unidade com 5 anos de idade?Não me parece que sejam os concessionários a inflacionar os preços. Mas sim os particulares. Pois tornou-se habitual lançar preços com base no que aparece na internet à venda.Consequentemente acabamos por ter particulares sem qualquer responsabilidade no pós-venda e garantias a praticar preços idênticos ou mesmo acima.
(...) porque todos os dias "warren buffets" da Baixa da Banheira inundam os mails com a pergunta "qual é o melhor preco" e nem se dao ao trabalho de responder "obrigado", "nao tenho interesse" etc e quando a pergunta nao é essa, é com ofertas do tipo "ofereço-lho 16 mil € pela sua GS1250 com 6 meses, mas tem de ma vir trazer a Mogadouro as X horas do dia Y" (...)As vezes a coisa ate descamba um bocado mais: na venda da minha 1250 Rallye que tinha pelo menos mais 2 anos de garantia na BMW, um dos potenciais compradores disse-me que se acontecesse alguma coisa com a moto que era melhor desaparecer porque vinha com os amigos deles a minha procura e que "me partiam a tromba" - tal e qual - ipsis verbis (...)
(...)Por fim... estas a fazer uma comparação injustas... estas a comparar o preço de uma GSA portuguesa com a de uma GS Inglesa. So a diferença de preço entre a GS e a GSA sao 4 mil € (....)
O que escrevi atrás foi que se um particular pedia aquela exorbitância, então quanto não seria em concessionário...atenta essa mesma ordem de grandeza de valores.
Citação de: TMaxer em Julho 29, 2020, 15:34:41, 15:34(...)Por fim... estas a fazer uma comparação injustas... estas a comparar o preço de uma GSA portuguesa com a de uma GS Inglesa. So a diferença de preço entre a GS e a GSA sao 4 mil € (....)Sim, uma será GSA e outra GS. Mas não deixa de se notar nessa comparação o praticar de preço descabido no que toca à venda particular. E era esse o ponto que pretendia trazer na comparação de preços entre usadas.Não leves a mal meu caro, mas não acho mesmo injusta a comparação que fiz. Se olharmos para o facto de a Inglesa ser 1 ano mais recente e ainda por cima vendida em concessionário com garantia, mais claro ( e difícil de aceitar) se torna o diferencial de preços praticados (ou pedidos...) em Portugal nas usadas, face ao que se pratica "lá fora". Posso aqui deixar preços praticados nas GSA na Alemanha ou Reino Unido e a realidade é a mesma, como aliás bem sabes. Sobre as vendas e as respostas dadas por alguns interessados....sim, isso é de facto lamentável. Quanto aos modelos de motos indicados....sim, é outra coisa inexplicável. As pessoas pedem balúrdios por modelos usados, como se se tratassem de imóveis à beira mar que valorizam com o tempo.
A questao disso é facil de responder... Quem daqui é que compra uma moto por 20 mil € e passado um mes ou 2 a vende por 15 mil €? atendendo a procura que a moto tem, ao facto de ter + 3 anos de garantia e o segundo dono estar a comprar a moto com a rodagem feita, nao tendo risco, quedas, acidentes ou tombos e nao tenha tido uma utilizacao extrema, e em termos de vida mecanica estar igual a nova, qual o motivo que provocaria uma desvalorização tao grande?
Citação de: TMaxer em Julho 29, 2020, 19:01:30, 19:01A questao disso é facil de responder... Quem daqui é que compra uma moto por 20 mil € e passado um mes ou 2 a vende por 15 mil €? atendendo a procura que a moto tem, ao facto de ter + 3 anos de garantia e o segundo dono estar a comprar a moto com a rodagem feita, nao tendo risco, quedas, acidentes ou tombos e nao tenha tido uma utilizacao extrema, e em termos de vida mecanica estar igual a nova, qual o motivo que provocaria uma desvalorização tao grande?Concordo se for uma venda profissional, mas não particular. É comum esse tipo de negocio em veículos de serviço. Mas lá está, se houver quem compre, nada contra. Apenas uma opinião, nada mais.
Também e só uma opiniao e e isso mesmo que estamos todos aqui a fazer: a “trocar uma ideia”. Não há como nem porquê ninguém ficar chateado pelas opiniões não condizerem
Há outra coisa que alguém disse ali atrás... " a tal cantiga do bandido" que os stands são experts... quando vamos comprar algo novo, é um espectáculo mas se formos vender passados 3anos já não vale nada e começam a dizer que vão ter que gastar dinheiro a arranjar isto e aquilo para puderem vender depois sem problemas...A meu ver acho que é devido à existência de demasiadas pessoas nesta área sem escrúpulos e sem valores que dão má fama "à classe" e outras porque são obrigadas a usarem desses esquemas para ganharem à comissão... Não é assim tão diferente com o mercado de imóveis - só o tamanho e os valores envolvidos! Se calhar os stands e as próprias marcas deveriam investir na formação de pessoas decentes e pouco arrogantes...E ainda por falar na questão da ganancia em que estes querem sempre ganhar tudo com o máximo de lucro e usam-se de todas as artimanhas!
Esse caso (ter garantia) é um ponto que facilmente quantificaria como 15-20% da moto.
E é por isso que entendo bem mais facilmente ser pedido determinado valor alinhado por cima quando se trata de negócio em concessionário, por contraponto ao que se verifica em tantos casos de particulares que vendem (ou anunciam) quase pelo mesmo e livrando-se de responsabilidades.
Claro que só compra quem quer, mas convenhamos que ter garantia representa algo que também no meu ver significa e justifica um acréscimo no custo.
Citação de: Sapiens21 em Julho 29, 2020, 17:15:51, 17:15Esse caso (ter garantia) é um ponto que facilmente quantificaria como 15-20% da moto.Citação de: Sapiens21 em Julho 29, 2020, 17:15:51, 17:15Claro que só compra quem quer, mas convenhamos que ter garantia representa algo que também no meu ver significa e justifica um acréscimo no custo.Representa acréscimo mas não justifica preços idênticos a novo como vejo em muitas MT's semi-novas.Dar à chave e ver um odómetro a zero...Aquele cheirinho que elas libertam nos primeiros tempos...Não ter qualquer risco ou marca deixada pelo anterior proprietário...Fazer uma rodagem da forma que melhor entendemos...Tudo isto vale ouro. Pelo menos para mim.
-Um profissional terá cerca 27% de ganho. Muito ou pouco, fica ao critério de cada um, mas não esqueçam que este terá algumas despesas decorrentes da preparação do carro e de manutenção do seu negocio (rendas, salarios, impostos, etc...).
Chega-se igualmente á conclusão que anda por aí muita gente que não se dá ao trabalho e fazer contas. Talvez sintam que se estão a pagar caro é porque é bom...
Vou dizer uma coisa... nao me aborrece nada pagar um pouco acima da media por uma usada.Desde que seja precisamente AQUILO que eu queroDepois, pode estar ao lado outra moto que nao tem a cor, a versao, a motorização ou os kilometros que me interessam e ate pode custar muito menos dinheiro que para mim nao me interessa.Portanto, no meu caso a compra é um bocado irracional
Vou dizer uma coisa... nao me aborrece nada pagar um pouco acima da media por uma usada.
Penso exactamente assim nas clássicas.
Citação de: TMaxer em Julho 30, 2020, 12:42:30, 12:42Vou dizer uma coisa... nao me aborrece nada pagar um pouco acima da media por uma usada.Desde que seja precisamente AQUILO que eu queroDepois, pode estar ao lado outra moto que nao tem a cor, a versao, a motorização ou os kilometros que me interessam e ate pode custar muito menos dinheiro que para mim nao me interessa.Portanto, no meu caso a compra é um bocado irracionalPenso exactamente assim nas clássicas. Ou é "aquela", com o que tem, e com a qualidade do que foi feito (e por quem) ou não quero, mesmo que custe quase metade. E às vezes este modo de pensar não é assim tão irracional. Porque o mercado (que é pequeno) reconhece isso se porventura for necessário vender.
Diria que a maior parte desses negócios ocorrem por impulso...É o que vejo acontecer imenso à minha volta. A vontade é tão grande que por vezes procurar um pouco mais ou esperar por outra oportunidade torna-se difícil... então fecha-se negócio. E só para quem está de fora é que pode fazer alguma confusão.