Autor Tópico: Honda CBR 1000 RR-R Fireblade 2020  (Lida 7295 vezes)

Novembro 04, 2019, 19:14:12, 19:14
Lida 7295 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Honda CBR 1000 RR-R Fireblade 2020









The Honda CBR 1000 RR-R Fireblade 2020 in synthesis: 
• New engine, new chassis!
• 4 cylinders, 217 hp at 14500 rpm, 113 Nm at 12500 rpm: the most powerful Jap '
• Engine inspired by the race: pistons with RCV dimensions, titanium rods, cascade distribution of sprockets and latches
• More compact and stiff chassis
• More complete electronics (launch control ...)
• More sophisticated aerodynamics (ailerons, perforated fairing ...)
• SP version with Öhlins / Brembo
• € 21999 / € 25999 for MS
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 04, 2019, 19:16:42, 19:16
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Desta vez a marca excedeu as expectativas e atirou-se (finalmente) para uma potência respeitável extraída de um 1.000cc.

A diferença de potência para a anterior geração é muuuito relevante.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 04, 2019, 19:34:24, 19:34
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Tinha acabado de ver ali no meio do facebook a noticia e quando aqui venho já cá estava! Grande fórum Enorme Sapiens21!

Sobre a nova CBR... promete e finalmente alinha-se pelo topo da concorrência e não pela cauda...  :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:

Com tanta potência e com tanta rotação, juntando ao peso "ultraleve" de apenas 201kg (em marcha) só há um pormenor que a fará parar às vezes... depósito de "apenas" 16,1Lt
...E....  :policia:
[Não acredito e acho que ninguém deve acreditar que o consumo anunciado seja de apenas 6,25Lt/100km...]

Mas sobre as rotações nunca tinha reparado num parâmetro que poderá explicar esta "caracteristica":
"Motor tetracilíndrico em linha com pistões de curso reduzido, para elevada potência e alta capacidade de rotação"
[Realmente seria interessante alguém "que perceba da poda" em criar um tópico sobre esta temática, da diferença de cursos de pistons e o que podem garantir à moto, a diferença de cursos de pistons conforme tipo/estilo de moto, etc... e sempre com exemplos explicativos...]

Este não terá sido um modelo típico Honda na procura de um consumo exemplar pois foi feito um investimento em tudo o resto.
Dar espreitadela no artigo: https://pt.motorcyclesports.net/noticias-de-motos/360448/ultima-hora-eicma-honda-apresentou-a-nova-cbr1000rr-r-fireblade/?fbclid=IwAR37yCAsxWMOvpd5G4_BGdVOj2Ykb0YOEqSj9hD46nAXxVxSGnAytu2f6ZE

Duas fotos que captam alguma atenção:



Com as luzinhas a acenderem por cima do display, após as 8500rpm até....dá a entender a amplitude de regime que este motor proporciona...
...será que o display dará para desbloquear os típicos 299kmh?
(não me parece justo automóveis como Bugatis e afins não virem também limitados a 299kmh...)


 :tirarchapeu: :cool:



« Última modificação: Novembro 04, 2019, 20:09:41, 20:09 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 04, 2019, 20:35:05, 20:35
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Neste momento e após consulta, aparece já na página da Honda Portugal.

Já agora e pelo que li na página Italiana da Motorbox.it:

"(....)a maximum power of 217.5 hp (160 kW) at 14,500 rpm and a maximum torque of 113 Nm at 12,500 rev / min . The technicians did a great job optimizing thermodynamic efficiency and distribution, significantly reducing the overall dimensions of the four in line.(....)"Link


CBR1000RR-R Fireblade SP 2020

MOTOR:
DIÂMETRO X CURSO (mm)   81 mm x 48,5 mm
ALIMENTAÇÃO   PGM-FI
TAXA DE COMPRESSÃO   13,0 : 1
CILINDRADA (cm3)   999,9 cm³
TIPO DE MOTOR   Tetracilíndrico em linha a quatro tempos, DOHC, arrefecido por água
IGNIÇÃO   Eletrónica, digital, transistorizada
CAPACIDADE DE ÓLEO (Litros)   3,8 litros
ARRANQUE   Elétrico
DIÂMETRO CORPO ACELERADOR   52 mm

TIPO DE SISTEMA ABS   2 canais com IMU
TRAVÕES FRENTE   Disco flutuante de 330 mm, com pinça radial Brembo de 4 êmbolos
TRAVÕES RECTAGUARDA   Disco de 220 mm, com pinça Brembo de 2 êmbolos
SUSPENSÃO - FRENTE   Forquilha telescópica Ohlins NPX S-EC de 43 mm
SUSPENSÃO - RECTAGUARDA   Braço oscilante Pro-Link, amortecedor Ohlins TTX36 S-EC
RODA - TAMANHO - FRENTE   PIRE:DIABLO SUPERCORSA SP (V3) BS:RS11
PNEUS - FRENTE   120/70-ZR17
PNEUS - RECTAGUARDA   200/55-ZR17
RODA - TAMANHO - RECTAGUARDA   PIRE:DIABLO SUPERCORSA SP (V3) BS:RS11
RODA - TIPO - FRENTE   17 polegadas, 3,5
RODA - TIPO - RECTAGUARDA   17 polegadas, 6,0


BATERIA   12-2 iões de lítio
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO   24,1°
DIMENSÕES (mm)   2099 mm x 762,4 mm x 1136 mm
QUADRO   Dupla trave em alumínio
DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros)   16,1 litros
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL   6,25 l/100 km (16,0 km/l) (modo WMTC)
DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm)   118,6 mm
LUZES   LEDs
PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg)   201,3 kg
ALTURA DO ASSENTO (mm)   831 mm
TRAIL (mm)   101,4 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)   1.455 mm

EMBRAIAGEM   Embraiagem húmida hidráulica, discos múltiplos
EMBRAIAGEM - FUNCIONAMENTO   Cabo
TRANSMISSÃO FINAL   Corrente
CAIXA DE VELOCIDADES   6 velocidades
TIPO TRANSMISSÃO   Caixa manual
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 04, 2019, 20:47:32, 20:47
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São quase 12 minutos onde é explicado com grande detalhe o que tem esta moto e o que foi alcançado com ela (em Inglês).

Uma enorme diferença para a anterior geração do modelo.
Devem ter dito aos Engenheiros: "Meus amigos, agora superem-se. Agora é para partir a loiça toda e elevar esta moto ao melhor que for possível!:)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 04, 2019, 22:04:15, 22:04
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma sucessão de fotos que demonstra como está substancialmente diferente da anterior geração e que portanto não se focou somente no campo da mecânica.

Uma moto que aparenta estar mais "encorpada", dependendo do ângulo em que se vê.









"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 04, 2019, 22:56:45, 22:56
Responder #6

carlos-kb

  • Visitante
Uma "mistura" entre uma RSV213S e uma CBR600RR da última geração.  :-\

Em relação aquilo que inicialmente se conjecturava nos vários photoshops que se foram difundindo... acho que no capítulo estético, a mota acaba a ser uma desilusão... e também face ao que existe actualmente em alguma concorrência (olhe-se a uma R1 ou a uma V4... ou até a S1000RR consegue um maior consenso estético).
Vamos agora a ver no capitulo mecânico e técnico... e sobretudo como isso se irá traduzir competitivamente (é aqui aonde efectivamente esta Fireblade terá de dar cartas sob pena de continuar a ser a lanterna vermelha do segmento).

Novembro 04, 2019, 23:25:04, 23:25
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ver nesta moto o design da RSV213S é algo que me custa um pouco...

Tive o cuidado de ir ver por 2x a RSV213S antes de aqui postar e depois olhei para esta e...aos meus olhos é um bocado difícil de entender.

Mas pronto, talvez seja eu que estou errado. 

Quanto ao look desta moto ser uma desilusão, é relativo.
A imagem da Young Machines estava fabulosa...mas já se sabe que entre aquilo que são os designs que dali aparecem e aquilo que depois efectivamente sai para produção, existem normalmente as suas diferenças.

Não me parece de todo uma desilusão. Bem longe disso.
É uma moto que mudou radicalmente o design que tinha e...há quem goste e há quem goste mais de outras opções estilísticas. Normal...
Percebe-se a vontade de lhe dar um design mais agressivo que antes, mas nisto nada como avaliar depois ao vivo e a cores.



« Última modificação: Novembro 05, 2019, 00:08:22, 00:08 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2019, 07:41:53, 07:41
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
As publicações começam a olhar para o que alcança esta "triple R", com o seu motor de 1.000cc, comparando-a com a concorrência.

Deixo aqui o apontamento que "bhp" não é o mesmo que "cv".

Este novo modelo reclama 214.56bhp, que são 217.53cv!!



Mas nem tudo são números (inclusivamente neste segmento!), pelo que se tem de aguardar pelos primeiros testes comparativos das publicações para perceber o salto que deu face à anterior geração.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2019, 08:47:09, 08:47
Responder #9

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1203
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Por acaso até acho que foi claramente inspirada na RSV213S e como vi esta ao vivo mais fico impressionado com as semelhanças nas fotos...

Ninguém faz design de motos como os italianos (estou a olhar para vós, Ducati e MVAgusta) mas os japoneses tem uma visão muito mais pragmática face ao design, em que a eficácia se sobrepõe ao design puro, pelo que até a acho bastante “exótica” face às propostas tipo do país do sol nascente...

Onde a Honda não cortou foi na spec sheet: está no topo em qualquer item, pelo que apenas falta saber como se comporta no habitat para a qual foi desenhada - track days!

Não tenho dúvidas que será uma máquina estupidamente eficaz, mas será que irá ser emocionalmente arrebatadora? Vamos esperar para ver...


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Novembro 05, 2019, 08:57:19, 08:57
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...

Opiniões são opiniões.  :nice:

Eu olho para as fotos de uma e outra e confesso que vejo diferenças tais, que não consigo perceber as semelhanças ou eventual "inspiração".
Mas isso sou eu, claro. :convivio:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2019, 09:28:30, 09:28
Responder #11

carlos-kb

  • Visitante
Ver nesta moto o design da RSV213S é algo que me custa um pouco...

Tive o cuidado de ir ver por 2x a RSV213S antes de aqui postar e depois olhei para esta e...aos meus olhos é um bocado difícil de entender.

Mas pronto, talvez seja eu que estou errado. 

Pois acho mesmo que foi. As ópticas afiladas... só interrompidas a meio (e é aqui aonde vejo reminiscências da CBR600RR).

Aqui dá para entender isso (ou então não).
Nota: As fotos não sendo de minha autoria, foram carregadas e alojadas por mim, para um forum da "concorrência" (não obstando por isso ao seu uso por qualquer um).  :diabolico:




Mas isto é como tudo... sabes quando alguém diz que vê na criança traços do pai? Como outros vêem apenas traços do tio... como outros anda conseguem discernir traços do carteiro?  :D

Quanto ao look desta moto ser uma desilusão, é relativo.
A imagem da Young Machines estava fabulosa...mas já se sabe que entre aquilo que são os designs que dali aparecem e aquilo que depois efectivamente sai para produção, existem normalmente as suas diferenças.

Não me parece de todo uma desilusão. Bem longe disso.
É uma moto que mudou radicalmente o design que tinha e...há quem goste e há quem goste mais de outras opções estilísticas. Normal...
Percebe-se a vontade de lhe dar um design mais agressivo que antes, mas nisto nada como avaliar depois ao vivo e a cores.

Novamente é subjectivo.
Para uma moto cujo marketing diz que foi criada de raíz, geram-se expectativas. E ainda mais quando se andam meses a empolar certos atributos estéticos veiculados da imprensa de especialidade (independentemente da maior ou menor assertividade dos "designs conceptuais" que vão surgindo) e se espera que, sendo a última das novas hipersport, seja uma completa pedrada no charco... e pelo menos no capítulo estético... não o foi!

Acaba a ser uma mota com reminiscências de outros modelos da marca, que não sendo feia, está longe de a tornar uma referência estilística do segmento, como é uma V4, por exemplo.
Depois, algumas das soluções como aquele (mega) escape lateral ou aquela baquet traseira (a lembrar motos de há 10 anos atrás), acabam a deixar esse sabor de que afinal a montanha pode ter parido um rato... ou quanto muito (vá lá), um porquinho da Índia.
O esquema de cores da mota de apresentação, entendendo que é o esquema HRC, também não me parece propriamente feliz.
E até aquela coisa da patente registada do sistema "active aero" acabou a ser apenas "fogo de vista".

E tudo isto porquê? Porque as expectativas criadas e todo o hype gerado, elevaram enormemente a fasquia.

Vamos a ver como se comporta em pista, com as outras, para podermos falar. E pelos números apresentados, tem mesmo de ter sucesso, sob pena de voltarmos a ver novamente a Honda "chover no molhado".

Novembro 05, 2019, 09:56:52, 09:56
Responder #12

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Vou mais pelo que o twin-pt disse... esperar para ver se na prática cumpre o que vem no papel...
Esteticamente acho que se enquadra nas mais feias CBR que já existiram mas com adereços a fazerem lembrar o motogp. (a h2r é horrorosa mas...)
Sobre semelhanças aqui debatidas... não vale a pena discutir esses pormenores com arquitectos... eles vêem mais coisas que os restantes! eheh
E novamente sobre a descrição técnica... promete muito!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 05, 2019, 10:02:34, 10:02
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A questão é quando, aparentemente, se vê até para lá do que lá (não) está. .)

Ver semelhanças no estilo de uma e outra é algo um pouco rebuscado aos meus olhos.
É quase dizer que a nova Africa Twin tem ali semelhanças que foram buscar à NC750X.

Custa-me olhar para uma e outra e ver semelhanças ou inspiração, mas pronto.

Opiniões são opiniões.
Respeito!

Quanto à mecânica, estão ali specs impressionantes. Deixa ver o que dizem os testes e os comparativos.
Pelo menos os números parecem "vender-se a si próprios" e com muita facilidade. Falta o resto e ver como se porta com quem as sabe mesmo levar aos limites. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2019, 10:09:38, 10:09
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Penso que a Honda como construtor vencedor do motogp teria sempre que lançar (relançar) uma moto desportiva. Neste caso a Fireblade.

Sabemos que no papel as sepcs são muito boas mas depois na estrada (nesta caso na pista) é outra coisa.

Quais serão as expectativas da Honda em números de vendas a alcançar para este modelo?

Renovou a CBR 650/500 E agora reforça a desportividade com uma RRRRRRR "qualquer coisa".

Quais serão os planos para as sport touring? Quando por exemplo a Kawasaki se encontra a "dar cartas".

Novembro 05, 2019, 10:15:43, 10:15
Responder #15

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Gostava mais da frente da versão anterior que é mais idêntica à minha 650. Não costumo gostar de escapes gigantes de lado mas nesta nem acho que fique mal. A mota de lado tem mais pinta do que de frente. Acho que a frente ficou um bocado manhosa mas pronto também não é para o meu bolso de certo xD

Algo que ainda não referiram. Esta vai ser a base para o WSBK certo? Para ver se conseguem fazer alguma coisa...

Novembro 05, 2019, 10:16:03, 10:16
Responder #16

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
RR-R...RRRRRRRRRRRRRRRRR  :sportbike: :sportbike: :sportbike: :sportbike:

Está bonita, na minha opinião, e tem argumentos no papel para ser máquina de terror. Vamos ver, quando começarem a aparecer ao vivo e nas pistas.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 05, 2019, 11:55:33, 11:55
Responder #17

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)
Nota: As fotos não sendo de minha autoria, foram carregadas e alojadas por mim, para um forum da "concorrência" (não obstando por isso ao seu uso por qualquer um).  :diabolico:(...)

As imagens/videos/links de páginas que todos partilhamos obviamente que não teremos direitos de autor sobre os mesmos (excepto fotos/textos e afins de total nossa autoria)... contudo...a partilha de determinados links pode ter a sua autoria e obviamente que poderá ser considerado uma transgressão à vontade e desejo do "autor do link".
Passo a explicar:

2 pessoas distintas, cada uma com o seu computador, se pretenderem fazer o upload de uma mesma imagem para um site para o efeito, jamais conseguirão ter o mesmo link.
A partir daqui não é preciso fazer um boneco explicativo...

Mas estou apenas a elucidar e explicar sobre esta temática (que aqui foi mencionada) pois não estou minimamente interessado em opinar sobre assuntos de terceiros.

« Última modificação: Novembro 05, 2019, 11:57:00, 11:57 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 05, 2019, 12:52:45, 12:52
Responder #18

carlos-kb

  • Visitante
A questão é quando, aparentemente, se vê até para lá do que lá (não) está. .)

Ver semelhanças no estilo de uma e outra é algo um pouco rebuscado aos meus olhos.
É quase dizer que a nova Africa Twin tem ali semelhanças que foram buscar à NC750X.

Custa-me olhar para uma e outra e ver semelhanças ou inspiração, mas pronto.

Quando é a mesma equipa de design, é natural que hajam essas reminiscências, mais ou menos evidentes em certos detalhes ou pormenores. Acredito que os designers do HRC que desenharam uma e outra (RCV e nova CBR-RRR), não sejam assim tão diferentes (ou quiçá os mesmos).

O que não acontece em relação às trails que falas, pois para além de ser completamente evidente que não partilham uma mesma linhagem estilística,  é sobejamente conhecido que a nova Africa twin surgiu de um projecto chefiado pelo japonês Kenji Morita, que nada tem que ver com a equipa de projecto do espanhol Teofilo Plaza (que julgo que já nem trabalha para a HMC), designer das NC, XRunner/Tourer, CB500X, cujas semelhanças são evidentíssimas ou até entre as VFR800 e 1200 (RC79 e SC63), saídas igualmente do traço do designer espanhol.

Renovou a CBR 650/500 E agora reforça a desportividade com uma RRRRRRR "qualquer coisa".

Que não deixa de ser peculiar por dois motivos... porque na realidade a primeira RR (antes de outras marcas adoptarem a designação), foi precisamente a SC28... aka CBR900RR, e que depois se estendeu a outros modelos da marca.
Depois andou meio perdida a chamar de R a coisas que de "R" pouco ou nada têm, como sejam a CBR500R ou CBR650R. E agora peca pelo exagero de usar 4 "R" CBR1000RR-R na designação de um modelo, por mais radical e desportivo que o mesmo se venha a revelar.

Quais serão os planos para as sport touring? Quando por exemplo a Kawasaki se encontra a "dar cartas".

Efectivamente a Kawasaki, a par da BMW, são os únicos construtores que continuam a assumir as sport-tourers, no verdadeiro sentido do termo. A recente R1250RS e a renovação da Z1000SX, para 2020, são evidências disso.
Os restantes construtores, pelo contrário, as sport-tourers extinguem-nas e/ou tentam substitui-las pelas "calça-arregaçadas" de cariz mais asfáltico, como sejam as Tracer, Multistrada, etc... e até caem no risco de as catalogar exactamente com esse nome, com é o caso da marca de pianos.

Algo que ainda não referiram. Esta vai ser a base para o WSBK certo? Para ver se conseguem fazer alguma coisa...

Aliás, terá de ser precisamente no WSBK, sendo o retrato competitivo do que melhor cada construtor tem em termos de produção, que esta (nova) mota terá de mostrar o que vale, face à concorrência japonesa, alemã e italiana... Porque a anterior Fireblade, era definitivamente a mais fraquinha e desfasada que por la andava.

e tem argumentos no papel para ser máquina de terror. Vamos ver, quando começarem a aparecer ao vivo e nas pistas.

O ingresso do Bautista não está alheio a isto. "Roubar" à concorrência um dos melhores pilotos da actualidade e dar-lhe o estatuto de team leader participando no desenvolvimento da moto, mostra que na HRC alguém está empenhado em querer voltar às sendas vitoriosas de há cerca de duas décadas para trás. Vamos a ver se é com esta mota... e se daqui a uns anos se recordará esta RR-R como se recordam hoje as RC30, RC45 ou RC51... ou se será mais uma geração "fireblade" esquecida.

Novembro 05, 2019, 13:19:12, 13:19
Responder #19

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
"The new Fireblade is inspired even further from Honda's MotoGP machine, the RC213V race bike in terms of the design, while the new engine is based on the road-going version of the MotoGP machine, the RC213V-S and uses the same bore and stroke".

In http://overdrive.in/news-cars-auto/eicma-2019-all-new-2020-honda-cbr1000rr-r-fireblade-breaks-cover/




Novembro 05, 2019, 13:32:21, 13:32
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não concordo com a aproximação que dizem algumas publicações, pois são bem diferentes...mas tudo bem. Na boa.   :cool:

Os meus olhos vêm diferenças tão significativas, que a dita "inspiração" de que ali falam vejo-a bastante distante. Só na cor...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Quanto ao que vai valer na prática, deixa ver.
Imagino que em 2 meses no máximo já haja os mais do que habituais comparativos...

EDIT: Espera aí que eles até falam mesmo na RC213V do MotoGP. É que aí a distância ainda me parece maior... :stuck_out_tongue_winking_eye:

« Última modificação: Novembro 05, 2019, 13:55:31, 13:55 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2019, 15:17:37, 15:17
Responder #21

carlos-kb

  • Visitante
while the new engine is based on the road-going version of the MotoGP machine, the RC213V-S and uses the same bore and stroke".

Certo... o mesmo diâmetro e o mesmo curso... mas em arquitecturas totalmente diferentes. Um é v4, o outro é inline4, que se traduzirá certamente em comportamentos diferentes.

Curioso depois é para ver o que a versão SP trará em relação à versão base?!. É que se for como é actualmente, a coisa cinge-se mais ao nível das suspensões e electrónica, mantendo as specs do motor inalteradas e só na SP2 tem mudanças a nível de motor.

Firebalde SP - Equipada com suspensão Öhlins semi-ativa controlada eletronicamente, mais controlo de tração selecionável HSTC (com unidade de controlo de levantamento da roda dianteira e controlo da elevação da roda traseira), travão-motor regulável, novo ABS, seletor eletrónico para mudanças mais rápidas (com assistência nas reduções de velocidade), sistema de seleção de modo de condução e de mapas de motor.. A tecnologia baseada na RC213V-S MotoGP melhora ainda mais a experiência de condução.

Fireblade SP2 - Com homologação para utilização em estrada, tem por base a Fireblade SP e está pronta para a competição com rodas Marchesini. A cabeça do motor foi revista: válvulas, câmaras de combustão e pistões – Estão disponíveis kits para competição.

Edit: E a história de incorporar um sistema VVT? Confirma-se? É que não encontrei info em relação a isso (ainda).
« Última modificação: Novembro 05, 2019, 15:32:29, 15:32 por carlos-kb »

Novembro 05, 2019, 15:32:20, 15:32
Responder #22

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Aqui o real problema desta Fireblade é eu não ir ter uma.

Novembro 05, 2019, 16:52:31, 16:52
Responder #23

carlos-kb

  • Visitante
Quando é a mesma equipa de design, é natural que hajam essas reminiscências, mais ou menos evidentes em certos detalhes ou pormenores. Acredito que os designers do HRC que desenharam uma e outra (RCV e nova CBR-RRR), não sejam assim tão diferentes (ou quiçá os mesmos).

"The new Fireblade is inspired even further from Honda's MotoGP machine, the RC213V race bike in terms of the design, while the new engine is based on the road-going version of the MotoGP machine, the RC213V-S and uses the same bore and stroke".

Não concordo com a aproximação que dizem algumas publicações, pois são bem diferentes...mas tudo bem. Na boa.   :cool:

Os meus olhos vêm diferenças tão significativas, que a dita "inspiração" de que ali falam vejo-a bastante distante. Só na cor...  :stuck_out_tongue_winking_eye:
(...)
EDIT: Espera aí que eles até falam mesmo na RC213V do MotoGP. É que aí a distância ainda me parece maior... :stuck_out_tongue_winking_eye:

Já diz o velho ditado que, "não há fumo sem fogo"!

Afinal...

«The bike’s links to MotoGP go deeper than just its engine dimensions. The CBR1000RR-R’s Large Project Leader, Yuzuru Ishikawa, also developed the 2002 RC211V and the 2016 RC213V-S road bike

FONTE

Novembro 05, 2019, 17:23:04, 17:23
Responder #24

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não percebi exactamente a relação com o design da moto, que era isso que estava a ser referido atrás.

Julgo que aquilo a que se referem com o "go deeper than just its engine dimensions" é relativo a toda a mecânica, suspensões, quadro, travões...

Fazer a leitura especificamente para o design, pelo menos com base no que está escrito nessa frase, parece-me algo forçado.  :pensador:

Esta "triple R" terá (naturalmente!) ali muito trabalho da equipa da Honda Racing Corporation, mas volto a dizer que entre esta e a RSV213S, a distância em termos de design é - aos meus olhos - bastante notória. Isto independentemente do que possa opinar uma ou outra publicação.


Existe no entanto aí algo no link postado, a nível mecânico e tecnológico, que merece o devido destaque e faz perceber como é que a Honda foi buscar 217,53cv ao seu motor de 999cc:

"(....)The internal dimensions are shared with the RC213V MotoGP bike, using the MotoGP-limit 81mm bore and 48.5mm stroke (previously 76mm and 55.1mm respectively). Those numbers are partly responsible for the engine’s stratospheric ability to rev, aided and abetted by race-style design including finger-followers instead of buckets between the cams and valves. The cams are also given a Diamond-Like Carbon (DLC) coating to cut friction – a technique first seen on the RC213V-S and not used on any other mass-made model.(....)"

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 06, 2019, 14:25:26, 14:25
Responder #25

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Novembro 06, 2019, 16:14:48, 16:14
Responder #26

carlos-kb

  • Visitante
Não percebi exactamente a relação com o design da moto, que era isso que estava a ser referido atrás.

Julgo que aquilo a que se referem com o "go deeper than just its engine dimensions" é relativo a toda a mecânica, suspensões, quadro, travões...

Sapiens... Está-me a parecer que estás a querer "dar a volta ao texto", só para conseguires sustentar a tua posição.

Ainda mais sendo tu um tipo que percebe e não anda nisto há dois dias, certo?

Não será então necessário explicar-te que o design de uma moto é apenas uma das parcelas do problema, que é o projecto / desenvolvimento dessa mota. Desenvolvimento este que resulta de um trabalho de uma equipa de projecto e concepção, que abrange todos esses parâmetros e os relaciona (estéticos, mecânicos, técnicos, construtivos, funcionais e materiais), de modo a termos o produto final. O design não surge como algo isolado de tudo o resto. É uma das primeiras lições que se tem logo em teoria do design... a forma segue a função, sob pena de termos algo Kitsch, como produto final.

Ora, é perfeitamente natural (e até previsível)  que subsistam relações e elos de ligação, entre diferentes produtos desenvolvidos por uma mesma equipa de projecto, no que concerne a esses às soluções finais para cada um desses parâmetros (aonde o design não existe como algo isolado). Em muitos dos casos acabam até a ser trabalhos "continuados" ou evoluídos.

Especialmente quando essa mesma equipa de desenvolvimento dá como certa essa "inspiração" e influência desta nova CBR, nos projectos desenvolvidos para as RCV de pista e de estrada. As coerências formais (bem como as mecânicas) não surgem assim, por mero acaso.
« Última modificação: Novembro 06, 2019, 16:16:21, 16:16 por carlos-kb »

Novembro 06, 2019, 16:44:16, 16:44
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O que pretendi indicar de forma clara é que a frase relacionada com o engenheiro a que era feita referência mais atrás, não teria necessariamente uma relação estrita com o design, mas sim muito provavelmente com outras vertentes da moto!
Relacionar com o design pareceu-me mesmo levar-se uma frase ao encontro do que se pretendia, o que pode não ser necessariamente taxativo e tão claro como era pretendido fazer passar...

O dito engenheiro e equipa técnica, apenas porque teria estado no desenvolvimento de motos diferentes, não tem necessariamente de colocar um "cunho pessoal" ou de ligação no design de uma nova moto de estrada e de produção incomparavelmente mais volumosa.
Existem equipas específicas ligadas ao design de uma moto como esta e tudo isto passa por um processo de concessões em diversas áreas, inclusivamente escrutínio de diferentes departamentos numa marca!

Esta CBR1000RR-R 2020 demonstra, na minha opinião de forma clara, que o design tem traços diferentes das anteriores.

Quem vê o contrário, por mim na boa.

Aliás, a primeira referência a "desilusão" no design desta moto, mostrou-me logo que temos uma forma de apreciar o design numa desportiva, que é bem diferente. Até porque fiquei com ideia de ser uma opinião excessiva.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 06, 2019, 18:17:54, 18:17
Responder #28

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Como sempre, visual monótono.
Vamos ver se na pista consegue ganhar a alguma concorrente, porque potência não é tudo.

Novembro 06, 2019, 18:43:22, 18:43
Responder #29

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isso é de facto o que está para se ver...

Não haja dúvida que a expectativa dos números foram até excedidas.
Agora como será na prática, só mesmo aguardando pelos habituais reviews de alguns (poucos) que sabem extrair o melhor das máquinas neste segmento.

Nem dou um mês para que venham os tipos da MCN com o seu comparativo.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 10, 2019, 23:49:08, 23:49
Responder #30

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Isso é de facto o que está para se ver...

Não haja dúvida que a expectativa dos números foram até excedidas.
Agora como será na prática, só mesmo aguardando pelos habituais reviews de alguns (poucos) que sabem extrair o melhor das máquinas neste segmento.

Nem dou um mês para que venham os tipos da MCN com o seu comparativo.  :)

Ainda não é um comparativo mas o Marc Marquez já a experimentou e o Raminhos já cá tinha deixado o vídeo...



 :cool: :convivio:

Entretanto mais uma foto para juntar aqui ao cantinho... pois ela não serve apenas para voar a direito...



« Última modificação: Novembro 10, 2019, 23:53:53, 23:53 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 11, 2019, 01:44:47, 01:44
Responder #31

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Ninguém faz design de motos como os italianos (estou a olhar para vós, Ducati e MVAgusta) mas os japoneses tem uma visão muito mais pragmática face ao design, em que a eficácia se sobrepõe ao design puro, pelo que até a acho bastante “exótica” face às propostas tipo do país do sol nascente...

Não deixa de ser curioso que a 916 de Tamburini embebesse tanto da NR750!  :)

Eu olho para as fotos de uma e outra e confesso que vejo diferenças tais, que não consigo perceber as semelhanças ou eventual "inspiração".
Mas isso sou eu, claro. :convivio:

Também tenho as mesmas dificuldades em ver semelhanças...
Mas só vi ainda ambas em foto.



Aparte de tudo isto, penso que esta CBR irá vincar a tendência da próxima década:
Depois de corrida desenfreada pela potência nos 90's...
Depois da procura pelo perfeito equilíbrio na ciclística dos 00's...
Depois da evolução da electrónica que permitiu colocar a potência adequada no chão como se observou neste 10's...
Teremos agora os construtores a apostar a sério na aerodinâmica para optimizar todos os feitos já conseguidos.
« Última modificação: Novembro 11, 2019, 01:52:15, 01:52 por dfelix »

Novembro 11, 2019, 12:01:36, 12:01
Responder #32

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
dfelix: acreditas, por exemplo, que as motas ficam agora mais "controláveis", tendo sido encontrado um equilibrio, sendo que a evolução nos próximos anos será mais "lenta" em grande parte devido às limitações antipoluição?

(é claro que previsões só no final do jogo)

Novembro 15, 2019, 13:01:47, 13:01
Responder #33

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
dfelix: acreditas, por exemplo, que as motas ficam agora mais "controláveis", tendo sido encontrado um equilibrio, sendo que a evolução nos próximos anos será mais "lenta" em grande parte devido às limitações antipoluição?

Penso que as emissões é um tema paralelo à evolução do produto em si face ao que ele se destina.

Naturalmente que para contornar as limitações os construtores são obrigados a seguir determinados caminhos mais complexos.
Acredito que se estas restrições não fossem aplicadas teríamos performances consideravelmente superiores.
Mas como regras são iguais para todos. Portanto, todos acabam por encarar o mesmo desafio.
E há uma evolução perfeitamente visível. O euro 5 está aí e neste segmento a principal oferta está toda acima dos 200cv.

Agora, independentemente da "época" sou da opinião que evoluiram no sentido de se tornarem mais rápidas e eficientes. E seguras.
O que descrevi atrás foram sobretudo a tendências que se observou neste segmento ao longo das últimas décadas.
E o que parece ser aquilo que será a aposta no futuro.

Houve um longo período que para serem rápidas se assistiu a uma corrida pela potência.
Mas a corrida nunca parou. Paralelamente assistiu-se foi ao surgimento de outras tendências que visam sobretudo tirar maior proveito do que já tinham conseguido.
O problema é que a introdução de algo trás grandes resultados imediatos, mas evoluir é sempre mais difícil e com ganhos menores.
A aerodinâmica de repente passou a ser mais um factor a explorar. E o que certamente iremos assistir novidades nos próximos anos.
Mas quando esta evolução acalmar certamente que terão de se agarrar a outra coisa qualquer.


Entretanto, se os grandes profetas do CPMoto estiverem correctos, as limitações antipoluição acabam com os motores a combustão e tudo isto vai para o lixo!  :)

Novembro 15, 2019, 13:47:28, 13:47
Responder #34

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pessoalmente acredito que os motores a combustão ainda terão muitos anos. Possivelmente até depois de eu já não estar por cá fisicamente.

Pois a massificação de produtos elétricos a um preço acessível ainda é uma "miragem"... Talvez quando os chineses invadirem o mercado europeu (não faltará muito atendendo às noticias do Observador).

Os veículos de duas rodas elétricos crescerão certamente no âmbito da circulação citadina, onde a economia e autonomia serão questão principal, não creio que no âmbito deste segmento tenhamos brevemente motos aos mesmos custos que por exemplo esta FB (se bem que já não é barata).

Chegar ao nível de uma mota com mais de 200cv (o caso presente deste segmento que falamos) ainda é um investimento muito caro para a maioria dos aficionados, seja a combustão seja a elétrico (esse sistema ainda longe €€€€€).

EDIT: incongruências no discurso escrito  :stuck_out_tongue:
« Última modificação: Novembro 15, 2019, 15:25:00, 15:25 por JViegas »

Novembro 15, 2019, 14:16:59, 14:16
Responder #35

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A massificação dos eléctricos irá naturalmente fazer baixar os preços, mas não acredito que seja tanto quanto as expectativas.
Pois a produção do veículo em si envolve custos muito idênticos. A que acresce os custos das baterias.
Portanto, só consigo ver o custo total ficar acessível se removermos as baterias da equação, passando estas a não ser adquiridas mas por exemplo alugadas.

Também não vejo isto a morrer de um momento para outro.
Até porque o que realmente interessa é a redução de emissões. E isto tem se obtido através de metas que os construtores com maior ou menor dificuldade vão cumprindo.
Eliminar do mercado um produto pelo tipo de combustivel que usa e não pelo que emite é meio tendencioso e demonstra que possa haver outros interesse por trás.

Sim, estas motos com +200cv são caras.
Mas o "investimento" é sempre relativo ao gosto que se tem e fim que se pretende.
Há outros segmentos cuja oferta não é mais barata.

Novembro 15, 2019, 15:30:28, 15:30
Responder #36

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pegando nas tuas palavras:

"Até porque o que realmente interessa é a redução de emissões."

Mal ou bem os fabricantes têm cumprido. É certo que à custa de terminarem a existência de alguns modelos emblemáticos (que por aqui já falamos).

Logo é possível, através da evolução tecnológica, apresentar um produto "agradável" mas não radical pela maior parte dos fabricantes.

Esta "pressa" no elétrico julgo ser mais "moda" do que evolução em nome da mobilidade massiva.

Mas isto é "conversa" para outros tópicos.

Esta FB apresenta um leque de inovações tecnológicas que vão para além do cumprimento das normas Euro 5.
Será um modelo ganhador?

Vamos ver os testdrives e como se irá comportar no Mundial de SBK onde a Kawasaki é rainha. E nisso estou muito expectante.

Também gostaria de conduzir uma...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Novembro 17, 2019, 04:28:40, 04:28
Responder #37

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Logo é possível, através da evolução tecnológica, apresentar um produto "agradável" mas não radical pela maior parte dos fabricantes.

Acho que o ser "radical" depende muito do que o produto se destina.
Fala-se muito em electrónicas e no que vieram "castrar" algumas sensações, mas pessoalmente acho isso uma valente treta.
Sim, uma moto com 200cv hoje em dia é mais dócil e previsível que uma de 150cv há 20 anos atrás.
Consegue-se fazer um troço de curvas rápidas à mesma velocidade com menor sensação de perigo.
Mas o que isto permite é avançar a sensação de perigo para velocidades superiores.

Será um modelo ganhador?

Acho que a maioria da clientela da Honda neste segmento seguiu dois caminhos:
Ou foi para as S1000RR da BMW que soube aproveitar muito bem este periodo que a Honda esteve a dormir.
Ou entretanto envelheceu e foi para outros segmentos que permitam levar a esposa mais confortavelmente atrás e ter malinhas para guardar o capacete.

Isto leva ao desafio de resgatar e conquistar novos clientes.
Se a moto provar ser realmente bombástica poderá resgatar alguns clientes pois em muitos mercados (incluindo o nosso) a Honda tem um grande número de fanboys.
No que diz respeito a novos clientes parece mais complicado. Pois certamente haverá versão DCT!  :D


Dezembro 26, 2019, 12:22:38, 12:22
Responder #38

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ainda sem números oficiais, este modelo afinal não deve apresentar só números no papel e a concorrência parece que vai ter trabalho difícil de a acompanhar.
Se assim for, é uma notícia que a Honda estará a dar uns bons valentes passos e que assim o faça com todos os restantes modelos...
... obrigando a concorrência a também se transcender!

https://motorcycleonline.info/?p=10125
« Última modificação: Dezembro 26, 2019, 12:23:53, 12:23 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 28, 2019, 11:05:53, 11:05
Responder #39

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A Honda nos últimos anos tem vindo a reger-se pela racionalidade extrema dos modelos que vem lançando.

A Honda quando quis mesmo ganhar as SBK, desenvolveu moto para os regulamentos da altura e a VTR lá ganhou dois anos à eterna campeã ducati.
Depois desistiu, que moto GP é o topo.

Qum ganha moto GP desde que Rossi abrandou? Quantos títulos de construtor e pilotos tem no palmarés de motoGP?

Acham mesmo que teria dificuldade por aí além em fazer moto para destronar uma ninja do título de campeã SBK?

Com um piloto de topo, e uma moto base (a de série) que não tem compromissos para utilização diária comum a sair agora - acham que demorará muito tempo e apresentar resultados???

Cá estaremos para ver.

A outra fortíssima é a v4 da ducati, mas não é qq um que pilota aquilo...
« Última modificação: Dezembro 29, 2019, 14:31:21, 14:31 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 28, 2019, 11:47:03, 11:47
Responder #40

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1203
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Qualquer moto do segmento da nova CBR1000RR SP ou Panigale V4 não é bem pilotada por muitos...

Aliás, já me disseram que a V4 quanto mais “espremida” melhor se comporta, é quase uma moto para track days, no dia a dia é até desconfortável (mesmo para uma RR)...


Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: Dezembro 28, 2019, 18:02:16, 18:02 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Dezembro 28, 2019, 17:19:46, 17:19
Responder #41

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)Acham mesmo que teria dificuldade por aí além em fazer moto para destronar uma ninja do título de campeã SBK?(...)

A piada das SBK é que a Kawasaki tem uma oficinazita e tem uns custos anuais em (especulando mas apenas para dar ênfase ao que quero dizer) 1/10 e depois a BMW com todo o investimento, oficina de topo, etc... e depois os motores rebentam... Esta é que é a verdade! :lolol:

Provavelmente os Japoneses fizeram algum acordo entre eles em que a Kawasaki se fica pelas SBK e a Honda, Yamaha e Suzuki no MotoGP.
Suspeito que se a Kawasaki estivesse no MotoGP o panorama seria outro...

Voltando a esta nova CBR1000RR-R Fireblade... promete ser topo!
E até deverá ser mais confortavel que aquela que o twin-pt ali descreveu...  8)
 
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 29, 2019, 16:49:50, 16:49
Responder #42

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma jornalista japonesa, com uma estatura que será comum naquele país (1.61m) , decidiu sentar-se aos comandos desta super desportiva...

O resultado em termos de altura do banco, mesmo estando +/- alinhado pelas restantes concorrentes, acaba por ser o esperado...








Quando a levanta do descanso e a moto fica direita...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 13, 2020, 21:14:12, 21:14
Responder #43

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O preço em Portugal, para esta máquina com uma potência incrível extraída de um bloco de 999cc, já é conhecido....

Versão base são 22.200€.
A versão mais "racer" SP são 26.200€.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 14, 2020, 09:50:27, 09:50
Responder #44

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Consegue ser ligeiramente mais barata que a R1M. Interesting.

Janeiro 26, 2020, 12:14:02, 12:14
Responder #45

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No circuito de Almeria, em Espanha, a serem puxadas as suas rotações bem alto.  :nice:

Só para quem sabe (que de todo não é o meu caso). Não estará ao alcance de muitos o extrair de toda aquela potência de um motor de 999cc.

211kmh em 2a!!! Bolas...  :???:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 30, 2020, 10:12:24, 10:12
Responder #46

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 30, 2020, 10:20:17, 10:20
Responder #47

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Há que compensar a decepção que foram em Philip Island...
 8)

Março 30, 2020, 10:28:33, 10:28
Responder #48

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esse prémio do Red Dot Award 2020 tenho ideia que tem sido ganho, por diversas vezes, pela Yamaha.

Assim de repente, lembro-me da T-Max e da XSR900.

Neste caso o prémio de design parece ter sido atribuído por via do resultado visual e prático conseguido na... "aerodynamic efficiency in mind"
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 31, 2020, 11:57:56, 11:57
Responder #49

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Entretanto vi algures na diagonal que pelos vistos "vai vir" uma nova CBR600RR baseada neste design...
(especula-se por enquanto esta possibilidade para 2021)
 :yeah: :yeah: :yeah:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin