Autor Tópico: Acções de Formação de Sensibilização/Prevenção de Segurança Rodoviária  (Lida 6099 vezes)

Abril 23, 2018, 11:54:54, 11:54
Lida 6099 vezes

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 584
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Recebemos o seguinte texto da GNR.

Os motociclos e os ciclomotores são veículos bastante adaptados à circulação citadina, sendo, por isso, muito procurados pelos cidadãos, tanto para fins profissionais, como para lazer e diversão.

A nível profissional, um condutor de um veiculo de duas rodas consegue, efectuando uma condução segura, cumprir horários com mais eficiência, fazer entregas e chegar mais depressa a diferentes locais, uma vez que não tem os constrangimentos de ficarem retidos nas filas de transito como os automóveis.

Quem possui um veiculo de duas rodas para lazer, consegue disfrutar de uma sensação de liberdade que um condutor de um automóvel dificilmente atingirá.

Mas será que isso é sempre feito com segurança?

Relativamente a um automóvel, os veículos de duas rodas expõem muito mais os seus ocupantes.

Um embate a 20 km/h conduzindo um veiculo de duas rodas comporta consequências muito mais graves para os seus ocupantes do que se ocorrer num veiculo automóvel.

 Quando alguém se dirige a uma escola de condução no sentido de retirar informações sobre o que necessita para se inscrever numa acção de formação para obtenção da categoria de moto, já sabe que sejam quais forem as exigências, se vai inscrever; seja nessa ou noutra escola de condução. O “bichinho” da moto fala mais alto que qualquer outra razão.

 Qualquer amante de motos sabe que, mais cedo ou mais tarde, ainda que por vezes queira resistir à tentação de se inscrever, pelas mais diversas razões, acaba por se deixar levar e adquire essa categoria que lhe irá permitir ter argumentos para avançar para a compra do veículo e usufruir de sensações únicas.

Um acidente rodoviário seja de que tipo for, tem consequências que vão mais além do que a simples chapa batida ou material danificado apresentado no local da ocorrência.

Tem consequências emocionais que nunca são qualificadas e jamais poderão ser quantificadas.

 Se pararmos e analisarmos os mais diversos acidentes rodoviários que se vão dando ao nosso redor, podemos verificar que muitas são as pessoas que apresentam sinais evidentes de stress e transtorno após a situação se dar.

 Portugal ainda é um país de preconceito em relação aos motociclos e aos seus ocupantes. Apesar de esse sentimento de repulsa estar a mudar, ainda é notório, em muitas circunstancias o mal-estar que muitos condutores de veículos automóveis nutrem pelos veículos motorizados de duas rodas.

Os motociclos, são veículos com grande procura por parte dos utilizadores de cidades de grandes fluxos rodoviários. Com estes veículos, os seus utilizadores sabem que podem contornar com maior facilidade os “obstáculos” que vão surgindo, assim como conseguem diminuir o custo com combustíveis.

Nesta óptica e na sequência da reunião realizada no passado dia, 28/03/2018, na Escola da Guarda Nacional Republicana, em Queluz, com o Sr. Comandante da Unidade Nacional de Trânsito, Tenente Coronel Lourenço da Silva, irá iniciar-se uma campanha a nível nacional de Ações de Sensibilização e Prevenção Rodoviária exclusivamente para motociclistas, a realizar já a partir do dia 21 de Abril de 2018,

Estas Ações de Sensibilização/Prevenção e Segurança Rodoviária para motociclistas, existem já em alguns países da europa e têm como objectivo diminuir a sinistralidade rodoviária com motociclos.

Estas acções de sensibilização, terão dois módulos, sendo um teórico e outro prático.

No módulo teórico serão abordados os seguintes temas:

- A condução defensiva, com conselhos práticos na condução diária;
- A mecânica entre máquina e condutor;
- Esclarecimentos ao código da estrada;
- Informação relativa às estatísticas com acidentes de viação, sendo intervenientes motociclos.

O módulo prático, consiste na realização de um circuito prático, com obstáculos e técnicas de condução defensiva e avançada para os condutores motociclistas.

Toda esta acção (com cerca de 4 horas) está aberta aos condutores de motociclos, portadores de carta de condução equivalente (A1, A2).

O circuito prático, poderá ser realizada com o motociclo do próprio ou motociclo fornecido pela GNR.

Durante esta acção de aperfeiçoamento, o participante assinará um termo de responsabilidade, o qual isenta a GNR de qualquer responsabilidade em caso de danos matérias ou pessoais, no decorrer de toda a acção, teórica e pratica.

Este projecto não envolve qualquer custo para o participante, nem para o Grupo Motard/Motoclube. É TOTALMENTE GRATUITO.

Cada acção de sensibilização terá apenas 20 formandos. Iremos tentar que, por cada acção, sejam 2 a 3 Grupo Motards/Motoclubes.

Pedimos que cada, Grupo/Motoclube aceite, (mínimo 5, máximo 10) candidatos, se possível, candidatos que utilizem os seus motociclos.

No final desta acção de sensibilização, o Grupo Motard/Motoclube e o motociclista, receberá um certificado de presença/participação.

Esta Acção de Aperfeiçoamento e Sensibilização Segurança Rodoviária, realizar-se-á na Escola da Guarda Nacional Republicana em Queluz

ESCOLA DA GUARDA
Rotunda da Escola Prática,
2745-331 Queluz;
Teixo: 214347200; Fax: 214362475;
Email: eg@gnr.pt;

Latitude: N 38 45 9,83; Longitude: W 9 15 53,80



Quem quiser participar que mostre a seu interesse para podermos enviar um email com o número de interessados.

De notar que eu acho que existe uma grande falha no texto. Eles referem que tem que se ser encartado com A1 ou A2 mas todos sabemos que a categoria B pode conduzir motociclos até 125cm3, acho um pouco grave estes condutores não estarem assinalados para este tipo de formações.

Cumprimentos

Abril 23, 2018, 12:43:46, 12:43
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em 1º lugar...achei interessante a GNR ter (também) contactado o CP-Moto para essa divulgação.  :nice: :nice:


Quanto a esta parte do texto da GNR...

(....)
Esta Acção de Aperfeiçoamento e Sensibilização Segurança Rodoviária, realizar-se-á na Escola da Guarda Nacional Republicana em Queluz
(....)

...é que tenho pena de não ser alargada a outras zonas do território.
Mas pronto, compreendo que essa será a Escola Prática melhor preparada para levar a efeito a formação.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 23, 2018, 14:22:52, 14:22
Responder #2

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 584
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Pois eles enviaram para muitos Motoclubes.  :bandeiraportugal:

Concordo que poderia haver mais locais mas para nós aqui de Évora até não é mau, aproveitas para passear  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Cumps

Em 1º lugar...achei interessante a GNR ter (também) contactado o CP-Moto para essa divulgação.  :nice: :nice:


Quanto a esta parte do texto da GNR...

(....)
Esta Acção de Aperfeiçoamento e Sensibilização Segurança Rodoviária, realizar-se-á na Escola da Guarda Nacional Republicana em Queluz
(....)

...é que tenho pena de não ser alargada a outras zonas do território.
Mas pronto, compreendo que essa será a Escola Prática melhor preparada para levar a efeito a formação.

Abril 23, 2018, 16:35:30, 16:35
Responder #3

pedroareias

  • Visitante
O que me está a preocupar é a eventualidade da GNR ler os nossos textos.

Não servem de prova, mas pode ser arriscado.

Pois eles enviaram para muitos Motoclubes.  :bandeiraportugal:

Concordo que poderia haver mais locais mas para nós aqui de Évora até não é mau, aproveitas para passear  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Cumps

Em 1º lugar...achei interessante a GNR ter (também) contactado o CP-Moto para essa divulgação.  :nice: :nice:


Quanto a esta parte do texto da GNR...

(....)
Esta Acção de Aperfeiçoamento e Sensibilização Segurança Rodoviária, realizar-se-á na Escola da Guarda Nacional Republicana em Queluz
(....)

...é que tenho pena de não ser alargada a outras zonas do território.
Mas pronto, compreendo que essa será a Escola Prática melhor preparada para levar a efeito a formação.

Abril 23, 2018, 17:00:57, 17:00
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É um risco para tudo quanto escrevemos e não somente num fórum. :)

Uma das forças da autoridade, até há bem pouco tempo, instaurou um procedimento criminal contra uma Srª que foi para o Facebook "queixar-se" de ter sido multada por estacionamento indevido num determinado local.

Ora neste "desabafo" lembou-se de juntar fotos de uma viatura da mesma força de segurança também ela mal estacionada....

...e aquilo...bem...depois deu no que deu. ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 23, 2018, 17:15:44, 17:15
Responder #5

carlos-kb

  • Visitante
O que me está a preocupar é a eventualidade da GNR ler os nossos textos.

Não servem de prova, mas pode ser arriscado.

A probabilidade de haver agentes de autoridade entre os CP-Mot'ers, é tão idêntica à probabilidade de haver entre nós informáticos, pedreiros, pasteleiros, motoristas, consultores, advogados, arquitectos ou professores universitários!  8)

Abril 23, 2018, 17:26:43, 17:26
Responder #6

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 584
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Quem não deve não teme...

O que me está a preocupar é a eventualidade da GNR ler os nossos textos.

Não servem de prova, mas pode ser arriscado.

Pois eles enviaram para muitos Motoclubes.  :bandeiraportugal:

Concordo que poderia haver mais locais mas para nós aqui de Évora até não é mau, aproveitas para passear  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Cumps

Em 1º lugar...achei interessante a GNR ter (também) contactado o CP-Moto para essa divulgação.  :nice: :nice:


Quanto a esta parte do texto da GNR...

(....)
Esta Acção de Aperfeiçoamento e Sensibilização Segurança Rodoviária, realizar-se-á na Escola da Guarda Nacional Republicana em Queluz
(....)

...é que tenho pena de não ser alargada a outras zonas do território.
Mas pronto, compreendo que essa será a Escola Prática melhor preparada para levar a efeito a formação.

Abril 23, 2018, 17:33:48, 17:33
Responder #7

pedroareias

  • Visitante
Tem imensa piada.

Nunca andaste a 60 km/h numa zona de 50? Ou a 140 km/h na AE?

Por vezes vou a 150 km/h (no velocímetro) na A6 ou A2 e passam por mim automóveis a alta velocidade.
Será que são multados?
O meu amigo anteriormente referido diz que ninguém o multa.

Dentro da cidade de Évora tenho cuidado, há zonas em que se pode andar a 60 sem perigo e outras em que 30 é demais.

Limpinho: sempre tiveste os teus carros a gasóleo 100% legais? Olha eu nos carros nunca mexi, preciso deles como meio de transporte.

Vejo centenas de TDIs a deitar fumo preto em grandes quantidades e passam na inspecção.

É tudo muito legalista... com os outros.

Quem não deve não teme...

O que me está a preocupar é a eventualidade da GNR ler os nossos textos.

Não servem de prova, mas pode ser arriscado.

Pois eles enviaram para muitos Motoclubes.  :bandeiraportugal:

Concordo que poderia haver mais locais mas para nós aqui de Évora até não é mau, aproveitas para passear  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Cumps

Em 1º lugar...achei interessante a GNR ter (também) contactado o CP-Moto para essa divulgação.  :nice: :nice:


Quanto a esta parte do texto da GNR...

(....)
Esta Acção de Aperfeiçoamento e Sensibilização Segurança Rodoviária, realizar-se-á na Escola da Guarda Nacional Republicana em Queluz
(....)

...é que tenho pena de não ser alargada a outras zonas do território.
Mas pronto, compreendo que essa será a Escola Prática melhor preparada para levar a efeito a formação.

Abril 23, 2018, 17:43:27, 17:43
Responder #8

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 584
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Isto é imenso off-topic.

Neste assunto das Formações não estou ver que tipo de infracção poderias estas a postar.

De qualquer modo com certeza não atiro a primeira pedra pois não sou nenhum anjinho mas compreendo as tuas preocupações.

Lembro que cada um é responsável pelo que escreve. Por isso se a GNR tiver condições ( mandato ou outra coisa parecida ) o clube terá que fornecer toda a informação pedida.

Cumprimentos,

Tem imensa piada.

Nunca andaste a 60 km/h numa zona de 50? Ou a 140 km/h na AE?

Por vezes vou a 150 km/h (no velocímetro) na A6 ou A2 e passam por mim automóveis a alta velocidade.
Será que são multados?
O meu amigo anteriormente referido diz que ninguém o multa.

Dentro da cidade de Évora tenho cuidado, há zonas em que se pode andar a 60 sem perigo e outras em que 30 é demais.

Limpinho: sempre tiveste os teus carros a gasóleo 100% legais? Olha eu nos carros nunca mexi, preciso deles como meio de transporte.

Vejo centenas de TDIs a deitar fumo preto em grandes quantidades e passam na inspecção.

É tudo muito legalista... com os outros.

Quem não deve não teme...

O que me está a preocupar é a eventualidade da GNR ler os nossos textos.

Não servem de prova, mas pode ser arriscado.

Pois eles enviaram para muitos Motoclubes.  :bandeiraportugal:

Concordo que poderia haver mais locais mas para nós aqui de Évora até não é mau, aproveitas para passear  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Cumps

Em 1º lugar...achei interessante a GNR ter (também) contactado o CP-Moto para essa divulgação.  :nice: :nice:


Quanto a esta parte do texto da GNR...

(....)
Esta Acção de Aperfeiçoamento e Sensibilização Segurança Rodoviária, realizar-se-á na Escola da Guarda Nacional Republicana em Queluz
(....)

...é que tenho pena de não ser alargada a outras zonas do território.
Mas pronto, compreendo que essa será a Escola Prática melhor preparada para levar a efeito a formação.

Abril 23, 2018, 19:21:14, 19:21
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Vamos dar o seu a seu dono, se por vezes a GNR merece duras críticas, nomeadamente pela caça à multa de forma dissimulada ou mesmo atraiçoando um dever de lealdade que esperamos deles ( lembramo-nos todos dos esquemas para esconder os radares).
Nestes caso estão a ser super interessantes e colaborantes. Espero sinceramente que isso signifique uma mudança de atitude e não a posição de uma franja dentro da GNR que infelizmente não se revê nas práticas do dia a dia.
Como vou pela positiva, só não faço o curso porque é em Lisboa mas peço à coordenação do clube que solicite junto da GNR uma descentralização dos cursos.

Já agora, o que entendem deste parágrafo, escrito pela GNR? ;)
"A nível profissional, um condutor de um veiculo de duas rodas consegue, efectuando uma condução segura, cumprir horários com mais eficiência, fazer entregas e chegar mais depressa a diferentes locais, uma vez que não tem os constrangimentos de ficarem retidos nas filas de transito como os automóveis."
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 23, 2018, 19:55:27, 19:55
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Já agora, o que entendem deste parágrafo, escrito pela GNR? ;)
"A nível profissional, um condutor de um veiculo de duas rodas consegue, efectuando uma condução segura, cumprir horários com mais eficiência, fazer entregas e chegar mais depressa a diferentes locais, uma vez que não tem os constrangimentos de ficarem retidos nas filas de transito como os automóveis."

Entende-se um convite a fazer uso generalizado das duas rodas (sem motor também?) para ganhar tempo.

Tempo esse que, segundo a GNR, se consegue praticando uma condução segura (leia-se...sem ser em contra-relógio).

Nota1:Provavelmente algumas pizzas ficavam por entregar, mas isso é outra história.

Nota2: Circular entre filas pode ser considerado condução segura? :)
« Última modificação: Abril 23, 2018, 20:39:35, 20:39 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 23, 2018, 20:17:02, 20:17
Responder #11

JMC

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 82
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X


Já agora, o que entendem deste parágrafo, escrito pela GNR? ;)
"A nível profissional, um condutor de um veiculo de duas rodas consegue, efectuando uma condução segura, cumprir horários com mais eficiência, fazer entregas e chegar mais depressa a diferentes locais, uma vez que não tem os constrangimentos de ficarem retidos nas filas de transito como os automóveis."

Bem apanhado   :lolol:

Abril 23, 2018, 22:58:22, 22:58
Responder #12

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Primeiro que tudo, os meus sinceros parabéns à GNR pela tomada de posição e eventualmente ao Estado Português, se realmente o está a fazer para baixar a sinistralidade das duas rodas em Portugal.

Em segundo lugar, parabéns a todos nos (uns mais qye outros, mas no global a todo o CP-Moto), por sermos reconhecidos pelas forças policiais, como um excelente meio para chegar a uma parte do mercado.
Eles não devem " andar a dormir" e sabem que somos um forum activo e que temos um leque de motociclistas que vai dos iniciados aos mais experientes.
Porquê a admiração de nos terem contactado? Não somos bons?

Em terceiro lugar, contem comigo na inscrição para estar em Queluz numa das próximas edições.
Tenho a certeza que não irei sozinho e se for para baixar a sinistralidade e aprender mais umas coisas, contem comigo.

Um abraço

Maio 09, 2018, 21:34:36, 21:34
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já se fez pelo menos uma das acções de Formação de Sensibilização/Prevenção de Segurança Rodoviária... ;)


http://www.andardemoto.pt/moto-news/37572-gnr-da-formacao-gratuita-a-motociclistas/




"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 10, 2018, 13:05:40, 13:05
Responder #14

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Em Inglaterra, todos os anos têm o Police Bikesafe Weekend.

Durante um fim de semana, os motociclistas andam com policias que lhe vão dando formação/dicas e depois têm a parte prática



Talvez, por cá, seja uma tentativa de fazer uma coisa semelhante  :nice:

Maio 10, 2018, 17:56:50, 17:56
Responder #15

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Fico à espera de uma formação da Ordem dos Advogados sobre como apresentar defesa numa multa ou reclamar até que prescreva  :lolol: também seria muito útil
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 16, 2018, 16:28:52, 16:28
Responder #16

tmr

  • Visitante
Uma mais valia  :palmas:
Partilhem com tempo para todos podermos ir...

Fevereiro 19, 2020, 14:20:56, 14:20
Responder #17

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Então e que tal, já foram a esta acção?

Como foi? Vale a pena? Ainda está activa?

Interessantíssimo e nem que se pagasse alguma coisa, seria sempre de valor esta partilha de conhecimento/técnicas da parte de quem tem incontáveis quilómetros feitos em todo o tipo de condições.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 20, 2020, 15:14:00, 15:14
Responder #18

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
eu tinha ideia que já existe um tópico sobre os novos sinais que entram hoje em vigor mas não estou a encontrar, se alguem souber dele que coloque por lá o video...
Abraço  :lolol:
atenção o video é uma seca não tem audio (pelo menos no meu pc)