Autor Tópico: Colete AirbBag Rock Tool Touring Pro  (Lida 1903 vezes)

Fevereiro 05, 2023, 18:14:36, 18:14
Lida 1903 vezes

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,

Através de um outro tópico,  proporcionou-se a aquisição deste colete quase novo.

Ontem foi o dia de o ir buscar ao antigo proprietário e por isso já tenho o colete da Rock Tool.
Está realmente imaculado e tem ainda garantia de mais 1 ano.
Aproveitei que vinha por Madrid e passei numa loja que os vende também e comprei logo duas botijas de ar comprimido, para o caso de ativar alguma vez o colete.
Para já seguem as fotos, de como fica com o casaco,  sendo que em breve o passarei a usar e darei mais noticias aqui.

Tem uma qualidade percebida boa, tanto mas costuras,  como acabamentos  (neoprene no colarinho, por exemplo).

Duas primeiras surpresas:
O conjunto em si é um pouco mais leve do que pensava,  não extorvando nem "pesando" muito quando em cima da moto.
O que sim é enormemente pesado, são as motijas de co2. Aquilo pesa umas 200 gr, o que num colete que tem quase 1800 gr é bastante.

Vou dando notícias em breve.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 05, 2023, 18:19:34, 18:19
Responder #1

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 05, 2023, 19:36:05, 19:36
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
E só equipamento top


Espero que o tópico não tenha mais desenvolvimento, a não ser a curiosidade e possível aquisição de outros companheiros

 :stuck_out_tongue_winking_eye: :scooter:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 17, 2023, 22:28:13, 22:28
Responder #3

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,

Esta semana comecei a leva-lo para o trabalho e aqui fica uma (muito, muito, muito) pequena opinião e sensações:

-Com o colete vestido (por cima do casaco) uma pessoa sente-te virtualmente mais protegido.

-Pesa, mas não pesa! Eu explico. Se tentar vestir o casaco e colete ao mesmo tempo, quando pego no conjunto aquilo é pesado!
Se já tenho o casaco vestido e depois vestir o colete,  não se nota o peso.
O colete preenche toda a altura e largura das costas, pelo que quando vamos sentados na moto, a parte inferior do colete "apoia" em cima do banco e não se faz sentir o peso, quando vamos a  conduzir. Agora,  se me disserem, vai assim vestido, a pé,  durante uns 500 metros,  teria de pensar se não retiraria o colete e faria só depois o trajeto a pé.

-Vestir o colete por cima do casaco, aperta-lo e liga-lo a moto, demora uns 2 minutos, mas, ao antes ter vestido o casaco, luvas e calças antes de andar de moto, se demorava uns 5 minutos, agora vai para os 7/8 minutos entre chegar à moto, vestir e arrancar.  Não dá para quem anda sempre veste/despe na moto.

-Tendo eu garagem e no trabalho idem, é fácil ter um local onde deixar o equipamento. Ainda assim,  e tendo um protetor de coluna algo rigido (nivel 2!), o colete permite encaixar-se em numa das malas laterais da Tracer,.ou metade de uma top-case das grandes, o que nem é mau.

-Onde ainda não atinei, foi com o "impedimento " de movimento do pescoço.   Como um dos propósitos do Air bag é proteger o efeito "ricochete" do pescoço nos acidentes, o colete começa logo após o capacete "como se fosse um só ".
Ora em cidade, onde andamos sempre a virar o pescoço para ver se vem carro, passa peão, vem trotinete e afins, este entrave no movimento livre de rotação do pescoço, está a deixar me desgastado. Vamos ver se me adapto com o tempo.
Quem estiver comprador, sugiro que experimente o colete sempre com o capacete posto,  para perceber o que estou a tentar explicar acima.

-o ligar/desligar à cinta que liga a moto, é outra coisa que me tenho de habituar. Já dei comigo com o colete vestido e só ao fim de uns kilometros é que me lembro de ligar a cinta!

-os materiais parecem-me de boa qualidade,  mas só o tempo o dirá.

-mesmo sendo de amarelo flurescente e cheio de reflectores, os carros continuam a não nos ver!!! Se quiserem ser mais discretos, comprem em preto/cores escuras, pois não vai ser pela cor que os carros nos vão ver!

-para já,  diria que para quem anda em estrada muitos quilómetros, é perfeito.
Para quem anda em cidade curtas distâncias, no para, desmonta da moto, despe casaco, veste casaco,  monta na moto, com este sistema e peso do conjunto, não é (ainda) o ideal.
Eu faço 20 km x 2 todos os dias. Se fosse para fazer 5 km/dia, honestamente não usaria um colete destes.

Mas a afirmação acima é antagonica, pois é em cidade que mais acidentes acontecem e onde mais necessário será protegermo-nos.
Também é certo que é em estrada que os acidentes podem ser mais graves e faz sentido também ir prevenido com este tipo de proteção.

Se compraria novamente este/um colete air-bag?
Claro que sim. Tanto é  que já mandei vir um outro, da mesma marca, mas modelo diferente.


Agora é usa-lo, adaptar-me e tecer mais comentários (melhor/mais) fundamentados.


Abraço e boas curvas,

JpC

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 19, 2023, 14:36:51, 14:36
Responder #4

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boas João,

Eu estou cada vez mais desleixado. Já não tenho pachorra para luvas, blusões pesados e até o raio do capacete mesmo sendo modular já vai ficando em casa e opto pelo capacete aberto.
As calças e as botas de inverno foi dinheiro jogado fora, nunca uso, aquilo pesa como o diabo, o fato da REVIT em couro, mais uma asneira, sinto-me um manequim de pronto a vestir, ou seja, nem consigo coçar o *Modere a sua linguagem*. Enfim... só espero não vir a mudar de ideias da pior maneira.

Espero que te adaptes rapidamente a ver se me convenço a trocar metade do equipamento por uma coisa dessas.
Boas curvas.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 22, 2023, 10:59:07, 10:59
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Arrrggg  como eu vos entendo...

Atualmente estou nos 60/70 kms diários repartidos por diversas viagens:

Casa - Trabalho
Trabalho - Casa - Escola (miúda) - Trabalho
Trabalho - Escola - Casa

Veste casaco motard, veste calças motard, põe gorro/turtleneck/passamontanhas, põe luvas, calça botas...
Imagina quando está mais frio: camisolas, ceroulas, mais um par de luvas, meias mais fortes ou então quando chove: impermeáveis, botas e luvas para a chuva...

Sair de casa equipado, chegar ao trabalho e tirar o equipamento, sair para ir buscar a miúda equipar... "desequipar", coloca capacete, tira capacete, embacia capacete, limpa capacete... esqueci as calças impermeáveis e chove... resultado calças de ganga e proteções molhadas ao chegar ao trabalho... quando não é também a roupa interior...

Arrrggg  como eu vos entendo...

Compreendo-vos perfeitamente... dou por mim a esquecer colocar qualquer coisa ou então andar de impermeável porque chovia quando saí de casa mas 500 metros depois começou a fazer sol. Suor e frio misturados... não me consigo mexer, não sinto as mãos com o frio, sinto o frio a passar-me pelo tronco, porque me esqueci de vestir alguma coisa ou porque farto do veste-despe abdiquei de alguma coisa.

Como vou mudar de mota (vou passar para uma scooter - menos velocidade, um pouco mais de proteção, mais espaço do que uma naked sem topcase) já estou a equacionar para as minhas deslocações exclusivamente citadinas (que serão certamente 95%) outro tipo de equipamento que passa por equipamento motard mais citadino, incluindo capacete aberto, calçado clássico motard ou ainda o Termoscud da Tucano Urbano ou seja tornar-me um motard mais urbano, precisamente para reduzir o tempo de troca de equipamento ou a escolha errada do equipamento e ao mesmo tempo manter algum nível de segurança que só o equipamento motard pode proporcionar.

João_Cruz
Tenho tentado um equilíbrio no que uso diariamente, mas tenho pensado muito na questão da proteção, pois provavelmente estou a abdicar de alguma segurança quando o risco de conduzir em cidade em muito maior, tal como o referes.
Não abdiques do airbag. Tenta criar procedimentos, rotinas que te permitam "mecanicamente" equipar-te convenientemente (já que tens o equipamento em causa). Como é que costumam dizer? Mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto.

EDIT:
Verifica se em caso de acidente e com o disparo do airbag não sejas prejudicado pelo facto do capacete te estar a impedir de olhar convenientemente por estar "justo" ao colete do airbag.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2023, 11:06:52, 11:06 por JViegas »

Fevereiro 23, 2023, 00:08:20, 00:08
Responder #6

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
O air bag é um pouco parecido con as botas de moto.
Em cidade, poucs gente as usa.
Em estrada/viafens, já há muito mais gente a usa-las.
Sentes te muito mais protegido com as botas, mas...e se paras para visitar um castelo/parque natural e tens de andar com as botas! Pensaz duas vezes não é?
Mas com (boas) botas, dificilmente te poderás aleijar gravemente, num acidente.
O air bag é exatamente o mesmo.

PS: o facto do air bag ser justo à altura do capacete, será de propósito,  para que essa zona seja das mais protegidas e não fique nenhum espaço entre eles.
Onde estorva é no movimento lateral horizontal da cabeça,  onde nos estremos/campo visão nos entorpece o movimento.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 25, 2023, 13:47:43, 13:47
Responder #7

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas.
Sexta feira passada, recebi o segundo air bag desta marca Rocktool, que comprei semi novo.
Este é o modelo Air Pack.
Mais simples (menos "litros" de ar e a demorar um pouco mais a abrir (0,35 segundos em vez dos 0,2 segundos)), mas a ocupar menos espaço (sobretudo, porque a proteção de costas dá para retirar, usando apenas a do casaco).
Vou experimentar este modelo nos próximos dias e depois abro um review como este.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Fevereiro 25, 2023, 13:49:40, 13:49
Responder #8

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 25, 2023, 16:59:26, 16:59
Responder #9

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Boas, (estou aprendendo um pouco de português rsrsr)

João,  vejo com muito louvor sua dedicação com a sua segurança e dos seus, inclusive servindo de exemplo à todos do fórum. Ao mesmo tempo fico preocupado pois, tanto investimento em segurança ativa pode levar ao descaso por segurança passiva, aquela que evita que você se envolva em acidentes. Talvez o excesso de confiança pode levar ao desleixo no comportamento preventivo nas vias públicas,  aqui dizemos que devemos dirigir por nos e pelos outros. Pois, sabemos que, os pilotos nas diversas categorias de moto, só buscam o limite de suas possibilidades por conta da certeza de que o equipamento irá protegê-los. Me desculpe pela invasão do tópico...

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Fevereiro 25, 2023, 20:46:27, 20:46
Responder #10

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Proteger é sempre bom!

Não esquecer da cintura para baixo, acaba por ser onde existem mais lesões, talvez por que é chato andar com calças de moto e botas...

"Lower-extremity injuries. A NHTSA study of lower-extremity injuries in motorcycle crashes concluded that these injuries are sustained by riders more frequently than any other type of injury. Leg injuries were the most common lower-extremity injury, and bone fractures were more common than soft-tissue injuries."

Em cidade, que é onde acontecem a maioria dos acidentes, e normalmente a velocidades mais baixas que em estrada aberta, as pernas andam por norma com calças de ganga, tecido e afins...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 26, 2023, 11:03:21, 11:03
Responder #11

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Teem ambos muita razão.
O nosso cérebro terá de resistir à tentação de facilitar mais a condução, com a teórica maior proteção tida com o airbag.
Mas tal virá com o tempo.
É como quem usava um capacete aberto e depois passa para um integral.

Quanto à exposição das pernas em caso de acidente, é uma realidade e tanto é que há também empresas já a trabalhar nis airbags em calças.
Começaram pelos airbags superiores, pois os órgãos vitais no corpo humano,  estão todos na parte superior (dos rins para cima) e um dos grandes argumentos de venda é o de salvar vidas.
É dar mais algum tempo para que comecem a surgir essas proteções inferiores.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 26, 2023, 23:28:58, 23:28
Responder #12

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
Proteger é sempre bom!

Não esquecer da cintura para baixo, acaba por ser onde existem mais lesões, talvez por que é chato andar com calças de moto e botas...


Em cidade, que é onde acontecem a maioria dos acidentes, e normalmente a velocidades mais baixas que em estrada aberta, as pernas andam por norma com calças de ganga, tecido e afins...

Sinto-me desnudo se andar de mota sem botas, mesmo se for no verão, ando sempre de botas de mota, mm que mais ligeiras e arejadas!
Ainda no ano passado quando vinha das SBK's tive um percalço numas bombas de gasolina, fiquei com as calças presas no poisa pés e caí para o lado (parado), se ñ tivesse essas botas tinha partido/deslocado o pé, pois ele ficou todo dobrado debaixo da mota! Do grupo que me acompanhava só mais um elemento tinha botas de mota, todos os outros foram de ténis...  :-X
Em relação às calças de mota, como ando todos os dias (mesmo que chova) e desde que começou a fazer tempo mais fresco, tb não as dispenso, são tão fáceis de pôr e tirar que não facilito! As minhas ainda são as mesmas que o João mandou vir num group-buy que ele organizou à uns anos!!  :D

Março 06, 2023, 23:29:53, 23:29
Responder #13

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Este fim de semana, apercebi me que este colete também permite retirar a proteção das costas.
Ele tem um pequeno velcro dissimulado ao longo das costas, que permite aceder ao local onde está o protector (que é bem grande e nível 2).
A Rocltool, aconselha a deixar a proteção do colete e retirar a do casaco.
Eu estou a experimentar ao contrário. Ando com a do casaco, e retirei a do colete.
O colete, sem protetorde coluna, fica muito mais leve, maleável e fácil de guardar.
Além disso, sem o protector já não sinto o capacete "raspar" no colariinho do colete, deixando me movimento livre a cabeça.
Assim,  sim.
Já dá para andar na cidade como andava antes, mas muito mais protegido e sem incómodos.
Falta fazer um reviewm ao outro colete, que usei a semana passada e que possivelmente colocarei à venda.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Março 09, 2023, 21:21:45, 21:21
Responder #14

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Boas,
Este fim de semana, apercebi me que este colete também permite retirar a proteção das costas.
Ele tem um pequeno velcro dissimulado ao longo das costas, que permite aceder ao local onde está o protector (que é bem grande e nível 2).
A Rocltool, aconselha a deixar a proteção do colete e retirar a do casaco.
Eu estou a experimentar ao contrário. Ando com a do casaco, e retirei a do colete.
O colete, sem protetorde coluna, fica muito mais leve, maleável e fácil de guardar.
Além disso, sem o protector já não sinto o capacete "raspar" no colariinho do colete, deixando me movimento livre a cabeça.
Assim,  sim.
Já dá para andar na cidade como andava antes, mas muito mais protegido e sem incómodos.
Falta fazer um reviewm ao outro colete, que usei a semana passada e que possivelmente colocarei à venda.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

João,

Nessas coisas de segurança...deverias seguir as indicações da marca.
Na eventualidade de algum dia que tenhas o azar de ter de experimentar o airbag, a falta do protector próprio pode fazer com que o airbag não funcione correctamente.
Mas podes na mesma colocar um protector soft no casaco, daqueles de espuma leve que normalmente vêm com os casacos.

 :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 09, 2023, 23:01:37, 23:01
Responder #15

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas 2low,
Estou na fase das experiências e na forma como estou a usar agora, é muito mais comodo e leva-se bem.
Já apanhei chuva com ele na terça feira e na boa e não fica muito empapado.
Mas vou expor o assunto à  Rocktool e ver o que eles dizem.


Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Setembro 02, 2023, 18:31:36, 18:31
Responder #16

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Bem, ao fim de alguns meses de uso diário,  vamos lá fazer um review deste colete airbag:

-Aos poucos, comecei a habituar me ao peso extra e ter vestido dois "casacos" em cima, pelo que já não interfere em quase nada na condução e conforto em viagem.
Usei o todos os dias, nuns 17 km seguidos em trânsito a rolar (Corroios-Sete Rios), com frio, calor,  chuva e seco.  Tudo ok, exceto na semana passada em que estiveram quase 40°C em Lisboa e aí deixei o em casa, pois era mesmo sufocante (pois o colete impede as ventilacoes do casaco, funcionarem em pleno). Também em estrada (ida a Tomar e Portimão,  portanto uns 1000 km no total), é bastante eficaz,  por proteger nos e também ser um bom protetor do casaco ao ser ele que apanha com a maior sujidade /mosquitos). O facto de ser amarelo flurescente também ajuda a que me vejam muito melhor,  em estrada e na cidade.
-A sensação de proteção (virtual) é bastante grande, por levarmos um air bag e por ser um colete com proteções adicionais (mesmo que não tivesse airbag)

-Dei por mim a vestir o colete e já a meio do trajecto, me ter apercebido que não o tinha "ligado" à moto e tal é o mesmo que (quase) não ter nada. O ideal era haver um autocolante que se colocasse junto ao canhão de ignição a lembrar para a ligação mecânica do air bag.

-o único local que ainda sinto algum desconforto, é na ligação do colete, junto ao pescoço, pois é bastante estreito (precisamente para em caso de activação,  ser dos primeiros locais a ser preenchido pelo saco de ar) e fica algo incompatível com o colarinho do casaco (neste caso do Revit Vertical que tenho, que tem colarinho baixo)

Voltaria a comprar o colete. Sim e mantinha o de uso mecânico. E uso diario, sem problema.


Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Setembro 02, 2023, 18:33:04, 18:33
Responder #17

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Acrescento que falta saber se, com o uso, o mesmo não vai danificar a capa Goretex do casaco que uso por baixo. Vamos ver se o meu receio, não fará sentido.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk